You are on page 1of 8

No quero que ningum ignore meus gritos de dor, e quero que eles sejam ouvidos Antonin Artaud

No Hospital Psiquitrico de Rodez, quando esteve internado por trs anos, depois de passar por vrios manicmios franceses, Artaud escreve cartas a seu mdico, dr. Ferdire. Aprisionado e maltratado por eletrochoques que prejudicaram sua memria, seu corpo e seu pensamento, "as cartas escritas de Rodez so, para Artaud, um recurso para no perder a lucidez. So o dilogo de um desesperado com seu mdico e, atravs dele, com toda sociedade".
Programa da pea "Cartas de Rodez", dirigida por Ana Teixeira, com atuao de Stephane Brodt. Prmio Shell, direo e ator, e Mambembe, melhor espetculo 98.

eu represento minha vida...

O teatro da cura cruel

Ana Teixeira

1 Eu represento minha vida - O verbo jouer em francs tem um sentido muito amplo. Significa atuar, representar, interpretar mas tambm jogar, brincar, arriscar. No teatro, o ator aquele que joue, a traduo freqentemente encontrada em portugus interpreta mas, no caso de Artaud, o correto seria uma palavra que reunisse o sentido de atuar e arriscar.

Jacques Rivire era o editor da Nouvelle Revue Franaise em 1924. Artaud envia seus primeiros poemas (Tric Trac du Ciel) a Rivire, mas este recusa a publicao, justificando que ainda so imaturos. Artaud inicia uma correspondncia com o editor, no para justificar a qualidade de seus poemas mas para reivindicar o direito sua existncia, para afirmar a necessidade de escrevlos e a autenticidade das questes ali colocadas. Me falta a concordncia entre as palavras e o minuto de meus estados. Rivire prope a Artaud a publicao desta correspondncia, que aparecer em 1927.

3 Le Thtre et son Double Coleo Folio/Essais - Ed. Gallimard, 1964. Coletnea de textos, manifestos e conferncias concludas em 1935.

Antonin Artaud nasceu na Frana em 1896. Foi poeta, pintor, escritor, ator e dramaturgo. Seu percurso marcou de modo decisivo reas to abrangentes como a literatura, o teatro, a pintura, a filosofia, a medicina e a antropologia. Je joue ma vie1 , declarava Antonin Artaud, e no era uma metfora. Sua vida to ligada sua obra que poderamos quase dizer que ele escreveu com a prpria vida. O sofrimento fsico e mental de que padece e que exprime em sua correspondncia com Jacques Rivire2 em 1923, o leva a fazer uso do pio sob prescrio mdica desde os quinze anos de idade. A droga o alivia, mas o obriga a terrveis tratamentos de desintoxicao. Sua vida foi uma eterna procura da cura de sua pavorosa doena do esprito. Poesia, escritura, pintura, desenho, viagens e esoterismo so formas diversas de uma mesma busca. Nesta busca, o teatro e, em particular, a profisso de ator, ocupa um espao privilegiado. A cena o lugar eleito para a cura da dor e da impotncia intelectual e criativa decorrente dela; o lugar para recuperar uma nova identidade, no-dividida, mediante uma sntese superior do fsico e do esprito. Ser ator a primeira vocao de Artaud; o teatro se apresenta do incio ao fim como espao teraputico, a cena a possibilidade de nascer outro, de regenerar o ser. Esta conscincia o leva a coincidir sempre sua busca pessoal com a busca de um teatro orgnico, eficaz, necessrio, que possibilite ao homem se reencontrar, ou mesmo renascer. Este o sentido da relao fortssima, j apontado nos anos trinta no Teatro e seu Duplo3 , entre teatro e vida.

