You are on page 1of 31

MANUAL DO ESTAGIRIO

ORIENTAES AO ESTUDANTE SOBRE O ESTGIO NA DEFENSORIA PBLICA, ALERTANDO E CONSCIENTIZANDO SOBRE SEUS DIREITOS E DEVERES.

ESTAGIRIO!
Para auxili-lo no desenvolvimento de suas atividades, elaboramos este material que apresenta a Defensoria Pblica do Estado bem como os direitos e deveres bem como os procedimentos a serem adotados durante o estgio. Lembramos que, alm da oportunidade do aprendizado a partir da prtica jurdica, voc estar desempenhando um importante papel social, auxiliando no atendimento s pessoas carentes assistidas pela Defensoria Pblica. Claudia Camargo Barros Defensora Pblica Supervisora-Geral dos Estgios

O QUE O ESTGIO?
Estgio um conjunto de atividades teis do conhecimento do estudante, permitindo dos conceitos tericos s situaes preparando o estagirio para o ingresso no trabalho. solidificao a aplicao prticas e mercado de

O Estgio desenvolvido na DPE considerado servio pblico relevante e como prtica forense (art. 145, 3, da LC 80/94), bem como considerado vlido para fins de inscrio no quadro de estagirios da OAB (art. 28 do Regulamento da OAB).

LEGISLAO APLICVEL
Lei n. 11.788/2008 Nova Lei de Estgios Dispe sobre o estgios de estudantes e d outras providncias. Lei n. 8.906/94 - Estatuto da OAB - (art. 3, 2). Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB - (arts. 27 a 29). LC 80/94 Organiza a Defensoria Pblica da Unio, do Distrito Federal, dos Territrios e prescreve normas gerais para sua organizao nos Estados, e d outras providncias (art. 145). LC 10.194/94 - Cria a Defensoria Pblica do Estado do RS e dispe sobre sua competncia, estrutura e funcionamento, e d outras providncias (art. 16).

MODALIDADES DE ESTGIO NA DPE


I FORENSE: disponvel para acadmicos que estejam matriculados nos 04 (quatro) ltimos semestres do Curso de Direito. II ADMINISTRATIVO: disponvel para alunos de educao especial, ensino fundamental (anos finais na modalidade EJA), ensino mdio regular, ensino mdio profissionalizante e ensino superior (estudantes do curso de Direito abaixo do 7 semestre semestre e outros cursos).

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTGIO (TCE)


o documento (contrato) onde esto estabelecidas as condies do estgio, ou seja, onde esto informados os direitos e deveres acordados entre o Estudante, a Instituio de Ensino e a Empresa (Unidade Concedente). ATENO! No inicie suas atividades de estgio sem que voc tenha encaminhado os documentos para a confeco do TCE (contrato) e sem que voc tenha recebido autorizao da Superviso de Estgios!

PASSO A PASSO PARA INCIO DO ESTGIO


Entrevista com o Defensor Pblico; Juntada da documentao (imprimir formulrios do site, preencher, assinar e anexar documentos da Instituio de Ensino); Encaminhar, com urgncia, a documentao para a Superviso de Estgios; Aguardar autorizao da Superviso de Estgios para o incio de suas atividades; Quando o TCE (contrato) estiver pronto, a Superviso de Estgios encaminhar as 04 (quatro) vias para que voc assine; Leia atentamente o seu TCE (contrato); Leve, imediatamente, as 04 (quatro) vias do seu TCE para que sua Instituio de Ensino assine; A Instituio de Ensino ficar com 01 (uma) via do seu TCE (contrato) e devolver as outras 03 (trs) vias assinadas; Uma das vias do TCE (contrato) dever permanecer com o estudante, sendo que as outras 02 (duas) vias devero ser devolvidas, imediatamente, para a Superviso de Estgios; Se o estudante desejar renovar seu TCE, dever encaminhar a documentao para a renovao at 30 dias antes do vencimento do contrato.

