You are on page 1of 25

MENTORES E SEAREIROS

FRANCISCO CNDIDO XAVIER ESPRITOS DIVERSOS

NDICE
Jesus e Pureza ........................................................................................................ 03 Dez Apontamentos de Paz ..................................................................................... 04 Perdo e Progresso ................................................................................................. 05 Simplifica ............................................................................................................... 06 Mensagem do Alm ............................................................................................... 07 Entre Lidadores Juvenis ........................................................................................ 09 Quando em Prece .................................................................................................. 10 Educao ............................................................................................................... 11 Grandezas .............................................................................................................. 13 Espiritismo e Evangelho ........................................................................................ 14 Mensagem .............................................................................................................. 16 Acrscimo .............................................................................................................. 17 O Anncio Divino ................................................................................................. 18 Confessar o Mestre ................................................................................................ 19 Espiritismo um Templo ....................................................................................... 20 Fazer para Ser ........................................................................................................ 21 Prece de Mocidade Crist ...................................................................................... 22 Em torno do Livro ................................................................................................. 23 O Livro Livra ......................................................................................................... 24 Pacincia e Servio ................................................................................................ 25

JESUS E PUREZA
Emmanuel Se foges de quantos se aprisionam ainda trama do vcio, a pretexto de garantir a virtude, lembra-te de Jesus que trazia consigo a pureza por excelncia. Porque exprimisse a Glria Excelsa, no recusou nascer no estbulo humilde, convertendo a estrebaria singela em sublime revelao, sob a luz de uma estrela. Porque a simplicidade Lhe fulgisse no ser, no se negou a falar com os doutores do Templo, elucidando-lhes o crebro hipertrofiado de orgulho, quanto s sagradas leis do destino. Porque fosse imaculado de inteno e conduta, no se furtou de socorrer a Madalena que claudicava na sombra, dela fazendo a mensageira triunfante. Porque expressasse o mais alto expoente da Luz Divina, de modo algum se afastou de quantos, paralticos e enceguecidos, leprosos e dementados, se mantinham no mais baixo nvel da treva, humana, restaurando-lhes a esperana para a vida melhor. Porque andasse engolfado nas cogitaes do Reino do Amor, que lhe absorviam todo o tempo no mundo, no deixou de encontrar ensejo para afagar os filhos do sofrimento e as crianas sem rumo, refazendo-lhes o caminho. Porque exaltasse o desinteresse, no desprezou Zaqueu, cujas mos se azinhavravam na usura, guiando-lhe o raciocnio para a Senda Superior. Porque brilhasse, leal a Deus, no desterrou Judas, o aprendiz infiel, da escola de trabalho em que se lhe desdobrava o ministrio de redeno. Porque se erigisse em baluarte de integridade e segurana, no desamparou Simo Pedro, segregado nas armadilhas da negao. E, por fim, porque se mostrasse erguido vitria da Suprema Ressurreio, no se encastela nos domnios celestiais, mas volta, depois, do tmulo, ao convvio dos desertores e dos ingratos, dos criminosos e dos verdugos que lhe haviam iado o corao no madeiro afrontoso da morte, prometendo-lhes amorosa assistncia at o fim do sculos. No confundas, assim, pureza com solido, nem virtude com desservio. Estende os braos para auxiliar e convive com todos aqueles que jornadeiam em teu caminho, ofertando-lhes o melhor, porque o bem verdadeiro no consiste em te ocultar do mal, mas sim em fazer do mal a lio para o bem.

DEZ APONTAMENTOS DE PAZ


Andr Luiz 1 Aprenda a desculpar infinitamente para que os seu erros, frente dos outros, sejam esquecidos e perdoados. 2 Cale-se, diante do escrnio e da ofensa, sustentando o silncio edificante, capaz de ambientar-lhe a palavra fraterna em momento oportuno. 3 No cultive desafetos, recordando que a averso por determinada criatura , quase sempre, o resultado da averso que lhe impuseste. 4 No permita que o egosmo e a vaidade, o orgulho e a discrdia se enrazem no seu corao, lembrando que toda a idia de superstimao dos prprios valores adubo nos espinheiros da irritao e do dio. 5 Perante o companheiro que se rendeu s tentaes de natureza inferior, deixe que a compaixo lhe ilumine os pontos de vista, pensando que, em outras circunstncias, poderia voc ocupar-lhe a indesejvel situao e o lugar triste. 6 No erga a sua voz demasiado e nem tempere a sua frase com fel para que a sua palavra no envenene as chagas do prximo. 7 Levante-se, cada dia, com a disposio de servir sem a preocupao de ser servido, de auxiliar sem retribuio e cooperar sem recompensa, para que a solidariedade espontnea te favorea com os crditos e recursos da simpatia. 8 Esquea a calnia e a maledicncia, a perversidade e as aflies que lhe dilaceram a alma, entendendo nas dores e obstculos do mundo as suas melhores oportunidades de redeno. 9 Lembre-se de que os seus credores esto registrando a linguagem de seus exemplos e perdoar-lhe-o as faltas e os dbitos, medida que voc se fizer o benfeitor desinteressado de muitos. 10 No julgue que o servio da paz seja mero problema da boca mas, sim, testemunho de amor renncia, regenerao e humildade da prpria vida, porque, somente ao preo de nosso prprio suor, na obra do bem, que conseguiremos reconciliar-nos, mais depressa, com os nossos adversrios, segundo a lio do Senhor. Se vos internardes pelo terreno baldio da queixa, em breve, vos achareis mergulhados no charco de compridos lamentaes.

