You are on page 1of 167

Todos para a

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 3

cozinha!
23/02/10 10:45

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd B

23/02/10 10:45

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 1

23/02/10 10:45

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 2

23/02/10 10:45

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 4

23/02/10 10:45

ndice
TEFAL: Nutritivo e delicioso
Era uma vez a Actifry A opinio dos profissionais

As regras de ouro da nutrio


Os 7 grupos de alimentos Verdadeiro ou falso? Porque realmente necessrio variar a escolha dos leos? Pequena histria das batatas fritas e da batata

12

O importante o equilbrio

20

Exemplos de menus equilibrados SEMANA 1 Exemplos de menus equilibrados SEMANA 2

Receitas fceis para as crianas Receitas divertidas para os jovens Receitas para toda a famlia
Tempos de cozedura Receitas por captulos ndice por ingredientes

27 59 91

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 5

23/02/10 10:46

TEFAL: Nutritivo
Inovar em prol da sua sade
A nutrio t em evidentemente a v er com uma aliment ao variada e equilibr ada mas no s, por que a nutrio no se resume aos ingredient es. A forma como so cozinhados desempenha um papel essencial na sua transformao nutricional e organolptic a (gosto, textura). Assim, e como os aparelhos no so todos iguais, a TEF AL d e s e n vo l ve u u m a g a m a dedicada nutrio com maior prazer: utenslios engenhosos que preserv am a int egridade nutricional e exalam o v rdadeiro e sabor dos alimentos.

Apresentar solues nicas


investiu na pesquisa para criar aparelhos c apazes de proporcionar desempenhos nutricionais nicos, v alidados por estudos cientcos.

Informar
, desde sempre, o parceiro privilegiado da sua alimentao ao proporcionar rapidez, facilidade de utilizao e convvio na prepar ao das suas refeies.

Dia aps dia, a linha Nutritiv o & Delicioso permit e associar o prazer de cozinhar ao equilbrio alimentar ao: favorecer e preserv ar as qualidades dos ingredient es essenciais sua alimentao; limitar a utilizao de gorduras; favorecer o retorno ao gosto e aos sabores esquecidos; limitar o t empo despendido na preparao de uma refeio.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 6

23/02/10 10:46

e delicioso

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 7

23/02/10 10:46

T EFA L: NUT R IT IV O E D ELIC IOS O

6|7

Era uma vez a


ActiFry a made em SEB
O Grupo SEB, Socit d'Emboutissage de Bourgogne constri, h j 150 anos, a sua histria com base na inov ao permanente e na conquist a de nov os merc ados. F acilitar o quotidiano de pessoas de todo o mundo, oferecer-lhes produtos e solues inovadoras, proporcionarlhes, assim, alegria e bem-est ar, esta a sua vocao. Foi esta combinao de esprito inventivo, de ambio e de tenacidade, aliada at eno que prest amos aos nossos consumidores, que tornar am o nosso Grupo o lder mundial no sector dos pequenos electrodomsticos. Implantada na Borgonha desde o incio, a nossa empresa soube inspirar-se nos v alores histricos desta clebre regio f rancesa: uma gastronomia reconhecida e um patrimnio cultur al nico que influenciaram fortemente o estilo de vida dos seus habit antes. No foi pois por ac aso que est a regio viu nascer um processo revolucionrio de cozedura Actualmente, par a alm de simplificarmos o seu dia-a-dia, proporcionamos momentos saborosos e muit as outr as experincias agradveis. Graas a p r o d u t o s p e r f e i ta m e n te adaptados a uma cozinha saudvel e saborosa.

ActiFry a borgonhesa
A ideia de f ritar bat atas com pouco leo germinava h j muito tempo Foram nomeadamente os nossos tr abalhos de investigao com univ ersidades francesas sobre o processo de cozedura que nos permitir am abordar est a problemtic a sob uma nova perspectiva. Estes nov os conhecimentos permitiram-nos det erminar com preciso o papel do leo na cozedur a e os seus parmetros exactos par a obt er simultaneamente uma t extura estaladia por f ora e mole por dentro. Uma vez conhecido e dominado este processo, era preciso transplo par a um electrodomstico Foram necessrias cinco ger aes de prottipos e mltiplos t estes

organolpticos par a alc anar a qualidade e o result ado pretendidos. As nossas inv estigaes e os nossos tr abalhos de desenvolvimento le varam-nos a regist ar, actualment e, quatro patentes relativas a est e processo revolucionrio. Mais de 10 anos de inv estigao entre a ideia inicial e a primeir a produo em srie, em Janeiro de 2007. Resultado de um trabalho de equipa, fabricam-se actualmente milhares de unidades ActiF ry por dia, em F rana, no cor ao da regio da Borgonha!

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 8

25/02/10 17:56

ActiFry
ActiFry a revolucionria
A ActiFry, apenas uma colher de leo par a obt er 1,5 k g de verdadeiras bat atas f ritas, estaladias por fora e moles por dentro! Ou seja, menos 3% de gordura para recuperar o sabor das bat atas f ritas das nossas avs... Utilizando apenas leos saudveis que nos f azem bem, a ActiFry permite variar os pr atos e os sabores. F az parte da nossa gama Nutritivo & Delicioso, que rene tecnologias de ponta e toda a experincia da SEB ao servio do prazer e da sade. ldicas e gulosas para as crianas, receitas fceis e saborosas para os adolescentes e receit as prticas e deliciosas para a famlia. tambm pelo f acto da sade ser fundamental para todos que a ActiFry tem seduzido f amlias conscientes de todo o mundo ao aliar qualidades nutricionais, sabor delicioso e f acilidade de utilizao.

ActiFry a ambiciosa
E isto apenas o comeo a ActiFry est s sua esper a para continuar a aliment ar o seu livro de receitas. Por isso, se os seus talentos de cozinheiro estiv erem altura do priplo da ActiF ry no hesite em visitar o site Nutritivo e Delicioso para adicionar as suas receitas.

ActiFry a meditica
So actualmente os client es, mas tambm jornalist as do mundo inteiro, que vm visitar o seu loc al de origem... querem saber que poo mgica permitiu uma t al inovao! At os papar azzi, que fotografam incessant emente a ActiF ry dur ante as nossas demonstraes e sesses de prova com famlias de todo o mundo!

ActiFry a familiar
A ActiFry j viajou muito e continua a dar que f alar... Depois de t er seduzido mais de dois milhes de consumidores em todo o mundo, a ActiF ry soube adapt ar-se s suas necessidades e anseios par a melhor satisfazer as suas papilas. O seu t alento de cozinheir a incontestvel e c ada consumidor encontrar algo muito seu nest e livro de receitas ss e adaptadas a todas as idades e gostos: receitas

www.nutritivoedelicioso.pt

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 9

23/02/10 10:46

T EFA L: NUT R IT IV O E D ELIC IOS O

8|9

A opinio
TURQUIA
Torna-se essencial conhecer os glcidos, prot enas e gordur as boas, no ingerir mais calorias do que as necessrias e opt r por a alimentos ricos em antioxidant es, vitaminas, minerais e bras. Resumindo, nutrir-se uma pala vra mgica que signi ca bem mais do que simplesmente alimentar-se; escolher um estilo de vida que in uencia a nossa exist ncia de um modo negativ o ou positivo.
Professor Doutor OSMAN MFTOLU, Endocrinologista

RSSIA

O conceito de aliment ao s par a um russo moderno a qualidade da cozedura dos alimentos, permitindo preserv ar-lhes o sabor e poupar tempo. A gama Nutritiv o e Delicioso a ref erncia absolut a nest a questo. Como utilizadora especializada, posso armar que responde no s s exigncias dos dietist as, mas tambm s dos russos em t ermos de electrodomstico que permit e cozinhar alimentos deliciosos de ele vada qualidade. E sta combinao responde precisament e aos postulados principais da doutrina diet tica, que par a alm de ser uma cincia da nutrio tambm um modo de vida a adoptar.

Doutora MARIANA TRIFONOVA, Nutricionista

PORTUGAL

Nunca como ho je f omos t o pressionados par a f azer uma alimentao saudvel. Mas t ambm nunc a como ho je foi to difcil fazer essa alimentao saudvel. Os horrios preenchidos, o pouco t empo disponv el e a prolif erao de opes r pidas, empurram-nos par a escolhas aliment ares menos acert adas. Como Nutricionista, com gr ande satisfao que v ejo as mais valias proporcionadas pela Actif ry. So aparelhos de cozinha modernos, pensados de r aiz par a o estilo de vida actual e que nos permitem cozinhar de forma mais saudvel, mais rpida, mais prtica e com todo o sabor que gost mos de partilhar numa ref io a e em famlia!

Rodrigo M. de Abreu, Nutricionista

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 10

23/02/10 10:46

dos profissionais
As vitaminas, as calorias e os cidos gordos so actores importantes f para a valiar o v alor nutricional dos alimentos. Mas nem sempre se relacionam com o pr azer e com os nossos crit rios de escolha dirios em termos de alimentao. O gosto, a rapidez e a facilidade de preparao so pontos essenciais quando devemos seleccionar os produtos que iro parar s nossas mesas. A ActiF ry permit e associar r apidez, sade, sabor e f acilidade de utilizao. A ActiF ry tr ansforma as cozinhas em loc ais de gastronomia e de sade para toda a famlia. A ActiFry permite respeitar mais facilmente as recomendaes dos mdicos e nutricionist as, que nos pedem par a consumir mais alimentos ricos em nutrient es, com mais vit aminas e minerais por caloria. E o prazer est presente No somos obrigados a renunciar aos pratos preferidos. O prazer, com sade e sabor como complementos.
Doutor CHRISTIAN RECCHIA, Mdico, Nutricionista Doutor JOHANNES M. PEIL, Director da Clnica do Desporto Bad Nauheim e Presidente do Instituto para a Alimentao Desportiva

ALEMANHA

FRANA

Comer acima de tudo um acto de convvio e de partilha, um momento de prazer sempre renov ado; mas t ambm um inst ante precioso de bem-estar e de sade. Aliment r-se bem uma boa maneir de crescer a a e envelhecer melhor. As especi cidades t cnicas da ActiF ry permit em consumir f ritos e batatas com baixo t de gordura, uma ajuda preciosa par combater eor a a obesidade e as doenas cardiovasculares. A ActiFry ainda a possibilidade de cozinhar bem outros alimentos: legumes, carnes, peixe, fruta. Este livro de receit as um concentr ado de muit as cores de pr atos saborosos e variados, cozinhados num aparelho revolucionrio! O sortido foi minuciosamente escolhido para lhe dar uma satisfao mxima, no s do ponto de vist a gustativo, mas t ambm sob o aspecto nutricional. T odas as receitas foram cuidadosamente elaboradas tendo em cont a as v antagens nutricionais de cada ingrediente e a sua integrao num menu equilibrado.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 11

23/02/10 10:46

T EFA L: NUT R IT IV O E D ELIC IOS O

10 | 11

As regras de
O prazer e a moderao so as chaves de um equilbrio alimentar duradouro. Sem prazer cedemos, mais cedo ou mais tarde, tentao. Sem moderao, em breve camos em excessos. A verdadeira gulocice. C omer do que se gost a, em pequenas quantidades. A poro certa. E vitar encher demasiado o prato e, acima de tudo, no repetir. o comeo do equilbrio. O contedo da ActiFry family ajusta, naturalmente, as pores. O ritmo certo. O equilbrio funciona ao longo da semana. Nada impede um pouco de gulocice, se tiv ermos o cuidado de o corrigir nos dias seguintes. Os bons ingredientes. C omprar menos, mas de melhor qualidade. Escolher, de preferncia, alimentos da poc a, f rescos e v ariados. Conserv-los em boas condies para preservar os seus benefcios.
Repartio dos benefcios dirios: Glcidos: 50 75% Lpidos: 15 30% Protenas: 10 15%

Que poro por dia?

O modo de cozedura mais so. Adaptar o modo de cozedur a ao tipo de alimento. Torna-se mais fcil com a gama de ut enslios Nutritivo e Delicioso, que selecciona par a si o modo de cozedur a e t ambm o t empo e a t emperatura mais apropriados. A justa repartio dos benefcios. Quanto mais variada for a alimentao, mais v ariados sero os benefcios. Temos tendncia para ingerir demasiadas prot enas, sal, gorduras e acares. Variar os cereais e os farinceos. Adicionar fruta fresca e leguminosas. Comer um pouco de cada famlia de alimentos a c ada refeio, ou complet ar na refeio seguinte.
Repartio do benefcio calrico entre as refeies dirias: 1/4 ao pequeno-almoo 1/3 ao almoo 15 a 20% ao lanche O resto ao jantar, que dever ser a refeio mais leve do dia.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 12

23/02/10 10:46

ouro da nutrio

Os 7 grupos de alimentos
Para um bom equilbrio, os 7 grupos de alimentos devero constar do menu ao menos uma vez por dia:

Po, cereais, Carne, peixe, farinceos, ovos legumes secos

Frutas e legumes

Lacticnios
clcio para crescer e para manter o seu capital sseo (mas tambm protenas).

Gorduras

Bebidas

Doces
a consumir pelo prazer, mas com moderao.

protenas glcidos de bras para animais para assimilao o trnsito garantir uma lenta intestinal, estrutura e (mas tambm vitaminas, reparao fortes protenas minerais e (mas tambm vegetais e oligoelementos cidos gordos). bras). reguladores e protectores.

cidos gordos gua, a insaturados e nica bebida cidos gordos indispensvel. saturados para obter energia.

Uma alimentao variada ajuda-o a manter-se em forma!


TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 13 23/02/10 10:46

AS REGRAS DE OUR O DA NUTRIO

12 | 13

Verdadeiro ou
Teste os seus conhecimentos sobre os benefcios para a sade dos principais nutrientes fornecidos pela sua alimentao.

As protenas s servem para nos dar energia.

Falso!

So sobretudo indispensveis para uma boa renovao dos tecidos e das clulas.

Os lpidos so necessrios para o bom funcionamento das clulas.


Nem pense em privar-se deles! So precisas 2 a 3 colheres de g adeiro! gorduras variadas, de preferncia de origem vegetal, por dia para Verd assegurar os contributos necessrios. a

Os glcidos so acares a eliminar totalmente para manter a linha.

Falso! Falso!

Po, massas, arroz e cereais contm glcidos de assimilao lenta que fornecem uma energia duradoura e necessria, mas tambm qu uma sensao de saciedade que impede "petiscar". um

As f fibras f fazem engordar!


Pelo contrrio, as bras da couve-or, do pepino, dos espinafres, dos frutos vermelhos e dos cereais regulam o trnsito intestinal e do diminuem a absoro do colesterol e a rapidez de absoro dos di glcidos. gl

O clcio indispensvel em todas as idades.


a dose d Verdadeiro! devero fornecer no dia-a-diaajudar ade clcio necessria esade, para manter o capital sseo, contraco muscular evitar p a osteoporose. Ao longo da vida, queijos, iogurtes, queijinhos e queijos frescos

H tanto ferro na carne e nos midos como nas ostras, ovos, legumes secos e frutos secos.
vermelhos. g Verdadeiro! glbulos a melhor. Mas cuidado, a absoro de ferro de origem animal a Um bom fornecimento de ferro indispensvel formao dos

La v i tami a vitamine A se trouve uniquement dans

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 14

23/02/10 10:46

falso?
S se encontra vitamina A na manteiga, natas e gemas de ovos.

Falso!

Tambm est presente nas cenouras, espinafres, agrio, damascos e mangas, sob a forma de betacaroteno. Antioxidante, favorece o cr crescimento e inuencia a viso, a pele e a cicatrizao.

