You are on page 1of 69

NOSSO AMBIENTE AQUECIMENTO GLOBAL Susannah Bradley

Traduo de Claudia Cabilio 2005

Sumrio
Introduo... 4 O efeito estufa... 6 Um processo natural?... 8 A camada de oznio... 10 Combustveis fsseis... 12 Poluio atmosfrica... 14 Um problema polar... 16 Nas praias e no fundo do mar... 18 Nas montanhas... 20 Condies severas do tempo... 22 Falta de gua... 24 Excesso de gua... 26 Agricultura... 28 O que podemos fazer?... 30 Glossrio... 31

Introduo
A Terra envolvida por uma camada de gases conhecida como atmosfera. Alguns deles so chamados de gases de efeito estufa porque retm o calor do Sol, tal como numa estufa. Esse processo controla as temperaturas da Terra. Se a quantidade desses gases aumentar, a Terra pode se tornar mais quente. Isso chamado de aquecimento global.

As condies do tempo ficaro mais severas. medida que ocorrem mudanas no clima, fenmenos como furaces, chuvas fortes e ondas de calor podem se tornar mais severos e imprevisveis.

Nosso mundo est em perigo.


A Terra tem trs zonas climticas principais: tropical, temperada e rtica. As zonas tropicais so quentes, com chuvas fortes em determinadas pocas do ano. As rticas so muito frias. As zonas temperadas no so nem muito quentes, nem muito frias. medida que o aquecimento global altera o clima, essas trs zonas e seus habitats correm maior risco.

O aquecimento global far com que

alguns lugares fiquem mais quentes e secos.


Isso afetar as plantas e os animais que vivem nesses lugares. Se esquentar muito, as plantas podem morrer. Quanto aos animais, estes tero de migrar para locais onde as plantas consigam sobreviver.

O efeito estufa
Todas as formas de vida na Terra precisam de fontes de calor para sobreviver. A temperatura mdia ideal para a vida na Terra situa-se entre 10 e 30 C. Para manter essa temperatura, os gases de efeito estufa isolam a Terra, conservando a quantidade certa de calor para aquecer a atmosfera. Isso conhecido como o efeito estufa.

Gases de efeito estufa podem ocorrer naturalmente ou ser causados por prticas humanas.
Dixido de carbono, vapor d'gua, metano, oznio,

oxido nitroso e clorofluorcarbonos (CFCs) so gases de efeito estufa. Aterros e carros, bem como vulces, produzem esses gases.

Ao queimar combustveis, uma quantia extra de C02 lanada na atmosfera.


Os gases extras produzidos pelo homem, como o dixido de carbono, vo para a atmosfera e capturam calor do Sol em excesso em volta do planeta. As temperaturas da Terra se elevam. Isso chamado de aquecimento global.

Lixo e resduos produzem gs metano extra.


O gs metano produzido em terras midas, e tambm quando lixo e resduos se decompem. Deixar nosso lixo em aterros aumenta o nvel de metano na atmosfera.

O desmatamento est contribuindo para o aquecimento global.


Grandes reas de florestas esto sendo destrudas para dar lugar a plantaes e ao uso de madeira como combustvel. As rvores ajudam nosso planeta, absorvendo dixido de carbono. Derrubar

e queimar tantas rvores causa o aumento do nvel de dixido de carbono na nossa atmosfera.

Um processo natural?
Alguns cientistas acreditam que fenmenos naturais podem causar aquecimento global. Eles afirmam que o clima da Terra muda naturalmente com o passar do tempo. Entretanto, muitos cientistas crem que esses fenmenos naturais esto sendo afetados pela poluio causada pelo homem.

O clima da Terra muda naturalmente.


H aproximadamente 5 mil anos, o Deserto do Saara era uma pastagem. Durante uma das eras do gelo no norte, o Saara tinha um clima temperado com bastante chuva. Os homens prhistricos caavam na terra e os hipoptamos nadavam nos rios. Quando a era do gelo terminou, o clima se aqueceu rapidamente. E o Deserto do Saara se formou.

O Sol afeta a temperatura da Terra.


O calor do Sol varia de acordo com as estaes. No vero atinge a superfcie de forma mais direta e quente, enquanto no inverno est mais distante e distribui menos calor no solo.

Este vulco est lanando gases de efeito estufa.


Os gases de efeito estufa so, tambm, produzidos

naturalmente. Um vulco em erupo produz vapor d'gua e dixido de carbono. Uma grande erupo lana muitos desses gases na atmosfera.

Os cientistas sabem que nossa poluio est aumentando o aquecimento global.


