You are on page 1of 19

Movimento Circular

O movimento circular uniforme (MCU) o movimento no qual o corpo descreve trajetria circular, podendo ser uma circunferncia ou um arco de circunferncia. A velocidade escalar permanece constante durante todo o trajeto e a velocidade vetorial apresenta mdulo constante, no entanto sua direo varivel. A acelerao tangencial nula (at = 0), porm, com a acelerao centrpeta no ocorre o mesmo, ou seja, a acelerao no nula (ac 0). A direo da acelerao centrpeta, em cada ponto da trajetria, perpendicular velocidade vetorial e aponta para o centro da trajetria. O mdulo da acelerao centrpeta escrito da seguinte forma: ac = v2/r, onde r o raio da circunferncia descrita pelo mvel. Um corpo que descreve um movimento circular uniforme passa de tempo em tempo no mesmo ponto da trajetria, sempre com a mesma velocidade. Assim, podemos dizer que esse movimento repetitivo, e pode ser chamado de movimento peridico. Nos movimentos peridicos existem dois conceitos muito importantes que so: frequncia e perodo.

Equaes do Movimento Circular

As equaes que determinam o movimento circular so as seguintes: Posio angular: S = .R, onde R o raio da circunferncia. Velocidade angular mdia: m = /t Acelerao centrpeta: ac = v2/R, onde R o raio da circunferncia. Fora Centrpeta Para que um mvel possa descrever o movimento circular uniforme necessrio que esteja atuando uma fora sobre ele, de modo que faa com que ele mude de posio, pois se tal fato no ocorrer o mvel passaria a descrever um movimento retilneo uniforme. Essa fora tem o nome de fora centrpeta, e matematicamente descrita da seguinte forma: Fc = m. ac Onde ac a acelerao centrpeta, ac = v2/R. Substituindo na equao acima temos: Fc = m. v2/R A fora centrpeta sempre direcionada para o centro da circunferncia. No cotidiano existem alguns exemplos de fora centrpeta como a secadora de roupas e os satlites que ficam em rbita circular em torno do centro da Terra.

Velocidade Angular

fato conhecido que um dos objetivos principais da Fsica estudar os movimentos. Dentre os mais variados tipos de movimento, h o movimento circular.

Com certeza, voc j se deitou em uma rede e a fez balanar; ainda criana, se no foi tambm em uma rede, brincou em um balano da praa pblica ou da escola. Dos movimentos repetitivos, o movimento circular uniforme o mais enfatizado. Se focarmos nossa ateno em um ponto sobre uma roda ou qualquer objeto que gire por exemplo, uma roda gigante, veremos que este ponto retornar sempre ao mesmo lugar de maneira cadenciada. A partir dele, outras situaes mais especficas, como o Movimento Harmnico, so analisados em momentos posteriores. Para avaliar este tipo de movimento necessrio se tratar de uma grandeza chamada Velocidade Angular. importante salientar que, para esta grandeza, alguns autores utilizam o termo frequncia angular e outros, ainda utilizam o termo batimento. Todos dizem respeito mesma grandeza fsica. Suponha que um corpo est em movimento de rotao. Em um dado instante t1, um mvel se encontra um certo ngulo 1 medido em relao certo ponto. Aps certo tempo, no instante t2, um mvel se encontra um certo ngulo 2 medido em relao ao mesmo ponto.

Denominamos velocidade angular mdia a taxa de variao temporal do ngulo. Matematicamente:

A velocidade angular instantnea determinada quando o valor de t tende a zero. Isto :

Sabendo como o deslocamento angular varia em funo do tempo * = f(t)+, possvel calcular a velocidade angular em certo instante por derivao. Podemos inferir, a partir da relao mostrada, que a unidade de medida da velocidade angular (no padro internacional) o rad/s (radiano por segundo). Apenas para lembrar: Radiano a unidade de medida de ngulo que considerada o padro internacional. definida por um setor circular onde a distncia percorrida na circunferncia (arco) igual ao raio do crculo. Vale, aproximadamente, 57,3. Essa definio de velocidade angular vlida para a rotao de um corpo rgido por inteiro, assim como para todas as partculas deste corpo.

