You are on page 1of 117

POLTICAS PBLICAS DE TURISMO VISANDO A INCLUSO SOCIAL

Ivan Bursztyn

TESE

SUBMETIDA

AO

CORPO

DOCENTE

DA

COORDENAO

DOS

PROGRAMAS DE PS-GRADUAO DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSRIOS PARA A OBTENO DO GRAU DE MESTRE EM CINCIAS EM ENGENHARIA DE PRODUO.

Aprovada por:

___________________________________________ Prof. Roberto dos Santos Bartholo Jr., D.Sc.

___________________________________________ Prof. Marcos Pereira Estellita Lins, D.Sc.

___________________________________________ Prof. Davis Gruber Sansolo, D.Sc.

RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL FEVEREIRO DE 2005

BURSZTYN, IVAN Polticas pblicas de turismo visando a incluso social [Rio de Janeiro] 2005 VII, 110 p. 29,7 cm (COPPE/UFRJ, M.Sc., Engenharia de Produo, 2005) Tese Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE 1. Poltica Pblica 2. Desenvolvimento

3. Turismo Sustentvel 4. Planejamento I. COPPE/UFRJ II. Ttulo ( srie )

ii

Dedico est dissertao a memria de minha querida av Alice, de minha tia Sime e do amigo Ren

iii

AGRADECIMENTOS

Algumas pessoas que marcaram essa caminhada devem ser lembradas nesse momento. Assim, agradeo...

Aos meus mestres e amigos Roberto Bartholo e Maurcio Delamaro pela acolhida e pela confiana em meu trabalho.

Ao meu pai, Luiz, pelas palavras de incentivo que ainda ecoam em minha cabea e a, terminou?, mas acima de tudo pelo exemplo homem, pai, filho, irmo, profissional, professor e aluno, um dia eu chego l !!!

minha me, Estrella, cujo exemplo de superao e dedicao, pessoal e profissional, tento seguir.

Aos meus irmos, Kiko e Victor, pois, mesmo um pouco distantes, sei que torcem por mim.

Dani que acompanhou de perto todas as dores desse parto e com suas palavras de carinho e seu companheirismo me deu fora para seguir em frente. Te amo.

toda trupe do LTDS que nesses mais de cinco anos de convvio fizeram de meu local de trabalho uma segunda casa. Abrao a todos com carinho. Aproveito para agradecer aos que j passaram por l e hoje seguem seus caminhos, em especial, ao Adilson, companheiro de pastel aos sbados e de muitas prosas, e Luca, por sua generosidade e amizade.

Aos amigos da galera do marfu pelos momentos de descontrao proporcionados por nossos encontros semanais.

Muito obrigado...

iv

Resumo da Tese apresentada COPPE/UFRJ como parte dos requisitos necessrios para a obteno do grau de Mestre em Cincias (M.Sc.)

POLTICAS PBLICAS DE TURISMO VISANDO A INCLUSO SOCIAL.

Ivan Bursztyn

Fevereiro/2005

Orientador: Roberto dos Santos Bartholo Jr.

Programa: Engenharia de Produo

O turismo visto hoje como a atividade econmica que mais cresce no mundo. Seu potencial gerador de trabalho e renda, a quantidade de recursos trazidos pelos viajantes para um determinado destino e o nmero cada vez maior de pessoas que viajam so indicadores que demonstram a pujana do setor. O Brasil, com toda sua riqueza natural e cultural, oferece grandes possibilidades, via o turismo, de promover os desenvolvimentos local e regional, capazes de amenizar as desigualdades sociais do pas. No entanto, para a realizao desse potencial imperativo que sejam estabelecidas novas formas de planejamento e gesto, no mbito das polticas pblicas, para que a atividade cumpra tal papel. Nos ltimos anos, o desenvolvimento do turismo no Brasil pouco tem contribudo para a incluso das comunidades locais, o que causa grandes impactos de ordem scioambiental, muitas vezes irreversveis, alm da perda considervel da identidade cultural. Assumindo-se que a incluso social no se d espontaneamente, prope-se, nessa dissertao, que o conceito de turismo de base comunitria seja um elemento norteador para a regulamentao do setor.

Abstract of Thesis presented to COPPE/UFRJ as a partial fulfillment of the requirements for the degree of Master of Science (M.Sc.)

TOURISM PUBLIC POLICY IN SUPPPORT OF SOCIAL INCLUSION Ivan Bursztyn

February/2005

Advisor: Roberto dos Santos Bartholo Jr.

Department: Production Engineering

Tourism is considered the fastest growing economic activity nowadays. Its potential for job and income generating, the amount of money spent by travelers in tourist destinations and the increasing number of people that travel yearly: these are indicators of the tourist industry vigor. Brazilian rich natural and cultural heritages create great possibilities to the implementation of tourist activities aimed at promoting local and regional development and at helping to lessen social inequalities in the country. However, in order to realize that potential new planning and managing forms need to be established in the public policies domain. During the last years, tourism development in Brazil has little contributed for social inclusion of the destination local communities. It usually leads to high environmental and social impacts, frequently irreversible, as well as to significant damages to local cultural identities. This work tries to show that in order to achieve social inclusion through the implementation tourist activities the idea of community-based tourism must be a key element to the industry regulation design.

vi

SUMRIO

APRESENTAO ...................................................................................................1 CAPTULO I. Viajantes e diversionrios: Uma abordagem conceitual do turismo.........................................7 I.1. Introduo ............................................................................................................7 I.2. O desenvolvimento do turismo ao longo dos tempos ..........................................8 I.3. Por um turismo com mais viagens .....................................................................21 I.4. Consideraes finais...........................................................................................26 CAPTULO II. Poltica e planejamento turstico................................................30 II.1. Introduo .........................................................................................................30 II.2. O imperativo sustentvel do turismo ................................................................31 II.3. Poltica e planejamento .....................................................................................34 II.4. Planejamento em turismo..................................................................................35 II.5. Um breve histrico do planejamento turstico ..................................................36 II.6. Mtodos de planejamento turstico ...................................................................39 II.7. Uma abordagem sustentvel ao planejamento turstico....................................47 CAPTULO III. Quem so os beneficiados com o incremento do turismo?.....53 III.1. Introduo........................................................................................................53 III.2. Poltica pblica de turismo no Brasil: o Prodetur-NE e os megaprojetos tursticos .....................................................54 III.3. Desenvolvimento para qu? ............................................................................61 III.4. O turismo de base comunitria ........................................................................65 III.5. No utopia, realidade... .............................................................................70 III.6. Consideraes finais ........................................................................................84 CONCLUSO. Por um Programa Nacional de Turismo de Base Comunitria ..............................................86 1. Introduo.............................................................................................................86 2. Algumas consideraes sobre o Plano Nacional de Turismo 2003-2007 ............89 3. Uma proposta de Programa Nacional de Turismo de Base Comunitria .............92 4. No o rabo que abana o cachorro... o cachorro que abana o rabo...................99 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ...............................................................105 vii

Apresentao

O presente trabalho resultado de cinco anos de envolvimento com o Laboratrio de Tecnologia e Desenvolvimento Social da COPPE/UFRJ. Durante esse perodo, tivemos a oportunidade de participar de alguns projetos de pesquisa e extenso que nos abriram um novo horizonte de atuao profissional.

Dentre esses projetos, destacamos o Instituto Virtual de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (IVT-RJ), que nos iniciou nos assuntos concernentes ao debate sobre formas sustentveis de desenvolvimento turstico. O IVT-RJ um projeto financiado pela FAPERJ (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e tem como objetivo fomentar, articular e divulgar experincias exitosas no campo do turismo como promotor de desenvolvimento social. Para isso, o Instituto formou e mantm uma rede de pesquisadores que, atravs do website (www.ivt-rj.net), debatem e obtm informaes sobre os assuntos correlatos. Por ser um projeto cujo financiamento provm de um rgo estadual de fomento pesquisa, o IVT-RJ tambm se dedica ao estudo de polticas pblicas para o setor, entendendo que estas devem estar associadas a uma poltica mais ampla de desenvolvimento, no se restringindo regulamentao do chamado trade turstico.

Uma de nossas atribuies no Instituto a de co-editar o Caderno Virtual de Turismo, uma revista cientfica dedicada ao estudo do turismo e de temas afins, com periodicidade trimestral e que hoje est em seu 14 nmero. Essa funo nos deu a oportunidade de ter contato com a mais variada produo acadmica acerca do tema e contribuiu decisivamente para a realizao dessa dissertao.

Paralelamente ao trabalho no IVT-RJ, cumprimos crditos no mestrado do Programa de Engenharia de Produo da COPPE/UFRJ. Durante quase dois anos, participamos de disciplinas que abordavam alguns temas mais tericos, como a tica, a responsabilidade, a sustentabilidade, e outras que se dedicavam a uma abordagem mais prtica da gesto, do 1

estudo das polticas pblicas sociais e dos modelos de desenvolvimento. Enfim, temas que permeiam o contedo aqui abordado.

A opo pelo estudo das polticas pblicas voltadas para o turismo com foco na incluso social se deu quando, em junho de 2002, tivemos a oportunidade de ver, na prtica, os antagonismos entre o discurso oficial e a realidade no litoral cearense. Durante nossa estada de uma semana no litoral leste do Cear, visitamos algumas experincias de projetos tursticos incluindo um resort na Praia das Fontes. Nessa ocasio, entrevistamos moradores que nos relataram uma situao crtica, marcada pela forte excluso social. Aps consultarmos uma extensa literatura sobre o tema, constatamos que esse no era um caso isolado.

O discurso oficial marcado pelas inmeras oportunidades sociais geradas pelo incremento do setor turstico. Segundo dados oficiais, o turismo vem se destacando como uma das atividades econmicas que mais cresce na atualidade. A Organizao Mundial do Turismo (OMT) estima que em 2006 o turismo ter uma produo mundial de 7,1 quatrilhes de dlares, gerando cerca de 385 milhes de empregos (OMT, 2001). Estima-se, ainda, que o nmero de turistas cresa, nas prximas duas dcadas, 4,3 % ao ano, e a receita gerada por eles, cerca de 6,7 % ao ano (www.embratur.gov.br Apud Kinker, 2002). A importncia do turismo na economia brasileira tambm vem merecendo destaque. Em 2003, recebemos cerca de 4 milhes de turistas estrangeiros e, nesse mesmo ano, aproximadamente 27 milhes de brasileiros viajaram pelo Brasil. As receitas diretas com o turismo internacional foram de cerca de US$ 3,3 bilhes.

nesse contexto de estatsticas to promissoras que vem se formando os argumentos das principais aes governamentais direcionadas ao desenvolvimento do turismo no Brasil. Tendo como base o potencial gerador de trabalho e renda em escala local e sintonizada com o discurso da sustentabilidade, a indstria do turismo vem reivindicando polticas pblicas especficas para o setor. Linhas especiais de crdito, incentivos fiscais e

investimentos pesados na implantao de complexos hoteleiros so apenas alguns dos

caminhos que levam boa parte dos recursos pblicos para os empresrios do trade turstico, na perspectiva do incremento dos ganhos sociais supostamente promovidos pelo turismo.

No entanto, as estatsticas e o discurso oficial mascaram os danos ambientais e socioculturais na escala local provenientes do mau planejamento desta atividade. Entre os impactos negativos mais evidentes esto a degradao ambiental e paisagstica, a gerao de subempregos e empregos sazonais e o abandono de postos tradicionais de trabalho. O aumento no planejado no fluxo de visitantes das localidades tursticas na alta temporada, alm de trazer divisas, pode ser acompanhado pela contaminao dos rios, das praias e pela produo de montanhas de lixo.

Exemplos mal sucedidos no faltam para ilustrar essa situao. Como veremos nos captulos que seguem, na ltima dcada, o governo brasileiro investiu pesado em obras de infra-estrutura estradas, gua, luz, saneamento, telefone, dentre outros e em financiamentos de empreendimentos que, em sua maioria, no deram o resultado esperado. Rotulados de projetos ecotursticos, muitos desses empreendimentos se apropriam dos recursos naturais de localidades pouco turistificadas, promovendo alteraes profundas na comunidade onde se instalam. Com a sbita valorizao de suas terras, muitos nativos se vem pressionados economicamente a se desfazerem de suas casas, gerando um grande problema social para a regio.

Esse processo pode gerar uma forte excluso social identificada com o incremento da atividade turstica. Os empreendimentos implantados, baseados no modelo all inclusive, no dependem de uma relao entre visitantes e comunidade receptora e, ainda, podem causar verdadeiros desastres ambientais. Desvirtuando o prprio conceito de turismo ecolgico, os megaempreendimentos ecotursticos tentam massificar uma atividade que tem como seus pilares de sustentao a base ecolgica, social e holstica, sendo exeqvel se houver respeito ao meio ambiente, eliminao ou reduo da pobreza, implantao de programas educacionais eficientes, resgate e fortalecimento da cultura local, criao de postos de trabalho e valorizao do trabalho j existente (SEABRA, 2001:34).

Em 2002, elegemos o primeiro presidente vindo das camadas populares e, mesmo que cautelosamente, mostrava-se interessado em promover avanos significativos nas polticas sociais. No entanto, a crescente importncia dos aspectos econmicos na conduo das polticas nacionais vem exigindo que outros setores tenham mais criatividade para, com menos recursos, conseguirem atender s demandas sociais existentes.

Em janeiro de 2003, no primeiro dia do novo governo, assistimos criao do Ministrio do Turismo e promessa de que o setor ganharia ateno especial por parte das autoridades pblicas para seu desenvolvimento. Entretanto, devido ao seu carter multifacetado, capaz de mobilizar dezenas de setores produtivos, o turismo vem se confirmando como um tema difcil de ser tratado por apenas um rgo da administrao pblica. A influncia de outras polticas pblicas, como a de transportes, fiscais, de sade, trabalho, educao dentre outras, evidencia a necessidade de se tratar o turismo de forma transversal.1

Em abril do mesmo ano, foi lanado o Plano Nacional de Turismo 2003-2007. Com metas ambiciosas, o PNT apresenta, sem o devido detalhamento, uma srie de macroprogramas que visam potencializar os benefcios gerados pelo turismo. Na mensagem introdutria ao plano, feita pelo Presidente da Repblica, percebemos um tom de panacia, associando aos resultados positivos do turismo a soluo de problemas crnicos de nossa sociedade, como as desigualdades regionais e sociais.

fato que o turismo pode trazer grandes benefcios para o Brasil. Todavia, esses benefcios no ocorrem de forma espontnea; em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil, o turismo segue a mesma lgica da produo industrial capitalista e, portanto, tambm pode produzir pobreza, excluso social e degradao ambiental, dentre outros males (SANSOLO 2003b). O cerne da questo diz respeito ao modelo de desenvolvimento que se pretende estimular e isso envolve todos os setores da administrao pblica, das polticas econmicas s sociais, configurando uma verdadeira poltica de desenvolvimento.

Alguns exemplos onde a administrao pblica do turismo feita de forma transversal podem ser encontrados em vrios pases do mundo nos quais o setor tem grande importncia no PIB (SANSOLO e CRUZ, 2003).

Procuramos, nessa dissertao, debater os possveis rumos a serem tomados pelas polticas de desenvolvimento turstico no Brasil. Caso haja realmente o interesse poltico de promover a incluso social atravs do fortalecimento do setor turstico, alguns questionamentos devem ser levados em considerao. A discusso sobre quem so os verdadeiros beneficiados com o incremento do setor nosso elemento norteador. Nesse sentido, estruturamos este trabalho em trs captulos e uma sntese conclusiva, que sero apresentados a seguir.

No primeiro captulo dessa dissertao buscamos entender como se deu a evoluo do turismo na histria, qual seu estado atual e quais as tendncias de desenvolvimento do setor. Utilizando como referncia a classificao apresentada pelo pesquisador mexicano Sergio Molina, em seu livro O ps-turismo, foi possvel traar os caminhos percorridos pelo setor turstico no ltimo sculo, bem como entender as mudanas que esto em curso. Para tal, procuramos fazer alguns paralelos entre o desenvolvimento do turismo e o contexto mundial no qual ele ocorria, destacando as principais influncias e o cdigo conceitual da poca.

Ainda com o suporte terico oferecido por Molina e com as contribuies do professor ingls John Urry foi possvel apontar algumas tendncias que indicam uma atividade turstica em que a relao entre visitantes e visitados se dar de forma mais efetiva e autntica. Essa mudana no perfil da demanda turstica encontra eco na antropologia filosfica de Martin Buber, que atravs de sua ontologia relacional contribui para o entendimento da importncia da relao entre visitantes e visitados num possvel processo de incluso social a partir do turismo.

No segundo captulo, procuramos destacar a importncia do planejamento turstico estratgico e integrado, enraizado na comunidade local, como um potencializador dos benefcios gerados pela atividade. Nesse sentido, as discusses com relao ao planejamento do turismo passam pela compreenso da necessidade de se pensar o desenvolvimento sob a tica da sustentabilidade. Algumas implicaes decorrentes dessa relao so apontadas nesse captulo.

Buscando referncias tericas entre autores como Hall, Hughes, Getz dentre outros, fazemos um pequeno histrico do planejamento turstico, passando por alguns mtodos muito utilizados a partir da segunda metade do sculo XX. Ao final do captulo, procuramos traar, em linhas gerais, uma abordagem sustentvel de planejamento turstico, articulando polticas pblicas e desenvolvimento local.

No terceiro captulo, discutimos e refletimos sobre os dois captulos anteriores no intuito de realizar uma anlise do desenvolvimento turstico que vem sendo implementado no Brasil nos ltimos anos. Com o suporte de autores como Giovanni Seabra e Rita de Cssia Cruz, procuramos apresentar a principal poltica de turismo em curso no Nordeste brasileiro, o Prodetur-NE, e alguns de seus impactos nas comunidades no raio de influncia dos projetos.

Tendo como referencial o conceito de desenvolvimento como liberdade de Amartya Sen, questionamos os resultados e as principais aes do Prodetur-NE e, em seguida, propomos como alternativa ao modelo vigente uma poltica de incentivo ao turismo de base comunitria. Esse conceito apresentado mais detalhadamente com o apoio terico de Sansolo, Irving e Hatton, que nos ajudam a compreender os alicerces dessa proposta de gesto, planejamento, fomento, agenciamento e implementao do turismo. Com um carter ilustrativo, apresentamos ainda dois casos de sucesso reconhecidos

internacionalmente: o projeto de ecoturismo comunitrio da Prainha do Canto Verde, no Cear, e o programa de ecoturismo integrado ao manejo de vrzea, em Silves, no Amazonas.

Para finalizar, apresentamos uma concluso fazendo um apanhado geral dos assuntos abordados nessa dissertao e apontando alguns possveis caminhos a serem seguidos.

Capitulo I Viajantes e Diversionrios: uma abordagem conceitual do desenvolvimento do turismo

1. Introduo

Muito se tem falado nos dias de hoje sobre o potencial da atividade turstica em promover o desenvolvimento econmico das regies onde se instala. As estatsticas promissoras inspiram governos de todo mundo a investirem em aes voltadas para o incremento do setor. Contudo, experincias nos quatro cantos do mundo colocam em cheque a crena de que a indstria do turismo, ou a indstria limpa, como tambm comumente conhecida, seja necessariamente benfica na gerao de emprego e renda e na preservao do meio ambiente natural e cultural.

No mundo globalizado contemporneo, onde o desemprego estrutural e o crescimento da pobreza e das injustias sociais visvel, o setor de servios (dentre eles, o turismo) pode apresentar alternativas para o desenvolvimento socioeconmico de muitas sociedades (SANSOLO e CRUZ, 2003). O turismo no uma panacia para as distores que o modo de produo capitalista industrial apresentou ao longo dos tempos, mas se planejado e integrado com as demais polticas sociais e econmicas pode oferecer caminhos interessantes para o desenvolvimento local.

Como veremos mais adiante, o perfil dos turistas est em transio. J no possvel defini-los como uma massa de demandas homogneas. E, nessa diversificao da demanda que podemos vislumbrar uma possvel mudana nas relaes entre visitantes e visitados, elemento crucial se quisermos pensar a atividade turstica contribuindo para o processo de incluso social.

2. O desenvolvimento do turismo ao longo dos tempos

Para um melhor entendimento do fenmeno turstico contemporneo, faz-se necessrio uma breve investigao quanto s suas origens. Existe uma grande diferena entre as viagens tursticas e outros tipos de deslocamentos realizados pelo homem no decorrer de sua histria. Segundo a Organizao Mundial do Turismo (OMT, 2001: p.3), o turismo compreende as atividades realizadas pelas pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um perodo consecutivo inferior a um ano, por lazer, negcios ou outros.

Entretanto, podemos identificar j na Grcia Antiga a gnese do fenmeno, quando levas de pessoas se deslocavam para assistir aos jogos olmpicos e outros festivais pblicos e religiosos. Durante o auge do Imprio Romano, a Pax Romana possibilitou um grande fluxo de viajantes atravs das estradas de boa qualidade implantadas por todo o Imprio. Mesmo durante o perodo de decadncia do Imprio Romano e as invases brbaras, os peregrinos cruzavam o interior da Europa rumo a centros religiosos, como Roma, Jerusalm e Meca. O primeiro roteiro turstico registrado foi elaborado pelo francs Aymeric Picaud e indicava como chegar a Santiago de Compostela, tendo a Frana como ponto de partida.

Durante a Idade Mdia, houve uma reduo acentuada nos deslocamentos de pessoas na Europa em virtude, principalmente, da fragmentao do territrio em feudos. Com o advento das cruzadas e o renascimento do comrcio entre a Europa e o Oriente ressurgiu a curiosidade em conhecer terras longnquas (SEABRA, 2001:13). Essa curiosidade aliada a fortes interesses comerciais fez com que, anos mais tarde, algumas naes europia se lanassem ao mar rumo s riquezas do novo mundo. As viagens desses desbravadores, no entanto, no podem ser classificadas como tursticas, em virtude de seu carter mercantil, colonizador e blico.

Sergio

Molina,

pesquisador

mexicano

contemporneo,

classifica as

etapas

de

desenvolvimento da atividade turstica da seguinte forma: o pr-turismo, o turismo industrial (este subdividido em primitivo, maduro e ps-industrial) e o ps-turismo. Nessa

classificao, o autor prefere no vincular as etapas de desenvolvimento do turismo a perodos temporais definidos, pois entende que essa categorizao se faz tendo como base conceitos e prticas que podem ocorrer simultaneamente (MOLINA, 2003).

2.1. O pr-turismo

O pr-turismo tem como seu expoente mximo o Grand Tour, prtica originada na Europa que se tornou muito comum entre os filhos de famlias abastadas durante os sculos XVII e XVIII. Esses jovens terminavam seus estudos com uma viagem ao redor da Europa, onde entravam em contato com a cultura e as tradies, a histria, a poltica e as artes dos pases vizinhos. Segundo Barreto:

Quando o conceito de turismo surge, na Inglaterra, no sculo XVII, no est referido a uma prtica de lazer, mas necessidade de conhecer outras culturas, de conhecer outros modos de vida, de experimentar o contato com outros lugares, de observar obras de arte que no tinham similar fora da Itlia, por exemplo, de manter um contato existencial com a regio mediterrnea que tinha sido o bero da civilizao greco-romana. (BARRETO, 1998: p. 134)

Do ponto de vista organizacional, vale destacar que no existia uma estrutura muito complexa de suporte. O jovem viajante era acompanhado de alguns servos e de um tutor de alta confiana da famlia, responsvel tambm pela logstica e pela parte financeira da empreitada.

2.2. O turismo industrial

A Revoluo Industrial representa o fato mais importante para a compreenso do fenmeno turstico em sua verso moderna2. Foi atravs dos avanos tecnolgicos da nova sociedade industrial que, pela primeira vez, os deslocamentos humanos ganham uma caracterstica de

O turismo industrial tambm chamado por alguns autores (BARRETO, 1998; SEABRA, 2001; URRY, 2001; entre outros) de turismo moderno.

turismo. Com a ampliao da malha ferroviria, fundamental para as viagens domsticas e intracontinentais, e a construo dos grandes navios a vapor capazes de atravessar oceanos, a indstria dos transportes muda de escala e passa a ser acessvel a um maior nmero de pessoas.

Mas as novas tecnologias tambm mudaram a paisagem dos grandes centros urbanos da poca. As cidades industriais, com seus cenrios acinzentados, j no apresentavam a qualidade de vida de outrora. Como alternativa a esse novo modelo de sociedade, as pessoas passaram a valorizar os ambientes naturais, como as regies montanhosas e litorneas, para seus momentos de descanso. Saturadas de viver em uma sociedade crescentemente fundamentada no consumo de produtos pasteurizados, as pessoas encontraram no turismo a forma ideal de fuga do cotidiano. As viagens, incentivadas pela evaso do trabalho rotineiro e repetitivo, constituiam a forma mais rpida e prtica do trabalhador se recuperar do stress causado pelo meio urbano (KRIPPENDORF, 1989).

Nesse contexto, surgem os primeiros hotis urbanos e h um grande desenvolvimento dos balnerios costeiros no mar Mediterrneo. O que antes era uma atividade educativa, circunscrita a uma classe social mais abastada, passa a ganhar um carter recreativo e de lazer para a classe trabalhadora.

Nessa primeira fase de ampliao dos fluxos tursticos, o chamado turismo industrial primitivo (MOLINA, 2003), surgem as primeiras empresas encarregadas de organizar e operar as viagens. Contando com uma estrutura organizacional elementar, as primeiras agncias de viagens ainda no ofertavam uma gama de servios diversificada.

H uma certa polmica quanto fundao da primeira agncia de viagens. Em 1863, Stangen fundou em Breslau, Alemanha, o que muitos pesquisadores acreditam ser a primeira empresa voltada para a realizao de viagens. Por outro lado, tambm se afirma que foi o italiano Galignani quem criou, em Paris, o que seria a primeira agncia de viagens. Em todo caso, relatos histricos do conta de que a agncia Stangen organizou e

10

operou a primeira volta ao mundo com finalidade e carter turstico em 1878. (MOLINA, 2003)

Ainda na segunda metade do sculo XIX, aparece na histria do turismo um pioneiro que se tornaria mundialmente conhecido e cuja agncia opera at os dias de hoje: Thomas Cook, que foi o primeiro a organizar uma viagem com uma srie de servios includos, a partir de um nico preo pago pelos clientes.