A vitamina C resiste muito bem a uma temperatura de cozedura muito elevada.

Falso!

Frgil, necessita de uma cozedura a vapor lenta. Est presente e em legumes e frutas. Antioxidante, actua na regenerao celular, fa favorece a absoro do ferro e refora as defesas imunitrias.

A vitamina D permite a fixao de clcio nos ossos.


P resto no Verdadeiro! Pode obter-se oleite gordofgado de peixe, peixes gordos, midos, g gemas de ovos, e queijo. O organismo sintetiza a maior parte desta vitamina atravs do sol.

A vitamina E faz parte dos antioxidantes contra o envelhecimento.


Disponvel no leo, frutos secos e oleaginosas, protege as membranas d Verdadeiro! das clulas e melhora a circulao sangunea.

A it i As vitaminas do grupo B so multifunes e omnipresentes.


c e cereais completos, Verdadeiro! carne,e gemas de ovostambm nos sistemasactuam nae sade da p pele dos cabelos e nervoso muscular, te tecidos e rgos e ainda na formao dos glbulos vermelhos. Presentes nos legumes verdes, legumes secos, cenouras, peixe,

Para poder beneciar de inmeros benefcios, varie ao mximo a sua alimentao.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 15

24/02/10 14:15

AS REGRAS DE OUR O DA NUTRIO

14 | 15

Porque realmente necessrio variar a escolha dos leos?


Variar os leos variar os sabores e tambm os benefcios. A gulocice e a sade sero ambas satisfeitas. Porqu privar-se? Os corpos gordos alimentares so constitudos por 3 categorias de cidos gordos: saturados (AGS) que aument am o mau colest erol, ao contr rio dos monoinsaturados (AGMI) e polinsaturados (AGPI), que participam no bom f ncionamento u do sistema cardiovascular. Limitar, de um modo geral, os cidos gordos saturados: em excesso, fazem subir a taxa de mau colesterol, a LDL (lipoprot ena de baixa densidade), que se deposit a nas paredes das nossas artrias. Esto present es nas gordur as Os monoinsaturados AGMI So os leos monoinsaturados, tambm denominados oleicos por terem um t eor em cido oleico superior a 50%: azeit e, leos de girassol, a vel, colza, amndoa, pistacho, pecan... Os cidos gordos monoinsaturados formam a pelcula de mielina em torno dos nerv os, regulam o met abolismo dos lpidos e fazem baixar a t axa de colest erol LDL. O nosso organismo produz os mesmos a partir da glucose. que congelam t emperatura ambiente, sinal de um f orte teor em cidos gordos satur ados: as gordur as de origem animal (manteiga, natas) e alguns leos vegetais (coco, palma, mant eiga de karit). Escolher de preferncia leos vegetais, ricos em cidos gordos insaturados e polinsatur ados. A sua composio v arivel. O ideal , pois, variar os leos para variar os contributos (consultar a tabela) e os benefcios: azeite, leos de gir assol, de colza, de noz, de avel, de gr ainha de uv a As opes so muitas e saborosas! Os polinsaturados AGPI Estes leos cont m dois tipos de cidos gordos polinsaturados: o cido linolico, precursor dos mega 6 e o cido alf a-linolnico, precursor dos mega 3. cidos gordos de c adeias longas, com qualidades prot ectoras doravante reconhecidas e que o corpo humano incapaz de produzir. Devem entrar, imperativamente, na aliment ao quotidiana. Da o seu nome de cidos gordos essenciais.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 16

23/02/10 10:46

Benefcios dos

mega 6
O cido linolico favorece a reduo da colesterolemia total, com diminuio do colest erol LDL e HDL. Pa r t i c i p a i g u a l m e n t e na f ormao de cert as hormonas. E st present e nos leos de gir assol, milho e grainha de uva.
manteiga banha de porco pato palma amendoim girassol oleico azeitona leo colza soja noz girassol grainha de uva

Teor mdio em cidos gordos de determinadas gorduras


0 % 10 % 20 % 30 % 40 % 50 % 60 % 70 % 80 % 90 % 100 %

Benef dos cios

mega 3
O cido alfa-linolico reduz os triglicridos sanguneos e permit e a sntese dos derivados que contribuem para a fluidez do sangue, com ef eito protector nas doen as cardi o vas c u l a r es. E st presente nos leos de linha a, so ja, noz e tremoo. At eno: o leo de colza simultaneamente um leo oleico e linolnico.

cidos gordos saturados cidos gordos monoinsaturados

cidos gordos mega 6 cidos gordos mega 3

Escolher bem as gorduras! Dominar simultaneamente a quantidade e a qualidade dos benefcios. Limitar a quantidade tot al de gorduras e de colest erol: um mnimo de gorduras animais, leos vegetais variados. Reduzir fortemente a quantidade de cidos gordos saturados.

Garantir um reequilbrio entre os vrios cidos gordos, privilegiando os leos que cont m cidos gordos insaturados e sobretudo os polinsaturados. Variar os leos par a obt er benefcios mais v ariados e completos em cidos gordos mega 6 e mega 3.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 17

23/02/10 10:46

AS REGRAS DE OUR O DA NUTRIO

16 | 17

com a batata que se fazem batatas fritas! Um pequeno toque de festa que faz com que todos gostem do menu. Um prazer estaladio, partilhado com prazer nos 5 continentes. Quando no sculo 18, o explorador Parmentier trouxe a batata da sua viagem longnqua, para l dos oceanos, no sabia que tinha ac abado de inv entar a batata frita! Desde ent o, foi adoptada em todo o mundo A bat ata um tubrculo composto por 80% de gua e 20% de mat rias sec as, sobretudo amido. O que necessrio saber: a batata f rita mergulhada num banho de leo a f erver perde parte da sua gua e absorv e gorduras em sua substituio. Da a m fama das batatas fritas. A soluo ActiFry family: graas ao seu engenhoso sist ema de envolver e de aquecimento, basta 1 nica colher de leo para fazer 1,5 kg de batatas fritas leves e douradas! Acabaram-se os cheiros a f ritos e os banhos de leo que se degradam. Um mnimo de gorduras na cuba e nas bat atas fritas. E alguns conselhos de preparao muito f ceis de seguir. Escolher bem a batata: quanto menos hmida estiv er a batata mais ric a em mat rias secas e mais estaladia ca. A sua cor mais ou menos amarela, consoante a variedade: amarelo plido em Frana, amarelo dour ado na Alemanha (Agria), quase br anca nos EUA. H 400 v ariedades de bat ata na Europa. Mais de 4000 na Amrica Central, onde cultiv ada h 8000 anos na C ordilheira dos Andes! Em F rana, na Blgic a e na Holanda h uma bat ata especial para batatas fritas: a Bintje. Mas h t ambm v ariedades mais pequenas e dur as que do bons result ados: Charlott e e A cor dour ada da bat ata frita depois da cozedur a depende do seu teor em acar. As bat atas nov as so, frequentemente, pobres em acar. Depois, dur ante o armazenamento, o amido transforma-se em ac ar; as batatas f ritas t m, ent o, um sabor mais auc arado e uma cor mais ac astanhada (Agata, Monalisa). O seu tamanho: na Europa apreciam-se bat atas de tamanho pequeno e mdio. No resto do mundo, pref erem-nas muito grandes. As batatas conservam-se em loc ais f rescos (6 a 8 C), protegidas da luz. Franceline, mas t ambm Chrie, Anabelle, Ratte, Nicola, Esmeralda, Pompadour Para bat atas fritas mais moles, escolher v ariedades com um teor mdio de mat rias sec as: Monalisa, Marabel, Vivi, Mlody. Com batatas de muito f raco teor em mat rias sec as, as bat atas fritas cam moles: Agata, Spunta.

Pequena histria das batatas fritas e da batata

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 18

23/02/10 10:46

A que outros alimentos podemos comparar uma batata?


tantas fibras

menos calorias
do que uma chvena de arroz

Como preparar as suas batatas para fazer batatas fritas na ActiFry? Os melhores loc ais par a conserv ar batatas: uma boa c ave ou um lugar fresco (de 6 a 8 C), protegidas da luz.
o mesmo teor de magnsio
de 20 avels

Como cortar as batatas? Muito import ante! Dependendo do modo como as cort a, as bat atas fritas ficaro mais est aladias ou mais moles. Quanto mais nas forem, mais estaladias f icaro. Quanto mais espessas forem, mais moles caro por dentro. Varie o cort e consoante o seu gosto. nas: 8 x 8 mm normais: 10 x 10 mm grossas: 13 x 13 mm No ponha demasiado sal! P ense em substituir o sal por especiarias ou ervas

como uma chvena de arroz integral

ta bata uma ntm: co

do que uma chvena de espinafres

mais ferro

duas vezes mais potssio


do que uma banana

As suas batatas fritas com ActiFry Mais v ale utilizar bat atas especiais par a bat atas fritas. Se escolheu bat atas novas, d uns minutos adicionais aos t empos de cozedur a indicados. Se utiliza bat atas fritas ultr acongeladas, geralmente pr-cozidas, intil adicionar uma colher de leo.

Como preparar as suas b a t a t a s p a ra fa z e r batatas fritas na ActiFry? As batatas fritas no devem as. car coladas umas s outr Como evit-lo? Depois de descascar as bat atas, laveas com gua corrente antes de as cortar para fritar. Laveas novamente para retirar o mximo de amido. Seque cuidadosamente as batatas num pano seco muito absorvente. C ertifique-se que as bat atas esto bem secas antes de as coloc ar na ActiFry.

A batata totalmente boa!


Se a bat ata f rita dour ar com um mnimo de gordur a, no h r azo para se priv ar. Pelo contrrio, um pequeno prazer a conceder-se que permite negociar consigo mesmo ou com as crianas uma diminuio nas gorduras e no ac ar no resto da alimentao sem que se sintam de castigo ou em dieta.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 19

23/02/10 10:46

AS REGRAS DE OUR O DA NUTRIO

18 | 19

O importante
Menus equilibrados para a semana
O equilbrio alimentar no se constri com base numa refeio mas sim ao longo de uma semana!
Optmos por lhe propor um pequeno-almoo idealment e equilibrado em torno de quatro pilares incontornveis: uma bebida, um lacticnio, um cereal e ainda uma fruta, inteira, em sumo ou doce. , pois, primordial Quaisquer que sejam as suas variar os menus preferncias, assegure-se de que est as quatro f amlias est o por isso que est e livro de receit as presentes no seu prato. p r o p e n u m e r o s a s r e c e i t a s Quanto a ns, insistimos em originais repartidas por 2 semanas e s c o l h e r c u i d a d o s a m e n t e de menus equilibr ados. Simples todos os nossos produtos pelas de executar, respeitam, graas suas qualidades nutricionais e ActiFry, as qualidades gust ativas e gustativas, para que este pequenonutricionais dos alimentos. almoo proveitoso seja o primeiro momento saboroso do seu dia! O pequeno-almoo

um momento essencial e privilegiado do nosso equilbrio nutricional


Bem construdo, est a primeir a refeio do dia permit e ao nosso organismo reabast ecer-se em energia e nutrient es aps uma longa noite de jejum, gar antindo, igualmente, uma manh ef icaz, sem pestic ar e sem perigo de desejos.

O almoo e o jantar devero fornecer, cada um, 1/3 das necessidades dirias
So constitudos por uma entr ada, um prato principal (carne ou peixe, acompanhados de farinceos e de legumes verdes), queijo / lacticnio e uma f ruta. O segredo est em variar a sua aliment ao sabendo que tudo uma quest o de moderao.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 20

25/02/10 16:35

o equilbrio
Vivemos num mundo c ada v ez mais complicado, rodeados de t ecnologia c ada vez mais evoluda. Mas de que nos serv e este aparato tecnolgico? A obesidade tornou-se um agelo que afecta os pases desenv olvidos e as doen as associadas (diabet es, hipert enso art erial, colesterol, doen as c ardiovasculaes) no param de aumentar entre ns. Nem as nossas crianas escapam, como mostram os nmeros crescentes da obesidade inf antil. Temos medicamentos mais e cazes e tr atamentos inovadores,mas nem por isso a situao parece melhorar. De facto, a OMS j declarou a obesidade como a gr ande epidemia do sculo XXI. Esta parece o par adigma dos nossos tempos: quanto mais a vanamos no conhecimento das causas do excesso de peso e seus tr atamentos, mais percebemos que a adopo dum estilo de vida saud vel ainda o melhor remdio par a este srio problema de sade, que j af ecta mais de met ade dos portugueses. Estaremos condenados a tornarnos obesos como result ado da aliment ao que fazemos e do sendet arismo em que vivemos? Felizmente, a t ecnologia no serv e apenas para nos pr mais t empo a tr abalhar com o computador ou para deixar os nossos em lhos frente televiso. Pelo contrrio, a tecnologia tambm permite desenvolver aparelhos que nos facilitam a vida e nos proporcionam experincias agr adveis. Aparelhos que cozinham mais depressa, que permit em cozinhar com menos gordur a ou que conseguem conservar melhor os nutrient es essenciais para nos mant ermos saudveis. No fundo, aparelhos que nos ensinam a tir ar melhor partido das coisas boas que t emos nossa disposio e que nos ajudam a adoptar estilos de vida mais saudveis. Ao contrrio das diet as restritivas que todos conhecemos ou de que j ouvimos f alar, aprender a comer a melhor f ormar de ter o seu peso controlado, mant er o pr azer de comer e le var uma vida mais saud vel. Neste livro encontr ar receitas saborosas e equilibradas, que pode experiment ar a seu gosto. Aprov eite par a questionar os seus hbitos e dedic ar algum t empo a explor ar receitas e formas de comer mais equilibradas. Pense naquilo que mais gost a de comer e experimente preparar os alimentos de f orma mais saudvel. Ver que no difcil equilibrar prazer e sade par a desfrutar duma maior qualidade de vida. Como bem, viva melhor! Na ActiFry family far 1,5 k g de v erdadeiras batatas fritas estaladias com apenas 1 colher de leo. Para atingir com natur alidade o equilbrio sem se constr anger, basta variar os pr azeres e os alimentos de acordo com a sucesso de menus que imaginmos e c alibrmos com cuidado para toda a f amlia: c arne, peixe, legumes e f ruta entram na composio de todas as nossas receitas. Receitas salgadas e doces com um mnimo de gorduras, fceis de preparar e que cozero sozinhas na ActiF ry. Receitas que f aro os mais pequenos descobrir nov os sabores. Receitas sucientemente exticas ou originais para seduzir os adolescentes. Capazes de ref azerem sem choques a aprendizagem do equilbrio aliment ar por toda a famlia. E tudo isso sem os priv ar de batatas fritas! Sem mesmo precisar de f alar nisso, pois a transio ser natural. O equilbrio deve ser duradouro se quisermos evitar o excesso de peso e todos os problemas de sade que lhe esto associados. Quando cozinhar com a sua ActiFry family no dia-a-dia, pense que est tambm a cozinhar para o futuro. vital para a sua sade e par a a da sua famlia.

Nathalie HUTTER LARDEAU Nutricionista

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 21

23/02/10 10:46

O IMPOR TA NT E O EQUILB RI O

20 | 21

Exemplos de menus
Segunda-feira
Dia Punch!

Tera-feira
escolha
Ch verde com jasmim

Almoo com as crianas

Quarta-feira

As receitas dos pratos indicados a verde esto detalhadas neste livro.

