You are on page 1of 11

Computadores Fazem Arte: a arte contempornea na era digital

Fabrcia Gouveia Ferraz1

RESUMO
Este trabalho discorre brevemente sobre a arte, o virtual, a imagem, a computao grfica, e a arte digital interativa. Examina o mundo contemporneo sob a tica da tecnologia digital e traa um paralelo entre os dois. Mostra atravs de links, no blog, exemplos virtuais da ciberarte e algumas de suas inmeras possibilidades. Conclui confirmando que a arte faz parte do homem e que este faz parte do mundo virtual como seu agente e seu observador. PALAVRAS-CHAVE: Virtual. Computao Grfica. Ciberarte. Arte Digital Interativa. Links. Blog.

Aluna do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Cursando a quarta etapa em 2008/2. Trabalho de concluso da disciplina de Documentos Eletrnicos (BIB03064) ministrada pelo professor Alexandre Semeler. fabiferraz@hotmail.com

2 1 INTRODUO

Conceituar o que Arte pode ser to abstrato quanto a arte em si. tarefa que demanda tanto a observao focada, especfica como a abrangente, generalizadora. A arte est presente e intrinsecamente ligada ao mundo humano, seja ele real ou, nos tempos contemporneos, virtual. E dessa mistura com o digital que surge a chamada ciberarte. A arte digital ps-moderna, ela usa a informtica e seus avanos como ferramenta de sua criao. fascinante, pois permite uma gama enorme de possibilidades e efeitos podendo ser essencialmente interativa, de produo coletiva. gil, porm demanda um conhecimento tcnico do mundo virtual, que leva filsofos-pensadores a questionar a sua validade. A rpida mudana nos instrumentos de construo artstica, gerou a necessidade da reavaliao dos conceitos de arte propriamente ditos, e a definio daqueles relativos esfera virtual.

3 2 A ARTE

De acordo com duas definies do Dicionrio Houaiss de Lngua Portuguesa, a arte pode ser, segundo a viso de Plato, a habilidade ou disposio dirigida para a execuo de uma finalidade prtica ou terica, realizada de forma consciente, controlada e racional. Esse significado, apesar de abrangente, coloca a arte como sendo algo medido, controlvel, cujo resultado pode ser atingido de forma esperada e planejada. J a outra definio, que remonta ao aristotelismo, diz que arte o conjunto de meios e procedimentos atravs dos quais possvel a obteno de finalidades prticas ou a produo de objetos; tcnica. Ambas as definies, porm, exprimem uma viso pragmtica do que por essncia foi criado para ser uma vlvula de escape da alma. A arte, ento, que nasceu tentando imitar a realidade a sua volta, a partir da era moderna passa a ser uma ferramenta do artista para expressar a sua prpria viso dessa realidade. A arte contempornea, por sua vez, pretende propor um pensamento sobre a prpria arte, sobre sua linguagem e funo. O artista contemporneo, ao contrrio do artista moderno, que busca o novo, busca a experimentao de tcnicas e instrumentos novos visando produo de outros significados. Os questionamentos a respeito de uma definio sobre Arte Contempornea so diversos e as concluses, mltiplas, mas esta incerteza o cerne da questo, que talvez exija uma no-definio, como expe Maria Tomaselli (2008):

Contemporneo quer dizer pertencente ao nosso tempo, o que se produz agora. A nfase est no termo nosso tempo, agora, no no fazer. aqui que entram as divergncias na definio do termo Arte Contempornea. Muita gente acha que quem faz arte hoje j artista contemporneo. Outros exigem uma atitude diferente. Definem a arte como lidando com cincia, pesquisas, com novas mdias, com o mundo virtual, instalaes, performances, happenings, flash-mobs etc. A querem efmera, passageira, sobrevivente apenas nos vestgios que deixa, em forma de documentao.

4 H o consenso que o artista contemporneo deve viver o seu tempo, sua produo artstica deve refletir, instigar e interferir no presente. Vivemos numa era imersa na tecnologia digital, que transformou a sociedade nos ltimos 50 anos. A arte contempornea no poderia passar por esta experincia, intocada. Em 1968, Londres apresentava a primeira exposio com obras criadas com a ajuda do computador, a Cybernetic Serendipity. Antes disto, o artista sulcoreano Nam June Paik, do grupo Fluxus, j atentava para a utilizao das novas tecnologias quando comeou a sua produo de vdeo-arte. marcado assim, o incio de uma nova forma de expresso, a expresso digital.