O turismo nasceu e se desenvolveu tendo como principal suporte o modo capitalista de produo. Por ser uma atividade do setor de servios e por no ser considerado artigo de primeira necessidade, o turismo sofreu e ainda sofre com as crises ao longo da histria. Guerras e revolues, instabilidades sociopolticas, desastres naturais ou provocados, crises econmicas, epidemias e outros tipos de conflitos abalam seriamente o fluxo turstico (TRIGO, 2002).

Na primeira metade do sculo XX, conhecemos um perodo de grande adensamento desses conflitos. A 1 Guerra Mundial, a Revoluo Russa, a profunda crise econmica instaurada no mundo aps a quebra da bolsa de Nova Iorque, a ascenso do nazi-fascismo na Europa, culminando na 2 Grande Guerra, foram fatos importantssimos na estagnao, diminuio e, em alguns momentos crticos, interrupo do fluxo turstico mundial.

O fim da 2 Guerra Mundial inaugura um momento nico na histria. As naes capitalistas europias reconstruram seus territrios e, com o apoio financeiro norte-americano, se reergueram economicamente. Nas dcadas que se seguiram, houve um crescimento industrial espantoso, e o nvel de consumo mundial manteve a economia em franca ascenso. Com o quadro sociopoltico e econmico mais estvel, o ambiente era propcio tambm para o ressurgimento do turismo.

O perodo do ps-guerra inaugura, ento, o que Molina chama de turismo industrial maduro, ou seja, a fase de afirmao do turismo como um verdadeiro movimento de massas. A indstria da aviao comercial se desenvolveu e, rapidamente, superou os

11

cruzeiros martimos na preferncia do turista, principalmente devido reduo do tempo de viagem proporcionada pela alta velocidade das aeronaves. Com isso, as agncias e operadoras de viagens, bem como as companhias areas, se multiplicaram e descobriram os novos parasos tropicais latino-americanos e asiticos.

As conquistas sociais, como o direito a frias, ao 13 salrio, a limitao do tempo de trabalho e a aposentadoria, alm do aumento da renda salarial, tambm contriburam decisivamente para o incremento do setor. As chamadas leis trabalhistas tornaram possvel, a uma parcela crescente da populao, o uso do tempo livre em viagens de turismo. A classe trabalhadora foi fundamental para caracterizar a atividade turstica como um fenmeno social de massa, uma vez que dinamizou o fluxo turstico domstico e internacional.

O quadro a seguir foi apresentado por Molina (2003) com base em dados da OMT. Nele possvel ter idia do impressionante crescimento ininterrupto a partir da dcada de 1950, passando de 25 milhes de turistas internacionais at mais de 600 milhes na dcada de 1990.

Tabela 1 - Chegada de turistas mundialmente Ano 1950 1960 1970 1980 1990 2000 Chegada
(Milhares)

Variao
(%)

25.282 69.320 165.787 287.787 458.357 699.000

174,2 139,2 73,6 59,6 52,5

Fonte: Organizao Mundial de Turismo Apud MOLINA 2003

A grande locomotiva da expanso do turismo nas primeiras dcadas do ps-guerra foram os produtos relacionados ao binmio sol e praia. Com base na integrao do eixo operador-

12

avio-hotel-praia, milhes de pessoas buscavam anualmente fugir do frio durante os rigorosos invernos no hemisfrio Norte em balnerios localizados mais ao sul.

Entre as dcadas de 50 e 90, as chegadas internacionais cresceram cerca de 2.300 %. O turismo interno tambm apresentou um incremento relevante, chegando a registrar mais de 5 bilhes de pessoas viajando a cada ano dentro de seu territrio na dcada de 90.

A idia de progresso vinculada noo de crescimento econmico se expressa no turismo em indicadores como volume de investimentos, receita e gerao de empregos, dando um carter industrial a atividade. A iluso de que a indstria do turismo poderia substituir a indstria de transformao em importncia estratgica na gerao de empregos e de receitas para o Produto Nacional, sem causar impactos similares, deu atividade o rtulo de indstria limpa. No entanto, com o passar dos anos, tal afirmao tem se mostrado falaciosa: o turismo vem gerando impactos no meio natural onde realizado, na cultura de comunidades e povos, na distribuio social de seus ganhos, na organizao econmica da localidade ou regio. Seus efeitos podem ser positivos ou negativos, graves ou incuos, dependendo do seu planejamento e das polticas pblicas, quando existem. (BARTHOLO, 2005)

Ao converter-se em um fenmeno de deslocamentos massivos, o turismo passa a apresentar impactos (positivos e negativos) que antes no eram perceptveis. As conseqncias sociais, culturais, polticas, ambientais e econmicas comeam a deflagrar relaes conflitivas. Segundo Barreto:

O turismo, que em sculos anteriores servira para educar o viajante, na dcada de 70 vai servir para um divertimento descompromissado, onde no importa se o que oferecido autntico ou no, (MacCANNEL 1973) onde h abuso na utilizao dos recursos naturais e culturais, at o desrespeito para com os membros das populaes visitadas (BARRETO, 1998: p. 135)

13

Nessa fase de desenvolvimento, em que o turismo se consolida como indstria, sua estrutura organizacional reflete o cdigo conceitual e operacional da poca.3 A racionalidade moderna se expressa na civilizao industrial por meio de seis princpios bsicos: uniformizao, especializao, sincronizao, concentrao, maximizao e centralizao. A seguir, enunciaremos cada princpio, apresentando seus reflexos na indstria do turismo. (MOLINA, 2003)

A uniformizao tem como cone a celebre frase de Henry Ford: People can have the Model T in any colour so long as it's black4. Baseada na lgica industrial movida pela produo em srie, caso tpico da indstria automotiva, a indstria do turismo homogeneizou seus produtos e servios, elaborando projetos sem diferenas substanciais. As empresas transnacionais de hotelaria, por exemplo, estandardizam os processos de produo, os sistemas e os procedimentos administrativos em todas as suas unidades, independente de sua localizao. Sem comprometimento com as caractersticas ambientais e culturais locais, tais empreendimentos seguem os mesmos padres em Las Vegas, no Rio de Janeiro ou em Hong Kong.

A padronizao despersonaliza os prprios produtores e prestadores de servios, passando, assim, a simples agentes responsveis pela reproduo das idias das matrizes ou, no caso de empresas independentes, seguindo e copiando as tendncias dos ncleos influentes do modelo dominante. Por outro lado, os turistas tambm sofrem os reflexos da homogeneizao, configurando uma demanda com preferncias semelhantes, mesmo quando provenientes de grupos culturais diferentes5.

A especializao est diretamente relacionada concepo tayloriana da diviso do trabalho. Segundo a administrao cientfica de Taylor, a produtividade aumenta quando melhoram a eficincia dos tempos e os movimentos do processo de produo industrial. Segundo Taylor:
Alvin Toffler afirma que toda civilizao tem um selo ou cdigo oculto que sustenta e condiciona sua evoluo (Apud Molina 2003). 4 Citado no site http://www.quotationspage.com 5 Alguns autores se referem a esse perfil de turista utilizando conceitos como turista mdio, manada cega e hordas douradas.
3

14

simplificando as tarefas, atribuindo a cada cargo tarefas simples e repetitivas que exigem pouca experincia do executor e escassos conhecimentos prvios, reduz-se o perodo de aprendizagem, facilitando a substituio de um indivduo por outro, permitindo melhorias nos mtodos e incentivos de trabalho e, decididamente, aumentando a produtividade. (Apud MOLINA, 2003)

No turismo, o trabalho rotineiro e limitado empobrece a relao entre o prestador de servio e o turista. Numa agncia de viagens, por exemplo, o vendedor oferece ao cliente um conjunto de servios sem que tenha participado na elaborao do pacote; posteriormente, no estar em contato com o turista para saber seu grau de satisfao, pois a rgida diviso do trabalho e a especializao o impedem. A repetio de sua tarefa gera um estado de nimo tal que despersonaliza sua relao com o cliente.

De uma perspectiva macro, a especializao pode ser notada na funo turstica atribuda aos pases latino-americanos que restringiram o aproveitamento de seu potencial turstico ao turismo de sol e praia.

A sincronizao diz respeito necessidade de relacionamento e comunicao entre trabalhadores e unidades econmicas de produo distintas, com o objetivo de obter um determinado produto. Nesse sentido, fruto do modelo de diviso do trabalho. A sincronizao no contexto da indstria turstica tem sua expresso, por exemplo, na formatao de um pacote composto pela hospedagem, o translado e a alimentao em que um dos elementos que o compem no prestado de forma adequada e eficiente. Dessa forma, ficam anulados os esforos dos outros elementos em passar uma boa imagem do destino.

A concentrao refere-se ao agrupamento de atividades em um determinado espao geogrfico que normalmente utilizado de forma intensiva. Com o objetivo de reduzir custos operacionais e de investimento, os empreendimentos so incentivados a se instalarem em uma mesma regio, aumentando sua densidade demogrfica. Como reflexo

15

dessa poltica, temos, na maioria dos casos, conseqncias ambientais desastrosas, alm de um stress social. Nessas condies, os plos tursticos deixam de cumprir seu papel de descanso e diverso e passam a apresentar os mesmos problemas das grandes cidades industriais.

O princpio da maximizao pode ser compreendido de duas maneiras. A primeira se refere varivel econmica. A indstria turstica inserida na lgica do capital detecta necessidades ou as cria para empacot-las, etiquet-las e vend-las de forma tal que se garanta a maximizao do lucro dos investidores (MOLINA, 2003). A segunda compreende a maximizao no sentido de tornar o adjetivo grande sinnimo de bom. Assim, um hotel com 1000 quartos de melhor qualidade que um de 100, embora ambos sejam da mesma categoria. Essa relao entre bom e grande favorece os grandes consrcios transnacionais, uma vez que s estes possuem tamanha capacidade de investimento.

A centralizao das decises fruto de organizaes do tipo linear. Tem suas origens vinculadas organizao dos antigos exrcitos e na organizao eclesistica da Era Medieval. Nelas, uns mandam e decidem, enquanto os demais obedecem. Alguns pensam, e o restante atua, faz, opera. Com relao ao turismo, as decises geralmente recaem sobre determinados grupos minoritrios que, sem o devido envolvimento dos outros atores interessados na questo, desenvolvem polticas afinadas com seus prprios interesses. As decises tomadas centralizadamente potencializam os conflitos (ideolgicos, polticos, sociais e econmicos) inerentes ao processo de crescimento.

A descentralizao das decises viabiliza a criao de estruturas de comunicao mais complexas, dando responsabilidades e direitos a todos aqueles que so afetados pelo desenvolvimento do turismo. Assim como a centralizao representa um processo fechado, cuja relao da indstria do turismo com o meio no qual est inserida extremamente instvel, uma estrutura descentralizada estabelece um processo aberto, de dilogo, que ativa as capacidades e habilidades da comunidade receptora.

16

A organizao do setor nas empresas e na esfera pblica reflete o carter piramidal e burocrtico, caracterstico da lgica do mercado de massas. Os governos nacionais direcionam suas aes inspirados na concepo e implementao industrial, ditando leis de fomento e regulamentao e criando organismos pblicos responsveis por estabelecer polticas nacionais de desenvolvimento para o setor.

Com essa viso, a indstria turstica contribuiu para a colonizao de diversos territrios e sociedades, ampliando significativamente as fronteiras do planeta (MOLINA, 2003: p. 25), fazendo parte da gnese do processo de globalizao que apresentaria seu auge nas dcadas de 80 e 90.

Sob a influncia dos movimentos ecologistas surgidos na dcada de 70 e em consonncia com as transformaes sociais promovidas na dcada de 80, a atividade turstica inaugurou uma fase de transio que culminar no que alguns autores (MOLINA, 2003; URRY, 2001; BARRETO, 1998; entre outros) chamam de ps-turismo ou, simplesmente, o turismo na ps-modernidade.

Essa transio apresenta um modelo ps-industrial que traz em si um paradigma que despreza os valores, as metodologias e as tcnicas chamadas tradicionais, que foram os suportes da expanso do modelo industrial maduro (MOLINA, 2003, p. 26). O psindustrialismo abarca novas configuraes que visam garantir espao s empresas prestadoras de servio em um mercado cada vez mais competitivo. O niilismo dos valores antes incontestveis passa pela diferenciao e a desmassificao dos mercados, propondo uma estrutura mais flexvel que viabilize uma personificao dos produtos/servios. A questo ambiental se fortalece, e o mundo comea a discutir estratgias para atingir um desenvolvimento sustentvel.

As novas influncias do mundo ps-industrial tm reflexos decisivos na prxis turstica, demandando um reposicionamento estratgico para o setor. O novo paradigma, estruturado a partir dos movimentos sociais e culturais, tem nas tecnologias da informao e

17

comunicao elemento crucial na redefinio do comportamento da demanda, do desempenho empresarial, da funo do poder pblico e do papel das comunidades locais.

2.3. O Ps-Turismo

Acompanhando as transformaes sociais e culturais contemporneas, a atividade turstica tambm vive um momento de redefinio de seus valores. O advento da ps-modernidade traz consigo a crtica a muitos dos valores que pautaram o desenvolvimento na Era Industrial.

Com o processo de globalizao, iniciou-se um novo ciclo de transformaes em nossa sociedade. Segundo Bartholo so transformaes de natureza no s tecnolgica, mas tambm organizacional, econmica, poltica, social e cultural, repercutindo em vrias esferas da ao humana (BARTHOLO et al, 2001b: p. 10). A ampliao do comrcio e da circulao de bens e servios, resultante de presses polticas internacionais pela liberalizao e enfraquecimento dos Estados Nacionais, vem derrubando fronteiras e expondo valores culturais antes circunscritos escala local. As conseqncias dessas presses podem ser sintetizadas em duas grandes interpretaes: a primeira enfatiza a idia de homogeneizao cultural, centrada na difuso da cultura hegemnica, e a segunda destaca um contrafluxo de influncias de outras culturas locais e regionais, ocasionando uma fragmentao das identidades culturais.

Outra caracterstica do momento atual diz respeito instalao de sistemas mais personalizados, tanto de produo como de consumo. Em ambos, busca-se repelir os rigores e a uniformidade.

No turismo, torna-se necessrio encontrar nos destinos a busca por uma identidade (ou vrias identidades simultneas) que v ao encontro das expectativas da demanda. Nesse sentido, essencial desenvolver instrumentos de anlise da demanda adequados nova realidade, com o intuito de detectar novos agrupamentos, segmentos e nichos de consumidores.

18

Segundo Urry, caracterstica de nosso tempo a recusa das pessoas em aceitar serem tratadas como parte de uma massa indiferenciada (URRY, 2001: p. 123). Molina complementa, afirmando que o turista passa de uma atitude passiva, de aceitar o que lhe vendem e de praticar o que lhe sugerem, a decidir por si prprio e a selecionar atividades de seu interesse. Surge, assim, o turismo ativo (MOLINA, 2004: p. 27).

Seguindo essa tendncia, Barrett (1989a Apud URRY, 2001: p.133) apresenta um movimento capitaneado por um dos principais jornais britnicos, cujo pblico-alvo a classe mdia prestadora de servios, o Independent. A Campanha pelas frias de verdade resultou em um guia, o Independent Guide to Real Holidays Abroad. The Complete Directory for the Independent Traveller, com caractersticas peculiares, em que privilegiava-se a divulgao de destinos que possibilitavam a prtica das frias de verdade.

Barrett afirma que a dificuldade em se desfrutar frias de verdade se deve ao aumento cada vez maior do pacote de frias, impondo s viagens, os mesmos problemas que a produo em massa causou cerveja, ao po, ao sorvete e a muitas outras coisas (1989a: p. 1 Apud URRY, 2001: p. 133). Nesse sentido, cabe frisar que, segundo o autor, o olhar turstico coletivo dificilmente poderia ser descrito como frias de verdade (1989a: p. 2 Apud URRY, 2001: p. 133). As frias verdadeiras precisam ter duas caractersticas principais: em primeiro lugar, o destino escolhido deve estar fora dos grandes circuitos do turismo de massa, e em segundo lugar, o turista autntico privilegiar as pequenas agncias e operadoras para chegar aos lugares escolhidos.

O guia lamenta que entre os britnicos cerca de trs quartos dos pacotes de frias vendidos ao exterior sejam negociados por cinco grandes empresas do ramo. Como alternativa ao modelo hegemnico, favorece o desenvolvimento das companhias de menor porte, especializadas em determinados segmentos do mercado do viajante. Essas agncias de viagens so qualificadas pelo guia como delicatessen, ou seja, agncias especializadas preocupadas em satisfazer uma clientela independente e exigente (BARRETT, 1989).

19

As grandes empresas do trade turstico no tardaram em reconhecer a importncia dessa orientao para as frias. Empresas como a Thomas Cook comearam a trabalhar produtos com um vis mais personalizado, utilizando slogans como: no se trata de uma excurso para o turista, mas de uma descoberta para o viajante (Thomas Cook Escorted Journeys Apud URRY, 2001: p. 134).

Aqui, devem-se notar inmeras nfases: mais na viagem do que no turismo, na escolha individual, em se evitar os pacotes tursticos, na necessidade de ser um viajante instrudo, em uma operao global que possibilita cuidados e ateno individual sem dvida um tipo de experincia ps-moderna. (URRY, 2001: p.134)

Como apresentamos, a ps-modernidade trouxe consigo transformaes culturais e sociais em grande escala, que vm influenciando decisivamente os gostos e anseios da demanda turstica. Com efeito, os destinos tiveram que passar por processos de reestruturao para se adaptarem a uma nova demanda cada vez mais exigente, que busca a convivncia e a troca de experincias e tem necessidades e motivaes diferentes.

Com a flexibilizao da demanda, vem-se exigindo dos destinos sistemas produtivos igualmente flexveis. Novas formas de trabalho e novos esquemas associativos entre os atores vinculados a diferentes empresas e organizaes vm surgindo para dar conta desse fenmeno. A desmassificao possibilitou o surgimento de diferentes segmentos e nichos de mercado abrindo espao ao turismo de interesses especiais, aos segmentos especializados e s empresas especializadas em atender e desenvolver esses segmentos (MOLINA, 2004: p. 28).

Os novos modelos flexveis ps-fordistas privilegiam o surgimento de novas formas associativas e a gesto integrada, negando valores tradicionais que calcaram o desenvolvimento na Era Industrial. Nesse contexto, so construdas cadeias de valor capazes de gerar e aproveitar sinergias visando uma melhor competitividade no mercado,

20

em um marco de sustentabilidade que assegura a todos e no para apenas alguns o desenvolvimento de negcios a longo prazo (MOLINA 2004).

O desenvolvimento de destinos com uma estrutura mais complexa implica uma forte colaborao intra-setorial, delineando articulaes econmicas atravs de redes de empresas. Entretanto, no pode se restringir apenas ao setor do turismo. A melhoria da infra-estrutura de acesso, por exemplo, requer a colaborao entre diferentes setores.

Molina nos apresenta uma experincia que ilustra a colaborao intra-setorial:

cabe ressaltar a experincia desenvolvida em diversos destinos na Argentina, especialmente aqueles mais distantes dos grandes centros de consumo, onde so praticados novos mecanismos. Por exemplo, a venda de pacotes com tudo includo envolve diversos prestadores de servios, no um nico hotel, como acontece no Mxico. Dessa forma, o pacote funciona com um hotel base, no qual os clientes so instalados, mas as atividades de entretenimento e as refeies podem acontecer em qualquer restaurante do destino, ou em qualquer clube esportivo, noturno ou centro de diverso. oferecida ao cliente um relao dos estabelecimentos locais de diversos proprietrios que ficam disposio dos turistas que adquirem o pacote. O turista que, nesse caso, no um p de chinelo, recebe maior valor agregado por um preo caracterstico de tudo includo. (MOLINA, 2004: p. 29)

3. Por um turismo com mais viagens

Como citado anteriormente, estamos passando por um processo de transformao em nossa sociedade e os rumos a serem seguidos ainda no esto completamente traados. Repensar os paradigmas que sustentam nossa sociedade globalizada capitalista tarefa primordial na agenda para um desenvolvimento sustentvel.

A globalizao contempornea se caracteriza pela crescente concentrao de renda e excluso social, vinculadas subordinao dos Estados Nacionais a interesses meramente

21

econmicos. As mazelas e desigualdades geradas por esse sistema so justificadas como pr-condies de um ajuste que traria ao planeta uma nova era de paz e um novo padro de relaes sociais, bem-estar e prosperidade (BARTHOLO, 2002).

A saturao do modelo de desenvolvimento baseado no sistema de capital uma realidade negada somente por aqueles poucos que se beneficiam dos altos lucros gerados pelas grandes corporaes. Mesmo sendo um modelo que interessa a poucos, podemos encontrar em meio a classe poltica inmeras explicaes para a manuteno do status quo. Um dos slogans mais utilizados pelo discurso poltico para justificar suas aes e decises aquele que defende a irreversibilidade do sistema de capital: no h alternativa. Ora, muito mais fcil resignar-se irreversibilidade do sistema de capital que imaginar formas criativas de enfrent-lo.

Esse processo vem encontrando focos de resistncia, gerando uma polaridade ticopoltica-ideolgica: de um lado, temos os que defendem o livre mercado, o Estado mnimo e a globalizao capitalista comandada pelas grandes corporaes multinacionais. De outro, em contraposio, vemos ganhar fora, em todo mundo, grupos preocupados com os excludos gerados por esse sistema selvagem, grupos que defendem uma globalizao solidria, promotora de justia social.

Nesse contexto, buscamos compreender como a atividade turstica pode contribuir de forma consistente na promoo do desenvolvimento social nas esferas local e regional. O turismo de massa, apesar de movimentar grandes quantidades de recursos, no obteve resultados satisfatrios nesse sentido. Pelo contrrio, os impactos causados pelo incremento da atividade turstica em muitos destinos mundo afora foram decisivos no agravamento das questes sociais e ambientais.

No entanto, acreditamos que as novas configuraes apresentadas no que chamamos anteriormente de ps-turismo, se norteadas pelo discurso do desenvolvimento sustentvel, podem trazer alternativas interessantes para pensarmos o turismo como fator de promoo da incluso social. Um elemento fundamental nessa equao a relao estabelecida entre

22

visitantes e visitados. Se durante o desenvolvimento do turismo industrial dava-se nfase ao carter recreativo, contemplativo e de diverso descompromissada com a realidade, vimos surgir com o paradigma do ps-turismo um retorno a alguns conceitos que estavam presentes na gnese do fenmeno, ainda no pr-turismo. No ps-turismo, h uma tendncia a encarar as viagens como uma oportunidade de vivenciar uma cultura distante, fora do seu cotidiano. Os avanos das novas tecnologias da informao ampliaram radicalmente os horizontes culturais, aguando a curiosidade por um contato mais efetivo com as artes, a histria, a culinria, o idioma e outras tantas manifestaes peculiares a cada lugar.

Segundo Barretto (1998), alguns estudos nas reas da Antropologia e da Sociologia, na Europa, apontam uma mudana no perfil dos turistas, percebendo um crescente nmero de pessoas que procuram enriquecer sua bagagem educativa em cada viagem. A autora se reporta a um estudo realizado em 1995, na Inglaterra, onde cerca de 70% dos turistas viajavam de forma independente e procuravam em suas viagens conhecer aspectos histrico-culturais da regio visitada (BARRETTO 1998, p.132). Essas pessoas fazem parte, segundo a pesquisa, de estratos da sociedade com nveis superiores de escolaridade. Os chamados intelectuais, independente de sua renda, apresentam gostos mais refinados e um capital cultural que lhes permite desfrutar de outros atrativos diversos dos procurados pelos turistas diversionrios.

Essa dicotomia no perfil dos turistas nos remete a classificao realizada por Cohen (1972) h trs dcadas. O autor aponta para dois perfis distintos: os peregrinos modernos e os buscadores de prazer. Os primeiros tm como principais caractersticas a busca por modos de vida alternativos, pela autenticidade da experincia vivida, e o contato com as culturais visitadas. Em contraposio, os buscadores de prazer querem apenas fugir de seu cotidiano, utilizando lugares que ofeream equipamentos recreativos e a possibilidade do relaxamento fsico e mental.

Espelhados nessa classificao e de acordo com a pesquisa apresentada por Barretto, podemos associar, no contexto europeu, o turismo realizado pelos buscadores de prazer classe trabalhadora que, devido a sua prpria insero social, v no turismo uma vlvula de

23

escape dos intensos trabalhos da vida cotidiana. Por outro lado, podemos associar aos trabalhadores independentes e aos profissionais liberais prestadores de servios a procura por propostas de turismo que incorporem experincias autnticas e uma maior aproximao cultural com a comunidade visitada, tpica dos peregrinos modernos.

No apenas o mbito das relaes culturais que diferencia esses dois tipos de turistas. Tambm a forma de apreenso da natureza diversa nos dois casos. Enquanto os buscadores de prazer exercem suas atividades junto natureza com carter contemplativo no intuito de se descontrair, descansar e tomar sol, por exemplo os peregrinos modernos tm uma atitude menos passiva, aproveitando uma maior integrao com os elementos naturais atravs de atividades, como o ecoturismo, o trekking, as escaladas, dentre outras (BARRETTO, 1998: p. 134).

Barretto destaca ainda que segundo a Sociologia europia contempornea este tipo de turista no que ser confundido com o esteretipo de turista diversionrio e quer chamar a si prprio de viajante, para diferenciar-se (BARRETTO, 1998: p. 134).

A dicotomia apresentada na relao entre visitantes e visitados nos remete a antropologia filosfica de Martin Buber, que em seus estudos prope que o homem um ser relacional, cuja relao dialgica com o mundo se inscreve numa ontologia relacional. Dessa forma, Buber diferencia duas atitudes fundamentais do homem diante do mundo, expressas atravs das palavras-fundantes: EU-TU e EU-ISSO.

