You are on page 1of 5

Escola: CEJA - Centro de Educao de Jovens e Adultos - Ariosto da Riva Endereo: Av.

J S/N Alta Floresta - MT Corpo docente: 18 a 20 professores Faixa etria dos alunos: 15 a 50

O Centro para jovens e adultos CEJA Ariosto da Riva, composto por turmas heterogneas e, justamente devido a essa distribuio, temos em larga escala uma observao mais clara do que diz respeito a socializao; ou seja, diante turmas dessa natureza, podemos analisar a questo comportamental de maneira mais rica. Observamos, ento, a questo da discriminao em duas vertentes, a interior e a exterior. As duas percepes, sociolgica e psicolgica, nos instigam a pensar em uma terceira ainda no claramente definida, mas presente no dia-a-dia de sala de aula: a autopercepo que o aluno cria para si. Neste ponto, a baixa auto-estima caracterstica de uma identidade que grande parte do alunado nutre por si, pois se sentem rejeitados pela cultura letrada, da qual a escola legitima representante. Entretanto, alguns alunos fogem a esta baixa auto-estima se autodeterminando em busca de sua vocao ontolgica em ser mais (FREIRE, 2002). O aluno de EJA, portanto, passa a ser um aluno que depende ainda mais da autoestima para poder concluir seus estudos, o que j foi deixado de lado, em alguma outra ocasio. O fator qu deve ser analisado ento, o que diz respeito a dificuldade de aprendizagem. Na maioria das turmas, encontramos nos deparamos com um choque entre a jovialidade e a experincia; e podemos ir mais alm; pois nos deparamos tambm, com jovens de classe mdia alta, que no concluram ainda o ensino mdio, por disporem de falta de interesse escolar, e por outro lado, temos o trabalhador braal, proletrio, desempregado e donas de casa.

As aulas passam a ganhar um sentido mais de vivncia, do que somente o ensino voltado ao cientfico. A troca de informaes passa a ser primordial em ambientes de EJA: uma prtica que se edifica no exerccio do dia-a-dia da ao pedaggica que ocorre pela presena na escola (CALDEIRA, 1995; RODRIGUES, 2008). Professor e aluno devem desenvolver mecanismos de comunicao que no afetem o relacionamento um do outro, e nem mesmo uns com os outros em sala. Senhores e senhoras que participam dessas turmas, comumente, j esto com suas ideias e ideais formados e dificilmente do abertura para que outras vises sejam aceitas. Muitos desses alunos, principalmente na faixa entre 40 e 50 anos, se veem em condio menor diante dos mais jovens, e se colocam em papel de vtimas sociais, sem nem perceberem isso. Esta problematizao nos faz compreender que no cotidiano escolar so fomentados conhecimentos e que so gerados e geram mltiplos contextos de formao e construo da realidade da escola, especialmente as da sala de aula (FERRAO, 2005). As unidades de EJA, portanto, devem levar sempre em considerao esse apanhado de situaes que levam os alunos a criarem conflitos em sala de aula. Observamos tambm que a discriminao racial, assim como em todas as outras escolas regulares, acontece, s que de maneira mais sutil. Podemos analisar um breve histrico da situao de determinado aluno que deixou os estudos por ter que trabalhar e sustentar sua famlia, e esse mesmo aluno, no teve muitas oportunidades na vida, e, em simples amostragem, podemos identificar que so, em sua maioria, negros. Nessas turmas, portanto o reflexo da falta de oportunidades que o negro ainda encontra. Segundo Gomes (2004) , pesquisas constatam a forte presena da populao negra em EJA. Suas histrias de vida e trajetrias escolares so marcadas por uma srie de desigualdades. A tendncia desses alunos, serem vistos e se verem sempre como algo a parte, salvo raras excees, que conseguem se sobressair diante do cenrio de diviso que h em todo ambiente social.

A desigualdade racial, portanto, nessa modalidade de ensino, torna-se ainda mais aparente levando-se em conta a questo da maturidade e da imaturidade dos alunos, quando estamos diante dessa percepo mais abrangente, podemos observar isso quando o docente realmente tem olhos crticos, que em turmas assim, o trabalho de socializao deve ser feito de maneira ainda mais constante. Unir a experincia a jovialidade, e traar maneiras de afirmar a importncia de cada um, uma das estratgias louvveis para minimizar a discriminao.

