You are on page 1of 5

CORPO HUMANO

Introduo
O corpo humano constitudo por diversas partes que so inter-relacionadas, ou seja, umas dependem das outras. Cada sistema, cada rgo responsvel por uma ou mais atividades. Milhares de reaes qumicas acontecem a todo instante dentro do nosso corpo, seja para captar energia para a manuteno da vida, movimentar os msculos, recuperar-se de ferimentos e doenas ou se manter na temperatura adequada vida. H milhes de anos, o corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar ao ambiente e desenvolver o seu ser. Nosso corpo uma mistura de elementos qumicos feita na medida certa. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. fundamental entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudvel em relao a nossa vida. Veja abaixo, os principais rgos e sistemas do corpo humano bem como outros textos importantes sobre anatomia, sade e bem-estar:

rgos do Corpo Humano:


Bao Bexiga Urinria Clula Crebro Corao Dentes Esfago Esqueleto Estmago Faringe Fgado Glndulas Salivares Intestino Delgado Intestino Grosso Laringe Pncreas Pulmo Rins Sangue Traquia Vescula Biliar

Aparelhos / Sistemas do Corpo Humano:


Sistema Circulatrio Sistema Digestrio (Digesto) Sistema Endcrino (Hormnios) Sistema Excretor (Urinrio) Sistema Linftico Sistema Muscular Sistema Nervoso Sistema Reprodutor Sistema Respiratrio Sistema Sensorial (Sentidos)

PARTES DO CORPO HUMANO


Para facilitar a nossa compreenso sobre o corpo humano, podemos dividi-lo em trs partes: cabea, tronco e membros.

Na cabea temos a face, formada por olhos, clios, sobrancelha, nariz, boca (com lbios, dentes e lngua), queixo e orelhas; e tambm o nosso cabelo. Dentro da cabea, temos o crebro, que uma estrutura muito importante para a nossa sobrevivncia. Graas a ele podemos aprender diversas coisas, como uma nova matria da escola, e tambm andar, falar, nos equilibrar, dentre outros exemplos. No tronco temos o pescoo, o trax (a regio em que fica o peito), o abdome (onde est localizada a barriga) e as costas. A garganta, o corao, os pulmes, o estmago, o fgado, os rins, a bexiga, os intestinos e alguns outros rgos so encontrados no tronco.

Quanto aos membros, temos os: - Membros superiores, formados pelos braos, antebraos, mos e cinco dedos; - Membros inferiores, formados pela coxa, perna, p e calcanhar e cinco dedos. Na ponta dos dedos, temos as unhas. Elas nos ajudam a pegar objetos, e tambm protegem essa regio. Por outro lado, podem acumular sujeira e machucar a ns mesmos ou outras pessoas ou animais de estimao. Assim, importante que as unhas estejam sempre limpas e bem aparadas.

Graas aos membros podemos nos locomover, pegar objetos, correr, brincar, abraar, e executar outras infinitas aes.

H pessoas que no possuem uma ou outra parte do corpo. Algumas j nasceram assim e outras, por algum acidente ou problema de sade, deixaram de ter tais regies. Em razo disso, so consideradas deficientes fsicos, ou melhor: portadores de necessidades especiais. Todos os deficientes fsicos merecem o nosso respeito e considerao. Eles devem ter prioridade em filas, vagas de estacionamento reservadas, e o espao das cidades e demais locais adaptados (como rampas nas caladas, elevadores, assentos especiais, dentre outros). Devemos respeitar esses espaos destinados a eles, j que podem ter mais dificuldades em determinadas tarefas do que aquelas pessoas que no so portadoras de necessidades especiais. Muitos deficientes levam uma vida normal, desempenhando diversas atividades com perfeio. Na histria de nosso pas, temos o exemplo de Antonio Francisco da Costa Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. Quando tinha aproximadamente 40 anos de idade, em razo de uma grave doena, perdeu a maioria dos dedos das mos e dos ps. Mesmo assim, Antonio continuou o seu trabalho, fazendo esculturas e pinturas muito bonitas, que at hoje podem ser vistas em algumas cidades do interior de Minas Gerais, como Ouro Preto e Congonhas.

MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES


Os ossos dos membros superiores e inferiores ligam-se ao esqueleto axial por meio das cinturas articulares.

Membros Superiores
Composto por brao, antebrao, pulso e mo. O brao s tem um osso: o mero, que um osso do membro superior. O antebrao composto por dois ossos: o rdio que um osso longo e que forma com o cbito (ulna) o esqueleto do antebrao. O cbito tambm um osso longo que se localiza na parte interna do antebrao.

A mo composta pelos seguintes ossos: ossos do carpo, ossos do metacarpo e os ossos do dedo. Os ossos do carpo (constituda por oito ossos dispostos em duas fileiras), so uma poro do esqueleto que se localiza entre o antebrao e a mo. O metacarpo a poro de ossos que se localiza entre o carpo e os dedos.

Membros Inferiores
So maiores e mais compactos, adaptados para sustentar o peso do corpo e para caminhar e correr. Composto por coxa, perna, tornozelo e p. A coxa s tem um osso - o fmur - que se articula com a bacia pela cavidade catilide. O fmur tem volumosa cabea arredondada, presa a difise por uma poro estreitada - o colo anatmico. A extremidade inferior do fmur apresenta para diante uma poro articular - a trclea - que trs dois cndilos separados pela chanfradura inter-condiliana. O fmur o maior de todos os ossos do esqueleto. A perna e composta por dois ossos: a tbia e a fbula (pernio). A tbia o osso mais interno e a fbula o osso situado ao lado da tbia. Os dedos so prolongamentos articulados que terminam nos ps. O p composto pelos ossos tarso, metatarso e os ossos dos dedos. O metatarso a parte do p situada entre o tarso e os dedos. O tarso a poro de ossos posterior do esqueleto do p.

Cintura Plvica
Ou bacia, conecta os membros inferiores ao tronco. Podem distinguir o homem da mulher. Nas mulheres mais larga, o que representa adaptao ao parto.

You might also like