Ao proferir o par EU-ISSO, o homem considera o ente que tem diante de si como algo a ser utilizado, algo passvel de ser apropriado como objeto de sua experincia, uma experincia que acontece nele e no entre ele e o mundo. No mundo do ISSO, no h a salvaguarda da alteridade do outro e, por isso, torna-se impossvel estabelecer um dilogo autntico, um encontro. Por outro lado, ao fundar uma relao do tipo EU-TU, o homem realiza a inteireza do seu ser como pessoa, estando genuinamente disponvel para a vida dialogal.

24

A relao ontolgica EU-TU e a experincia objetivante EU-ISSO so dois modos de existncia da vida humana e, como tal, se alternam em estado ora manifesto, ora de latncia. Como explica Bartholo:

a relao com o TU no se sustenta por mais tempo que a brevidade do encontro. assim que cada TU termina por retornar a coisidade, transformando-se em um ISSO. E tambm assim que aquilo que antes se definia como um ISSO pode tornarse um TU no face-a-face com a pessoa confrontada pelo EU. Inexistem determinismos tcnicos para essa alternncia dos modos relacionais EU-TU e EUISSO. parte da determinao ontolgica da liberdade na condio humana, em que os modos relacionais fundamentais so processos que se entrelaam confusamente numa profunda dualidade (BUBER, 1977: p. 20) (BARTHOLO, 2005).

O TU se revela no face-a-face. No existem obstculos entre o EU e seu TU; a relao entre eles direta. O encontro genuno no planejado, simplesmente acontece. O TU se antecipa em oferta, vem ao encontro do EU e lhe dirige a palavra. Mas, para que o dilogo ocorra, cabe ao EU a deciso de ir ao seu encontro, aceit-lo, acolhendo-o em sua irredutvel e inefvel alteridade, e responder-lhe TU (BUBER, 1977). A relao com o TU , por assim dizer, uma aventura desconhecida, sem as garantias das definies, das classificaes, das tipologias (BARTHOLO, 2002: p.137).

A presena do ISSO para o EU no se d na alteridade.

Quando me relaciono com um ISSO, tenho sempre diante de mim algo que sei, que sei que isso, e que posso querer saber mais por meio de meus atos de conhecimento. Quando me relaciono com um TU, tenho sempre diante de mim uma pessoa que no sei em sua total inteireza quem , nem nunca saberei, se no ouvir o que sua presena me diz de si, me deixa saber (BARTHOLO, 2002: p.137)

importante deixar claro que a possibilidade de dois modos relacionais no implica que haja um, necessariamente, bom e outro ruim. Na concepo antropolgico-filosfica de

25

Buber esta polaridade intrnseca condio humana. O mundo do ISSO fundamental para a vida humana. Ele responsvel por suprir algumas de nossas necessidades sociais vitais atravs de uma variada gama de atividades tcnicas, econmicas, institucionais, jurdicas, etc (BARTHOLO, 2001: p.79). Desse modo, a relao EU-ISSO no deve ser encarada como um mal a ser evitado, mas Buber j alertava para o risco que a sociedade moderna corre ao encerrar-se nesse tipo de relao. Segundo o autor, o homem que vive somente no mbito das relaes EU-ISSO se desumaniza: ... sem ele tu no podes subsistir, tu te conservas graas sua segurana, mas se te reabsorves nele, sers sepultado no nada (BUBER, 1977: p. 36).

Assim como na antropologia filosfica de Buber o mundo do ISSO fundamental para a manuteno da vida humana, no turismo o carter recreativo, de diverso, tambm tem a sua importncia. No estamos propondo que o turista diversionrio seja extinto. O que pretendemos explicitar a necessidade de um olhar mais responsvel para as relaes entre visitantes e visitados.

O turista imbudo de um olhar mais comprometido com a realidade a qual est visitando se torna um consumidor mais responsvel e um importante ator na promoo do desenvolvimento social da regio em questo. No entanto, para atrair esse pblico, o destino deve contar com uma estrutura de gesto pblica voltada para esse fim. Cabe ao poder pblico criar condies para a participao efetiva da comunidade receptora na tomada de decises e a ampla discusso poltica acerca dos rumos do desenvolvimento do setor.

4. Consideraes finais

Argumentar sobre maior participao do poder pblico nos dias de hoje pode parecer anacrnico. No mundo da economia globalizada, comandado pelo sistema da livre circulao do capital, esperado que os Estados Nacionais interfiram o menos possvel na estruturao dos mercados. Dessa forma, a livre concorrncia e a lei da oferta e da procura

26

seriam os grandes responsveis pelo estabelecimento das relaes entre o capital e o trabalho.

Assim ocorre com praticamente todas as indstrias. Em nossa aldeia global, as indstrias procuram se estabelecer nos pases que oferecem as melhores condies isenes fiscais, leis trabalhistas mais flexveis, baixos salrios, pouca fiscalizao quanto degradao ambiental, etc. e, em troca, oferecem os to sonhados empregos proporcionados pelo empreendimento. Todavia, quando essas condies j no so to favorveis, o capital industrial se v livre para procurar outro porto seguro, deixando milhares de desempregados para trs. Um bom exemplo o da indstria automotiva: a grande maioria das montadoras j no tem mais uma planta nica em seu pas de origem. mais econmico produzir as auto-peas e montar os automveis em diversos pases mais perto dos insumos necessrios no processo de fabricao e onde a mo-de-obra mais barata e, em seguida, exportar o produto final para o resto do mundo.

Com pouco poder de barganha, os Estados Nacionais acabam por conceder grandes incentivos para o estabelecimento dessas indstrias. O capital, livre das amarras do trabalho, navega solto pelos sete mares, deixando um rastro de pobreza e degradao ambiental que vem clamando por ateno. O desenraizamento territorial vem se confirmando como uma forte caracterstica das indstrias do sculo XXI.

Se pensarmos na indstria do turismo, tendo como referncia a concepo industrial madura, apresentada por Molina (2003), veremos que ela estar sujeita a mesma fluidez das demais indstrias de consumo. Um resort instalado na regio nordeste do Brasil, por exemplo, no apresenta diferenas substanciais em seus servios se comparado a um empreendimento similar situado no litoral mexicano, sul-africano ou at mesmo tailands. Por outro lado, se compreendermos a indstria do turismo, utilizando o referencial do ps-turismo, podemos estabelecer um forte vnculo desta com o territrio onde realizada. Nessa concepo, o turismo se desenvolve em determinada regio pelas suas qualidades nicas, sendo o diferencial uma das ferramentas mais importantes no marketing dos lugares tursticos. Essa caracterstica, ento, vai na contramo da tendncia de desterritorializao

27

das indstrias, uma vez que o local volta a ter uma importncia determinante no processo. Enquanto as demais indstrias podem escolher as melhores condies econmicas para se instalarem, o turismo, como experincia autntica, depende de regies especficas nas quais ainda possvel encontrar condies para se desenvolver.

Essa caracterstica, contudo, no garante que o tipo de explorao turstica instaurada em determinadas regies seja necessariamente boa para a comunidade, gerando emprego e renda e preservando o ambiente fsico e social. Muitos estudos demonstram o carter hbrido da atividade turismo que, por um lado, tem um enorme potencial de impulsionar o desenvolvimento de uma regio e, por outro, pode promover grande degradao ambiental aliada ao agravamento das injustias sociais.

Para que a atividade turstica possa efetivar todo seu potencial de incluso social necessrio que sejam tomadas certas providncias no sentido de proteger a regio e quem a habita de um mau uso por parte do mercado, que sempre visar o maior lucro possvel em detrimento das questes sociais e ambientais. Como j afirmamos, pode parecer anacrnico incumbir ao poder pblico a regula(menta)o da atividade, mas este o nico ator capaz de administrar os conflitos e as tenses sociais provenientes do processo de turistificao. Nesse sentido, ainda possvel pensar em modelos de desenvolvimento, orquestrados pelo Estado, que atentem para maiores benefcios socioambientais. Trata-se, portanto, de uma deciso poltica, uma vez que se apresenta de novo uma interdependncia entre o capital e o trabalho local.

As polticas pblicas de turismo devem se valer no apenas de argumentos econmicos para direcionar suas aes, mas tambm os de ordem social, cultural e ambiental. Ao mercantilizarmos tais aspectos, somos coniventes com o aumento das desigualdades sociais promovidas pela excluso de boa parte das populaes realmente interessadas nos empregos gerados pelos grandes empreendimentos hoteleiros.

Por se tratar de uma deciso poltica, o Estado deve estar frente desse processo, salvaguardando o interesse pblico. Os programas governamentais precisam contemplar as

28

necessidades locais, dando condies para que as comunidades estabelecidas no raio do projeto faam parte do processo, sob o risco de serem socialmente excludas ou, no limite, destrudas. Cabe ao poder pblico o reconhecimento de ncleos de resistncia tnicoculturais, a fim de reforar a valorizao da cultura nativa. As comunidades locais no podem ficar margem do processo de desenvolvimento da atividade turstica. Pelo contrrio, devem se constituir como sujeitos e no como objetos.

Os novos paradigmas apresentados nesse captulo oferecem importantes subsdios para a formulao de polticas pblicas, bem como elementos que podem contribuir no planejamento estratgico voltado para o turismo. Quando compreendemos a atividade turstica para alm de um negcio, notamos as inmeras possibilidades que ela nos oferece em termos de intercmbio entre as pessoas, troca cultural, busca por uma melhoria na qualidade de vida , visando promoo da incluso social.

29

Captulo II Poltica e planejamento turstico

1. Introduo

O turismo visto hoje como a atividade econmica que mais cresce no mundo. O potencial gerador de emprego e renda, a quantidade de recursos trazidos pelos viajantes para um determinado destino e o nmero cada vez maior de pessoas que viajam so apenas alguns indicadores que demonstram a fora do setor. No entanto, o que vem chamando mais a ateno da comunidade acadmica e dos formuladores de polticas pblicas dedicados estruturao do setor o enorme impacto exercido pelo turista na vida das pessoas e nos locais em que elas vivem.

As questes advindas do incremento da indstria do turismo esto intimamente ligadas ao debate sobre formas sustentveis de desenvolvimento. Pode-se pensar que em um mundo repleto de problemas de ordem ambiental, social e cultural, massacrado constantemente por crises econmicas avassaladoras, o turismo no seja um problema merecedor de ateno. Porm, sabemos que devido amplitude do setor, o turismo contribui e, ao mesmo tempo, apresenta respostas a alguns desses problemas.

Apesar dos esforos realizados por acadmicos e empresrios do setor, ainda proliferam no mundo casos em que o turismo chegou com seu potencial transformador alterando a realidade local e causando significativos impactos negativos. Concomitantemente, comeam a surgir iniciativas que apontam caminhos sustentveis para o desenvolvimento da atividade.

Nesse cenrio cheio de controvrsias e resultados paradoxais, urge refletir sobre quais os rumos que o desenvolvimento da atividade turstica deve seguir para cumprir todo seu

30

potencial benigno, minimizando seus impactos negativos. Nesse sentido, alguns tericos, baseados em experincias isoladas, apontam o planejamento turstico estratgico e integrado enraizado na comunidade local como um possvel redentor da atividade.

2. O imperativo sustentvel do turismo

A herana intelectual do conceito de sustentabilidade remonta ao incio do sculo XIX. No entanto, foi apenas no sculo XX e no mundo globalizado estabelecido no final do milnio que a preocupao com a forma de utilizao e conservao dos recursos naturais passaram a fazer parte dos debates sobre desenvolvimento e crescimento econmico. Com isso, os inter-relacionamentos entre meio ambiente, sociedade e economia ficaram cada vez mais evidentes, exigindo novas teorias que dessem conta das novas questes.

O Relatrio da Comisso Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento (WCED) tambm conhecido como Relatrio de Brundtland definiu desenvolvimento sustentvel como aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as geraes futuras atenderem s prprias necessidades (WCED, 1987) e apontou para cinco princpios bsicos a serem seguidos: (a) o conceito de planejamento holstico e a criao de estratgias; (b) a importncia de preservar processos ecolgicos essenciais; (c) a necessidade de proteger o patrimnio humano e a biodiversidade; (d) a necessidade de buscar um tipo de desenvolvimento que permita a produtividade ser sustentada no longo prazo para as geraes futuras (o conceito de equidade intergeracional); (e) a meta de atingir um equilbrio de justia e oportunidades entre naes.

Os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentvel esto presentes nas discusses do meio acadmico e no devem ser encaradas apenas como idias abstratas, mas como conceitos que afetam o cotidiano de todos no planeta. A sustentabilidade vem se firmando cada vez mais como um problema tico-poltico que requer novas formas de apreenso da natureza e o verdadeiro propsito do desenvolvimento e crescimento econmico, aliados a uma redefinio dos papis dos indivduos, do governo e do setor privado na busca por futuros sustentveis.

31

Vimos crescer nas ltimas dcadas, nas sociedades ocidentais, um forte movimento de liberalizao dos mercados, pregando uma economia monetarista e a negao de um interesse pblico. Tal movimento, vai de encontro ao conceito de desenvolvimento sustentvel, uma vez que ao enfatizar aspectos puramente econmicos do desenvolvimento no d conta de dimenses essenciais da vida humana, tais como o bem-estar do ambiente fsico e social.

Ao basearmos o conceito de desenvolvimento em uma viso economicista, perdemos de horizonte quaisquer conseqncias de ordem ambiental e social. Dados econmicos isolados no oferecem uma estimativa da utilizao produtiva dos recursos por exemplo, se so renovveis. Uma abordagem unicamente econmica no registra os custos ambiental e social associados produo econmica. Dessa forma, como disse Oscar Wilde, poderemos acabar sabendo o preo de tudo e o valor de nada.6

Uma viso ampliada de desenvolvimento nos remete a dois conceitos-chave, a saber, a conservao do capital ambiental e a idia de capital social, que ao serem incorporados na equao do crescimento econmico trariam uma resposta s necessidades socioambientais. Todavia, sabemos das dificuldades em se levar em conta tais aspectos em meio a um sistema poltico-econmico que privilegia a manuteno e, principalmente, o aumento dos nveis de crescimento econmico.

Fazem-nos acreditar que no possvel realizar grandes alteraes de curso em virtude da incapacidade de viabiliz-las no mundo real. Nesse sentido, somos convidados a nos resignar com a situao atual sem nos importar com os destrutivos antagonismos necessrios ao funcionamento ideal dos mecanismos de mercado. No mundo real sem alternativas ao modelo vigente, s nos resta assistir ao aumento das instabilidades sociais caractersticas de um modelo cuja estrutura j d sinais evidentes de esgotamento. As nicas mudanas permitidas nesse modelo so de ordem paliativa e do conta apenas de

http://www.quotationspage.com nossa traduo.

32

certos efeitos negativos, mas sem qualquer tipo de interveno na sua base causal, ou seja, o sistema dado de controle metablico. (MSZROS, 2002: p. 39)

A tentativa de separar efeitos e causas nos remete a outra falcia dos dias de hoje: atribuir o status de regra a uma exceo. assim que podemos desvincular a misria e o subdesenvolvimento crnico da dominao e da explorao neocolonial da esmagadora maioria da humanidade por um punhado de pases capitalistas desenvolvidos. Desse modo, prega-se a emulao do desenvolvimento dos pases capitalistas avanados sem levar em conta nem as vantagens do passado imperialista, nem os imensos lucros obtidos com a manuteno do terceiro mundo na condio de dependncia estrutural (MSZROS, 2002: p. 39).

Outro fator relevante que inviabiliza a universalizao do modelo atual de desenvolvimento diz respeito utilizao predatria dos recursos naturais do nosso planeta. O desenvolvimento dos pases de capitalismo avanado se deu a um elevado custo ambiental que, se universalizado, provocaria um colapso e todo o sistema desmoronaria instantaneamente. Para ilustrar essa questo, basta imaginarmos o que aconteceria se toda a populao mundial tivesse o mesmo padro de consumo de recursos energticos da populao americana. Esta, cerca de 5% da populao mundial, responsvel por 25% do consumo dos recursos energticos disponveis. E, como questiona Mszros, o que aconteceria se os outros 95 % adotassem o mesmo padro de consumo e tentassem retirar dezenove vezes 25% dos restantes 75%?

Fica clara a necessidade de se pensar um novo sistema sociometablico, desenraizado de diretrizes meramente econmicas e com uma viso de longo prazo. Nesse sentido, a sustentabilidade se caracteriza como uma meta poltica, porm com caractersticas peculiares, uma vez que no trata de um objeto especfico ou de fcil compreenso e quantificao.

Diante desse quadro, podemos dizer que alguns dos principais problemas a serem superados em nosso tempo dizem respeito s questes polticas e de planejamento. Com

33

isso, tambm, cabe analisar como o planejamento turstico pode contribuir para formas mais sustentveis de desenvolvimento.

3. Poltica e planejamento

Os termos planejamento e poltica esto intimamente ligados. Compreendemos por planejamento um conjunto de decises a serem colocadas em prtica no futuro. Portanto, planejar apenas uma etapa de um processo global que envolve planejamento-decisoao. Como um processo global, o planejamento deve se ocupar de um conjunto de decises interdependentes ou sistematicamente relacionadas e no com decises individuais. Enraizado no conceito de sustentabilidade, podemos dizer que a caracterstica mais importante do planejamento aquela que visa garantir a equidade intergeracional, ou seja, o fato de estar voltado para o futuro.

No mbito governamental, Cullingsworth (1997: p. 5) conceitua planejamento como o processo intencional em que se definem metas e se elaboram polticas para implementlas. A anlise das polticas nos permite compreender e explicar o contedo das decises e como elas foram tomadas. Em se tratando da poltica oficial, possvel extrair, por exemplo, a confluncia de valores que regem a ordem governamental. A elaborao de polticas pblicas reflete, portanto, todo um ambiente poltico, caracterizando valores e ideologias, distribuio do poder, estruturas institucionais e processos de tomadas de deciso.

Segundo Dye (1992: p. 2), poltica pblica tudo o que o governo decide fazer ou no. Essa definio explicita que as polticas so escolhas deliberadas de cursos de ao, adotadas pelos que esto no poder, entre alternativas, e refletem as decises e no-decises, aes e inaes do governo.

Falar em polticas voltadas para o interesse pblico e planejamento governamental dedicado a setores comandados predominantemente pela iniciativa privada, como o caso do turismo, pode parecer anacrnico devido s tendncias atuais de menor interveno do

34

governo no cotidiano da sociedade. Tais tendncias so sintomticas do modelo neoliberal e esto cada vez mais difundidas no mundo ocidental. Todavia, segundo Haughton e Hunter (1994: p. 263), as imperfeies do mercado oferecem inmeros motivos para a interveno econmica do Estado, incluindo: (a) melhorar a competitividade econmica; (b) retificar direitos de propriedade; (c) possibilitar que tomadores de deciso do Estado considerem externalidades; (d) oferecer benefcios pblicos amplamente disponveis; (e) reduzir riscos e incertezas; (f) apoiar projetos com elevados custos de capital e envolver novas tecnologias; e (g) educar e oferecer informaes.

4. Planejamento em turismo

O planejamento turstico e a interveno do governo no desenvolvimento do setor se mostram necessrios no momento em que surgem inmeros casos onde a atividade turstica foi responsvel por grandes impactos indesejveis, principalmente na escala local. A rpida expanso do setor, que hoje se caracteriza como uma atividade de massas, aliada cultura capitalista de consumo de produtos tursticos, fez com que o setor pblico se ocupasse apenas em dar respostas a problemas surgidos em decorrncia do impacto do turismo em determinados destinos. Tal (falta de) estratgia a anttese do que entendemos por planejamento turstico, uma vez que se apresenta como uma reao a um impacto j ocorrido.

Embora no seja a resposta para todos os males gerados pela atividade turstica, o planejamento, quando voltado para os processos, pode minimizar os impactos negativos e maximizar retornos econmicos nos destinos, beneficiando assim, as comunidades locais (Hall, 2001). Todavia, alguns aspectos precisam ser levados em conta quando tratamos de planejamento turstico. Para que este represente efetivamente as ambies da comunidade de um dado destino, necessrio que esta esteja envolvida de forma ativa em todas as etapas do planejamento. Outra considerao diz respeito ao carter pluralista do planejamento, uma vez que deve abarcar dimenses sociais, econmicas e fsicas.

35

Como uma rea de pesquisa mais abrangente, o planejamento turstico, influenciado pelas tradies do planejamento urbano e regional, tem concentrado esforos no que se refere ao planejamento dos destinos e no no planejamento comercial do turismo individual. Com o ganho de importncia das questes ligadas ao ecoturismo e sustentabilidade, o planejamento turstico vem sofrendo grande influncia do planejamento ambiental e, conseqentemente, vem agregando valor ao componente das articulaes polticas. Desse modo, o planejamento turstico passa a ser visto no mais como um exerccio de planejamento de uso do solo, embora esse seja de extrema importncia para as regies de destino, mas como um complexo relacionamento de atividades que vo do mbito local ao global.

Outra importante funo que o planejamento pblico em turismo vem assumindo recentemente no est ligada apenas aos impactos negativos do setor. Com a dinmica do mercado turstico e o crescimento da concorrncia entre os destinos, a preocupao em como manter a atratividade dos produtos tambm vem sendo trabalhada no mbito do planejamento turstico. Assim, possvel melhorar vrios aspectos das atraes, instalaes e infra-estrutura de modo a aumentar a captao de visitantes ou pelo menos ampliar o ciclo de vida do produto.

5. Um breve histrico do planejamento turstico

Dos anos que sucederam a Segunda Grande Guerra at os dias de hoje, os mtodos de planejamento turstico no se mantiveram constantes. Podemos identificar que, seguindo a anlise de Hall (2001) sobre dados da OECD (Organization for Economics Co-operation and Development), os pases desenvolvidos passaram por quatro fases distintas quanto atuao de suas polticas no setor turstico. A primeira corresponde aos dez anos seguintes ao trmino da II Guerra Mundial (1945-1955). Nesse perodo, os governos estavam empenhados em promover o rearranjo institucional necessrio no ps-guerra, privilegiando a desagregao e a racionalizao da poltica, da alfndega, da moeda e de regulamentaes que haviam sido adotadas logo aps a guerra.

36

Num segundo momento, entre 1955 e 1970, os governos passaram a se envolver mais com questes ligadas ao marketing turstico, a fim de aumentar o potencial de ganhos do setor. Em seguida, entre 1970 e 1985, os governos se dedicaram ao fornecimento de infraestrutura turstica e no uso do turismo como instrumento de desenvolvimento regional.

A partir de 1985, com a mudana na ideologia poltica vigente em boa parte dos pases ocidentais, houve reflexos nas polticas pblicas do setor turstico. Embora o principal foco das aes continuasse sendo o turismo como instrumento de desenvolvimento regional, a mudana no ambiente poltico fez com que o envolvimento dos governos fosse menor no fornecimento de infra-estrutura turstica, aumentando, assim, a nfase no desenvolvimento de parcerias pblico-privadas. Outra caracterstica desse perodo o aumento das presses pela auto-regulamentao do setor. O ponto positivo fica por conta da insero das questes ambientais nas discusses sobre o desenvolvimento da atividade.

Interessados no grande potencial de desenvolvimento econmico e regional da atividade turstica, muitos governos passaram a adotar medidas de planejamento turstico. No entanto, o resultado desse planejamento no necessariamente atende aos desejos da comunidade anfitri. Uma das principais caractersticas nesses casos um processo de cima para baixo, que trata a comunidade como objeto, tirando-lhes o controle sobre seus destinos.

O papel do Estado perante o organismo social tem estado presente em discusso nas sociedades ocidentais nas ltimas dcadas. Sob influncia do iderio neoliberal, muitos governos passaram a adotar um postura empresarial em relao ao turismo, a fim de aumentar a contribuio financeira do setor receita do Estado. Com isso, os investimentos em divulgao e marketing dos destinos, bem como o desenvolvimento de parcerias com o setor privado em atraes e instalaes tursticas, aumentaram consideravelmente nos ltimos anos.

Alguns intelectuais defendiam uma postura ainda mais radical. Como observou Hughes ao criticar o apoio dado pelo governo britnico as empresas de turismo,

37

Government support may mean that tourism enterprises are stimulated and continue in existence because of the support and not particularly because of costumers demand. The payment of grants to firms may imply and artificial propping-up of firms, which in turn created subsidized jobs. Such subsidization is often popularly considered to be an undesireble featuring of a free enterprise economy. The fact that much of manufactory industry in the UK is also so supported because ought not to detract from the basic issue. Many firms may be supported because of their employment or balance of payments effects but at the risk of maintaining inefficient firms in existence and thus misusing the nations resources. Even where the efficiency of firms is not in question it is doubtful if it is wise to artificially promote firms which would not otherwise come into existence, solely on employment or balance of payment grounds. The advocates of a free enterprise economy would look to costumers freedom of choise and not to governments to promote firms; the costumer ought to be sovereing in decisions relating to the allocation of the nations resources (HUGHES, 1984, 13-14)

Os rumos tomados pelas polticas pblicas de turismo, em muitos pases, vm contrariando as indicaes da Unio Internacional de Organizaes de Viagens (IUOTO), precursora da Organizao Mundial de Turismo (OMT), que em 1974 j destacava a importncia do setor, afirmando que para foment-lo e desenvolv-lo

numa escala proporcional sua importncia nacional e mobilizar todos os recursos para esse fim, seria necessrio centralizar os poderes responsveis pela elaborao de polticas nas mos do Estado para que ele pudesse tomar todas as medidas apropriadas, a fim de criar uma estrutura adequada para a divulgao e o desenvolvimento do turismo pelos vrios setores envolvidos (IUOTO, 1974: p. 71 in HALL, 2001)

A justificativa que enfatiza o tamanho ou a importncia econmica do setor no encontra eco nos dias de hoje. A participao do Estado no setor turstico, bem como em outros

38

setores da arena poltica pblica (educao, sade, bem-estar, dentre outros) deve basear-se na incapacidade do mercado em suprir todas as necessidades sociais. Cabe aos governos, por meio de suas polticas pblicas, oferecer alternativas corretivas ao mercado.

