You are on page 1of 14

Autor e Texto

Author - Text

Tnia da Costa Fernandes*................................. Ronaldo Fabiano dos Santos Gaspar**

A IDEOLOGIA NA CONSTRUO DO PROJETO IDEOLOGIA POLTICO-PEDAGGICO POLTICO-PEDAGGICO DA ESCOLA


THE IDEOLOGY IN THE CONSTRUCTION OF THE PROJECT PEDAGOGICAL POLITICIAN OF THE SCHOOL

RESUMO
Numa sociedade atravessada por profundas contradies socioeconmicas, polticas e culturais, a escola tambm constitui um espao conflituoso. Nela, o universo ideolgico socialmente prevalecente tende a ser reproduzido e, em alguns casos, combatido. E, relacionado a isto, no h dvida de que a construo do projeto poltico-pedaggico um momento singular no desvelamento dos fundamentos, dos interesses envolvidos e das finalidades da educao. Por meio da participao e do perfil da discusso que suscita, a construo do projeto poltico-pedaggico pode contribuir para o adensamento de idias e situaes educativas comprometidas com a transformao social.

ABSTRACT
In a society crossed for deep economic, social, cultural and political contradictions, the school also constitutes a space of the conflicts. In it, the ideological universe socially dominant tends to be reproduced - and, in some cases, to be fought. E, related to this, does not have doubt of that the construction of the politicianpedagogical project is a singular moment in the clarification of the foundations, the involved interests and the purposes of the education. By means of the participation and the profile of the discussion that excites, the construction of the politician-pedagogical project can contribute for the of ideas and compromised educative situations with the social transformation.

PALAVRAS-CHAVE
Educao. Ideologia. Projeto poltico-pedaggico.

KEY WORDS
Education. Ideology. Politician-pedagogical project.
Doutora em Educao, Coordenadora e Pesquisadora do curso de Pedagogia da UNICASTELO.Professora das Faculdades Teresa Martin. ** Mestre em Sociologia, Professor e Pesquisador do curso de Pedagogia da UNICASTELO. Professor da Faculdade Diadema.
*

R.TEMA

S.Paulo

n 44

jun.2004

P.06-19

TEMA

Tnia da Costa Fernandes................................. Ronaldo Fabiano dos Santos Gaspar

IDEOLOGIA A IDEOLOGIA NA CONSTRUO DO PROJETO POLTICO-PEDAGGICO POLTICO-PEDAGGICO DA ESCOLA


THE IDEOLOGY IN THE CONSTRUCTION OF THE PROJECT PEDAGOGICAL POLITICIAN OF THE SCHOOL

reflexo sobre o projeto poltico-pedaggico da escola de fundamental importncia para os educadores. Nele se pode imediatamente1 observar como, na relao do ambiente escolar com os outros complexos sociais, as idias que disputam e vencem, em cada momento e lugar a hegemonia tendem a definir os contornos das aes educativas e, inclusive, os da organizao administrativa e financeira da escola. Portanto, no projeto poltico-pedaggico isto , quando ele existe que a ideologia, e assentado nesta o currculo, encontra sua forma mais abrangente e organizada de orientar a ao educacional nos ambientes escolares. Diferentemente da ideologia e do currculo, que se imiscuem em todos os poros da escola a despeito do nvel de conscincia poltica e educacional de seus protagonistas institucionais (educadores e educandos), importante observar que o projeto poltico-pedaggico exige a elaborao e o preparo consciente do ambiente escolar e, por conseguinte, a antecipao (em projeto) das aes educativas. Sua existncia expressa a superao de uma prtica que se desenvolve revelia de uma pr-ideao sistemtica e organicamente articulada, de uma prtica que geralmente sincrtica em termos
1

O projeto poltico-pedaggico , podemos dizer, o currculo conscientemente concretizado sob a forma de um projeto capacitado a definir os meios e os fins da ao educacional de um dado ncleo escolar. Assim, nele que primariamente se consubstanciam e, portanto, podem ser observados os fundamentos intelectuais que embasam a referida ao.