PERDO E PROGRESSO
Emmanuel O progresso realmente a vitria do perdo. Podemos, assim, defini-lo como sendo a sinfonia do trabalho em que milhes de vidas renunciam a si prprias, a fim de que a evoluo prevalea, em toda parte, gloriosa e sublime. possvel averiguar a exatido de nossa assertiva na prpria casa que nos serve de templo s aspiraes. No fosse o retraimento da pedra que se oculta, resignada, no se equilibraria o edifcio nos alicerces. No fosse a humildade da argila que cede aos propsitos do oleiro e no poderamos contar com o tijolo simples, sustentando as paredes acolhedoras. No fosse o minrio que sabe morrer na forja ardente e no disporamos da frrea argamassa ao cimento bem posto. E no fosse a obedincia da madeira, exilada do ninho verde que lhe prprio, e no conseguiramos os recursos que nos sustentam o teto. Todas as obras teis, por mais singelas, requisitam o perdo na base em que se levantam. No te confies, desse modo, s sombras do antagonismo e ao fel da averso. Recebe os adversrios da prpria senda feio de valores que te renovam. Aceita-lhes a clera ou a perseguio inesperada, como servios gratuitos ao teu prprio engrandecimento, de vez que das anotaes que te enderecem, retirars sempre valiosas lies, objetivando-te o aprimoramento e a paz, a elevao e a alegria. Aprende a sorrir para a dificuldade, envolvendo aqueles que a provocam em tua mensagem de simpatia. Observa a ignorncia onde muitas vezes te parece surpreender a perversidade e repara a misria onde, em muitas ocasies, acreditas encontrar as trevas do crime e, socorrendo uma e outra, com os teus gestos de compreenso e de amor, edificars sobre os elementos, aparentemente contrrios tua felicidade, o abenoado caminho de tua grande ascenso.

SIMPLIFICA
Emmanuel Se desejas a bno da paz, simplifica a prpria vida para que a tranqilidade te favorea. Muitos recorrem ao auxlio dos outros, esquecendo a necessidade do auxlio a si mesmos. Encarceram-se no cipoal das preocupaes sem proveito, adquirindo compromissos que lhes prejudicam a senda e acabam suplicando o socorro da caridade, quando, mais avisados, poderiam entesourar amplos recursos para a assistncia generosa aos mais desfavorecidos do mundo, empregando o talento das horas nas mais ricas sementeiras de simpatia. que se extraviam nas ambies desregradas, buscando para si prprios os mais duros grilhes de angstia ou fixando aos ombros frgeis, cruzes e fardos difceis de suportar. No se contentam em viver com segurana o dia que o Senhor lhes concede. Preferem sofrer por antecipao as tempestades morais do amanh remoto que, talvez, jamais sobrevenham. No se conformam com o po abenoado de hoje. Reclamam celeiro farto para longos anos, frente da luta que lhes espreita os passos na vizinhana. No se alegram com o agasalho valioso de agora. Exigem guarda-roupa repleto e variado de que provavelmente no mais se utilizaro, enquanto companheiros da marcha humana exibem a pele desnuda e fria. No se resignam a possuir o dinheiro prestimoso que lhes soluciona os problemas da hora em curso. Suspiram pela caderneta de banco dominadora e invejvel, que lhes marque o nome com a melhor expresso financeira, no obstante a penria que magoa, implacvel, o lar alheio. Aprende a viver o minuto que Deus te empresta no corpo fsico, amealhando a luz do conhecimento nobre e fazendo aos outros o bem que possas. Auxilia, perdoa, trabalha, ama e serve, gastando sensatamente os recursos que o Cu te situou no caminho e nas mos, como quem sabe a Contabilidade Divina a todos nos procura no grave instante do acerto justo. E, simplificando as prprias experincias, reconhecer-te-s mais leve e mais feliz, habilitando-te, por fim, libertao espiritual que, infalivelmente, convocar-te- hoje ou amanh para o regresso Vida Maior. Pensai no Bem, materializando-o em vossa estrada e os patrimnios do Bem crescero em vosso caminho.

MENSAGEM DO ALM
Emmanuel Irm, que a Paz do Senhor nos felicite os coraes. Mediunidade com Jesus servio aos semelhantes. Desenvolver esse recurso , sobretudo, aprender a servir. Aqui, algum fala em nome dos espritos desencarnados; ali, um companheiro aplica energias curadoras; alm, um cooperador ensina o roteiro da Verdade; acol, outrem enxuga as lgrimas do prximo, semeando consolaes. Contudo, o mesmo poder que opera em todos. a divina inspirao do Cristo, dinamizada atravs de mil modos diferentes por reerguer-nos da condio de inferioridade ou de sofrimento ao ttulo de herdeiros do Eterno Pai. E nessa movimentao bendita de socorro e esclarecimento, no se reclama o ttulo convencional do mundo, qualquer que seja, porque a mediunidade crist, em si, no colide com nenhuma posio social, constituindo fonte do Cu a derramar benefcios na Terra, por intermdio dos coraes de boa vontade. Em razo disso, antes de qualquer sondagem das foras psquicas, no sentido de se lhes apreciar o desdobramento, vale mais a consagrao do trabalhador caridade legtima, em cujo exerccio todas as realizaes sublimes da alma podem ser encontradas. Quem desejar a verdadeira felicidade, h de improvisar a felicidade dos outros; quem procure a consolao, para encontr-la, dever reconfortar os mais desditosos da humana experincia. Dar para receber. Auxiliar para ser amparado. Esclarecer para conquistar a sabedoria e devotar-se ao bem do prximo para alcanar a Divindade do Amor. Eis a lei que impera, igualmente, no campo medinico, sem cuja observao o colaborador da Nova Revelao no atravessa os prticos das rudimentares noes de Vida Eterna. Esprito algum construir a escada de ascenso sem atender as determinaes do auxlio mtuo. Nesse terreno, portanto, h muito que fazer nos crculos da Doutrina Crist rediviva, porque no basta ser mdium para honrar-se algum com as bno da luz, tanto quanto no vale possuir charrua perfeita, sem a sua aplicao no esforo da sementeira. A tarefa pede fortaleza no servio com ternura no sentimento. Sem um raciocnio amadurecido para superar a desaprovao provisria da ignorncia e da incompreenso e sem as fibras harmoniosas do carinho fraterno para socorr-las, com esprito de solidariedade real, quase impraticvel a jornada para a frente. Os golpes da sombra martelam o trabalho iluminativo da mente por todos os flancos e imprescindvel se torna, ao instrumento humano das Verdades Divinas, armar-se convenientemente na f viva e na boa vontade incessante, a fim de satisfazer aos imperativos do ministrio a que foi convocado. Age, assim, com iseno de nimo, sem desalento e sem inquietao, em teu apostolado de curar.