Pequeno-almoo

Chocolate quente Baguete, manteiga e mel Kiwi

Caf Tostas de cereais e compota Iogurte aromatizado Compota Copo de sumo de laranja Taa de cereais e leite

Salada

Pepinos com nata

Almoo

Kebab na ActiFry (p.111)


Pur de batata/cenouras Queijo fresco Salada de fruta

Croquetes de peixe-espada com baslico (p.48)


Arroz e brcolos Queijo Camembert Fatia de anans

Salada de alface, tomate e nozes Coxa de frango

As autnticas batatas fritas (p.28)


Queijinhos frescos + cubos de banana

Jantar

Guarnio de legumes italiana (p.132)


Tagliatelli frescas Fiambre Iogurte de fruta

Legumes salteados e cubos de bacon

Tortilhas mexidas na ActiFry (p.83)


Prato de legumes crus
(Alface, cenoura ralada, beterraba, pepino, milho)

Halva com smola (p.55)

Queijo Emmental Fruta da poca

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 22

25/02/10 17:56

equilibrados SEMANA 1
Quinta-feira
Dia de pressa! Jantar com amigos
Capuccino Chicria Po, manteiga Queijo fresco e frutos secos Taa de cereais e leite Queijinho fresco toranja

Sexta-feira

Sbado
escolha
Ch de caramelo Baguete e queijo Emmental Salada de frutos vermelhos

Refeio em famlia
Caf vienense Croissant Queijo fresco com baunilha Smoothie caseiro

Domingo

Taboul

Camares crioula muito picantes (p.79)


Gratinado de curgetes e beringelas com queijo Comt Fruta da poca

Salada de couve roxa e vinagrete de mostarda moda antiga

Salada de tomate, feta e baslico

Coxas de galinha com especiarias (p.72)


Quinoa com cominhos Iogurte natural Pra escalfada Uma fatia de salmo fumado sobre uma tosta de cereais e raspa de limo

Shawarma de frango (p.43)


Smola integral e legumes da poca Pssegos em calda

Mexilhes marinados com tomates cereja e baslico (p.120)


Salada de legumes e vinagrete de vinagre balsmico Pudim de cerejas

Feijo encarnado com molho de tomate (p.51)


Carne de vaca picada Salada de frutos vermelhos e leite-creme

Feijo verde estufado com salva fresca e amndoas (p.131)


Queijo fresco ao natural Quartos de manga

Prensado de legumes ralados, limo e cebolinho (p.135)


1 ovo + pedacinhos de po Queijo fresco e frutos secos
(avels e damascos)

Empadas de camaro ao vapor

Arroz cantons (p.84)


2 queijinhos frescos misturados com lchias

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 23

23/02/10 10:46

O IMPOR TA NT E O EQUILB RI O

22 | 23

Exemplos de menus
Segunda-feira
Dia de reequilbrio

Tera-feira
escolha

Jantar com amigos


Caf

Quarta-feira

As receitas dos pratos indicados a verde esto detalhadas neste livro.

Pequeno-almoo

Caf com leite Po integral, manteiga, mel Compota

Infuso de menta com erva-cidreira Taa de leite, cereais e cubos de banana

Tostas de cereais, compota Queijinhos frescos Copo de sumo de citrinos

Almoo

Cenoura ralada com sumo de limo Lombo de salmo com mostarda moda antiga Queijo fresco

Abacate

Coelho com malagueta de Espelette (p.104)


Polenta e tomates cereja Iogurte natural Fruta da poca

Rabanetes Escalope de vitela com natas leves Pur de abbora menina com noz-moscada Po integral

Damascos com amndoas (p.140)

Ma com banana, lima e coentros, na ActiFry (p.144)

Jantar

Tofu espanhola na ActiFry (p.128)


Salada rcula Queijo Roquefort Salada de fruta

Toranja com camares

Ovo cocotte com salmo fumado

Salteado mediterrnico de legumes (p.123)


Tarte de ma Copo de leite

Batatas com cogumelos (p.35)


Queijo fresco Compota de ma e ruibarbo

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 24

23/02/10 10:46

equilibrados SEMANA 2
Quinta-feira
escolha
Capuccino Pozinho, mel Copo de leite Kiwi

Pequeno-almoo Energia!

Sexta-feira

Noite de festa
Ch com canela

Sbado

Dia de Prazer e Cozinha

Domingo

Ch de baunilha Taa de leite e cereais Compota

Chocolate vienense Brioche Crepes com compota Queijo fresco e pur de fruta, sem acar Salada de fruta

Salada de repolho e ma verde

Prato de legumes crus Beterraba ralada

Tiras de porco (p.67)


Juliana de legumes da poca Queijo Morbier Pudim de baunilha

Strogonoff de vitela (p.64)


Piperade Queijinhos frescos aromatizados

Tajine de borrego com limo cristalizado e azeitonas pretas (p.96)


Smola semi-integral Queijo fresco Fruta da poca

Alface

Petingas fritas com molho trtaro (p.47)


Curgetes salteadas Panna cotta com frutos vermelhos

Risoto de tomates cristalizados e cebola (p.124)


Carpaccio de citrinos

Molho bolonhesa (p.100)


Massa fresca Queijo Emmental ralado Fruta da poca

Tosta mista Salada de legumes da poca

Mas com canela (p.56)

Tzatziki, taram e tostas de po de forma com cereais Tomates cereja, tiras de cenoura e molho de queijo branco Sumo de tomate

Nectarinas com lavanda (p.139)

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART1.indd 25

24/02/10 14:20

O IMPOR TA NT E O EQUILB RI O

24 | 25

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 26

23/02/10 11:18

Receitas fceis para as crianas


Momentos de descobertas

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 27

23/02/10 11:18

[ Protenas: 5,2 g Lpidos: 2,5 g Glcidos: 41,5 g ] [ Sdio: 0,02 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio
As bat atas f azem part e do grupo dos f arinceos que nos f ornecem glcidos complexos e e vitam que tenhamos fome entre as refeies. Devem, por isso, ser integrados em todas as refeies. A cozedur a na ActiFry permite cozinh-las com pouca gordura e leos de boa qualidade.

As autnticas batatas fritas


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 45 min

Pede batatas 1 palitos,tua me que corte asmm, aos como tu gostas: 8x8 10x10 mm ou 13x13 mm. Lava os palitos em gua abundante, escorre-os e seca-os cuidadosamente num pano limpo.

1,5 kg 1

adas as, descasc de batatas e lavad de leo Sal

Coloca as e me rega-as 2 com leo. batatas na ActiFry 45aminutos. Ficam prontas em Temperas com sal. Est pronto. O tempo de cozedura poder variar consoante a variedade da batata e a espessura dos palitos.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 28

23/02/10 11:18

198 kcal

A batata i roz, do tr depois do ar

? cl sabiaos qqureto alimentogmaeisdoumtiilvhaod.o no mundo, ua o

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 29

23/02/10 11:18

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

28 | 29

275 kcal

A amndoa o frutolizada de v Depois de seca uti , inteira, torrada, laminadame, pilada, em pasta, em cre com leite e at mesmo ta. com xarope de orcha amndoas
modas
TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 30

sabias que? da amendoeriiraas. maneiras:

23/02/10 11:18

[ Protenas: 6,7 g Lpidos: 10,2 g Glcidos: 42,8 g ] [ Sdio: 0,02 g ]

Nutrio
Fa r i n c e o s , s i m . M a s tambm um contributo interessante de cidos gordos essencias que contribuem par a o bom funcionamento do sistema nervoso da criana: leo de avel e amndoas.

Batatas fritas com amndoas


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 45 min
Pede que corte as 1 palitos tua1mede lado. Lavabatatas aos de cm os palitos em gua abundante, escorre-os e seca-os cuidadosamente num pano limpo. Numa 2 moda.tacinha, mistura os leos e a amndoa Coloca as batatas e a me 3 uniformemente, asna ActiFrycom leo. rega, batatas 45 minutos e est pronto!

1,5 kg 1 2 3

das tas, descasca de bata as e lavad de leo vel de leo de a modas de amndoas

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 31

23/02/10 11:18

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

Valores nutricionais por dose

30 | 31

[ Protenas: 9,8 g Lpidos: 22 g Glcidos: 55,1 g ] [ Sdio: 0,9 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio
Va r i e o s p r a z e r e s adicionando amendoins e aperitiv os com sabor a bacon s bat atas. A sua f amlia t er assim a sua dose de glcidos complexos, mas t ambm de gulocice. Apenas par a certas ocasies.

Batatas fritas com amendoins e bacon


Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 55 min

que corte as 1 Pede tua1mede lado. Lavabatatas aos palitos os palitos palito de cm

adas as, descasc de batatas 1,5 kg e lavad e de leoodm 2 amend i ns amendoi 0 g de 12 peritivos g de a abor a bacon 120 com s e Sal 10 g d
TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 32

gua em g abundante, escorre-os e seca-os cuidadosamente num pano limpo. Coloca as cuida batatas batat na ActiFry, a me adiciona o leo e pe a cozer durante 45 minutos. Pede a varinha 2 os ape tua me que desfaa comEntretanto, aperitivos com sabor a bacon. o, tritura os amendoins. Depois, mistura tudo. Ao m abre a y 3 e repa dea45 minutos, a mebatatas ActiFry reparte mistura sobre as fritas. 10 Mais 1 minutos de cozedura e est pronto. .

23/02/10 11:18

438 kcal

O amendoim provem de ecundao. os amendoins, depois da f


amendoins e aperitivos com sabor a bacon

a ss sabias que? uma planta anualoqriugeinenrtiearrdooMeuxsicfrutos,


o.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 33

23/02/10 11:19

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

32 | 33

212 kcal

e O reino dos cog s so com mas s umas centena

u? sabias qmeelos composstovpeiosr. 50.000 espcies, t u

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 34

25/02/10 16:41

[ Protenas: 5,3 g Lpidos: 9,1 g Glcidos: 29,7 g ] [ Sdio: 0,03 g ]

Nutrio
Esta receit a f ornece os glcidos complexos das batatas. Estes constituem um dos principais carburantes do organismo e evitam os petiscos entre as refeies.

Batatas com cogumelos


Para 6 pessoas Preparao 5 min Cozedura 47 min
tua me que corte as batatas aos 1 Pede Lava-os, escorre-os e seca-os num pano cubos. limpo. deita na ActiFry 2 A mecebolaoaleo a aquecer 7 minutos. e leva a cozer durante Quando comea a car translcida, junta os cubos das batatas. Deixa cozer 25 a 30 minutos, at estarem quase cozidos. seguida, os cogumelos e deixa 3 Adiciona, emminutos. Rega, depois, com as cozer mais 7 natas e deixa cozer 2 a 3 minutos. A me tempera.

scadas tatas, desca de ba das 900 g e lava ogumelos, g de c os em quartos 200 cortad da la pica s light 1 cebo esca de natas fr etal 200 g de leo veg enta 1 Sal e pim

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 35

25/02/10 12:17

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

Valores nutricionais por dose

34 | 35

[ Protenas: 4,7 g Lpidos: 10,4 g Glcidos: 35,3 g ] [ Sdio: 0,02 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio
Ao contr rio da ideia pr-concebida, a gordur a de ganso ou de pato bastante equilibr ada em t ermos de cidos gordos. Pode, por isso ser ocasionalmente utilizada na cozinha por que d um sabor muito apreciado por toda a famlia. A cozedur a na ActiFry permite cozinhar as bat atas com pouc a gordura.

Batatas Sarladaises
Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 47 min

Pede me as 1 rodelastua cercaque3cortemmbatatas s de de a 4 de espessura.

1,2 kg

a de batatass, e lavad a de Ganso e Gordur 60 g d de pato ou ados de alho pic picada es 5 dent salsa raminho de enta 1 Sal e pim

s descascada

Lava as rodelas de batata, escorre-as e seca-as num pano limpo. A me faz 2 2 minutos derreter a gordura durante rodelas na ActiFry e tu adicionas as de batata. Deixa cozer 35 minutos. Adiciona, depois, o deixa 3 10 minutos. Polvilhaalho e salsa ecozer durante com tempera.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 36

25/02/10 12:18

244 kcal

O alho uma forma de um (ou seja, que tem a Ns comemos a sua raiz, constituda por dentes, e utilizamo-la como condimento.

sabias qupela?ta herbceaa erva) bastante grand n

e.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 37

23/02/10 11:19

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

36 | 37

278 kcal

Nutrio
Esta receita alia os benefcios das batatas novas (vitaminas, minerais e glcidos complexos) e dos c amares (protenas de boa qualidade e pouca gordura) e os efeitos bencos do alho na uidez do sangue. As bat atas novas so mais ric as do que as outras em vit amina C e em minerais como o magnsio, que tem propriedades antistress. Qualidades ainda melhor preservadas quando no so desc ascadas. E sta receita permit e s crian as apreciar os c amares graas presena das batatas.

im um f o legume, amoansgasdo, tomateruetre.ja, c sabias que? O tomate no eurmedondo ou l H vrias variedades: tomat rao de boi. em cacho ou com nervuras, co

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 38

23/02/10 11:19

[ Protenas: 11,5 g Lpidos: 7,8 g Glcidos: 45,2 g ] [ Sdio: 0,4 g ]

Batatas novas
Para 6 pessoas Preparao 25 min Cozedura 45 min

alho por descascar, tomates cristalizados e camares


novas de batatas lho 1 kg es de a 0 dent scascar 2 por de de azeite stalizados 3 ates cri 20 tom s mares cru 20 ca scados desca cada de salsa pi s de or 2 s pitada 2 boa de sal
TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 39

Lava as batatas 1 cuidadosamente.sem as descascar e seca-as Pede tua me que 2 coloca as batatas e odeite o leo na ActiFry, alho. Deixa cozer durante 35 min. Adiciona os camares, 3 e a or dedepoisdeixa cozer 10os tomates sal e minutos. Adiciona a salsa no m.

23/02/10 11:19

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

Valores nutricionais por dose

38 | 39

[ Protenas: 36,6 g Lpidos: 16,3 g Glcidos: 31,3 g ] [ Sdio: 0,4 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio
Aliana perf eita de protenas de boa qualidade (vitela) para a constituio dos msculos, de cidos gordos equilibr ados (colza e vit ela) par a o bom f uncionamento cardiovascular e de glcidos complexos (farinha, po ralado) para a saciedade, esta receit a ser idealmente acompanhada por espinafres ou salada.

Escalopes panados
e vitela em calopes 2d0 a 30 g, de es os de 750 g peda e colza de leolhdr de cada vez) 3x1 (1 co e do po rala 0 g de 15 e farinha 00 g d 1 batidos es 6 ovos 2 lim Sumo de enta Sal e pim

Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 15 min

Comea por passar os escalopes 1 depois pelo ovo e nalmente pelopela farinha, po ralado. Recomea as mesmas etapas uma segunda vez e pede tua me que os guarde no frigorco durante hora. A me pe a aquecer uma colher de leo 2 colza na ActiFry e coloca metade da carnede para cozer de 10 a 15 minutos.

3 Continuar at toda a carne estar cozinhada.


Conselho: Para o panado, adiciona um pouco de gua aos ovos batidos.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 40

23/02/10 11:19

427 kcal

O po ralado pa ar para ounpolvilhar um gratinado. Na cozinha serve ho engrossar um mol


1/ farinha 2/ ovos batidos

s sabias cqouseti?udo de paolimeecnotoes,esmagado. n t

3/ po ralado

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 41

23/02/10 11:19

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

40 | 41

245 kcal

deixou envelhecer A palavra vinagre v nho que se vi inagre feitnoa decido. Ov e que se tor
Marinada
TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 42 23/02/10 11:19

sabias que?em de vinho acre.

[ Protenas: 27,3 g Lpidos: 12,1 g Glcidos: 5,4 g ] [ Sdio: 0,1 g ]

Nutrio
Esta receit a f ornece protenas de boa qualidade para o f uncionamento muscular, ao mesmo tempo que os seus f ilhos descobrem novos sabores.