TEMA

tericos uma prtica tpica do senso comum2. Por conseguinte, se toda ao educacional possui implicaes polticas, apenas quando dotado de um projeto que antecipe os meios e fins das aes e organize consciente e sistematicamente o ambiente educacional podemos afirmar que um ncleo escolar possui um projeto poltico-pedaggico. No importando, para isto, que a ideologia e o currculo que o enformam sejam progressistas ou conservadores. Devido a esta presena da ideologia e do currculo na elaborao de todo e qualquer projeto poltico-pedaggico, consideramos necessrio fazer alguns apontamentos ao sentido de tais conceitos e s possibilidades emancipatrias contidas nas situaes educativas. Para isso, nos apoiaremos nas contribuies tericas do filsofo Istvn Mszros e nas do educador Michael Apple. * Em seu O poder da ideologia, sem negar a mistificao e a finalidade manipulatria contidas na ideologia dominante, Istvn Mszros se afasta da corriqueira identificao da ideologia como falsa conscincia, isto , como conjunto de idias elaboradas pelas classes dominantes para falsear a realidade e, com isso, manter seu domnio socioeconmico e poltico sobre as classes subalternas as quais, no conseguindo se subtrair deste falseamento, atuam conforme os interesses daquelas. Para ele, a produo de ideologia no apenas no privilgio das classes dominantes como, ainda mais importante, no se sustenta pura e simplesmente numa eficiente prestidigitao intelectual. A ideologia, afirma Mszros, no iluso nem superstio religiosa de indivduos mal-orientados, mas uma forma especfica de conscincia social, materialmente ancorada e sustentada. Como tal, insupervel nas socie2

No estamos dizendo, de modo algum, que a inexistncia de um projeto poltico-pedaggico expressa um vazio de idias e, por conseguinte, puro pragmatismo, mas, como diz Vzquez (1968: 210), de uma prtica que se estabelece a partir de uma rede de preconceitos, verdades estereotipadas e, em alguns casos, supersties de uma concepo irracional (mgica ou religiosa) do mundo.

TEMA

dades de classe (1996: 22). Ela, portanto, enraza-se na prtica cotidiana dos indivduos, dizendo respeito a todas as formas de conscincia por meio das quais os indivduos tornamse conscientes dos conflitos sociais fundamentais. Pouco importa, neste caso, se esta ou aquela forma de conscincia falsa ou verdadeira isto , se est ou no em consonncia com a realidade dos fatos , pois ambas, a falsa e a verdadeira, expressam determinadas posies em relao aos referidos conflitos3. Ao contrrio da pura falsificao intelectual, gnoseologicamente fundada, a ideologia ou melhor, as ideologias deita suas razes nas formas concretas de insero das classes sociais nos processos de produo e apropriao da riqueza, isto , no metabolismo social4. Dentre outras, a conseqncia mais visvel desta definio de ideologia que, ao invs de estar circunscrita a um nmero reduzido de feitores, todas as classes e indivduos das sociedades de classes produzem e reproduzem discursos ideolgicos. Assim, Os interesses sociais que se revelam ao longo da histria e se entrelaam de modo conflituoso manifestam-se, no plano da conscincia social, na grande diversidade de discursos ideolgicos relativamente autnomos (mas de forma nenhuma independentes), que exercem forte influncia mesmo sobre os processos materiais mais tangveis do metabolismo social (ibid.: 22-3). Nas sociedades capitalistas, as classes burguesa, trabalhadora e a pequena-burguesia constituem os alicerces histrico-sociais sobre os quais se erguem os trs discursos ideNos dizeres de Lukcs, o falso um momento do verdadeiro ao mesmo tempo enquanto falso e enquanto no-falso (Histria e conscincia de classe). 4 Nesse sentido, o que determina a natureza da ideologia, acima de qualquer considerao, o imperativo de se tornar praticamente consciente do conflito social fundamental a partir dos pontos de vista mutuamente excludentes das alternativas hegemnicas que se defrontam em determinada ordem social com o propsito de resolv-lo atravs da luta. Em outras palavras, as vrias formas ideolgicas de conscincia social acarretam (mesmo se em graus variveis, direta ou indiretamente) diversas implicaes prticas de longo alcance em todas as suas variedades, na arte e na literatura, bem como na filosofia e na teoria social, independentemente de estarem vinculadas a posies sociopolticas progressistas ou conservadoras (Mszros, 1995: 22-3).
3

