You are on page 1of 6

ANLISE DA PRTICA INSTITUCIONAL

Prof. Mnica Ferreira dos Santos

Jos Augusto Guilhon de Albuquerque socilogo e professor da USP. No Servio Social alguns autores j usaram seu referencial. Weisshaupt o faz na anlise das prticas dos assistentes sociais, no livro As funes socioinstitucionais do Servio Social, a partir de pesquisa da atuao de assistentes sociais em organizaes institucionais no Nordeste do Brasil (WEISSHAUPT, 1988). Desta forma, apresento uma esquematizao dos conceitos principais com exemplos aplicveis prtica concreta do Servio Social. Estritamente falando, a ao institucional nada mais do que a prtica de um de seus agentes, mandantes, clientes etc. Ou, mais precisamente, o resultado de relaes sociais entre agentes e mandantes ou agentes e clientes, e assim por diante. Ora, a prtica de cada um desses atores , com freqncia, divergente, e muitas vezes complementar e contraditria com respeito de outros. A prtica institucional , portanto, a resultante das prticas conflitantes dos diversos atores (GUILHON, 1978: 74). A prtica institucional resultado da prtica de seus agentes concretos e s existe quando encarnada em atores concretos que constituem. Para definir os elementos que estruturam a prtica institucional, vamos categorizar o objeto institucional, o mbito institucional e os atores institucionais. Objeto Institucional aquilo sobre cuja propriedade a instituio reivindica o monoplio da legitimidade. O objeto institucional no um objeto material, mas imaterial, impalpvel, pois esse carter que facilita a sua apropriao pela instituio e sua tendncia a alargar indefinidamente os limites de seu mbito. O objeto institucional da instituio Servio Social muito discutido ao longo da sua histria. Weisshaupt formula a hiptese de que o objeto institucional do Servio Social ser algo como a cidadania efetiva da populao, entendida como o uso adequado dos aparatos de Estado (WEISSHAUPT, 1988: 70). O assistente social tem a funo poltica de mediar as relaes entre a populao e o Estado no usufruto de seus aparatos.

mbito Institucional compreende as relaes e prticas sociais concretas que sustentam o objeto institucional. Seu nico limite real so os limites de soberania de outras instituies sobre estas prticas sociais. Toda instituio tende a ampliar seu mbito de ao, e se estenderia indefinidamente at esbarrar com o mbito de outras instituies, de modo que o mbito de uma instituio definido pela histria das lutas de sua institucionalizao, no conflito com outras instituies. O mbito do Servio Social portanto no fixo, nem definido a priori pelos profissionais e professores do Servio Social, e sim pelo contexto, que conflitante. Os atores institucionais se dividem em internos e externos. Atores institucionais internos so aqueles que diretamente fazem a instituio, desenvolvendo positivamente sua ao no quadro de um aparelho determinado (WEISSHAPT, 1988: 28). So os agentes em geral (em geral profissionais) e a clientela. So subcategorizados de acordo com o grau de saber em relao ao objeto institucional, o que lhes confere poder e posio estratgica em relao ao institucional. Agentes privilegiados so aqueles cuja prtica concretiza plenamente a ao institucional. Tm um saber pleno quanto ao objeto institucional e a partir desse saber uma posio estratgica em relao ao institucional. Os assistentes sociais so agentes privilegiados em instituies de Servio Social, como a antiga LBA, o SESC, o SESI. Porm nada garante que os profissionais que do nome a uma instituio sejam seus agentes privilegiados. necessria uma anlise concreta para elucidao da prtica institucional. Por exemplo, em muitas instituies religiosas assistenciais o agente privilegiado o padre. Agentes subordinados (ou agentes institucionalmente complementares) so atores cujas prticas tambm esto ligadas a ao ou objeto institucional, mas esto subordinados aos agentes privilegiados. Tm saber relativo quanto ao objeto, mas mantm uma posio estratgica em relao ao institucional do ponto de vista de seu mbito. O Assistente Social agente subordinado em organizaes institucionais como hospitais e hospcios. No hospcio o agente privilegiado o psiquiatra, mas como a sade mental (o objeto institucional) depende da ao do assistente social junto famlia, comunidade, s relaes sociais do doente mental, o assistente chamado a agir em nome do objeto institucional, porm subordinado ao poder-saber do psiquiatra.

