You are on page 1of 4

Das Provas

quinta-feira, 17 de maio de 2012 19:23

Direito Civil II Prof. Carlos Eduardo Nicoletti Camillo

@AleBezerra

1. Conceito
o meio empregado para demonstrar a existncia do ato ou negcio jurdico.

2. Atributos da Prova
A prova deve ser ADMISSVEL (no proibida em lei e aplicvel ao exame em caso), PERTINENTE (adequada demonstrao dos fatos em questo) e CONCLUDENTE (esclarecedora dos fatos controvertidos). Na rea Cvel, escuta telefnica no admitida. No campo penal, por sua vez, ela seja utilizada nos autos do processo SE o juiz assim autorizar a sua gravao.

3. Objeto da Prova
Os atos e fatos jurdicos.

3.1. Exceo: Art. 337, CPC. A parte, que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinrio,
provar-lhe- o teor e a vigncia, se assim o determinar o juiz.

3.2. Fatos que independem de prova: INCONTROVERSOS, CONFESSADOS, NOTRIOS, QUE GOZEM DE PRESUNO LEGAL DE VERACIDADE.

4. Fontes de Prova
Pessoas, coisas e fenmenos.

5. Meios de Prova
A menos quando a lei exigir forma especial, qualquer meio poder ser utilizado, na forma do Art. 332, CPC. Todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, ainda que no especificados neste Cdigo, so hbeis para provar a verdade dos fatos, em que se funda a ao ou a defesa.

6. nus da Prova
Art. 333, CPC. O nus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo do seu direito; II - ao ru, quanto existncia de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Pargrafo nico. nula a conveno que distribui de maneira diversa o nus da prova quando: I - recair sobre direito indisponvel da parte; II - tornar excessivamente difcil a uma parte o exerccio do direito.
No Cdigo de Defesa do Consumidor possvel a inverso do nus da prova, na qual entendese a vulnerabilidade do consumidor e a supremacia do produtor.

Cdigo Civil
Art. 212. Salvo o negcio a que se impe forma especial, o fato jurdico pode ser provado mediante: I - confisso; II - documento;
Pgina 1 de Das Provas

II - documento; III - testemunha; IV - presuno; V - percia.

7. Tipos de Provas

7.1. Confisso
Conceito Art. 348, CPC. H confisso, quando a parte admite a verdade de um fato, contrrio ao seu interesse e favorvel ao adversrio. A confisso judicial ou extrajudicial. Espcies: a. Judicial b. Extrajudicial Caractersticas: Deve ser pessoa capaz; Se feita por representante, s nos limites vinculantes ao representado; irrevogvel; Admite-se anulao em caso de erro ou coao; Pode ser espontnea ou provocada, expressa ou presumida (revelia 302 e 309).

7.2. Documentos
No se confundem com instrumentos pblicos ou particulares. Os ltimos so espcies do gnero documento. Instrumento pblico: Ou escritura pblica feita pelo oficial pblico, observando-se os requisitos dos art. 108 e 215, CC. Instrumentos Particulares: Faro prova plena, salvo se impugnados, caso em que se apresentar o original, provam as obrigaes convencionais de qualquer valor, sem ter, contudo, efeitos perante terceiros (art. 221).

7.3. Testemunhas
Podem ser instrumentrias ou judicirias. As ltimas prestam depoimento em juzo. As primeiras, so aquelas que assinam o instrumento. A prova testemunhal menos segura que a documental, pois resulta do depoimento oral das pessoas que viram, ouviram ou souberam dos fatos relacionados com a causa, por estar impregnada de alto grau de subjetividade.