5 3 O VIRTUAL

A Era Digital, do virtual, no s transformou nosso cotidiano, como tambm a nossa realidade. O ambiente digital virtual, mas estamos to imersos nele que nos parece mais real que o prprio real. Segundo Pierre Lvy:

[ . . . ] o virtual no se ope ao real, mas sim ao actual. Contrariamente ao possvel, esttico e j constitudo, o virtual como o complexo problemtico, o n de tendncias ou de foras que acompanha uma situao, um acontecimento, um objecto ou uma entidade qualquer, e que chama um processo de resoluo: a actualizao. (LVY, 1996, p.16)

O virtual recria a realidade com tamanha perfeio que chega a por em questo a sua prpria legitimidade. Ele efmero e atemporal, e assim como as simulaes, os jogos, a informao, e a interatividade, define o mundo digital. Atualmente, o leque de utilizao das tcnicas digitais se expandiu muito, abrangendo a manipulao de fotos, a pintura digital, o desenho digital, a pixel art, o oekaki, as ilustraes vetoriais, as animaes bidimensionais, tridimensinais, e fractais, so alguns exemplos das formas de arte produzidas digitalmente. As ferramentas digitais utilizadas principalmente na manipulao de imagens e som, so cada dia mais populares e esto quase substituindo os brinquedos de antigamente, tamanha sua penetrao entre um pblico que cada vez mais cedo mergulha na tecnologia. A complexidade das ferramentas digitais acrescida em upgrades dirios, e com ela, a sofisticao de seu uso. Em contrapartida sua manipulao, que simplifica a cada verso. A sua popularizao trouxe uma multiplicidade de seu uso, que no fica restrito ao seu objetivo como ferramenta, e cai nas mos de artistas que as manipulam na construo de experincias, possibilidades, novas formas e usos da prpria ferramenta.

6 O artista contemporneo, assim como o cidado contemporneo, est inserido em uma cultura que valoriza a imagem, numa sociedade iconoclasta, que atravs dos meios (mdia) constri sua realidade, simulada e mitificada. Nada mais natural que muitos artistas expressem este paradigma ps-moderno com as prprias ferramentas que os torturam, e por isso, se faz necessrio falar um pouco da noo contempornea de imagem, e de como ela intrnseca a todo esse processo digital.

7 4 A IMAGEM

As imagens so, segundo Flusser (1985), mediaes entre homem e mundo, intermediadas pela magia subjetiva de interpretao desse mundo. Ainda segundo o autor:

Imagens tm o propsito de representar o mundo. Mas, ao faz-lo, entrepem-se entre mundo e homem. Seu propsito serem mapas do mundo, mas passam a ser biombos. O homem, ao invs de se servir das imagens em funo do mundo, passa a viver em funo de imagens. No mais decifra as cenas da imagem como significados do mundo, mas o prprio mundo vai sendo vivenciado como conjunto de cenas. (FLUSSER, 1985, p.7)

No campo imagtico, Flusser (1985) classifica a fotografia como sendo o primeiro e mais simples modelo de imagem tcnica, considerada pelo autor como a responsvel por emancipar a sociedade da necessidade de pensar conceitualmente. E, aparentemente, a partir de seu advento, a realidade passaria a ser captada de uma forma mais objetiva, representativa do mundo que estava sendo gravado na chapa fotogrfica. Contudo, ao contrrio do que parecia, a fotografia tornou o mundo mais subjetivo, sujeito ao olhar de um observador atravs de uma lente, e tambm a toda tecnologia que se seguiu no aperfeioamento dos aparelhos fotogrficos. Essa tecnologia em sentido ampliado possibilitou o universo dos meios de comunicao, tornando-se parte intrnseca dele. Portanto, no se pode pensar no impacto causado pela Revoluo da Imagem atravs dos anos, sem se pensar na prpria Revoluo Digital.

