You are on page 1of 16

Artrite Idioptica Juvenil

CRIAO E DESENVOLVIMENTO: CREDITO IMAGEM DA CAPA: http://www.purdue.edu/newsroom/ EDITORAO: Rian Narcizo Mariano PRODUO: www.letracapital.com.br

Copyright SBR- , 2011 O contedo desta cartilha pode ser reproduzido desde que citada a fonte.

Artrite Idioptica Juvenil


Cartilha para pacientes

ndice
Artrite Idioptica Juvenil ....................................... 4 uma doena frequente? ....................................... 4 O que causa a Artrite Idioptica Juvenil? .............. 4 Quais os tipos mais comuns de Artrite Idioptica Juvenil? ................................. 5 Como se diagnostica a doena? ............................. 6 Qual o tratamento da Artrite Idioptica Juvenil? ... 7 Quanto tempo dura o tratamento? .......................... 10 O que pode acontecer se o tratamento for interrompido? ......................................................... 10 Qual a importncia da fisioterapia e dos exerccios fsicos? ......................................... 11 Aspectos emocionais da criana com artrite .......... 11

1. Artrite Idioptica Juvenil


A Artrite Idioptica Juvenil (AIJ), previamente chamada de artrite reumatoide juvenil ou artrite crnica da infncia, refere-se a um grupo de doenas caracterizadas por artrite crnica que ocorrem em crianas e adolescentes at os 16 anos. A principal manifestao clnica a artrite, caracterizada por dor, inchao e aumento de temperatura de uma ou mais articulaes. A dor pode ser mnima ou inexistente.

2. uma doena frequente?


A incidncia da Artrite Idioptica Juvenil desconhecida no Brasil, mas observa-se que no rara. Estudos em outros pases mostram uma grande variao (cerca de 0,1 a 2 em cada mil crianas).

3. O que causa a Artrite Idioptica Juvenil?


A causa exata da AIJ no conhecida. Uma hiptese que a artrite possa ser desencadeada em crianas geneticamente predispostas aps estresse psicolgico, alterao hormonal, trauma articular, infeco viral ou bacteriana. A artrite no uma doena infecto-contagiosa e os pacientes podem frequentar normalmente creches, escolas, clubes e piscinas.
6

4. Quais os tipos mais comuns de Artrite Idioptica Juvenil?


Existem trs tipos mais comuns: AIJ oligoarticular, AIJ poliarticular e AIJ sistmica. Outros dois tipos menos frequentes so a artrite psorisica e a artrite relacionada entesite. 1. Na oligoarticular, so acometidas at quatro articulaes, sendo os joelhos e os tornozelos as mais frequentes. Crianas com este tipo de doena devem fazer avaliaes oftalmolgicas constantes, pois os olhos podem ser acometidos por inflamao (uvete), que geralmente no apresenta sinais externos ou queixas pela criana. Podem ocorrer complicaes como glaucoma, catarata e at mesmo diminuio da viso. Da a importncia da deteco precoce por meio de exames oftalmolgicos peridicos (biomicroscopia) e acompanhamento regular a cada quatro meses. A uvete pode aparecer antes, simultaneamente ou anos depois da artrite. A maioria da oligoartrite pode ter cura, mas o tratamento deve ser feito para cessar a inflamao articular que leva a dor, deformidades e comprometimento do crescimento do membro acometido. 2. No tipo poliarticular, cinco ou mais articulaes so envolvidas, com destaque para os joelhos, tornozelos, quadris, punhos, cotovelos e as pequenas articulaes das mos e dos ps. Pode haver febre intermitente. Tratamento medicamentoso e exerccios so propostos e devem ser iniciados precocemente.
7

3. O tipo sistmico caracteriza-se pela presena de artrite associada febre alta em um ou dois picos dirios (= 39 C), manchas vermelho/ rosceas na pele, gnglios (nguas), serosite (inflamao da pleura e do pericrdio com dor no peito e dificuldade para respirar) e aumento de fgado e bao ao exame clnico. A criana fica muito abatida no momento da febre. 4. Na artrite psorisica, a criana manifesta artrite e tem leses de psorase ou artrite e histria familiar de psorase. 5. Artrite relacionada entesite em que crianas maiores, principalmente meninos, podem apresentar artrite em poucas articulaes, e inflamao em enteses (pontos de insero de tendo, ligamentos no osso), como no calcanhar, em torno da patela (joelho).