TEMA

olgicos fundamentais ou, nos termos do prprio Mszros, as trs posies ideolgicas bsicas a partir das quais se estruturam todos os matizes do gradiente ideolgico. Em sua descrio dos aspectos estruturais dessas posies ideolgicas bsicas, o filsofo hngaro nos diz que a primeira apia a ordem estabelecida com uma atitude acrtica, adotando e exaltando a forma vigente do sistema dominante, por mais que seja problemtico e repleto de contradies como o horizonte absoluto da vida social em si (ibid.: 26). Para fins didticos, a denominaremos conservadora. A segunda, exemplificada por pensadores radicais como Rousseau, revela com certo xito as irracionalidades da forma especfica da sociedade de classes anacrnica que ela rejeita a partir de um novo ponto de vista. Mas sua crtica viciada pelas contradies de sua prpria posio social igualmente sujeita s determinaes de classe, ainda que historicamente mais evoluda. E a terceira, contrapondo-se s duas anteriores, questiona a viabilidade histrica da prpria sociedade de classes, propondo como objetivo de sua interveno prtica consciente, a superao de todas as formas de antagonismo de classe (ibid.: 26). Se a segunda posio ideolgica, denominada crticoreformista, sustenta as inmeras formas de pensamento e atuao da social-democracia e da chamada nova esquerda5, quase desnecessrio dizer que a terceira, crtico-revolucionria, corresponde quela ideologia que envolve o projeto socialista. Na verdade, ela sustenta este e, por sua vez, em seus fundamentos ontolgicos, sustentada pelo nico sujeito social capacitado a viabilizar o referido projeto: a classe dos trabalhadores assalariados, o proletariado. Esta presena da ideologia no se restringe atuao dos seus respectivos sujeitos sociais nos confrontos diretamente vinculados produo e apropriao da riqueza material, embora l ela encontre suas razes, mas se estende a todos
5

Isto , quando esta no abertamente conservadora.

TEMA

10

os complexos e nveis constituintes do ser social, visando o controle de todos os momentos decisivos da (re)produo deste. De resto, mais do que sabido que em condies normais da reproduo do capital as classes dominantes dispem de muito mais possibilidades objetivas e subjetivas de disseminao de suas idias do que as classes subalternas (fato h muito explicitado nas pginas da Ideologia alem). ** Ora, a escola um dos espaos/momentos mais importantes na reproduo do ser social nas sociedades capitalistas industriais. Nestas, a radicalidade da expropriao dos meios de produo e dos saberes dos trabalhadores6 e a urbanizao exigem a passagem de parte significativa dos membros da classe trabalhadora pelos bancos escolares. Se, sob um certo aspecto, a escolarizao em massa expressa anseios democrticos da prpria classe trabalhadora, por outro, do ponto de vista da reproduo do capital, a freqncia da escola pelo trabalhador concorre para o aprendizado de conhecimentos elementares de leitura, escrita, matemtica, cincias bsicas e, claro, de comportamentos necessrios tanto s demandas empresariais como s da complexa vida urbana afinal, o trabalhador precisa estar vivo para que sua fora de trabalho seja utilizada e para comprar produtos e servios oferecidos pelas empresas. Assim, de uma instituio na qual a elite era instruda em suas funes dirigentes e culturais, a industrializao (que ao mesmo tempo foi produzida por e reproduz a acima referida expropriao) e a massificao do proletariado exigiram que o acesso escola fosse progressivamente extendido, o que a tornou uma instituio importantssima na difuso de conhecimentos e comportamentos em massa7. E mesmo que
Expropriao que, entre outras coisas, ocasionou a radical separao fsica dos locais de trabalho e vida familiar e a migrao dos saberes laborativos para os meios de objetivao do trabalho, os manuais acadmicos e o staff administrativo. 7 No se trata, aqui, de analisar as condies concretas que, no Brasil ou em qualquer outra localidade, o moderno sistema educacional foi implantado, mas o sentido geral desta implantao, efetuada no contexto da industrializao capitalista.
6

