You are on page 1of 7

Folha de Rosto

SRE:ALMENARA MUNICPIO: DIVISA ALEGRE TUTORA: MARIA APASRECIDA MORAIS PORTO FERREIRA NOME DO CURSISTA: FABRIZIO ALVES FERREIRA

FOTO:

O que penso da educao: A educao o pilar de sustentao da sociedade civilizada por meio dela que o homem aprende novos conhecimento vividos pelos seus antepassados e que num ciclo constante passado de gerao em gerao. A educao no restringe-se apenas aos elementos formais de ensino, ao mtodos acadmicos, mas tambm a toda forma de construo do saber, quer ser seja formalizado ou no. Qual a minha expectativa em relao ao PROGESTO Tenho a expectativa de ter uma excelente oportunidade de aprendizagem no qual me oferecer ferramentas capazes de transformar a escola no qual trabalho afim de construir um caminho de releitura das minha prpria prtica profissional. Meu sonho... Transformar a realidade a minha volta, aperfeioar e oferecer oportunidade de crescimento a quem eu puder. Sonho numa sociedade igualitria, despida de preconceitos e prejulgamentos, onde o sucesso seja exclusivamente resultado da dedicao, do esforo e da competncia.

Mdulo I Como articular a funo social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Texto narrativo de no mnimo 25 linhas

A escola uma instituio social reconhecida pela sociedade capaz de transformar a comunidade a sua volta ao mesmo tempo que transformada por ela. Neste sentido a funo social da escola passa pelo processo de educao almejados pela sociedade. Na ao educativa a escola capaz de forma conscincias criticas gerando acontecimentos transformadores, criadoras e democrticas. Educadores e Alunos aprendem mutuamente numa rede relaes que igualam todos, independentemente de raa, credo, situao social, j que na escola a oportunidade de aprender ofertada a todos. No entanto ao observar o contexto histrico que a escola foi sendo construda as oportunidade nunca foram igualmente oferecidas, houve momentos que a escola publica era espao exclusivo dos filhos das famlias abastardas, outros momentos somente os homens eram dignos de uma educao erudita. Nos dias atuais a grande distino que existe est entre a escola privada e a publica. A falta de recursos pblicos, aliado a baixa remunerao dos profissionais da educao tem feito com que o poder de transformao social que a escola capaz de fazer seja deixado de lado em meio a tantas reinvindicaes sindicais, onde tudo exigido, menos a recuperao do valor e da dignidade dos profissionais de ensino que h tanto tempo se perdeu. Muitos atribuem a problemtica da educao s situaes associadas aos valores humanos, como ausncia e/ou ruptura de valores essenciais ao convvio humano. Assim, como alegam despreparo profissional dos educadores, salas de aula superlotadas, cursos de formao acelerados, salrios baixos, falta de recursos, currculos e programas pr-elaborados pelo governo, dentre tantos outros fatores, tudo em busca da reduo de custos. Assim a educao no alienada deve ter como finalidade a formao do homem para que este possa realizar as transformaes sociais necessrias sua humanizao, buscando romper com o os sistemas que impedem seu livre desenvolvimento. Portanto a funo social da escola e sempre ser a de transformao social do homem e consequentemente da sociedade por meio da educao, da construo de valores morais e ticos capazes de permitir o convvio social civilizado com oportunidade de crescimento para todos, com interveno real e concreta na comunidade na qual est inserida.

Questo 1) O que de mais significativo aprendi neste Mdulo? O papel social que Escola ao longo dos tempos nas diferentes culturas, levando em considerao o contexto histrico. Bem como o quanto a escola capaz de ser transformadora do homem e da sociedade.

Questo 2) Quais aplicaes posso fazer deste novo conhecimento na minha vida

Valorizar a Escola como o verdadeiro espao de construo do conhecimento e transformao social. Buscar a participao efetiva de todos a minha volta afim de estabelecer uma cadeia de profissionais consciente do nosso poder transformador.

