You are on page 1of 27

O que literatura?

? (1) A literatura, como toda arte, uma transformao do real, a realidade recriada atravs do esprito do artista e retransmitida atravs da lngua para as formas, que so os gneros, e com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa, ento, a viver outra vida, autnoma, independente do autor e da experincia de realidade de onde proveio. Os fatos que lhe deram s vezes origem perderam a realidade primitiva e adquiriram outra, graas a imaginao do artista. So agora fatos de outra natureza, diferentes dos fatos naturais objetivados pela cincia ou pela histria ou pelo social. O artista literrio cria ou recria um mundo de verdades que no so mensurveis pelos mesmos padres das verdades fatuais. Os fatos que manipula no tm comparao como os da realidade concreta. So as verdades humanas gerais, que traduzem antes um sentimento de experincia, uma compreenso e um julgamento das coisas humanas, um sentido da vida, e que fornecem um retrato vivo e insinuante da vida, o qual sugere antes que esgota o quadro. A Literatura , assim, vida, parte da vida, no se admitindo passa haver conflito entre uma e outra. Atravs das obras literrias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque so as verdades da mesma condio humana. Afrnio Coutinho 01. Aristteles, filsofo grego clssico, afirmava que a arte imitao. Essa afirmao est de acordo com o texto acima? Justifique sua resposta: 02. O texto afirma que o artista, ao recriar a realidade, estabelece uma outra verdade. Como essa outra verdade? 03. Se algum lhe perguntasse: O que literatura?, o que voc responderia? Justifique: 04. Ceclia Meireles, poeta do Modernismo brasileiro, escreveu uma obra intitulada Romanceiro da Inconfidncia, na qual nos reconta os episdios da Inconfidncia Mineira. Veja este pequeno fragmento que fala do ouro incansvel. De seu calmo esconderijo, ouro vem, dcil e ingnuo; torna-se p, folha, barra, prestgio, poder, engenho... to claro! e turva tudo: Honra, amor e pensamento. Os versos de Ceclia Meireles comprovam o que dito no segundo pargrafo do texto de Afrnio Coutinho? Justifique sua resposta. Linguagem Literria e Linguagem No Literria Sabemos que a "matria-prima" da literatura so as palavras. No entanto, necessrio fazer uma distino entre a linguagem literria e a linguagem no literria, isto , aquela que no caracteriza a literatura.

Embora um mdico faa suas prescries em determinado idioma, as palavras utilizadas por ele no podem ser consideradas literrias porque tratam: 1. de um vocabulrio especializado e 2. de um contexto de uso especfico. Agora, quando analisamos a literatura, vemos que o escritor dispensa um cuidado diferente com a linguagem escrita, e que os leitores dispensam uma ateno diferenciada ao que foi produzido. Outra diferena importante com relao ao tratamento do contedo: ao passo que, nos textos no literrios (jornalsticos, cientficos, histricos, etc.) as palavras servem para veicular uma srie de informaes, o texto literrio funciona de maneira a chamar a ateno para a prpria lngua (FARACO & MOURA, 1999) no sentido de explorar vrios aspectos como a sonoridade, a estrutura sinttica e o sentido das palavras. Veja abaixo alguns exemplos de expresses na linguagem no literria ou "corriqueira" e um exemplo de uso da mesma expresso, porm, de acordo com alguns escritores, na linguagem literria:

Linguagem no literria:

Linguagem literria:

Anoitece.

A mo da noite embrulha os horizontes. (Alvaregna Peixoto)

Teus cabelos loiros brilham.

Os clarins de ouro dos teus cabelos cantam na luz! (Mrio Quintana)

... um sujo de nuvem emporcalhou o Uma nuvem cobriu parte do cu. luar em sua nascena. (Jos Cndido de Carvalho)

Aos cinquenta anos, inesperadamente, apaixonei-me de novo.