11

TEMA

no seja somente nela que esta difuso acontea, a escola a principal instituio voltada estritamente para este fim; na escola que os indivduos internalizam de maneira sistemtica e organizada muitos dos valores que orientam seus comportamentos em consonncia com as expectativas globais do metabolismo social do capital. A propsito, sabemos que a reproduo do capital no ocorre sem sobressaltos, aes contrrias aos seus impulsos acumulatrios, tentativas de ruptura, assaltos revolucionrios, etc. Muito pelo contrrio, no apenas a concorrncia intercapitalista induz a crises e transformaes peridicas dos aparatos tcnico-organizacionais e, com eles, da sociedade como um todo como, principalmente, estas so impulsionadas e precipitadas pelas aes sindicais e polticas dos assalariados, isto , dos sujeitos sobre os quais recai a explorao. Por isto, na eterna busca do lucro pelo capital, a supresso da autonomia do trabalhador e a elevao da produtividade do trabalho devem ser permanentemente reconstitudas. E se do perodo manufatureiro indstria taylorista-fordista a racionalizao capitalista do trabalho trilhou sistematicamente a senda da fragmentao, repetio e simplificao das tarefas, as empresas toyotizadas do mundo neoliberal e globalizado perseguem aqueles objetivos pela via da racionalizao polivalente. O resultado disto que, do ponto de vista das caractersticas intelectuais e psquicas do trabalhador, as quais so produzidas e/ou adensadas de modo sistemtico pela escola, podese afirmar que se conhecimentos elementares e fragmentados eram suficientes para o desempenho da maioria das tarefas executadas nos ambientes de trabalho das empresas tayloristasfordistas, o mesmo no acontece nas toyotistas. Nestas, a maleabilidade tecnolgica e as novas formas de organizar os ambientes de trabalho exigem cada vez mais que o trabalhador seja dotado de conhecimentos totalizantes, seja participativo, ativo em relao aos procedimentos e, ao mesmo tempo, polivalente em suas funes laborativas. Surgem assim as seguintes questes: como a classe burguesa incorporou a idia de autonomia do trabalhador no ambiente de trabalho ao seu TEMA 12

universo ideolgico se a relao capital-trabalho tanto de explorao quanto de sujeio deste quele? Como, mesmo que de maneira oblqua e contraditria, a escola atua tendencialmente para reproduzir estas demandas do capital? Como o momento de construo do projeto poltico-pedaggico pode servir para questionar e tensionar este papel reprodutivo da escola? Liberando um pouco a imaginao sociolgica e buscando conexes entre os fenmenos sociais e educacionais, nos parece inclusive que a chamada crise da educao brasileira encontra seu nexo principal (mas no nico) na incapacidade de os sistemas educacionais, arquitetados em consonncia com as demandas do perodo taylorista-fordista, cumprirem sua funo essencial, a saber, interiorizar nos trabalhadores (efetivos ou potenciais) os conhecimentos e comportamentos adequados reproduo do capital em nveis compatveis com as atuais exigncias de participao subordinada e flexvel (atividades polivalentes). Diante dos alarmantes ndices de desemprego, um reflexo ntido e contraditrio desta crise se manifesta na dificuldade de certas empresas preencherem parcela das poucas vagas que tornam disponveis8. O mesmo ocorre em relao s dificuldades das escolas orientarem, de acordo com as mnimas exigncias de pax social, o comportamento do crescente nmero de jovens que jamais se incorporaro ao sistema como assalariados e, ao seu modo, revelam a face mais perversa de nossa desigualdade social: a degradao social, psquica, intelectual e, em alguns casos, at mesmo fsica de parcelas da classe trabalhadora. Os alarmantes ndices de violncia nas periferias das grandes cidades brasileiras exemplificam esta situao. Estas so demonstraes da permanncia da crise educacional, que no refluiu nem mesmo
8