Agentes organizacionais (ou pessoal institucional) so aqueles que prestam servios indispensveis manuteno da organizao. Eles no so, portanto, ligados ao institucional e sim ao organizacional. Como agentes, no tm um saber sobre o objeto institucional. Em algumas empresas industriais, o Servio Social trabalha apenas na administrao de benefcios aos trabalhadores. Nelas, o assistente social trabalha to afastado do objeto institucional (a produo) que pode se tornar um agente organizacional. Clientela o conjunto de indivduos atingidos efetivamente pela ao institucional. So os atores cuja relao com a instituio objeto da ao institucional. a populao atingida ou o pblico-alvo. Nega-se que os clientes tenham saber sobre o objeto institucional. Na medida do possvel, o cliente est reduzido passividade (nega-se, no mais das vezes, sua condio de sujeito), no limite, o cliente tornado paciente. Quando o assistente social, agente subordinado, trabalha numa empresa, sua clientela so os empregados da prpria empresa, portanto seus colegas; quando trabalha num hospital, sua clientela no tem vnculo empregatcio com esta organizao institucional, so os pacientes do hospital; quando trabalha em instituies do Estado, em programas de comunidade, sua clientela o pblico da instituio. Logo, pelos exemplos, o assistente social pode ter clientela distinta da clientela da organizao institucional em que trabalha. Quando o assistente social agente privilegiado trabalha em uma instituio de Servio Social, sua clientela a clientela da sua prpria instituio. Esses exemplos so para mostrar como o assistente social pode ter diferentes implicaes com sua clientela. Atores institucionais externos (ou contextuais) so agentes que no tm ao direta nas instituies, esto fora delas, mas podem interferir negativamente nelas. Os mandantes podem paralisar a ao institucional, impedindo os agentes institucionais de agir, mas no podem agir em seu lugar, seno tornando-se, por sua vez, agente institucional (GUILHON, 1978: 75). So os mandantes e o pblico. Os mandantes assentam seu poder na apropriao dos meios de produo e reproduo social, de acordo com a metodologia que categoriza as relaes sociais em trs instncias: econmica, poltica e ideolgica. O poder do mandante deriva da:

1. Apropriao dos meios de produo e reproduo material da sociedade na relao de propriedade, de acordo com o direito de propriedade capitalista que rege a relao material entre os agentes sociais; 2. Apropriao dos meios de produo e reproduo social da sociedade na relao de hierarquia, de acordo com a constituio poltico-jurdica que rege a relao de mando social; 3. Apropriao dos meios de produo e reproduo imaginria de sociedade na relao de autoridade, via de regra geral em nossa sociedade, de acordo com a racionalidade cientfica que rege a relao cultural central de valorizao dos saberes dos agentes sociais.

Os mandantes assentados na relao de propriedade (mandantes patrimoniais mandantes, em nome do ter, definido a partir da instncia econmica) so os que sustentam economicamente a instituio (garantem a sua reproduo material) e, baseados nessa propriedade, exigem uma prestao de contas em relao ao institucional e, em particular, dos agentes privilegiados, que se apropriam apenas institucionalmente (no materialmente) do objeto. Esses mandantes, portanto, se apropriam no do objeto institucional, mas do que a instituio produz economicamente. Nas instituies pblicas, o mandante patrimonial o Estado, seja no mbito federal, estadual ou municipal. Nas instituies privadas o Capital (os acionistas ou os donos). O dono pode ser uma pessoa jurdica, isto , uma empresa dona de outras empresas, por exemplo. Uma situao em que alguns atores concretos podem desempenhar vrios papis institucionais ocorre, por exemplo, nos clubes, associaes e cooperativas, em que os agentes scios, associados, cooperandos podem ser ao mesmo tempo, clientes, agentes e mandantes patrimoniais, porque so, coletivamente, os proprietrios. Os mandantes assentados na relao de hierarquia (mandantes funcionais mandantes, em nome do poder, definidos a partir da instncia poltica) so aqueles que nomeiam o corpo de agentes institucionais e, sobretudo, dos agentes que exercero a direo da organizao institucional. Nas instituies pblicas esses mandantes so os representantes do Estado (o governo, mandatrio, tem um mandato legitimado pela Constituio que lhe confere um poder por um tempo estipulado). Nas empresas privadas