Na curva dos cinquenta derrapei neste amor. (Carlos Drummond de Andrade)

O que Literatura? (2) A literatura, como manifestao artstica, tem por finalidade recriar a realidade a partir da viso de determinado autor (o artista), com base em seus sentimentos, seus pontos de vista e suas tcnicas narrativas. O que difere a literatura das outras manifestaes a matria-prima: a palavra que transforma a linguagem utilizada e seus meios de expresso. Porm, no se pode pensar ingenuamente que literatura um texto publicado em um livro, porque sabemos que nem todo texto e nem todo livro publicado so de carter literrio. Logo, o que definiria um texto literrio de outro que no possui essa caracterstica? Essa uma questo que ainda gera discusso em diversos meios, pois no h um critrio formal para definir a literatura a no ser quando contrastada com as demais manifestaes artsticas (evidenciando sua matria-prima e o meio de divulgao) e textuais (evidenciando um texto literrio de outro no literrio). Segundo Jos de Nicola (1998:24), o que torna um texto literrio a funo potica da linguagem que ocorre quando a inteno do emissor est voltada para a prpria mensagem, com as palavras carregadas de significado. Alm disso, Nicola enfatiza que no apenas o aspecto formal significativo na composio de uma obra literria, como tambm o seu contedo.

Ceclia Meireles, recorte do manuscrito Exerccio de Saudade (s.d.) da Bilbioteca Nacional Digital O que literatura? antes de tudo uma pergunta histrica. O que conhecemos por literatura no era o mesmo que se imaginava h, por exemplo, duzentos anos quando, na Europa, o gnero literrio romance comeou a se desenvolver graas ao desenvolvimento dos jornais, que possibilitou uma maior divulgao do gnero, mudando o que se entendia a respeito do assunto. Se antes as belas letras eram compostas por composies em verso que seguiam uma estrutura formal de acordo com critrios estabelecidos desde a antiguidade, agora, com o advento e a popularizao do romance, a forma de se entender a literatura foi modificada e novos gneros textuais foram ganhando espao. Exemplo disso, que, no sculo XX houve a atribuio de alguns gneros considerados menores como cartas, biografias e dirios categoria literria. Um dos registros mais antigos que se tem acerca do tema deve-se a Aristteles, pensador grego que viveu entre 384 e 322 (A. C.). Aristteles elaborou um conjunto de anotaes em que busca analisar as formas da arte e da literatura de seu tempo. Para isso, o pensador elaborou a teoria de que a poesia (gnero literrio por excelncia da poca) era tcnica aliada mimese (imitao), diferenciando os gneros trgico e pico do cmico e satrico e, por fim, do lrico. Segundo o filsofo, o que difere a arte literria, representada pela poesia, dos textos investigativos em prosa a qualidade universal que a imitao permite. Ao imitar o que
3

diferente (pico e tragdia), o que inferior (comdia e stira) e o que est prximo (lrico), o artista cria a fictio, isto , fico, inventando histrias genricas, porm verossmeis. Os escritos de Aristteles so questionados nos dias de hoje, uma vez que a literatura sofreu uma evoluo sem precedentes nos ltimos sculos, aceitando novos gneros e presenciando a criao de novos meios de veiculao, como a internet. Todos esses fatores acabam diluindo a definio clssica de literatura e gerando novas atribuies ao longo de seu desenvolvimento e recepo.

O que Literatura? (3) No h uma definio estabelecida acerca do conceito de literatura. Ela varia de acordo com o momento histrico e com as condies de recepo de seu material (porque embora a literatura seja basicamente composta por textos literrios, ainda h inmeras discusses acerca do que seria esse texto e de quais seriam seus meios de difuso). Alm disso, pode-se acrescentar que a literatura , na realidade, uma reunio de diversos aspectos estruturais, sociais e culturais dentro de uma manifestao textual. H artistas, como o poeta norte-americano Ezra Pound (1885-1972), que afirmam que o poeta tem uma funo social porque sua obra e suas palavras esto carregadas de significado. O poeta tambm diz que os escritores possuem uma funo social definida em razo de se encontrarem na posio de escritores, de trabalhadores das palavras e, portanto, possuem responsabilidade social. Sabemos que a literatura alm de refletir a realidade vista pelos olhos dos artistas, um veculo de disseminao de ideias e, independente de seu teor, causa determinados impactos e sensaes no imaginrio de seus leitores. Segundo o terico Jonathan Culler (1999:33-34) a literatura um ato de fala que contrasta com outros tipos de atos de fala. O que acontece, geralmente, que os leitores acabam identificando o ato de fala literrio por este se encontrar em um meio associado literatura (como por exemplo: livro de poemas, seo indicada em uma revista literria, biblioteca etc.), alm disso, o texto literrio se diferencia dos textos no literrios em razo da ateno dispensada nesse tipo de texto, isto , no esperado que se leia um romance ou um poema como se fosse uma manchete de jornal ou um anncio nos classificados, ou ainda como se estivssemos ouvindo uma notcia veiculada no rdio ou na televiso. Podemos ir ainda mais alm e pensar que o que diferencia um texto literrio de um no literrio a maneira como a narrativa construda. No romance, predomina a narrativa ficcional em forma de prosa (geralmente uma histria inventada, com personagens inventados e um conflito especfico que norteia as atitudes dos personagens), na poesia, versos seguindo estruturas formais ou livres (sem rima) sobre diferentes assuntos. Essas especificaes com relao s formas o que caracterizam os gneros textuais.