5. Como se diagnostica a doena?


No h exame que faa o diagnstico de AIJ.O diagnstico clnico e baseia-se na presena de artrite em uma ou mais articulaes com durao acima de seis semanas. Conforme o tipo, a criana pode manifestar febre alta principalmente tarde por perodo maior que duas semanas. importante definir que no h outra causa para a artrite como infeco. Alm da dor, a criana mostra limitao de movimento e inchao articular. H uma certa dificuldade na movimentao ao acordar (rigidez matinal), fraqueza ou incapacidade na mobilizao das articulaes.
8

6. Qual o tratamento da Artrite Idioptica Juvenil?


O objetivo do tratamento controlar a dor, evitar deformidades, promover o crescimento adequado da criana e o seu bem-estar. Devido aos avanos no tratamento, muitos pacientes podem entrar em remisso (controle total da doena). Uma boa relao entre mdico, paciente e familiares fundamental para que o tratamento tenha sucesso, uma vez que a sua durao prolongada. Deve ser individualizado e envolve educao sobre a doena, controle da inflamao e da dor por meio do uso de medicamentos e preveno de deformidades. A reabilitao (fisioterapia) muito importante desde as fases iniciais da doena e em alguns casos pode ser necessrio o acompanhamento psicolgico. O incio do tratamento deve ser precoce; nos casos de demora, pode haver comprometimento da cartilagem articular, acarretando deformidades e limitaes fsicas irreversveis. Cada tipo de Artrite Idioptica Juvenil tem um tratamento especfico e o esquema teraputico pode variar de um paciente para o outro, de acordo com as suas manifestaes clnicas. Os medicamentos utilizados inicialmente so os antiinflamatrios no-hormonais, como o naproxeno e ibuprofeno, teis no alvio da dor. So utilizados diariamente e recomenda-se sua ingesto aps as refeies para evitar efeitos indesejveis como nuseas, vmitos e dor epigstrica. Um remdio muito til, mas que deve ser bem indicado, o corticosteride. Em
9

doses altas so utilizados nos pacientes com o tipo cuja febre ou pericardite no respondem ao anti-inflamatrio no-hormonal. Podem ser utilizados tambm por via endovenosa (metilprednisolona), em doses mais altas e por um perodo mais curto, reduzindo os possveis efeitos colaterais (ganho rpido de peso, estrias, hipertenso arterial, aumento de pelos, maior suscetibilidade a infeces, osteoporose e retardo de crescimento). Recomenda-se evitar o uso excessivo de sal e restringir a ingesto de alimentos excessivamente calricos. Outra indicao para tratar a uvete, e nestes casos na forma de gota oftlmica, e eventualmente em doses baixas dirias quando a artrite da criana muito grave, dolorosa e rapidamente progressiva. Os corticosterides no devem ser suspensos ou reduzidos sem orientao mdica, sob risco de graves complicaes. Os corticosterides por via intra-articular (infiltrao) trazem grandes benefcios para alguns pacientes com poucas articulaes acometidas. Quando a inflamao persiste, so empregadas as drogas antirreumticas modificadoras da doena, ou de base. So introduzidas o quanto antes com o objetivo de controlar e, at mesmo, cessar a inflamao, melhorando a evoluo da doena. Os mais utilizados so a sulfassalazina, o metotrexato e a leflunomida. O metotrexato (MTX) o medicamento mais utilizado para o controle da artrite devido sua eficcia, facilidade posolgica (uma vez por semana por via oral ou subcutnea), segurana
10

e baixo custo. Recomenda-se a realizao de exames laboratoriais peridicos (hemograma e enzimas hepticas) para a deteco precoce de possveis efeitos adversos, como a anemia e a hepatite medicamentosa. O MTX est indicado em todos os pacientes com o tipo poliarticular e alguns com oligoartrite, que no respondem bem aos anti-inflamatrios no-hormonais e infiltrao articular com corticide. Leflunomida medicao similar ao metotrexato. As novas terapias biolgicas (infliximabe, etanercepte, adalimumabe, entre outros) so recomendadas para os pacientes com m resposta (ou resposta incompleta) s medicaes acima citadas. So utilizados de forma subcutnea ou endovenosa e podem ser observados raros efeitos adversos como hipersensibilidade (fenmenos alrgicos no local da aplicao ou sistmicos), alterao no fgado, maior risco de infeces e linfoma. Um fator que restringe o uso destes medicamentos o custo elevado. O uso de um ou mais medicamentos implica um seguimento cuidadoso e peridico, com consultas e exames laboratoriais seriados, com o objetivo de avaliar a inflamao, alm de detectar e tratar possveis efeitos colaterais. De um modo geral deve-se evitar a aplicao de vacinas de vrus vivos em pacientes em uso de corticosterides e imunossupressores. Converse sempre com o seu mdico antes de administrar vacinas no seu filho.

