You are on page 1of 6

Kardec foi mdium?

muito comum ouvirmos de palestrantes e coordenadores de estudos doutrinrios a afirmativa de que Allan Kardec (1804-1869) no foi mdium. Embora no tivssemos nada para nos apoiar, achvamos isso muito estranho, pois a nossa primeira impresso que ele era, por alguma coisa que havamos lido, mas no sabamos exatamente onde. Em obras literrias, espritas ou no, certo que iremos encontrar essa opinio, como, por exemplo, em A mesa, o livro e os Espritos, no qual seus autores, os antroplogos Marion Aubre (?- ) e Franois Laplantine (1943- ), a primeira doutora em antropologia, o segundo seu professor orientador, afirmam:
Obra que organiza uma coleta de dados, O Livro dos Espritos no foi, como se afirmou, ditado pelos Espritos pois Kardec nunca foi mdium mas foi elaborado em colaborao com eles; dois especialmente o ajudara: Z, e sobretudo, o Esprito da Verdade. [] (AUBRE e LAPLANTINE, 2009, p. 44). (grifo em negrito nosso).

De onde ser que esses autores franceses tiraram isso? bem provvel que encontremos a pista em Hermnio de Miranda (1920- ), no seu texto intitulado Allan Kardec e o mistrio de uma fidelidade secular, do qual transcrevemos:
Frequentemente, os ataques a Kardec buscam apoio em pronunciamentos do mdium escocs Daniel Dunglas Home. No livro "Luzes e Sombras do Espiritualismo", de Home, Vartier vai buscar o seguinte: "Sabe-se que Allan Kardec no foi mdium. Ele nada fazia seno magnetizar ou "psicologizar" pessoas mais impressionveis do que ele." (site Comunidade Esprita)

Fomos conferir na obra Ligts and Shadows of Spiritualism, verso inglesa, e l, pgina 224, pode-se encontrar esta afirmao de Home (1822-1886): , ou deveria ser bem conhecido, que Allan Kardec no era ele prprio um mdium. Ele simplesmente magnetizava ou usava da psicologia nas mentes mais frgeis e mais sensveis do que a sua.( 1) (grifo nosso). Nessa obra, Home no poupa crticas a Kardec, apesar do codificador no t-lo tratado da mesma forma, quando, por vrias vezes, se referiu a ele. Interessante que esses dois autores, acima citados, confirmam essa posio de Home, acrescentando que, em 1923, o filsofo, metafsico e crtico social francs Ren Gunon (1886-1951), toma-lhe essa tese, que, seguramente, tambm foi absorvida por Aubre e Laplantine, conforme pode-se ver pgina 44, da obra A mesa, o livro e os Espritos, que transcrevemos um pouco mais acima. Vejamos o que ambos citam de Gunon2:
Sob o imprio de sua vontade enrgica, seus mdiuns eram mquinas de escrever, que reproduziam servilmente seus prprios pensamentos. Se, s vezes, as doutrinas publicadas no estavam de acordo com seus desejos, ele as corrigia vontade. Sabe-se que Allan Kardec no era mdium. Ele conseguia magnetizar as pessoas que eram mais impressionveis que ele. (GUNON, 1984, p. 34 apud AUBRE e LAPLANTINE, 2009, p. 113) (grifo em negrito nosso).

Da forma como Aubre e Laplantine colocaram, a impresso que se tem que essa fala de Gunon; porm, ao confrontarmos com o que consta em sua obra O erro Esprita, verso portuguesa, pudemos ver que, na verdade, ela de Home, que Gunon cita mencionando sua fonte: Les Lumires et les Ombres du Spiritualisme, pp. 112-114. (GUNON, 2010, p. 3738). a mesma obra citada por Hermnio de Miranda, na verso francesa. Infelizmente muitas pessoas agem como ingnuos acreditando piamente no que outros 1 Traduo de Lcia da Silveira Sardinha Pinto Souza. 2 Em GUNON, 2010, esta citao encontra-se pgina 38.

dizem, sem se preocuparem em saber se verdade ou no; com isso, muitas vezes, acabam como qu abrindo um saco de penas no alto de um monte, espalhando, pelo ar, mentiras ou calnias. Vejamos como que Kardec qualificou um mdium:
[...] Quem est apto para receber ou transmitir as comunicaes dos Espritos , por isso mesmo, mdium, qualquer que seja o modo empregado ou o grau de desenvolvimento da faculdade, desde a simples influncia oculta at a produo dos mais inslitos fenmenos. Todavia, em seu uso ordinrio, essa palavra tem uma acepo mais restrita, e se diz, geralmente, de pessoas dotadas de um poder medinico muito grande, seja para produzir efeitos fsicos, seja para transmitir o pensamento dos Espritos pela escrita ou pela palavra. (KARDEC, 1993a, p. 29) (grifo nosso).