As imperfeies do mercado aparecem de diversas formas. Para ilustrar a questo basta escolhermos um dos muitos casos em que a indstria do turismo foi responsvel pela degradao ambiental da localidade. Era de se esperar que uma indstria que tem na qualidade ambiental uma de suas principais matrias-prima fosse se preocupar em mant-la. Entretanto, em um setor onde diversos empreendimentos, concorrentes entre si, utilizam um mesmo recurso natural, corre-se o risco de haver uma m conservao do ambiente. Isso acontece porque muitas empresas consideram o recurso livre, ou seja, suas atividades individuais no prejudicam a qualidade do todo. Porm, basta que algumas empresas tenham essa atitude para que em pouco tempo nenhuma possa mais desfrutar do atrativo.

O setor privado raramente est interessado nas questes ligadas s necessidades sociais e ambientais de longo prazo. A busca pelo aumento de receita e lucros de curto prazo pode causar impactos negativos no s para a economia local como para o bem-estar de toda a comunidade. Nesse caso, o governo local chamado a interferir de forma a corrigir o problema.

Casos como o supracitado poderiam ser menos freqentes se houvesse uma real compreenso dos vrios impactos provenientes do turismo. As dificuldades em entender a dinmica da atividade turstica tm como pano de fundo a falta de interesse em pesquisa na rea. O planejamento turstico, quando compreendido como um processo dinmico, necessita de ferramentas como as anlises e o monitoramento de polticas pblicas para manter o equilbrio rumo aos objetivos e metas traados. No entanto, os governos se mostram mais preocupados com a divulgao e os retornos no curto prazo do que com o investimento estratgico e a sustentabilidade.

39

6. Mtodos de planejamento turstico

Embora o planejamento turstico seja geralmente reconhecido como algo necessrio, as formas e os mtodos mais eficientes de planejamento continuam sendo contestados. Alm disso, o planejamento ocorre em diferentes nveis e segundo vrios procedimentos. Mesmo com tantas incertezas, possvel traar caractersticas inerentes ao processo de planejamento turstico. Como veremos a seguir, as motivaes econmicas so uma constante nos diferentes procedimentos de planejamento. Entretanto, reconhecemos um movimento contemporneo de valorizao dos aspectos sociais e ambientais do desenvolvimento turstico e de formas mais sustentveis de turismo em geral.

Getz (1987) identificou quatro procedimentos presentes em experincias de planejamento turstico: (a) fomento, (b) uma abordagem econmica voltada para a indstria, (c) uma abordagem fsico-espacial, cada vez mais voltada para o planejamento ambiental, e (d) uma abordagem voltada para a comunidade, com nfase no papel desempenhado pelo anfitrio na atividade turstica. Tais procedimentos, segundo o autor, podem ser executados em conjunto, mas no so necessariamente seqenciais.

Apresentaremos uma breve descrio de cada um desses procedimentos que, mais adiante, serviro de base para um debate sobre o desenvolvimento de um modelo sustentvel de planejamento turstico.

6.1. Fomento

A tradio do fomento tem sido utilizada no planejamento turstico desde que se iniciou a indstria do turismo de massas. Alguns especialistas contestam a categorizao do fomento como forma de planejamento, pois esta parte do princpio de que a atividade turstica inerentemente boa e promove vantagens automticas para o anfitrio. Com isso, os potenciais impactos negativos de ordem econmica, social e ambiental so

desconsiderados, sendo mascarados por um desenvolvimento parcial da atividade que a curto prazo beneficia apenas alguns empreendedores envolvidos diretamente no processo.

40

Os recursos culturais e naturais da comunidade so incorporados ao planejamento como potencialidades a serem exploradas. Com o desenvolvimento da atividade, comeam a surgir as primeiras marcas negativas no cenrio fsico e econmico, podendo, quando percebidas tardiamente, tornarem-se irreversveis.

As origens da tradio do fomento nos remetem concepo do turismo industrial. No incio, a atividade turstica organizada no representava um grande perigo para as novas reas ainda inexploradas, onde a abundncia de recursos naturais impressionava. Em reas pouco exploradas dos Estados Unidos, onde foram criados os primeiros parques nacionais, por exemplo, os efeitos do turismo eram insignificantes (HALL, 2001). Mesmo com o incremento da atividade, a percepo do turismo como um setor inerentemente benigno e inofensivo perdurou durante anos e apenas recentemente vem sendo contestada.

Uma caracterstica marcante do fomento a no-participao dos residentes nas tomadas de deciso que envolvem o planejamento turstico. Eles so convidados a serem agradveis com os visitantes e, quando no o fazem, so taxados de antipatriotas, pois no esto colaborando com o progresso da regio (HALL, 2001: p. 43).

Segundo Getz (1987: p. 10):

O fomento ainda praticado, e sempre ser, por dois grupos de pessoas: polticos que filosfica ou pragmaticamente acreditam que o crescimento econmico sempre deve ser incentivado, e por aqueles que tero ganhos financeiros com o turismo. Eles continuaro a divulg-lo at que constatem que os recursos a serem explorados se acabaram, que os custos reais ou de oportunidade so extremamente elevados, ou que a oposio poltica ao crescimento no pode mais ser combatida. Nesse ponto, os verdadeiros prejuzos geralmente j se instalaram.

Dessa forma, podemos concluir que a tradio do fomento pode ser mais bem descrita como uma forma de no planejamento.

41

6.2. A tradio econmica: o turismo como indstria

A indstria do turismo , como o setor chamado segundo a tradio econmica, uma ferramenta muito utilizada por governos para atingir metas de reestruturao e crescimento econmico, gerao de empregos e desenvolvimento regional. Embora seja de conhecimento geral que o turismo no uma resposta para todos os males econmicos, este modelo destaca o potencial econmico da atividade principalmente como indstria de exportao, aquela que contribui de forma positiva no equilbrio nacional e regional em aspectos como relaes de troca, balana de pagamentos e nveis de cmbio exterior.

Ao orientar o planejamento enfatizando aspectos econmicos, o governo procura utilizar o turismo como elemento-chave na promoo do crescimento e desenvolvimento de reas especficas, por meio da gerao de emprego e de renda. Dentro desta abordagem, os aspectos que definem a atividade como indstria so valorizados, a fim de que se possa medir sua contribuio e produo econmica e avaliar o desempenho do governo na conduo do processo.

Uma caracterstica relevante nesse processo a utilizao de estudos de anlise de mercado para que se possa definir campanhas de marketing e divulgao, fundamentais na captao do tipo de visitante que trar mais benefcios econmicos para a regio. Por meio de estudos como o de segmentao de mercado e de adequao do produto aos mercados, possvel conhecer melhor os recursos tursticos especficos da regio e a melhor forma de explor-los. Nessa abordagem, as metas econmicas ganham maior importncia em relao aos eventuais problemas sociais e ecolgicos. A questo de quem se beneficia e quem perde com o desenvolvimento do turismo dificilmente vem tona.

6.3. A abordagem do uso do solo fsico-espacial

A abordagem fsico-espacial tem suas origens vinculadas ao planejamento do uso do solo e foi muito influenciada por grupos conservacionistas defensores do uso racional dos recursos naturais. Um dos mtodos mais antigos de proteo ambiental, o planejamento do

42

uso do solo muito utilizado como uma forma de planejamento turstico pblico por estar relacionado diretamente com o planejamento regional e de destinos.

Na esfera do turismo, o planejamento fsico e espacial apresenta um componente ecolgico responsvel por balizar a atividade em padres aceitveis, buscando minimizar os impactos decorrentes da atividade no ambiente fsico. Sendo assim, se preocupa com questes vinculadas capacidade de saturao fsica e social, pontos de saturao ambiental, ndices aceitveis/desejveis de mudana, entre outros.

Muitos parques nacionais vm incluindo em seus planos de manejo estudos sobre zoneamento com o objetivo de organizar a circulao de visitantes, concentrando ou dispersando os turistas, a fim de salvaguardar reas sensveis. Um caso ilustrativo dessa questo a reviso do plano de manejo do Parque Nacional do Iguau, realizada em 2000 pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis). Nessa ocasio, os tcnicos contratados pela instituio realizaram um zoneamento da rea do parque identificando sete zonas distintas, a saber:

Zona Primitiva - aquela onde ocorreu pequena ou mnima interveno humana e que ainda contm espcies da flora e da fauna ou fenmenos naturais de grande valor cientfico. Possui as caractersticas de zona de transio entre a Zona Intangvel e a Zona de Uso Extensivo.

Zona Intangvel - aquela onde a primitividade da natureza permanece intacta, no se tolerando quaisquer alteraes humanas, representando o mais alto grau de preservao. Funciona como matriz de repovoamento de outras zonas, onde j so permitidas atividades humanas regulamentadas.

Zona de Recuperao - aquela que contm reas consideravelmente alteradas pelo homem. Trata-se de zona provisria que, uma vez restaurada, ser incorporada novamente a uma das zonas permanentes. As espcies exticas introduzidas devem ser removidas, e a restaurao deve ser natural ou naturalmente agilizada.

43

Zona de Uso Extensivo - aquela constituda em sua maior parte por reas naturais, podendo apresentar alguma alterao humana. Caracteriza-se como uma zona de transio entre a Zona Primitiva e a Zona de Uso Intensivo.

Zona de Uso Especial - aquela que contm as reas necessrias administrao, manuteno e aos servios do Parque, abrangendo habitaes, oficinas e outros. Tais reas so escolhidas e controladas de forma a no conflitarem com seu carter natural e devem localizar-se, sempre que possvel, na periferia do Parque Nacional.

Zona Histrico-Cultural - aquela onde so encontradas manifestaes histricas e culturais ou arqueolgicas, que sero preservadas, estudadas, restauradas e interpretadas para o pblico, servindo pesquisa, educao e ao uso cientfico.

Zona de Uso Intensivo - aquela constituda por reas naturais ou por alteraes antrpicas. O ambiente mantido o mais prximo possvel do natural, devendo conter: centro de visitantes, museus e outras facilidades e servios.

Devemos notar que, nesse caso, a zona de uso intensivo recebe aproximadamente 1 milho de turistas por ano e representa cerca de 3 % da rea total do parque. Fica clara a opo feita pelos planejadores em sacrificar a regio das cataratas (principal atrativo do parque), mantendo o restante do parque como rea restrita.

Na tradio espacial, leva-se em conta a tendncia dos destinos evolurem e declinarem em relao ao mercado abordagem econmica e aos recursos de uma regio a abordagem fsica. Dessa forma, busca superar tais instabilidades por meio de planos de desenvolvimento de turismo que definem as capacidades/limitaes dos recursos naturais da regio em relao implantao de uma estrutura turstica.

Embora o planejamento fsico-espacial seja muito eficaz na proteo do ambiente fsico, ele apresenta uma viso distorcida, pois no considera os aspectos socioculturais dos destinos.

Com a evoluo da abordagem do uso do solo/espacial, j possvel identificar uma preocupao com a integrao das questes socioambientais. De fato, buscando responder aos princpios do desenvolvimento sustentvel, o planejamento do uso do solo tem

44

procurado agregar sua abordagem ecolgica elementos de cunho social e cultural. A esta nova configurao de planejamento, concebida atravs de uma abordagem holstica de ambiente, que tenta entender no s o ambiente fsico ou social, mas sim os relacionamentos humanos-ambientais, d-se o nome de planejamento ambiental.

Ao trabalhar com uma abordagem mais ampla, o planejamento ambiental est sujeito a enfrentar srios obstculos no decorrer de seu processo. Os conflitos podem variar desde a prpria definio do que sustentvel at discusses sobre as diversas solues tcnicas em gerenciamento e compensao de impactos. Isso apenas corrobora a dimenso poltica que a sustentabilidade assume no processo de planejamento. Como Evans afirma:

para que o planejamento ambiental com vistas sustentabilidade [...] seja pelo menos um pouco eficiente, os processos polticos de controvrsia e debate pblicos, tanto formais quanto informais, precisaro desempenhar um papel muito mais representativo do que tem feito at agora. (EVANS, 1997: p. 8)

6.4. O planejamento turstico voltado para a comunidade

At o incio dos anos 80, pouco tinha se estudado sobre os impactos sociais e ambientais decorrentes do desenvolvimento da atividade turstica. Com o crescimento do setor, reconheceu-se gradativamente os efeitos indesejveis provenientes do turismo, sendo esses associados inicialmente s naes menos desenvolvidas. Entretanto, com o passar dos anos, pases desenvolvidos da Europa e da Amrica do Norte apresentaram inmeros problemas caractersticos do incremento do setor.

Mesmo de difcil quantificao, os impactos sociais do turismo talvez sejam o principal aspecto do desenvolvimento da atividade. Um estudo mais aprofundado, abordando tais impactos, visto hoje no apenas como uma necessidade tica de envolvimento da comunidade nos processos de deciso, mas como um componente vital em todo o crescimento e desenvolvimento turstico.

45

Os relacionamentos envolvendo a populao residente e os visitantes so de extrema importncia para o desenvolvimento turstico, uma vez que afetam diretamente no processo de tomada de deciso do turista quando convidado a escolher seu destino. Quando residentes de comunidades tursticas sentem que o turismo est destruindo de alguma forma seu ambiente fsico ou social, as relaes visitante-visitado se desgastam, prejudicando a imagem do destino.

Como forma de minimizar os impactos decorrentes do turismo, algumas estratgias alternativas esto se desenvolvendo destacando, principalmente, o contexto social e fsico em que esse turismo ocorre. McIntosh e Goeldner (1986 Apud HALL, 2001) ressaltaram a necessidade de um maior envolvimento comunitrio no planejamento turstico com as seguintes metas: 1) proporcionar uma estrutura para elevar o padro de vida dos residentes locais por meio dos benefcios econmicos gerados pelo turismo; 2) desenvolver uma infraestrutura e oferecer instalaes recreativas para residentes e visitantes; 3) assegurar que os tipos de avanos ocorridos nos centros de visitantes e resorts sejam adequados aos objetivos dessas reas; 4) criar um programa de desenvolvimento consistente com a filosofia cultural, social e econmica do governo e das pessoas que vivem na regio visitada; e 5) otimizar a satisfao do visitante.

Outras propostas de uma abordagem comunitria para o desenvolvimento turstico vm sendo elaboradas no sentido de defender o controle local sobre o processo de desenvolvimento. O pano de fundo conceitual desse tipo de abordagem da nfase satisfao das necessidades locais e, em decorrncia desta, a satisfao das necessidades do turista. Dessa forma, o ponto central do exerccio do planejamento turstico so os residentes e no os turistas. Segundo Hall (2001: p. 55), uma abordagem comunitria no planejamento turstico , portanto, uma forma de planejamento s avessas, que enfatiza o desenvolvimento na comunidade e no da comunidade.

Do ponto de vista conceitual, o planejamento comunitrio de destinos tursticos j esta razoavelmente desenvolvido. A maior dificuldade encontrada na implementao e operacionalizao de tais conceitos, devido natureza poltica do processo de

46

planejamento. O planejamento comunitrio implica um grau de comprometimento com o interesse pblico e participao no processo de tomada de deciso. Esses fatores so determinantes e que boa parte das comunidades ainda no esto preparadas para enfrentlos. Por outro lado, muitos integrantes do governo vem na participao comunitria uma perda de poder e controle no processo de planejamento. De fato, o que se v em experincias ao redor do mundo so processos de validao em que as principais decises norteadoras j foram tomadas pelos representantes do governo, e a comunidade no tem a oportunidade de dizer no.

Como observamos, o planejamento turstico um processo dinmico que reflete as exigncias de grupos de interesse diversos, valores da comunidade e da sociedade e o contexto socioeconmico-ambiental em que ocorre. A abordagem comunitria pode ser vista como um ponto de partida de um planejamento turstico de longo prazo, preocupado em salvaguardar o controle do ndice de mudanas por parte da comunidade e garantir ao visitante uma experincia nica no destino.

7. Uma abordagem sustentvel ao planejamento turstico

Quando a atividade turstica ganhou status de indstria, logo aps a Segunda Guerra Mundial, no havia evidncias de que suas atividades poderiam trazer prejuzos de ordem ambiental e social. O nmero de turistas era muito inferior aos atuais e foi apenas com avanos tecnolgicos no setor da aviao comercial, a partir dos anos 1970, com a chegada dos avies Jumbo, que discusses envolvendo aspectos da sustentabilidade, tais como, limitaes ambientais e sociais do desenvolvimento, ganharam algum destaque. Com isso, explica-se a tardia incorporao dos princpios do desenvolvimento sustentvel ao desenvolvimento turstico.

O turismo vem tentando cumprir os principais objetivos do desenvolvimento sustentvel por exemplo, minimizar o esgotamento de recursos, a degradao ambiental e as instabilidades sociais no entanto, algumas contradies entre o turismo e o desenvolvimento sustentvel podem tornar muito difcil a operacionalizao completa do

47

conceito. Como Pearce, Barbier e Markandya (1989 Apud Hall, 2001: p. 58) observaram a sustentabilidade implica um prazo infinito, enquanto a tomada de decises prticas exige a adoo de prazos finitos. Ainda que alguns fatores compliquem o cumprimento de algumas metas do planejamento de desenvolvimento sustentvel, eles no podem ser vistos como elementos que impeam sua realizao. Em vez disso, devem enfatizar a necessidade de um acompanhamento contnuo das atividades de planejamento.

A complexidade dos arranjos institucionais do setor turstico, bem como os interrelacionamentos entre seus componentes representam uma das principais dificuldades na elaborao de um dos pr-requisitos do desenvolvimento sustentvel, o planejamento estratgico. A falta de sincronia entre as aes polticas e a prtica, aliada ateno inadequada e a fatores que determinam a sustentabilidade social, econmica e ambiental podem conduzir a conseqncias indesejveis e imprevistas e, muitas vezes, irreversveis.

O planejamento comunitrio a base para o desenvolvimento da atividade turstica sustentvel, mas necessrio que sejam incorporados aspectos coordenativos, interativos, integrativos e estratgicos para que se possa falar em uma abordagem sustentvel de planejamento turstico. O meio mais eficaz de se desenvolver formas sustentveis de turismo convencer os governos e o trade turstico a adotarem princpios do desenvolvimento sustentvel aos planejamentos e s operaes.

Dutton e Hall (1989 Apud HALL, 2001: p. 59) destacaram cinco mecanismos pelos quais possvel atingir uma abordagem sustentvel de planejamento turstico:

Sistemas de controle cooperativos e integrados. Muitas vezes, em processos de planejamento pblico, o que se v so reunies pblicas formais, normalmente ao final do processo, para validar decises previamente tomadas. Um estilo interativo assume que os melhores resultados so obtidos atravs de processos participativos e abertos. Uma abordagem integrativa til para explicitar os benefcios e os custos do desenvolvimento turstico e promover a melhoria no relacionamento entre as partes interessadas. necessrio

48

tambm que haja incentivos a benefcios mtuos, pois a cooperao por si s no cria um comprometimento em relao ao desenvolvimento sustentvel. (Hall 2001, 60)

Desenvolvimento de mecanismos de coordenao do setor. Os governos precisam atentar para a necessidade de se estimular a criao de parcerias e relacionamentos efetivos entre grupos formais e informais no setor. Essas parcerias tm carter poltico e podem contribuir significativamente rumo ao desenvolvimento sustentvel. Com a criao, por exemplo, de cdigos de conduta ou cdigos ambientais possvel minimizar impactos em ambientes naturais ameaados. Entretanto, deve-se assegurar que tais iniciativas no caiam no erro de definir o menor denominador comum, tanto no desenvolvimento como na implementao das regras.

Aumento da conscincia do consumidor. Em muitos casos, pode ser difcil para os consumidores diferenciarem operaes de turismo sustentveis e no sustentveis. Sendo assim, para se beneficiarem de experincias de melhor qualidade e diminurem os impactos nas comunidades hospedeiras, necessrio uma tomada de conscincia por parte do turista quanto aos produtos e servios por ele consumido. Embora seja possvel uma mudana no comportamento do turista, o cerne da questo est na elaborao de formas mais sustentveis para os produtos e servios tursticos oferecidos ao consumidor. Para ilustrar a capacidade dos mercados em adaptar-se aos princpios do

desenvolvimento sustentvel, basta citar o exemplo da mudana ocorrida no turismo de aventura, que passou de servios destrutivos para experimentais, por exemplo, da caa para os safris fotogrficos.

Aumento da conscincia do produtor. Tem-se dado maior ateno aos aspectos que dizem respeito ao aumento de conscincia dos consumidores e pouco se tem falado na tomada de conscincia dos fornecedores de produtos tursticos. Os produtores precisam se adequar nova

49

realidade, que exige uma postura identificada com os princpios do desenvolvimento sustentvel. Para tal, necessrio a adoo de regulamentaes, como cdigos de conduta, preocupadas em balizar as diretrizes de funcionamento do setor. Muitas vezes, a adeso compulsria no tem o efeito desejado, sendo necessrio, em alguns casos, o apoio das regulamentaes governamentais para que se tenha um efeito global sobre as prticas de desenvolvimento.

Planejamento turstico estratgico para substituir abordagens convencionais. O planejamento turstico estratgico se caracteriza como um processo nico de planejamento e implementao e contnuo no tempo. Da mesma forma, deve ser integrante de um plano mais amplo de planejamento da cidade em sua totalidade. O planejamento turstico estratgico voltado para destinos mais fcil de se implementar quando conta com o envolvimento da comunidade hospedeira no processo de tomada de deciso. Para que esse envolvimento se concretize, necessrio que os rgos responsveis pelo processo de planejamento solicitem e considerem ativamente as demandas da comunidade. Oficinas abertas comunidade e processos consultivos podem ser extremamente teis na identificao de problemas decorrentes do desenvolvimento turstico, incluindo: ! Valores primrios o que residentes e visitantes valorizam na rea? ! Aspiraes que papel os residentes querem que o turismo desempenhe no desenvolvimento econmico e social da regio? ! Receios quais so as preocupaes dos residentes quanto ao impacto do turismo sobre a comunidade? ! Possibilidades quais so as principais caractersticas da rea que os residentes desejam partilhar com os visitantes? ! Falhas que fatores depreciam o local, tornando-o menos agradvel de visitar? Para conhecer e compreender o complexo sistema que envolve os elementos do planejamento turstico, necessrio a utilizao de indicadores ou conjunto de indicadores. Estes ajudam a determinar em que ponto o processo se encontra, para

50

onde vai e quanto falta para atingir as metas estabelecidas. Entretanto, a utilizao de indicadores requer um conhecimento estruturado da realidade onde ser utilizado, pois trabalha integrando sistemas econmicos, ambientais, sociais e polticos. Segundo Hall (2001), os principais tipos de indicadores utilizados pelo planejamento turstico so: a) os indicadores econmicos, ambientais e sociais, responsveis por medir as mudanas na economia, no meio ambiente e na sociedade; b) os indicadores de sustentabilidade, que medem a distncia entre a mudana e o estado sustentvel do ambiente; e c) indicadores de desenvolvimento sustentvel, em que o progresso com relao aos objetivos de desenvolvimento sustentvel so medidos num contexto mais amplo. Por motivos polticos, tem havido uma tendncia por utilizar indicadores que demonstrem mudanas mais visveis. Porm, questes importantes, como os impactos sociais e culturais provenientes do turismo, acabam ficando em segundo plano, uma vez que necessitam de uma anlise mais apurada e seus resultados s podem ser conhecidos a longo prazo.

Os cinco mecanismos descritos por Dutton e Hall (1989) para atingir a sustentabilidade do desenvolvimento turstico devem ser vistos como estratgias gerais para o planejamento de destinos. A implementao dessas estratgias vai depender muito do contexto de cada situao.

Em estudos mais atuais, Lew e Hall (1998) apontaram algumas questes que os planejadores devem ter em mente para fazer funcionar os princpios da sustentabilidade. Para os autores, o turismo sustentvel representa uma orientao de valor que se dedica a minimizar os impactos do turismo, ou seja, no deve ser guiado nica e exclusivamente por questes ligadas economia de mercado. Dessa forma, muitos dos caminhos apontados pelo turismo sustentvel no so os mais adequados do ponto de vista econmico, mas representam uma opo poltica em que o maior benefcio ser o desenvolvimento social da regio.

51

Outra considerao importante o fato de se destacar que no existe nenhuma receita passo a passo para a implementao de projetos de desenvolvimento de turismo sustentvel. Cada situao exige medidas especficas de escala e contexto. No entanto, possvel apontar algumas semelhanas que a atividade emprica j revelou. Num contexto de reestruturao econmica global, as questes do turismo sustentvel so essencialmente diferentes em pases de economia desenvolvida e pases em desenvolvimento. Na escala local, as experincias nos mostram que em projetos em que o envolvimento comunitrio se deu de forma mais efetiva houve uma melhora significativa com relao preservao do patrimnio, tanto natural como cultural. Para finalizar, o desenvolvimento do turismo sustentvel exige pacincia, dedicao e comprometimento de longo prazo.

52

Captulo III Quem so os beneficiados com o incremento do turismo?

1. Introduo

A Organizao Mundial do Turismo (OMT) vem apontando o setor turstico como a segunda atividade econmica do mundo mais importante em termos de gerao de divisas e empregos, ficando atrs apenas da indstria do petrleo e seus derivados. Estima-se que, em 2006, o turismo ter uma produo mundial de 7,1 quatrilhes de dlares, gerando cerca de 385 milhes de postos de trabalho. Se confirmadas as estimativas, sero arrecadados aproximadamente 1,3 quatrilhes de dlares em impostos, o que representa um claro benefcio na economia em geral (OMT, 2001).

A indstria turstica conhecida pela sua grande complexidade, pois no se relaciona somente com os elementos que a compe, mas com os mais variados setores da economia que so indiretamente afetados com seu desenvolvimento. Essa relao se expressa no chamado efeito multiplicador:

O efeito multiplicador da renda produto da interdependncia existente entre os diversos setores econmicos; de maneira que o aumento na demanda dos bens ou servios produzidos por um setor gera, por sua vez, o acrscimo na demanda de bens e servios procedentes de outros setores, que so necessrios para a produo dos anteriores (OMT, 2001: p. 10)

O discurso vigente de franco crescimento do turismo em todo o mundo e suas imbricaes econmicas vm pautando as polticas de desenvolvimento do setor. No entanto, as estatsticas mascaram uma realidade cujos impactos socioculturais e ambientais muitas vezes so irreversveis.