Moradia distante, baixa escolaridade e qualificao insuficiente so as principais causas da no contratao do trabalhador por empresas que possuem vagas ociosas. Assim, Enquanto 17,5% da populao economicamente ativa no tem trabalho formal, agncias pblicas e sindicais de intermediao de emprego chegam a ter 60% de suas vagas no preenchidas (...) Nos 205 Postos de Atendimento ao Trabalhador, vinculados Secretaria de Estado do Emprego e Relaes do Trabalho, em julho, apenas 41% das 27 mil vagas ofertadas foram preenchidas. No ms de junho, a discrepncia no foi diferente: das 30 mil oportunidades, s 45% foram ocupadas Rovani, 2005. <http://www1.folha.uol.com.br/ fsp/empregos/ce2808200501.htm>. Acesso realizado em 08.09.2005.

13

TEMA

com as inmeras experincias desenvolvidas nas ltimas duas dcadas, frustrando assim as amplas expectativas criadas em relao s possibilidades de atuao da escola. Nesta relao entre sociedade e educao, cabe ainda um esclarecimento. Pode-se objetar, com razo, que leviano considerar a escola uma mera reprodutora dos interesses capitalistas, no sendo contaminada pelas ou expurgando de si as profundas contradies que atravessam a vida social. Desconsiderando as mltiplas mediaes sociais, polticas e culturais que se interpem entre a estrutura econmica da sociedade e o ambiente escolar, esta abordagem claramente reducionista. Ocorre que no apenas este reducionismo criticvel, o seu oposto tambm o , atribuindo escola possibilidades que ela certamente no possui. O exemplo mais perverso disto a hipertrofia da responsabilidade dos educadores, teorias e prticas pedaggicas no sucesso ou fracasso escolar, subvalorizando o contexto social no qual a escola est inserida. Assim, a nosso ver, o sentido real e geral da questo o seguinte: se no h dvida de que, em certos locais e circunstncias especficas, docentes e discentes podem pensar e atuar a partir de interesses conflitantes ou opostos aos da reproduo do capital, tambm no h de que a tendncia totalizante do capital enquadra os principais sistemas educacionais da sociedade aos interesses capitalistas globais9. Ou seja, mesmo quando faz (ou tolera) concesses especficas ao universo escolar, o capital subordina os sistemas educacionais aos fundamentos e objetivos de sua reproduo global. *** Na anlise do currculo, o educador Michael Apple demonstrou largamente as complexas conexes existentes
9

Para Mszros, No se pode imaginar um sistema de controle mais inexoravelmente absorvente e, neste importante sentido, totalitrio do que o sistema globalmente dominante, que sujeita cegamente aos mesmos imperativos a questo da sade e a do comrcio, a educao e a agricultura, a arte e a indstria manufatureira, que sobrepe a tudo seus prprios critrios de viabilidade, desde as menores unidades de seu microcosmo at as mais gigantescas empresas transacionais, desde as mais ntimas relaes pessoais aos mais complexos processos de tomada de deciso dos vastos monoplios industriais, sempre a favor dos fortes e contra os fracos (Mszros, 2002: 96).