Tem-se duas situaes para classificao de um mdium: uma no sentido amplo e outra no restrito. No sentido amplo, pode-se dizer que todos somos mdiuns; j no sentido restrito aplica-se queles em que essa faculdade manifesta-se de forma evidente, produzindo os fenmenos de efeitos fsicos ou transmitindo o pensamento dos Espritos; so mdiuns ostensivos. Kardec volta novamente a esse assunto, por duas vezes, tornando-o ainda mais claro:
Toda pessoa que sente a influncia dos Espritos, em qualquer grau de intensidade, mdium. Essa faculdade inerente ao homem. Por isso mesmo no constitui privilgio e so raras as pessoas que no a possuem pelo menos em estado rudimentar. Pode-se dizer, pois, que todos so mais ou menos mdiuns. Usualmente, porm, essa qualificao se aplica somente aos que possuem uma faculdade medinica bem caracterizada, que se traduz por efeitos patentes de certa intensidade, o que depende de uma organizao mais ou menos sensitiva. Deve-se notar, ainda, que essa faculdade no se revela em todos da mesma maneira. [...] (KARDEC, 2006a, p. 139) (grifo nosso). Toda pessoa que sente, num grau qualquer, a influncia dos Espritos , por isso mesmo, mdium. Essa faculdade inerente ao homem, e, por conseguinte, no , de nenhum modo, um privilgio exclusivo: tambm h poucos nos quais no se lhe encontra algum rudimento. Pode-se, pois, dizer que todo o mundo, com pequena diferena, mdium; todavia, no uso, essa qualificao no se aplica seno naqueles nos quais a faculdade medinica se manifesta por efeitos ostensivos de uma certa intensidade. (KARDEC, 2006b, p. 62-63) (grifo nosso).

Apenas ressaltaremos, pois no podemos jamais perder isso de vista, que Toda pessoa que sente a influncia dos Espritos, em qualquer grau de intensidade, mdium. Na Revista Esprita, ano de 1858, encontramos:
Essa faculdade, como, alis, j o dissemos, no um privilgio exclusivo; ela existe em estado latente, e em diversos graus, numa multido de indivduos, no esperando seno uma ocasio para se desenvolver; o princpio est em ns pelo prprio efeito da nossa organizao; est na Natureza; todos ns temo-lo em germe, e no est longe o dia em que veremos os mdiuns surgirem de todos os pontos, no nosso meio, em nossas famlias, no pobre como no rico, a fim de que a verdade seja conhecida por todos, porque, segundo o que nos est anunciado, uma nova era, uma nova fase que comea para a Humanidade. A evidncia e a vulgarizao dos fenmenos espritas daro um novo curso s ideias morais, como o vapor deu um novo curso indstria. (KARDEC, 2001a, p. 60-61) (grifo nosso).

Conclumos que todos ns somos mdiuns em potencial, uma vez que a mediunidade uma caracterstica, ou uma faculdade, como queiram, prpria da Natureza humana. o que tambm poderemos encontrar em Channing (Esprito), que, discorrendo sobre os mdiuns,

disse:
Todos os homens so mdiuns. Todos tm um Esprito que os dirige para o bem, quando eles sabem escut-lo. Quer alguns se comuniquem diretamente com ele, graas a uma mediunidade especial, quer outros s o escutem pela voz interna do corao e da mente. Isso pouco importa, pois sempre o mesmo Esprito familiar que os acompanha. Chamai-o Esprito, razo, inteligncia, ser sempre uma voz que responde vossa alma, dizendo-vos boas palavras. Acontece, porm, que nem sempre as compreendeis. [...] Ouvi pois essa voz interior, esse bom gnio que vos fala sem cessar, e chegareis progressivamente a ouvir o vosso anjo guardio que vos estende a mo do alto do cu. Repito, a voz ntima que fala ao corao a dos Espritos bons. E desse ponto de vista que todos os homens so mdiuns. (KARDEC, 2006a, p. 331-332) (grifo nosso).

