You are on page 1of 5

Nome: Ivan de Oliveira Turma: 2 L

Doenas causadas por Vrus

Doena/ Agente Causador/ Transmisso/Manifestao/Tratamento

D Catapora Ac Varicela-zoster T A transmisso se d por meio de gotculas ou secrees nasais contendo o vrus, mesmo que os sintomas ainda no tenham surgido. M Cansao; cefaleia; erupes cutneas; febre (no so raras temperaturas de at 40,6 C nos casos graves, nos quais o corpo fica coberto de erupes);perda de apetite. T O tratamento visa basicamente a aliviar os sintomas. Como outras doenas transmitidas por vrus, no h muito que fazer. O importante evitar a contaminao das leses por bactrias, o que complica o quadro.

D Rubola Ac Togavrus T Gotculas da respirao e mesmo o ar com o vrus ainda vivo so responsveis pela disseminao da doena. M Febre muito alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e exantema mculo-papular (pele com placas speras avermelhadas). T Na imensa maioria das vezes o tratamento voltado para diminuir os sintomas como febre e tosse, ou para combater alguma complicao quando antibiticos sao usados.

D Sarampo Ac Morbili vrus T Gotculas da respirao e mesmo o ar com o vrus ainda vivo so responsveis pela disseminao da doena. M Febre muito alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e exantema mculo-papular (pele com placas speras avermelhadas). T Na imensa maioria das vezes o tratamento voltado para diminuir os sintomas como febre e tosse, ou para combater alguma complicao quando antibiticos sao usados.

D Ac T

AIDS HIV transmitido principalmente atravs das secrees de uma pessoa infectada para uma pessoa sadia, quando ocorre o contato da pele com fluidos corporais (sangue, smen, secreo pr-seminal, secreo vaginal e leite materno). A aids no se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais so geralmente semelhantes e, alm disso, comuns a vrias outras doenas. So

eles: febre persistente, calafrios, dor de cabea, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gnglios ou nguas embaixo do brao, no pescoo ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer. O tratamento da AIDS consiste na toma diria de um coquetel de medicamentos.

D Ac T M

Raiva rhabdovrus O contgio se d pela saliva do animal que est com a infeco, principalmente pela mordida, mas pode ocorrer por arranhadura ou lambedura Aps a mordida ou arranho do animal contaminado surge um quadro de febre, dor de cabea, mal-estar, dor de garganta, falta de apetite, enjos, irritao, ansiedade, mudanas de comportamento. A mortalidade da doena de 100%. A hospitalizao deve ser o mais confortvel para o paciente, devendo-se tomar todos os cuidados possveis para manter seu conforto.

D Ac T M T

Poliomielite poliovrus Alimento e objetos contaminados; secrees respiratrias Paralisia dos membros; em muitos casos ocorrem apenas febres baixas e indisposio, que logo desaparecem sem causar problemas No h nenhuma droga que mate o vrus uma vez a infeco tenha comeado.

D Ac T M T

Dengue Aedes aegypti A transmisso da dengue feita atravs da picada do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus Febre alta com incio sbito. Forte dor de cabea. Dor atrs dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos. Perda do paladar e apetite. No existe tratamento especfico para combater o vrus. Sua funo combater a desidratao e aliviar os sintomas.

D Ac T M T

Caxumba Paramyxovirus Contato direto; objetos contaminados; gotculas de saliva. Parotidite (infeco das partidas), com inchao abaixo e em frente das orelhas As pessoas com caxumba devem permanecer em repouso at que a febre desaparea e evitar contato com outros indivduos.

D Ac T M

Hepatite C VHC Situaes de risco so as transfuses de sangue, a injeo compartilhada de drogas e os acidentes profissionais. mal-estar, nuseas e vmitos, ictercia (pele amarelada), comicho pelo corpo, cansao, e dor abdominal na regio do fgado (abaixo das costelas direita).

Os objetivos do tratamento do HCV so remover o vrus do sangue e reduzir o risco de cirrose e cncer de fgado, que podem ser o resultado de uma infeco por HCV por muito tempo.