PARA CONFECO DO TCE


Estudantes do ensino superior Documentos necessrios que devero ser encaminhados Superviso de Estgios antes do incio de suas atividades para a confeco do TCE (contrato): ENSINO SUPERIOR Cpia do CPF e RG Cpia de comprovante de residncia 2 fotos 2x2 Histrico acadmico original Atestado de semestralidade original Ficha cadastral preenchida e assinada (no site Cd. SE009) Ficha de apresentao de estagirio (no site Cd. SE010) Ficha de dados bancrios (no site Cd. SE011)

PARA CONFECO DO TCE


Estudantes do ensino mdio e/ou profissionalizante Documentos necessrios que devero ser encaminhados Superviso de Estgios antes do incio de suas atividades para a confeco do TCE (contrato): ENSINO MDIO/PROFISSIONALIZANTE Cpia do CPF e RG Cpia de comprovante de residncia 2 fotos 2x2 Comprovante de matrcula original Ficha cadastral preenchida e assinada (no site Cd. SE009) Ficha de apresentao de estagirio (no site Cd. SE010) Ficha de dados bancrios (no site Cd. SE011)

RENOVAO DO TCE (contrato)


ATENO! Os documentos para renovao devero ser encaminhados para a Superviso de Estgios com antecedncia mnima de 30 dias do trmino do contrato anterior, sob pena de no recebimento do valor da bolsa-auxlio. ENSINO SUPERIOR Atestado de semestralidade original Atestado de aprovao original do semestre anterior Relatrio semestral de atividades (Cdigo SE018) Avaliao de Estgio fornecida pela sua Instituio de Ensino/ Caso sua Instiuio de Ensino no possua formulrio prprio, utilize a Avaliao de Estgios da FDRH (Cdigo SE019) ENSINO MDIO/PROFISSIONALIZANTE Comprovante de matrcula original Avaliao de Estgio da FDRH (no site Cd. SE019)

BOLSA-AUXLIO
Bolsa-auxlio no salrio. uma ajuda em dinheiro que, sem constituir contraprestao financeira pelas atividades desenvolvidas, tem por finalidade auxiliar o estagirio a cobrir parte de seus gastos pessoais. A condio necessria para o pagamento da bolsa-auxlio a apresentao mensal da efetividade, aps a regularizao da situao do estudante e confeco do contrato. Somente sero computadas as horas efetivamente desenvolvidas nas dependncias da Defensoria Pblica.

CARGA-HORRIA
A jornada de atividade em estgio, a ser cumprida pelo estudante, dever compatibilizar-se com o seu horrio escolar e com o horrio da unidade concedente (conforme art. 10 da L. 11.788/2008), observando-se o seguinte: Estudantes de educao especial e ensino fundamental (EJA): mximo de 20 (vinte) horas semanais, no podendo exceder 04 (quatro) horas dirias. Estudantes do ensino superior, educao profissional e ensino mdio regular: mximo de 30 (trinta) horas semanais, no podendo exceder a 06 (seis) horas dirias.

DURAO DO ESTGIO
O perodo mnimo de estgio de 06 (seis) meses, podendo haver renovao do TCE. O estgio ter durao mxima de 02 (dois) anos (conforme art. 11 da Lei n. 11.788/2008) na mesma unidade concedente, exceto quando se tratar de pessoa com deficincia.

ATIVIDADES DOS ESTAGIRIOS


Executar servios de digitao, correspondncia, escriturao, protocolo, registro, arquivo e pesquisa de doutrina e jurisprudncia. Auxiliar os Defensores Pblicos no atendimento ao pblico. Realizar atendimento aos assistidos na presena e sob a orientao do Defensor Supervisor local. Desempenhar quaisquer outras atividades compatveis com sua condio acadmica desde que no envolvam atividades privativas do Defensor Pblico.