Art. 228. No podem ser admitidos como testemunhas: I - os menores de dezesseis anos; II - aqueles que, por enfermidade ou retardamento mental, no tiverem
Pgina 2 de Das Provas

II - aqueles que, por enfermidade ou retardamento mental, no tiverem discernimento para a prtica dos atos da vida civil; III - os cegos e surdos, quando a cincia do fato que se quer provar dependa dos sentidos que lhes faltam; IV - o interessado no litgio, o amigo ntimo ou o inimigo capital das partes; V - os cnjuges, os ascendentes, os descendentes e os colaterais, at o terceiro grau de alguma das partes, por consanginidade, ou afinidade. Pargrafo nico. Para a prova de fatos que s elas conheam, pode o juiz admitir o depoimento das pessoas a que se refere este artigo. Art. 229. Ningum pode ser obrigado a depor sobre fato: I - a cujo respeito, por estado ou profisso, deva guardar segredo; II - a que no possa responder sem desonra prpria, de seu cnjuge, parente em grau sucessvel, ou amigo ntimo; III - que o exponha, ou s pessoas referidas no inciso antecedente, a perigo de vida, de demanda, ou de dano patrimonial imediato.

23/05/2012 18:48
7.4. Presuno
a ilao que se extrai de um fato conhecido, para se chegar a um desconhecido. No se confunde com indcio, que meio de se chegar a uma presuno. Deduo ou raciocnio lgico. Exemplo de presuno: morte presumida (6), gratuidade do mandato (art. 658, CC, a boa-f (1203, CC). As presunes podem ser legais (juris) ou comuns (hominis). Legais, decorrem da lei, como a que recai sobre o marido que a Lei presume ser o pai do filho nascido de sua mulher. Hominis ou comuns so as que se baseiam no que ordinariamente acontece, na experincia da vida: as dvidas do marido so contradas em benefcio da famlia. Impossibilidade de aplicao da presuno: 230, CC. As presunes legais podem ser:

Juris et de jure (absolutas) - as que no admitem prova em sentido contrrio. Ex. A lei considera absoluta: so fraudatria dos direitos dos outros credores as garantias de dvidas que o devedor insolvente tiver dado a algum credor (163, CC). Outro exemplo, mitigado pelo STF: Art. 224, CP.
Juris tantum (relativas) - as que admitem prova em sentido contrrio. Ex. A paternidade atribuda ao marido, em relao ao filho de sua mulher nascido na constncia do casamento, que poder ser elidia por meio da ao negatria de paternidade. Art. 1601, CC; Art. 232, CC.
Pgina 3 de Das Provas

Lei 12.004/2009: Art. 1 Esta Lei estabelece a presuno de paternidade no caso de recusa do suposto pai em submeter-se ao exame de cdigo gentico - DNA. Art. 2 A Lei no 8560, de 29 de dezembro de 1992, passa a vigorar acrescida do seguinte art.2-A: "Art. 2o-A. Na ao de investigao de paternidade, todos os meios legais, bem como os moralmente legtimos, sero hbeis para provar a verdade dos fatos. Pargrafo nico. A recusa do ru em se submeter ao exame de cdigo gentico - DNA gerar a presuno da paternidade, a ser apreciada em conjunto com o contexto probatrio."

7.5. Percia
A percia decorre de anlises de especialistas ou peritos, que abrangem: A) Exame: apreciao de alguma coisa, por peritos, para auxiliar o magistrado a formar a sua convico. Ex. exames grafotcnicos, exame DNA etc. B) Vistoria: percia restrita a inspeo ocular. frequente nas aes imobilirias, de maneira a perpetuar a memria de certos fatos transitrios. Ad perpetuam rei memoriam. C) Avaliao: o exame pericial destinado a apurar o valor de determinado bem, comum nas desapropriaes e indenizaes. Art. 231. Aquele que se nega a submeter-se a exame mdico necessrio no poder aproveitar-se de sua recusa. Art. 232. A recusa percia mdica ordenada pelo juiz poder suprir a prova que se pretendia obter com o exame. Smula 301, STJ. Em ao investigatria, a recusa do suposto pai a submeter-se ao exame de DNA induz presuno "juris tantum" de paternidade.

Pgina 4 de Das Provas

You might also like