You are on page 1of 7

A escolaridade em Frana : do jardim de infncia at ao liceu

O jardim de infncia lcole maternelle faz parte do sistema educativo francs no servio publico. A maior parte das crianas entram no jardim de infncia a partir dos 2 anos. Quando a criana tem 6 anos entra na escola primria cole lmentaire . A escolaridade das crianas at aos 10 anos dividida em 3 ciclos .Aos 11 anos os alunos entram na Escola secundria collge na turma que se chama 6me. Os alunos ficam na Escola secundria durante 4 anos : 6me (sixime),5me (cinquime),4me(quatrime), 3me (troisime). No fim da Escola secundria , os alunos entram no liceu (lyce) nas sries gerais ou tecnolgicas ou ento los liceus professionais ou em Centros de formao por aprendizagem. No liceu , os alunos preparam um baccalaurat ou bac exame de fim de 12 ano que pode ser geral ou tecnolgico ; No liceu profissional ou no Centro de Formao por aprendizagem os alunos passam um CAP Certificat daptitude professionnelle, diploma de aptitude professional ou um BEP Brevet dEtudes Professionnelles , diploma de estudos profissionais. O aluno pode passar a seguir um Bac professionnel o que corresponde aos exames de fim do 12 anos nos liceus profissionais. Quando o aluno chegar a Frana se ele no fala francs ou se compreende pouco a lngua ele pode obter uma ajuda especial durante as aulas normais com os outros alunos. Este tipo de ajuda pode ser diferente em funo da escola. Quando inscrever o aluno pea informaes sobre as possibilidades de ajuda especficas.

A escola primria em Frana A escola primria em Frana compreende o jardim de infncia = lcole maternelle e a escola primria = lcole lmentaire. A escola primria est organizada em 3 ciclos durante 8 anos.

O jardim de infncia O jardim de infncia gratuito . Os alunos tm entre 2 e 6 anos.

Como que pode inscrever o aluno ? Deve inscrever o aluno na escola mais prxima da sua casa. Se a criana no fala francs deve ser inscrita da mesma maneira que os outros alunos. A equipa educativa encontrar a soluo aos problemas de lngua do aluno.

Como que funciona o jardim de infncia ( lcole maternelle)? Durante os 3 ou 4 anos do jardim de infncia a criana aprende a falar francs, a descobrir e respeitar as regras da vida em grupo. No 1 ano do jardim de infncia a criana interessa-se ao mundo da escrita e cultura que corresponde sua idade. O aluno prepara-se para entrar na escola primria. A escola primria A escola primria gratuita. Ela obrigatria a partir dos 6 anos e recebe os alunos at aos 10 anos. A escola um direito para as crianas . Todos os alunos que tm idade para ir escola devem frequent-la regularmente.

Como que pode inscrever o aluno ? Como no jardim de infncia deve dirigir-se escola directamente e pedir ao director uma inscrio. Se a criana nao fala francs, pode ser inscrita numa classe dinitiation classe de aprendizagem do francs lngua estrangeira. Cuidado ! Estas classes nao existem em todas as escolas ! O aluno ser inscrito na turma que corresponde sua idade e a equipa educativa far o necessrio para ajudar o melhor que pode o aluno. Como que funciona a escola primria ? Na escola devem-se respeitar certas regras. A escola um direito e uma obrigao. A assiduidade exigida. As faltas devem ser justificadas. Uma srie de regras do estabelecimento le rglement intrieur organiza o funcionamento da escola. Estas regras de vida na escola dizem respeito aos alunos , aos professores e s famlias. Estas regras devem ser respeitadas : horrios, faltas, comportamento, etc. A comunicao entre pais e professores estabelecem-se directamente atravs de reunies, ou indirectamente atravs de mensagens escritas no caderno de correspondncia cahier de liaison . Na escola primria h 5 classes . Em Frana a escola comea em Agosto ( para as escolas que tm um horrio de 4 dias) e em Setembro para todas as outras.

Collge A escola secundria

(CM2) Cours moyen 2me anne 10 ans 1 ano do ciclo Ecole lmentaire Escola primria (CM1) Cours moyen 1re anne 9 ans 4 classe (CE2) Cours lmentaire 2me anne 8 ans 3 classe (CE1) Cours lmentaire 1re anne 7 ans 2 classe (CP) Cours prparatoire 6 ans 1 classe 1 ano 2 ano 3 ano (GS) Grande section 5 ans (MS) Moyenne section 4 ans (PS) Petite section 3 ans

Ecole maternelle Jardim de infncia

Nao se esquea que o professor da escola a pessoa a quem deve pedir conselho !

Para inscrever um aluno pode pedir conselho na escola secundria mais prxima do seu domiclio, mas o mais simples de escrever ou de telefonar Inspection acadmique do departamento. Se o seu filho nao fala francs sera inscrito numa classe daccueil . Cuidado ! Estas turmas nao existem em todas as escolas , mas de qualquer maneira o aluno dever ir escola mesmo se no fala francs. A inscrio necessria e obrigatria para todos os alunos. As disciplinas ensinadas so : *francs *lingua estrangeira geralmente ingls ou alemo *histria e geografia *biologia e ecologia *tecnologia *desenho *musica *ginstica *fsica e qumica *latim *grego *uma segunda lngua estrangeira: alemo, ingls, espanhol, italiano, portugus, russo ,etc. No colegio os alunos podem continuar os estudos e entrar num liceu de ensino geral, profissional ou tecnolgico ou num centro de formao de aprendizagem.

Le lyce = O liceu

Turmas 2nd = 10 ano 1ere = 11 ano Terminale = 12 ano

Em Frana h trs tipos de 12 ano Bac : - O 12 ano geral que serve geralmente para entrar nas diferentes faculdades - O 12 ano tecnolgico que d a possibilidades de fazer estudos especiais em Institutos universitarios e tecnolgicos Le Bac gnral = O 12 ano geral tem trs especialidades : L : littraire = literatura e lnguas ES : conomique et social= economia S : scientifique = cientfico O liceu profissional O liceu profissional vai preparar os alunos durante dois anos (depois do 9 ano) para obter um curso de estudos profissionais Brevet dtudes professionnelles ou ento um Certificado de estudos profissionais Certificat daptitude professionnel e mais tarde um 12 ano profissional Bac professionnel Os jovens podem estudar e trabalhar ao mesmo tempo : o que se chama a aprendizagem lapprentissage . Os alunos devem ter entre 16 e 25 anos. Esta formao caracteriza-se pela assinatura de um contrato de trabalho.

Le Bac technologique O 12 ano tecnolgico

H vrias especialidades possveis STI :sciences et technologies industrielles Cincias e tecnologias industriais STT : sciences et technologies Tertiaires Cincias e tecnologias para servios STL :sciences et technologies de Laboratoire Cincias e tecnologias de laboratrio SMS : sciences mdico sociales Cincias medico-sociais

You might also like