You are on page 1of 4

TTULO:PROJETO ANEMIA: DIAGNSTICO, TRATAMENTO E PREVENO DA ANEMIA FERROPRIVA NO MUNICPIO DE VIOSA-MG E REGIO. AUTORES: MARTINS,P.C.; SILVA,D.G; NETTO,M.P.; ROCHA,D.

S; LIMA,N.M.M.;

PRIORE,S.E; FRANCESCHINI, S.C.C. E-Mail:(policmartins@hotmail.com) INSTITUIO: Universidade Federal de Viosa. REA TEMTICA: Sade Introduo A anemia definida pela Organizao Mundial de Sade como uma condio na qual o contedo de hemoglobina est abaixo do normal, como resultado da carncia de um ou mais nutrientes1. Estima-se que 90% dos casos de anemia sejam devido a deficincia de ferro. A anemia ferropriva o problema de maior magnitude no pas, atingindo, nos diferentes estudos realizados, prevalncias de 41 a 77% entre lactentes, 13,3 a 60,5% entre pr-escolares e 35% das gestantes2,3,4. Constituem-se tambm grupos de risco para anemia, as mulheres em idade reprodutiva e as nutrizes. Estudos utilizando diferentes metodologias apontam para resultados preocupantes; uma vez que a prevalncia de anemia ferropriva tm aumentado nos ltimos anos, na populao infantil, em todas as regies do pas. Monteiro2 , estudando a tendncia secular da anemia ferropriva entre crianas de 0 a 59 meses do municpio de So Paulo, comparando dados de duas pesquisas realizadas em 1984/85 e 1995/96, encontrou aumento da prevalncia de anemia ferropriva de 35,6% para 46,9%, e reduo dos nveis mdios de hemoglobina de 11,6 para 11,0 g/dL, respectivamente. A evoluo desfavorvel foi observada em ambos os sexos, em todas as faixas etrias e estratos econmicos da populao, mas sendo maior no tero mais pobre das crianas da cidade. Objetivo Geral: Identificar, tratar e prevenir a anemia por deficincia de ferro, em crianas de 6 meses a 5 anos de idade, do municpio de Viosa-MG e microrregio. Objetivos Especficos:

- Verificar a prevalncia e gravidade da anemia em nosso meio; - Conscientizar a populao e os profissionais da rea da sade quanto aos efeitos deletrios desta deficincia; - Avaliar o estado nutricional das crianas; - Fornecer tratamento para as crianas anmicas; - Orientar as mes sobre prticas alimentares adequadas; - Incentivar o aleitamento materno. Justificativa: A alta prevalncia, precocidade e gravidade da anemia ferropriva no nosso meio, caracteriza esta deficincia como um problema de sade pblica, tendo como importante grupo de risco, as crianas. Esto entre suas principais conseqncias o retardo no crescimento fsico e desenvolvimento cognitivo e aumento da susceptibilidade s infeces. Baseado nisto, considera-se essencial a realizao de trabalhos de extenso e pesquisa como o Projeto Anemia, cujas atividades, alm de beneficiarem a populao, fornecem um campo de aprendizado prtico aos estudantes do curso de Nutrio da Universidade Federal de Viosa, gerando importantes informaes para a realizao de trabalhos cientficos. Metodologia: O Projeto Anemia, desenvolvido pelo Departamento de Nutrio e Sade da Universidade Federal de Viosa, com o apoio da Prefeitura Municipal de Viosa, teve incio no ano de 1998. Neste perodo o projeto atendia apenas lactentes de 6 a 12 meses da rede pblica de sade do municpio de Viosa - Minas Gerais. Posteriormente, o projeto foi ampliado, atendendo a um nmero maior de crianas, sendo avaliadas as menores de 5 anos do municpio e outras cidades da microrregio (Guiricema e Rio Novo). As atividades do projeto so realizadas atravs de atendimento de rotina nos postos de sade e de chamadas de avaliao nutricional (mutires) nas comunidades. Normalmente realizados nos finais de semana, estes mutires contam com a colaborao de professores, estudantes do curso de nutrio, nutricionistas e funcionrios da rea da sade da prefeitura.