TEMA

14

entre as demandas do capital e o universo escolar. Em suas diversas obras, Apple faz um escrutnio das mltiplas formas sob as quais a escola internaliza as demandas da ideologia dominante, hegemnica. Demonstra inclusive como, mesmo sob a ao de inmeras mediaes socioeconmicas e poltico-culturais, a escola tende a reproduzir os interesses socialmente prevalecentes. Das formas analisadas por ele, interessa-nos aqui a que o prprio autor denomina tradio seletiva. Analisando a tradio seletiva como modo de mediao das informaes e dos saberes produzidos, Michael Apple enfatiza que no processo educacional no importa apenas o como educar, isto , quais os procedimentos pedaggicos utilizados (didtica, metodologia, etc.) para o sucesso da relao ensino-aprendizagem, mas tambm o qu educar. No apenas a forma, o modo, mas tambm o contedo fundamental na verdade, parece ser o mais importante. Pois uma educao voltada para a formao, para a ensinar o educando a aprender, mesmo abrindo maiores possibilidades de uma educao crtica do que as pedagogias tradicionais, pode constituir o invlucro de uma educao conteudisticamente conservadora. o caso, exemplifica o autor, quando pedimos a nosso estudantes para verem o conhecimento como uma construo social, (...) [mas] no os capacitamos a indagar por que existe uma determinada forma de coletividade social, como ela mantida, quem dela se beneficia (Apple, 1982: 17). Por isso decisivo que, no processo de elaborao do projeto polticopedaggico, os educadores discutam e definam os aspectos gerais dos procedimentos metodolgicos, os conhecimentos que sero colocados em pauta para serem transmitidos, discutidos e, principalmente, que esclaream, a si mesmos e a todos outros envolvidos no ambiente escolar, os motivos que levaram seleo destes ou daqueles conhecimentos e procedimentos. Sabemos que, em muitos casos, o prprio professor quem seleciona os contedos de sua disciplina; em outros, quando no os seleciona, seu papel na abordagem terica em que estes sero desenvolvidos de suma importncia. No en15 TEMA

tanto, h situaes em que comisses de especialistas (da prpria instituio ou externas) definem os contedos da disciplina e elaboram to minuciosamente os procedimentos didtico-pedaggicos da aula que ao professor resta um papel de mero coadjuvante no processo de ensino-aprendizagem. Esta situao certamente desqualifica seu trabalho e restringe suas possibilidades de atuao como educador, tornando-o uma espcie de monitor, orientador de estudos. De qualquer modo, sejam professores, coordenaes ou assessorias pedaggicas, o fato que a assuno desta ou daquela ideologia constitui um momento decisivo na definio de qual contedo deve ou no ser estudado, do que tornado acessvel (e o que no tornado acessvel) aos estudantes (Apple, 1982: 17). Mais do que um conjunto de temas incuos, cujo conformismo ou radicalidade estaria na forma de apresentao e/ou discusso, os temas e suas respectivas abordagens tericas so, em si mesmos, expresses da assuno de um determinado universo ideolgico. Ocorre que um dos principais problemas enfrentados atualmente no mbito educacional a excessiva preocupao com o como ensinar, o qual muitas vezes desvia a ateno e acaba despolitizando a discusso sobre os prprios contedos a serem ensinados. Dentre outros motivos, o problema srio porque mesmo quando incorpora a idia progressista de que os estudantes devem participar da elaborao do conhecimento isto , atuarem como sujeitos e no meros receptculos de informaes no processo educacional , a ideologia dominante no os capacita crtica dos fundamentos da ordem social (ibid.: 17). E, ainda que a ideologia crtico-reformista avance no questionamento da desigualdade social, da poltica econmica, dos (des)arranjos do ordenamento jurdico, poltico, etc., ambas posies ideolgicas no ultrapassam os limites da ordem social estabelecida; em aberta oposio, assim, ideologia crtico-revolucionria, que apreende de maneira radical a sociabilidade e a historicidade humanas. Desse modo, ainda que tal afirmao seja a princpio tomada simplesmente como sinal de provocao e questionamento, podeTEMA 16