Mdulo II Como promover, articular e envolver a ao das pessoas no processo de gesto escolar? Texto narrativo de no mnimo 25 linhas. A escola um espao de convergncia de diversos agentes que juntos formam a comunidade escolar. Portanto o trabalho desenvolvido na escola coletivo por principio, realizado a partir da participao conjunta e integrada dos membros desta comunidade na qual a escola est inserida: pais, alunos, funcionrios e professores, direta ou indiretamente participam na formulao dos objetivos, na soluo dos problemas, na tomada de decises, no monitoramento, avaliao e implementao do plano de ao, enfim de todos os processos ligados ao estabelecimento de ensino. Percebe-se que o espao escolar construdo atravs da participao, desde a sala de aula no processo de ensino-aprendizagem, onde professor e aluno desenvolvem uma relao de participao mutua na vida um do outro, j que para aquele ensinar necessrio que este queira aprender, ou por meio da troca de experincias de aprendizagem onde professor e aluno aprendem juntos, at a secretaria da escola, espao onde a relao com a comunidade passa por processos burocrticos, mas que no impede que na recepo de um pai em busca de um boletim do filho, ou na matricula de um aluno novo, no haja participao, troca de informaes, sugestes de trabalho, crticas entre outras iniciativas que cotidianamente acontecem. A participao de todos, nos diferentes nveis de deciso e nas sucessivas faces de atividades, essencial para assegurar o eficiente desempenho da organizao. Porm necessrio compreender a participao como um processo amplo, dinmico e interativo que vai muito alm da tomada de deciso, pois caracterizado pela co-responsibilizao no levantamento e na soluo dos problemas. Neste sentido uma forma de articular e envolver a ao das pessoas no processo de gesto escolar dividir responsabilidades afim de que cada um dos envolvidos aproprie-se da gesto, sendo capazes de criticar, sugerir, propor mudanas. Somente com o desprendimento do gestor em relao a sua gesto, no sentido de oportunizar a autonomia, o protagonismo dos atores envolvidos que as aes podero ser articuladas de forma envolvente. As pessoas participam porque gostam de serem til, de serem valorizadas pelo que fazem, de serem reconhecidas como importante no processo. Ento o envolvimento pressupe sensibilizao e motivao com objetivos claros a serem alcanados por todos.

Questo 1) O que de mais significativo aprendi neste Modulo?

O mais significativo que aprendi neste modulo foi que o direito de todos educao escolar constitui um dos valores que orientam a gesto das escolas, onde o pluralismo de ideias, igualdade de oportunidades so necessrios para a construo de uma gesto participativa.

Questo 2) Quais as aplicaes posso fazer deste novo conhecimento na minha vida?

Posso oportunizar s pessoas a participao efetiva nas aes desenvolvidas na escola, j que a participao capaz de promover a formao de indivduos crticos. No exerccio da gesto escolar os conhecimentos me alertaram para a necessidade de desenvolver uma gesto por meio do Poder Compartilhado e descentralizado dando condies a todos os segmentos exercerem autonomia na sua prxis.

Modulo V Como construir e desenvolver os princpios de convivncia democrtica na escola?

Texto narrativo de no mnimo 25 linhas

A escola um espao de convivncia social promissor para o desenvolvimento dos princpios de convivncia democrtica, levando-se em considerao que neste espao coexistem as diferenas formada por vrias tribos que mudam conforme a sociedade se transforma. Os mesmos preconceitos e as discriminaes existente fora da escola so vivenciadas dentro dela. Desenvolver princpios de convivncia essencial para a neutralizao de preconceitos e prejulgamentos para concomitantemente construir novos conceitos, novos valores de forma que a convivncia na pluralidade no seja apenas discurso e seja uma pratica constante. O aluno que no aprende no mesmo ritmo que os demais deve ser integrado, cuidado, observado de maneira que este seja acolhido por aqueles que encontram num nvel de aprendizagem acima do dele. Neste sentido a veiculao de comportamentos de acolhida e respeito aos direitos humanos constri um ambiente de cidadania compartilhada que poder ser reproduzida fora da escola. Contudo, no haver convvio democrtico se a escola no levar em considerao os conhecimentos historicamente construdos e culturalmente valorizados pelos estudantes. Estimular a manifestao desta cultura, com produo e utilizao de vrias formas faz com que a escola seja apropriada pela comunidade sendo reconhecida como parte desta. Ainda nesta perspectiva buscar a participao de todos cria um conhecimento comunitrio que diversificam o ambiente tanto escolar como extra-escolar oferecendo novos ambientes cientificocultural fazendo com que o estudante possa tecer um novo olhar sobre o ambiente a sua volta capaz de aceita-lo como est por no considerar necessrio mudanas, ou propor transformaes ou adequaes sua nova realidade scio-cultural. Portanto o convvio democrtico dentro da escola existe na medida em que a escola se aproxima da sua comunidade, contribuindo para a formao cidad dos jovens, valorizando a cultura local, neutralizando os preconceitos e discriminaes e construindo valores ticos e morais de tolerncia social, pluralismo, criticismo consciente e apropriao da cultura onde a escola est inserida, transformando e sendo transformada por esta.

Questo 1) O que de mais significativo aprendi neste Modulo? A relao da convivncia democrtica com os propsitos da educao, bem como o conjunto de referncias comportamentais baseadas na experincias de pessoas que ocupam cargos de lideranas.

Questo 2) Quais as aplicaes posso fazer deste novo conhecimento na minha vida?

As formas de exercer a liderana tendo como base os desafios que sero inerentes ao ato de liderar pessoas. As aplicaes que posso fazer dizem respeito a entender que importante formar criteriosamente as equipes de trabalho e forma como motiv-lo para desenvolverem suas funes com bastante empenho. Outro aspecto importante a necessidade que temos de compreenso mutua e o compartilhamento de decises.

You might also like