Por centenas de anos, temos derrubado enormes quantidades de rvores e queimado cada vez mais combustveis fsseis. Como conseqncia disso, a Terra est se aquecendo e os veres esto se tornando mais quentes. Enchentes e tempestades acontecem com maior freqncia. Os mantos de gelo polar esto derretendo. Nos ltimos vinte anos, essas mudanas tm se intensificado. Assim, os cientistas sabem que o aquecimento da Terra est se dando de forma muito mais rpida do que

o previsto normalmente.

A camada de oznio
A camada de oznio uma capa de gs que envolve a Terra. Ela ajuda a filtrar as partes nocivas dos raios solares. Alguns anos atrs, os cientistas notaram que partes da camada de oznio tinham sido danificadas. Em alguns lugares, havia at buracos nela. Os cientistas afirmam que os gases produzidos pelo homem causaram esse dano.

CFCs so encontrados em aerossis antigos e sistemas de refrigerao.


CFC quer dizer clorofluorcarbono. Esses gases costumavam estar presentes em muitos produtos, at que se descobriu que eram nocivos camada de oznio.

Um grande buraco na camada de oznio apareceu na Antrtida.


Os cientistas acreditam que gases nocivos, chamados de CFCs, causaram o buraco na camada de oznio

A camada de oznio impede que Raios Ultravioleta prejudiquem a vida na Terra.


Parte da vida na Terra evoluiu para poder viver na sua atmosfera. Uma mudana na camada de oznio, permitindo a passagem de mais raios solares, poderia afetar toda a vida no planeta.

A camada de oznio afeta o aquecimento global?


Sim. O oznio um dos gases de efeito estufa importantes para o controle da quantidade de calor na atmosfera. Porm, CFCs produzidos por prticas humanas destroem o oznio e tm feito buracos na camada de proteo da Terra. Se conseguirmos controlar as substncias qumicas e gases que utilizamos, poderemos reduzir o efeito que esses gases provocam na nossa atmosfera.

Combustveis fsseis
Combustveis fsseis so a nossa maior fonte de energia. Muitas usinas de gerao de energia queimam esses combustveis para produzir a eletricidade. No dia-a-dia dependemos da energia

para mover nossos carros, trens e nibus. Ento, de onde vm os combustveis fsseis?

A eletricidade conduzida por cabos.


A maior parte da eletricidade gerada pela queima de combustvel que libera energia. No Brasil, existe muita eletricidade gerada por hidreltricas. Pases desenvolvidos dependem muito da eletricidade para que suas fbricas, casas e escolas funcionem. Atualmente, pases em desenvolvimento esto tambm aumentando sua demanda por eletricidade e combustvel.

Carvo um dos combustveis fsseis

da Terra.
O carvo retirado de minas existentes no subsolo terrestre. Ele se formou pela compresso de plantas e organismos mortos muitos milhes de anos atrs. o combustvel fssil mais utilizado na Europa e na sia.

Este equipamento est perfurando e procurando petrleo no mar.


O petrleo necessrio para produzir o combustvel que move carros e caminhes. tambm usado para fabricar plsticos e aquecer ou refrescar nossas casas. encontrado no subsolo e abaixo do leito do mar. Formou-se a partir de plantas e animais pr-histricos. Cobertos por lama, a presso das camadas de lama ao longo de milhes de anos os transformou em petrleo.

Canos transportam gs que abastece casas e indstrias.


Perfuramos o solo para procurar gs e o transportamos para nossas casas para nos aquecer e para cozinhar. Como o petrleo, o gs se formou de plantas e animais que viveram em pocas remotas. Assim, ele geralmente encontrado junto com o petrleo.

Poluio atmosfrica
No passado, as pessoas usavam cavalos e carroas para o transporte. Era um tipo de transporte limpo, que no gerava poluio. Depois da Revoluo Industrial do sculo XIX, mais fbricas, casas e carros surgiram, causando poluio e gases de efeito estufa adicionais todos os dias.

Carros e outros meios de transporte aumentam o aquecimento global.


Os carros queimam gasolina e nesse processo lanam gs carbnico adicional na atmosfera. Com o aumento da populao, h um nmero maior de carros e outros veculos nas ruas.

A populao mundial cresce o tempo

todo.
Conforme a populao cresce, aumenta tambm a demanda por energia. Como queimamos mais combustveis fsseis, lanamos mais poluio na atmosfera. Por isso, importante encontrar meios para produzir energia sem poluir a Terra.

Esta fbrica est poluindo a atmosfera.


H controles rgidos das fbricas e da quantidade de poluio que elas podem lanar no ar. Governos podem multar empresas se elas lanarem gases nocivos em excesso na atmosfera.

preciso muita energia para aquecer e iluminar estes edifcios.