Perodo

O tempo que a partcula gasta para efetuar uma volta completa denominada perodo do movimento e representado por T. O espao percorrido pela partcula, durante um perodo, o comprimento da circunferncia que, vale 2R ( R o raio da trajetria). Como o movimento uniforme, o valor da velocidade ser dado por:

logo, v = 2R/T

Frequncia

Frequncia do movimento circular suponha que observando a vlvula mostrada na imagem, verificssemos que ela efetua 30 voltas completas em um tempo igual a 10 segundos. A freqncia, F desse movimento , por definio, o quociente entre o nmero de voltas e o tempo gasto para efetua-las. Logo, a freqncia da vlvula ser:

Observe que esse resultado significa que a vlvula efetuou 3.0 voltas em cada 1 seg. A unidade de freqncia,1 volta/seg, denominada 1 hertz, em homenagem ao cientista alemo H.Hertz ( 1857 1894). Portanto, podemos destacar:

O conceito de frequncia pode ser aplicada em outros tipos de movimentos, que no sero discutidos aqui. A frequncia e o perodo de um movimento esto relacionados. Para relacionar F e T, basta perceber que essas grandezas so inversamente proporcionais e, assim podemos estabelecer a seguinte proporo: No tempo T (um perodo) efetuada uma volta Na unidade de tempo sero efetuadas F voltas ( freqncia) Ou, esquematicamente

Portanto, a freqncia igual ao inverso do perodo e reciprocamente. Por exemplo: se o perodo de um movimento circular T = 0,5 s, sua freqncia ser:

Rotao

O outro movimento do corpo rgido o movimento de rotao , que se observa sempre que um torque a ele aplicado, como num pio. Relembrando alguns corpos em movimento de rotao, atentem para os detalhes destacados no seguinte exemplo. Em espetculos de patinao artstica no gelo, frequentemente se v uma patinadora girar em torno de si mesma com os braos abertos na horizontal. Ao encolher os braos sobre o peito, nota-se que a sua velocidade angular aumenta consideravelmente. A distribuio de massa do corpo no espao afeta a rotao. No movimento de translao, quando a mesma fora aplicada a objetos de massas diferentes, observam-se aceleraes diferentes. No movimento de rotao, quando o mesmo torque aplicado em objetos idnticos com distribuio diferente de massa, observam-se aceleraes angulares diferentes. No a massa que afeta a velocidade angular da patinadora, mas a distribuio da massa do seu corpo. Essa distribuio pode ser expressa atravs de uma quantidade denominada momento de inrcia.

Movimento de inrcia

O momento de inrcia I de um corpo definido em relao a um eixo de rotao. Suponhamos, por exemplo, uma bola de massa m presa a um fio de comprimento d. Uma pessoa gira o fio e faz a bola rodar em torno de um ponto O. O momento de inrcia da bola, em relao a um eixo vertical que passa por O, dado por .

Se for um corpo extenso, necessrio subdividi-lo em pequenas pores de massas , cujas distncias ao eixo de rotaes so respectivamente . O momento de inrcia do corpo subdividido em n partes, em relao ao eixo de rotao, dado por

ou seja,

O smbolo denominado somatria e utilizado para indicar a soma de vrios termos, todos com a mesma forma. Cada termo corresponde a um valor diferente do ndice i, que pode variar de 1 a n. Recordando, ento, nas translaes, as foras provocam uma acelerao, enquanto nas rotaes os torques provocam acelerao angular. Nas translaes, a massa do objeto um parmetro importante e, nas rotaes, o momento de inrcia que o parmetro correspondente.

Quantidade de movimento angular

quantidade

de

movimento

corresponde

que

parmetro

na

rotao?

Em gaiolas para criar pres e ratinhos, existe um tambor girante que comea a rodar assim que o bichinho comea a andar dentro dele. Se o animal andar em sentido anti-horrio, o tambor girar para o sentido contrrio, isto , sentido horrio (o dos ponteiros de um relgio). Existe uma compensao, existe uma conservao de alguma grandeza.

Tambm no exemplo da patinadora, quando o momento de inrcia muda, observa-se uma variao na velocidade angular. Define-se uma grandeza, a quantidade de movimento angular do corpo em rotao vetorial e dada por , onde I o momento de inrcia do corpo e , que

a velocidade

angular. O seu mdulo dado por

, como foi visto em Movimento Circular. um vetor,

Relembrando, v a velocidade tangencial e R o raio da trajetria. A grandeza a sua direo e sentido so definidos.

Note que, nos exemplos acima citados, observamos o movimento do rato numa direo e o tambor na outra.