1 Encenadora e professora de interpretao teatral, diretora do espetculo Cartas de Rodez (1998), com texto de Antonin Artaud, que recebeu o prmio Shell de melhor ator e melhor direo e o prmio Mambembe de melhor espetculo.

agosto, 1999

187

ESPAO ABERTO

Um teatro eficaz aquele capaz de refazer a vida, o que no seria possvel sem refazer profundamente a cultura no Ocidente. Toda a obra de Artaud foi guiada pelo desejo incessante de reencontrar um ponto de utilizao mgica das coisas, recusando uma conscincia esttica fundada em simulacros, aparncias face realidade emprica das coisas. Ele coloca a questo da linguagem e da manipulao de signos em termos de foras mgicas e da relao mantida, atravs deles, com o cosmos e com o divino. Para Artaud, o Ocidente europeu doente porque separado, pois perdeu sua ligao com o divino, com a conscincia csmica. As Cartas de Rodez Em 1937, Artaud recebe um basto mgico proveniente de um feiticeiro da Savia, que ele acreditava ser o basto de So Patrick, patrono dos Irlandeses. para a Irlanda que ele parte, afim de devolv-lo ao seu lugar de origem e de encontrar traos da cultura celta. Vivendo em condies precrias, em um pas onde ele mal domina o idioma, Artaud vive pregando nas ruas com seu basto. Acusado de ser um agitador e de vagabundagem, preso e enviado, num barco, pela polcia de volta para a Frana. Um incidente ocorrido durante a viagem fez com que ele fosse, a partir de 1937, internado como louco em estabelecimentos psiquitricos. Ao sofrimento do afastamento, s brutalidades de uma vida comunitria imposta, aos odores da promiscuidade, e s privaes da vida em um manicmio, adicionou-se com a Ocupao alem em maio de 1940, as carncias alimentares. Assim, em Ville-vrard4 , alm de sua dignidade e de sua liberdade, Artaud comeou a ser privado de seu corpo. Subnutrido, ele se torna um esqueleto, uma sombra dolorosa que tenta manter a vida. Suas cartas, as poucas que se conhece, so longas reivindicaes de comida.
"E se ainda estou vivo, Euphrasie, por ter uma constituio anormalmente resistente e tambm por um perptuo milagre de Deus mas, na realidade, sou s um cadver vivo e que se v sobreviver e vivo aqui com angstias de morte." 5

4 Manicmio francs onde Artaud permaneceu trs anos, que se encontrava em zona ocupada pelos alemes.

5 Carta do 23 de maro 1942 Mme. Artaud. Traduo Ana Teixeira.

Artaud ficar esquecido at 1943, quando seus amigos se movero para salv-lo. A pedido do poeta Robert Desnos, ele transferido a Rodez pelo Dr. Ferdire, mdico-responsvel deste manicmio. Ligado ao movimento surrealista, o mdico conhecia Artaud e era um admirador de seu trabalho. Desde sua chegada em Rodez, Artaud inicia uma intensa correspondncia com seus amigos, mas tambm com o mdico. Por essas cartas percebemos uma relao ambgua entre os dois: livrando Artaud dos manicmios onde esteve internado em condies extremamente precrias e fazendo com que fosse transferido a Rodez, o mdico salva sua vida e, como reconhece o gnio do poeta, o incentiva a retomar sua atividade literria. Ao mesmo tempo, julgando a poesia de seu paciente muito delirante, ele o submetia a violentos tratamentos de eletrochoque, prejudicando seu corpo e sua memria. Apesar da relao de amizade que se estabeleceu entre os dois, o Dr. Ferdire mantinha Artaud privado de sua liberdade e de sua dignidade, obrigando um homem que possua todos os meios de sua maturidade para trabalhar e se manter, a viver sob a tutela de mdicos em um regime de promiscuidade, com pacientes que nada tinham em comum com ele. As cartas so para Artaud um recurso para no perder sua lucidez e testemunhos de um homem em terrvel estado de sofrimento e de solido.