O que diferencia a literatura dos demais textos do dia a dia o seu carter ficcional. Porm, esse conceito tambm questionvel, uma vez que temos diversas manifestaes textuais que podem ser consideradas literatura, como por exemplo, livros escritos baseados em acontecimentos reais, como o caso do livro A sangue frio (1966) do escritor e jornalista norte-americano Truman Capote (1924-1984). Esse livro ficou conhecido como pertencente a um gnero intitulado jornalismo literrio, pois Capote acompanhou pessoalmente o desenrolar do caso registrou os fatos presenciados e os depoimentos das testemunhas em forma de romance. Nele, o autor se baseia em um evento no ficcional para produzir um romance no estilo jornalstico, porm, permeado de subjetividade e de literariedade. O mesmo acontece com o livro Os Sertes (1902), do brasileiro Euclides da Cunha (1866-1909). Considerado um clssico da literatura brasileira, seu relato acerca do conflito em Canudos preciso, porm, o texto literrio deve-se ao estilo narrativo de Euclides, recheado de elementos do gnero, e segue sendo estudado nas escolas e nas faculdades de Letras. Outro exemplo so os documentos dos viajantes que vieram ao Brasil na poca de seu descobrimento. Seriam eles considerados textos literrios? pouco provvel, pois, formalmente, tratam-se de textos descritivos responsveis pelo levantamento da vida e dos costumes no territrio brasileiro caracterizando o que se convencionou chamar de literatura informativa, que no possuiria o mesmo status da literatura ficcional. Porm, inegvel que a Carta a el-Rei Dom Manuel sobre o achamento do Brasil, de autoria de Pero Vaz de Caminha e outros documentos relativos ao descobrimento, tenham valor literrio, pois se tratam de belssimos textos, ricos no apenas em descries, mas tambm na narrativa de alguns episdios ocorridos durante a expedio liderada por Pedro lvares Cabral, no caso da narrativa de Caminha. H tambm uma forte discusso em torno das Histrias em Quadrinhos. Embora inseridas em uma linguagem diferente da literria (isto , a linguagem grfica), a parte narrativa das histrias assemelha-se muito ao material literrio em prosa e verso. No toa que a adaptao de romances e contos para histrias em quadrinhos se mostrou uma atividade popular e que tem se desenvolvido bastante no final do sculo XX e incio do XXI. Gneros textuais A situao determina qual usar

Piadas, anncios, poemas, romance, carta de leitor, notcia, biografia, requerimento, editorial, palestra, receita... So muitos os gneros de texto que circulam por a. So as situaes que definem qual utilizar. O que podemos fazer quando queremos: saber como chegar a um endereo desconhecido por ns? Consultar o "guia de ruas" da nossa cidade, ou perguntar a algum que conhece o trajeto... escolher um filme para ir assistir no cinema? Pesquisar no jornal ou pedir opinio a um amigo... conversar com parentes que esto longe? Telefonar, mandar carta ou e-mail... criar um clima de descontrao com amigos? Contar piadas, conversar... distrair uma criana? ler um conto de fadas, brincar de adivinhaes... Em todas as situaes acima, usamos diferentes gneros de texto (a definio de texto, alis, um enunciado verbal que faz sentido para algum em determinada situao). Situaes diversas, finalidades diversas, diferentes gneros. No importa qual o gnero, todo texto pode ser analisado sob trs caractersticas: o assunto: o que pode ser dito atravs daquele gnero; o estilo: as palavras, expresses, frases selecionadas e o modo de organiz-las; o formato: a estrutura em que cada agrupamento textual apresentado.
5

Gnero literrio e no literrio


Leia o poema a seguir
Tributo a J.G.Rosa Passarinho parou de cantar. Essa apenas uma informao. Passarinho desapareceu de cantar. Esse um verso de J. G. Rosa. Desapareceu de cantar uma graa verbal. Poesia uma graa verbal.

