You are on page 1of 3

Geologia Mercado de Trabalho

Bacharelado
a cincia que estuda a origem, a formao, a estrutura e a composio da crosta terrestre, alm das alteraes sofridas por ela no decorrer do tempo. O gelogo investiga a ao das foras naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a eroso, a glaciao e a desertificao. Para isso, ele pesquisa e analisa fsseis e minerais e a topografia dos terrenos. Esse especialista classifica rochas gneas, sedimentares e metamrficas, que ocorrem tanto na superfcie terrestre quanto no subsolo e no fundo do mar. Tambm localiza e acompanha a explorao de jazidas de minrio, depsitos subterrneos de gua e reservas de petrleo, carvo mineral e de gs natural. Faz parte de suas preocupaes procurar evitar os danos que a explorao desses recursos possa causar ao meio ambiente. Esse profissional elabora relatrios de impacto ambiental e analisa o terreno antes da realizao de grandes obras, como tneis, barragens, reservatrios, usinas, estradas, ferrovias, pontes e aterros.

O mercado de trabalho
O mercado de trabalho est bastante aquecido para o gelogo, no s pela descoberta de petrleo na camada do pr-sal, mas tambm por causa de obras que esto sendo realizadas no pas. A Petrobras e outras empresas que vo explorar esse petrleo j esto contratando. Outro setor que volta a crescer o de minerao. "Esse setor foi muito afetado pela crise econmica mundial, mas j est expandindo as atividades e recontratando. Temos notcias de vagas espalhadas por todas as regies do pas, mas destaco especialmente Gois e Mato Grosso", diz Joo Carlos Dourado, coordenador do curso da Unesp de Rio Claro. Acordos do Brasil com outros pases devem abrir oportunidade para que empresas brasileiras como a Companhia Vale do Rio Doce expandam suas operaes. Empresas do setor pblico, como a Petrobras e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, costumam abrir concursos para contratar esse profissional de Geologia. Ele tambm pode ser requisitado por laboratrios de pesquisa cientfica e tecnolgica. Quem trabalha no campo da geologia ambiental pode encontrar chances de emprego nas prefeituras para fazer planejamento e anlises de risco, a fim de evitar enchentes e deslizamentos de encostas. Empresas de todo o Brasil que fazem monitoramento para evitar vazamentos em postos de gasolina tambm costumam contratar o gelogo para elaborar anlises tcnicas. Ministrios pblicos federais e estaduais comeam a abrir vagas para o profissional em

geologia forense - ele contratado para fazer percias baseadas nas tcnicas da geologia e consegue descobrir, por exemplo, a origem de um carregamento de cermica contrabandeada com base na anlise da argila. Ou, ainda, pode ser chamado para analisar vestgios de barro em cenas de crime para determinar de onde o material. Prev-se tambm crescimento na rea acadmica, com oportunidades como pesquisador em instituies de ensino superior. Para dar aula nos cursos superiores, necessrio fazer mestrado e doutorado. Salrio inicial: R$ 3.060,00 (6 horas dirias; fonte: Crea-SP).

O curso
Comea com matrias bsicas, como qumica, matemtica, fsica e biologia, mas j no primeiro ano o aluno tem atividades de campo para se familiarizar com os contedos prprios da Geologia. Em seguida, entram no currculo algumas disciplinas especficas, como petrografia (descrio e anlise de rochas), sedimentologia e paleontologia. A partir do terceiro ano, a nfase dada formao profissional, com aulas de geologia econmica, sensoriamento remoto, tratamento de minrios e geologia urbana, entre outras. Parte considervel da formao ocorre em aulas prticas extraclasse. Nos trabalhos de campo, o estudante faz mapeamentos e coleta material que ser mais tarde analisado em laboratrio. Em algumas escolas, exige-se, no ltimo ano, um trabalho de concluso de curso, que pode ser feito em campo ou em uma empresa, de acordo com o tema escolhido. Durao mdia: cinco anos. Outro nome: Eng. Geolgica.

O que voc pode fazer


Engenharia geolgica Fazer o levantamento geolgico e geotcnico de reas para a construo de represas, tneis e estradas. Estudar a recuperao de reas degradadas por atividades de minerao. Geofsica Pesquisar os fenmenos eltricos, trmicos, magnticos, gravitacionais ou ssmicos do planeta. Geologia ambiental Planejar a ocupao de territrios e avaliar o risco geolgico (eroses, enchentes e deslizamentos) a que essas regies possam estar submetidas. Recuperar solos contaminados.

Geologia do petrleo Localizar e explorar reservas petrolferas e de gs natural, dentro da rea de recursos energticos. Hidrogeologia Descobrir depsitos de gua subterrneos e planejar sua explorao de forma a garantir a pureza das guas. Minerao Localizar jazidas e estudar a viabilidade econmica de sua explorao.
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/meio-ambiente-cienciasagrarias/geologia-603128.shtml

You might also like