Shawarma de frango
Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 10-15 min

ngo peito de fram p de 750 g se de cominhoias 1 de espeecliahranout 1 Raz lho dentes edneteapicados 3 nam ente bolas nam 2 ce picadas de vinagre etal 2 de leo veg enta 2 Sal e pim
TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 43

1 Pede tua me que corte o frango em tiras. todos os e coloca-os no 2 Misturaco duranteingredientesque quem bem frigor 12 h, para
marinados. frango marinado na ActiFry e deixa 3 Coloca o a 15 min. Tempera ao teu gosto. cozer 10

23/02/10 11:19

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

Valores nutricionais por dose

42 | 43

[ Protenas: 43,9 g Lpidos: 16,6 g Glcidos: 18 g ] [ Sdio: 0,3 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio

Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 20 min

Almndegas de carne fritas

A cozedur a na ActiF ry permite fazer saborosas almndegas de c arne cozinhadas sem adio de gordur a. A utilizao do queijo complet a muito bem os contributos clcicos dirios. E ste particularment e importante para a solidez ssea e para o crescimento das crianas.

ada e carnea pdiec 60% de vitela d r 900 g (mistu 0% de porco) com 4 s de cominho omt 2 ueijo C de po g de q 150 iolo fatias de m o gordo 3 eite mei cl de l 15 cada 2 ovos de salsa, pi inho 1 ram e farinha olza 00 g d 1 c de leo de enta 1 Sal e pim
TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 44

Pede tua me 1 carnepicada, osque mistureanuma tigela a cominhos, salsa, os ovos, as fatias de miolo de po embebidas no leite, o sal e a pimenta. Ajuda a me com 2 cerca detua g e a a fazer almndegas de 30 incorporar pedaos queijo Comt no meio de cada almndega. preciso fechar muito bem a almndega para que o Comt no se escape durante a cozedura. Passa, as almndegas pela farinha e 3 deixa adepois,durante 20 minutos na ActiFry, cozer com o leo.

23/02/10 11:19

407 kcal

O po feito com do arte mole O miolo a p

sabias qufea?inha, gua, psalo.e fermento. r

Queijo Comt
TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 45

farinha

23/02/10 11:19

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

44 | 45

438 kcal

Nutrio
O peixe um alimento com um ele vado v alor nutricional pela qualidade das suas prot enas e dos seus cidos gordos e ainda pelo seu teor em iodo. Esta receita ir ajudar os seus lhos a apreci-lo.

que? H 3 tipos dehipdiamseqnutan: doe asienrdeatirnouo aestcaoscm.aduras. a sabias s col aduras a qu casca, fermentadaa e depois secas. s aa ppiimeennttaa bverradnec,ab,abgaagas m as com a m a pimenta preta, bagas madur
farinha molho trtaro
23/02/10 11:19

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 46

[ Protenas: 31 g Lpidos: 23,3 g Glcidos: 24,5 g ] [ Sdio: 0,3 g ]

Petingas fritas : gas 900 g de petin nha 150 g de fari de leo 4 Sal, pimenta Molho trtaro : s frescas light 300 g de nata conserva 6 pepinos de namente picados de alcaparrasadas 4 namente pic Sumo de 2 limes 2 chalotas namente picadas de salsa picada 2 Sal e pimenta

Petingas fritas

com molho trtaro


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 10-15 min consoante o tamanho do peixe

1 Prepara o molho trtaro: mistura todos os ingredientes e tempera. passe 2 Pede tua me que lave, seque,Coloca por farinha e tempere os peixinhos. os
peixes na ActiFry, deita o leo e deixa cozer durante 10 a 15 minutos at que quem dourados e estaladios. papel 3 A tua me tira-os e seca-os emmolho trtaro. absorvente. A saborear com o

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 47

23/02/10 11:20

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

Valores nutricionais por dose

46 | 47

[ Protenas: 26,5 g Lpidos: 13,7 g Glcidos: 28 g ] [ Sdio: 0,3 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio

Croquetes de peixe-espada com baslico


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 12 min

Um prato extremamente saboroso, que combina as protenas do peixe com as dos ov os. Uma mistur a de sabores apreciados por midos e grados.

Pede tua misture o peixe, metade 1 do azeite, ome queforma previamente po de amolecido nas natas e os temperos.

600 g

s ada de peixea-deope desado cozinh o de forma as de p 3 fati ght de natas li o de l 150 m de ram o 1 gran o, cortado n lic bas inteiros 2 ovos farinha 0 g de 15 de azeite enta 1 Sal e pim

Adiciona o baslico faz croquetes com cerca 2 de 30 g cada, com ae ajuda de um saco de pasteleiro em plstico. Passa dos croquetes pela farinha 3 a mecada um a cozer na ActiFry, em leo e pe-nos quente, durante cerca de 12 minutos.

Conselho: Faz croquetes pequenos bem


compactos e no cozinhes demasiados de cada vez.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 48

25/02/10 12:18

349 kcal

A nata a gordur tas eram Originalmente, as na

? sabias quea do leite.

especialidade francesa. um a

farinha
TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 49 23/02/10 11:20

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

48 | 49

158 kcal

nt a AmricaaCleanra.l e do Sul. abias quteo?e uma ploanftrautdoa, o gro e p t s O feijo o frujod designa A palavra fei

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 50

23/02/10 11:20

[ Protenas: 6,4 g Lpidos: 4,5 g Glcidos: 24,4 g ] [ Sdio: 0,4 g ]

Nutrio
Os legumes secos, como o f eijo enc arnado, so uma fonte muito ric a de protenas v egetais que, embora menos complet as em cidos aminados do que as prot enas animais, so indispensveis nossa alimentao. E ste pr ato ser ideal ao jantar para as crianas.

Feijo encarnado com molho de tomate


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 25 min

1 Pede tua me que ponha o leo a aquecer e deite a cebola e o alho e deixe cozer durante
arnado e feijo enc d a 600 g de lat las picadas ate 2 cebo e tom de polpa d lho picados 200 g es de a umes 2 dent e leg de caldo d etal 15 cl de leo veg enta 2 Sal e pim
5 minutos. o feijo encarnado 2 Adicionade tomate e o caldo.escorrido, a polpa 3 A me tempera e deixa cozer durante 20 minutos.

Opo: Se adicionares carne picada no


incio da cozedura, ters um chili.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 51

25/02/10 16:45

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

Valores nutricionais por dose

50 | 51

[ Protenas: 9,1 g Lpidos: 9,4 g Glcidos: 43 g ] [ Sdio: 0,05 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio

Curgetes com molho de iogurte


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 9 min

As curget es t m pouc as calorias e f ornecem vitaminas, miner ais e fibras. aqui complet ado pelo contributo em c lcio do iogurt e. No hesit e em acompanhar com farinceos.

1,2 kg

e , de curgotsesde 2 cm em cub de farinha girassol 250 g de leo de 4 urte: olho de iog gurte natural 0%% M de io queijo fresco 0 200 g ou de e alho de dentess d 4 picado e endro inhos d 2 ram picado enta Sal e pim

Passa os de curgete pela farinha 1 o excessocubos umas pancadinhas. e retira com Pede tua me que aquecer 2 na ActiFry durante 2 ponha o leo a junte, minutos e que depois, os cubos de curgete temperados. Cozer 7 minutos. Prepara o o 3 ao iogurtemolho adicionando o alho e o endro e mistura bem. A me tempera com sal e pimenta.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 52

25/02/10 12:18

286 kcal

A curgete uma a das abbor Pertence mesma famlia

sabias aquboer?colhida muitso-mneonvinaa, sm. uito antes da maturidade. b a

molho de iogurte

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 53

23/02/10 11:20

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

52 | 53

258 kcal

A smola uma espcie d a ol olos measssms alimentares. b utilizada para fazer ricar Serve para fab

sabias qude?arinha granulosaa, sfoapbariceacduascauzp.artir de gros de trigo duro. ef

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 54

23/02/10 11:20

[ Protenas: 8,5 g Lpidos: 8,7 g Glcidos: 36,6 g ] [ Sdio: 0,02 g ]

Nutrio
Esta sobremesa uma gulocice, que lhe permit e completar os benef cios dos glcidos complexos e do c lcio. Mais ainda, as amndoas cont m antioxidantes e cidos gordos essenciais.

Halva com smola

Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 12 min


azeite, gua e as 1 Mistura a smola,otua meaque ponha o amndoas. Pede

e smola brancas 50 g d 2 mndoas g de a cadas 50 descas de azeite a 1 de manteig ara 1 (p de guia car a smola) 1 humid acar 5 g de 1 ite magro nte l de le l de gua que 25 c + 10 c de baunilha

preparado a cozer na ActiFry durante 5 minutos. o acar gua quente 2 Mistura a baunilhaoeleite. Deitana preparado e adiciona depois o sobre a mistura de smola com amndoas. Deixa cozer 7 minutos. No cozedura, 3 deitenal dauma tigela,pede tua me que para cobrindo-a com um pano durante 10 minutos para que a smola acabe de cozer.

Conselho: Polvilha com acar antes de


servir.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 55

23/02/10 11:20

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

Valores nutricionais por dose

54 | 55

[ Protenas: 0,7 g Lpidos: 4,4 g Glcidos: 32,7 g ] [ Sdio: 0 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio
Uma ideia saud vel e gulosa par a t erminar uma ref eio, com esta sobremesa que corresponde a duas pores de f uta. O principal r interesse das mas reside no seu t eor em pectina, uma bra que fornece uma boa saciedade.

Mas com canela


das olden, lava s G 6 ma ascadas e desc secos, damasconshos de daci 100 g aos pe af er de c 1 colh ela em p de can em p de acar girassol 2 de leo de
2

Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 25 min


Pede que corte as mas 1 quartos,tua mecaroos e coloque naem tire os ActiFry com o leo. Cozer durante 20 minutos. Adiciona os damascos e deixa cozer 2 5 minutos, at que as mas quemmais tenras. Mistura o acar com canela 3 acompanhar as masaquentes.para

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 56

25/02/10 12:19

159 kcal

s? ditado ingluma vida sadia." Conheces o


Uma ma por dia, d

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART2-enfance.indd 57

23/02/10 11:20

R EC EITA S FC EIS PA R A A S C R IA N A S

56 | 57

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 58

23/02/10 11:55

Receitas divertidas para os jovens


poca de condncias e de experincias

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 59

23/02/10 11:55

[ Protenas: 5,2 g Lpidos: 6,8 g Glcidos: 41,5 g ] [ Sdio: 0,02 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio

Batatas fritas com caril


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 45 min
cuidadosamente.

Batatas fritas com menos gordura, mas com mais sabor. Uma boa maneir de a convencer os adolescent es a adoptar a ActiFry.

batatas lado. 1 Corte asem guaem palitos de 1 cm deseque Lave-os abundante, escorra e

cascadas tatas, des de ba 1,5 kg e lavadas de leo 1 ssamo e leo de d 2 de caril


2

2 Numa taa misture o leo, o leo de ssamo e o caril. 3 Coloque as batatas na ActiFry e regue-as uniformemente com esta mistura.
Deixe cozer 45 minutos.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 60

23/02/10 11:56

236 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 61

23/02/10 11:56

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VE NS

60 | 61

199 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 62

23/02/10 11:56

[ Protenas: 5,3 g Lpidos: 2,5 g Glcidos: 41,5 g ] [ Sdio: 0,04 g ]

Nutrio
Chega de petisc ar! Como saciar o apetit e dos adolescentes com um sabor irresistvel.

Batatas fritas Tex-Mex


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 55 min
as batatas em palitos com 1 cm de 1 Cortelave-os em gua abundante, escorra e lado, seque cuidadosamente. o leo p Tex-Mex. 2 Numa tacinha misture ActiFryeeoregue-as Coloque as batatas na uniformemente com esta mistura. Deixe cozer 45 minutos. tempere com sal e deite o 3 Abra a ActiFry, as batatas fritas, prolongando, Tabasco sobre depois, a cozedura, durante 10 minutos.

, lavadas de batatas das 1,5 kg e descasca de leo 1 x de tex me 2 de Tabasco 2 Sal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 63

23/02/10 11:56

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VE NS

Valores nutricionais por dose

62 | 63

[ Protenas: 44,9 g Lpidos: 19 g Glcidos: 9,2 g ] [ Sdio: 0,02 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio

Strogonoff de vitela
tenra ne de vaca de car 900 g getal de leo ve 2 cortada de cebola 300 g s rodelas a de papric 2 t natas ligh 0 g de 15 enta Sal e pim

A carne de v aca ric a em ferro e em vit amina B12 antianmica.

Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 13 min


Corte a carne 1 a paprica. de vaca s tiras e misture-a com Aquea o leo 2 cozer durante 4vegetal e ponha a cebola a de minutos. Adicione a carne vaca e deixe cozer 7 minutos. Adicione natas, 3 tempere eassirva. deixe cozer 2 minutos,

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 64

23/02/10 11:56

394 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 65

23/02/10 11:56

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VE NS

64 | 65

225 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 66

23/02/10 11:57

[ Protenas: 32,3 g Lpidos: 8,4 g Glcidos: 3,2 g ] [ Sdio: 0,6 g ]

Nutrio
Ao contrrio das ideias prconcebidas, se soubermos escolher a pe a cert a, a carne de porco no muito gorda. Mais ainda, os seus cidos gordos so bem equilibrados.

Tiras de porco
Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 25 min
marinar a carne de porco durante 1 Deixecom o molho de ostras, o molho deuma hora, soja, o leo e o acar.

porco, e lombo de tiras d 900 g cortado em e ostras de molho d 4 e soja de molho d 3 de acar ozinhar 1 leo para c de
1

2 Coloque a carne de porco na ActiFry, com a sua marinada. Deixe cozer 25 minutos.
Conselho: Servir com arroz cantons.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 67

25/02/10 12:15

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VE NS

Valores nutricionais por dose

66 | 67

[ Protenas: 28,3g Lpidos: 19,4 g Glcidos: 12 g ] [ Sdio: 0,4 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio

Croquetes de vitela com natas


Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 12 min

A vitela uma carne magra que f ornece prot enas de boa qualidade, bem como vit amina B12 que t em propriedades antianmicas. Croquet es ideais para toda a f amlia: os croquet es so muito apreciados pelas crianas e pelos adolescentes devido sua forma.

picada de vitela 600 g light de natas de forma 150 g as de po 4 fati da salsa pica 0 g de 6 ralado parmeso e 60 g d inteiros 2 ovos de azeite x1 3 enta Sal e pim

o po de 1 Misture, numa tigela, a vitela enas natas. forma amolecido previamente em seguida os e 2 Adicione tempere. Moldeovos, o parmesocerca a salsa e croquetes com de 25 a 30 g cada. uma colher de leo e 3 Na ActiFry, aqueasem os sobrepor, durante coza os croquetes, 8 minutos. Adicione, depois, das natas restantes e prolongue a cozedura mais 4 minutos. Tempere.