11

7. Quanto tempo dura o tratamento?


Em muitos pacientes a doena controlada at o final da adolescncia. No entanto, alguns podem apresentar doena crnica com perodos de melhora e piora que persistem at vida adulta. Nestes casos deve ser feita uma transio lenta para o reumatologista de adultos. Muitos adolescentes so rebeldes ao tratamento e devem ser conscientizados quanto importncia do uso contnuo de medicamentos. A responsabilidade, que sempre dos pais ou responsveis at os 18 anos de idade, deve ser transferida gradualmente ao paciente de maneira firme e segura.

8. O que pode acontecer se o tratamento for interrompido?


A interrupo do tratamento sem orientao mdica pode ter consequncias graves e irreversveis, como piora da inflamao, deformidades articulares, destruio da cartilagem e piora da capacidade fsica. Os pais devem garantir a ingesto dos medicamentos e conversar com os filhos sobre a doena, reforando a importncia do tratamento, especialmente nos casos de pacientes adolescentes.

12

9. Qual a importncia da fisioterapia e dos exerccios fsicos?


A fisioterapia fundamental para a manuteno e recuperao da mobilidade das articulaes acometidas e deve ser iniciada assim que possvel. Seu principal objetivo reabilitar o paciente para a realizao das atividades dirias rotineiras, atravs do fortalecimento dos msculos, alongamento de tendes e aumento da amplitude de movimento articular. Mtodos que utilizam frio sobre a articulao inflamada so vlidos para o controle da dor e diminuio do edema especialmente nas fases iniciais da doena. O fisioterapeuta poder orientar a famlia na utilizao de adaptaes para uso em tarefas dirias (alimentao, escrita, etc) e na realizao de exerccios em casa. As crianas devem ser estimuladas a ter uma vida mais saudvel. A prtica de esportes deve ser supervisionada por um especialista em reabilitao e as articulaes protegidas contra possveis traumatismos. Esportes com impacto como o futebol e o vlei devem ser evitados nas fases iniciais do tratamento. A natao pode ser sempre estimulada.

10. Aspectos emocionais da criana com artrite


A doena crnica tem um impacto em vrias dimenses da vida da criana e dos familiares: aspectos fsicos, emocionais, sociais, educacio13

nais e econmicos. Com isto, a dinmica da famlia pode alterar-se significativamente. A troca de informaes entre o paciente, seus familiares, o reumatologista peditrico e os demais profissionais relacionados (fisioterapeuta e psiclogo) fundamental para que este impacto seja reduzido. Os pais devem estar atentos, uma vez que podero ser observadas modificaes no comportamento da criana com artrite, especialmente devido presena da dor e diminuio da capacidade fsica. Algumas crianas podem ficar tristes enquanto outras podem sentir raiva de intensidade varivel. Em alguns casos pode ser observado sentimento de culpa nos pais ou nos irmos, que satisfazem todas as vontades dos pacientes, levando a um ganho secundrio. Este processo dificulta o retorno da criana com artrite para uma vida normal. As crianas com artrite devem ser estimuladas a retomar o mais breve possvel a sua vida social e escolar. Conversas francas entre todos os membros da famlia so de grande ajuda. Em alguns casos indicado o acompanhamento por especialista em sade mental (psiclogo ou psiquiatra) aos pacientes, pais ou ambos. No mbito escolar, o professor deve ser orientado sobre a doena. As necessidades pessoais devero ser avaliadas e respeitadas. Uma vez que a incapacidade fsica tem melhora lenta, as atividades intelectuais e artsticas devem ser estimuladas e valorizadas.

14

Sociedade Brasileira de Reumatologia www. reumatologia.org.br Av. Brigadeiro Luis Antonio, 2.466 gr. 93-94 CEP 01402-000 So Paulo SP Fone/fax: 55 11 3289 7165

www.letracapital.com.br

You might also like