You are on page 1of 9

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia de Produo Mecnica


5 Srie Mecnica Aplicada
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensino-

aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Ismael Freire Bastos Centro Universitrio de Santo Andr

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Mecnica Aplicada

Pg. 2 de 9

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e tcnicas. Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e grfica. Atuar em equipes multidisciplinares.

DESAFIO
Sero aplicados nas etapas a seguir os conceitos de mecanismos articulados, anlise de engrenagens com relao aos esforos e vibraes mecnicas, os quais so as bases de uma boa compreenso para projetos e fabricao. Na seqncia sero utilizados os conceitos de balanceamento estticos de eixos e rotores, para embasar e solidificar os conhecimentos adquiridos pelo aluno atravs da aplicao prtica dos tpicos iniciais da disciplina Mecnica Aplicada. A equipe formada por alunos dever elaborar e entregar ao professor um conjunto de relatrios tcnicos com o contedo trabalhado em cada etapa do desafio.

Objetivo do desafio
O desafio desta ATPS ter como objetivo integrar o aluno na rea de Mecnica Aplicada, que sero desenvolvidas durante o semestre letivo.

Produo Acadmica

Relatrios parciais com o contedo trabalhado em cada etapa do desafio.

Participao
Para a elaborao dessa atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes com o nmero de alunos definido pelo professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;
1

Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Ismael Freire Bastos

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Mecnica Aplicada

Pg. 3 de 9

espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Cinemtica dos corpos rgidos. Esta atividade importante para voc obtenha o conhecimento necessrio para a aplicao das equaes de cinemtica vetorial. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Faa uma pesquisa sobre os conceitos desta etapa na biblioteca utilizando o livro Mecnica Dinmica HIBBELER, R. C. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora S.A, 2000. Pesquise tambm na bibliografia complementar Mecnica Aplicada s Mquinas MUCHERONI, M. F., So Carlos: Editora da EESC, 1997. Passo 2 (Equipe) Faa a leitura do documento apresentado no link sugerido a seguir e compare com os passos 1 a 4 desta etapa. Sites sugeridos para pesquisa Modelagem e Simulao Computacional de Mecanismos. 2005. Disponvel em: <http://www.dem.feis.unesp.br/cdrom_creem2005/pdf/trabalhos_completos/ee08.pdf>. Acesso em: 09 mai. 2011. Cinemtica I-10. Disponvel em: <http://www.mspc.eng.br/mecn/cin_110.shtml>. Acesso em: 09 mai. 2011. Cada componente do grupo deve apresentar um relatrio detalhado de cada item do passo descrito a seguir. Passo 3 (Equipe) Faa as atividades descritas a seguir. 1. Esquematize o vetor velocidade; 2. Esquematize o vetor acelerao; 3. Faa a equao da velocidade;
Ismael Freire Bastos

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Mecnica Aplicada

Pg. 4 de 9

4. Aplique a equao da acelerao; 5. Considere a manivela AB apresentada na figura 1 a seguir que gira com velocidade angular constante = 160 rad/s e determine a velocidade do pisto P no instante em que = 30.

Figura 1 Manivela AB

Passo 4 (Equipe) Elabore um relatrio detalhado com as informaes trabalhadas nos passos desta etapa e apresente ao professor.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Mecanismos. Mecanismos: engrenagens. Mecanismos: roda dentada. Esta atividade importante para que voc obtenha o conhecimento necessrio para a aplicao das equaes de cinemtica vetorial. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Pesquise os conceitos desta etapa na biblioteca utilizando o livro Mecnica Dinmica HIBBELER, R. C. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora S.A, 2000. Pesquise tambm na bibliografia complementar o livro Mecnica Aplicada s Mquinas MUCHERONI, M. F., So Carlos: Editora da EESC, 1997. Passo 2 (Aluno) Faa a leitura do documento apresentado no link sugerido a seguir e compare com os passos 1 a 4 desta etapa. Site sugerido para pesquisa Elementos de Mquinas & Sistemas Mecnicos. Disponvel em: <http://www.fem.unicamp.br/~lafer/em718/arquivos/Engrenagens_Helicoidais.pdf>. Acesso em: 09 mai. 2011.
Ismael Freire Bastos

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Mecnica Aplicada

Pg. 5 de 9

Passo 3 (Equipe) Faa as atividades apresentadas a seguir. 1. Esquematize o vetor velocidade e acelerao; 2. Esquematize o vetor das foras radiais e tangenciais; 3. Aplique a equao da velocidade; 4. Aplique a equao da acelerao. 5. Considere que as engrenagens ilustradas A e B (figura 2) tm, respectivamente, raios 0,28 m e 0,36 m e apresentam eixos fixos. A haste CD acionada pela engrenagem B atravs da articulao C e o anel D desliza encaixado ao eixo horizontal fixo. A engrenagem A gira com velocidade angular = 5 rad/s, no sentido horrio. Considere tambm um ngulo de presso = 20 e determine: a) as velocidades angulares da engrenagem B e da haste C; b) a acelerao do ponto C; c) a acelerao do ponto D; d) as foras; radial e tangencial da engrenagem B.