Mas o que aqui nos propomos descobrir se Kardec foi mdium no sentido restrito, ou seja, se ele possua alguma faculdade medinica pela qual poderamos classific-la entre os vrios tipos de mediunidade. Foi em 24 de maro de 1856, que Kardec se envolveu com um fenmeno medinico. Estava ele em sua casa, trabalhando, quando ouviu repetidas batidas, cuja origem era-lhe desconhecida. No dia seguinte, numa sesso na casa do Sr. Baudin, Kardec pergunta ao Esprito Z (Zfiro), o que havia acontecido com ele no dia anterior. A resposta foi era seu Esprito familiar, que se identificou Para ti, chamar-me-ei A Verdade (KARDEC, 2006b, p. 305), que queria comunicar-se contigo (KARDEC, 2006b, p. 304), explicando, disse O que eu tinha a dizer-te era sobre o trabalho a que te aplicavas: desagradava-me o que escrevia e quis fazer que o abandonasse (KARDEC, 2006b, p. 305). De fato, Kardec depois confirmou que havia um erro grave na 30 linha, que o surpreendeu de t-lo cometido. (KARDEC, 2006b, p. 306). Esse episdio das pancadas s poderia ocorrer se algum doasse a energia necessria para a produo desse tipo de fenmeno de efeito fsico, a qual denominamos de ectoplasma. L. Palhano Jr. (1946-2000) assim a define:
Substncia que emana do corpo de um mdium capaz de produzir fenmenos de efeitos fsicos ou aparies distncia. Trata-se de uma exalao fludica, sensvel ao pensamento, visvel ou invisvel, plstica, inodora, inspida, originalmente incolor, que tem semelhana de uma massa protoplasmtica. (PALHANO JR, 2004, p. 96).

Provavelmente, Kardec foi o doador dessa energia; entretanto, no temos informao de que algo parecido tenha acontecido posteriormente, em razo disso; assim, preferimos, por prudncia, no identificar Kardec como mdium de efeitos fsicos. Kardec, no dilogo com o Esprito da Verdade, pergunta-lhe: Poderei evocar-te em minha casa?, tendo dele, a seguinte resposta: Sim, para te assistir pelo pensamento: mas, para respostas escritas em tua casa, s daqui a muito tempo poders obt-las (KARDEC, 2006b, p. 306) (grifo nosso). Bom; aqui j d para concluir que Kardec foi, na pior das hipteses, um mdium intuitivo, que era assistido por pensamento pelo seu guia Esprito da Verdade. certo que surgiro objees quanto a essa nossa concluso; entretanto, iremos demonstrar, na sequncia, que a razo nos assiste. Transcrevemos de um dos dilogos com o esprito Pierre Le Flamand, publicados na Revista Esprita 1859, ms de maio, o seguinte trecho:
47. Voltemos ao senhor Allan Kardec. - R. Fui sua casa anteontem noite; estava ocupado escrevendo em seu escritrio..., trabalhava numa nova obra que prepara... Ah! ele nos melhora bem. A ns outros, pobres Espritos; se no nos conhecerem no ser por culpa sua. 48. Estava s?- R. S, sim, quer dizer que no havia ningum com ele; mas havia, ao redor dele, uma vintena de Espritos que murmuravam acima de sua cabea.

4 49. Ele os ouvia? - R. Ouvia-os, se bem que olhasse por todos os lados para ver de onde vinha esse rudo, para ver se no eram milhares de moscas; depois, abriu a janela para ver se no fora o vento ou a chuva. Nota. - O fato era perfeitamente exato. 50. Entre todos esses Espritos, no o reconheceste? - R. No; no so os da minha sociedade; eu tinha o ar de um intruso e postei-me num canto para observar. 51. Esses Espritos pareciam se interessar pelo que ele escrevia? - R. Eu o creio muito! Sobretudo, havia dois ou trs que lhe sopravam o que ele escrevia e que tinham o ar de se aconselharem com outros; ele, ele acreditava ingenuamente que as ideias eram dele, e com isso parecia contente. (KARDEC, 1993a, p. 119-120) (grifo nosso).