se conjecturar que se a luta pela participao dos professores (e da comunidade em geral: alunos, pais, funcionrios) na discusso, elaborao e implementao do projeto poltico-pedaggico importante, ela somente adquire um sentido verdadeiramente transformador10 quando esclarecida pelo nico universo ideolgico capacitado a orientar contedos e aes efetivamente crticas ordem social no ambiente escolar. sintomtico do atual refluxo da ideologia crtico-revolucionria, cujas motivaes so das mais variadas ordens, remetendo tanto s formaes ideais quanto s reais, a quase eliminao do circuito das idias de palavras como luta de classes, burguesia, proletariado, imperialismo, revoluo, entre outras. Em que pesem as cangas de equvocos prticos e tericos que as envolveram no decurso do sculo XX, fcil verificar que o mesmo destino no tiveram aquelas palavras que, de algum modo, foram dilapidadas e incorporadas, sem grandes transtornos, aos interesses sociais prevalecentes cidadania, democracia, incluso social, etc. No mundo do trabalho, por exemplo, observa-se que o incentivo ao autnoma do trabalhador a to cultuada autonomia no remete saudvel organizao e participao poltico-sindical, mas ao incentivo de sua liberdade na restrita esfera dos procedimentos laborativos, e desde que estes estejam compatveis com a imperativa lgica da lucratividade do capital. Enquanto isso a ao sindical , ao contrrio, cada vez mais duramente reprimida. Assim, descarnada da anlise crtica de seus fundamentos histrico-sociais, a autonomia se degrada em virtuosidade laborativa e em adaptao a ordenamentos sociais e organizacionais previamente estabelecidos e, em relao aos seus fundamentos, meios e fins, inquestionveis. Nesse sentido, Newton Duarte tem toda razo ao demonstrar como o discurso de fomento s habilidades e competncias necessrias ao educando para sua insero ao exi10

Isto no significa que acreditamos que a escola possa ocupar o papel de protagonista da transformao social, mas sim que possvel aproveitar as potencialidades crticas e emancipatrias contraditoriamente contidas no universo escolar, centradas no esclarecimento e tensionamento das contradies sociais.

17

TEMA

gente e competitivo mundo globalizado , geralmente, expresso do carter adaptativo das pedagogias do aprender a aprender. De acordo com estas, aos educadores caberia conhecer a realidade social no para fazer a crtica a essa realidade e construir uma educao comprometida com as lutas por uma transformao social radical, mas sim para saber melhor quais competncias a realidade social est exigindo dos indivduos (Duarte, 2003: 12). O corolrio disto na vida poltica a universalmente propalada necessidade de construo da cidadania, que alm de circunscrever as aes polticas no nvel da participao eleitoral, em movimentos sociais alternativos, voluntariado, ONGs, projetos sociais, etc., contribuiu para promover o direcionamento das aes de resoluo das contradies sociais para a esfera estatal, para os embates parlamentares, afastando-as da perspectiva de transformao das formas contemporneas de sociabilidade. Contudo, como vimos, numa sociedade fraturada por interesses antagnicos, as idias emergem do solo social marcadas pelos respectivos interesses dos sujeitos em luta, sendo que as classes econmica e socialmente dominantes tendem a garantir a prevalncia de suas idias sobre a totalidade social. Nas sociedades capitalistas, o amplo acesso das massas populares ao universo escolar fez deste um espao/ momento importante da luta de classes, tanto no que se refere consolidao da hegemonia da classe dominante quanto sua crtica. Porm, mesmo sem iluses demasiadas nas capacidades de transformao oriundas da escola, consideramos que, insufladas formal e conteudisticamente pela crtica radical atual ordem social, a construo e a implementao de projetos poltico-pedaggicos podem contribuir para adensar as foras sociais objetivamente capacitadas a provocar as transformaes sociais necessrias superao do ordem social do capital.

TEMA

18

BIBLIOGRAFIA
APPLE, Michael W. Ideologia e curcurrculo. rculo So Paulo: Brasiliense, 1982. DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das iluses? Campinas: Autores associados, 2003. MSZROS, Istvn. O poder da ideologia. ologia So Paulo: Ensaio, 1996. MSZROS, Istvn. . Para alm do capital. capital So Paulo: Boitempo, 2002. ROVANI, Andressa. Ociosidade de postos de trabalho chega a 60%. Paulo aulo, Folha de So Paulo So Paulo, 28.08.2005 <http:// www1.folha.uol.com.br/fsp/empregos/ce2808200501.htm>. Acesso realizado em: 08.09.2005. VZQUEZ, Adolfo S. A filosofia da prxis. prxis Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

19

TEMA

You might also like