You are on page 1of 3

AS CONSEQUENCIAS DA DISCRIMINAO E DO PRECONCEITO NO AMBIENTE ESCOLAR E NA SOCIEDADE.

O preconceito nem sempre vem acompanhado de uma agresso, em sua maioria so as maneiras sutis, que comprovam a sua existncia no subconsciente do individuo, o que gera a iluso de um convvio harmnico com as diferenas. o preconceito prepara a ao de excluso do mais frgil, por aqueles que no podem viver a sua fragilidade, em uma cultura que privilegia a fora.Crochk ( 1995) Dentre as vrias conseqncias vistas em vtimas de atos discriminatrios esto depresso, baixa autoestima, agressividade, desvios

comportamentais, formao debilitada da identidade, alm de dificuldades na aprendizagem. O desconhecimento das conseqncias do preconceito gera passividade em relao ao tema. A escola sendo um ambiente social interativo, necessita de atitudes que visem formao de cidados com valores, de forma a respeitarem as pessoas e suas diferenas. o preconceito est pautado em um forte componente emocional que faz com que os sujeitos se distanciem da razo. O afeto que se liga ao preconceito uma f irracional, algo vivido como crena, com poucas possibilidades de modificao. O preconceito difere do juzo provisrio, j que este ltimo passvel de reformulao quando os fatos objetivos demonstram sua incoerncia, enquanto os preconceitos permanecem inalterados, mesmo aps comprovaes contrrias. Heler ( 1988) O preconceito afeta a prpria conscincia da vitima, uma vez que se v refletido na imagem preconceituosa apresentada. Nesse momento, o preconceito cumpre o seu papel, mobilizando nas suas vtimas sentimentos de fracasso e impotncia, impedindo-as de desenvolver autoconfiana e auto-estima (Ferreira, 2000). Dentre as inmeras as conseqncias advindas do preconceito para os alunos, esto a dificuldade de se relacionar, atitudes de competio, agresso e violncia no cotidiano escolar, comprometimento do senso crtico e tico, sentimento de inferioridade e superioridade, inadequao social, potencial comprometido e fracasso escolar. O preconceito tem o poder de atingir as mais diversas

classes e camadas e diante do seu efeito bumerangue as conseqncias so absorvidas por toda a sociedade, uma vez que, a existncia de racismo, precon-ceito e discriminao cultural na sociedade e no cotidia-no escolar prejudica, direta ou indiretamente, todos os indivduos. Os preconceitos de gnero, etnia, a extenso social e cultural no cotidiano escolar, deixam cicatrizes para todos que interagem nesse cotidiano. a posio de cada indivduo estaria definida conforme o espao a ele destinado em um determinado ambiente sociocultural (...). Muito da sua dificuldade de insero social e de expanso de seus horizontes de realizao decorre do seu enquadramento num espao nfimo para ele reservado e por ele ocupado no cenrio social (CMARQUES, 2001, p. 34).

Alunos que se formam em um ambiente escolar preconceituoso propagam o preconceito em suas famlias, em seu circulo de amizades, em seu trabalho, enfim perpetuam o preconceito em suas vidas. A formao de indivduos preconceituosos, a perpetuao de ideologias racistas, a permanncia das desigualdades sociais e culturais, a violncia no espao escolar e ainda potenciais subaproveitados, so algumas das conseqncias que a sociedade suporta, ao permitir atravs de ao ou omisso o preconceito no ambiente escolar. Portanto a instituio escolar, os professores e a sociedade uma vez que so extremamente afetados devem reavaliar os impactos futuros e preparam-se para a educao sem fronteiras.

O preconceito nem sempre vem acompanhado de uma agresso, em sua maioria so as maneiras sutis, que comprovam a sua existncia no subconsciente do individuo, o que gera a iluso de um convvio harmnico com as diferenas.

"o preconceito prepara a ao de excluso do mais frgil, por aqueles que no podem viver a sua fragilidade, em uma cultura que privilegia a fora."Crochk ( 1995)

Dentre as vrias conseqncias vistas em vtimas de atos discriminatrios esto depresso, baixa autoestima, agressividade, desvios comportamentais, formao debilitada da identidade, alm de dificuldades na aprendizagem. O desconhecimento das conseqncias do preconceito gera passividade em relao ao tema.

A escola sendo um ambiente social interativo, necessita de atitudes que visem formao de cidados com valores, de forma a respeitarem as pessoas e suas diferenas.

"o preconceito est pautado em um forte componente emocional que faz com que os sujeitos se distanciem da razo. O afeto que se liga ao preconceito uma f irracional, algo vivido como crena, com poucas possibilidades de modificao. O preconceito difere do juzo provisrio, j que este ltimo passvel de reformulao quando os fatos objetivos demonstram sua incoerncia, enquanto os preconceitos permanecem inalterados, mesmo aps comprovaes contrrias." Heler ( 1988)

O preconceito afeta a prpria conscincia da vitima, uma vez que se v refletido na imagem preconceituosa apresentada.

"Nesse momento, o preconceito cumpre o seu papel, mobilizando nas suas vtimas sentimentos de fracasso e impotncia, impedindo-as de desenvolver autoconfiana e autoestima" (Ferreira, 2000).

Dentre as inmeras as conseqncias advindas do preconceito para os alunos, esto a dificuldade de se relacionar, atitudes de competio, agresso e violncia no cotidiano escolar, comprometimento do senso crtico e tico, sentimento de inferioridade e superioridade, inadequao social, potencial comprometido e fracasso escolar.

O preconceito tem o poder de atingir as mais diversas classes e camadas e diante do seu efeito bumerangue as conseqncias so absorvidas por toda a sociedade, uma vez que, a existncia de racismo, precon-ceito e discriminao cultural na sociedade e no cotidia-no escolar prejudica, direta ou indiretamente, todos os indivduos. Os preconceitos de gnero, etnia, a extenso social e cultural no cotidiano escolar, deixam cicatrizes para todos que interagem nesse cotidiano.

"a posio de cada indivduo estaria definida conforme o espao a ele destinado em um determinado ambiente sociocultural (...). Muito da sua dificuldade de insero social e de expanso de seus horizontes de realizao decorre do seu enquadramento num espao nfimo para ele reservado e por ele ocupado no cenrio social" (CMARQUES, 2001, p. 34).

Alunos que se formam em um ambiente escolar preconceituoso propagam o preconceito em suas famlias, em seu circulo de amizades, em seu trabalho, enfim perpetuam o preconceito em suas vidas.

A formao de indivduos preconceituosos, a perpetuao de ideologias racistas, a permanncia das desigualdades sociais e culturais, a violncia no espao escolar e ainda potenciais subaproveitados, so algumas das conseqncias que a sociedade suporta, ao permitir atravs de ao ou omisso o preconceito no ambiente escolar.

Portanto a instituio escolar, os professores e a sociedade uma vez queso extremamente afetados devem reavaliar os impactos futuros e preparam-se para a educao sem fronteiras.

You might also like