Em todo o mundo, cidades usam grandes quantidades de energia, que produzida pela queima de combustvel. A eletricidade necessria para ligar computadores, luzes e outros aparelhos. Olhe para esta foto e imagine quanta eletricidade est sendo usada para acionar luzes e computadores.

Um problema polar
Na medida em que gases de efeito estufa adicionais envolvem nosso planeta, a atmosfera e os oceanos se aquecem. O gelo est derretendo nas regies do rtico e na Antrtida. Isso significa uma perda de ambientes naturais (habitats) para animais polares e mais gua nos oceanos.

Mantos de gelo polar esto diminuindo rapidamente.


As guas frias em volta das regies Antrtica e rtica tm se tornado mais quentes nos ltimos vinte anos. Oceanos e veres mais quentes derretem o gelo polar, o que elevar os nveis dos oceanos e mares.

Os habitats dos pingins esto derretendo.


Pingins precisam de grandes reas de gelo marinho para descansar e criar seus filhotes de forma segura, protegendo-os de seus predadores. Se mais gelo derrete devido gua mais quente, haver menos reas seguras para os pingins.

Nveis crescentes dos oceanos causaro enchentes.


Quando aquecida, a gua se expande,

produzindo elevao dos nveis dos oceanos. Com a gua extra do gelo derretido, pequenas ilhas e cidades costeiras correm o risco de inundar.

Ursos polares precisam de tempo frio para viver.


Durante o vero rtico, ursos polares viajam longas distncias no gelo para procurar alimentos. Eles precisam constituir reservas de gordura no corpo para sobreviver ao inverno. Se mais gelo derreter em veres mais quentes, os terrenos que os ursos polares usam para caa, vo diminuir.

Eles podero, assim, no suficiente antes do inverno.

encontrar

alimento

Nas praias e no fundo do mar


guas mais quentes tambm prejudicam a vida dentro e ao redor dos mares e oceanos. No fundo do mar, corais correm perigo se os oceanos se aquecem. Se as condies do tempo mudam, tempestades mais freqentes podem causar prejuzos a nossas praias e recifes de corais.

O aquecimento global est danificando recifes de corais.


Os frgeis corais ficam brancos se a temperatura do mar ao redor deles muito alta. Isso chamado de branqueamento. Os corais, ento, morrem, acarretando perda de hbitat para a vida marinha.

Recifes de corais so importantes

tanto para a vida marinha quanto para os seres humanos.


Recifes de corais so ecossistemas valiosos. Eles fornecem habitats para que peixes vivam e se reproduzam, bem como protegem reas costeiras das ondas das tempestades.

Nveis do mar crescentes inundaro praias.


Tartarugas marinhas voltam para a mesma praia a cada ano para pr seus ovos. Se as praias forem destrudas, as tartarugas no sero capazes de encontrar lugares apropriados para desova.

Costas e recifes de corais esto em perigo por causa de tempestades severas.


Tempestades tropicais e furaces se tornaro mais freqentes, destruindo praias e recifes de corais. Estes sero quebrados por ondas e cidades litorneas, sofrero inundaes.

Nas montanhas
Quanto mais alto se sobe em uma montanha, mais frio se torna o ar. H neve e gelo durante todo o ano, mesmo no vero. Se a temperatura da atmosfera aumenta, esse clima frio comea a esquentar.

Geleiras nas montanhas e mantos de gelo so importantes fontes de gua doce.


Geleiras so o acmulo de neve que no derreteu. Durante o vero, derretem um pouco, fornecendo gua fresca para pessoas, animais e plantas. Quando neva no inverno, a gua congela novamente.

Borboletas-monarca migram da Amrica do Norte para as florestas do Mxico para passar o inverno.
As florestas montanhosas frias e secas so perfeitas para as borboletas-monarca. Mas se o clima seco mudar e houver mais chuva, seu hbitat se tornar inapropriado e elas podero morrer.

Os ecossistemas esto mudando.


Com o aquecimento do clima frio das montanhas, os habitats das plantas esto mudando. Plantas alpinas que costumavam crescer em tempo frio tm se reproduzido em lugares mais altos das montanhas, para escapar das temperaturas mais quentes.

As geleiras esto derretendo mais rapidamente em veres e invernos mais quentes.


Toda essa gua derretida extra, inunda as terras mais baixas, danificando vilarejos e campos. Quando a geleira derreter completamente, no haver gua para as pessoas beberem e cultivarem suas plantaes.