Conselho: No colocar demasiados de


cada vez. Cozinhe poucos croquetes de cada vez.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 68

25/02/10 17:58

340 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 69

23/02/10 11:57

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VE NS

68 | 69

365 kcal

Nutrio
A c arne de peru composta por uma gr ande quantidade de prot enas de qualidade e t em a vantagem de apresent ar um baixo teor em gorduras, cujos cidos gordos, na maioria do tipo mono e polinsaturado, contribuem para o bom f ncionamento u cardiovascular. Os pimentos so gr andes fornecedores de vitaminas, sobretudo de vitamina C.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 70

23/02/10 11:57

[ Protenas: 35,9 g Lpidos: 11,4 g Glcidos: 25,3 g ] [ Sdio: 0,1 g ]

Tiras de peru
com trs pimentos
e peru, e peito d cm por 3 cm) d 1 900 g s tiras ( sementes entos sem , 2 verdes, 6 pim lhos (2 verme s) lo 2 amare las mente 2 cebo grosseira picadas cados de alho pi es 4 dent de azeite 3 o branco o de Port 1 cop e cidra vinagre d de 1 de gua 10 cl enta Sal e pim
Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 35 min

1 Coza na ActiFry durante 15 minutos os cm pimentos cortados em losangos com 2


de lado, a cebola e o leo.

2 Adicione o alho e deixe cozer 5 minutos. Tempere. tiras de peru, o 3 Adicione asvinagre de cidra Porto branco, a gua e o e deixe cozer
cerca de 15 minutos.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 71

23/02/10 12:05

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VE NS

Valores nutricionais por dose

70 | 71

[ Protenas: 46,4 g Lpidos: 12,7 g Glcidos: 0 g ] [ Sdio: 0,2 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio

Coxas de galinha com especiarias


Para 6 pessoas Preparao 5 min Cozedura 25 min

As coxas de galinha, consumidas sem a pele, fornecem protenas de boa qualidade e pouca gordura. So muito apreciadas num almoo entre amigos.

Numa tigela, tempere coxas de 1 com o vinagre, o sal e oasTabasco. galinha Deixe marinar uma noite.

e galinha de coxas d 900 g sem pele e vinho vinagre d de 2 de Tabasco de azeite 3 Sal

Ponha o ActiFry e adicione 2 as coxas,leo aaaquecer na Deixe cozer com marinada. 25 minutos.

Temperos diferentes:
Com a mesma receita, pode substituir o vinagre e o Tabasco por mostarda de Dijon. Substitua o vinagre e o Tabasco por cominhos e leo de ssamo. Adicione sementes de ssamo 5 minutos antes do m da cozedura.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 72

23/02/10 12:05

312 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 73

23/02/10 11:58

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VE NS

72 | 73

226 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 74

23/02/10 11:58

[ Protenas: 20,1 g Lpidos: 12,2 g Glcidos: 5,8 g ] [ Sdio: 0,2 g ]

Nutrio
Uma boa maneir a de redescobrir os cogumelos, um legume nico pelo seu contributo em prot enas, vitaminas e minerais e pelo seu sabor original.

Frango com cogumelos


e estrago
Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 12 min
Faa aquecer o leo na ActiFry 1 pedaos de frango temperados.e coloque os Deixe cozer 3 minutos, adicione as chalotas e os cogumelos e prossiga a cozedura durante 4 minutos. Adicione o para lhe 2 acrescentarvinho branco e reduza-o,minutos e as natas. Deixe cozer 5 adicione o estrago. Rectique o tempero.

rango, sem eitos de f ados aos cubos 3 p t pele e cor , cogumelos 5 g de dos finos 17 corta adas finas lotas cort e cha 75 g d ranco de vinho b light 10 cl frescas de natas 20 cl de leo rago 2 hos de est n 2 rami ado desfolh enta Sal e pim

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 75

25/02/10 12:15

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VE NS

Valores nutricionais por dose

74 | 75

[ Protenas: 20,7g Lpidos: 8,4 g Glcidos: 1,5 g ] [ Sdio: 0 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio
A escolha da c arne de frango, consumida sem pele e a cozedura na ActiFry permitem que est a receita seja simult aneamente pobre em gordura e rica em protenas de boa qualidade, teis ao f uncionamento muscular. A utilizao do alho d-lhe um pequeno extra: propriedades digestivas que pode reforar se acompanhar o prato com uma mistura de legumes e cereais integrais.

Coxas de frango com alho


Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 35 min

rango, ernas de f de p 900 g sem pele cados de alho pi es 4 dent de leo 3 enta Sal e pim

ActiFry com 1 Coloque as coxas de frango na30 minutos. o leo e deixe cozinhar durante cozer por 2 Adicione o alho picado e deixepimenta. mais 5 minutos. Tempere com sal e

Conselho: Sirva com batatas com


tomilho.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 76

23/02/10 11:58

168 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 77

23/02/10 11:58

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VE NS

76 | 77

239 kcal

Nutrio
So numerosos os benefcios nutricionais dos camares. So pobres em gordur a e ricos em protenas de boa qualidade, indispensveis ao bom funcionamento muscular. Mais ainda, so ricos em v i ta m i n a s , s o b r e t u d o B12, que contribui par a a f ormao de glbulos ve r m e l h o s , e B 3 , q u e liberta a energia par a as clulas do organismo. Contm, igualmente, zinco, reconhecido pel a su a aco antioxidante.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 78

23/02/10 11:59

[ Protenas: 30,5 g Lpidos: 5,8 g Glcidos: 16,5 g ] [ Sdio: 0,3 g ]

Camares crioula muito picantes


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 23 min

randes, amares g escascados 24 c d cozidos e tiras ortadas s las c 2 cebo erdes, imentos v tiras 2 p s cortados picados es de alho 8 dent de caju 3 e tomate e polpa d d 30 cl de leo 2 enta Sal e pim

Coloque o 1 2 minutos.leo a aquecer na ActiFry, durante Adicione a cebola, os pimentos e o alho. Deixe cozer durante 6 minutos. Adicione os camares 2 e prossigaasaespeciarias de caju5eminutos. cozedura durante Conclua adicionando a polpa de 3 deixe cozer durante 10 minutos etomate, a tempere gosto.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 79

25/02/10 16:51

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VE NS

Valores nutricionais por dose

78 | 79

[ Protenas: 32,3g Lpidos: 10,8 g Glcidos: 21,2 g ] [ Sdio: 0,3 g ]

Valores nutricionais por dose

Camares Romana
Para 6 pessoas Preparao 30 min Cozedura 20 min
Coloque os camares e rodelas de cebola 1 na ActiFry. Deite o leo asdeixe cozer durante e 5 minutos. Adicione 2 baslico eoastomate modo, as folhas decozer ervilhas.Tempere e deixe 15 minutos. Rectique o tempero.

cozidos, camares de s 800 g descascado elados, tomates p tes e modos 8 sem semen (em lata) as las cortad 2 cebo s rodelas picado e baslico has d 20 fol de azeite 4 rvilhas g de e 400 enta Sal e pim

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 80

23/02/10 11:59

310 kcal

Nutrio
Esta receit a f ornece protenas de excelent e qualidade gr aas aos camares, par a alm da vantagem de cont erem pouca gordura. A cozedur a na ActiF ry permit e aproveitar as qualidades gustativas dos c amares e do baslico, adicionando pouca gordur a. Mais ainda, o tomat e f ornece licopeno, com propriedades antioxidantes, e as ervilhas glcidos complexos, par a uma boa saciedade.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 81

23/02/10 11:59

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VE NS

80 | 81

216 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 82

23/02/10 11:59

[ Protenas: 11,2 g Lpidos: 9,3 g Glcidos: 23,5 g ] [ Sdio: 0,1 g ]

Nutrio
Os ov os so alimentos com propriedades nutricionais interessantes: protenas de boa qualidade, indispensveis ao f uncionamento muscular, vitaminas A e E, zinco com propriedades antioxidantes e vitamina D para f ixar o c lcio nos ossos. As batatas fornecem glcidos complexos, excelentes par a a saciedade.

Tortilhas mexidas
na ActiFry
20 minutos.

Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 34 min


batatas aos 1 Corte asDeite o azeitecubos. Coloque-as na ActiFry. e deixe cozer durante

escascada batatas, d 4 e lavadas la 1 cebo 8 ovos de azeite 1 enta Sal e pim

2 Adicione a cebola e deixe cozer mais 10 minutos. ovos batidos 3 Adicione osTempere. e deixe cozer 4 minutos.
Sirva as tortilhas mexidas num prato.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 83

23/02/10 11:59

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VE NS

Valores nutricionais por dose

82 | 83

[ Protenas: 20,7g Lpidos: 10 g Glcidos: 54,5 g ] [ Sdio: 0,3 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio
Com a ActiFry, pode preparar fa c i l m e n t e u m a r r o z cantons perf eitamente equilibrado. E sta receit a fornece, de facto, protenas de boa qualidade e glcidos complexos. No hesit e em acompanh-lo com uma salada de alface temperada com leo de noz.

Arroz cantons
Para 6 pessoas Preparao 35 min Cozedura 20 min

chinesas, salsichas aos cubos 3 cortadas ozidos, amares c 18 c s descascado e sopa colheres das 5 de ervilh cozido de arroz 1 kg batidos 3 ovos cadas cebolas pi 2 soja de leo de 1 de gua 2 enta Sal e pim
TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 84

Coloque na 1 e faa-a suarActiFry a cebola com o leo durante 5 minutos. Adicione deixe cozer 2 durante 5os cubos de salsichas eervilhas, minutos. Adicione as os ovos e os camares. Prossiga a cozedura durante mais 5 minutos. Adicione Coloque um pouco e 3 gua fria oe arroz cozido.mais 5 a 10 minutos.de deixe cozer Rectique o tempero e sirva.

25/02/10 16:53

398 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 85

25/02/10 16:54

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VE NS

84 | 85

284 kcal

Conselho: Poder substituir


o creme de cacau por cacau amargo em p ou por creme de chocolate de barrar

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 86

25/02/10 18:24

[ Protenas: 6,4 g Lpidos: 6,5 g Glcidos: 31,4 g ] [ Sdio: 0,01 g ]

Nutrio
A folha de brick cont m muito pouca gordura, um ingrediente excelente para fazer sobremesas folhadas leves. O creme de c acau contm uma quantidade interessante de avonides com propriedades antioxidantes.

Crepes miniatura de banana

com creme de cacau, na ActiFry


Para 6 pessoas Preparao 30 min Cozedura 10 min

bananas, iado maduras no demas e cacau e creme d 30 g d k as de bric 9 folh batidos 2 ovos Molho: o eite magr cl de l 10 te 70% de chocola g
4 100

s rodelas cm de 1 Corte as bananasas folhas decom 1em 4. espessura. Corte brick 2 Coloque um pouco de creme de cacau no centro da folha, coloque uma rodela de banana. Feche, baixando os dois lados opostos e depois os outros dois, e pincele com o ovo batido. Coloque os crepes na ActiFry, com o lado da emenda para baixo, e coza 10 minutos. aquea o leite e incorpore o 3 Enquanto cozem,para homogeneizar o molho. chocolate. Mexa

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 87

25/02/10 12:16

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VE NS

Valores nutricionais por dose

86 | 87

[ Protenas: 2,3 g Lpidos: 8,8 g Glcidos: 38,6 g ] [ Sdio: 0 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio

Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 30 min

Mas Golden, avels e pipocas


Coza 25 minutos.

Esta sobremesa base de mas e avels uma fonte interessante de glcidos complexos e de cidos gordos essenciais.

Descasque as 1 para lhes tirar mas e corte-as aos quartos as sementes, cortando-as depois em cubos de 1 cm de lado.

s Golden 6 ma e pipocas 30 g d nteiras, e avels i 45 g d casca sem quido aramelo l de c

Coloque 2 carameloas mas na ActiFry e deite o uniformemente sobre elas. Adicione as avels e as pipocas 3 a cozedura mais 5 minutos. e prolongue

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 88

23/02/10 12:00

226 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART3-ados.indd 89

23/02/10 12:00

R EC EITA S D IVER T IDA S PA R A OS JO VE NS

88 | 89

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 90

23/02/10 11:23

Receitas para toda a famlia


Partilha e prazer

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 91

23/02/10 11:23

[ Protenas: 5,3 g Lpidos: 6,5 g Glcidos: 66,4 g ] [ Sdio: 0,03 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio
Menos gordura, mas mais cor e mais sabor. A prov de a que o equilbrio aliment ar tem bom gosto!

Batatas fritas com paprica


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 45 min
Corte as batatas lado. 1 Lave-os em guaem palitos de 1 cm deseque abundante, escorra e cuidadosamente. cuida Num taa, Numa 2 e a paprica. misture o leo, o leo de avel p Coloq as batatas na ActiFry deite Coloque 3 mistura, uniformemente, sobreeelas. a mistu Deixe cozer 35 minutos.

as, e batat lavadas ,5 kg d escascadas e 1 d de leo 1 de avel de leo 2 rica de pap 2

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 92

25/02/10 16:57

256 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 93

23/02/10 11:23

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

92 | 93

457 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 94

23/02/10 11:23

[ Protenas: 37,2 g Lpidos: 30,3 g Glcidos: 6,3 g ] [ Sdio: 0,1 g ]

Nutrio
Os lpidos do borrego, adicionados aos do leo de a vel, so maioritariamente cidos gordos que f avorecem o bom f uncionamento do sistema c ardiovascular. A riqueza dest e pr ato em lpidos torna-o numa receita a reserv ar par a ocasies especiais.

Borrego
com avels
Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 20 min
Coloque o borrego 1 coza 7 minutos. na ActiFry, deite o leo e Tempere pimenta e adicione 2 de gua ecom sal ede vinho branco. o copo o copo Deixe cozer 13 minutos. Adicione 3 peladas. as avels, previamente torradas e

(quarto borrego u sela) de 900 g dianteiro o melas em la cortado por 1 cm de 3 cm de avel de leo orradas 2 avels t de 150 g gua co copo de 1 ho bran o de vin 1 cop seco enta Sal e pim Molho: s s 2 ovo 6 lime umo de S

Molho de limo:
Bata os 1 batendo.ovos e incorpore o sumo dos limes, Adicione um pouco do suco 2 batendo energicamente. de cozedura,

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 95

23/02/10 11:23

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

Valores nutricionais por dose

94 | 95

[ Protenas: 32 g Lpidos: 14,1 g Glcidos: 16,2 g ] [ Sdio: 0,2 g ]

Valores nutricionais por dose

teiro de to dian o aos de quar d 900 g borrego, corta de 30 g a e cerc cubos d ado ibre pic de geng tas 30 g nas pre e azeito o, 60 g d em caro s Para 6 pessoas Preparao 25 min Cozedura 30 min ao meio rtadas co dos a cristaliz Pique namente as raspas dos limes depois limes 3 picados de alho de lhes retirar a polpa. Dissolva a fcula de tes tros 3 den milho e o aafro em 15 cl de gua e vinho. de coen inho 1 ram dos Coloque o leo, o gengibre, o alho e a cebola pica picada e salsa ho d na ActiFry, coza 5 minutos. Adicione a carne e in 1 ram em p prolongue a cozedura mais 10 minutos. ibre de geng em o 2 e aafr Adicione o resto dos ingredientes e deixe doses d u em p 4 cozer mais 10 a 15 minutos, ao seu gosto. ta o plan Tempere. e milho la d de fcu co 2 ho bran l de vin Conselho: Polvilhe com as ervas 15 c e de azeit aromticas quando servir. 2 enta Sal e pim

Tajine de borrego
1 2 3

com limo cristalizado e azeitonas pretas

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 96

23/02/10 11:23

343 kcal

Nutrio
import ante sublinhar que o borrego, apesar de fazer parte das c arnes gordas, t em v antagens sob o ponto de vist a nutricional: cidos gordos mega 9 que contribuem para reequilibr ar o perf il lipdico, ferro, zinco, fsforo e vit aminas do grupo B. por isso, par a aproveitar estas v antagens, que lhe aconselhamos que escolha p a ra e s t a r e c e i t a u m pedao magro, como o quarto dianteiro a que retir a a gordura. Acompanhado de legumes cozidos ao vapor, est e pr ato muito perfumado pode int egrarse perf eitamente numa alimentao equilibrada.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 97

23/02/10 11:23

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

96 | 97

338 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 98

23/02/10 11:23

[ Protenas: 31,9 g Lpidos: 12,2 g Glcidos: 26 g ] [ Sdio: 0,8 g ]

Nutrio
Esta receit a alia perfeitamente as protenas animais da c arne de v aca e as prot enas vegetais do feijo enc arnado; est as ltimas so necessrias ao bom f uncionamento muscular. E ste pr ato fornece tambm bras para uma boa digesto e ainda o licopeno com propriedades antioxidantes juntamente com os tomates.