188

Interface -

Comunic, Sade, Educ 5

ESPAO ABERTO

Vejo na sua proposta de me trazer aqui e de cuidar diretamente de mim o desejo de fazer justia a um homem internado sem razo. Mas tem uma coisa que inadmissvel na minha situao aqui. J faz quinze dias que pedi ao Dr. Latrimolire que me deixasse tomar banho todos os dias para me manter limpo. Pedi-lhe tambm que evitasse me incluir no banho coletivo pois a aproximao de todos os corpos nus e o odor dos gazes mefticos que alguns doentes exalam ofendem minha castidade, e o que me responderam que no havia gua quente. Pedi ainda que me fizessem a barba pelo menos a cada dois dias e o barbeiro me disse que no tinha tempo. E faz dois meses que o senhor prometeu me mandar uma escova de dentes e at agora no me mandou. O senhor bem pode notar que estou sendo maltratado, e poder notar que tambm me trata muito mal, e no fim a mim que o senhor censura dizendo que no me cuido bem. Suas reprovaes me feriram o corao, so uma afronta que preferia no ter ouvido da boca de um amigo. Sempre me preocupei com a higiene de meu corpo e apesar de meu enorme cansao vou procurar todos os instrumentos de que preciso alm de uma escova de dentes. Mas ser que o senhor no notou que quase no tenho mais dentes, e que dos trinta e trs que tinha s sobraram oito. Parece que o senhor j se esqueceu de como os perdi. cruel, Dr. Ferdire, censurar um homem ferido e acidentado por maus tratos de no escovar os dentes ao saber que este mesmo homem perdeu os dentes por desgraa.6
6 Montagem de cartas escritas ao Dr. Ferdire em 12 de fevereiro e 18 de maio de 1943. Extrado do texto do espetculo Cartas de Rodez. Traduo Lilian Escorel.

agosto, 1999

189

ARTAUD, Autoportrait,1946

ESPAO ABERTO

Artaud chega em Rodez em janeiro de 1943. Pouco a pouco ele se refaz, recupera seu peso, seu corpo e tambm sua mente. Em junho estimam que j est restabelecido o bastante para resistir brutalidade da sismoterapia, e ele submetido a uma srie de eletrochoques. O eletrochoque, tal como era praticado nessa poca, uma extraordinria barbrie. De uma crise de epilepsia provocada, o doente acorda abobalhado aps um coma que dura longos minutos. O eletrochoque abala o pensamento, tornando-o confuso, faz o paciente mergulhar neste estertor por onde se deixa a vida e de onde ele volta com a lembrana atroz de ter sido esvaziado de seu eu. J na segunda sesso, o corpo de Antonin Artaud no suporta a violncia das convulses e ele sai com fortes dores na coluna vertebral. Assim mesmo, os mdicos persistem. Depois do terceiro eletrochoque, elas se tornam insuportveis, a nona vrtebra dorsal fraturada e o mdico deve abandonar este tratamento que causou tantas desordens: ser necessrio dois meses de leito e de cuidados apropriados antes do corpo poder ficar de p. No final de outubro do mesmo ano, seu sistema sseo considerado bastante slido para recomear o tratamento. Ele submetido ainda 12 vezes ao eletrochoque e no ano seguinte trs outras sries de 12 so impostas. A cada vez ele se revolta, protesta, suplica e fala, com uma lucidez extraordinria, das razes que ele tem para condenar esta prtica :
O eletrochoque me desespera, tira minha memria entorpece meu pensamento e meu corao, transformame num ausente que se percebe ausente e se v durante semanas perdido em busca de seu ser como um morto ao lado de um vivo. Na ltima srie eu fiquei durante todo o ms de agosto e setembro absolutamente impossibilitado de trabalhar, de pensar e de me sentir ser. Peo que me poupe de uma nova dor, isto me far repousar, Dr. Ferdire, e preciso muito de um repouso. 7

7 Montagem de cartas escritas ao Dr. Latrimolire (6 janeiro de 1945) e ao Dr. Ferdire ( 24 de outubro de 1943). Extrado do texto do espetculo Cartas de Rodez. Traduo Lilian Escorel.

No entanto a medicina, esta medicina que mente a cada vez que ela apresenta um doente curado pelas introspeces eltricas de seus mtodos, continua a pretender cur-lo atravessando seu corpo com descargas eltricas, jogando seu ser no abismo em 51 comas durante os trs anos passados em Rodez. Mas graas a que recursos este homem cujo corpo e mente sofreu tal violncia conseguiu no se aniquilar? O Teatro da Cura Cruel Em Rodez, quando ele sente a possibilidade de voltar para a vida exterior, a idia do teatro reaparece. A produo literria de Artaud neste perodo marcada pela forma epistolar, reveladora de seu desejo de dramatizar a escrita, de escrever sempre para algum, para um leitor-espectador. Alm de recomear a escrever e desenhar, ele se dedica a uma intensa e quotidiana prtica vocal, exercitando sua respirao e seu corpo, praticando cantos e giros conjuratrios que eram tambm um meio para lutar contra