Aps explicar aos pais ou responsveis pelas crianas sobre a importncia do teste de anemia e esclarec-los com relao aos procedimentos utilizados, feito um convite para adeso ao trabalho, assinando o mesmo um termo de consentimento. Inicialmente preenchido um questionrio com informaes sobre a criana, como nome, endereo, data de nascimento, sexo, condies de nascimento e prticas alimentares. O peso e a estatura so aferidos no local por pessoal devidamente treinado. Em seguida realiza-se a dosagem de hemoglobina. O procedimento deste teste consiste na coleta de uma pequena gota de sangue, obtida por puno do dedo ou do calcanhar, feita com uma lanceta descartvel. O sangue colocado em uma microcuveta e a leitura feita diretamente em aparelho de fotometria porttil (Hemocue) o qual dosa a quantidade de hemoglobina em g/dL, sendo fornecido o resultado imediatamente. Os limites de hemoglobina utilizados para o diagnstico de anemia e anemia grave, so os recomendados pela Organizao Mundial de Sade, de 11 e 9,5 g/dL, respectivamente. Em seguida, todas as crianas avaliadas, independente de estarem ou no anmicas, recebem atendimento nutricional, sendo avaliado o crescimento atravs de grficos e a prtica alimentar atual. As principais orientaes nutricionais dizem respeito ao incentivo ao aleitamento materno, ao consumo de alimentos ricos em ferro, e da combinao destes com alimentos fontes de cido ascrbico para facilitar a absoro do mineral, alm da contra-indicao da ingesto de alimentos inibidores da absoro junto com as principais refeies (almoo e jantar). So distribudos materiais educativos durante o atendimento. As crianas diagnosticadas com anemia so agendadas para consulta posterior com pediatra para iniciar o tratamento medicamentoso. Os resultados destas chamadas nutricionais so apresentados na forma de relatrios s prefeituras dos municpios, e so sugeridas propostas de preveno e controle da anemia. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de reestruturao e expanso, tendo como meta o atendimento domiciliar das crianas diagnosticadas como anmicas e a continuidade dos mutires de avaliao nutricional em outras comunidades da regio. Principais Resultados: Nos anos de 1998/1999 encontrou-se prevalncia de 60,8% (N=209) de anemia em crianas de 6 a 12 meses atendidas na rede pblica de sade do municpio de

Viosa. Entre os anmicos foi encontrado 55,9% de anemia grave (hemoglobina <9,5g/dL). Nos anos de 1999/2000 observou-se prevalncia de 48,1% (N=414) entre crianas de 6 meses a 5 anos, sendo que 42,2% dos anmicos apresentavam anemia grave. No ano de 2002 foram realizadas 5 chamadas de avaliao nutricional nos bairros perifricos e no centro de Viosa, sendo encontrado 41,6% (N=233) de anemia entre crianas de 6 a 24 meses e 32,0% de anemia grave entre anmicos. No primeiro ano de vida, a prevalncia foi de 44,9% e no segundo ano de 39,4%. Estes dados demonstram a tendncia a queda da prevalncia de anemia na populao infantil, quando observa-se a prevalncia no ano de 1998. Acredita-se que parte deste resultado, pode ser atribudo a atuao do Projeto Anemia durante estes anos. No municpio de Guiricema-MG, no qual o trabalho foi realizado no ano de 1998, a prevalncia encontrada foi de 39,6%. No municpio Rio Novo-MG, no ano de 2001 foi verificado 36,6% de anmicos entre 284 crianas de 6 meses a 5 anos avaliadas. A prevalncia de anemia grave entre os anmicos foi de 31,7%. Estes resultados demonstram ser alta a prevalncia de anemia, especialmente dos casos de maior gravidade em todos os municpios estudados, o que justifica todo o trabalho de diagnstico, preveno e tratamento realizado, no sentido de diminuir esta deficincia, melhorando assim a qualidade de vida das crianas mineiras. Ainda, demonstra a importncia da Universidade, cumprindo seu papel social com objetivo de melhorar as condies nutricionais da nossa populao. Referncias Bibliogrficas:
1 - DEMAEYER, E.M. Preventing and controlling iron deficiency anaemia through primary health care. Geneva, WHO, 1989. 58p. 2 - MONTEIRO, C.A., SZARFARC, S.C., MONDINI, L. Tendncia secular da anemia na infncia na cidade de So Paulo (1984-1996). Rev. Sade Pblica, So Paulo, v.34 (6 Supl), p.62-72, 2000. 3 - SIGULEM, D. M. Epidemiologia da anemia ferropriva na infncia. Boletim - Revista da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Rio de Janeiro, v.X, n.149, p.103-07, 1988. 4 - SZARFARC, S.C., STEFANINI, M.L.R., LERNER, B.R. Anemia Nutricional no Brasil. Cadernos de Nutrio, So Paulo, v.9, p.5-24, 1995.

You might also like