DIREITOS DOS ESTAGIRIOS


Receber bolsa e auxlio-transporte no caso de estgio noobrigatrio. Ter contratado para si seguro contra acidentes pessoais. Perodo de recesso de 30 dias, sempre que o estgio tenha durao igual ou superior a dois semestres. Carga horria reduzida pelo menos metade nos perodos de avaliao escolar. Obter, ao final das atividades, Termo de Realizao de Estgio. Desenvolver suas atividades de acordo com as condies estabelecidas no TCE. Receber orientao e acompanhamento no estgio.

DEVERES DOS ESTAGIRIOS


Cumprir horrios e registrar diariamente sua freqncia ao estgio. Permanecer no local de trabalho durante o horrio estabelecido, usando crach de identificao. Manter sigilo referente s informaes a que tiver acesso Trajar-se de modo compatvel com o decoro da atividade. Ter lealdade Instituio onde est estagiando. Portar-se com urbanidade, respeito e cordialidade. Somente iniciar suas atividades aps regularizar sua situao, com a entrega da documentao necessria e devida autorizao da SE. Encaminhar, 30 dias antes do vencimento, a documentao necessria para a renovao do TCE, sob pena de no recebimento da bolsa-auxlio. Remeter, mensalmente, Diviso de Pessoal, a folha de efetividade preenchida e assinada, sob pena de no recebimento da bolsa-auxlio.

VEDAES
Praticar atos privativos de Defensor Pblico ou qualquer outro ato a que no esteja expressamente autorizado. Exercer, simultaneamente, outras atividades (cargo eletivo, funes judicirias ou policiais e advocacia) incompatveis com o estgio. Usar papis com timbre da instituio em atividades alheias ao servio Valer-se do estgio para captar clientela ou obter vantagem para si, ou para outrem. Prestar atendimento parte, sem a presena e orientao do Defensor Pblico Supervisor. Assinar peties sem possuir a carteira de estagirio da OAB. Ausentar-se do servio durante o expediente, sem prvia autorizao do supervisor. Permanecer nas dependncias da DPE sem a devida regularizao de sua situao e autorizao da SE.

TICA DO ESTAGIRIO

O estagirio dever manter um padro de tica, buscando obter familiaridade com sua futura postura profissional. Veja como seguir esse padro: Cumpra seu papel com responsabilidade, procedendo com lealdade e boa-f. Porte-se com urbanidade, respeito e cordialidade. Respeite as partes, tratando-as com urbanidade e cordialidade, ainda que suas pretenses sejam equivocadas. Seja sempre pontual. Evite faltar ao estgio. Caso haja necessidade, comunique com antecedncia o seu orientador. Procure vestir-se de maneira discreta durante suas atividades na DPE. Zele pelos equipamentos e bens em geral da Instituio. Tenha iniciativa e mostre motivao no desenvolvimento de suas atividades. Procure aperfeioar sua comunicao oral e escrita. Racionalize o uso do material, evitando desperdcio.

DESLIGAMENTO DO ESTAGIRIO
O estagirio ser desligado nas seguintes hipteses: I- a pedido da parte interessada, mediante requerimento; II de ofcio: a) ao trmino do perodo de 02 (dois) anos; b) pela interrupo, reprovao ou concluso do curso; c) por prtica de ato que justifique seu desligamento; d) por interesse e convenincia da Administrao.

COMO INGRESSAR NO QUADRO DE ESTAGIRIOS DA DPE


Para ingressar no quadro de estagirios forenses necessrio estar matriculado nos 04 ltimos semestres do curso de Direito e ser aprovado em teste objetivo sobre as matrias de Direito Civil, Direito Penal e Lngua Portuguesa. Informaes referentes a outras modalidades de estgio devem ser obtidas no escritrio da Defensoria de sua cidade (interior). Em Porto Alegre, os estudantes devem dirigir-se Superviso de Estgios (Rua Sete de Setembro, 666, 1o andar, Centro) ou, ainda, atravs do site www.dpe.rs.gov.br ou enviar o currculo para estagioforense@dpe.rs.gov.br.

O QUE A DEFENSORIA PBLICA?