Se Kardec chegou a ouvir espritos murmurando, se escreveu o que alguns deles lhe soprava; ento, podemos, mais uma vez, confirmar que ele era mesmo mdium, ainda que no o fosse ostensivamente. Alis, isso acontece muito com os mdiuns inspirados que acham que o que por eles escrito decorre de sua prpria inspirao (criao). Na Revista Esprita, ano 1861, encontramos um discurso de Allan Kardec aos espritas de Bordeaux, do qual transcrevemos o seguinte trecho:
Nos trabalhos que fiz para alcanar o objetivo que me propus, sem dvida, fui ajudado pelos Espritos, assim como eles me disseram vrias vezes, mas sem nenhum sinal exterior de mediunidade. No sou, pois, mdium no sentido vulgar da palavra, e hoje compreendo que feliz para mim que assim o seja. Por uma mediunidade efetiva, no teria escrito seno sob uma mesma influncia; seria levado a no aceitar com verdade seno o que me teria sido dado, e isso talvez errado; ao passo que, na minha posio, convinha que tivesse uma liberdade absoluta para tomar o bom por toda parte onde ele se encontrasse, e de qualquer lado que viesse; portanto, pude fazer uma escolha de diversos ensinamentos, sem preveno, e com inteira imparcialidade. Vi muito, estudei muito, muito observei, mas sempre com um olhar impassvel, e no ambiciono nada de mais do que ver a experincia que adquiri ser aproveitada pelos outros, dos quais estou feliz de poder evitar os escolhos inseparveis de todo noviciado. (KARDEC, 1993b, p. 340) (grifo nosso).

Aqui Kardec confessa que no tem a mediunidade no sentido restrito, ou seja, que no tinha um poder medinico muito grande, para transmitir o pensamento dos Espritos pela escrita ou pela palavra (KARDEC, 1993a, p. 29); porm, era de alguma forma mdium, fato que iremos comprovar a seguir. A 14 de setembro de 1863, em Paris, uma mensagem dirigida a Kardec, da qual destacamos o seguinte trecho:
Quero falar-te de Paris, embora isso no me parea de manifesta utilidade, uma vez que as minhas vozes ntimas se fazem ouvir em torno de ti e que teu crebro percebe as nossas inspiraes, com uma facilidade de que nem tu mesmo suspeitas. Nossa ao, principalmente a do Esprito de Verdade, constante ao teu derredor e tal que no a podes negar. Assim sendo, no entrarei em detalhes ociosos a respeito do plano de tua obra, plano que, segundo meus conselhos ocultos, modificaste to ampla e completamente. Compreendes agora por que precisvamos ter-te sob as mos, livre de toda preocupao outra, que no a da Doutrina. Uma obra como a que elaboramos de comum acordo necessita de recolhimento e de insulamento sagrado. [...]. (KARDEC, 2006b, p. 341) (grifo nosso).

A afirmativa de que as minhas vozes ntimas se fazem ouvir em torno de ti e que teu crebro percebe as nossas inspiraes, com uma facilidade de que nem tu mesmo suspeitas a confirmao do que estamos dizendo, sobre Kardec ser mdium de intuio. Podemos tambm corroborar esse fato tomando das prprias palavras de Kardec,

registradas na Revista Esprita, ano de 1867; seno vejamos:


Sem ter nenhuma das qualidades exteriores da mediunidade efetiva, no contestamos em sermos assistidos em nossos trabalhos pelos Espritos, porque temos deles provas muito evidentes para disto duvidar, o que devemos, sem dvida, nossa boa vontade, e o que dado a cada um de merecer. Alm das ideias que reconhecemos nos serem sugeridas, notvel que os assuntos de estudo e observao, em uma palavra, tudo o que pode ser til realizao da obra, nos chega sempre a propsito, - em outros tempos eu teria dito: como por encantamento -, de sorte que os materiais e os documentos do trabalho jamais nos fazem falta. Se temos que tratar de um assunto, estamos certos de que, sem pedi-lo, os elementos necessrios sua elaborao nos so fornecidos, e isto por meios que nada tm seno de muito natural, mas que so, sem dvida, provocados por colaboradores invisveis, como tantas coisas que o mundo atribui ao acaso. (KARDEC, 1999, p. 274) (grifo nosso).