(Manuel de Barros. "Tratado das grandezas do nfimo". Rio de Janeiro: Record, 2001) Voc deve ter percebido que, no poema - um gnero textual -, o poeta do pantanal brasileiro, Manoel de Barros, distingue o verbo "parar" (cessar, acabar), como sendo "apenas uma informao" da expresso verbal "desapareceu de cantar" ou "uma graa verbal", que ele considera poesia. Pode-se dizer que o que distingue um texto no literrio de um texto literrio o trabalho com a linguagem que este ltimo apresenta. Nos gneros literrios h uma conexo interdependente entre "o que se diz" (o assunto/tema do texto) e o "como se diz" (a forma como o texto dito). O texto literrio (em prosa ou em verso) tem um trabalho muito maior com a linguagem, um modo singular e inventivo de o artista ver o mundo, expressando-o. Veja, por exemplo, a definio que o dicionrio Houaiss d para a palavra sabi
SABI, substantivo de dois gneros - designao comum s aves passariformes, da famlia dos muscicapdeos, subfamlia dos turddeos, cosmopolitas, que possuem plumagem de colorido simples, geralmente marrom, cinza ou preta, com as partes inferiores lisas ou manchadas; tordo [So muito apreciados pela beleza do canto.]

Observe que a finalidade do verbete - outro gnero textual - informar sobre o sabi, dando uma definio do pssaro, e sua classificao gramatical. Tendo em mente o tema "sabi", h vrios tipos de texto possveis: uma narrao fictcia em que se contasse as aventuras de um sabi, ou uma poesia que comentasse a beleza e a graa dessa ave. O dicionrio, no entanto, oferece textos no literrios, "secos", descritivos, em que a linguagem serve para ser exata, informar, e no florear. De maneira geral, podem-se distinguir assim os textos literrio e no literrio, ainda que, muitas vezes, as diferenas entre um e outro no sejam to bem marcadas. NARRATIVA O termo narrar vem do latim narratio e quer dizer o ato de narrar acontecimentos reais ou fictcios. Na Antiguidade Clssica, os padres literrios reconhecidos eram apenas o pico, o lrico e o dramtico. Com o passar dos anos surgiu dentro do gnero pico a variante: gnero narrativo, a qual apresentou concepes de prosa com caractersticas diferentes, o que fez com que surgissem divises de outros gneros literrios dentro do estilo narrativo: o romance, a novela, o conto, a crnica, a fbula. Porm, praticamente todas as obras narrativas possuem elementos estruturais e estilsticos em comum e devem responder a questionamentos, como: quem?, que? quando? onde? por qu? Vejamos a seguir:
6