Legenda:

tm o mesmo mdulo, a mesma direo e sentidos contrrios.

No caso da patinadora, veja o desenho abaixo:

Legenda:

Mas

, j que no houve um torque adicional para alterar o movimento da bailarina. L a quantidade que se conserva. corresponde, na rotao,

O momento angular ou quantidade de movimento angular grandeza , na translao. no muda

de um mvel no muda se no aplicarmos uma fora. Na rotao se no aplicarmos um torque.

Pode-se mostrar que o momento angular ou quantidade de movimento angular est relacionado ao torque por

Existem o

variao intervalo outros de

da tempo

quantidade em entre que

de o

movimento torque e

angular. aplicado. rotao:

paralelos

translao

Se m constante (no h nem perda nem ganho de massa),

que a 2 lei de Newton da translao. Se I constante,

onde

acelerao angular.

Tente lembrar agora qual a sensao vivenciada quando voc passa uma enceradeira de apenas uma escova ou, ento, ao furar algum objeto com uma furadeira eltrica. Sente-se claramente uma reao rotao. Vocs se lembram da ao e reao de uma fora. Na rotao tambm existe o mesmo efeito. Resumindo, possvel fazer um paralelo entre translao e rotao e enunciar leis anlogas s Leis de Newton da translao.

Primeira

lei:

rotao

de

um

corpo

mantida

na

ausncia

de

torques.

Segunda lei: A variao da quantidade de movimento angular proporcional ao torque e ao intervalo de tempo em que o torque exercido. Terceira lei: A toda ao de um torque corresponde um torque de reao, de mesma intensidade, mesma direo mas sentidos opostos. (Tambm nas rotaes, a ao e a reao de um torque so aplicadas em corpos diferentes.) Quantidades anlogas: Translao Massa m Velocidade linear Quantidade movimento linear Fora Acelerao linear a Energia Rotao Momento de inrcia I Velocidade angular de Quantidade movimento angular Torque Acelerao angular na rotao de

cintica Energia

Velocidade tangencial ou perifrica (v)

Ao observarmos um disco girando podemos notar que um ponto prximo a extremidade estar completando uma volta no mesmo tempo que um ponto prximo ao centro, afinal todos tem a mesma velocidade angular. No entanto fato que a distncia (comprimento da circunferncia) que o ponto da extremidade percorre bem maior do que a do ponto prximo ao centro, assim, se considerarmos a velocidade escalar (tangencial) dos pontos vamos perceber que ela maior quando o ponto est mais distante do centro. Note que o ponto que ira girar com maior velocidade ser o ponto da extremidade do disco. A velocidade tangencial uma grandeza vetorial que muda de direo constantemente, porm o seu mdulo permanece constante (por isso tambm nos referimos a esta velocidade como velocidade escalar de um ponto perifrico da polia) e a relao entre velocidade tangencial e a velocidade angular definida pelo raio da pea.

onde: v = velocidade perifrica (m/s) & = velocidade angular (rad/s) r = raio da pea ou da circunferncia (m)

Transmisso por correias

Para a maioria das transmisses admite-se que a correia ou corrente inextensvel, logo todos os seus pontos possuem a mesma velocidade escalar, Se no h escorregamento da correia todos os pontos perifricos das duas polias possuem a mesma velocidade escalar da correia, logo: 2.1 O mesmo raciocnio vale para discos de borracha que estejam encostados ou engrenagens onde um ponto perifrico de um disco (ou um dente da engrenagem) ter a mesma velocidade escalar de um ponto perifrico do outro disco (ou dente da outra engrenagem), mas observe que nestes casos a rotao de um disco ser em sentido inverso ao do outro.

Transmisses automotivas

A transmisso comunica s rodas a potncia do motor transformada em energia mecnica. Num automvel convencional, com motor dianteiro, a transmisso tem inicio no volante do motor e prolonga-se atravs da embreagem, da caixa de cmbio, do eixo de transmisso e do diferencial at as rodas de trs. Os automveis com motor frente e com trao dianteira ou com o motor atrs e trao nas rodas de trs dispensam o eixo transmisso sendo, neste caso, o movimento transmitido por meio de eixos curtos. A embreagem, que se situa entre o volante do motor e a caixa de cambio, permite desligar a energia motriz da parte da parte restante da transmisso para libertar esta do torque quando as mudanas so engrenadas ou mudadas.