53

Como veremos a seguir, a opo brasileira de favorecimento aos grandes complexos hoteleiros no vem gerando os benefcios esperados na escala local. Com isso, urge repensar nossas polticas pblicas voltadas para o turismo de forma a tornar a atividade verdadeiramente indutora do desenvolvimento e da incluso social.

2. Poltica pblica de turismo no Brasil: o Prodetur-NE e os megaprojetos tursticos

At a criao da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), em 1966, pouco se tinha experimentado em termos de planejamento da atividade turstica. Nesse sentido, podemos identificar apenas a elaborao de algumas leis desconexas e restritas a aspectos parciais da atividade, como a regulamentao de agncias de viagem e de turismo.

O primeiro diploma legal que aborda algum aspecto da atividade turstica no Brasil o Decreto-lei 406, de 4 de maio de 1938, cujo artigo 59 dispe sobre a venda de passagens areas, martimas e terrestres.

A venda de passagens para viagens areas, martimas e terrestres s poder ser efetuada pelas respectivas companhias, armadoras, agentes, consignatrios e pelas agncias autorizadas pelo Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio, na forma da lei (FERRAZ, 1992 Apud CRUZ, 2001: p. 43)

Juntamente com a criao da EMBRATUR, o Decreto-lei 55/66 define, pela primeira vez, uma srie de dispositivos legais que permitem identificar a gnese de uma Poltica Nacional de Turismo. Mesmo assim, inicialmente, o papel da EMBRATUR restringiu-se consolidao do mercado interno e captao da demanda externa por meio de campanhas publicitrias. Somente na dcada de 90, a empresa, j sob o rtulo de instituto, passou a ser pea fundamental na elaborao de polticas pblicas para o setor.

Durante a dcada de 70, o Brasil vivenciou o chamado milagre econmico, que promoveu grandes transformaes na sociedade. Os investimentos em infra-estrutura,

54

aliados campanhas agressivas de marketing, incentivaram, principalmente, a classe mdia a adquirir uma cultura de consumo de produtos tursticos. Nesse momento, o principal alvo dessa classe mdia na fuga da rotina cotidiana era os arredores dos grandes centros. Com o passar dos anos e sem o planejamento necessrio, algumas dessas reas apresentaram sinais de forte deteriorao, impulsionando essa massa consumidora de lazer para outras regies ainda inexploradas.

Esse movimento, inicialmente identificado nas regies Sul e Sudeste, a partir da dcada de 80, se espalha pelo litoral nordestino, facilitado pelas novas rodovias e pelas aerovias, quando o avio se torna um meio de transporte acessvel classe mdia. Com a crise econmica no incio dos anos 80, a atividade turstica passa a ser encarada pela classe poltica como uma alternativa econmica capaz de soerguer as economias deprimidas dos estados nordestinos e de dinamizar a economia da Amaznia, com a onda do turismo ecolgico (RODRIGUES, 2001: p. 149).

O Nordeste passa a ser vendido como Novo Caribe, Novo Mediterrneo, Nova Flrida, atraindo capital estrangeiro para o setor sob a forma de investimentos em hotis e resorts nos moldes dos grandes centros tursticos internacionais.

Outro fato que marcou a dcada de 80 foi o incio de uma articulao entre turismo e a questo ambiental. Respondendo a esse movimento, a EMBRATUR lanou, em 1987, um programa de desenvolvimento do ecoturismo pressionada por alguns movimentos ecolgicos que se preparavam para a ECO-92, mas que no se desenvolveu de imediato.

nesse cenrio e j sob influncia dos ideais neoliberais que a Poltica Nacional de Turismo comea a se reestruturar. No incio dos anos 90, devido profunda crise instaurada no pas, rgos internacionais como FMI, BID e Bird apontaram a atividade turstica como possvel redentora para a crise econmica. Durante o governo Collor, a EMBRATUR ganha o ttulo de Instituto Brasileiro de Turismo e assume a Poltica Nacional de Turismo (PNT), agregando os seguintes objetivos:

55

Democratizar o acesso ao turismo nacional; Reduzir as disparidades econmicas regionais mediante a oferta de emprego e melhor distribuio da renda; Aumentar os fluxos tursticos, a taxa de permanncia e o gasto mdio do turista estrangeiro no pas.

Incorporando esses objetivos PNT, a EMBRATUR fortaleceu a idia do potencial da atividade turstica como fator de desenvolvimento regional. Outra mudana importante ocorrida nesse momento se refere descentralizao na gesto do setor. A EMBRATUR passa a ter um papel fundamental na formulao de polticas pblicas, deixando a execuo para os governos estaduais e municipais, em parceria com a iniciativa privada.

Como desdobramento da nova PNT, a EMBRATUR lanou, em julho de 1992, o Plano Nacional de Turismo (Plantur), buscando promover o desenvolvimento regional com a formao de plos de turismo integrado. Esses plos seriam implantados, inicialmente, fora do eixo Sul e Sudeste, visando equalizar a distribuio geogrfica das infra-estruturas, uma das principais metas do plano.

No entanto, as questes ligadas infra-estrutura no eram as nicas preocupaes do governo. O Plantur tambm previa aes no sentido de promover uma verdadeira democratizao da atividade, com o fortalecimento e incentivo ao turismo interno e, conseqentemente, um aumento no nmero de postos de trabalho gerados pelo setor.

Como em outros momentos de nossa histria, a classe poltica elaborou um plano consistente, mas que pouco saiu do papel. A nica ao concreta implementada foi o Programa de Ao para o Desenvolvimento do Turismo no Nordeste Brasileiro, o ProdeturNE. Reunidos na SUDENE, os governos estaduais do nordeste elaboraram este programa que, com o apoio do governo federal, obteve aporte financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A primeira etapa do Prodetur-NE movimentou cerca de US$ 800

56

milhes, sendo US$ 400 milhes financiados pelo Banco do Nordeste, com repasse do BID, e os outros US$ 400 milhes originrios da contrapartida nacional.7

Cumprindo uma das principais metas do programa, os investimentos provenientes do Prodetur-NE foram destinados implementao de projetos de intra-estrutura bsica como construo e reforma de rodovias, fornecimento de energia eltrica, abastecimento de gua e saneamento e projetos de infra-estrutura voltados para a sustentao do turismo como reforma e ampliao de aeroportos e rodovirias. Com isso, o Prodetur pode ser entendido como uma

poltica de turismo que faz s vezes de uma poltica urbana, pois se restringe criao de infra-estrutura urbana em localidades consideradas, pelos respectivos estados envolvidos, relevantes para o desenvolvimento do turismo regional. (CRUZ, 2001: p. 11)

os outros objetivos do Prodetur somente podem ser alcanados se articulada essa poltica de turismo com outras polticas para a atividade (como a poltica de megaprojetos, por exemplo), pois nenhuma das obras e nenhum dos servios previstos pelo programa podem assegurar a conquista de tais metas. (CRUZ, 2001: p. 111)

Como forma de atingir as metas estabelecidas pelo Prodetur-NE (poltica pblica da esfera de poder federal), alguns governos estaduais da regio passaram a adotar uma poltica de megaprojetos tursticos. Ancorados no discurso da promoo do desenvolvimento regional pelo turismo e associando a vocao turstica da regio com o binmio sol-mar, as aes do Prodetur-NE, em ltima anlise, prepararam o terreno para o investimento de grandes grupos transnacionais interessados em desenvolver plos tursticos seguindo o modelo mexicano.

A planilha detalhada dos investimentos est disponvel em CRUZ 2001.

57

Como estava previsto no programa, o governo federal disponibilizou recursos, no BNDES, para a iniciativa privada que quisesse investir no setor, tornando-se um grande parceiro na implementao dos empreendimentos. No entanto, a maior parte dos recursos foram entregues a grandes grupos internacionais, como Accord, Marriot, Holliday Inn, Caesar, entre outros. Com o argumento da melhora da competitividade internacional, houve um favorecimento aos grandes grupos hoteleiros em detrimento das empresas familiares.

A poltica de incentivo a megaprojetos hoteleiros tem carter ambguo. Ao mesmo tempo em que promove a modernizao dos espaos a serem apropriados pela atividade turstica, com a implantao de uma infra-estrutura complementar, gera uma diviso territorial entre o que vai ser explorado pelo turismo, geralmente localizado nas faixas litorneas, e as reas reservadas s comunidades locais, cada vez mais reclusas no interior. A relao entre esses territrios vai depender do modelo de uso turstico adotado por cada empreendimento.

Os projetos de hotelaria, que vm se desenvolvendo nos ltimos anos no nordeste brasileiro, tm se caracterizado pela pouca dependncia de seus espaos circunvizinhos. Baseados nos modelos de resort e village, esses empreendimentos so planejados para serem auto-sustentveis, obedecendo a um rgido modelo de gesto, internacionalmente padronizado (CRUZ, 2001). interessante ressaltar que projetos dessa natureza no criam grandes vnculos com o local de sua implantao, uma vez que esto mais preocupados em transpor para aquela realidade todos os desejos do turista, fazendo com que ele se sinta em casa, ignorando o que de diferente aquela regio pode oferecer.

Os problemas sociais provenientes desse tipo de empreendimento tambm merecem nossa ateno. O impacto na vida cotidiana das comunidades do entorno ainda esto sendo estudados, porm j possvel perceber alguns equvocos, cujas conseqncias so irreversveis. A sbita valorizao de territrios, antes esquecidos pelo mercado imobilirio, est provocando um verdadeiro desastre sociocultural nessas regies. Sem nenhum trabalho prvio de sensibilizao, conscientizao e capacitao e pressionados pela especulao imobiliria , muitos membros de comunidades tradicionais venderam

58

suas terras a preos irrisrios e passaram a viver de subempregos vinculados ao turismo e s residncias-secundrias.

A questo fundiria vem se configurando como um dos principais problemas provenientes da poltica de megaprojetos e dela derivam outras inmeras disfunes sociais. Como destaca Seabra (2001), durante a implementao do Centro Turstico Guadalupe8 (situado na zona litornea ao sul de Pernambuco), no houve qualquer interesse em corrigir os desequilbrios sociais locais. Segundo o autor, a concentrao da terra tem influncia direta em ndices como a elevada taxa de mortalidade infantil e a baixa expectativa de vida. Nos municpios do entorno do CT Guadalupe, temos apenas 9 % dos estabelecimentos rurais ocupando 60 % das terras, enquanto 76 % dos estabelecimentos ocupam 9 % da rea produtiva (SEABRA, 2001: p. 44).

O no-aproveitamento da mo-de-obra local nesses empreendimentos tambm ganha importncia nesse cenrio. Como empregar nativos acostumados com o modo de vida tradicional em complexos hoteleiros de padro internacional? Trata-se de pessoas que at h pouco tempo viviam da pesca artesanal e da lavoura e se vem obrigadas a responder por uma qualidade de servios padronizada de alto nvel. Sem uma capacitao prvia, pescadores e lavradores so lanados em um mercado altamente competitivo e, na maioria dos casos, tm sua auto-estima abalada com o fracasso na obteno de emprego.

Os problemas de ordem ambiental tambm ganham importncia no rol de impactos negativos. A ocupao do litoral brasileiro vem se dando de maneira acelerada e desordenada nos ltimos 30 anos. Dos 50 % do litoral antes intocado pelo homem, hoje temos apenas 10 % que resistem ocupao, devido aos obstculos naturais que dificultam o acesso. E so exatamente essas reas de reduto dos ecossistemas costeiros os alvos da poltica de megaempreendimentos (SEABRA, 2001).

A implantao do Centro Turstico de Guadalupe foi a nica ao efetiva do projeto Costa Dourada que previa a urbanizao de aproximadamente 120 Km de costa entre os municpio de Cabo (PE) e Paripueura (AL). O CTG abrange 15,5 Km de costa cobrindo uma rea de 8,803 ha, entre os municpios de Sirinham (PE) e Rio Formoso (PE).

59

Aproveitando o exemplo do CT Guadalupe, Seabra relata que aps poucos meses de obras, a destruio do quadro natural foi avassaladora: destruram-se as paisagens naturais com a pavimentao de estradas, desmontes de morros, aterragem de mangues e construes de pontes.

O que estamos vendo na ltima dcada em termos de polticas de desenvolvimento turstico, principalmente na regio nordeste, uma verdadeira aliana com as empresas do ramo da construo civil que, com o apoio do poder pblico, asseguram a reproduo de elites dominantes, deixando as populaes das pequenas comunidades margem de todo o benefcio gerado pelo turismo. Segundo Damiani (1997: p. 48), este o sentido avassalador do turismo como negcio, que renova a possibilidade de enriquecimento e apropriao privada de espaos, antes secundrios s tramas da capitalizao.

Com a proposta de desenvolvimento do Prodetur-NE, tem-se, como pano de fundo, a modernizao/ urbanizao de territrios que antes no eram explorados pela indstria do turismo. No entanto, ao privilegiar o grande capital privado, principalmente internacional, vem dificultando o desenvolvimento local, uma vez que a maior parte dos lucros provenientes do turismo no circula pela comunidade. No caso dos empreendimentos comandados pelo capital internacional, essa situao fica ainda mais clara. Nas Ilhas Maurcio, por exemplo, cerca de 90 % das divisas estrangeiras obtidas com o turismo foram repatriadas para companhias baseadas em outros pases (URRY, 2001: p. 93).

Ser que os benefcios da modernizao promovida pelo Prodetur-NE realmente chegaram s comunidades situadas no entorno dos projetos? O incremento do turismo contribuiu para melhorar a qualidade de vida dessas comunidades? Infelizmente, os estudos que esto sendo realizados no raio de influncia dos projetos implementados pelo Prodetur-NE apontam para uma resposta negativa (CRUZ, 2001; SEABRA, 2001; CORIOLANO (org.), 1998; CORIOLANO (org.), 2003; CORIOLANO & LIMA (org.), 2003; BENEVIDES, 1998; entre outros).

60

A urgncia em se pensar novas alternativas para o desenvolvimento do turismo est dada. necessrio enraizar as polticas de desenvolvimento turstico em diretrizes que promovam no apenas a sustentabilidade econmica dos empreendimentos, mas acima de tudo que favoream o desenvolvimento social da regio. Caso contrrio, para que servir a modernizao dos espaos, a enorme quantidade de recursos pblicos gastos e o incremento do fluxo turstico se apenas alguns poucos se beneficiam?

3. Desenvolvimento para qu?

Desenvolvimento um conceito moderno associado idia de fazer as naes menos favorecidas buscarem a superao de sua pobreza. Ao se falar em desenvolvimento, atribuise ao termo um significado positivo que conduz a algo melhor e, na maioria das vezes, vinculado a um tempo futuro, o mundo que se quer e no o mundo em que se vive.

O que presenciamos no ltimo sculo, principalmente no ps-guerra, foi a vinculao do conceito de desenvolvimento com o processo de produo de riquezas que leva ao crescimento econmico das naes. Assim, o modelo de desenvolvimento hegemnico se caracteriza, principalmente, por ser socialmente injusto e ambientalmente perdulrio. Por outro lado, vm ganhando fora em todo mundo teorias que qualificam o desenvolvimento no apenas como um processo econmico, mas como um processo amplo voltado para a satisfao das necessidades bsicas dos indivduos.

Uma reviso leal do que ocorre tanto em nosso pas quanto em outras partes do mundo nos levaria a ver com outros olhos o tema do desenvolvimento a toda a brida e custe o que custar. Esqueamo-nos por um momento dos crimes e das burrices que foram cometidos em nome do desenvolvimento (...) e vejamos o que acontece nos Estados Unidos e na Europa Ocidental: a destruio do equilbrio ecolgico, a poluio dos espritos e dos pulmes, as aglomeraes e os miasmas nos subrbios infernais, os estragos psquicos na adolescncia, o abandono dos velhos, a eroso da sensibilidade, a corrupo da imaginao, o aviltamento de Eros, a acumulao do lixo, a exploso do dio... Diante desta viso, como no retroceder e procurar outro

61

modelo de desenvolvimento? Trata-se de uma tarefa urgente e que requer igualmente cincia e imaginao, honestidade e sensibilidade; uma tarefa sem precedentes, porque todos os modelos de desenvolvimento que conhecemos (...) levam ao desastre. Nas circunstncias atuais, a corrida para o desenvolvimento pura pressa de se condenar... (PAZ, 1992: p.210)

Amartya Sen, economista indiano, ganhador do Prmio Nobel em 1998, apresenta em seu livro Desenvolvimento como Liberdade argumentos que procuram qualificar o desenvolvimento como um processo de expanso das liberdades individuais. O enfoque nas liberdades humanas vai de encontro ao modelo hegemnico de desenvolvimento que identifica, por exemplo, o Produto Nacional Bruto, o aumento das rendas pessoais, o nvel de industrializao, entre outros, como principais indicadores de uma sociedade desenvolvida. No se trata de negar a importncia de tais indicadores como meio de expanso das liberdades dos membros da sociedade, mas necessrio levar em conta outros determinantes, como disposies sociais e econmicas (por exemplo, os servios de educao e sade) e os direitos civis (por exemplo, a liberdade de participao na vida poltica). Compreender o desenvolvimento no contexto da expanso das liberdades conduz nosso foco de ateno nos fins que o tornam importante, em vez de nos restringirmos a alguns meios que desempenham um papel relevante no processo.

Vivemos em uma era de grande progresso tcnico-cientfico. O mundo nos ltimos dois sculos apresentou mudanas que seriam difceis de se imaginar. Os avanos tecnolgicos nos deram conforto, encurtaram distncias, aumentaram a expectativa de vida, geraram riqueza etc. Fora da esfera estritamente econmica, mudanas significativas foram observadas no campo da poltica. O regime democrtico se estabeleceu como modelo preeminente de organizao poltica do mundo ocidental. Os direitos humanos e a liberdade poltica fazem parte hoje do discurso hegemnico. Mais recentemente, vemos naes cada vez mais interligadas nos campos do comrcio, das comunicaes e dos ideais a chamada aldeia global.

62

Entretanto, esse mesmo mundo da opulncia e do progresso convive com o mundo da misria e da pobreza, da peste e da fome, da violao das liberdades polticas e da violncia repressiva. O novo mundo to capaz de produzir riqueza no conseguiu satisfazer suas necessidades mais elementares, forando a convivncia entre os velhos e os novos problemas. Dar conta desses males parece ser a questo central do processo de desenvolvimento.

Existe uma relao entre opulncia e realizaes, entre nossa riqueza econmica e nossa possibilidade de viver como gostaramos. Porm, essa relao no deve ser analisada isoladamente, pois pode ser demais influenciada por outras circunstncias. O questionamento o que podemos fazer com mais riqueza? deixa claro em sua resposta que a riqueza no desejvel por si mesma, mas por permitir que possamos levar o tipo de vida que valorizamos. Nas palavras de Aristteles: a riqueza evidentemente no o bem que estamos buscando, sendo ela meramente til e em proveito de alguma outra coisa.

A utilidade da riqueza est nas inmeras possibilidades que ela nos permite ter; nas liberdades substantivas que ela nos ajuda a obter. Nossas vidas tambm so influenciadas por outros fatores, no exclusivamente econmicos, e mesmo o impacto da riqueza em nossas vidas varia conforme outras influncias. To importante quanto reconhecer o papel fundamental da riqueza na determinao de nossas condies e qualidade de vida entender a natureza restrita e dependente dessa relao.

A anlise minuciosa dos fins e dos meios do desenvolvimento essencial para uma compreenso mais ampla e plena do processo. necessrio enraizar o desenvolvimento em diretrizes que promovam sobretudo a melhoria da qualidade de vida, ou seja, o aumento das liberdades que desfrutamos. Como destaca Sen:

expandir as liberdades que temos razo para valorizar no s torna nossa vida mais rica e mais desimpedida, mas tambm permite que sejamos seres sociais mais completos, pondo em prtica nossas volies, interagindo com o mundo em que vivemos e influenciando esse mundo (SEN, 2002: p. 29)

63

Mesmo tendo em vista as inter-relaes entre as diversas formas de liberdades, algumas delas no necessitam de justificativas indiretas com base em seus efeitos sobre as outras. As liberdades polticas ou direitos civis, por si s, configuram um aspecto essencial da vida humana. Quando tais privaes ocorrem, negado ao individuo a liberdade de conduzir sua vida e a oportunidade de participar de decises cruciais concernentes a assuntos pblicos. Essa deficincia, mesmo no acarretando nenhum grande desastre econmico, por exemplo, restringe a vida social e poltica e deve ser considerada um mal a ser superado.

Na tomada do conceito de liberdade como eixo principal do desenvolvimento, envolvemos tanto os processos que permitem as liberdades de aes e decises como as oportunidades reais dos indivduos, dadas as circunstncias pessoais e sociais. Dessa forma, buscamos uma anlise ampla, no nos restringindo a aspectos meramente conjunturais em detrimento de um exame mais apurado de suas causas, ou ao contrrio, realizando uma anlise estrutural profunda sem conseqncias imediatas. Segundo Sen, ambos os processos e oportunidades tm sua prpria importncia na abordagem do desenvolvimento como liberdade (SEN, 2002: p. 32).

A liberdade dos indivduos elemento bsico dessa forma de entender o desenvolvimento. Nesse sentido, as atenes voltam-se para o incremento das capacidades das pessoas de levar o tipo de vida que elas valorizam. Cabe a sociedade, por meio de suas polticas pblicas, eliminar as barreiras que impedem seus membros de gozarem de condies mnimas para garantirem uma boa qualidade de vida. Para tal, necessrio considerar a liberdade individual um compromisso social. O xito de uma sociedade deve ser avaliado levando-se em conta as liberdades substantivas que seus membros desfrutam.

Resgatar a condio de agente dos indivduos, hoje restrita e limitada pelas oportunidades sociais, polticas e econmicas, um desafio do qual no podemos nos eximir. O desenvolvimento consiste, em ltima anlise, na superao das privaes de liberdades que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas. Muitas vezes, a ausncia das liberdades substantivas tem origem na pobreza econmica, que rouba das pessoas a liberdade de saciar

64

sua fome e, conseqentemente, ter uma boa nutrio; que as priva de remdios para no morrerem de doenas h muito tempo curveis; que lhes nega o direito a uma moradia digna com gua tratada e saneamento bsico. Em outros casos, a falta de liberdade expressa pela carncia de servios pblicos, tais como educao e segurana. Ou ainda, a violao da liberdade de participar da vida poltica, social e econmica imposta, muitas vezes, por regimes autoritrios ou falsamente democrticos.

Dessa forma, pensar a atividade turstica como promotora do desenvolvimento na regio onde se estabelece conceber modelos que busquem a superao das limitaes impostas grande parte da populao para o pleno exerccio das liberdades substantivas. Fica clara a necessidade de se pensar uma poltica de turismo complementar a uma poltica de desenvolvimento mais ampla, cujo foco deve se dar na incluso social com a afirmao da identidade cultural e da cidadania.

Como vimos anteriormente, a principal poltica pblica de turismo, implementada no Brasil nos ltimos anos, no vem apresentando resultados satisfatrios nesse campo. Apesar do discurso muitas vezes contemplar a participao e a promoo do desenvolvimento social da regio, assistimos a um comprometimento com o grande capital nacional e internacional em detrimento das questes vinculadas ao bem-estar da comunidade receptora.

4. O turismo de base comunitria

O turismo comunitrio, ou de base comunitria, apresenta como cerne da questo o debate sobre quem so os verdadeiros beneficiados com o incremento do turismo. Como j foi apresentado, o setor do turismo tem sido qualificado como de grande importncia na gerao de oportunidades de trabalho na escala local e regional, alm de contribuir na preservao dos patrimnios natural e cultural. No entanto, os impactos positivos do turismo no acontecem de forma espontnea. As polticas pblicas precisam ser orientadas para esse fim, sob o risco do setor se auto-regular, visando, apenas, as melhores oportunidades de mercado.

65

Muitos estudos, no Brasil e no mundo, j demonstraram que o turismo, quando desenvolvido seguindo o modelo de grandes complexos hoteleiros, no oferece benefcios substanciais para a comunidade do entorno. Como Hatton destaca: The influence of this type of resort on the community is minimal. In effect, there are tourists, but no tourism industry9. Por outro lado, vemos crescer em todo mundo experincias que tentam aproximar as comunidades locais dos benefcios gerados pela atividade turstica. O grande mote dessas experincias construir um modelo mais justo e eqitativo de turismo, que leve em conta as mais diversas dimenses da sustentabilidade, como a social, a cultural, a ambiental e a econmica, e coloque a populao local no centro do planejamento, da implementao e do monitoramento da atividade, permitindo a gerao de trabalho e renda para a comunidade.

A concepo de desenvolvimento sustentvel implica um novo paradigma do pensar as sociedades humanas segundo uma nova tica de democratizao de oportunidades e justia social, percepo das diferenas como elemento norteador de planejamento, compreenso da dinmica de cdigos e valores culturais e compromisso global com a conservao dos recursos naturais (IRVING, 2002: p. 35)

O turismo de base comunitria pode ser definido como uma modalidade do turismo sustentvel cujo foco principal est no bem-estar e na gerao de benefcios para a comunidade receptora. Segundo a ONG World Wild Found (WWF-International), o turismo de base comunitria :

a form of ecotourism where the local community has substantial control over, and involvement in, its development and management, and a major proportion of the benefits remain with in the community (WWF-International 2001: 2)10

Michael Hatton. The character of community-based tourism disponvel em http://www.communitytourism.org/ (acessado em 15/11/2004) 10 http://www.panda.org/downloads/policy/guidelinesen.pdf

66

Nessa perspectiva, desejvel que a atividade turstica seja, em sua maior parte, desenvolvida e operada pela populao local, garantindo a sustentabilidade econmica e fazendo com que os recursos provenientes do turismo revertam em benefcios diretos para a comunidade. A melhor distribuio da renda conseqncia direta desse processo que pode se dar com a formao de cooperativas, associaes, joint ventures, empreendimentos comunitrios, alm do estabelecimento dos micro, pequenos e mdios empresrios locais, que com seus empreendimentos geram muitos postos de trabalho.11

Como parte integrante de uma estratgia de desenvolvimento mais ampla, esse modo alternativo de gesto do turismo pode contribuir de forma decisiva na preservao de ambientes naturais. Quando se cria uma Unidade de Conservao (UC)12 de uso restrito, por exemplo, os impactos socioeconmicos nas comunidades do entorno podem levar a uma no-aceitao imediata. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, essas comunidades retiram seu sustento a partir da explorao dos recursos fornecidos por essa regio. Quando no h um envolvimento da comunidade no processo de discusso e implementao das UCs, inmeros conflitos so gerados, inviabilizando a efetiva preservao do meio natural. Por outro lado, quando a comunidade v na UC uma forma de ganhar seu sustento, por exemplo, com a explorao da atividade turstica, ela se torna uma importante parceira na proteo do ambiente natural. (WWF-International, 2001)

Existe uma forte ligao entre o turismo e o meio natural preservado. Como Hatton destaca:

(...) the influx of tourists has in many cases actually increased environmental protection and conservation. Local communities have come to recognize that, should the environment suffer, so will the revenues from tourists. Although there is

11 12

Hatton. op. cit. A Lei n. 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza, estabelece a seguinte definio para unidade de conservao: Espao territorial e seus recursos ambientais, incluindo guas jurisdicionais, com caractersticas naturais relevantes, legalmente institudo pelo Poder Pblico, com objetivos de conservao e limites definidos, sob regime especial de administrao, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteo.