190

Interface -

Comunic, Sade, Educ 5

ESPAO ABERTO

8 O teatro de Serafim um texto escrito para a revista Mesures que deveria entrar na composio do Teatro de seu Duplo. Ele s foi publicado em 1948 na coleo Air du Temps.

os feitios malficos que o cercavam. Este trabalho, ele o repetiu quotidianamente depois de seu retorno a Paris. A energia que ele produzia, as foras que emanavam de seu corpo enfraquecido, as incrveis variaes de altura que obtinha de sua voz, a intensidade e a durao dos gritos aconteciam como um fenmeno de operao mgica. Este era o Teatro da Cura Cruel, um teatro que no precisa de sala, onde o lugar o corpo do homem proferindo sua vida. Esta prtica foi decisiva para a volta de Antonin Artaud vida e poesia. Mas estes cantos e giros eram censurados pelo mdico-chefe do hospital psiquitrico. Era desconhecer grosseiramente a teoria do grito e do sopro, do corpo do homem como lugar primordial do ato teatral que ele j tinha formulado nos anos trinta com o atletismo afetivo e o Thtre de Sraphin8 . Ele faz questo de deixar claro que esta prtica uma lcida determinao, ligada ao ato de criao, e que no tem nada a ver com uma demonstrao de inconscincia. Ele sempre protestava quando seus cantos escandidos eram usados como provas de sua perturbao mental. Eram cantos que acompanham um desenho ou um poema e que ele transpunha como suporte de um signo escrito ou desenhado.
O senhor esquece que eu tambm fui encenador e que todas as peas que fiz eram baseadas numa utilizao particular da salmodia e da encantao. Isto doena mental?

Artaud resistiu em Rodez pela escrita e pelo trabalho que ele impunha a seu corpo e sua voz, trabalho este que uma outra forma de escritura. O homem privado de sua liberdade mais elementar foi tambm privado de seu prprio corpo. Este mesmo corpo cujo funcionamento anrquico o fez sofrer os estados de dor errante e de angstia. Mas o terrvel estado de recluso psiquitrica constituiu para Artaud uma extraordinria experincia cognitiva. Quando voltou a Paris em 1946, depois de passados 9 anos em manicmios, ele se denomina Artaud, o Mmo, como Artaud, o Louco, o Bufo. Depois de ter sido tanto tempo considerado louco, agora ele sentia prazer em se fazer de louco para dizer certas verdades. Uma destas verdades essenciais diz respeito ao nosso corpo. O corpo atual, desconectado da origem, o resultado de uma manipulao perptua e perversa em conseqncia da qual sua anatomia, que deixou de corresponder sua natureza, deve ser refeita. No final de sua vida e de seu percurso artstico, Artaud concebe o Teatro da Crueldade como um grandioso projeto ticopoltico de insurreio fsica: trata-se de transformar a cena para que o homem e no somente o ator possa refazer sua anatomia, possa reconstruir um corpo sem rgos. Este refazer baseia-se na idia da decomposio e recomposio do corpo e visa essencialmente a desarticulao dos automatismos que condicionam e bloqueiam o indivduo e o impedem de agir realmente, de modo consciente e voluntrio, em cena ou na vida. Depois de Rodez, o Teatro da Crueldade o teatro de um violento refazer do corpo.

agosto, 1999

191

ESPAO ABERTO

ARTAUD, La projection du veritable corps, 1948

Em 1938, o clebre psicanalista francs Jacques Lacan, depois de ter visitado Artaud no Hospcio de Sainte-Anne, onde j estava internado h um ano, declarou : Est fissurado, viver at oitenta anos, no escrever mais uma linha, est fissurado. As previses do futuro guru da psicanlise foram completamente desmentidas: dos 26 volumes que compem as obras completas, somente oito so escritos compostos antes de 1937, isto , antes que iniciasse o calvrio das internaes. Artaud morreu em 1948, aos 52 anos.

192

Interface -

Comunic, Sade, Educ 5

You might also like