Funo da caixa de cmbio Um automvel, quando se movimenta ou sobe uma encosta, necessita de um torque superior quele de que precisa quando se desloca a uma velocidade constante numa superfcie plana. A caixa de cmbio permite ao motor fornecer s rodas a fora motriz apropriada a todas as condies de locomoo. Assim, quanto maior for o nmero de rotaes ao virabrequim em relao ao nmero de rotaes das rodas, maior ser a fora motriz transmitida s rodas, verificando-se, ao mesmo tempo, uma proporcional reduo da velocidade do automvel. Vrias engrenagens so utilizadas para permitir uma ampla gama de desmultiplicaes, ou redues. A transmisso final, ou conjunto do eixo traseiro inclui um mecanismo o diferencial que permite s rodas girarem a diferentes velocidades. A energia mecnica finalmente transmitida s rodas motrizes por meio de um semieixo existente em cada um dos lados do diferencial. Transmisso automtica Os automveis apresentam, geralmente, uma embreagem acionada por um pedal e uma alavanca de mudanas.

Existem, contudo, outros sistemas de transmisso: transmisso semiautomtica ou totalmente automtica. No primeiro caso, o motorista apenas tem de selecionar as mudanas; j no segundo caso, as mudanas so selecionadas mudadas por meio de um mecanismo de comando que funciona de acordo com a velocidade do automvel e com a utilizao do acelerador. Alm da disposio de motor dianteiro e trao traseira, existem outros sistemas que dispensam o eixo de transmisso pelo fato de inclurem um motor que forma conjunta com a caixa de cambio e o diferencial.

Tal conjunto pode ser montado longitudinal ou transversalmente em relao ao chassi e mover as rodas, quer seja a da frente, quer seja a de trs. Quando o motor montado transversalmente, no necessria qualquer alterao (90) da direo do movimento, pois todos esto paralelos aos eixos das rodas. O diferencial faz parte integrante da caixa de cambio ou est ligado a esta que, por sua vez, est fixa ao chassi. Desta forma, num piso regular, as rodas podem subir e descer em relao ao diferencial.

Todos os automveis com trao frente e tambm alguns com trao traseira, apresentam cardans ou homocinticas nas extremidades dos semi eixos. Nos automveis com trao dianteira estas homocinticas suplementares so necessrias para que as rodas possam girar quando se muda de direo.

Momento torsor

Se denomina momento torsor ao componente paralelo ao eixo longitudinal do momento de fora resultante de uma distribuio de tenses sobre uma seo transversal de prisma mecnico.O momento torsor representa a soma algbrica dos momentos gerados por cargas contidas ou que possuam componentes a um plano coincidente com a seo, perpendicular a um determinado eixo. Em outras palavras, o momento torsor a soma algbrica dos momentos, em relao a um eixo perpendicular ao plano da seco e passando pelo seu centro de gravidade, das foras exteriores situadas de um mesmo lado desta seco, e o seu efeito o de torcer a seco em torno da normal.[1] O momento torsor pode ainda ser definido em uma seo de referncia como a soma algbrica das componentes dos momentos das foras externas de um dos lados da referncia em relao ao eixo longitudinal da pea (considerada, por conveno, seu eixo x).[2]

O momento torsor produz um esforo que tende a fazer girar a seo em torno do eixo longitudinal, torcendo-a ou deslocando-a angularmente em relao seo vizinha, provocando tenses de cisalhamento. A conveno de sinais adotadas no clculo para o momento torsor anloga do esforo normal, ou seja, o momento torsor considerado positivo quando sua seta representativa est saindo da seo de referncia (regra da mo direita). O momento fletor pode aparecer quando se submetem estes elementos ao um momento de fora ou torque paralelo ao eixo do prisma ou quando outro prisma mecnico perpendicular que est flexionado intersecta ao prisma mecnico original.

Torque ou Momento de uma Fora


Considerando um brao de alavanca de massa desprezvel d = r com uma das extremidades fixa na origem de um sistema de referncia conforme a figura 01.