Carne de vaca com feijo


Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 14 min
a gordura carne em tiras 1 RetireColoque o azeite e e corte-a na ActiFry nas. a cebola e coza 5 minutos. Adicione a carne e continue a cozedura mais 5 minutos. seu 2 Adicione oetomate eeocoza suco, o caldo, o tomilho o feijo durante 4 minutos. Tempere com pimenta preta.

gro bife ma 0 g de 75 e de azeit , picada 1 grande ola 1 ceb te e toma ) 00 g d m cubos (lata 6 e rne o de ca de cald 30 cl em or tomilho de carnado 1 feijo en o e escorrido de 600 g (lata), lavad enta Sal e pim

Conselho: Sirva com tortilhas ou nachos.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 99

25/02/10 16:59

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

Valores nutricionais por dose

98 | 99

[ Protenas: 21,6 g Lpidos: 12 g Glcidos: 6,5 g ] [ Sdio: 0,3 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio
Acompanhado de massas, arroz ou polent a, est e molho rico em prot enas e em legumes constitui um pr ato completo, equilibrado do ponto de vista nutricional, que pode ser complet ado por um lacticnio e uma pe a de fruta.

Molho bolonhesa
Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 50 min

Aque o azeite Aquea e ponha 1 a cozer durante 5na ActiFry Adicioneaacebola minutos. carne coz

a ca picad ne de vara) de car 600 g (5% de gordu picada cebola 1 o tinto de vinh do 10 cl ate pela de tom 450 g e de azeit 3 enta Sal e pim

picada, tempere e deixe cozer 10 minutos. picad Regu com o vinho tinto prossiga Regue 2 cozedura durante mais 5 eminutos. a cozed Adici Adicione o tomate pelado, 3 cozer durante 30 minutos. misture e deixe

Conselho: Sirva com macarro.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 100

23/02/10 11:23

226 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 101

23/02/10 11:24

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

100 | 101

337 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 102

23/02/10 11:24

[ Protenas: 30,9 g Lpidos: 16,4 g Glcidos: 8 g ] [ Sdio: 0,07 g ]

Nutrio
O coelho uma c arne particularmente interessante do ponto de vista nutricional: pobre em gordur a, f ornece ferro e vit amina B12, antianmicamas tambm protenas teis para o bom funcionamento muscular.

Coelho com limo e tomilho


Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 25 min

de lombo em 0 g de elho, cortado 90 co hos pedacin e de azeit s, 4 grande cebolas s s rodelas 2 cortada nas es e 4 lim o Sumo d o branc de vinh os 2 cop eco s gua copo de 1 lsa o de sa raminh ho 1 e tomil inhos d 2 ram o a fresc a branc piment Sal e

1 Coza a cebola com 2 colheres de azeite durante 5 minutos. pedaos 2 Adicione, depois, ostomilho, ode coelho com o resto do azeite, o vinho branco
seco, o sumo de limo e 1 copo de gua. Tempere e deixe cozer 20 minutos. No nal 3 picada edacozedura, polvilhe com salsa a or do tomilho.

Conselho: Sirva com batatas cozidas


ao vapor.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 103

25/02/10 17:00

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

Valores nutricionais por dose

102 | 103

[ Protenas: 27,7 g Lpidos: 11,7 g Glcidos: 7 g ] [ Sdio: 0,06 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio

Coelho com malagueta de Espelette


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 45 min

O coelho uma c arne particularmente interessante do ponto de vista nutricional: pobre em gordur a, f ornece ferro e vit amina B12, antianmica, mas tambm protenas teis para o bom funcionamento muscular.

g, de 1,5 k os coelho em pedacinh 1 cortado o vermelh imento 1 p branco e vinho d picados 15 cl de alho tes 2 den picada cebola 1 e de azeit spelette 2 eta de E malagu enta Sal e pim

Aque o azeite na Aquea antes meter o 1 coelho temperado eActiFrydurantede minutos. coza 5 coelh Adici Adicione o ea 2 malagueta pimento, o alho, a cebolacozedura de Espelette. Prossiga a mala durante mais 15 minutos. dura Molh com Molhe 3 25 minutos o vinho branco e adicione de cozedura. m Rectique o tempero. Recti

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 104

25/02/10 17:01

266 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 105

23/02/10 11:24

EC EITA S PA A TODA R EC EITA SR PA R A TODARA FAM L I A FAM L I A

104 | 105

302 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 106

23/02/10 11:24

[ Protenas: 31,9 g Lpidos: 12,9 g Glcidos: 3,8 g ] [ Sdio: 0,08 g ]

Nutrio
Esta receit a ric a em prot enas de boa qualidade. Mais ainda, o azeit e f ornece cidos gordos monoinsaturados que contribuem par a o bom f uncionamento cardiovascular.

Carne de porco
durante 15 minutos.

alentejana
Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 20 min
o azeite a cebola 1 Coloquedurante 5eminutos. na ActiFry e deixe alourar a paprica. 2 Adicione a carne, o sal, a pimenta ecozer Regue com o vinho branco e deixe

rco, e de po de carn em cubos 900 g cortada da ola pica 1 ceb co ho bran l de vin 30 c e de azeit 3 gosto aprica a P enta Sal e pim

Conselho: Sirva com batatas fritas preparadas na ActiFry.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 107

25/02/10 17:59

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

Valores nutricionais por dose

106 | 107

[ Protenas: 12,4 g Lpidos: 27,4 g Glcidos: 29 g ] [ Sdio: 0,1 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio
A morcela br anca composta por carne, miolo de po e leit e, sendo pois um alimento perf itamente e completo que f ornece maioritariamente protenas, mas t ambm alguns glcidos complexos e clcio. A morcela pret a ric a em f erro hemnico (o ferro melhor assimilado pelo homem). O t eor em lpidos dest a receit a torna-a num pr ato a consumir ocasionalmente.

Morcela branca com mas


Molho de morcela preta
Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 20 a 25 min

Corte as morcelas com 1 Cor de espessura.brancas s rodelasretire cm Lave as mas e 1c

rancas rcelas b 6 mo s 4 ma e avel e leo d d enta Sal e pim Molho: ta cela pre 1 mor a de 100 g) (cerc de aves e caldo 0 cl d

caroos antes de as cortar em pequenos os c cubos cub de 0,5 cm. Col Coloque 2 Act eas mas e o5leo de avel na ActiFry deixe cozer minutos. Adicione morcela e coza mais 15 a 20 minutos. am Tempere. Tem Em morcela preta, 3 mis paralelo, retire a pele aves e aquea misture-a com o caldo de num pequeno tacho.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 108

23/02/10 11:24

403 kcal

Conselho: Acompanhe com uma salada de alface levemente temperada.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 109

23/02/10 11:24

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

108 | 109

226 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 110

23/02/10 11:24

[ Protenas: 28 g Lpidos: 7 g Glcidos: 14 g ] [ Sdio: 0,1 g ]

Nutrio
O t ermo K ebab tr az-nos normalmente ment e um pr ato muito rico em gorduras. Nesta verso da receita, a opo por bife do lombo e a faca quantidade r de leo utilizado tornamno um prato perfeitamente equilibrado e leve.

Kebab na ActiFry
Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 27 min
bife 1 Corteoolimo,do lombo em cubos e misture com os cominhos e o colorau. e a cebola com o 2 Deixe alourar o alhoAdicione depois osazeite durante 5 minutos. pedaos de carne e deixe cozer durante mais 15 minutos.

bo do lom de bife es 750 g e 2 lim Sumo d em p colorau de tomate 2 pur de de icados 50 cl e alho p tes d 2 den da ola pica 1 ceb e de azeit 1 inhos de com 25 g Sal

3 Adicione o pur de tomate e deixe cozer mais 7 minutos. Sirva quente.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 111

23/02/10 14:02

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

Valores nutricionais por dose

110 | 111

[ Protenas: 31,8 g Lpidos: 15,5 g Glcidos: 9,3 g ] [ Sdio: 0,8 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio

Tiras de azeitonas vitela com


Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 30 min

Esta receit a alia as protenas de boa qualidade da vitela, para os msculos, e cidos gordos essenciais para o bom f ncionamento u cardiovascular.

, e vitela e bife d s tiras d 900 g cortado 3 cm) cm por (1 a e farinh 30 g d branca, cebola de 250 g picada e de azeit e vitela 4 caldo d de 50 cl de salsa o cheia 1 m da pica eitonas 20 az enta Sal e pim

Alour a cebola Aloure 1 com o leo. 5 minutos na ActiFry, Adici Adicione o caldo 2 coza 5 minutos. de vitela e as azeitonas e Num tigela misture a Numa 3 tempere. Deite tudo navitela e ae farinha e ActiFry coza temp 20 minutos. m

Conselho: Sirva com massa fresca.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 112

23/02/10 11:24

307 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 113

23/02/10 11:24

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

112 | 113

295 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 114

23/02/10 11:24

[ Protenas: 31 g Lpidos: 11,3 g Glcidos: 16,1 g ] [ Sdio: 0,5 g ]

Nutrio
As gorduras das a ves so gorduras boas por que s o m a i o r i t a r i a m e n te mono e polinsatur adas, contribuindo par a o bom f uncionamento cardiovascular. Mais ainda, o anans possui uma imensa div ersidade mineral e vitamnica.

Frango com anans


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 18 min

go, de fran e peito m tiras d 900 g cortado e s estreita or 3 cm) (1 cm p , anans s 0 g de tado em cubo 40 cor de soja e molho d anans 3 umo de de s 3 la de fcu e sopa 1,5 colher d +1 ibre de geng 1 de caril 1 de leo ua 3 s de g 2 copo enta Sal e pim
TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 115

1 Num recipiente, envolva as tiras de frango numa mistura de fcula, sal e pimenta.
Coloque-as na ActiFry, deite o leo e deixe cozer 8 minutos. ActiFry, adicione gengibre, 2 Desligueoaanans, misture e odeixe macerar o caril e 5 minutos. Alongue, depois, com o molho de soja e a gua. Adicione uma colher de sopa de fcula diluda no sumo de anans.

3 Volte a cozer mais 5 minutos.


Conselho: Sirva com arroz basmati
perfumado ou arroz selvagem.

23/02/10 11:24

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

Valores nutricionais por dose

114 | 115

[ Protenas: 23,3 g Lpidos: 7,8 g Glcidos: 13,8 g ] [ Sdio: 0,2 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio

Jardineira de frango
Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 20 min

O frango uma c arne de baixo t eor em gordur a e que f ornece prot enas de boa qualidade. E stas so complet adas pelas protenas v egetais fornecidas pelas ervilhas.

Ponh Ponha azeite frango cozerem 1 ActiFryodurantee5ominutos.aAdicione ana cebola ActiF

go, de fran tiras 600 g sem pele e s as e ervilh s 00 g d ltracongelada 3 u s cenoura 0 g de racongeladas 30 ult da ola pica 1 ceb entrado de conc te diludo a 2 de tom l de gua c em 20 e de azeit 2 enta Sal e pim

e d mais 5 minutos de cozedura. Adici Adicione as ervilhas, as cenouras e 2 de tomate. Coza mais 10 minutos. o molho to Tempere com sal e pimenta. Temp

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 116

23/02/10 11:25

220 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 117

23/02/10 11:25

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

116 | 117

341 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 118

23/02/10 11:25

[ Protenas: 42 g Lpidos: 13,7 g Glcidos: 11,5 g ] [ Sdio: 0,3 g ]

Nutrio
As gambas t m muito poucas calorias e fornecem essencialmente c alorias de boa qualidade, indispensveis ao bom funcionamento muscular, e vitaminas do grupo B.

Gambas Provenal
Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 15 min
15 minutos 1 Faa omarinar as gambas duranteazeite. com alho, a cebola, a salsa e o

s, as crua e gamb das d 1,2 kg descasca s ortadas bolas c as 2 ce las n rode picados de alho tes 6 den lsa o de sa raminh 1 picada e de azeit 5 es 2 lim enta Sal e pim

Tempere a marinada. gambas e a marinada 2 Deite as 15 minutos. Quando asna ActiFry durante gambas tiverem um belo tom alaranjado, esto prontas.

3 Sirva com quartos de limo.


Conselho: Poder ser til colocar lava dedos: tacinhas de gua morna com limo.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 119

23/02/10 11:25

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

Valores nutricionais por dose

118 | 119

[ Protenas: 15,5 g Lpidos: 2,9 g Glcidos: 9,8 g Sdio: 0,4 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio
O mexilho uma excelente f onte de protenas e cont m cidos gordos mega 3, protectores do sist ema cardiovascular. Mais ainda, uma mina de n u t r i e n te s e s s e n c i a i s : f s fo r o , f e r r o , z i n c o , selnio, cobre, vit aminas B1, B2, B12, B3, B9. O tomate contm licopeno, um pigmento v ermelho com propriedades antioxidantes. Acompanhada de uma pequena poro de arroz e de um o de azeit e, esta receita dar um pr ato perfeitamente equilibrado.

Mexilhes marinados com tomates cereja


e baslico
Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 29 min

es mexilh kg de reja 3 ates ce de tom da 600 g ola pica 1 ceb co ho bran l de vin 30 c de alho dentes jerico 3 de man inho 1 ram enta Sal e pim

Limp Limpe e os tomates cereja. 1 Os m os mexilhes cozidos em trs vezes. mexilhes sero Coza ActiFry cebola, os tomates cereja, 2 o alh na o vinho abranco, durante 8 minutos. alho e Adicione os mexilhes, o sal e a pimenta e coza Adici minutos. 7 min Retir a primeira Retire mexilhes polvilhe-os 3 com manjerico. dose decomer-se dee imediato, Devem enquanto prepara as outras fornadas. enqu

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 120

23/02/10 14:04

166 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 121

23/02/10 11:25

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

120 | 121

117 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 122

23/02/10 11:25

[ Protenas: 2,9 g Lpidos: 6,4 g Glcidos: 9,6 g Sdio: 0,01 g ]

Nutrio
Esta receit a ideal par a acompanhar c arne ou peixe assado. Ric a em legumes, mas sobretudo em vitaminas e miner ais. E est as v antagens so complet as pelo bom contributo em antioxidantes do azeite.

Salteado mediterrnico de legumes


Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 30 min
curgetes e beringela em cubos. 1 Corte as cogumelosaaos quartos. Corte os Corte os pimentos em tiras nas. pimentos 2 Coloque a beringela, as curgetes, oosazeite e e os cogumelos na ActiFry. Deite deixe cozer durante 15 minutos. e a salsa. 3 Esmague o alhoTempere eLigue-os com o vinho branco. prolongue a cozedura mais 15 minutos.

etes 2 curg melos de cogu 200 g gela o 1 berin vermelh imento p o verde piment co ho bran l de vin lho 15 c es de a de dent dos 3 esmaga inhos) (uns ram Salsa e de azeit 3 enta Sal e pim

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 123

23/02/10 11:25

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

Valores nutricionais por dose

122 | 123

[ Protenas: 22,3 g Lpidos: 16,8 g Glcidos: 63,2 g ] [ Sdio: 1,9 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio
Os glcidos complexos (de absoro lenta) do arroz levam a uma libert ao progressiva de energia, evitando assim os petiscos entre as ref eies. A quantidade de parmeso contribui par a satisfazer as suas necessidades em c lcio par a a solidez ssea. O teor em protenas vegetais interessantes do arroz especial risotto e do parmeso tornam est a receita ideal para o jantar.

