You are on page 1of 2

MATERIAL DE APOIO PARA A DIREO E COORDENAO

A Lei n 8.069/90, em seu artigo 22, dispe que:


Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educao dos filhos menores, cabendolhes ainda, no interesse destes, a obrigao de cumprir e fazer cumprir as determinaes judiciais. A Constituio Federal, no art. 229, demonstra que: Os pais tm o dever de

assistir, criar e educar os filhos menores.

OS PAIS DEVEM PAGAR PELOS DANOS E PREJUZOS CAUSADOS PELOS FILHOS MENORES.

CODIGO CIVIL - Lei n 10.406/2002 - determina:


Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Art. 932. So tambm responsveis pela reparao civil: I - os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade e em sua companhia. Art. 1.583. A guarda ser unilateral ou compartilhada. (Includo pela Lei n 11.698 de 2008). 2o A guarda unilateral ser atribuda ao genitor que revele melhores condies para exerc-la e, objetivamente, mais aptido para propiciar aos filhos os seguintes fatores: (Includo pela Lei n 11.698 de 2008) I afeto nas relaes com o genitor e com o grupo familiar; (Includo pela Lei n 11.698 de 2008) II sade e segurana; (Includo pela Lei n 11.698 de 2008) III educao. (Includo pela Lei n 11.698 de 2008) 3 A guarda unilateral obriga o pai ou a me que no a detenha a supervisionar os interesses dos filhos. (Includo pela Lei n 11.698 de 2008). Art. 1.589. O pai ou a me, em cuja guarda no estejam os filhos, poder visit-los e t-los em sua companhia, segundo o que acordar com o outro cnjuge, ou for fixado pelo juiz, bem como fiscalizar sua manuteno e educao. Art. 1.630. Os filhos esto sujeitos ao poder familiar, enquanto menores.

Art. 1.634. Compete aos pais, quanto pessoa dos filhos menores:
I - dirigir-lhes a criao e educao; II - t-los em sua companhia e guarda;

VII - exigir que lhes prestem obedincia, respeito...


Art. 1.638. Perder por ato judicial o poder familiar o pai ou a me que:

I - castigar imoderadamente o filho;


II - deixar o filho em abandono;

III - praticar atos contrrios moral e aos bons costumes;


IV - incidir, reiteradamente, nas faltas previstas no artigo antecedente. Art. 1.724. As relaes pessoais entre os companheiros obedecero aos deveres de lealdade, respeito e assistncia, e de guarda, sustento e educao dos filhos. Art. 1.734. Os menores abandonados tero tutores nomeados pelo juiz, ou sero recolhidos a estabelecimento pblico para este fim destinado, e, na falta desse estabelecimento, ficam sob a tutela das pessoas que, voluntria e gratuitamente, se encarregarem da sua criao. Art. 1.740. Incumbe ao tutor, quanto pessoa do menor: I - dirigir-lhe a educao, defend-lo e prestar-lhe alimentos, conforme os seus haveres e condio; II - reclamar do juiz que providencie, como houver por bem, quando o menor haja mister correo; III - adimplir os demais deveres que normalmente cabem aos pais, ouvida a opinio do menor, se este j contar doze anos de idade.

DOS CRIMES CONTRA A ASSISTNCIA FAMILIAR Abandono material Cdigo Penal, art. 244. Deixar, sem justa causa, de prover a ... Abandono intelectual Cdigo Penal, art. 246 - Deixar, sem justa causa, de prover instruo primria de filho em idade escolar: Pena - deteno, de quinze dias a um ms, ou multa. Estatuto da Criana e do Adolescente: Art. 67. Ao adolescente empregado, em regime familiar de trabalho, aprendiz ... vedado trabalho: IV - realizado em horrios e locais que no permitam a frequncia escola. Prof. Francisco Mello dos Santos.

You might also like