You are on page 1of 3

PRESERVAO DE PATRIMNIO HISTRICO EM ARAPONGAS-PR: O CASO DA PRIMEIRA RESIDNCIA EM ALVENARIA

Andressa Cristina Guslen Rufino dos Santos Carlos Willian Pascoal Edson Tomio Hirata

RESUMO: O presente trabalho originou-se de discusses referentes ao patrimnio histrico, sua importncia, o porqu de preservar esses locais, que so importantes para a memria da cidade e para que melhor se entenda a histria da mesma. Sabese que existem variados tipos de patrimnio que podem ser artstico, cientficos, tecnolgicos, documentais, dentre outros. Para tanto, apresentaremos aqui um exemplo localizado na cidade de Arapongas - PR, o local uma edificao construda na dcada de 40, que foi a primeira casa em alvenaria da cidade, pertence a uma famlia de pioneiros e hoje possui sua fachada 1 modificada, perdendo assim parte de sua identidade arquitetnica. Acentua-se assim a necessidade e importncia de preservar locais como este, que tem ligao com a histria da cidade e que se preservado acentua os vnculos entre moradores e cidados. Palavras-Chave:Patrimnio Histrico, Preservao de edificao, Arapongas.

INTRODUO Sabe-se que os patrimnios culturais de uma cidade so essenciais referncias para conservaes de identidades locais, sendo destas, literatura, msica, dana, pinturas e tantos outros aspectos que envolvem histricos circundantes.

Sua forma de existncia pode ter classificao especfica diferenciando seu lado artstico (obras de pintores, arquitetos), cientficos, tecnolgicos e documentais (onde teses, legislaes e tratados so apresentados). Esta distribuio ainda se divide em bens materiais, conhecidos como tangveis (incluso, imveis e mveis) e
1

Graduando do primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFIL/ dressy_cristina@hotmail.com Graduando do primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFIL/ carloswp@gmail.com Graduando do primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFIL/ et_hirata@hotmail.com

intangveis (cultura, costumes, lendas e rituais de uma cidade), onde podem sofrer ou no a ao do homem, patrimnio edificado e patrimnio natural,

respectivamente. Mesmo sabendo de suas definies, necessrio ser informado a importncia da preservao desses patrimnios, pois o mesmo mantem que o bem no seja degradado e sua existncia seja findada. RESULTADOS E DISCUSSES A preservao de um patrimnio impede sua degradao decorrente da ausncia de experincia cercante pela falta de referncia vinda de prejuzos passados, mantendo viva a historia da cidade assim como dos indivduos que nela vivem. Assim visa-se sua compreenso presente ou futura, alm de um novo foco que surgiu onde, preservando estes bens, no so necessrios novos gastos de materiais. O governo atravs dos documentos utiliza-se o chamado tombamento (criado em 1937 e tem como artigo 216) que impede que bens materiais sofram qualquer tipo de avaria sendo uma questo legal, de fatos relativos (de grande ou pequeno porte), garantia real que o patrimnio possa ser preservado independentemente do patrimnio possuir mais ou menos que 100 anos, pois o mesmo visto de forma tcnica observando sua originalidade, hbito e interessantes construes.O tombamento pode ser de aspecto definido, voluntrio, de compulsrio sendo integral ou parcial. Quando estabelecido o tombamento, uma rea ao redor pode ser mantida para que suas principais caractersticas no sejam perdidas, como sua volumetria elementos visuais e luminosos, dentre outros. Na preservao do patrimnio ocorre a manuteno onde se permite a conservao do bem, alguns deles podem ser reconstrudos (de forma exata ao seu estado anterior) ou restaurados, recebendo conjunto de atividades que tem como objetivo restabelecer o estado original do patrimnio antes deste ter sofrido avaria temporal ou decorrente da ao do homem. Dentre tantas cidades no Paran, e tantos lugares que necessitam de preservao pela importncia que possuem seja pela arquitetura ou por valor cultural, citamos como exemplo a primeira residncia de alvenaria construda na cidade de Arapongas.

A propriedade pertence ao Sr. Jos Wielewicki, nascido em 1 de julho de 1911, em Rio Natal, municpio e comarca de So Bento do Sul SC. Migrou para Arapongas no dia 08 de setembro de 1938, pois seu sogro, ao residir em Rolndia, aproveitou para visitar Arapongas, ficando encantado com o progresso da cidade. Em 1938, fundou a primeira alfaiataria de Arapongas, a alfaiataria So Jos. Foi ele quem instituiu a construo da 1 casa de alvenaria em Arapongas (Iniciada em junho de 1940 com trmino no dia 05 de abril de 1941), na antiga rua Formosa, 172, hoje rua Flamingos, servindo inicialmente como Correio. CONCLUSO Visto que o tombamento um conjunto de aes que visa preservar os bens de valor histrico, arquitetnico, cultural, ambiental ou afetivo percebemos que esta construo abrange grande parte destes requisitos. Pois possui valor histrico por ser a primeira casa em alvenaria de Arapongas, valor cultural por ter sido utilizada como correio e ser a primeira alfaiataria da cidade, valor arquitetnico, pois possui arquitetura dos anos 1940, valor afetivo, por pertencer a uma famlia de pioneiros. Justamente por no ter sido dada ateno devida a este patrimnio da cidade, a edificao teve sua fachada modificada em recorrncia de alguns fatores como, sua localizao central privilegiada e para acompanhar a reestilizao de fachadas, tornando-a mais atual. Contudo notrio que a preservao de um patrimnio deve ser preocupao de todos, j que o mesmo definio da histria do que naquela cidade se passou. Se preservado o patrimnio acentua as ligaes das pessoas com a histria da cidade, pois cada indivduo parte de um todo, do ambiente e da sociedade onde vive, construindo com os demais, a histria dessa sociedade.

REFERNCIAS: CARTA DE ATENAS. Assemblia do CIAM, novembro de 1933. GUIRARDELLO,N.;SPISSO,B. PATRIMNIO HISTRICO COMO E POR QUE PRESERVAR. So Paulo: Canal6, 2008. SOUZA, N. V. PIONEIROS DE ARAPONGAS SEMEADORES DO PROGRESSO Arapongas: Editora Grfica Aleluia, 1996.

You might also like