Ao analisar in loco as diversas situaes na escola em que leciono, posiciono-me diante da questo organizacional. O corpo docente deve elaborar bem mais que planejamentos de aulas. Devemos aliar o que j temos que o vasto conhecimento de mundo desses alunos que vivem todo tipo de experincia. Uma escola mais democrtica exige a participao de todos, para que lutem de forma igual para superarem as dificuldades. O professor de EJA, como todos os outros, no devem ser o centro das atenes, necessrio abrir debates, e fazer com que os alunos enxerguem suas realidades de uma forma positiva, e o incentivo a melhorias nas condies, tanto da escola, devem partir desse coletivo. A participao de alunos no CDCE, a elaborao de campanhas, a exposio de trabalhos; exposies literrias; oficinas de arte; entre outros. O aluno, quando motivado, sente a necessidade de melhorar cada vez mais, e muitos desses alunos, carregam uma carga negativa por serem considerados analfabetos funcionais, trabalhadores que ocupam cargos menos remunerados e mulheres que, a vida toda dependeram de seus maridos para viver. Quando encontram na escola, a necessidade de se afirmarem e passam a valorizar cada aula, cada novo aprendizado. A escola tem um papel fundamental, na minimizao das diferenas, e o professor o mediador desse processo. Assim, cada um deve aliar-se ao trabalho voltado ao real aprendizado desses alunos. As reunies pedaggicas, no so para debaterem o grau de dificuldades, que muitas vezes, vejo sendo caoadas por professores. Infelizmente, essa uma triste realidade, dentro de modalidades de EJA. O que devemos fazer lutar para que nossos alunos sejam visto como iguais, e que a dificuldade, no o no aprender e sim, o no querer aprender.

Portanto, o dilogo professor/coordenao/aluno, deve ser uma constante forma de mudana. Abrir espao para que o aluno fale de suas dificuldades e anseios, o primeiro passo para uma escola realmente participativa. necessrio um cronograma de palestras, que visem desde a necessidade emocional do aluno, como incentivos at a questo de preparao para cursos universitrios, porque esses alunos, infelizmente, criaram a ideia de que basta apenas o ensino mdio, porque muitos j esto com a idade avanada e no conseguiriam ir adiante, o que no verdade.

Temos constatado que essa ideia ainda um dos problemas que devemos solucionar em sala de aula. A baixa estima um dos incentivos para que o prprio aluno de EJA deixe os estudos, assim, como fez no passado. Em nossa escola, procuramos desenvolver diversas atividades, que integrem todas as reas do conhecimento, e quando ministramos nossas aulas, procuramos ao mximo incorporar toda a sala em busca de compartilhar as informaes tanto empricas, quanto cientficas. A elaborao de projetos que so ministrados durante o ano, se volta exclusivamente para todas as disciplinas e isso, exige a participao de todos os alunos e professores. Um exemplo bem sucedido so as oficinas pedaggicas que, na prtica, so responsveis por inmeras apresentaes criativas e bem sucedidas. Os prprios alunos criam temas e situaes a serem debatidas, e isso, faz com que todos se interessem. Geralmente, em turmas de EJA, um certo conflito de ideias, nesse momento, que o professor administra as situaes e consegue observar o problema da discriminao, pois o senhor ou a senhora, no aceita a ideia do mais jovem, ou vice e versa. Outra observao a necessidade que os mais velhos tm de aprender. Diferente do jovem de hoje em dia, que no sente essa mesma necessidade, o aluno na faixa dos 40 a 50 anos, est em um mundo de descobertas, como se vivenciassem os primeiros anos de escola, e isso faz com que a busca pelo conhecimento seja colocado em primeiro plano. Os cadernos so caprichados, os horrios so cumpridos, e o mais importante, o senso crtico torna-se mais apurado. dever da escola ento, dar continuidade nesse trabalho em prol ao bom rendimento dos alunos levando em conta todas essas diferenas. A elaborao e execuo dos projetos devem continuar envolvendo os alunos, e o dilogo, a cima de tudo, deve ser a mais importante ferramenta nesse processo. Uma escola feita por todos, e turmas de EJA, necessitam ainda mais reconhecerem as suas capacidades.

Bibliografia: http://need.unemat.br/3_forum/artigos/19.pdf http://www.artigonal.com/educacao-online-artigos/educacao-de-jovens-e-adultos-eja-perspectivasdesafios-e-possibilidades-1421052.html http://ejadifcdeaprendizagem.blogspot.com/

You might also like