Figura 01: representao do diagrama de foras que atuam sobre um objeto de massa m que ser forado a se movimentar em torno de um ponto fixo. Consideremos que na extremidade de r h um corpo de massa m. Ao produto da fora aplicada na extremidade d da alavanca pela distncia da alavanca d e o seno do ngulo entre a linha sobre a qual est o brao de alavanca e a direo da fora aplicada chamamos torque, ou momento de fora. Um exemplo muito comum de torque quando se aplica uma fora perpendicular ao cabo de uma chave, fazendo-a girar um parafuso em torno de um ponto fixo, conforme na figura 02.

figura 02: representao de uma situao comum de aplicao de torque. Matematicamente, o vetor torque dado pelo produto vetorial entre os vetores r e F: = rxF

Que equivale a: = r.F.sen Onde o r a distncia da fora aplicada at F a fora sen o seno do ngulo entre a fora e o brao de alavanca d. Quando 90 sen = 1 ento a equao se reduz a: = F.r Se considerarmos um brao de alavanca d com comprimento r, teremos: = F.d em N.m (no SI) observe que a mesma dimenso de energia, porm a unidade de energia o joule e simbolizada por J, no SI. torque; fixo; aplicada;

ponto

Potncia

A idia de potncia a quantidade de energia gasta por um operador em um determinado intervalo de tempo. Se ele imprime certa potncia em um intervalo de tempo, se ele gastar a mesma energia em um espao menor de tempo, a potncia ser menor. A frmula de potncia tratando de mquinas, pois toda mquina tem um limite de energia gasta por um intervalo de tempo, e a potncia vem a determinar essa capacidade de cada mquina. Ateno: potncia, e d uma idia tambm de porque mais fcil acelerar um corpo baixa velocidade do que um corpo alta velocidade.

Rendimento das transmisses

Nenhuma mquina perfeita. Durante um processo, nem toda energia despendida pela mquina convertida em trabalho de fato. Para enumerar essa eficincia de cada mquina foi Et, onde Et a energia total despendida pela mquina. Observe que como uma mquina no pode realizar mais trabalho do que a energia total, essa escala de rendimento est entre 0 e 1.

Em qualquer tipo de transmisso, inevitvel a perda de potncia. O sistema de transmisso inclui os eixos,mancais, rodas de atrito, correias de transmisso, correntes, e engrenagens que devem ser adequadamente instaladas e sujeitas a intervenes de manuteno regulares. As perdas so originada pelo atrito entre as superfcies, agitao do leo lubrificante,escorregamento entre correias e polia entre outras situaes a dimenso destas perdas muito varivel, entre 0% e 45%. Desta forma, consta-se que a potncia de entrada da transmisso dissipada em parte sob a forma de energia, transformada em calor e rudo, resultando a outra parte em potncia til geradora de trabalho. Pe=Pu+Pd Onde: Pe=Pot. de entrada (W) Pu=Pot. til (W) Pd=Pot. dissipada (W) RENDIMENTOS: _ Valores normais de h em funo do tipo de transmisso: Tipo h Correias planas 0,96-0,97 Correias em V 0,97-0,98 Correntes silenciosas 0,97-0,99 Correntes Renold 0,95-0,97 Rodas de atrito 0,95-0,98 Engrenagens fundidas 0,92-0,93 Engrenagens usinadas 0,96-0,98 Valores normais de h em funo do tipo de transmisso: Tipo h Rosca sem fim 1 entrada 0,45-0,60 Rosca sem fim 2 entrada 0,70-0,80

Rosca sem fim 3 entrada 0,85-0,80 Mancais Rolamento 0,98-0,99 Mancais - Deslizamento 0,96-0,98

Referencias bibliogrficas: www.brasilescola.com/fisica/movimeto www.infoescola.com www.fisica.if.usp.br/mecanica www.wikpedia.org.br www.sistemasautomotivos.blogspot.com/2009

Universidade Presidente Antnio Carlos UNIPAC Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Baro de Cocais
Aluno: Alissano Marcos Valadares

TRABALHO

De

Mecnica

Baro de Cocais, 29 de maio de 2012.

Universidade Presidente Antnio Carlos UNIPAC Faculdade de Educao e Estudos Sociais de Baro de Cocais
Aluno: Alissano Marcos Valadares

Mecnica

Alissano Marcos Valadares

Trabalho

de

pesquisa

sobre

Movimento circular, Velocidade Angular, Perodo, Frequncia, Rotao, Velocidade Perifrica ou tangencial, Transmisses por correias, Transmisses automotivas, Momento Toror, Torque, Potncia, Rendimento das transmisses, apresentado a disciplina de Mecnica ao professor do 7 perodo turma nica.

Baro de Cocais, 29 de maio de 2012.

You might also like