Estende as tuas mos sobre os doentes que te busquem o concurso de irm dos infortunados, convicta de que o Senhor o Manancial de todas as Bnos. O lavrador semeia, mas a Bondade Divina que faz desabrochar a flor e preparar-se o fruto. indispensvel marchar de alma erguida para o Alvo, vigiando, embora as serpes e os espinhos que povoam o cho. Diversos amigos se revelam interessados em tua tarefa de fraternidade e luz e no seria justo que a hesitao te paralisasse os impulsos mais nobres, to somente porque a opinio do mundo te no entende os propsitos, nem os objetivos da Esfera Espiritual, de maneira imediata. No importa que o templo seja humilde e que os mensageiros compaream na tnica de extrema simplicidade. O Mestre Divino ensinava a verdade frente de um lago e costumava administrar os dons celestiais sob um teto emprestado; alm disso, encontrou os companheiros mais abnegados e fiis entre pescadores annimos, integrados na vida singela da natureza. No te apoquentes, minha irm, e segue com serenidade. Claro est que ainda no temos seguidores leais do Senhor sem a cruz do sacrifcio. A mediunidade um madeiro de espinhos dilacerantes, mas com o avano da subida, calvrio acima, os acleos se transformam em flores e os braos da cruz se convertem em asas de luz para a alma livre na Eternidade. No desprezes a tua oportunidade de servir e prossegue de esperana robusta. A carne uma estrada breve. Aproveitemo-la sempre que possvel na sublime sementeira da caridade perfeita. Em suma, ser mdium no roteiro cristo dar de si mesmo em nome do Divino Mestre. E foi Ele que nos descerrou a realidade de que somente alcanam a Vida Verdadeira aqueles que sabem perder a existncia em favor de todos os que se constituem seus tutelados e filhos de Deus na Terra. Segue, assim, para diante, amando e servindo. No nos deve preocupar a ausncia de alheia compreenso. Antes de cogitar do problema de sermos amados, busquemos amar, conforme o Amigo Celeste nos ensinou. Que Ele nos proteja, nos fortifique e abenoe.

ENTRE LIDADORES JUVENIS


Emmanuel Meus jovens amigos. nossa frente, estende-se o campo imenso do mundo, conclamando-nos obra de aperfeioamento, em todas as direes. E ns todos, que fomos agraciados pela bno do Evangelho, conquistando valiosas oportunidades de trabalho, solicitamos ao Divino Mestre nos ensine a servir, segundo os Seus desgnios. Que Ele nos auxilie a colocar: a luz divina no pensamento; o amor fraterno nas aes de cada dia; o ideal do bem no corao; a caridade nas palavras; o raciocnio edificante no crebro; o esforo ativo nas mos; a bondade nos gestos; a grandeza espiritual nas afeies; a elevao nas atitudes; a sobriedade nos desejos; o entendimento amigo no olhar; o auxlio irmo nos pareceres; a firmeza na f; o desinteresse na cooperao; e a pureza nos sentimentos. Inspirados nos exemplos sublimes de todos os abnegados servidores do Infinito Bem, consagremo-nos, de alma e corao, sementeira e seara da Vida Eterna, seguindo adiante, no roteiro da Verdade e da Luz, devotados melhoria de ns mesmos, a fim de que possamos estar em Cristo, tanto quanto desejamos esteja o Cristo em ns. No permita que o egosmo e a vaidade, o orgulho e a discrdia se enrazem no seu corao, lembrando que toda a idia de superestimao dos prprios valores adubo nos espinheiros da irritao e do dio.

10

QUANDO EM PRECE
Emmanuel Diante do Senhor, a quem endereamos a nossa rogativa, comumente esquecemos os nosso prprios dbitos. Laos inferiores que ainda nos escravizam e faltas clamorosas de nossa irreflexo, jazem por ns ocultos em largo esquecimento, porquanto, para ns, somente a necessidade que nos fere ou atormenta, assunto especial para a nossa orao. E a Bondade Divina, transbordante de amor, no nos cobra tributos de aflio ou pesar para atender-nos, clere. Com a fora do silncio e a bno do perdo, erguemo-nos para a luz. Assim tambm, desculpa, ampla e infinitamente, quantos te laceraram aspiraes e sonhos e auxilia quanto possas aos que desajudaram teu caminho ainda em sombra ... No dirijas ao Cu a splica da f, mantendo o rancor no clice do esprito, porque, a Luz do Senhor em te buscando a prece, encontrar cerrada por algemas de treva a porta de teu peito, de que o dio voraz se faz guarida feroz. Pede auxiliando e amando, estendendo sem peias o melhor sentimento que te flui da esperana, porquanto, obedecendo aos ditames do bem, puro e incomensurvel, os rogos de tua alma entraro sublimados na faixa luminosa da resposta de Deus.