Figura 2 Engrenagens A e B

Passo 4 (Equipe) Elabore um relatrio detalhado com as informaes trabalhadas nos passos desta etapa e apresente ao professor.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Mecanismos: roda dentada. Trens de engrenagens. Esta atividade importante para que voc obtenha o conhecimento necessrio para a aplicao das equaes de vibrao mecnica. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Ismael Freire Bastos

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Mecnica Aplicada

Pg. 6 de 9

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Pesquise os conceitos desta etapa na biblioteca utilizando o livro Mecnica Dinmica HIBBELER, R. C. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora S.A, 2000, e a bibliografia complementar o livro Mecnica Geral - HIBBELER, Russel Charles. 10 ed. So Paulo: Pearson Education, 2004. Passo 2 (Aluno) Faa a leitura do documento apresentado no link sugerido a seguir e compare com os passos 1 a 4 desta etapa. Site sugerido para pesquisa Vibraes Mecnica I-10. Disponvel em: <http://www.mspc.eng.br/mecn/mvbr110.shtml>. Acesso em 09 mai. 2011.

PASSOS
Faa as atividades apresentadas a seguir. 1. Avalie os esforos atuantes na barra; 2. Represente o vetor das foras atuantes no sistema; 3. Construa o diagrama de corpo livre; 4. Aplique as equaes da cinemtica; 5. Considere a barra curva mostrada na figura 3 a seguir tem massa desprezvel e suporta um cursor de 6,0 kg em sua extremidade. Em seguida, determine o perodo natural de vibrao para o sistema. g = 10 m/s2.

Figura 3 Barra curva

Passo 4 (Equipe) Elabore um relatrio detalhado com as informaes trabalhadas nos passos desta etapa e apresente ao professor.

Ismael Freire Bastos

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Mecnica Aplicada

Pg. 7 de 9

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Trens de engrenagens. Balanceamento Esta atividade importante para que o grupo obtenha o conhecimento necessrio para a aplicao das equaes de vibrao mecnica. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Pesquise os conceitos desta etapa na biblioteca utilizando o livro Mecnica Dinmica HIBBELER, R. C. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora S.A, 2000, e bibliografia complementar o livro Mecnica Geral - HIBBELER, Russel Charles. 10 ed. So Paulo: Pearson Education, 2004. Passo 2 (Aluno) Faa a leitura do documento apresentado no link sugerido a seguir e compare com os passos 1 a 4 desta etapa. Site sugerido para pesquisa Vibraes Mecnicas I-30. Disponvel <http://www.mspc.eng.br/mecn/mvbr130.shtml>. Acesso em: 09 mai. 2011. Passo 3 (Equipe) Faa as atividades apresentadas a seguir. 1. Avalie as foras atuantes no bloco; 2. Represente o vetor das foras atuantes no sistema; 3. Construa o diagrama de corpo livre; 4. Aplique as equaes de vibraes com amortecimento; 5. Considere que o bloco de 20 kg (figura 4) est preso a uma mola de rigidez 20 N/m. Aplicase ao bloco uma fora F = (6cos2t) N, onde t dado em segundos e determine a velocidade mxima do bloco em regime permanente. em:

Figura 4 Bloco prezo a mola

Ismael Freire Bastos

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Mecnica Aplicada

Pg. 8 de 9

Passo 4 (Equipe) Elabore um relatrio detalhado com as informaes trabalhadas nos passos desta etapa e apresente ao professor.

ETAPA 4
Aula-tema: Trens de engrenagens. Balanceamento. Esta atividade importante para que o grupo obtenha o conhecimento necessrio para a aplicao das equaes de vibrao mecnica. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Pesquise os conceitos desta etapa na biblioteca utilizando o livro Mecnica Dinmica HIBBELER, R. C. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora S.A, 2000, e a bibliografia complementar o livro Mecnica Geral - HIBBELER, Russel Charles. 10 ed. So Paulo: Pearson Education, 2004. Passo 2 (Aluno) Faa a leitura do documento apresentado no link sugerido a seguir e compare com os passos 1 a 4 desta etapa. Sites sugeridos para pesquisa Modelagem e Simulao Computacional de Mecanismos. 2005. Disponvel em: <http://www.dem.feis.unesp.br/cdrom_creem2005/pdf/trabalhos_completos/ee08.pdf>. Acesso em: 09 mai. 2011. Aplicaes: Desbalanceamento Rotativo Excitao da Base Isolamento de Vibraes. Disponvel em:
<http://www.ime.usp.br/~oda/contents/01Matem%E1tica/01Sistemas%20Din%E2micos/17_D esbal_Excit_Base_Isol_Vibra.pdf>. Acesso em: 09 mai. 2011.

Passo 3 (Equipe) Faa as atividades apresentadas a seguir. 1. Descreva o modelo; 2. Monte o equacionamento do sistema; 3. Aplique a equao de desbalanceamento; 4. Considere que um rotor de massa m montado em um eixo elstico, conforme figura 5 a seguir, cuja massa desprezvel comparada do rotor. Este tem uma excentricidade e. Em seguida, encontre a velocidade crtica do eixo, se a freqncia natural do rotor k / m onde k a constante de mola equivalente do eixo.

Ismael Freire Bastos

Engenharia de Produo Mecnica 5 Srie Mecnica Aplicada

Pg. 9 de 9

Figura 5 Rotor

Onde: R: Centro de rotao; O: Centro geomtrico; G: Centro de gravidade. Passo 4 (Equipe) Elabore um relatrio detalhado com as informaes trabalhadas nos passos desta etapa e apresente ao professor.

Ismael Freire Bastos

You might also like