A Defensoria Pblica instituio essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientao jurdica e defesa, em todos os graus, dos necessitados na forma da lei (art. 134 da CF/88). Em resumo: o Defensor Pblico o defensor dos direitos daquele cidado que no pode pagar por um advogado.

LEGISLAO APLICVEL
Constituio Federal - Art. 5, inciso LXXIV e art. 134. Constituio Estadual - Art. 120. LC 80/94 (Federal). LC 9.230/94 (Estadual). Lei n. 1.060/50.

MISSO DA DEFENSORIA PBLICA


Garantir os princpios constitucionais de ACESSO JUSTIA e IGUALDADE ENTRE AS PARTES bem como o direito efetivao de direitos e liberdades fundamentais (O DIREITO DE TER DIREITOS).

DEFENSORIA PBLICA - Art. 134 da CF/88 - A Defensoria Pblica instituio essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientao jurdica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do Art. 5, LXXIV. MINISTRIO PBLICO - Art. 127 da CF/88 - O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis.

A DP essencial prpria Justia, do mesmo modo que o Ministrio Pblico. A est tratada constitucionalmente no mesmo plano de importncia que o Ministrio Pblico. PODERES DE ESTADO: EXECUTIVO LEGISLATIVO JUDICIRIO

INSTITUIES DE ESTADO: DEFENSORIA PBLICA MINISTRIO PBLICO

DEFENSORIA PBLICA DA UNIO


Na Defensoria Pblica da Unio(DPU) esto os

Defensores Pblicos que atuam na Justia Federal, Eleitoral, Trabalhista e Militar. Assim, quando uma pessoa precisa resolver um problema com o Governo Federal, o INSS, a CEF, INCRA, Universidades Federais e demais rgos federais, o Defensor Pblico da Unio quem vai represent-la.

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO

No Rio Grande do Sul, a Defensoria Pblica foi criada em 1994, com o objetivo de assegurar o acesso Justia ao cidado carente, fortalecendo o princpio da igualdade, prestando assistncia jurdica integral e gratuita.

QUEM SO PBLICOS?

OS

DEFENSORES

So pessoas formadas em Direito. O ingresso se d atravs de CONCURSO PBLICO (art. 37, inciso II, c/c art. 134, par. nico, da CF) de provas e ttulos. Possuem as seguintes GARANTIAS: inamovibilidade, independncia funcional e irredutibilidade de vencimentos (art. 43 da LC n 80/94 ).

REAS DE ATUAO DA DPE


A Defensoria Pblica do Estado atua em matria cvel, penal e administrativa na esfera judicial e extrajudicial, em todos os graus de jurisdio, exclusivamente perante a Justia Estadual. rea Cvel rea Penal Sistema Prisional Direito Administrativo

QUEM PODE SER ATENDIDO PELA DPE?


AES CVEIS: renda mensal lquida familiar igual ou inferior a 03 (trs) SM, deduzindo-se 1/2 SM por dependente, parcelas do INSS, IPE, IR, IPTU, aluguel, penso alimentcia, gua, luz e/ou condomnio. JUIZADO ESPECIAL: renda familiar de 05 (cinco) SM. JUIZADO DA INFNCIA E JUVENTUDE E VARAS DE FAMLIA onde h interesse de crianas e adolescentes, idosos e mulheres vtimas de violncia, aplica-se o limite de renda familiar lquida de 05 (cinco) SM. DEFESA CRIMINAL - nas defesas criminais no h limite de renda, por fora do princpio da Ampla Defesa. Rus com condies econmicas, ser fixado honorrios ao FADEP (Fundo de Aparelhamento da Defensoria Pblica).

COLOCAMO-NOS DISPOSIO PARA DVIDAS QUE SURGIREM! Superviso de Estgio Forense


Rua Sete de Setembro, 666, 1o andar, Centro, Porto Alegre/RS

estagioforense@dpe.rs.gov.br
Telefones: (51) 3211-2233 Ramal 2051 e 2072

You might also like