capitalistas, os donos ou o corpo de acionistas, apoiados na legislao comercial e fiscal, exercem diretamente, ou delegam o direito de administrar a produo a um agente que dever prestar contas de sua gesto. Note-se que os dirigentes no so mandantes, so agentes, internos organizao (institucional), que tm uma concesso temporria de mando e que, portanto, pode ser retirada a qualquer momento, de acordo com o estatuto da organizao: so cargos de confiana do mandante. Nas pequenas empresas privadas, o dono pode ser presidente ou diretor, portanto mandante funcional, patrimonial e dirigente ao mesmo tempo. Os mandantes assentados na relao institucional (mandantes institucionais propriamente dito mandantes, em nome do saber, definidos na instncia ideolgica) so os guardies da legitimidade de que a instituio se reveste. So os que se apropriam do saber relevante para a instituio e decidem quais so as prticas permitidas ou proibidas, segundo um critrio de verdade. Mas instituies de Servio Social os guardies da verdade profissional so os Conselhos Regionais de Servio Social, os CRESSs, e o Conselho Federal de Servio Social, os CFESSs (e as escolas tambm, at um certo ponto a academia). O assistente social est submetido a estes rgos mesmo que trabalhe subordinado em uma instituio de outra rea. O conflito entre os vrios mandantes propicia um grau de autonomia aos agentes internos. Pblico o conjunto dos atores coletivos ou individuais para quem a ao institucional visvel, podendo eventualmente integrar a clientela. Por exemplo, um posto de assistncia mdica tem todo o bairro como pblico, mas s os pacientes so clientela. Outro exemplo, num hospital, os pacientes so clientela e seus parentes podem ser simplesmente pblico. Observa-se que a opinio do pblico pode ser mais decisiva do que a opinio da clientela para a prtica institucional. Poe exemplo, no programa de privatizao do atual governo, a opinio pblica tem sido testada na conduo do processo de venda das estatais. Num posto de assistncia mdica, a associao de moradores pode ter influncia na poltica de atendimento. O pblico, nas democracias, deveria ser o mandante privilegiado das instituies. O pblico identificar-se-ia com a totalidade das relaes sociais.

ANLISE DA PRTICA INSTITUCIONAL E SERVIO SOCIAL As relaes entre o assistente social, o usurio e seu objeto da prtica esto submetidos a limites organizacionais e institucionais, e situados em um dado contexto histrico. Sua autonomia fica sujeita s relaes de propriedade, saber e poder entre os atores; fica limitada pelo ponto de vista da racionalidade da organizao, da legitimidade da instituio e da articulao contextual que determina o lugar do Servio Social na diviso sociotcnica do trabalho. Desta forma, o assistente social se queixa que suas dificuldades esto ligadas a uma deficincia terica no perodo de formao , que no permite dar conta da complexidade da prtica, e desloca sua queixa para questes tcnicas. freqente o aluno de Servio Social se queixar da falta de ferramental para a realidade de seu estgio, porm a questo operacional no Servio social at privilegiada em termos de tcnicas, pois as pega de vrios campos de conhecimentos diferentes. No cotidiano da prtica, junto s questes emergentes, pode parecer ao assistente social que lhe falte tcnica para exercer sua profisso. A questo que, para aplicar qualquer tcnica, o profissional est submetido s normas organizacionais, a saberes institucionais e ao contexto histrico. O assistente social critica o contexto histrico (a luta de classes), mas no estuda concretamente as relaes entre saber e poder e a micropoltica que se d dentro de uma organizao institucional. Toda prtica profissional tem uma dimenso tcnica, uma dimenso institucional e uma dimenso contextual. Falta, portanto, o estudo da dimenso institucional da prtica profissional: Concretamente, evidencia-se um problema de formao, j que a representao implcita do campo profissional transmitida na escola, em geral, no corresponde s condies institucionais de fato impostas prtica. (WEISSHAUPT, 1988: 108).

REFERNCIAS ALBUQUERQUE, J. A. GUILHON. Instituio e poder: a anlise concreta das relaes de poder nas instituies. 2 ed. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1986. WEISSHAUPT, Jean Robert. As funes socioinstitucionais do servio social. So Paulo: Cortez, 1988.

You might also like