Condies severas do tempo


s vezes temos tempestades, nevascas ou dias muito quentes. Mas como o aquecimento global muda nosso clima, que tipo de tempo podemos esperar? Algumas partes do mundo j esto enfrentando condies severas do tempo por perodos mais longos

Furaces e tempestades tropicais acontecero com maior freqncia.


Furaces precisam de ar quente e muita umidade na atmosfera para se formar. Com vapor d'gua em maior quantidade na atmosfera, esses fenmenos climticos se tornaro mais fortes e ocorrero com freqncia muito maior.

O vapor d'gua o mais importante gs na gerao das condies do tempo.


Temperaturas mais quentes causaro nveis mais altos e maior evaporao da gua do mar. Essas gotculas de gua entraro na nossa atmosfera aumentando o nvel de vapor d'gua.

Chuvas fortes causaro o transbordamento de rios.


Em 1999, a Venezuela, na Amrica do Sul, passou pela chuva mais forte nos ltimos 100 anos. Houve deslizamentos de terra e enchentes que destruram muitas cidades e vilarejos. Milhares de pessoas morreram.

Pases como a ndia esto passando por ondas de calor muito fortes.
Em maio de 2002, uma onda de calor se abateu sobre a ndia Meridional. A temperatura mais alta registrada foi de 48,9 C, e muitas pessoas morreram por causa do calor excessivo.

Falta de gua
O que acontecer se no houver gua suficiente? Rios e lagos secaro e ser difcil levar adiante o desenvolvimento das plantaes. As pessoas e os animais passaro sede. A terra se tornar mais quente e seca.

Para produzir trigo to saudvel quanto este preciso muita gua.


Se os agricultores desejam que suas plantaes se desenvolvam, eles devem reg-las a intervalos regulares. Se no houver gua suficiente, as plantaes no crescero e, conseqentemente, as pessoas passaro fome.

Pases quentes e secos passaro por secas mais acentuadas.


Muitos pases em desenvolvimento tm clima quente e seco. A chuva cai durante alguns meses a cada ano, ao mesmo tempo enchendo cisternas e irrigando a terra. Se o clima se tornar mais quente e seco, a chuva ser escassa e as cisternas secaro.

importante que no desperdicemos gua.


Voc pode ajudar a economizar gua no a desperdiando. Fechar a torneira enquanto escova os dentes, por exemplo, ir poupar um pouco desse lquido precioso.

Este mosquito est encontrando lugares novos e mais quentes para viver.
Mosquitos transmitem doenas como a malria. Eles podem viver em determinados lugares quentes. Se a temperatura subir, os mosquitos podero voar para lugares que antes lhes eram habitualmente muito frios. Ento, as pessoas que no so resistentes s doenas por eles transmitidas ficaro doentes.

Excesso de gua
gua demais em nossos mares e na nossa terra pode causar muitos problemas. Chuva forte ou neve, inundaes e gua mais quente esto destruindo pases, habitats e nossas fontes de gua doce. Excesso de gua inaproveitvel pode destruir nosso meio ambiente.

Habitats terrestres esto mudando.


Na Sibria, a neve mais espessa impediu que animais como cervos e javalis encontrassem grama para pastar. Uma vez que o nmero desses animais diminui, tambm diminui o nmero de tigres que se alimentam deles.

gua profunda no adequada para aves pernaltas.


Terras midas so grandes reas de gua rasa que fornecem um habitai rico para os animais. Pssaros e outros animais que se alimentam nessas terras ficaro em perigo se a gua ficar muito funda, pois no tero condies de desenterrar razes e pequenos animais que fazem parte de sua dieta. Se as terras midas forem litorneas, o crescente nvel do mar poder contaminar esses locais com gua salgada.

Muitas ilhas esto desaparecendo.


Com o nvel do mar mais alto e tempestades tropicais mais fortes, ilhas como as Ilhas Fiji, no Pacfico, esto sendo inundadas por fortes ondas. Uma das maiores tragdias que aconteceu por causa disso foi o grande Tsunami, que atingiu ilhas e regies banhadas pelo Oceano ndico em dezembro de 2004. Com o aumento do nvel do mar, as linhas costeiras esto se movendo cada

vez mais para o interior.

A gua doce est sendo deteriorada por gua do mar.


Seres humanos, plantas e animais precisam de gua doce. Quando chove ou neva, a gua doce passa do solo para lenis freticos e mananciais. Quando o nvel do mar sobe, a gua salgada tambm pode se infiltrar pelo solo, chegando s nossas fontes de gua doce e transformando-as em gua salgada demais para consumo. Essa chamada "incurso de gua salgada".