Ora, dizer que sem ter nenhuma das qualidades exteriores da mediunidade efetiva e alm das ideias que reconhecemos nos serem sugeridas, o mesmo que afirmar da mediunidade de intuio, porquanto, pelo pensamento, os espritos transmitiam a Kardec suas ideias, das quais ele, sem suspeitar disso, tomava resolues, conforme lhe foi dito. Portanto, cremos ter chegado ao nosso objetivo, que era demonstrar que Kardec foi, sim, mdium de intuio. Isso tambm pe por terra a opinio do antiesprita Ren Gunon, que, na sua obra, j citada, assim se manifesta:
[] Seja como for, h uma opinio que est bastante estendida, inclusive entre os espritas, e que inteiramente errnea: que Allan Kardec teria escrito seus livros sob uma espcie de inspirao; a verdade que ele mesmo jamais foi mdium, que era ao contrrio um magnetizador (e dizemos ao contrrio porque ambas as qualidades parecem incompatveis), e que por meio de seus sujeitos como obtinha as comunicaes. [...]. (GUNON, 2010, p. 37) (grifo nosso).

Como, anteriormente, dissemos, Gunon nada mais faz que tomar para si as ideias de Home. Porm, ele usa o termo inspirao; ns intuio; qual a diferena entre ambos? Vamos recorrer ao confrade Francisco Aranda Gabilan (?- ), que assim define essas palavras:
Inspirao a transmisso dos pensamentos e mensagens de uma mente para outra, "um assopro" do desencarnado para o encarnado possa livremente dispor de uma determinada figura, de uma ideia, de um quadro mental. Intuio o conjunto de conhecimentos prprios adquiridos ao largo das mltiplas experincias do Ser, que lhe aflora mente espontaneamente, sem necessidade de ningum lhe transmitir nada, pois que tais conhecimentos pertencem ao seu universo peculiar e subjetivo de conhecimentos. (GABILAN, 2000, jornal O Semeador)

Assim, o termo correto a ser usado, para definir a mediunidade de Kardec, inspirao e no intuio, como usado por Ren Gunon e, talvez, outras pessoas assim tambm entendam.

Paulo da Silva Neto Sobrinho Mar/2011 (revisado dez/2011)

Referncias bibliogrficas: AUBRE, M e LAPLANTINE, F. A mesa, o livro e os espritos: gnese, evoluo e atualidade do movimento social esprita entre Frana e Brasil. Macei: EDUFAL, 2009. GUNON, R. L'erreur spirite. Paris: Ed. Traditionnelles, 1984. GUNON, R. O erro Esprita. So Paulo: Instituto Ren Gunon, 2010. HOME, D. D. Lights and Shadows of Spiritualism. London: Virtue, 1878. KARDEC, A. O Livro dos Mdiuns. So Paulo: Lake, 2006a. KARDEC, A. Obras Pstumas. Rio de Janeiro: FEB, 2006b. KARDEC, A. Revista Esprita 1858. Araras, SP: IDE, 2001a. KARDEC, A. Revista Esprita 1859. Araras, SP: IDE, 1993a. KARDEC, A. Revista Esprita 1861. Araras, SP: IDE, 1993b KARDEC, A. Revista Esprita 1867. Araras, SP: IDE, 1999. PALHANO JR. L. Dicionrio de Filosofia Esprita. Rio de Janeiro: CELD, 2004. Donha, J. A. V. Uma radiografia antropolgica do Espiritismo. In jornal Abertura n 149. Santos, SP: Espirit Net, jun/2000, obtido pelo site: http://www.espiritnet.com.br/Abertura/Ano2000/radiogr.htm, acesso em 17.03.2011, s 08:08hs. GABILAN, F. A. Intuio ou Inspirao? In O Semeador n 760, maio/2000. So Paulo: FEESP, obtido pelo site http://www.feesp.com.br/divulgacao/pag_semeador_materia1.htm, acesso em 17.03.2011, s 06:15hs. MIRANDA, H. Allan Kardec e o mistrio de uma fidelidade secular. Disponvel em: http://www.comunidadeespirita.com.br/Reencarnacao/reenceimort/22%20allan%20kardec %20e%20o%20misterio%20de%20uma%20fid.htm, acesso em 14.03.2011, s 22:06hs. (Publicado na revista Espiritismo & Cincia Especial, Grandes Temas do Espiritismo, n 50. So Paulo: Mythos Editora, nov/2011, p. 4-11)

You might also like