11

EDUCAO
Emmanuel Amparar a infncia auxiliar a sementeira. Orientar a mocidade para o bem a auxiliar a florao. A felicidade e a paz constituem servio de aprimoramento. Transposto o escuro portal da morte, reconhecemos que o professor detm no mundo o cetro do mais alto sacerdcio. A escola santurio da revelao Divina. Dentro dela a mente humana retoma os tesouros do passado e entra em contato com as grandes vozes da sabedoria para a sublime ascenso no amor. E nos altares invisveis de que se enriquece de Luz, a alma que ensina participa, com o Senhor, do jbilo de criar. O mestre , por isso, o oleiro milagroso das imagens, descerrando novos horizontes vida e abrindo preciosas oportunidades de elevao. vs, que buscastes na fonte do Espiritismo com Jesus um campo diferente de ao, vs, cujas antenas de f viva conseguiram captar a palavra da Verdade Vitoriosa, contemplai conosco a paisagem atormentada e escura da experincia humana!... Em toda parte, a aflio clama por segurana, a dor espera lenitivo, a sombra pede luz e a desarmonia roga paz. imprescindvel nos devotemos todos obra regenerativa do Bem, recompondo destinos e sanando males aparentemente irremediveis. No nos fixemos, porm, na breve existncia de um dia!... Procuremos a vida, a Vida Imperecvel, que sobrepaira alm do tempo e da morte. Na criana jaz o recomeo. No jovem surge a base. Centralizar os nosso esforos no aperfeioamento, dever de quantos abraaram na Terra o idealismo de soerguimento e sublimao. No desejamos, com semelhantes enunciados, sentenciar a velhice ao abandono. A senectude dolorida ou desprezada sempre credora de compaixo. O lar dos deserdados servio que no podemos esquecer. Reportamo-nos, contudo, madureza, da qual devemos aguardar os melhores testemunhos de aplicao do Evangelho Salvador. Curto o perodo de possibilidades substanciais de trabalho, para a criatura de passagem na Terra. Aproveitar esses dias rpidos, na misso do Bem, impositivo da lei, que necessitamos respeitar se no desejamos os duros ensinamentos do reinicio. E se sabemos que a reencarnao, por divino instituto de aperfeioamento, nos abre incessantemente as portas abenoadas de novas realizaes, no ser lcito olvidar que o servio prestado infncia e juventude obra de caridade e proteo a ns mesmos. Ressurgiremos, amanh, dos pais que hoje estamos formando. Integrados no conhecimento de semelhante realidade, saibamos preparar o caminho iluminado e feliz para as crianas e para os moos do presente. Ningum est exonerado da cooperao de boa vontade em favor das geraes renascentes.

12

Quem consagra a Jesus Cristo aprende a legar um mundo melhor aos que lhe seguem os passos, atravs do concurso fraterno ao prximo e da bondade para com a vida de que comunga nas lides habituais. O Evangelho no um livro simplesmente. um templo de idias infinitas miraculosa escola das almas estabelecendo a Nova Humanidade. Para isso, gera santos e heris, artistas e trabalhadores que, em se espalhando no mundo, nele determinam, de sculo a sculo, fecundas renovaes para a glria do Amor Universal. De certo, estamos ainda longe do tipo biolgico habilitado a refletir integralmente a inspirao do Cristo, mas, atendendo aos imperativos da educao, reduziremos a longa e porfiada luta. Reconduzir para a dignificao, distribuir a cultura e o trabalho edificantes, animar a chama dos ideais redentores e proclamar os mritos da fraternidade a maneira mais elevada e mais fcil de apagar as trevas do passado e inflamar os horizontes do futuro. Tocados pela claridade da sublimao, ao esplendor da Verdade, pelo conhecimento da sobrevivncia alm da morte, uni aos nossos os vossos braos e coraes e construamos o Reino de Deus com as sementes divinas da escola, coroada de luz e compreenso, segurana e solidariedade. A tcnica prosseguir levantando cidades e monumentos, traando estradas e comunicaes, ajustando mquinas e inventos, materializando a facilidade e o conforto para a civilizao, mas s o amor garantir no mundo a alegria de viver. Faamos da orao a nossa escada de intercmbio com o Cu, socorramos a enfermidade e aliviemos o desespero, repartamos o po e o remdio com os famintos e doentes, ergamos teto acolhedor aos que vagueiam sem rumo e consolemos a dor que nos aparece de mil modos, cada dia, nas sendas do mundo, mas no nos esqueamos de que Jesus, acima de tudo, o nosso Divino Mestre e de que o Cristianismo servio de educao. Levante-se, a cada dia, com a disposio de servir sem a preocupao de ser servido, de auxiliar sem retribuio e cooperar sem recompensa, para que a solidariedade expontnea te favorea com os crditos e recursos da simpatia.

13

GRANDEZAS
Emmanuel O Sol que nos garante a existncia, no distrito do Universo em que estagiamos , aproximadamente, um milho e trezentas mil vezes maior que a nossa Terra, entretanto, com toda essa grandeza, no capaz de cumprir a misso da vela na vastido noturna, quando te dispes a socorrer um enfermo desamparado. O antigo palcio do Louvre, em Paris, um dos mais amplos do mundo, porquanto, a sua rea cobre o espao aproximado de duzentos mil metros quadrados, mas, apesar disso, no se desloca para desempenhar o papel do telheiro humilde em que abrigas os que jazem sem teto. A catarata de Paulo Afonso, no Brasil, das mais possantes do Planeta, com cerca de oitenta metros de altura e capacidade aproximada de dois milhes de cavalos-vapor, todavia, embora o imenso potencial de fora em que se caracteriza, no te substitui a energia, quando sustentas uma criana doente, na concha dos braos, acalentando-lhe os dias. A maior bacia hidrogrfica do Orbe Terrestre a Bacia Amaznica, com cerca de sete milhes de quilmetros quadrados, apresentando o Amazonas como sendo o seu rio soberano, contudo, apesar de sua glria fluvial no capaz de estender o copo de gua pura que sentes a alegria de ofertar ao sedento que te bate porta. Segundo fcil de observar, h grandezas e grandezas, no entanto, a maior de todas a do amor com que renovas e engrandeces a vida. Com esse recurso sublime, coloca-te sobre a majestade das prprias estrelas, de vez que, em nome de Deus, consegues aproximar-te dos irmos do caminho, com o poder de servir e compreender, abenoar e auxiliar.