Risotto de tomates
pecial arroz es de 300 g risotto a manteig 0 g de 4 o parmes s 0 g de legume 21 aldo de s, de c alizado 80 cl tes crist a 18 tom cubos os a s) equena bolas (p 8 ce das pica enta Sal e pim
TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 124

cristalizados e cebola
Para 6 pessoas Preparao 10 min Cozedura 30 min
cozedura. coze

Aqu Aquea e 1 coloque ao manteiga 3 minutos2na ActiFryde arroz, adicionando minutos colo Adicione 2 Adic o caldo e coza 25 minutos. No nal da 3 os tomates cozedura, adicione o parmeso, e as cebolas e tempere. to

23/02/10 11:25

481 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 125

23/02/10 11:25

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

124 | 125

478 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 126

23/02/10 11:25

[ Protenas: 31 g Lpidos: 15,7 g Glcidos: 44,9 g ] [ Sdio: 1,3 g ]

Nutrio
Este risotto um pr ato equilibrado e completo. Fornece protenas de boa qualidade para os msculos e ainda iodo e glcidos complexos para uma boa saciedade. Ser idealmente acompanhado de uma entrada de legumes crs e de uma pea de fruta, para completar o contributo em vitaminas e bras.

Risotto com caril


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 32 min
manteiga ActiFry, 1 Derretaeadeixe cozer naminutos. adicione ao cebola 5 Adicione arroz e o caril, deixe apurar 2 minutos, deite o vinho branco e deixe reduzir at secar. 25 minutos. Adicione, 2 Adicione o caldo e cozacamares e os depois, o parmeso, os coentros. Tempere a gosto. No nal 3 untuoso.da cozedura, o risotto dever estar

rroz cru g de a 300 picada e cebola d , 100 g cozidos mares os 36 ca cascad des caril 3 g de a manteig o 0 g de 3 o branc , de vinh oentros 20 cl ho de c in 1 ram do ica p do o rala parmes de es 210 g o de av de cald l

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 127

25/02/10 17:06

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

Valores nutricionais por dose

126 | 127

[ Protenas: 24,2 g Lpidos: 15,9 g Glcidos: 28 g ] [ Sdio: 0,6 g ]

Valores nutricionais por dose

Tofu espanhola na ActiFry


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 35 min
Ponha a cozer cebola 1 e os pimentos,na ActiFry aminutos. durante 10 Adicione depois o chourio e coza 2 depois o concentrado de tomate, o10 minutos; tomate triturado e as azeitonas. Prolongue a cozedura mais 5 minutos. Escorra o de 1 cm 3 e adicionetofu, corte-o em cubosminutos. ActiFry, cozendo 5 Incorpore arroz e 4 5 minutos.oTemperedeixe cozer mais a gosto.

(linear de tofu s biolgicos) 750 g produto os piment 0 g de s cubos ou 45 s) (ao ngelado ultraco iturado mate tr de to i 375 g basmat e arroz d 300 g cozido rio, de chou s nas 40 g em fatia s, as preta azeiton e 40 g d em caroo s de ntrado e conce d 1 tomate ada nde pic ola gra 1 ceb enta Sal e pim

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 128

25/02/10 17:08

328 kcal

Nutrio
Ao contr rio da maioria das prot enas v egetais, as prot enas da so ja presentes no tof u tm um excelente valor biolgico, ou seja, cont m todos os aminocidos de que o nosso corpo necessita: no h risco de c arncias com esta paelha v egetariana perfeitamente equilibrada! Os pimentos e o tomat e fornecem vit amina C, avonides e c arotenides com propriedades antioxidantes. Finalmente, o arroz basmati f ornece glcidos complexos que permitem aument ar o efeito de saciedade e aguentar at ref eio seguinte sem desejos.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 129

23/02/10 11:25

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

128 | 129

155 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 130

23/02/10 11:25

[ Protenas: 6,8 g Lpidos: 10,1 g Glcidos: 11,7 g ] [ Sdio: 0 g ]

Nutrio
Uma maneir a original de redescobrir o f eijo verde. Beneficiar, assim, dos seus numerosos benefcios nutricionais enquanto saboreia sabores novos: vitamina A com propriedades antioxidantes, C par a a vitalidade e B9 que t em um papel import ante na imunidade. Sem esquecer as virtudes digestiv as da salva.

Feijo verde estufado com salva fresca


e amndoas
e pimenta a gosto.

Para 6 pessoas Preparao 5 min Cozedura 20 min


o na ActiFry e verde 1 Deite deleominutos comcoza o feijosalva. cerca 10 a gua e a 2 Adicione depois as amndoas e as natas. Coza mais 10 minutos. Tempere com sal

o de sem ijo ver de fe inteiras 900 g ndoas de am 100 g ou em lascas de salva minho ada ra ca, pic fres as s lquid de nata 15 cl light de leo 1 de gua 15 cl enta Sal e pim

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 131

25/02/10 18:00

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

Valores nutricionais por dose

130 | 131

[ Protenas: 4,8 g Lpidos: 9,3 g Glcidos: 21,1 g ] [ Sdio: 0,2 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio

Guarnio de legumes
italiana
Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 40 min

em ortadas gelas, c nos 2 berin s peque , cubo ito no erde muos ov de feij da 400 g cortado em pe los s amare m imento s, pelados, se 3 p lhado as (gre ), em tir mentes anesco se ve Rom u uena co 1 peq ontas) (as p s cortada cebolas s nas 2 la os s rode magad alho es tes de m 2 den retas se s itonas pas aos pedao ze g de a o, cortad 150 caro e de azeit as 3 s de folh aminho erico 2 r j de man enta Sal e pim
TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 132

Esta guarnio de legumes italiana um pr ato que se inscreve perfeitamente no conceito cret ense e que permit e complet ar uma refeio equilibrada. Fo r n e c e - l h e u m a d a s cinco pores de f ruta e de legumes que se recomenda consumir diariamente. A quantidade de fibras e de vit aminas revela ser particularment e interessante.

Coloque 1 Coloq a cebola, as beringelas, pimentos e o azeite na ActiFry. os pim Deixe cozer durante 10 minutos. Adicione alho 2 Adici o feijo, a couve e ocom dois esmagado. Tempere e regue esma copos copo de gua. Continue a cozedura mais minutos. 30 m Incorpore as 3 Incor comazeitonas e o manjerico. Tempere sal e pimenta. Temp

Conselho: Sirva com tagliatelli


fresco.

23/02/10 11:26

173 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 133

23/02/10 11:26

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

132 | 133

297 kcal

Nutrio
A batata-doce est pouco representada na nossa cultura culinria e uma pena! Tal como a beterraba e a abbor a-menina, contm numerosos pigmentos antioxidant es que contribuem p a ra a p r e ve n o d o envelhecimento celular. Estes legumes cont m ta m b m q u a n t i d a d e s importantes de f ibras alimentares que contribuem par a o bom funcionamento intestinal e para a regulao da t axa de colesterol. O azeit e, por sua vez, fornece vitamina E antioxidant e e ainda cidos gordos mega 9, protectores do sist ema cardiovascular.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 134

23/02/10 11:26

[ Protenas: 6,4 g Lpidos: 6,5 g Glcidos: 57,1 g ] [ Sdio: 0,1 g ]

Prensado de legumes ralados,


limo e cebolinho
Para 6 pessoas Preparao 30 min Cozedura 30 min para cada legume
uma colher de azeite s batatas 1 Adicioneoutra abbora-menina e mais uma raladas,

raladas batatas de es 750 g tas-doc de bata 750 g raladas ina ra-men e abbo d 570 g ralada cozidas errabas de bet 250 g e raladas o e 1 lim ho Sumo d cebolin inho de 1 ram o fresc e de azeit 3 enta Sal e pim

s batatas-doces raladas. Tempere os vrios vegetais ralados. Coloque as batatas raladas na ActiFry, coza 30 minutos.

2 Retire as batatas raladas e coloque as batatas-doces raladas. Termine com a


cozedura da abbora-menina ralada. legumes em camadas numa 3 Disponha osbolo rectangular e termine com forma para o cebolinho e o sumo de limo. Envolva em pelcula aderente e deixe repousar 12 horas no frigorco, com um peso por cima.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 135

23/02/10 11:26

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

Valores nutricionais por dose

134 | 135

[ Protenas: 3,3 g Lpidos: 8,6 g Glcidos: 17,4 g ] [ Sdio: 0,01 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio

Ratatouille
Para 6 pessoas Preparao 25 min Cozedura 31 min

Esta receita que cheira a sol uma mina de vit aminas, sobretudo de vit amina C p a ra a v i t a l i d a d e , d e antioxidantes como o licopeno e de f ibras. O azeit e f ornece cidos gordos monoinsaturados que contribuem par a o bom f uncionamento cardiovascular.

picada cebola 1 es s grand tomate s em cubos 3 cortado as de tomates ou 2 lat os triturad gelas, 2 berin ubos de 2 cm em c etes, 2 curg ubos de 2 cm em c s, os verde piment s de 2 cm 2 o s, em cub rmelho ntos ve 2 cm e 2 pim ubos de mc e picados de alho tes 5 den e de azeit tomilho 4 or de Sal e

Dei Deite deixe 1 dur o azeite na ActiFryaecebola aquecer durante 1 minuto. Coza e os pimentos durante 5 minutos. pim Adi Adicione beringelas, as curgetes 2 Con ascozedura durante mais e o alho. Continue a 15 minutos. Term Termine 3 coz com os tomates, 10 minutos de um cozedura. Tempere a ratatouille e coloque pouco pou de or de tomilho.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 136

25/02/10 18:00

147 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 137

23/02/10 11:26

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

136 | 137

154 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 138

23/02/10 11:26

[ Protenas: 1,4 g Lpidos: 0,4 g Glcidos: 38,7 g ] [ Sdio: 0 g ]

Nutrio
As nect arinas possuem propriedades refrescantes, graas ao seu teor em gua. Mais ainda, so uma f onte interessante de vit amina C para a vit alidade e boa imunidade e so muito ric as em provitamina A par a a proteco da pele.

Nectarinas com lavanda


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 7 min
Mergulhe as 1 gua a fervernectarinas 30 segundos em e arrefea-as imediatamente. Descasque-as e corte-as em gomos. Aquea o 2 4 minutos.caramelo na ActiFry durante e Adicione os gomos de nectarina prolongue a cozedura mais 3 minutos.

, aduras tarinas 6 nec demasiado m no ido elo lqu e caram d nda 150 g de lava 6 ps

3 Polvilhe com a lavanda no nal da cozedura.


Conselho: Sirva quente, com gelado de baunilha ou de amndoa.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 139

23/02/10 11:26

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

Valores nutricionais por dose

138 | 139

[ Protenas: 2,2 g Lpidos: 7 g Glcidos: 12,9 g ] [ Sdio: 0 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio
Esta sobremesa deliciosa pouco energtic a, mas continua a ser apetitosa.

Damascos com amndoas


Para 6 pessoas Preparao 5 min Cozedura 5 min
Coloq a Coloque o acar cristalizado 1 na ActiFry,manteiga e gua. Aquea a mistura regue com Ac

os carnud mascos asiado 12 da o dem en s as maduro as inteir mndo s ea 40 g d u em lasca o e limo sumo d de 1 eiga e mant o 35 g d istalizad car cr ea a 35 g d s de sop colhere 6 de gua

at obter um sumo espesso. Adicione o sumo o de limo. lim Quan a Quando estiver a ferver, coloque 2 damascos,misturaparte cortada para baixo.os com a dama Deixe cozer 2 a 3 minutos e depois vire-os e deixe cozer novamente 1 a 2 minutos, dei adicionando as amndoas. adici

Conselho: Para os mais gulosos,


adicione uma gota de aguardente no nal da cozedura.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 140

23/02/10 11:26

116 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 141

23/02/10 11:26

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

140 | 141

284 kcal

Nutrio
Uma not a de gulocice graas a est e crumble delicioso, que contribui para satisf azer as suas necessidades em f ibras, para uma boa digest o, de glcidos complexos par a a saciedade e t ambm de bet acaroteno com propriedades antioxidantes.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 142

23/02/10 11:26

[ Protenas: 2,9 g Lpidos: 8,4 g Glcidos: 53,1 g ] [ Sdio: 0 g ]

Crumble de ma e manga
Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 15 + 20 min
Coloque as mas com o mel 1 e coza durante 15 minutos. na ActiFry Adicione a manga, o gengibre 2 e deixe cozer 5 minutos. e a hortel Sirva num o pur de frutos 3 vermelhos copo: coloquecopo, coloque a fruta no fundo do por cima e polvilhe um pouco de Crumble sobre a fruta.

se ascada s desc cubos 5 ma das em corta adura, anga m m cubos 1 m da e corta de mel o, re fresc e gengibe picado d nt name ca, el fres de hort te picada n name s em p de avelal) 1 (opcion frutos r Pur de os, sem aca vermelh ngelado) (ultraco mble: ra o Cru Pa a e farinh 00 g d 1 teiga, e de man tura ambient 50 g empera t car g de a 50
TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 143

Para o Crumble:
Misture acar numa 1 adicioneaafarinha e o e misture comtigela, manteiga a ponta dos dedos (a pasta deve continuar esmigalhada). Coloque o 2 15 minutospreparadoona ActiFrye deixe cozer at que Crumble que dourado. Guarde numa tigela.

Conselho: se a manga no estiver bem


madura, ponha-a a cozer ao mesmo tempo que as mas.

25/02/10 17:12

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

Valores nutricionais por dose

142 | 143

[ Protenas: 1,3 g Lpidos: 4,5 g Glcidos: 42,6 g ] [ Sdio: 0 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio

Ma com banana, ActiFry lima e coentros, na


Para 6 pessoas Preparao 20 min Cozedura 15 min

Esta sobremesa permit elhe complet ar as necessidades de vit aminas e minerais dirios.

e scadas s desca ubos de 6 ma das em c rta co 2 cm das escasca nanas d em rodelas 4 ba rtadas e co de 2 cm anteiga g de m 30 picada A raspa as de 4 lim entros, o de co inh 1 ram do a pic ar de ac 2

Numa tigela, misture 1 Coloque a mistura na as mas e o acar. ActiFry depois de ter feito derreter a manteiga e deixe cozer durante 10 minutos. Adicione as bananas 2 mais 5 minutos. e prolongue a cozedura Adicione a raspa 3 nal da cozedura.das limas e os coentros no

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 144

23/02/10 11:26

199 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 145

23/02/10 11:26

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

144 | 145

251 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 146

23/02/10 11:27

[ Protenas: 2,2 g Lpidos: 9,6 g Glcidos: 4 g ] [ Sdio: 0 g ]

Nutrio
Es ta s o b r e m e s a , u m a mistura de f ruta f resca e f rutos secos, f ornece vitaminas, minerais e bras, bem como cidos gordos essenciais que contribuem para o bom funcionamento cardiovascular.

Quartos de

mas e de peras com nozes


fruta a marinar 1 Ponha a 30 minutos. no leo e na canela durante fruta e a marinada a ActiFry 2 Ponha a 10 minutos. Adicione cozer nade durante o sumo ma, as nozes e as passas e deixe cozer mais 10 minutos.

Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 20 min

Granny mas escascadas e 3 d Smith, s em quartos cortada e scadas s desca quartos 3 pera das em corta s de noze 100 g de noz de leo 2 o de ma de sum 2 la em p de cane 1 passas 0 g de 5

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 147

23/02/10 11:27

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

Valores nutricionais por dose

146 | 147

[ Protenas: 1,8 g Lpidos: 4,5 g Glcidos: 30,2 g ] [ Sdio: 0 g ]

Valores nutricionais por dose

Nutrio
Esta sobremesa, muito fresca, fornece vitaminas em quantidades interessantes, sobretudo A e C, mas tambm bras.

Sopa de pssego
com hortel fresca e xarope de rom
Para 6 pessoas Preparao 25 min Cozedura 20 min

Merg Mergulhe 1 a ferver e, os pssegos 20 segundos em gua logo a seguir, em gua gelada. ferv

os s branc ua pssego 12 de g r de caf njeira e 1 colh or de lara e d e de rom e xarop d 10 cl e de azeit t 2 l hanou e Raz e inhos em p d om 1 ou de c lhas de umas fo ca Alg fres hortel

Descasque-os e corte-os em quartos. Desc Coloq na Coloque gua de or de 2 laranjeira, oActiFry ade rom, oazeite xarope laran e a especiaria que escolheu. e Adici Adicione os 3 20 minutos. quartos de pssego e deixe cozer m

Conselho: Sirva muito fresco,


acompanhado de folhas de hortel e de uma bola de gelado.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 148

25/02/10 17:15

158 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 149

23/02/10 11:27

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

148 | 149

174 kcal

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 150

23/02/10 11:27

[ Protenas: 1 g Lpidos: 0,4 g Glcidos: 46,3 g ] [ Sdio: 0 g ]

Nutrio
Graas presen a do anans e da manga, esta sobremesa permit e completar as necessidades de f ibras par a uma boa digesto, e de vit aminas, como a vit amina C par a a vitalidade e a vit amina A para a beleza da pele. O teor em vit amina C do anans torna-se mais interessante porque esta vitamina f rgil, que se oxida luz, est protegida pela pele espessa do f ruto at este ser aberto.

Anans e mangas assadas


Para 6 pessoas Preparao 15 min Cozedura 20 min
Corte a parte inferior do anans. 1 Retire aa coroa ecorte-o em 8, retire o centro e casca, corte-o em pequenos cubos de 1 cm. Corte as mangas com a mesma grossura do anans. m C Coloque 2 e deite 2os pedaos de manga na ActiFry colheres de mel. Deixe cozer 10 minutos. D A Adicione o anans com o resto 3 o sumo de limo e a canela. do mel, Coza mais 10 minutos. C

ns as 1 ana scascad ngas de 2 ma limes mo de 2 O su de mel la em p de cane da 1 pita

Conselho: Sirva morno com uma bola de gelado de baunilha.

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART4-famille.indd 151

23/02/10 11:27

R EC EITA S PA R A TODA A FAM L I A

Valores nutricionais por dose

150 | 151

Tempos de
Batatas
TIPO Batatas fritas de tamanho normal 10 mm x 10 mm Batatas fritas congeladas Frescas QUANTIDADE 1500 g 1000 g 750 g 500 g 250 g 1200 g 750 g ADIO 1 c. de leo c. de leo c. de leo c. de leo c. de leo Sem Sem TEMPO DE COZEDURA 45 min 38 min 32 min 26 min 22 min 40 min 27 min

Congeladas

c. = colher ActiFry

Carnes Aves
Nuggets de frango Pernas de frango Coxas de frango Peito de frango Nems Vitela enrolada Costeletas de porco Bifana Lombos de coelho Carne picada Almndegas de carne TIPO QUANTIDADE Frescos 1200 g Ultracongelados 1200 g Frescas 9 Frescas 3 9 peitos (cerca de 1200 g) Fresco Fresco 12 pequenos Fresca 9 Frescas 6 Fresco 9 Frescos 9 Fresca 900 g Ultracongelada 600 g Ultracongeladas 1200 g ADIO TEMPO DE COZEDURA Sem 20 min Sem 20 min Sem 30 min Sem 35 min Sem 25 min 1 c. de leo 12 min 1 c. de leo 25 min 1 c. de leo 20 min 1 c. de leo 15 min 1 c. de leo 20 min 1 c. de leo 15min 1 c. de leo 15 min 1 c. de leo 29 min

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART5.indd 152

23/02/10 11:22

cozedura
Peixe - Crustceos
Calamares Camares Gambas TIPO Ultracongelados Cozidos Ultracongeladas QUANTIDADE 500 g 600 g 450 g ADIO Sem Sem Sem TEMPO DE COZEDURA 14 min 8 min 10 min

Legumes
Curgetes Pimentos Cogumelos Tomates Cebolas TIPO QUANTIDADE ADIO TEMPO DE COZEDURA Frescas, s tiras 1200 g 1 c. de leo + 15 cl de gua 30 min Frescos, s tiras 1000 g 1 c. de leo + 25 cl de gua 25 min Frescos, aos quartos 1000 g 1 c. de leo 20 min Frescos, aos quartos 1000 g 1 c. de leo 20 min Frescas, s rodelas 750 g 1 c. de leo 30 min

Preparados ultracongelados
Ratatouille Fritada de massas e peixe Fritada camponesa Fritada saboiana Massas carbonara Paelha Arroz cantons Chili com carne TIPO Ultracongelada Ultracongelada Ultracongelada Ultracongelada Ultracongeladas Ultracongelada Ultracongelada Ultracongelada QUANTIDADE 1000 g 1000 g 1000 g 1000 g 1000 g 1000 g 1000 g 1000 g ADIO Sem Sem Sem Sem Sem Sem Sem Sem TEMPO DE COZEDURA 32 min 22 min 30 min 25 min 20 min 20 min 20 min 15 min

Sobremesas
TIPO QUANTIDADE ADIO TEMPO DE COZEDURA 700 g (7 bananas) 1 c. de leo + 1 c. de acar amarelo s rodelas 6 min Bananas Em folha de alumnio 3 bananas Sem 20 min 1 c. de leo + 2 c. de acar 15 min Cerejas Inteiras 1500 g 2 c. de acar 7 min Morangos Cortados em quartos 1500 g 1 c. de leo + 2 c. de acar 12 min Mas Cortadas ao meio 5 2 c. de acar 12 min Peras Cortadas em pedaos 1500 g 2 c. de acar 17 min Anans Cortado em pedaos 2

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART5.indd 153

23/02/10 11:22

TEMPOS DE COZEDURA

152 | 153

Receitas por
CRIANAS
Almndegas de carne fritas . . . . . . . 44 As autnticas batatas fritas . . . . . . . 28 Batatas com cogumelos. . . . . . . . . . . 35 Batatas fritas com amndoas . . . . . 31 Batatas fritas com amendoins e bacon . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32 Batatas novas, alho por descascar, tomates cristalizados e camares . . 39 Batatas Sarladaises . . . . . . . . . . . . . 36 Croquetes de peixe-espada com baslico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 48 Curgetes com molho de iogurte . . . 52 Escalopes panados. . . . . . . . . . . . . . . . 40 Feijo encarnado com molho de tomate . . . . . . . . . . . . 51 Halva com smola . . . . . . . . . . . . . . . . 55 Mas com canela . . . . . . . . . . . . . . . . 56 Petingas com molho trtaro . . . . . . . 47 Shawarma de frango. . . . . . . . . . . . . . 43

JOVENS
Arroz cantons. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 84 Batatas fritas com caril . . . . . . . . . . . . 60 Batatas fritas Tex-Mex . . . . . . . . . . . . 63 Camares crioula muito picantes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 79 Camares Romana . . . . . . . . . . . . . . 80 Coxas de frango com alho . . . . . . . . . 76 Coxas de galinha com especiarias. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72 Crepes miniatura de banana com creme de cacau, na ActiFry . . . 87 Croquetes de vitela com natas. . . . . 68 Frango com cogumelos e estrago . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 75 Mas Golden, avels e pipocas . . . 88 Strogonoff de vitela. . . . . . . . . . . . . . . 64 Tiras de peru com trs pimentos . . . 71 Tiras de porco . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67 Tortilhas mexidas na ActiFry . . . . . . . 83

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART5.indd 154

24/02/10 15:04

captulos
FAMLIA
Anans e mangas assadas . . . . . . . 151 Batatas fritas com paprica . . . . . . . . 92 Borrego com avels . . . . . . . . . . . . . . . 95 Carne de porco alentejana . . . . . 107 Carne de vaca com feijo . . . . . . . . . 99 Coelho com limo e tomilho . . . . . . 103 Coelho com malagueta de Espelette . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 104 Crumble de ma e manga. . . . . . . 143 Damascos com amndoas . . . . . . . 140 Feijo verde estufado com salva fresca e amndoas . . . . 131 Frango com anans . . . . . . . . . . . . . . 115 Gambas Provenal . . . . . . . . . . . . . 119 Guarnio de legumes italiana . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 132 Jardineira de frango. . . . . . . . . . . . . . 116 Kebab na ActiFry . . . . . . . . . . . . . . . . 111 Ma com banana, lima e coentros, na ActiFry . . . . . . . 144 Mexilhes marinados com tomates cereja e baslico . . . . 120 Molho bolonhesa . . . . . . . . . . . . . . 100 Morcela branca com mas, molho de morcela preta . . . . . . . . . . 108 Nectarinas com lavanda . . . . . . . . . 139 Prensado de legumes ralados, limo e cebolinho . . . . . . . . . . . . . . . . 135 Quartos de mas e de peras com nozes . . . . . . . . . . . . 147 Ratatouille . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 136 Risotto com caril . . . . . . . . . . . . . . . . . 127 Risotto de tomates cristalizados e cebola . . . . . . . . . . . . 124 Salteado mediterrnico de legumes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 123 Sopa de pssego com hortel fresca e xarope de rom. . . . . . . . . . 148 Tajine de borrego com limo cristalizado e azeitonas pretas . . . . . 96 Tiras de vitela com azeitonas . . . . . 112 Tofu espanhola na ActiFry . . . . . . 128

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART5.indd 155

24/02/10 15:04

R EC EITA S POR C A PT U LOS

154 | 155

ndice por
Arroz
Arroz cantons. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 84 Risotto com caril . . . . . . . . . . . . . . . . . 127 Risotto de tomates cristalizados e cebola . . . . . . . . . . . . 124 Tofu espanhola na ActiFry . . . . . . 128 Bife Carne de vaca com feijo . . . . . . . . . 99 Molho bolonhesa . . . . . . . . . . . . . . 100 Strogonoff de vitela. . . . . . . . . . . . . . . 64 Borrego Borrego com avels . . . . . . . . . . . . . . . 95 Tajine de borrego com limo cristalizado e azeitonas pretas . . . . . 96 Coelho Coelho com limo e tomilho . . . . . . 103 Coelho com malagueta de Espelette . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 104 Morcelas Morcela branca com mas, molho de morcela preta . . . . . . . . . . 108 Peru Tiras de peru com trs pimentos . . . 71 Porco Almndegas de carne fritas . . . . . . . 44 Carne de porco alentejana . . . . . 107 Tiras de porco . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67 Vitela Croquetes de vitela com natas. . . . . 68 Escalopes panados. . . . . . . . . . . . . . . . 40 Kebab na ActiFry. . . . . . . . . . . . . . . . . 111 Tiras de vitela com azeitonas . . . . . 112

Batata
As autnticas batatas fritas . . . . . . . 28 Batatas com cogumelos. . . . . . . . . . . 35 Batatas fritas com amndoas . . . . . 31 Batatas fritas com amendoins e bacon . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32 Batatas fritas com caril . . . . . . . . . . . . 60 Batatas fritas com paprica . . . . . . . . 92 Batatas fritas Tex-Mex . . . . . . . . . . . . 63 Batatas novas, alho por descascar, tomates cristalizados e camares . . 39 Batatas Sarladaises . . . . . . . . . . . . . 36 Tortilhas mexidas na ActiFry . . . . . . . 83

Carne
Aves Coxas de frango com alho . . . . . . . . . 76 Coxas de galinha com especiarias. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 72 Frango com anans . . . . . . . . . . . . . . 115 Frango com cogumelos e estrago . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 75 Jardineira de frango. . . . . . . . . . . . . . 116 Shawarma de frango. . . . . . . . . . . . . . 43

Frutos
Anans Anans e mangas assadas . . . . . . . 151 Frango com anans . . . . . . . . . . . . . . 115

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART5.indd 156

24/02/10 15:04

ingredientes
Banana Crepes miniatura de banana com creme de cacau, na ActiFry . . . 87 Ma com banana, lima e coentros, na ActiFry . . . . . . . 144 Damascos Damascos com amndoas . . . . . . . 140 Ma Crumble de ma e manga. . . . . . . 143 Ma com banana, lima e coentros, na ActiFry . . . . . . . 144 Mas com canela . . . . . . . . . . . . . . . . 56 Mas Golden, avels e pipocas . . . 88 Morcela branca com mas, molho de morcela preta . . . . . . . . . . 108 Quartos de mas e de peras com nozes . . . . . . . . . . . . 147 Manga Anans e mangas assadas . . . . . . . 151 Crumble de ma e manga. . . . . . . 143 Nectarina Nectarinas com lavanda . . . . . . . . . 139 Pra Quartos de mas e de peras com nozes . . . . . . . . . . . . 147 Pssego Sopa de pssego com hortel fresca e xarope de rom. . . . . . . . . . 148 Feijo encarnado com molho de tomate . . . . . . . . . . . . 51 Feijo verde estufado com salva fresca e amndoas . . . . 131 Guarnio de legumes italiana . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 132 Prensado de legumes ralados, limo e cebolinho . . . . . . . . . . . . . . . 135 Ratatouille . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 136 Salteado mediterrnico de legumes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 123

Ovos
Tortilhas mexidas na ActiFry . . . . . . . 83

Peixe
Camares crioula muito picantes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 79 Camares Romana . . . . . . . . . . . . . . 80 Croquetes de peixe-espada com baslico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 48 Gambas Provenal . . . . . . . . . . . . . 119 Mexilhes marinados com tomates cereja e baslico . . . . 120 Petingas com molho trtaro . . . . . . . 47

Legumes
Curgetes com molho de iogurte . . . 52

Smola
Halva com smola . . . . . . . . . . . . . . . . 55

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART5.indd 157

24/02/10 15:04

ND IC E POR INGR ED IEN T E S

156 | 157

a minha receita

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART5.indd 158

23/02/10 11:22

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART5.indd 159

23/02/10 11:22

A MINHA R EC E I TA

158 | 159

a minha receita

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART5.indd 160

23/02/10 11:22

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART5.indd 161

23/02/10 11:22

A MINHA R EC E I TA

160 | 161

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART5.indd 162

23/02/10 11:22

Agradecimentos:
Doutor Rodrigo M. de Abreu Professor Doutor Osman Mftoglu Doutor Johannes M. Peil Doutor Christian Recchia Doutora Marianna Trifonova Nathalie Hutter Lardeau

SA SEB - 21261 SELONGEY CEDEX - RCS B 302 412 226 Todos os direitos reservados Adaptao das receitas: David Le Comte Redaco nutricional: Atlantic Sant Concepo e realizao grca: JPM & Associs Fotograas: Inmagine - Getty image - Matton - Fotolia Image & Associs - Studio Rougereau Impresso: Typocentre 02/2010

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART5.indd 163

25/02/10 17:19

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART5.indd 164

23/02/10 11:22

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART5.indd 165

23/02/10 11:22

TEFAL429d-portugais-ActiFry_PART5.indd 166

23/02/10 14:59

You might also like