67

natural friction between tourists and the environment, there are benefits to be reaped for the natural environment through planned, community-based tourism13

O turismo de base comunitria respeita as heranas culturais e as tradies do local e, dessa forma, pode servir de veculo para revigor-las e, at mesmo, resgat-las. Est no centro dessa proposta o estabelecimento de uma relao interativa, entre visitantes e visitados, permeada pelo princpio da responsabilidade. Nessa experincia relacional, os anfitries no adotam uma postura submissa frente aos anseios e expectativas dos turistas e estes, tampouco, se apresentam como consumistas, arrogantes e vorazes. A afirmao da diversidade cultural e o reconhecimento da alteridade so os alicerces de uma responsabilidade mtua (ROCHA, 2003).

Entre os muitos desafios e obstculos a serem superados na construo dessa alternativa de desenvolvimento para o turismo, a participao da comunidade local apontada como elemento crucial para o xito dos projetos (BENI, 2004; CORIONALO, 2003; IRVING, 2002; SANSOLO 2003a; entre outros). A participao social no processo decisrio prrequisito para a sustentabilidade de projetos que tenham como objetivo um desenvolvimento mais justo e equilibrado da sociedade.

O conceito de desenvolvimento sustentvel apresenta, entre tantas caractersticas, o rompimento com a noo de desenvolvimento vinculado somente ao crescimento econmico, alm de contestar afirmaes que apontam um nico caminho a ser seguido por todas as sociedades rumo ao desenvolvimento. Assim, o caminho da sustentabilidade pautado pela diversidade de padres e modos de desenvolvimento, dependendo do contexto cultural, poltico e ecolgico de cada agrupamento humano.

Segundo Irving:

Ainda que em pequena escala, experincias bem-sucedidas de participao e envolvimento comunitrio na tomada de decises e no enquadramento de problemas
13

Hatton. op. cit.

68

comuns prioritrios podem ter um papel singular na mudana de mentalidade dos atores envolvidos, no sentido de co-responsabilidade e exerccio de cidadania, elementos essenciais ao desenvolvimento efetivo das sociedades humanas rumo ao terceiro milnio (IRVING 2002: 37)

Uma pea fundamental do processo participativo a educao. Segundo Meyer (1991 Apud IRVING, 2002: p. 37), educao um processo de aprendizagem de conhecimento e exerccio de cidadania que capacita o indivduo para uma viso crtica da realidade e uma atuao consciente no espao social. No estamos nos referindo apenas a educao formal, o que se aprende na escola, mas a um conjunto de elementos que formam a conscincia crtica de cada um. Nesse sentido, a promoo da educao ambiental pode contribuir na formao de cidados mais conscientes, valorizando seus conhecimentos tradicionais14 e dando voz a camadas sociais menos favorecidas.

Atravs de atividades ldicas e prazerosas possvel envolver crianas, jovens e adultos, com os mais variados nveis de escolaridade, acerca de temas comuns. Mas para isso necessrio criatividade e, acima de tudo, deciso para adaptar algumas metodologias participativas j existentes (por exemplo, ZOPP e METAPLAN) realidade de cada comunidade.

A perspectiva ambiental consiste num modo de ver o mundo em que se evidenciam as inter-relaes e a interdependncia dos diversos elementos na constituio e manuteno da vida. Em termos de educao, essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princpios da dignidade do ser humano, da participao, da coresponsabilidade, da solidariedade e da equidade.15

o etnoconhecimento j reconhecido inclusive pela cincia como legtimo, pois, embora muitas vezes seja baseado em crenas e mitos, a experincia e o conhecimento acumulado de geraes aps geraes por populaes autctones, sobre plantas medicinais, comportamento animal, microclima, tem sido ponto de partida para pesquisas cientficas, inclusive voltadas produo industrial (SANSOLO e CRUZ, 2003) 15 BURSZTYN, DOLIVEIRA e LIMA. Benchmarking sobre o Plano de Manejo do Parque Nacional do Iguau. Disponvel em http://www.ivt-rj.net/caderno/anteriores/6/benchmark/escolaparque.htm, acessado em 07/12/2004

14

69

Assim como Sen (2002), Faudez (1993 Apud IRVING, 2002: p. 38) vincula o desenvolvimento satisfao das necessidades bsicas da populao ..., enfatizando mais a lgica das necessidades do que a lgica da produo e do consumo.... Nessa perspectiva, a participao elemento-chave, pois auxilia na determinao das necessidades essenciais da comunidade, na busca de solues e na transformao da realidade. A participao a expresso da cidadania e somente por meio dela possvel que haja co-responsabilidade na tomada de deciso. Com efeito, um processo de envolvimento ativo da populao na reivindicao de seus direitos, garantindo o controle das autoridades pblicas por parte do povo.

A participao, alm de um direito do cidado, tambm pode ser vista como um mecanismo de otimizao da eficincia das polticas pblicas. Esse um argumento valioso na defesa de um processo participativo. Em uma realidade nacional impregnada de clientelismo, descontinusmo e pouco comprometimento de grande parte dos polticos com os compromissos assumidos com a populao, assegurar o processo participativo o instrumento mais eficaz rumo sustentabilidade, garantindo a continuidade do processo e os impactos indiretos dele decorrentes, e nem sempre mensurveis (IRVING, 2002: p. 40).

5. No utopia, realidade...

Projetos de turismo de base comunitria vm sendo desenvolvidos com xito nos quatro cantos do mundo. Com o apoio de ONGs, como Tourism Concern16, Associao Italiana para o Turismo Responsvel (AITR)17, Tourism Watch18, WWF19, entre outras, comunidades situadas em pases pobres da frica e da sia, em pases em desenvolvimento das Amricas do Sul e Central e, tambm, da sia, alm de comunidades em pases desenvolvidos do Hemisfrio Norte e da Oceania, vm optando por essa alternativa de organizao e gesto da atividade turstica.

16 17

http://www.tourismconcern.org.uk http://www.aitr.org 18 http://www.tourism-watch.de/ 19 http://www.panda.org

70

No Brasil, esse movimento ainda insipiente, contando apenas com algumas experincias isoladas. Dois casos nacionais figuram nos guias internacionais especializados em promover tais projetos: o primeiro o projeto de ecoturismo comunitrio desenvolvido na Prainha do Canto Verde, no litoral cearense, que tivemos oportunidade de visitar durante o ms de junho de 2002. Os realizadores dessa experincia ganharam diversos prmios internacionais, dentre eles o prmio TO DO!, de 1999, concedido pela ONG alem Studienkries fr Tourism und Entwicklung20 a projetos de turismo socialmente responsvel. O segundo esta sendo desenvolvido junto a comunidades ribeirinhas no municpio de Silves, na Amaznia, e conta com o apoio tcnico e financeiro do WWF-Brasil.

A seguir, apresentaremos, em linhas gerais, ambos os projetos, destacando aspectos relevantes quanto mobilizao/participao comunitria, aos benefcios sociais e econmicos gerados para a populao local e preservao do meio ambiente. 5.1. Ecoturismo comunitrio sustentvel na Prainha do Canto Verde, CE21

A terra nossa e no abrimos mo dela !!! O ndice de mortalidade infantil zero. As crianas esto na escola e o analfabetismo quase inexistente. Os adultos fazem curso de educao ambiental, aprendem a ler e escrever. A Prainha do Canto Verde distrito de Beberibe assim: uma comunidade de 1.100 moradores que sobrevive basicamente da pesca e do dinheiro que os turistas deixam nas barracas e pousadas todas de propriedade dos moradores.

Grupo de Estudos em Turismo e Desenvolvimento (http//www.studienkreis.org ). Os projetos so julgados segundo critrios como: participao da populao local no planejamento, desenvolvimento e a execuo do projeto; fortalecimento das estruturas sociais e culturais da vida comunitria e dos costumes e tradies; fortalecimento da percepo dos nativos/moradores no que se refere aos impactos positivos e negativos do desenvolvimento do turismo; participao dos moradores nos benefcios econmicos, sociais e culturais; condies favorveis de disseminao de um turismo socialmente responsvel na regio. 21 Este tpico est baseado no estudo Benchmarking da Prainha do Canto Verde, publicado por ROCHA, DELAMARO, DELAMARO e BURSZTYN, no Caderno Virtual de Turismo, 5 Edio, disponvel em http://www.ivt-rj.net/caderno/anteriores/5 acessado em 20/12/2004.

20

71

A frase acima est estampada nas camisas vendidas aos turistas que visitam essa pequena vila de pescadores no litoral cearense. Situada a 120 Km a leste de Fortaleza, a realidade da Prainha do Canto Verde contrasta com a maioria das experincias de projetos de desenvolvimento turstico implementados no Cear, onde o aumento do fluxo turstico foi responsvel por sufocar os modos de vida tradicionais de inmeras comunidades. Nas prximas linhas, procuramos apresentar, sucintamente, um pouco da histria dessa comunidade, que construiu sua identidade por meio da luta pela posse da terra e com sua organizao vem desenvolvendo uma srie de projetos, no intuito de melhorar a condio de vida da populao.

Mapa 1: Litoral leste do Estado do Cear, Brasil.

No fim da dcada de 1970, comeou uma grande expanso imobiliria em todo o litoral do nordeste brasileiro. Impulsionados pelas novas rodovias e a conseqente valorizao das terras litorneas, empresrios da regio comearam uma grande corrida para comprar terrenos, gerando um processo de especulao imobiliria. Nessa ocasio, o grileiro Antnio Sales Magalhes, um dos maiores especialistas em "aquisio" de terras no litoral

72

cearense, conseguiu regularizar, com uma ao de usucapio na Comarca de Beberibe, uma rea de quase 750 hectares, incluindo a faixa de areia. No entanto, a regio em questo era habitada, desde 1860, por famlias de pescadores tradicionais.

Embora a rea usucapiada faa parte de um terreno da Unio (terra da marinha) e, dessa forma, a referida ao seria, obrigatoriamente, de competncia da Justia Federal, o juiz da Comarca de Beberibe no hesitou em dar ganho de causa ao grileiro, gerando muita inquietao entre a comunidade. Com a documentao regularizada, Antnio Sales vendeu as terras para a imobiliria de Henrique Jorge.

Os moradores foram buscar apoio no Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDPDH), fundado pelo Cardeal Dom Alosio Lorscheider, na Arquidiocese de Fortaleza, que assumiu a defesa da comunidade. Como parte do trabalho de fortalecimento da comunidade, foi organizado pela Arquidiocese o XIII Seminrio Rural na localidade, dando uma nova dimenso poltica s reivindicaes. Alguns anos depois, foi criada a Associao dos Moradores da Prainha do Canto Verde, tambm com o apoio do CDPDH.

Com o passar dos anos, a comunidade foi se fortalecendo, e os grileiros e especuladores foram vendo seus projetos de loteamento e ocupao da rea ficarem parados na burocracia do judicirio. O reconhecimento da Delegacia do Patrimnio da Unio (DPU) do direito de um pescador construir a sua casa de alvenaria a 60 metros da praia, declarando que considerava esta rea presumivelmente como terra da Unio, deu mais nimo e esperana comunidade, porque refutava o direito que a imobiliria Henrique Jorge S.A. declarava ter sobre a rea em litgio.

Paralelamente ao problema fundirio, a comunidade da Prainha do Canto Verde vem enfrentando uma forte crise na pesca da lagosta. Nos ltimos dez anos, essa atividade rendeu ao Estado do Cear cerca de US$ 386 milhes. A captura desse crustceo j ocupou o primeiro lugar no ranking das exportaes cearenses, mas, devido principalmente pesca predatria, a produo est em queda caiu 32% no perodo de 1991/1999. Do total de 2.235 embarcaes pescando lagosta no Cear, 1.357 ainda so movidas pelos ventos e

73

respondem por cerca de 83% dos empregos gerados pelo setor pesqueiro. Uma simples jangada tem capacidade de gerar 5 empregos diretos.

A realidade denunciada por esses pescadores nada tem a ver com a imagem romntica do jangadeiro que retira dos mares o sustento de sua famlia. Alguns de seus elementos so listados a seguir: uma lida rdua, que provoca em pescadores ainda jovens doenas como cncer de pele, problemas de coluna, hipertenso e glaucoma; grande parte dos pescadores no tem vnculos empregatcios formais, sua remunerao feita com a diviso do que foi pescado em cada viagem, reservada a parte do proprietrio da embarcao; os atravessadores pagam valores baixos pelo pescado e enganam os pescadores no peso, no tamanho e na matemtica, aproveitando-se da pouca escolaridade da maioria; o confronto entre a pesca artesanal, feita por meio de jangadas, e a pesca praticada em barcos motorizados, com mergulhadores que utilizam compressor e rede22; a falta de fiscalizao; o desrespeito ao defeso; a pesca de lagosta abaixo do tamanho e peso permitidos; polticas governamentais estadual e federal para o setor que no do ateno pesca artesanal e esto mais atentas indstria pesqueira exportadora.

Para protestar contra essa situao que coloca em risco as tradies e a prpria existncia da comunidade, um grupo de quatro pescadores embarcou, em 1994, em uma aventura rumo ao Rio de Janeiro. A jornada levou 74 dias e ganhou o nome de S.O.S. Sobrevivncia, em referncia ao protesto de 1941 em que um grupo de pescadores, liderados por "Jacar", percorreu as 1.480 milhas entre Fortaleza e o Rio de Janeiro para entregar, ao ento presidente Getlio Vargas, uma carta em que denunciavam a misria dos povos do mar no litoral cearense.

Ao longo do trajeto, a tripulao parou em 20 portos, reunindo-se com pescadores e divulgando sua causa: era preciso fazer alguma coisa, porque se no, as comunidades do litoral iam acabar. Foi criado o Instituto Terramar23, uma organizao no-governamental

22

A pesca de mergulho com compressor proibida por portaria do Ibama. Embora seja a forma menos seletiva e mais destrutiva de se pescar lagosta, a mais econmica, o que motiva a proibio ser burlada. 23 Sua misso promover, organizar e incentivar o desenvolvimento integrado (social, econmico, tecnolgico, ambiental, poltico e cultural) junto s populaes costeiras cearenses, procurando a melhoria da

74

fundada por engenheiros de pesca, acadmicos do Labomar (Instituto de Cincias do Mar da Universidade Federal do Cear) e voluntrios da campanha S.O.S. Sobrevivncia.

Uma das principais aes implementadas pelo Instituto Terramar foi o Curso de Formao de Lideranas do Litoral Cearense que tinha como objetivo constituir nas comunidades um movimento social e poltico autnomo e atuante na perspectiva do desenvolvimento sustentvel. Entre 1999, ano de sua criao, at 2001 o curso capacitou 90 pessoas de 26 localidades espelhadas pelo litoral.

nesse cenrio de luta pela sobrevivncia que se desenhou o projeto de ecoturismo comunitrio sustentvel da Prainha do Canto Verde. Contando com o apoio da Fundao Amigos da Prainha do Canto Verde, formada por algumas empresas e ONGs nacionais e estrangeiras, a comunidade comeou a discutir uma proposta de desenvolvimento turstico enraizada na valorizao da identidade cultural local.

A Associao de Moradores constituiu o Grupo de Turismo que ficaria responsvel pelo desenvolvimento do setor na comunidade. A primeira iniciativa do grupo foi pesquisar como se dava o turismo em algumas comunidades vizinhas. Praia das Fontes, Canoa Quebrada e Parajuru foram as praias visitadas. L se perguntou aos moradores nativos como eles viam os aspectos negativos e positivos do turismo - se tinha contribudo ou no para elevar o nvel de renda e oportunidades de ocupao e emprego, se tinha contribudo ou no positivamente para a incluso social, como tinha afetado a questo da criminalidade e das drogas.

Parajuru um caso tpico de turismo de veraneio e de segunda residncia, com pico de visitantes nos finais de semana e feriados. Canoa Quebrada um dos principais destinos tursticos tanto a nvel nacional como internacional. L podem ser observados, exemplarmente, os efeitos do turismo de massa e da excluso econmica e social dos

sua qualidade de vida e o fortalecimento de sua autonomia. As aes desenvolvidas, atualmente, pelo Instituto Terramar esto vinculadas aos seus 5 programas: Desenvolvimento Institucional/Organizacional; Educao, Cultura e Cidadania; Gnero, Sade e Cidadania; Desenvolvimento e Tecnologia; Polticas Pblicas e Organizao.

75

nativos que venderam gradativamente suas terras e hoje estrangeiros e forasteiros so donos da maioria das pousadas e barracas, enquanto os nativos lhes servem de caseiros e garons. Praia das Fontes era um bom caso para se observar as conseqncias das polticas governamentais de desenvolvimento do turismo, preocupadas em atrair grandes empreendimentos tursticos, sob a forma de investimentos externos que se traduzem em aporte de divisas.

Foi fundamental para a comunidade da Prainha do Canto Verde, primeiramente, ter a oportunidade de dizer que este turismo ns no queremos!; um turismo que transformaria seu territrio num local de explorao turstica (casas de veraneio, hotis, resorts, parques aquticos etc) em funo da especulao imobiliria, que os expulsaria; um turismo depreciativo das comunidades (subemprego, insegurana, prostituio, drogas) e que acabaria degenerando sua identidade. Para, depois disso, expressar propositivamente a definio de qual o turismo que queremos.

O ecoturismo comunitrio da Prainha do Canto Verde insere-se numa proposta de desenvolvimento integrado e sustentvel, abrangendo as diversas dimenses da vida comunitria e da organizao das atividades ligadas pesca, educao, sade, meio ambiente e questo fundiria. A atividade turstica tem funo subsidiria e complementar na economia da comunidade. E tem importante papel na conservao de seu ambiente cultural e natural. A pesca e a terra so os elementos identitrios de base da comunidade. O projeto de turismo caracteriza-se por ser desenvolvido pela comunidade, organizado, administrado e operado em base cooperativa pelos prprios moradores, e tem como atributo diferencial o declarado propsito de ser hoje (e permanecer sendo no futuro) de pequena escala. Sua gesto assenta-se no princpio da auto-regulao comunitria.

Assim, o grupo de turismo da Associao de Moradores formou um conselho e uma cooperativa que seriam responsveis pelas aes de fomento, regulao, agenciamento, gesto e planejamento do turismo na comunidade. As pessoas que trabalham com o turismo so cadastradas na COOPECANTUR (Cooperativa de Turismo e Artesanato) e devem pagar uma taxa anual que varia conforme a atividade exercida. Parte dos recursos gerados

76

pela cooperativa, entre 15 % e 20 %, alimentam o Fundo Social e Educacional, que tem o objetivo de beneficiar os demais moradores que no esto diretamente relacionados com a atividade turstica. A utilizao dos recursos do fundo definida em assemblia pelo conselho e pode financiar cursos de capacitao para as crianas da escola24, alm de banheiros, reformas de moradias, assistncia para casos de acidentes etc. Os beneficiados devem, em contrapartida, prestar servios comunitrios.

Outro importante instrumento da COOPECANTUR o Fundo Rotativo para Pequenos Emprstimos. Com o objetivo de ampliar a capacidade inicial de hospedagem e montar uma estrutura adequada para a prestao de servios tursticos, este fundo conta com um capital de R$ 6.000,00, inicialmente composto por doaes da Fundao Amigos da Prainha do Canto Verde, e concede emprstimos de at R$ 800,00. Os projetos so analisados pela diretoria quanto a sua viabilidade econmica e os empreendedores recebem capacitao visando a adequao na utilizao dos recursos. De 1998 at Julho de 2001 foram concedidos 10 emprstimos para aquisio de freezer, fbrica de picol, reparo de bugre, reformas e construes nas casas comunitrias, pousadas, quartos de hospedagem domiciliar etc. No h inadimplncia. O Fundo recomposto com os pagamentos e fica disponvel para novos projetos.

A COPPECANTUR tambm administra dois empreendimentos comunitrios de propriedade da Associao de Moradores: uma pousada com trs quartos e uma casa. A cooperativa ainda oferece cursos de capacitao e aperfeioamento profissional para seus afiliados.

A experincia na Prainha do Canto Verde vem chamando a ateno de outras comunidades litorneas que enfrentam o mesmo desafio. Com o apoio institucional do Instituto Terramar algumas comunidades j comeam a se mobilizar para discutirem uma proposta de desenvolvimento do turismo de base comunitria. As lideranas da Prainha j fizeram

24

Na oficina de brinquedos (Brinquedoteca), as crianas aprendem a fazer brinquedos com materiais da regio.

77

workshops na vila de Tatajuba, no municpio de Camocim, e na praia de Ponta Grossa, no municpio de Icapu, onde o projeto j est em fase de implementao.

A gesto auto-regulativa um atributo crtico, que exige a constituio de um espao de negociao adequado e lideranas capazes de mobilizar os moradores instigando sua participao, para que as decises tomadas no mbito do Conselho de Turismo e da Associao dos Moradores tenham legitimidade enquanto decises comunitrias. Este um processo dinmico no qual a comunidade chamada a confirmar reiteradamente os rumos tomados no sentido do turismo que queremos. 5.2. Programa de ecoturismo integrado ao manejo de vrzea em Silves, AM25

Outra experincia internacionalmente conhecida est situada no corao da floresta amaznica. A 300 km de Manaus, em direo a foz do Rio Amazonas, localiza-se o municpio de Silves, cuja sede est assentada na Ilha de Silves, banhada pelo lago Canaay. Esse lago formado por cinco rios contribuintes da bacia do amaznas, a saber, o Rio Urubu, o Rio Itabani, o Rio Sanabani, o Igarap Au, e o Igarap Ponta Grossa, formando uma regio de vrzea belssima e com uma biodiversidade impressionante.

O municpio de Silves um dos mais antigos da Amaznia, sendo originrio de uma misso indgena fundada em 1663. As mais de 30 comunidades ribeirinhas dependem basicamente da agricultura e da pesca para sua subsistncia que est ameaada pela expanso da pecuria nos campos de vrzea e pela retirada excessiva dos peixes nos lagos fluviais. So nesses diques naturais formados na poca das vazantes onde h a maior concentrao de peixes como o tambaqui, o tucunar e o pirarucu, todos de alto valor comercial nos mercados pesqueiros de Manaus e Belm.

25

Muitas das informaes contidas nesse tpico foram obtidas na palestra proferida pelo professor Davis Sansolo, consultor do WWF-Brasil no programa desenvolvido em Silves, durante a disciplina Turismo e Sustentabilidade sob coordenao dos professores Roberto Bartholo e Marta Irving do mestrado do Programa de Engenharia de Produo da COPPE/UFRJ.

78

Mapa 2: Municpio de Silves, AM

O aumento da pesca industrial no decorrer da dcada de 1980 fez com que o estoque pesqueiro baixasse a nveis crticos causando um forte impacto scio-econmico na regio. Enquanto os barcos vindos, principalmente de Belm, arrastavam toneladas de peixes para serem vendidos nas duas capitais vizinhas, os recursos para o sustento das comunidades ribeirinhas da regio se tornavam escassos.

Os conflitos relativos utilizao dos recursos das vrzeas no so exclusivos das comunidades de Silves. Em toda a Amaznia, pescadores comerciais das grandes cidades invadem sistemas de lagos e utilizam tcnicas inadequadas para obterem uma maior quantidade de peixes. A peculiaridade com relao a Silves est na resposta das comunidades a essa ameaa.

Quando a ameaa de fome se tornou real, as comunidades locais se organizaram, com o apoio da Igreja Catlica26, e fundaram uma organizao no-governamental chamada
26

A Igreja Catlica foi fundamental no trabalho de organizao comunitria. As CEBES (Comunidades Eclesiais de Bases) durante o final da dcada de 1960 e incio da dcada de 1970 trabalharam a formao de lideranas locais.

79

ASPAC, Associao de Silves pela Preservao Ambiental e Cultural. Como nos conta Sansolo

em uma manobra poltica muito bem organizada, a ASPAC, durante o perodo de eleies municipais, conseguiu junto a Cmara de Vereadores que se proibisse a pesca comercial e se criasse um manejo da pesca artesanal por meio de proteo dos lagos. (SANSOLO 2003: 45)

A lei municipal, redigida pelas prprias comunidades ribeirinhas de acordo com seus conhecimentos e experincias quanto reproduo dos peixes, baseou-se no planejamento e uso (zoneamento) dos lagos do municpio estabelecendo as seguintes categorias27:

Lagos de Procriao - Lagos santurios com proteo total, para permitir, sem interferncias, a reproduo natural dos peixes e o repovoamento; Lagos de Manuteno - Lagos onde permitida somente a pesca artesanal de subsistncia para garantir a alimentao e a renda comunitria; e Lagos de Explorao Pesqueira - O restante dos corpos d`gua regionais (rios, igaraps e lagos), onde a pesca comercial permitida, respeitando algumas restries regulamentadas por leis federais, estaduais e municipais.

No sentido de garantir o cumprimento da lei e a real conservao dos recursos disponveis nos lagos, a ASPAC e o WWF estabeleceram uma parceria para desenvolver um trabalho de conscientizao das comunidades locais para a importncia da preservao daqueles ecossistemas. O programa de educao ambiental comunitria, chamado de Caravana Mergulho, envolveu diretamente 8 comunidades de pescadores da regio e, de forma participativa, estimulou o debate a cerca das normas da legislao para a conservao da pesca.