14

ESPIRITISMO E EVANGELHO
Emmanuel No desdobramento das atividades espiritistas, observamos os temperamentos combativos que, a pretexto de combaterem antigos dogmas, outra coisa no efetuam seno divulgar novas expresses dogmticas de suas convices apaixonadas. indispensvel que a mente dos estudiosos esteja em guarda sobre si mesma, neste momento difcil do mundo, em que o barco dos princpios no pode dispensar a bssola da verdadeira segurana. Excedem-se as discusses, enquanto a edificao real aguarda os testemunhos edificantes e sinceros. Ento, entre todas esses teses que provocam o atrito das opinies, uma se encontra de interesse palpitante para a compreenso definitiva do assunto. Referimo-nos de Espiritismo e Evangelho, para concluir que os novos trabalhadores da Verdade muito se movimentam nesse setor, quando deveriam observar o mais elevado ideal da unio em tal sentido. Do conceito de Espiritismo abusam todos os temperamentos apaixonados; do conceito de Evangelho todos os espritos cristalizados ou arbitrrios, paixo sem rumo e arbitrariedade orgulhosa produzem os dogmas modernos que se combatem, mutuamente, oferecendo aos coraes sinceros o espetculo doloroso de uma luta pela esterilidade. De nossa parte consideramos, como est escrito, h vinte sculos, que no o discpulo maior que o seu mestre para reconhecermos que todas as plataformas espiritistas, desde os primrdios da arregimentao doutrinria, no podem prescindir da substncia evanglica, nas suas mais insignificantes afirmativas. necessrio compreender-se que a Codificao inteira, para erguer-se no mundo, socorreu-se dos espritos evangelizados, na sua esfera de ao fora da Terra. Ela constitui a estrutura humana do edifcio doutrinrio, mas todo o material da construo do Cristo. Poder-se- objetar que o Espiritismo para triunfar precisa manter-se numa linha exclusiva de movimento cientfico ou filosfico, entre as foras morais que governam o mundo. Mas a hora presente um desmentido ao conceito de superioridade absoluta da Cincia e da Filosofia. A atualidade est repleta de exemplos que desnorteiam os espritos mais avisados. H cientistas que s encontram motivo para detestaram os bem da vida e filsofos que, no emaranhado dos raciocnios, acabam sem saber se eles prprios so personalidades reais. Os primeiros so doentes que no acreditam na sade, os segundos so enfermos inquietos que, fora de experimentarem os medicamentos mais contraditrios, acabam intoxicados em suas energias vitais. por essa que o Cristo ser sempre o Mestre, porque nEle repousa o fundamento da elevao da vida. De Sua exemplificao e Seus ensinos decorrem todos os motivos substanciais da grande edificao, que os discpulos novos vm efetuando, na atualidade, junto s foras do mundo.

15

Claro est que, no desenvolvimento das realizaes doutrinrias, todas experincias nobres devem ser cultivadas, salientando-se a Codificao Kardequiana, aberta no Planeta como um elevado caminho para o luminoso horizonte da Verdade Infinita. Mas a nossa palavra nestas singelas apreciaes possuem um outro objetivo. No podemos discutir os triunfos mundanos da Doutrina, porque tambm as religies literatistas tiveram numerosos triunfos em todos os tempos, mas afirmamos que, para que o Espiritismo esclarea, no pode em circunstncia alguma dispensar a sua caracterstica Divina de Consolador prometido por Jesus humanidade, porque somente com o Evangelho poder-se- edificar sobre a rocha dos sentimentos puros e profundos. por esse motivo que o discpulo novo precisa perguntar, em cada dia, no se est mais srio, mas se est efetivamente melhor. Aprende a sorrir para a dificuldade, envolvendo aqueles que a provocam em tua mensagem de simpatia.

16

MENSAGEM
Bezerra de Menezes Espritas: Pelas portas da Cincia e da Filosofia, atingireis o altar da Nova Revelao. Atravs de numerosos experimentos, indagastes quanto aos problemas do ser e do destino, da dor e da morte, e os Espritos da Luz vos trouxeram a mensagem do Cu, conclamando-vos sublimao espiritual. E agora, quando a Codificao Kardequiana se avizinha do seu centenrio de existncia, compele-nos reafirmar-vos, perante o Segundo Congresso Esprita do Estado de Minas Gerais, que o Espiritismo a Religio do Amor Universal, sob a inspirao de Nosso Senhor Jesus Cristo, restabelecendo a Verdade em seus fundamentos Divinos. Se a nossa Doutrina Renovadora traduz explicao da inteligncia, tambm engrandecimento do corao. Nossa bandeira a Boa Nova rediviva. Nossos centros de estudos so templos de elevao. Nossas instituies de assistncia social, representam santurios vivos da fraternidade, onde Jesus venerado na pessoa dos nossos semelhantes. Nosso trabalho individual, em favor do bem, na soluo das nossas responsabilidades morais, frente da famlia e da sociedade constitui o culto dirio de nossa obedincia s Leis Senhor. Tanto quanto no Cristianismo primitivo, puro e simples, a caridade para ns no possui privilgios e nem fronteiras e a f, para manifestar-se, no reclama lugares especiais. Allan Kardec, o Apstolo, foi claro em suas linhas primordiais, na edificao Doutrinria. Nosso esquema TRABALHO. Nosso lema SOLIDARIEDADE. Nossa senha TOLERNCIA. Agir, auxiliar e compreender para fazer, aperfeioar e esperar na conquista da vitria com Cristo, Nosso Mestre e Senhor. No vos iludais! Enquanto a Humanidade se mergulha em lutas, na angustiada elaborao do milnio vindouro, guardais convosco a luz soberana do porvir. O Cu conta convosco, tanto quanto contais com o Cu. No olvideis! A nossa tarefa no to somente aquela da demonstrao positiva da sobrevivncia do homem alm da morte, mas, acima de tudo, a obrigao de materializarmos, cada dia, a essncia dos ensinos cristos em nossas vidas, convertendo o Espiritismo, sob a gide do Evangelho de Jesus, na religio da paz e da felicidade para o mundo inteiro. Se desejas a bno da paz, simplifica a prpria vida para que a tranqilidade te favorea.