Narrador: o que narra a histria, pode ser onisciente (terceira pessoa, observador, tem conhecimento da histria e das personagens, observa e conta o que est acontecendo ou aconteceu) ou personagem (em primeira pessoa; narra e participa da histria e, contudo, narra os fatos medida em que acontecem, no pode prever o que acontecer com as demais personagens). Tempo: um determinado momento em que as personagens vivenciam as suas experincias e aes. Pode ser cronolgico (um dia, um ms, dois anos) ou psicolgico (memria de quem narra, flash-back feito pelo narrador). Espao: lugar onde as aes acontecem e se desenvolvem. Enredo: a trama, o que est envolvido na trama que precisa ser resolvido, e a sua resoluo, ou seja, todo enredo tem incio, desenvolvimento, clmax e desfecho. Personagens: atravs das personagens, seres fictcios da trama, encadeiam-se os fatos que geram os conflitos e aes. personagem principal d-se o nome de protagonista e pode ser uma pessoa, animal ou objeto inanimado, como nas fbulas. O que vimos foram os recursos que os estilos narrativos tm em comum, agora vejamos cada um deles e suas caractersticas separadamente, que so as variantes da narrao. Romance: uma narrativa longa, geralmente dividida em captulos, possui personagens variadas em torno das quais acontece a histria principal e tambm histrias paralelas a essa, pode apresentar espao e tempo variados. Novela: um mdulo mais compilado do romance e tambm mais dinmico, dividida em episdios, so contnuos e no tm interrupes. Conto: uma narrativa curta que gira em torno de um s conflito, com poucos personagens. Crnica: uma narrativa breve que tem por objetivo comentar algo do cotidiano; um relato pessoal do autor sobre determinado fato do dia a dia. Fbula (do Latim fabula, significando "histria, jogo, narrativa, conta, conto", literalmente "o que dito") so composies literrias em que as personagens so geralmente animais, foras da natureza ou objetos, que apresentam caractersticas humanas, tais como a fala, os costumes, etc. Estas histrias geralmente terminam com um ensinamento moral de carter instrutivo. um gnero muito verstil, pois permite diversas maneiras de se abordar determinado assunto. Lenda uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradio oral atravs dos tempos. De carter fantstico e/ou fictcio, as lendas combinam fatos e fatos histricos com irrealidades que so meramente produto da imaginao aventuresca humana. As histrias em quadrinhos tambm so uma variante da narrativa. 1. A tessitura narrativa Ao fazer um texto narrativo devemos responder a algumas perguntas fundamentais para esclarecer os acontecimentos: - O fato que ser narrado (O qu?); - O tempo em que o fato vai est (Quando?);
7

- O lugar onde vai ocorrer o fato (Onde?); - Quais personagens vo fazer parte de histria (Com quem?); - Qual o motivo (por que) ocorreu tal situao (Por qu?); - Como se deu o fato (Como?); - E as conseqncias (desfecho da histria). 2. Estilo O Estilo concede ao texto uma singularidade lingustica, diferenciando-o. Estilo de poca consiste no conjunto de caractersticas especficas e semelhantes que so refletidas na arte, na cincia, na religio, e nos costumes. Embora um mesmo estilo literrio (romntico, por exemplo) possa definir vrias obras (romances, contos, poemas), h uma diferena entre elas, que est no manejo das possibilidades lingusticas, que unificam a obra de cada autor. O estilo individual exprime os movimentos do pensamento e do sentimento, utilizando uma linguagem que eleva a individualidade daquele que escreve. O texto narrativo tem trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso: - Introduo: Apresenta as personagens, localizando-as no tempo e no espao. - Desenvolvimento: Atravs das aes das personagens, constri-se a trama e o suspense que culmina no clmax. - Concluso: Existem vrias maneiras de se concluir uma narrao. Esclarecer a trama apenas uma delas. O que se pede: Imaginao para compor urna histria cativante que entretenha o leitor, provocando expectativa. Pode ser romntica, dramtica ou humorstica.

Tipos de narrador
Narrar contar um ou mais fatos que ocorreram com determinadas personagens, em local e tempo definidos. Por outras palavras, contar uma histria, que pode ser real ou imaginria. Quando se vai redigir uma histria, a primeira deciso que deve tomar se voc vai ou no fazer parte da narrativa. Tanto possvel contar uma histria que ocorreu com outras pessoas como narrar fatos acontecidos consigo. Narrador em primeira pessoa Narrador personagem: alm de contar a histria em primeira pessoa, faz parte dela, sendo por isso chamado de personagem. marcado por caractersticas subjetivas, opinies em relao aos fatos ocorridos, sendo assim uma narrativa parcial, j que no se pode enxergar nenhum outro ngulo de viso. A narrativa dotada de caractersticas emocionais daquele que narra. Esse tipo de personagem tem viso limitada dos fatos, de modo que isso pode causar um clima de suspense na narrativa. O leitor vai fazendo suas descobertas ao longo da histria junto com a personagem.
8