D Ac T M T

Febre amarela flavivrus Picada de mosquitos febre alta, nuseas, vmitos, calafrios, prostrao e pele amarelada O tratamento da doena requer suporte hospitalar para evitar que a doena evolua com maior gravidade. No entanto, no existem medicamentos especficos para combater a doena

Doenas causadas por Bactrias D Ac T M T Coqueluche bordetella pertussis Transmitida atravs do ar contaminado por gotculas respiratrias de pessoas infectadas Comea a se manifestar apos 15 dias, crises de tosse e face azulada e crise de vmitos E necessrio tomar vacina trplice

D Ac T M T

Difteria corynebacterium diphtheriae Atravs das gotculas da saliva A manifestao comea entre 4 dias depois da exposio as bactrias A pessoa internada ela e internada e recebe uma vacina antitoxina

D Ac T M T

Ttano clos-tridium tetani Quando contamina ferimentos sob condies favorveis Dificuldade de abrir a boca , engolir a limpeza do ferimento com agua e sabo e vacina

D Ac T M T

Meningite Meningoccico Transmitida pelo ar e o contato com a saliva de um doente A bactria se manifesta no organismo pelo nariz e aloja-se no interior da garganta com antibiticos

D Ac

Tuberculose mycobcterium

T M T

Atravs da inalaao de um ar contaminado ou de leite nao pasteurizado De inicio a pessoa infectada ira apresentar tosse Com antibioticos

D Ac T M T

Hansenase Mycobacterium leprae A forma de transmisso pelas vias areas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contgio. Surgimento de manchas brancas ou avermelhadas na pele, estas manchas no coam, mas tornam o local insensvel a dor. Se for do tipo paucibacilar , o tratamento mais rpido. dada uma dose mensal de remdios durante seis meses. Alm da ingesto de um comprimido dirio; Se for do tipo multibacilar (com muitos bacilos), o tempo para tratamento mais longo. So 12 doses do medicamento, uma por ms. Alm de dois outros remdios dirios durante os dois anos. O tratamento ser 100% eficiente se for levado a srio do comeo ao fim.

D Ac T

Clera
Vibrio cholerae.

O contgio direto, atravs da gua e dos alimentos contaminados. As moscas e outros insetos podem funcionar como vetores mecnicos, transportando o vibrio para a gua e para os alimentos. A incubao da bactrica causadora de cerca de cinco dias. Aps esse perodo, surgem diarrias e vmitos. A clera varia de sintomas leves at graves diarrias com grandes perdas de lquidos.

D Ac T M

Leptospirose Leptospira interrogans A infeco humana pela leptospira resulta da exposio direta ou indireta urina de animais infectados. A leptospirose tem inicio sbito. Os sintomas so parecidos com os da gripe. Dor de cabea, dor muscular, febre alta, mal-estar. A leptospirose tratada com antibiticos, os quais no devem ser administrados no comeo da doena.

D Ac T M

Sfilis Treponema pallidum Relao sexual, transfuso de sangue contaminado, transplantaria (a partir do quarto ms de gestao). Na primeira fase, a sfilis aparece como uma ferida (no orifcio retal, na vulva, na boca, no pnis) que no arde, no di, no tem pus, no sangra, no cheira mal, porm esta ferida muito contagiosa. A ferida desaparece sozinha depois de aproximadamente 10 dias,
mas isso no quer dizer que a pessoa se curou da sfilis, e sim que a doena passou para o sangue.

Depois de 2 a 3 meses que a ferida desapareceu, aparecem manchas avermelhadas em toda a pele, principalmente na palma da mo e na planta do p; pode ocorrer queda do cabelo. Se a sfilis, no for tratada, depois de alguns anos, pode afetar o crebro, o corao e outros rgos. Antibiticos. Preveno Camisinha. Higiene ps-coito.

D Ac

Gonococo A principal forma de transmisso da gonorreia por meio de relao sexual com pessoa infectada, seja essa relao oral, vaginal ou retal, sem o uso de preservativo. A principal forma de transmisso da gonorreia por meio de relao sexual com pessoa infectada, seja essa relao oral, vaginal ou retal, sem o uso de preservativo Pode no haver qualquer sintoma, particularmente nas mulheres, embora elas possam ter uma sensao de ardor ao urinar e tambm um corrimento vaginal amarelado, bem como febre, dores Antibiticos. Preveno Camisinha. Higiene ps-coito.

T M

You might also like