17

ACRSCIMO
Emmanuel O ensinamento do Cristo e aquele que mais possuir mais lhe ser acrescentado indubitavelmente a anunciao de uma das leis mais simples que nos regem a existncia. O princpio da recepcionista vibra em todos os acontecimentos e em todas as coisas. Tudo tende a crescer, depois de comeado. Pensai no Bem, materializando-o em vossa estrada e os patrimnios do Bem crescero em vosso caminho. Procurai o direito, cada dia, e a justia vos coroar a existncia. Desenvolvei os vossos cabedais de simpatia e gradativamente o barco de vossas experincias navegar sobre o admirvel rio da solidariedade. Colaborai de boa vontade e a cooperao de muitos ou de todos vir em vosso auxlio. Buscai aprendizado e o tesouro da sabedoria vos enriquecer de cultura e felicidade. Mas, tambm, se acreditardes na doena os males do vosso corpo se dilataro indefinidamente. Se vos internardes pelo terreno baldio da queixa, em breve, vos achareis mergulhados no charco de compridas lamentaes. Se apenas contemplardes os maus homens, depressa convivereis com os piores exemplares da espcie humana. Se a dvida a vossa atitude de cada dia, rapidamente alcanareis a noite fria da negao. Se vos confiardes ao mal, sem perda de tempo, o mal vos dominar. Tudo seguir amanh como iniciamos hoje. A vida nos responde segundo os nossos desejos. Qualquer realizao ser levada a efeito conforme pensamos. Acautelemo-nos, portanto, com a nossa imaginao e com os nossos propsitos, porque, de conformidade com o nosso agora, seremos acrescentados depois.

18

O ANNCIO DIVINO
Emmanuel Pois, na cidade de David, nasceu hoje o Salvador, que Cristo, o Senhor. Lucas: 2-11 A palavra do anjo aos pastores continua vibrando sobre o mundo, embora as sombras densas que envolvem as atividades dos homens. Como aconteceu, h dois mil anos, a Espiritualidade anuncia que nasceu o Salvador. Onde se encontram os que desejam a luminosa notcia? Nas cidades e nos campos, h multides atormentadas, coraes inquietos, almas indecisas. Muita gente pergunta pela Justia do Cu. Longas fileiras de criaturas procuram os templos da f, incapazes, porm, de ouvir o anncio Divino. A famlia crist, em grande parte, experimenta a incerteza dos mais fracos. Muitos discpulos cuidam somente de poltica, outros apenas de intelectualismo ou de expresses sectrias. Entretanto, sem que o Cristo haja nascido na terra do corao, a poltica pode perverter, a filosofia pode arruinar, a seita suscetvel de destruir pelo veneno da separatividade. A paisagem humana sempre exibiu os quadros escuros do dio e da desolao. No longo caminho evolutivo, sempre, h doentes, criminosos, ignorantes, desalentados, esperando a Divina Influncia do Mestre. Muitos j ouviram ou pregaram as mensagens do Evangelho, mas, no desocuparam o corao para que Jesus os visite. No renunciam s cargas pesadas de que so portadores e, cedo ou tarde, do a prova de que, nos servios d f, no passaram de ouvintes ou transmissores. No ntimo, no obstante a condio de necessitados, guardam, ciosamente, o material primitivista do homem velho. Esquecem-se de que Jesus o amigo renovador, o Mestre que transforma. Os sculos transcorrem. As exigncias de cada homem sucedem-se no caminho terrestre. E a espiritualidade continua convidando as criaturas para as esferas mais altas. Bendito, assim, todo aquele que puder ouvir a voz do anjo que ainda se dirige aos simples de corao, sentindo entre as lutas terrestres, que o Cristo nasceu hoje no pas de sua alma. Aprende a viver o minuto que Deus te empresta no corpo fsico, amealhando a luz do conhecimento nobre e fazendo aos outros o bem que possas.

19

CONFESSAR O MESTRE
Emmanuel E digo-vos que tudo aquilo que me confessam diante dos homens, tambm o Filho do Homem o confessar, diante dos anjos de Deus. Jesus Lucas 12 - 8 Muitos companheiros de labor evanglico supem que confessar o Mestre se resumir to somente uma profisso de f por intermdio das palavras. Para a demonstrao de que aderimos sinceramente a Jesus, bastaria subir uma tribuna ou discutir, acaloradamente, com alguns amigos que ainda no conseguem compreender? Semelhante confisso tem sido o objetivo da maioria dos discpulos, atravs dos tempos, mas uma atitude desassombrada uma das faces da realizao, sem constituir, porm, o seu precioso conjunto. Confessar o Cristo, diante dos homens, revelar-lhe a Luz e o Poder em aes de amor e desprendimento que os homens vulgares ainda no conhecem. No ser instituir convices apressadas nos outros, mas pautar a vida em plano superior e diferente, de sorte que os espritos mais frgeis ou levianos possam encontrar, junto de nossa alma, algo de mais elevado que no sentem noutros lugares e situaes do mundo. No fcil revelar Jesus entre as comunidades terrestres, quando sabemos que Ele prprio foi por elas conduzido cruz do martrio, mas dessa confisso que a Sua palavra persuasiva nos fala no Evangelho da Verdade e do Amor. justo se precate o discpulo contra o perigo de uma obsesso verbal, sem a participao de suas energias interiores. O Senhor deseja ser confessado pelos seus continuadores nas estradas do mundo, mas esse ato no ser apenas por palavras e, sim, por todas as demonstraes vivas do corao.