8 5 A COMPUTAO GRFICA COMO FERRAMENTA

A Revoluo Digital tem origem um tanto incerta, acredita-se que seu alicerce, a computao grfica, comeou em 1950, com um computador projetado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) que foi o primeiro a possuir recursos grficos de visualizao de dados numricos chamado de Whirlwind I (AZEVEDO, 2003, p.4). Hoje em dia, uma maneira de se entender a rea de computao grfica subdividi-la em trs grandes subgrupos, que, resumidamente, so de acordo com Azevedo (2003): a) a sntese: as representaes visuais de objetos criados pelo computador a partir das especificaes geomtricas e visuais de seus componentes; b) o processamento: o processamento das imagens na forma digital e suas transformaes; c) a anlise de imagens: para a obteno de caractersticas desejadas. Ainda segundo Azevedo (2003), esta ferramenta [a computao grfica] proporciona um maior poder de abstrao, ajudando na criao de imagens complexas e em muitos casos no imaginadas. A tarefa do artista mais do que nunca ter a idia, e a matemtica e os computadores se responsabilizam por execut-la. O autor ainda afirma que:

A computao grfica vista como ferramenta indicaria que temos um artista responsvel pela arte gerada. Mesmo as imagens geradas a partir de equaes podem ser consideradas arte, se essas equaes forem fruto da criatividade e da capacidade do descobridor que manifesta sua habilidade e originalidade inventiva. (AZEVEDO, 2003, p.4)

Em sentido mais transcendente, a construo das imagens atravs das ferramentas da mdia nos descola da realidade e nos transforma em simulaes mitificadas, onde o impossvel vira ordem do dia, e surge a Arte Digital.

6 A ARTE DIGITAL INTERATIVA

Tambm chamada de ciberarte, caracteriza-se por ser uma arte coletiva e essencialmente interativa, onde a obra s considerada acabada quando tocada, e cuja participao segundo Pierre Lvy:

daqueles que a experimentam, as interpretam, as exploram ou as lem. No se trata somente de uma participao na construo do sentido, mas realmente na co-produo da obra, desde que o espectador chamado a intervir diretamente, a fazer a obra acontecer (a materializao, o aparecimento das imagens, a edio, o desenvolvimento efetivo naquele momento e lugar) de uma seqncia de sinais ou de acontecimentos.

http://artecno.ucs.br/proj_tecnicos/artint.htm (site visitado em 10/11/2008)

Apesar de muito contempornea, a arte digital consegue atingir todas as idades, desde crianas a idosos, mesmo quando estes possuem limitaes quanto era digital. Prova disso foi o festival de arte digital que aconteceu em Porto Alegre em 2008, o File (Festival de Linguagem Eletrnica) que possibilitou que milhares de pessoas interagissem com o universo eletrnico. Visto isso, pode-se dizer que a diferena entre a Arte e a Ciberarte reside no fato de a segunda, ao contrrio da primeira, ser uma forma de expresso muito pouco excludente, que permite que pessoas de diferentes geraes desfrutem, ao mesmo tempo, de seu produto final; e que, sua contribuio ser alm da esfera artstica, ilusionista, e imergir para as esferas psico-sociais.

10 7 CONSIDERAES FINAIS

A arte inerente ao ser humano, e lhe acompanha em todos os momentos de sua evoluo desde os primrdios. E em uma tentativa de se entender o presente momento pelo qual passa a arte no mundo informatizado, que se tenta conceitualiz-la. Contudo, para isso necessria uma viso atualizada, ampla e flexvel da realidade, para que se possa, com a rapidez de um toque no teclado do computador, absorver e usufruir das novas combinaes que as descobertas tecnolgicas oferecem.

11 REFERNCIAS AZEVEDO, Eduardo. Computao Grfica: teoria e prtica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. P. 3-27. FLUSSER, Vilm. Filosofia da Caixa Preta. So Paulo: Hucitec, 1985. P. 1-92. LVY, Pierre. O Que o Virtual? So Paulo: Editora 34, 1996, P.16. LVY, Pierre. Arte Interativa e Ciber Cultura. Disponvel em: http://artecno.ucs.br/proj_tecnicos/artint.htm, acesso em 10/11/2008 TOMASELLI, Maria. O Que Arte Contempornea?. Disponvel em: http://to.plugin.com.br/artcont.htm, acesso em 08/11/2008

You might also like