You are on page 1of 2

Teorias do Jornalismo: Teoria dos Definidores Primrios Quem so os responsveis pela manipulao das notcias?

De acordo com a Teoria dos Definidores de Opinio ou Definidores Primrios esta responsabilidade no somente do jornalista, mas tambm de fontes privilegiadas, como as oficiais, que tem certo poder na construo das notcias e da presso exercida dentro das redaes. Procurados pela credibilidade, as fontes oficiais podem utilizar os jornalistas como um meio ou instrumento (por isto, instrumentalista) para atingirem os seus objetivos. Os jornalistas so considerados engrenagens de um sistema capitalista, mas tambm so influenciados pelas rotinas nas redaes para a produo das notcias. Afinal, por que definidores primrios? So considerados definidores primrios, pois essas fontes so as primeiras a serem procuradas pelos jornalistas para falarem a respeito de determinado assunto, devido sua legitimidade e influncia.

Para os tericos da Teoria dos Definidores Primrios, as fontes promovem acontecimentos, e se j foram passivos diante da relao com a mdia e na produo de notcias, atualmente so pr-ativos. Existem fontes que inclusive passam por um treinamento de mdia, conhecido como media trainning, para aprenderem a como se comunicar melhor e lidar com a imprensa. Seguindo a lgica de Nelson Traquina, que procura explicar atravs das teorias porque as notcias so como so, poderamos dizer que na Teoria dos Definidores de Opinio: as notcias so como so porque as fontes privilegiadas decidem o formato e o contedo delas. Felipe Pena explica em seu livro Teorias do Jornalismo que as fontes primrias no fazem parte da maioria da populao, so pessoas com conhecimento, autoridades no assunto ou representantes das factualidades sociais. Na rea de economia os definidores primrios so visualizados com facilidade, j que como lembra o autor, o que dito por autoridades, ministros e especialistas so transformados em notcias econmicas para os diversos meios de comunicao. As Teorias dos Definidores Primrios e do Agendamento mostram uma falha bastante comum no jornalismo: quando um jornalista entrevista uma autoridade sobre determinado assunto, este publica uma notcia sem nem mesmo confirm-la com outras fontes, pois foi dito por algum que realmente entende do assunto, como conseqncia, temos a populao como receptora desta informao que influenciada pelo que foi divulgado, de forma negativa ou positiva. No porque algo foi dito por uma fonte oficial que a informao necessariamente verdadeira, sabemos da influncia que ocorre, principalmente em pocas de eleies. Portanto, essencial que as informaes sejam apuradas, por mais que tenham sido

ditas por especialistas, para que no final, a influncia seja benfica para a sociedade. Jogos de poder e influncia acontecem entre a mdia, populao e Governo. Ora a sociedade influenciada pela mdia, ora a mdia influenciada pelo Governo com suas fontes oficiais e tambm pelas fontes oficiosas, os famosos especialistas que do credibilidade s notcias, que conseqentemente influenciam novamente a sociedade. Seja um instrumento ou funes que fazem parte de um processo, aprendemos com as Teorias do Agendamento e dos Definidores Primrios que o jornalismo influencia e influenciado pelas relaes de poder. A sociedade, como parte deste processo, que alis uma das mais afetadas, merece que o jornalismo cumpra com suas funes e aproveite sua influncia de forma produtiva. Conscientes da influncia das fontes e de como podem influenciar a populao, os jornalistas podem e devem ser mais crticos e intelectuais.

You might also like