20

ESPIRITISMO UM TEMPLO
Bezerra de Menezes Meus amigos, que as Foras Infinitas do Bem vos concedam paz espiritual nas estradas purificadoras do mundo. Antes de encerrardes a vossa prece, ergo meu pensamento ao Divino Mestre, rogando a Ele vos esclarea a mente e fortifique o corao. O Espiritismo atualmente um templo aberto f, uma oficina que se oferece ao trabalho salvador e uma escola que se instituiu abenoada preparao das almas. Sob qualquer prisma, faz-se necessrio o esforo prprio em vossa matrcula espiritual. Como crentes, devereis cultivar a f viva; como operrio, necessitais de testemunho e movimentao; como aprendizes, no podeis dispensar a observao, o estudo e as provas necessrias. Escolhei, portanto, a dentro o vosso caminho. No limiar do templo, da oficina, da escola, encontrareis Jesus Cristo. Aceiteis a Sua custdia Divina e entregai-vos a Ele no Servio Superior da vossa renovao. No temos diante de ns uma batalha dogmtica e, sim, unificao no Senhor. Que o Esprito Divino vos inspire, pois, em vosso estudo, que indispensvel, amparando-vos a cada um nos problemas que vos so peculiares, so os votos do vosso irmo ao dispor. Diversos amigos se revelam interessados em tua tarefa de fraternidade e luz e no seria justo que a hesitao te paralisasse os impulsos mais nobres, to somente porque a opinio do mundo te no entende os propsitos, nem os objetivos da Esfera Espiritual, de maneira imediata.

21

FAZER PARA SER


Emmanuel Acordaste para as realidades da Vida Imperecvel e, provavelmente, anseias partilhar as iniciativas que se relacionam com as grandes realizaes. E porque no possa isso se te oferecer, de imediato, recolhes-te, habitualmente omisso, marginalizando os melhores ideais. Entretanto, vale refletir no valor do tempo e na importncia da iniciao, tocando mos obra. Nem sempre dispors de assemblias atenciosas ou de palavra experiente a fim de veicular os princpios que abraas, no entanto, sempre possuis no recinto domstico ou no grupo de trabalho alguns coraes para os quais a tua compreenso estimulante e consoladora se te far uma bno. No obters a fundao instantnea de um hospital a que se abriguem numerosos enfermos, mas, sem dificuldade, consegues ser a visita reconfortante para algum doente esquecido. No instituirs de improviso o apostolado da tristeza, promovendo crculos de ao curativa, contudo, provvel contes com algum no campo afetivo, em dificuldades da alma, pedindo-te tolerncia e pacincia para que se lhe recuperem a segurana e o equilbrio. No estabelecers de repente esta ou aquela obra assistencial com que alivies o sofrimento de quantos te procuram em condies de necessidade, todavia, nada te impede de repartir o prprio po com aqueles que esmorecem na carncia de recursos materiais. Lembra-te da semente que se conforma com o prprio esforo no templo se transforma na rvore carregada de frutos; da fonte que exemplifica humildade e se transfigura na represa de fora; no fio simples que se esquece em disciplina para servir e se converte em mensageiro de luz. Para que te incorpores construo do bem de todos, estuda e raciocina, de vez que no avanaras sem discernimento, mas no te confies expectao inoperante suscetvel de arrojar-te inutilidade. Fazer o melhor ao nosso alcance, a fim de sermos capazes de realizar o melhor em favor dos outros. No levantamento do Reino de Deus, a comear de ns prprios, o Senhor no nos pede o impossvel, mas natural espere de ns o melhor que possamos fazer.

22

PRECE DA MOCIDADE CRIST


Bezerra de Menezes Senhor! Ensina-me a servir ao prximo para que eu aprenda a servir-Te. No me abandones vontade das experincias inferiores, nem me confies aos meus prprios desejos. Venho hoje ao encontro do Teu Evangelho de Luz, mas trago no corao a sombra em que respirei at ontem. Mestre, querer poder, todavia, induz-me a querer o Bem para que o mal no me inutilize. Fazei-me sentir que somente os meios retos conduzem aos fins corretos. D-me a cultura da inteligncia e do corao. No me deixe vaguear na razo da fora para que a fora da razo me auxilies a discernir. Guia-me os propsitos para que a minha coragem no seja petulncia e para que a minha humildade no seja abjeo. Fortalece-me o pensamento no estudo e guarda minhas mos no trabalho digno. Mostra-me o amor que brilha no esprito, acima do nevoeiro da carne, a fim de que no me precipite na voragem da iluso. Inspira-me o respeito aos companheiros mais velhos que me dirigem os passos, para que a irreverncia no me conduza ai escrnio de meu prprio caminho. Inspira-me a compreenso, a diligncia e a fraternidade! Ampara-me na conquista do prmio do dever bem cumprido. Sustenta-me para que eu seja fiel ao Bem e ensina-me que, claridade da Tua Bno, depende apenas de mim que eu seja pior ou melhor, hoje e amanh! Auxilia, perdoa, trabalha, ama e serve, gastando sensatamente os recursos o que o Cu te situou no caminho e nas mos, como quem sabe que a Contabilidade Divina a todos nos procura no grave instante do acerto justo.