27

Como descrito na apresentao do projeto disponvel no site do WWF-Brasil no endereo: http://www.wwf.org.br/projetos/projeto.asp?lista=tema&item=8&item=53 , acessado em 20/12/2004

80

Em um ano e meio, a Caravana Mergulho capacitou pessoas dentro das comunidades para realizarem entrevistas com os moradores abordando o tema da preservao. Essas entrevistas eram veiculadas num programa de rdio comunitrio em Silves e, assim, repercutia o debate nas demais localidades. O rdio a pilha o principal meio de comunicao da regio e os resultados obtidos so expressos na efetiva conscientizao da populao em aderir a uma lei inovadora28.

Entretanto, o aumento das restries no uso dos recursos da regio alm de favorecer a preservao ambiental tambm causou impactos no cotidiano dessas comunidades. A proibio da pesca em determinados perodos do ano e a diminuio das reas destinadas atividade levantou o debate sobre alternativas para a gerao de trabalho e renda na regio. Assim, a ASPAC e o WWF-Brasil firmaram outra parceria, mas agora para viabilizar o desenvolvimento do ecoturismo. Com o apoio financeiro do governo austraco conseguiram construir uma pousada comunitria. A Pousada Aldeia dos Ventos tem um carter comunitrio pois alm de envolver a comunidade na prestao de servios de hospedagem, tambm incentiva a opo por atividades de lazer desenvolvidas pela populao local.

A diferena entre o nosso hotel e outros dessa mesma modalidade a participao intensa das comunidades ribeirinhas. Nossos turistas conhecem como vive o ribeirinho, como ele pesca, planta, faz a farinha, faz o peixe para comer e fazem os passeios dentro da floresta e da cidade tambm, deixando divisas no comrcio. (Almeida Grana in TAMAIO & CARREIRA 2000)

Aps um momento de descontinuidade no financiamento dos projetos desenvolvidos pela ASPAC e o WWF, onde a comunidade se viu completamente dependente dos recursos externos, houve uma retomada dos trabalhos, mas agora enfatizando a necessidade de se capacitar as comunidades para se tornarem autnomas e menos vulnerveis. Dessa forma, a Caravana Mergulho se tornou o principal instrumento na promoo do debate a cerca de cinco temas indicados pelas comunidades como prioritrios: turismo, lixo, gua, pesca e

28

O SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservao) no estabelece nenhuma UC especfica voltada para a proteo de lagos.

81

agricultura e pecuria. As questes foram levantadas em oficinas e, de forma participativa, foram definidas metas de curto, mdio e longo prazo. Essas reunies tambm serviram de suporte para o detalhamento de aes rumo a to almejada sustentabilidade.

A mudana na relao entre o WWF-Brasil e a ASPAC tem como principal vetor o estabelecimento de uma verdadeira parceria para o desenvolvimento de um projeto participativo. A coordenao do projeto entendeu que para que houvesse uma participao efetiva da comunidade, e no apenas o interesse nos recursos externos, era necessrio que esta desse alguma contrapartida. Como visto anteriormente, a co-reponsabilidade a sustentao de um processo particip(ativo). S para ilustrar a questo pegamos um exemplo banal: enquanto o projeto financia os mantimentos da pousada, a comunidade oferece a mo-de-obra.

O tema turismo foi intensamente discutido por representar uma nova alternativa de trabalho e renda para muitas pessoas na regio. Com os novos recursos, obtidos atravs do WWFUK junto ao banco HSBC, a Pousada Aldeia dos Ventos passou por uma reforma estrutural visando uma melhor adequao aos padres de qualidade e conta hoje com um edifcio principal com restaurante, rea de servios, loja de artesanato e mirante, e dois blocos em alvenaria com 6 apartamentos cada, com banheiro privativo, ar condicionado, janelas teladas e varanda. A administrao e a gerncia passaram para uma cooperativa de prestadores de servios, a CoopTur, formada basicamente por pessoas da comunidade que atravs de um sistema de rodzio se beneficiam das atividades da pousada.

As atividades de lazer oferecidas aos turistas tambm foram elencadas e roteirizadas pelas prprias comunidades a partir de oficinas que procuraram mapear o que cada comunidade gostaria que fosse divulgado como atrativo natural e cultural de sua regio. Dessa forma, j foram elaborados mais de 10 roteiros tursticos que vo desde visitas e pernoites nos lagos, observao da avifauna e visitas aos igaps, at atividades de cunho cultural como as visitas as comunidades onde possvel ter contato direto com as tradies e os costumes caboclos. Um passeio em especial chama a ateno por articular cultura e preservao ambiental. Em contraposio a pesca esportiva (muito praticada na regio), os turistas so

82

convidados a embarcarem em pequenas canoas a remo para praticarem a pesca artesanal. No final do dia, os peixes capturados so assados em uma fogueira junto com a comunidade, enquanto histrias e lendas da Amaznia so contadas pelos ribeirinhos.

A questo da pesca tambm um foco de ateno do programa desenvolvido em Silves. A principal atividade econmica da regio ainda a pesca uma vez que o turismo ainda sofre com a sazonalidade. Mesmo com a Lei municipal de proteo dos lagos e o trabalho de conscientizao das comunidades ribeirinhas, a manuteno dos estoques pesqueiros inspira cuidados. O programa vem apoiando iniciativas como o Pr-vrzea do IBAMA que visa estabelecer acordos de pesca definindo as espcies que podem ou no ser pescadas, quando e como.

Outra atividade que tem o apoio da ASPAC e do WWF a permacultura. Ainda insipiente na regio, a permacultura uma atividade agrcola que tem como objetivo o manejo dos recursos naturais, visando a implantao de sistemas produtivos sustentveis, alternativos aos modelos de produo convencional (de corte e queima), com a utilizao de novas tcnicas de cultivo e produo, buscando uma melhoria na qualidade de vida das comunidades atravs de uma alimentao saudvel e sustentvel. Uma das maiores dificuldades em se ampliar esse tipo de cultivo est na falta de financiamento. Programas governamentais, como o PRONAF (Programa Nacional de Agricultura Familiar), no financiam projetos eco-compatveis.

As discusses promovidas pelo programa tambm contemplam dois temas importantes que embora distintos guardam uma forte relao. O lixo dessa regio apresenta uma caracterstica peculiar e perigosa. Por no ter uma ampla rede de energia eltrica, as comunidades de Silves utilizam lanternas e rdios a pilha. Enquanto o lixo orgnico vai para compostagem e reutilizado na permacultura, a enorme quantidade de pilhas consumida pode gerar um verdadeiro desastre ambiental. Nesse sentido, a parceria ASPACWWF tambm vem desenvolvendo um trabalho de coleta desse material para que seja enviado posteriormente para as grandes empresas do ramo sediadas em Manaus.

83

O trabalho de coleta das pilhas nas comunidades se articula com o problema da gua uma vez que o risco de contaminao provocada pelo vazamento de substancias txicas latente. Por mais contraditrio que possa parecer, boa parte das comunidades ribeirinhas do estado do Amazonas sofrem com problemas de contaminao das guas. A falta de um sistema adequado de coleta de esgoto faz com que nos perodos em que os rios esto mais baixos haja elevados ndices de doenas provocadas pelas guas contaminadas, como a hepatite e a diarria.

A experincia em Silves vem se desenvolvendo com sucesso e, hoje, serve de paradigma para outras comunidades tradicionais da Amaznia que pretendem explorar o enorme potencial turstico da regio. Essa modalidade de turismo tem um carter diferenciado, pois alm de propor uma fonte de renda alternativa tambm promove o aprofundamento das relaes polticas internas dessas comunidades.

6. Consideraes finais

A idia de mega-empreendimentos hoteleiros seguindo o modelo all inclusive, completamente isolados e sem nenhum vnculo com o territrio onde se estabelece, assim como, projetos perfeitamente integrados de turismo comunitrio, com todo o lucro proveniente da atividade turstica sendo destinado a comunidade, representam situaes extremas que dificilmente sero encontradas. Contudo, importante que iniciativas de base comunitria sejam estimuladas uma vez que ainda representam uma parcela muito pequena dos projetos de desenvolvimento turstico.

Os projetos de turismo de base comunitria se desenvolvem de diversas formas e com diferentes estruturas e objetivos, refletindo ambientes, contextos e valores culturais peculiares a cada regio. No se pretende afirmar que tais projetos no sofram influncias externas e que no haja divergncias internas. Com efeito, cabe destacar a importncia dessas comunidades, reunidas ou no em associaes, auxiliadas ou no por organizaes

84

no-governamentais, firmarem parcerias ou acordos com a administrao pblica local, com outros nveis de governo e com o setor privado.29

Os impactos negativos da atividade turstica convencional sobre os recursos naturais, ecossistemas e populaes locais tornam urgente a reflexo sobre o carter do turismo global, questionando o mito do turismo como gerador de emprego e renda e denunciando as polticas centradas na atrao de investimentos que no levam em considerao a participao das comunidades locais. necessrio pensar em polticas pblicas que abarquem iniciativas cujo foco esteja na incluso social das populaes e no resgate da cidadania.

29

Hatton. op. cit.

85

Concluso Por um Programa Nacional de Turismo de Base Comunitria

1. Introduo

No resta dvidas quanto ao enorme potencial turstico de nosso pas. As belezas paisagsticas aliadas diversidade biolgica e cultural fazem do Brasil um dos destinos potencialmente de maior interesse, tanto internacionalmente como para o turismo domstico. Nossas praias, florestas, montanhas, rios, festivais, culinria diferenciada, parques nacionais, patrimnio histrico, inmeras manifestaes culturais, alm da tradicional hospitalidade brasileira, colocam o pas em situao privilegiada para alcanar uma maior importncia no cenrio turstico mundial.

Entretanto, no apenas de vocao que se consolida um destino turstico. Este fruto de um conjunto de condies decorrentes de relaes entre cultura, mercado e polticas pblicas que venham proporcionar o desenvolvimento da atividade (SANSOLO e CRUZ, 2003: p. 4). A crena de que j possumos as condies necessrias para um melhor desempenho do setor falaciosa, uma vez que ainda estamos construindo um processo de formulao de polticas de desenvolvimento do turismo.

Para que os benefcios sociais e econmicos do turismo se concretizem, urge estabelecer instrumentos pblicos que busquem conciliar o incentivo a um turismo mais responsvel com aes de ordenamento e uso equilibrados dos espaos tursticos. A princpio, tais aes devem ser de co-responsabilidade do conjunto de agentes pblicos e privados que esto ligados atividade turstica. Porm, cabe ao setor pblico a prerrogativa de ditar polticas orientadoras para o planejamento e gesto do turismo em todos os nveis de governo, assim como para o setor privado (SALVATI, 2004: p.21). 86

Em um regime democrtico, cabe ao Estado, por meio dos representantes eleitos pela maioria da populao, a busca por modelos de desenvolvimento que tragam benefcios coletividade. Dessa forma, em se tratando do desenvolvimento turstico, necessria a formulao de uma poltica nacional norteadora que garanta a salvaguarda do interesse pblico. Sem o devido envolvimento do setor pblico e sem a orientao da poltica nacional, o turismo se desenvolve, permitindo que iniciativas e interesses individuais se sobressaiam, desencadeando, conseqentemente, desequilbrios sociais, econmicos e ambientais nas localidades (CRUZ, 2001).

Compreendemos que a insero governamental nos aspectos concernentes ao pleno desenvolvimento do turismo, embora essencial, no uma tarefa das mais simples. O lugar do turismo na administrao pblica vem sendo discutido e ainda no existe um modelo exemplar a ser seguido. Sabe-se que o turismo necessita de arranjos polticos e aes interdisciplinares, requerendo a interveno dos mais variados setores da esfera pblica. As inmeras interfaces com as pastas do meio ambiente, educao, sade, cultura, infraestrutura, cidades, transportes, planejamento, fazenda, entre outros, evidenciam que caso no haja clareza na definio dos papis dos diferentes setores pblicos, dificilmente haver eficincia na promoo de um turismo sustentvel (SALVATI, 2004).

A recente criao do Ministrio do Turismo (MTur) uma antiga reivindicao do setor , em janeiro de 2003, no garante por si s o estabelecimento de uma viso interdisciplinar para o desenvolvimento do setor. A importncia poltica do MTur est na declarada influncia que o turismo exercer no desenvolvimento do pas. As palavras do Presidente da Repblica na mensagem introdutria ao Plano Nacional de Turismo deixam esta inteno ainda mais clara:

A concretizao deste compromisso [criao do MTur] coloca o setor como uma das grandes prioridades do governo, estando integrado macro estratgia do pas e cumprindo papel fundamental no desenvolvimento econmico e na reduo das desigualdades sociais (BRASIL, 2003: p.6)

87

Em outros pases, a questo do turismo tratada transversalmente em diferentes polticas setoriais. Na Alemanha, por exemplo, no existe um rgo especfico para a administrao do setor na escala federal e to pouco na estadual. As polticas setoriais de transportes, sade, educao, infra-estrutura, meio ambiente, entre outras, consideram o turismo uma atividade de extrema relevncia para o desenvolvimento do pas e, por isso, realizam aes especficas para o setor. A opo por uma Diviso de Poltica de Turismo, subordinada ao Ministrio da Economia e do Trabalho ao invs de uma pasta especfica para o Turismo, no reflete um desinteresse pelo setor responsvel por cerca de 8% do PIB nacional e 3 milhes de empregos diretos e indiretos (SANSOLO e CRUZ, 2003).

Com ou sem um ministrio exclusivo para o setor, um dos principais instrumentos da administrao pblica para tratar o turismo de forma transversal uma Poltica Nacional de Turismo. Como parte integrante do processo de planejamento governamental, na poltica pblica que se reflete o posicionamento do governo no apenas de um ministrio sobre determinado tema/rea/setor. Dessa forma, serve de elemento norteador das demais aes referentes ao tema nas outras esferas de governo. Um dos produtos do processo de planejamento vinculado a uma poltica pblica o plano. Quando compreendemos a poltica pblica como tudo aquilo que o governo decide fazer ou no relativo a um setor, o plano o documento que indica como a poltica ser conduzida (HALL, 2001).

Uma das conseqncias mais claras da falta de uma poltica pblica com status de lei para o turismo o descontinusmo. Como destaca Salvati,

A ausncia de uma Poltica Nacional de Turismo definida em lei e que seja de fato orientadora e formuladora de diretrizes universais para investimentos,

financiamentos e regulamentos em nveis regionais e locais, e para integrar as aes de todos os rgos federais em uma viso comum, fator de descontrole e descompasso nas aes entre os agentes pblicos e privados promotores do turismo (SALVATI, 2004: p.26)

88

No Brasil, infelizmente, ainda no vivenciamos um processo completo de planejamento pblico do turismo. Pela ausncia de uma viso de longo prazo, vem surgindo vultosos investimentos no financiamento de infra-estrutura e na implantao de complexos hoteleiros de bandeiras internacionais, deixando de lado as questes ligadas ao bem-estar das comunidades, os interesses dos micros, pequenos e mdios empresrios e a preservao dos recursos naturais e culturais.

A ltima tentativa de se propor uma Poltica Nacional de Turismo data de 1996. Porm, a conjuntura poltica da poca no permitiu que a proposta se transformasse em lei e, por conseguinte, no foi absorvida de forma plena pelos ministrios interessados, devido falta de recursos. Em 1999, o turismo foi includo no PPA (Plano Plurianual do Governo Federal), mas continuou sem o status de uma Poltica Nacional e sem o vigor de uma Lei Federal. A poltica proposta previa a elaborao de um Plano Nacional de Turismo que nunca foi feito.

2. Algumas consideraes sobre o Plano Nacional de Turismo 2003-2007

Poucos meses aps a criao do Ministrio do Turismo, o governo lanou o Plano Nacional de Turismo 2003-2007 (PNT). Ainda sem ter uma poltica clara definida em lei e, portanto, sujeito descontinuidade administrativa por parte dos futuros gestores, o novo plano vem se apresentando como um dos instrumentos mais importantes na conduo das aes governamentais ligadas ao turismo.

Em consultas pblicas com representantes de diversas entidades, instituies e empresas pblicas e privadas do setor, foi feito um diagnstico das deficincias que impedem o desenvolvimento do setor. De um modo geral, o diagnstico aponta as seguintes carncias:30
30

ausncia de um processo de avaliao dos resultados das polticas e planos; insuficincia de dados, informaes e pesquisas;

(BRASIL, 2003: p. 17-18)

89

qualificao profissional inadequada; inexistncia de um processo de estruturao da cadeia produtiva; regulamentao inadequada; superposio de leis nas variadas esferas pblicas; oferta de crdito insuficiente e inadequada; deficincia de infra-estrutura bsica; baixa qualidade e pouca diversidade de produtos tursticos; deficincia na promoo e comercializao do produto turstico brasileiro.

A partir desse diagnstico, foram elaborados os princpios orientadores para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Em meio a um discurso j conhecido do potencial turstico brasileiro, da necessidade de se contemplar os mais variados aspectos da atividade, de seguir os pressupostos bsicos da tica e da sustentabilidade, encontramos o desejo de se elaborar um novo modelo para o turismo que contemple e harmonize a fora e o crescimento do mercado com a distribuio da riqueza (...) um novo padro de desenvolvimento, no qual todas as regies possam crescer de forma integrada31 (BRASIL, 2003: p. 19).

No restam dvidas quanto s inovaes realizadas no sistema de gesto do turismo no mbito da administrao pblica federal. Pela primeira vez, foram estabelecidos instrumentos de direcionamento (PNT) e estrutura encarregada pela execuo (Secretaria de Polticas Pblicas), de fomento e infra-estrutura (Secretaria de Programas de Desenvolvimento) e de promoo e estudos tursticos (EMBRATUR), alm de instncias consultivas (Conselho Nacional de Turismo e Frum Nacional de Secretrios e Dirigentes Estaduais de Turismo), formando um ncleo estratgico na esfera federal responsvel por elaborar Programas, Projetos e Aes voltados para o setor e atuando como articulador na construo de parcerias entre os diversos atores interessados no desenvolvimento do turismo.

31

grifo nosso.

90

Todavia, pelo enfoque claramente economicista do PNT que se percebe o carter restrito do novo modelo ou novo padro de desenvolvimento almejado por este plano. Ora, os objetivos gerais de desenvolver o produto turstico brasileiro e estimular e facilitar o consumo do produto turstico brasileiro privilegiam a abordagem do turismo como negcio, deixando de lado todas as inmeras imbricaes sociais, culturais e ambientais. Por meio das cinco metas32 ambiciosas expostas no PNT que foi orientada a criao de sete macroprogramas que visam superar as carncias, problemas e obstculos que impedem o crescimento do turismo no Brasil. Com os macroprogramas de Gesto e Relaes Internacionais (programas de Acompanhamento do Conselho Nacional de Turismo, Avaliao e Monitoramento do Plano e Relaes Internacionais), Fomento (programas de Atrao de Investimentos e Financiamento para o Turismo), Infra-estrutura (programas de Desenvolvimento Regional e Acessibilidade Area, Terrestre, Martima e Fluvial), Estruturao e Diversificao da Oferta Turstica (programas de Roteiros Integrados e Segmentao), Qualidade do Produto Turstico (programas de Normatizao da Atividade Turstica e Qualificao Profissional), Promoo e Apoio Comercializao (programas de Promoo Nacional e Internacional do Turismo Brasileiro,

Reposicionamento da Imagem do Brasil e Apoio Comercializao) e Informaes Tursticas (programas de Base de Dados, Pesquisa e Demanda, Avaliao de Impacto do Turismo e Avaliao de Oportunidades de Investimento), o governo espera realizar os benefcios sociais e econmicos que a atividade turstica potencialmente oferece.

Apesar da estrutura complexa e das inovaes administrativas, o PNT, efetivamente, no apresenta nenhum novo modelo ou novo padro de desenvolvimento. O que vemos aqui o velho discurso do turismo tratado com um fim, capaz de produzir em si os efeitos desejados pela sociedade, e no como um meio de melhorar as condies de vida de muitos brasileiros.

32

A saber, criar condies para gerar 1,2 milhes de novos empregos, aumentar para 9 milhes o nmero de turistas estrangeiros no Brasil, gerar 8 bilhes de dlares em divisas, aumentar para 65 milhes a chegada de passageiros nos vos domsticos e ampliar a oferta turstica brasileira (desenvolvendo no mnimo trs produtos de qualidade em cada Estado da Federao e Distrito Federal). (BRASIL, 2003: p. 23)

91

3. Uma proposta de Programa Nacional de Turismo de Base Comunitria

O modelo de desenvolvimento turstico que vem se implementando no Brasil, na ltima dcada, j deixou clara suas limitaes. A grande quantidade de conflitos socioambientais, gerados no raio de influncia dos complexos tursticos implantados com o apoio governamental, tornam urgente a necessidade de se pensar um modelo de desenvolvimento turstico mais justo, focado no desenvolvimento social das comunidades receptoras. Enquanto os aspectos econmicos, de carter imediatistas, forem mais importantes que o prprio bem-estar das comunidades, dificilmente essa equao ter um resultado diferente.

Se hoje os impactos negativos provenientes do turismo de massa j clamam por ateno, imaginem o cenrio daqui a 20 anos, quando as projees feitas pela OMT do conta de um aumento de mais 100 % no fluxo de turistas pelo mundo. As questes ligadas a esse tema no so foco de debate apenas no Brasil. Em pases do Caribe, onde o modelo de desenvolvimento turstico adotado nas ltimas dcadas se baseia em grandes complexos hoteleiros com todos os servios includos (all inclusive resorts), o debate sobre quem so os verdadeiros beneficirios da indstria do turismo ganha uma importante dimenso. Em recente pesquisa publicada pela ONG Tourism Concern, a Repblica Dominicana, um dos maiores destinos tursticos da regio, com mais de 50 mil quartos disponveis em seus hotis, apresentou entre 1996 e 2000 o maior crescimento econmico das Amricas, impulsionado pelo incremento do fluxo turstico. No entanto, cerca de 90 % de sua populao vive abaixo da linha de pobreza. Do dinheiro gasto pelos turistas para aproveitarem suas frias nesse paraso tropical 89 % retornaram ao pas de origem, pois representam gastos com operadores, transporte areo, seguros de viagens, agncias e comisses, etc. Dos 11 % restantes, apenas 3 % ficam no hotel. Qual ser a parcela destinada aos funcionrios do hotel, por exemplo?33

A saturao desse modelo abre uma lacuna importante quando pensamos o planejamento pblico do turismo. Experincias desenvolvidas no Brasil e no mundo apontam caminhos mais sustentveis para o setor. Como j apresentado nesse trabalho, os projetos
33

http://www.responsibletravel.com/copy/copy101765.htm

92

desenvolvidos tendo como princpio norteador o turismo de base comunitria apresentam resultados mais satisfatrios, no que se refere s questes sociais, culturais e ambientais. Dessa forma, pensar em um programa nacional de fomento a essa modalidade de turismo pode ser uma alternativa interessante para o desenvolvimento do setor no Brasil.

Por ser um pas de dimenses continentais, o Brasil apresenta uma diversidade cultural e natural que dificilmente ser encontrada em outros lugares do mundo. A implantao de complexos hoteleiros internacionais ignora o que de diferente podemos oferecer, homogeneizando nossa diversidade e concentrando o fluxo de turistas em alguns destinos j consagrados. Por outro lado, um Programa Nacional de Turismo de Base Comunitria (PNTBC) estimularia nossa diversidade, desvelando uma riqueza cultural e natural que surpreenderia muitos brasileiros e despertaria a curiosidade dos estrangeiros.

Essa proposta est em consonncia com as principais diretrizes apresentadas no Plano Nacional de Turismo 2003-2007 e contribuiria de forma decisiva no cumprimento das ambiciosas metas divulgadas nesse documento. Os principais vetores do PNT, a saber, a diminuio das desigualdades regionais e sociais, o equilbrio da balana de pagamentos, a gerao de empregos e ocupao e a gerao e distribuio de renda, estariam contemplados no PNTBC.

A seguir apresentaremos em linhas gerais o escopo desse programa.

3.1. Objetivos Gerais

Promover o desenvolvimento integrado e sustentvel de localidades com potencial turstico; Beneficiar diretamente as comunidades locais atravs do aumento do fluxo de visitantes.

93

3.2. Objetivos Especficos

Diversificar a oferta turstica com a consolidao da modalidade Turismo de Base Comunitria; Prover infra-estrutura bsica e especfica para o turismo; Criar uma base de informaes; Qualificar o mercado de trabalho; Fomentar o empreendedorismo; Incentivar a criao de cooperativas e associaes; Estabelecer espaos coletivos de debates; Divulgao e comercializao.

3.3. Diretrizes

O PNTBC estaria estruturado de modo a concretizar, no mdio prazo, uma verdadeira transformao na oferta turstica brasileira, vinculando o setor promoo do desenvolvimento social no nvel local, orientando as aes para:

Valorizao da diversidade cultural e dos modos de vida tradicionais; Envolvimento comunitrio aliado promoo da cidadania; Articulao e parcerias entre os diversos atores sociais, entre eles as diferentes instncias governamentais, sociedade civil organizada, instituies de ensino, empresrios e trabalhadores, comunidades e turistas.

3.4. Estratgias

O PNTBC seria constitudo por duas esferas de gesto: uma responsvel pela coordenao geral do programa e outra responsvel pelas aes locais. Dessa forma, cada destino onde o programa atuar ter um ncleo gestor local independente, diretamente, conectado coordenao geral, como mostra o grfico abaixo:

94

Grfico 1. Organograma funcional

Gesto Institucional Coordenada

Gesto local do destino 1

Gesto local do destino 2

Gesto local do destino 3

...

3.4.1. Gesto Institucional Coordenada

A gesto coordenada facilita o estabelecimento de parcerias institucionais entre as diversas instncias de governo, a iniciativa privada e a sociedade civil, promovendo a transversalizao das aes voltadas para o setor. Para efetivar tais aes, o PNTBC conta com uma estrutura de gesto nacional, apoiada em um sistema de informao (indispensvel para a ao descentralizada). O sucesso do Programa tambm est vinculado a mudanas nas relaes de mercado e adoo de novas formas de comercializao do produto turstico brasileiro.