Agricultura
Se a populao mundial aumenta, os pases precisam de mais terras para produzir alimentos. Florestas so derrubadas e terras midas so drenadas para dar lugar a campos de cultivo. Mais mquinas agrcolas que poluem o ar so usadas nas colheitas. E tudo isso causa um efeito na nossa atmosfera.

Mquinas agrcolas produzem gases de efeito estufa extras.


Ao arar os campos, tratores e ceifadoras queimam combustvel e lanam dixido de carbono no ar. Muitos agricultores tambm usam produtos qumicos e pesticidas que contm oxido nitroso.

Agricultores africanos precisam de muita gua para cultivar lavouras. Regies da frica so muito quentes e secas. Agricultores tm que irrigar suas terras para produzir lavouras saudveis destinadas venda. O Lago Chad, na frica, est desaparecendo. Muitos cientistas acreditam que a falta de chuva, combinada com o uso demasiado da gua do lago

por agricultores para irrigar as plantaes, est fazendo com que o seu nvel diminua.

Desmatar florestas para plantio uma m notcia para a Terra. Em todo o mundo, florestas esto sendo devastadas para obteno de terras agrcolas e combustvel, para alimentar e prover de energia populaes crescentes. Isso est destruindo

habitats em situao de risco e aumentando os nveis de dixido de carbono na nossa atmosfera.

Plantar rvores pode ajudar a combater o aquecimento global.


Para garantir a existncia de muitas rvores, a fim de absorver dixido de carbono extra e produzir oxignio, muitos pases plantam uma nova rvore para cada uma que derrubada. Se novas rvores de madeira de lei tambm fossem plantadas, com o tempo as florestas tropicais cresceriam novamente.

O que podemos fazer?


Nos ltimos anos, governos tm reconhecido o perigo do aquecimento global. Eles se deram conta de que importante encontrar outras fontes de energia em vez de queimar combustveis fsseis. Com o passar do tempo, muitos pases esto tentando cortar suas emisses de dixido de carbono a fim de reduzir o aquecimento global. Mas voc pode fazer a diferena todos os dias.

Desligue a luz ao sair de um ambiente!


Adquira o hbito de economizar eletricidade. Desligue computadores e aparelhos de televiso quando tiver terminado de us-los para economizar energia.

Utilize sua prpria energia sempre que puder! Caminhar e andar de bicicleta, em vez de usar o carro, no bom s para o planeta. melhor para voc tambm! Usar sua prpria energia armazenada importante. Ento, caminhe e ande de bicicleta sempre que possvel, desde que seja seguro fazer isso.

Procurar energia mais limpa, como a elica, reduzir o aquecimento global.


Fazendas elicas, painis solares e centrais de energia das ondas do mar so formas de energia "verde", que no aumentam os nveis de gases de efeito estufa. Reciclar lixo impede que recursos como madeira e carvo sejam queimados para produzir energia. Acesse estes sites para saber mais: Sol e mudana na temperatura da Terra http://www.seed.slb.com/pt/scictr/watch/climate_c hange/causes_other.htm O Sistema solar http://cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendobasico/sistema-solar/sol.html Aquecimento global http://www.aquecimentoglobal.com.br/ Conscincia - Reportagem especial Mudanas climticas http://www.comciencia.br/reportagens/clima/climal l.htm O Efeito estufa e o Aquecimento global http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Aqueci mentoll.html O que a Camada de oznio?

http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambi entais/camada_ozonio/index.cfm O que a Camada de oznio? http://www.mma.gov.br/port/sqa/ozonio/capa/ Protocolo de Quioto http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/400 6.html# Terramrica - Conecte-se - Protocolo de Montreal http://www.tierramerica.net/2002/0922/pconectate .shtml Protocolo de Montreal http://www.protocolodemontreal.org.br/

Glossrio
Camada de oznio - um cobertor de gases ao redor da Terra que filtra os raios nocivos do Sol. Clima - a mdia das condies do tempo de uma regio. Energia solar - usar o calor do Sol para produzir energia. Gases de efeito estufa - gases na atmosfera que capturam calor. Um aumento nos nveis desses gases pode intensificar o aquecimento global. Irrigao - ato de regar a terra. Meio ambiente - natureza. Poluio - materiais indesejados ou nocivos lanados no meio ambiente, como, por exemplo,

os gases liberados quando combustveis fsseis so queimados. Populao - quantidade de pessoas que vivem em um pas ou na Terra. Reciclagem - transformar resduos (lixo) em novos produtos. Seca - aridez causada por falta de chuva. Zona climtica - um grupo de lugares, todos com a mesma distncia dos plos, com temperaturas similares.

You might also like