23

EM TORNO DO LIVRO
Emmanuel O papel do livro o do mestre silencioso e quase onipresente, determinando a renovao do mundo. Muitos escritores de alma s escuras valem-se da fora que ele representa, a fim de estender a sombra que lhes povoam o campo infinito e articulam fantasmas inquietantes para a mente humana e para si prprios. Entretanto, medida que a cultura de ordem superior lana razes na alma da coletividade, inclina-se o livro dentro de mais ampla energia vivificante para a esfera do bem. Em todos os tempos e por toda a parte, expande-se-lhe o poder criador. Conquistadores de todos os matizes manejam a espada poltica da dominao, mas o livro que governa o esprito popular. Dele procede a maioria dos movimentos humanos de elevao ou decadncia e, de maneira invarivel, segue a romagem da criatura, desde a aurora da evoluo intelectual. Escrito em pedras e papiros, em pergaminhos, em tabuinhas enceradas, em placas de metal e em panos, at o imprio glorioso da imprensa moderna, controla os pensamentos da Humanidade, atravs de todas as pocas. Egpcios e hindus, israelitas e assrios, persas e gregos, cartagineses e romanos, nele encontram grande potenciador do progresso, incubando sementeira de paz e guerra, erguendo monumentos cientficos e disseminando discusses filosficas, construindo escolas e templos, oficinas e tribunais. por isso que, na arregimentao doutrinria do Espiritismo Cristo, o poder do livro cresce cada vez mais, espalhando iniciativas de benemerncia e luz divina, por reestruturar a constituio da vida em todos aqueles que se sentem tangidos pela sede de reforma interior. Dele nascem o estudo e a experimentao, a bno do esclarecimento e o manancial do consolo, o santurio para os crentes e o abrigo aos sofredores, a lio transformadora e, sobretudo, o renascimento oculto do homem para a nova luz que lhe descortina horizontes mais vastos ao trabalho e sublimao, sob a gide do Cristo, nosso Mestre e Senhor. Amparados, assim, pela Revelao Nova, no nos esqueamos de que a primeira ddiva tangvel do Cu para a Terra, nas bases profundas da introduo ao Cristianismo foi o Livro dos Mandamentos, de Jeov para Moiss, na consagrao da Justia, e de que todo o nosso esforo, nas diversas Casas do Espiritismo Consolador, no seno o servio de revivescncia do Evangelho, o Livro Divino, atravs do qual o Mestre Crucificado continua regenerando a Humanidade e elevando-a, atravs dos seus ensinos de amor e humildade, para os montes celestes da paz e da redeno.

24

O LIVRO LIVRA
Emmanuel Cada livro edificante porta libertadora. O livro esprita, entretanto, emancipa a alma, nos fundamentos da vida. O livro cientfico livra da incultura, mas o livro esprita livra da crueldade, para que os louros intelectuais no se desregrem na delinqncia. O livro filosfico livra do preconceito, no entanto, o livro esprita livra da divagao delirante, a fim de que a elucidao no se converta em palavras inteis. O livro piedoso livra do desespero, mas o livro esprita livra de superstio, para que a f no se abastarde em fanatismo. O livro jurdico livra a injustia, no entanto, o livro esprita livra da parcialidade, a fim de que o direito no se faa instrumento de opresso. O livro tcnico livra da insipincia, mas o livro esprita livra da vaidade, para que a especializao no seja manejada em prejuzo dos outros. O livro de agricultura livra do primitivismo, no entanto, o livro esprita livra da ambio desvairada, a fim de que o trabalho da gleba no se envilea. O livro de regras sociais livra da rudeza de trato, mas o livro esprita livra da irresponsabilidade que, muitas vezes, transfigura o lar em atormentado reduto de sofrimento. O livro de consolo livra da aflio, no entanto, o livro esprita livra do xtase inoperante, para que o reconforto no se acomode em preguia. O livro de informaes livra do atraso, mas o livro esprita livra do tempo perdido, a fim de que a hora vazia no nos arraste queda em dvidas escabrosas. Amparemos o livro respeitvel que luz de hoje, no entanto, auxiliemos e divulguemos, quantos nos seja possvel, o livro esprita, que luz de hoje, amanh e sempre. O livro nobre livre da ignorncia, mas o livro esprita livra da ignorncia e livra do mal. Quem se consagra a Jesus Cristo aprende a legar um mundo melhor aos que lhe seguem os passos, atravs do concurso fraterno ao prximo e da bondade para com a vida de que comunga nas lides habituais.

25

PACINCIA E SERVIO
Emmanuel Caminhars na Terra, precisando de po que alente o corpo, entretanto, para que o carro da vida no permanea desgovernado, imprescindvel te apies na fora da pacincia. Para o esprito, a reencarnao como internato na escola, onde encontra a multido dos problemas que necessita equacionar no rumo de Estgios Superiores. As grandes idias que lhe patrocinam os anseios de burilamento a ascenso, constituem as disciplinas a que deve atender para libertar-se da ignorncia e todas as criaturas que lhe comungam a convivncia so colegas no aprendizado, junto dos quais induzido a aplicar os princpios edificantes que aprende. Cada companheiro, porm, um mundo por si. Unge-te, pois, de serenidade, se queres prestar auxlio. No consintas, no entanto, que a tua calma se reduza expectao. Pacincia inerte preguia resignada. Se no adianta esbravejar contra a sede, indispensvel se lhe d pelo menos um gole dgua. Se no vale gritar contra as sombras, imperioso se lhe administre algum socorro ainda que seja em frgil rstia de luz. Onde estivermos, saibamos entender e auxiliar, reconhecendo que se os outros so enigmas para ns, somos de nossa parte, outros tantos enigmas para eles. Dor ensinamento. Dificuldade provao necessria. Desespero desgaste por excesso de atrito. Suporta os entraves do caminho, procurando aperfeio-lo, aprendendo e servindo, amando e amparando sempre. Medita na pacincia dos Espritos Superiores que aceitam no Cristo o Divino Orientador, na execuo das prprias tarefas. Para eles, cada novo dia um novo tempo de esquecer o mal e fazer o Bem, melhorando a experincia e repetindo a lio.

You might also like