3.4.2. Gesto Local

A atividade turstica acontece na escala local e nela que as aes de organizao e gesto do territrio devem estar apoiadas. O planejamento participativo demanda espaos pblicos abertos para o debate com o conjunto de atores sociais e econmicos interessados na promoo do turismo, levando em conta as particularidades de cada regio. A articulao e a formao de parcerias com ONGs e instituies acadmicas contribui para uma melhor compreenso da dinmica local e so essenciais para o sucesso do Programa.

3.5. Aes Operacionais

Para cada esfera de gesto do PNTBC sero oferecidos um conjunto de subprogramas que visam viabilizar os objetivos propostos. Para a Gesto Institucional Coordenada, todos os subprogramas oferecidos sero fundamentais para o funcionamento do Programa, no 95

entanto, a Gesto Local ter a opo de escolher os subprogramas que melhor atendem s necessidades de cada localidade.

A seguir sero apresentados os objetivos de cada subprograma.

3.5.1. Gesto Institucional Coordenada

3.5.1.1. Subprograma de Gesto e Articulao Interinstitucional

Coordenao geral das aes do PNTBC; Articulao com os demais programas em desenvolvimento no Ministrio do Turismo; Articulao com os demais setores do governo e da sociedade em geral.

3.5.1.2. Subprograma de Fomento ao Turismo de Base Comunitria

Divulgar o PNTBC nos municpios e comunidades com potencial turstico; Atrao de novos destinos; Captao de investimentos nas agncias internacionais.

3.5.1.3. Subprograma de Intercmbio de Experincias

Criao de um Frum de Discusses permanente; Trabalhar com redes cooperativas; Criar base informacional.

3.5.1.4. Subprograma de Divulgao e Marketing

Divulgao institucional da modalidade Turismo de Base Comunitria; Divulgao dos destinos; Fazer pesquisa de demanda. 96

3.5.1.5. Subprograma de Monitoramento e Avaliao

Criao de indicadores de impacto do PNTBC;

3.5.2. Gesto Local

3.5.2.1. Subprograma de Gesto e Articulao Interinstitucional

Estabelecimento dos arranjos polticos locais; Identificao dos Atores Sociais; Articulao com os demais setores de governo e da sociedade visando a viabilizao dos demais subprogramas;

3.5.2.2. Subprograma de Infra-estrutura Bsica

Levantamento das carncias em termos de saneamento, gua, lixo, postos de sade, escolas, dentre outros; Articulao junto aos rgos responsveis para suprir tais carncias;

3.5.2.3. Subprograma de Infra-estrutura e Logstica para o Turismo

Mapeamento e levantamento de carncias da infra-estrutura voltada para o turismo j existente; Mapeamento e levantamento de carncias da logstica (sistema de transportes, sistema de agenciamento e controle de ocupao, dentre outros).

3.5.2.4. Subprograma de Inventrio Participativo dos Atrativos Tursticos

Debate junto comunidade receptora para a definio dos atrativos naturais, histricos e culturais; Definio de roteiros.

97

3.5.2.5. Subprograma de Fortalecimento Institucional

Trabalhar na criao de cooperativas e associaes e no fortalecimento das j existentes; Estabelecer fruns de debates e conselhos locais e/ou outros canais de integrao; Ordenamento dos arranjos produtivos locais; Estabelecer acordos e cdigos de conduta.

3.5.2.6. Subprograma de Capacitao e Qualificao Profissional

Identificar de forma participativa as necessidades locais quanto capacitao; Investir na formao de lideranas locais; Estabelecer parcerias com instituies acadmicas e/ou servios sociais autnomos, como SESC, SENAC e SEBRAE; Incentivar o empreendedorismo solidrio; De um modo geral, instrumentalizar a comunidade para uma efetiva participao no processo.

3.5.2.7. Subprograma de Financiamento Comunitrio e Microcrdito

Viabilizar pequenos emprstimos para as pessoas que queiram investir na criao ou ampliao de micros, pequenos e mdios empreendimentos voltados para o turismo com a criao de um Fundo Rotativo;

Incentivar a criao de empreendimentos comunitrios;

3.5.2.8. Subprograma de Comunicao e Educao Ambiental

Divulgar as aes e o andamento do programa na comunidade; Promover atividades de educao ambiental integradas s escolas de ensino mdio e fundamental, tratando o tema de forma transversal; 98

Capacitao dos professores; Promover atividades de educao ambiental voltadas para os turistas.

3.5.2.9. Subprograma de Ordenamento Territorial

Prestar assessoria jurdica nas questes fundirias (problemas relativos a posse da terra, criao de Unidades de Conservao, conflitos entre Unidades de Conservao, dentre outros)

3.5.2.10. Subprograma de Monitoramento e Avaliao de Impacto do Turismo

Indicar uma metodologia para definio de padres aceitveis de impacto e monitoramento da capacidade de suporte para atividades decorrentes do turismo; Propiciar o estabelecimento de instrumentos de gesto da visitao, monitoramento dos impactos ambientais e adoo de aes corretivas implementados pela comunidade local;

Fazer registros da visitao e organizar levantamentos sobre o perfil e as percepes dos visitantes.

4. No o rabo que abana o cachorro... o cachorro que abana o rabo

No decorrer desse trabalho, vimos as enormes possibilidades que a atividade turstica oferece para dinamizar a economia de um modo geral, mas, principalmente, a economia na escala local onde, efetivamente, o turismo acontece. No entanto, vimos tambm que no necessariamente isso se reverte em melhoria nas condies de vida das comunidades receptoras que, dependendo do modelo de desenvolvimento turstico adotado, podem ficar s margens dos benefcios gerados pela atividade.

uma falcia corrente nos dias de hoje achar que o incentivo ao aumento dos fluxos tursticos pode substituir uma poltica de desenvolvimento, dando conta, espontaneamente, de solucionar distores sociais e regionais construdas por sculos de descaso das

99

autoridades pblicas. Os problemas estruturais de nossa sociedade demandam ateno especial e exigem a adoo de novos paradigmas para balizarem nosso desenvolvimento.

Dificilmente encontraremos uma nica atividade econmica redentora que promover as transformaes necessrias em nossa sociedade. Tais transformaes acontecero, somente, quando o conjunto das atividades forem pensadas, planejadas e executadas tendo como elemento norteador a melhora na qualidade de vida da populao, caracterizando uma verdadeira poltica de desenvolvimento e no, apenas, de crescimento econmico. Compreender o desenvolvimento como expanso das liberdades (SEN, 2002) implica fazer com que as atenes se voltem, primordialmente, para o incremento das capacidades das pessoas de levar o tipo de vida que elas valorizam, enfatizando-lhes a condio de agentes polticos num processo de superao das privaes de liberdades que limitam escolhas e oportunidades pessoais e comunitrias.

Essa perspectiva convergente com a proposio de Zaoual (2003: 58) de um desenvolvimento situado, cuja racionalidade uma construo social transformvel que se ajusta continuamente aos dados do lugar, da situao, em sua dinmica. Segundo o autor, a apreenso dos eventos do mundo na perspectiva do homo situs permite romper com o monoplio heternomo do sentido que o universalismo do homo oeconomicus pretende impor. Pois por meio de sua capacidade de se situar que lhe possvel definir os verdadeiros problemas e solues em um real esforo de inovao local (ZAOUAL, 2003: 75). E, assim, afirmar as capacidades endgenas de juzo crtico como suporte de

desenvolvimento situado e criativo, pois o homo situs tem no seu enraizamento numa localidade determinada uma condio de possibilidade para o exerccio de sua liberdade e criatividade. Liberdade e criatividade que precisam ser afirmadas em contraposio ditadura dos saberes desenraizados, pois:

A competncia postulada dos especialistas e dos tomadores de deciso perpetua a incompetncia dos atores do stio onde, em outros termos, a incompetncia eventual dos primeiros substituda pela competncia potencial dos segundos. Assim, estabelece-se o crculo vicioso da pobreza. O pobre no se torna cidado, mas um

100

cliente atomizado das instituies do social, as quais se profissionalizam sem poder resolver em profundidade os problemas econmicos e sociais legitimando sua existncia. (ZAOUAL, 2003: 77)

Se pensarmos as polticas de turismo nesse contexto de desenvolvimento veremos que elas podem contribuir, e muito, na pavimentao dessa estrada. Isso implica conceber uma poltica de turismo integrada a uma poltica de desenvolvimento mais ampla cujo foco deve estar na incluso social por meio da afirmao da identidade cultural e da cidadania como suporte da ampliao do exerccio efetivo de liberdades substantivas. Uma poltica que busque a superao das privaes de liberdades que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas e comunidades que tem seus modos de vida situacionalmente afetados pelo incremento dos fluxos tursticos.

Hoje, o principal vetor da turistificao dos lugares o mercado globalizado, onde as estratgias de marketing fazem das imagens de lugares signos capazes de atrair um nmero crescente de consumidores de pacotes tursticos. A produo da experincia turstica segue os padres do modo de produo industrial em seu empenho por maximizar a programao e o controle e minimizar riscos e perdas. Dilui-se, assim, a surpreendente e imprevisvel vivncia de encontros com alteridades em proveito da afirmao do consumismo de pseudo-eventos desprovidos de espontaneidade (BOORSTIN, 1996). Nesse processo, boa parte das prticas tursticas se torna busca do fotognico e o turista um consumidor de cenas, emoes e prazeres projetados pelo marketing (URRY, 2002).

Como aponta Santos (1982), a globalizao hegemnica no une e sim unifica, impondo a disseminao massificada de padres de consumo homogeneizados. O turismo massificado reproduz em diversos destinos o estresse de que os turistas buscam escapar durante as frias: viagens para lugares cada vez mais superlotados onde todos cumprem cronogramas pr-fixados para consumir os mesmos eventos indicados nos folhetos publicitrios. Nas pequenas comunidades, esta unificao acontece, ainda, no apenas nos moldes de gesto padronizados, mas, tambm, no modo de vida e no patrimnio relacional das populaes receptoras.

101

Essa verdade no contradita, mas sim confirmada, pela presena de movimentos de resistncia, empenhados por afirmar a valorizao da diversidade cultural e salvaguardar as especificidades singulares de diversos stios de pertencimento, de povos, comunidades e culturas regionais. A apropriao turistificada do espao no um movimento que se d no vcuo e isento de atritos. Alguns desses atritos expressam resistncias situadas de comunidades cujos stios de pertencimento so fortemente impactados por prticas tursticas por elas percebidas como predatrias de seus patrimnios relacionais.

O turismo de base comunitria busca se contrapor ao turismo massificado, requerendo menor densidade de infra-estrutura e servios e buscando valorizar uma vinculao situada nos ambientes naturais e na cultura de cada lugar. No se trata, apenas, de percorrer rotas exticas, diferenciadas daquelas do turismo de massa. Trata-se de um outro modo de visita e hospitalidade, diferenciado em relao ao turismo massificado, ainda que porventura se dirija a um mesmo destino.

Essa modalidade de turismo converge com a proposta de Zaoual (1998) de um desenvolvimento situado, que enfatiza a dimenso simblica dos padres relacionais e afirma a pluralidade. Dar sentido coordenao e atuao dos atores da sociedade civil requer afirmar seus vnculos com espaos vividos, onde a racionalidade se constri in situ, tendo por horizonte a constituio de novos saberes e formas de ao que considerem as contingncias qualitativas de cada meio. Os stios simblicos de pertencimento so, para Zaoual (2003: 30), expresso de um processo de construo de identidade comunitria e de comunicao do homem com o seu meio, alm de serem o lugar onde as crenas prticas se ajustam s circunstncias locais e contrariam a lgica exclusiva do mercado excludente globalizado.

O turismo de base comunitria, enraizado num processo situado de desenvolvimento, uma modalidade do turismo sustentvel cujo foco principal o bem-estar e a gerao de benefcios para a comunidade receptora. Nesse processo, a melhoria na distribuio da renda uma conseqncia direta da ampliao de horizontes para o exerccio das liberdades

102

substantivas apontadas por Sen (2002).

Os cursos de ao compatveis com o

desenvolvimento situado so situacionais; o protagonismo das comunidades locais pode se efetivar sob uma grande variedade de formas de livres associaes por cooperativas, associaes, joint ventures, empreendimentos comunitrios ou micros, pequenos e mdios empresrios locais. O decisivo no so as formas e meios, mas os fins: a ampliao das liberdades substantivas das comunidades situacionalmente afetadas como agentes e beneficirios da implementao das prticas tursticas.

Ao enfatizarmos a importncia e valor das experincias de turismo de base comunitria passveis de serem implementadas numa imensa variedade de formas - nos filiamos a uma perspectiva possibilista e no determinista e prescritiva dos caminhos do desenvolvimento situado e do turismo em particular. Tais empreendimentos no possuem uma configurao fixa. Eles corporificam situacionalmente estruturas e objetivos, contextos e valores culturais situados. Tampouco pretendemos afirmar serem tais empreendimentos isentos de influncias externas, divergncias internas e conflitos de interesse. O que destacamos o significado de tais empreendimentos comunitrios para a democracia e a qualidade de vida, quer as comunidades estejam ou no reunidas em cooperativas, micro-empresas, sindicatos ou outras formas de livre associao, e quer existam ou no redes solidrias com organizaes no-governamentais internacionais ou apenas nacionais. As parcerias acordos e pactos negociados para a implementao de tais projetos tanto junto administrao pblica local como a outros nveis de governo e tambm junto ao setor privado - so elementos constitutivos da democracia participativa e do desenvolvimento situado e sustentvel.

Como destaca Latouche (1991), os bens relacionais so de importncia nevrlgica para as polticas de desenvolvimento de pases e regies da periferia, devendo ser evitado o progresso predatrio das redes relacionais comunitrias. As estratgias de desenvolvimento devem ser comunitariamente enraizadas, o que implica reconhecer o protagonismo da economia civil na prestao de diversos servios intensivos em informao. E isso inclui uma ampla gama de servios tursticos e de hospitalidade.

103

A sustentabilidade pode ser entendida, desde essa perspectiva, como vinculada a modos qualificados e socialmente construdos - de inter-relao, tanto dos seres humanos com a natureza como dos seres humanos entre si. E o desenvolvimento situado e sustentvel requer enraizar polticas de turismo em diretrizes que, como destaca Sachs (2004), promovam no apenas a sustentabilidade econmico-financeira dos empreendimentos. De que servir o incremento dos fluxos tursticos se apenas alguns poucos - e tantas vezes os mesmos - atores disso se beneficiarem?

Essa forma de compreenso do processo de desenvolvimento um imenso guarda-chuva sob o qual se inserem inmeros caminhos a serem seguidos. O turismo de base comunitria um deles. No entanto, o desenvolvimento situado e sustentvel, com foco na ampliao das liberdades substantivas, necessita de aes que extrapolam as oportunidades geradas pelo turismo de base comunitria configurando, assim, um movimento mais amplo que deve abarcar os mais variados setores da sociedade.

104

Referncias Bibliogrficas

BARRETO, M., O Gran-tour revisitado in CORIOLANO, L. N. M. T. (org), Turismo com tica, Fortaleza: FUNECE, 2 edio, 1998. BARRETT, F., The independent guide to real holidays abroad, Londres, The Independent, 1989. BARTHOLO, R. et al (orgs), Globalizao, identidade brasileira e a questo social, Braslia: SESI-DN, 2001b. BARTHOLO, R. et al (orgs), Turismo e sustentabilidade no Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: Garamond, 2005. BARTHOLO, R., Sobre tica e desenvolvimento na modernidade globalizada. Impresso. BARTHOLO, R., Voc e Eu - Martin Buber, presena palavra. Rio de Janeiro: Garamond. 2001a. BARTHOLO, R., Vulnerabilidade: a pessoa ameaada in BARTHOLO, R., Passagens ensaios entre teologia e filosofia, Rio de Janeiro: Garamond, 2002. pp. 135-139. BECKER, B., Conferncia: Polticas e Planejamento do Turismo no Brasil in Caderno Virtual de Turismo, ISSN 1677-6976, n 1, disponvel em http://www.ivtrj.net/caderno/anteriores/1 publicado em setembro de 2001; acessado em 12/12/2003. BECKER, B., Polticas e planejamento do turismo no Brasil in YZIGI, E.; CARLOS, A. F.; CRUZ, R. (Orgs.), Turismo - Espao, Paisagem e Cultura, So Paulo: Hucitec. 1996. BENEVIDES, I., Turismo e Prodetur Dimenses e Olhares em Parceria. Fortaleza: BN/UFC. 1998. BENI, M. C., Um outro turismo possvel? a recriao de uma nova tica in MOESCH, M. M.; GASTAL, S. (orgs), Um outro turismo possvel, So Paulo: Contexto, 2004. BOORSTIN, D., The Image: A Guide to Pseudo-Events in America. New York: Vintage Books. 1992. BRASIL, Diretrizes para uma poltica nacional de Ecoturismo. Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho Interministerial MICT/MMA - Embratur/Ibama, Braslia. 1994. 105

BRASIL, Plano Nacional de Turismo 2003-2007. Ministrio do Turismo. Braslia-DF, 2003. BRASIL, Programa de Regionalizao do Turismo Roteiros do Brasil. Ministrio do Turismo. Braslia-DF, 2004. BUBER, M., Eu e Tu. So Paulo: Cortez e Moraes. 1977. BURSZTYN, I.; LIMA, L. B. P.; DOLIVEIRA, E., Parque Nacional do Iguai in Caderno Virtual de Turismo, ISSN 1677-6976, n 6, disponvel em http://www.ivtrj.net/caderno/anteriores/6 publicado em dezembro de 2002; acessado em 20/11/2004. CHOMSKY, N., O lucro ou as pessoas? Neoliberalismo e ordem global, traduo Pedro Jorgensen Jr., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 3 edio, 2002. COHEN, E., Toward a sociology of international tourism, in Social Research, vol. 39, n 1, 1972, p. 164-182. CORIOLANO, L. N. M. T. (org), Turismo com tica, Fortaleza: FUNECE, 2 edio, 1998. CORIOLANO, L. N. M. T. (org), O turismo de incluso e o desenvolvimento local, Fortaleza: FUNECE, 2003. CORIOLANO, L. N. M. T.; LIMA, L. C. (orgs), Turismo comunitrio e responsabilidade socioambiental, Fortaleza: FUNECE, 2003. CRUZ, R. C., Poltica de Turismo e Territrio, 2 ed., So Paulo: Contexto, 2001. CULLINGSWORTH, B., Planning in the USA: Policies, Issues and Processes. Londres e Nova Iorque: Routledge, 1997. DAMIANI, A. L. Turismo e lazer em espaos urbanos. In: RODRIGUES, A. B. Turismo, modernidade, globalizao. So Paulo: Hucitec, 1997, p-46-54. DENCKER, A. F. M. (org), Planejamento e Gesto em turismo e hospitalidade, So Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004. DIAS, C. M. M. (org), Hospitalidade reflexes e perspectivas, Barueri, SP: Manole. 2002. DYE, T., Understanding public policy. 7 eduo. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1992. EVANS, B., From town planning to environmental planning, em BLOWERS, A. e EVANS, B. (eds). Town planning into the 21st century. Londres e Nova Iorque: Routledge, 1-14, 1997.

106

FIGUEREDO, S. L. (org), O ecoturismo e a questo ambiental na Amaznia, Belm: UFPA/NAEM, 1999. GETZ, D., Models in tourism planning toward integration of theory and practice, in Tourism Management, 1986. GETZ, D., Tourism planning and research: Traditions, models and futures, ensaio apresentado no The Australian Travel Research Workshop, Bunbury, Western Autralia, 5-6/novembro, 1987. HALL, C. M. Planejamento turstico: polticas, processos e relacionamentos. So Paulo: Contexto, 2001. HATTON, M., The character of community-based tourism, disponvel em

http://www.community-tourism.org/ (acessado em 15/11/2004). HAUGHTON, G. e HUNTER, C., Sustainable cities. Regional plicy and development series 7, Londres: Jessica Kingsley Publishers, 1994. HUGHES, G., The cultural construction of sustainable tourism, Tourism Management, v. 16, n. 1, pp.49-59. 1995. HUGHES, H. L., Government suppoort for tourism in the UK: a different perspective. Tourism Management, 5(1): 13-19, 1984. IRVING, M., Participao questo central na sustentabilidade de projetos de desenvolvimento. In: Irving, M. e Azevedo, J., Turismo: o desafio da sustentabilidade. captulo 2, So Paulo: Futura. 2002. KINKER, S. Ecoturismo e conservao da natureza em parques nacionais. Campinas, SP: Papirus, 2002. KRIPPENDORF, J., Sociologia do Turismo - para uma nova compreenso do lazer e das viagens. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira. 1989. LATOUCHE, S., La Plante des Naufrags. Essai sur l'aprs-dveloppement. Paris: La Dcouverte. 1991. LIMA, L. B. P., Nos caminhos da utopia o principio dialgico nas propostas libertrias, Rio de Janeiro: E-Papers Servios Editoriais, 2003. MSZROS, I. Para alm do capital, 1 ed., So Paulo: Boitempo, 2002. MOESCH, M. M.; GASTAL, S. (orgs), Um outro turismo possvel, So Paulo: Contexto, 2004.

107

MOLINA, S., O Ps-Turismo, traduo Roberto Sperling, So Paulo: Aleph, 2003. MOLINA, S., Ps-turismo: novas tecnologias e novos comportamentos sociais in MOESCH, M. M.; GASTAL, S. (orgs), Um outro turismo possvel, So Paulo: Contexto, 2004. OMT, Introduo ao turismo, traduo Dolores Martin Rodriguez Crner, So Paulo: Roca, 2001. PAVOT, C.; ZAOUAL, H., Les nouveaux visages du Tourisme: Une approche par les sites symboliques. Impresso. PAZ, O., O Labirinto da Solido e Post Scriptum, Editora Paz e Terra e Secretaria da Cultura do Estado de So Paulo, 3 edio. 1992. PEARCE, D. G.; BUTLER, R. W. (orgs), Desenvolvimento em turismo temas contemporneos, traduo Edite Sciulli, So Paulo: Contexto, 2002. POLANYI, K. A Grande Transformao: as origens de nossa poca; traduo de Fanny Wrobel, 2 ed., Rio de Janeiro: Campus, 2000. ROCHA, S. S., O turismo na Prainha do Canto Verde (CE): comunidade e sustentabilidade. Tese de M.Sc., COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2003. RODRIGUES, A. B., Percalos do planejamento Turstico in RODRIGUES, A. B., Turismo e Geografia, Ed. Hucitec, 3 Edio, So Paulo, 2001. RODRIGUES, A. B., Turismo Modernidade Globalizao, Ed. Hucitec, 2 Edio, So Paulo, 2000. RODRIGUES, A. B., Turismo, modernidade, globalizao. So Paulo: Hucitec, 1997. SACHS, I., Desenvolvimento includente, sustentvel, sustentado. Rio de Janeiro: Garamond Universitria-SEBRAE. 2004. SADER, E.; GENTILI, P. (orgs), Ps-neoliberalismo as polticas sociais e o Estado democrtico, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. SADER, E.; GENTILI, P. (orgs), Ps-neoliberalismo II que Estado para que democracia, Petrpolis, RJ: Vozes, 1999. SALVATI, S. S. (org), Turismo Responsvel Manual para polticas pblicas, Braslia-DF, WWF-Brasil, 2004.

108

SANSOLO, D. G., Turismo e sustentabilidade na Amaznia: um novo contedo territorial e a experincia no municpio de Silves, AM, in PASOS. Revista de Turismo e Patrimnio Cultural, ISSN 1695-7121, Vol. 1, N 1, pg.: 39-50, 2003. SANSOLO, D. G.; CRUZ, R. C., Plano Nacional do Turismo: uma anlise crtica in Caderno Virtual de Turismo, ISSN 1677-6976, n 10, disponvel em http://www.ivtrj.net/caderno/anteriores/10, publicado em dezembro de 2003; acessado em 20/11/2004. SANTOS, M., Pensando o Espao do Homem. So Paulo: Hucitec. 1982. SEABRA, G. Ecos do turismo: o turismo ecolgico em reas protegidas. Campinas, SP: Papirus, 2001. SEN, A., Desenvolvimento como Liberdade, Cia. das Letras, Rio de Janeiro, 2002. SERRANO, C.; BRUHNS, H. T.; LUCHIARI, M. T. D. P. (orgs), Olhares contemporneos sobre o turismo, Campinas, SP: Papirus, 2 edio, 2001. SILVA, L. R. Turismo inclusivo: um conceito a ser aplicado Ilha Grande. Tese de M.Sc., COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2004. SOUZA, M. J. (org), Polticas pblicas e o lugar do turismo, Braslia: UnB/MMA, 2002. TAMAIO, I.; CARREIRA, D. (coord.), Caminhos e aprendizagens: educao ambiental, conservao e desenvolvimento, Braslia: WWF-Brasil, 2000. TRIGO, L. G. G., Turismo e qualidade tendncias comtemporneas, Campinas, SP: Papirus, 8 edio, 2002. URRY, J., O Olhar do Turista: lazer e viagens nas sociedades contemporneas. So Paulo: Studio Nobel SESC. 1996. WCED, Our Common Future. Londres: Oxford University Press, 1987. WEARING, S.; NEIL, J. Ecoturismo: impactos, potencialidades e possibilidades. Barueri, SP: Manole, 2001. WWF-Internacional, Guidelines for community-based ecotourism development, disponvel em http://www.panda.org/downloads/policy/guidelinesen.pdf publicado em julho de 2001; acessado em 10/01/2005. ZAOUAL, H., Globalizao e Diversidade Cultural. So Paulo: Editora Cortez. 2003.

109

Referncias de Web-Sites:

http://www.quotationspage.com/ http://www.embratur.gov.br/ http://www.turismo.gov.br/ http://www.wwf.org.br/ http://www.panda.org/ http://www.community-tourism.org/ http://www.tourismconcern.org.uk http://www.aitr.org http://www.tourism-watch.de/

110

You might also like