Narrador Protagonista: o narrador a personagem principal da histria. Todos os acontecimentos giram em torno de si mesmo, e por isso a narrativa a mais impregnada de subjetividade. O leitor induzido a compartilhar dos sentimentos de satisfao ou insatisfao vividos pela personagem, o que dificulta ainda mais a viso geral da histria. Narrador como testemunha: uma das personagens que vivem a histria contada, mas no a personagem principal. Tambm registra os acontecimentos sob uma tica individual, mas como personagem secundrio da trama no h uma sobrecarga de emoes na narrao. Narrador em terceira pessoa Narrador onisciente: aquele que sabe de tudo. H vrios tipos de narrador onisciente, mas podemos dizer que so chamados assim porque conhecem todos os aspectos da histria e de seus personagens. Pode por exemplo descrever sentimentos e pensamentos das personagens, assim como pode descrever coisas que acontecem em dois locais ao mesmo tempo. Narrador onisciente neutro: Relata os fatos e descreve as personagens, mas no influencia o leitor com observaes ou opinies a respeito das personagens. Fala somente dos fatos indispensveis para a boa compreenso da narrativa. Narrador onisciente seletivo: Narra os fatos sempre com a preocupao de relatar opinies, pensamentos e impresses de uma ou mais personagens, influenciando assim o leitor a se posicionar a favor ou contra eles. Narrador observador: o que presencia a histria, mas ao contrrio do onisciente no tem a viso de tudo, mas apenas de um ngulo. Comporta-se como uma testemunha dos fatos relatados, mas no faz parte de nenhum deles, e a sua nica atitude a de reproduzir as aes que enxerga a partir do seu ngulo de viso. No participa das aes nem tem conhecimento a respeito da vida, pensamentos, sentimentos ou personalidade das personagens. Foco Narrativo Est diretamente relacionado ao tipo de narrador. Narrador personagem, em 1 pessoa, o foco narrativo 1 pessoa. Narrador observador ou onisciente, em 3 pessoa, o foco narrativo 3 pessoa.

Fala interior da personagem Monlogo interior O monlogo interior uma forma dramtica ou literria de discurso no pronunciado da personagem consigo mesma. O narrador est sempre em 1. ou 3. pessoa, registra os pensamentos, as emoes, as motivaes interiores e desabafos da personagem. A personagem fala ou escreve de forma incoerente tudo o que lhe vem mente, esquecendo-se do leitor e do ouvinte. Como se o eu interior conversasse com um outro eu da personagem. O narrador reproduz o fluxo de conscincia da personagem, atravs do discurso direto ou indireto livre.

Discurso Narrativo Na produo de um texto narrativo, o narrador pode reproduzir a fala da personagem empregando-as de trs formas: Discurso direto, Discurso indireto, Discurso indireto livre.
9

Discurso Direto aquele que reproduz exatamente a fala das personagens ou interlocutores. Podemos enumerar algumas caractersticas do discurso direto: - emprego de verbo. de elocuo ou declarativos: afirmar, negar, perguntar, responder, explicar, prosseguir, indagar, gritar, pedir, reclamar, determinar, consentir, concordar, dizer, interromper, etc. - Usam-se os seguintes sinais de pontuao: dois-pontos, travesso e vrgula. Exemplo: A professora entrou na sala e perguntou: - Quem j terminou de fazer a redao?

Discurso Indireto No discurso indireto o narrador reproduz de forma indireta a fala das personagens. O narrador atua como um espectador auditivo que transmite ao leitor o que ouviu da personagem. No discurso indireto eliminamos os sinais de pontuao e usamos conjunes: que, se, como, etc. precedidos dos verbos de elocuo. Exemplo: Cristina levantou a mo e disse que gostaria de fazer uma pergunta.

Discurso Indireto Livre No discurso indireto livre o narrador no destaca a fala da personagem e no a introduz com pontuaes de verbos de elocuo, ou seja, no h nada que marque a passagem da fala do narrador para a fala da personagem. H somente a transposio do tempo verbal (pretrito imperfeito), e dos pronomes (1 pessoa), e geralmente a fala da personagem aparece com um ponto de exclamao ou interrogao. Exemplo: A menina perambulava pela sala irritada e zangada. Eu no gosto disso! E parecia que ningum a ouvia.

3. O Descritivismo na narrao Na narrao podem ocorrer algumas passagens descritivas que ilustram os personagens, objetos e situaes, e os realces do para a narrao um ar de humor, lirismo ou dramaticidade no descritivismo oportuno e manejado com estilo. Observe no texto abaixo a interveno descritiva na composio das personagens e situaes:

Vestiu uma camisa listrada e saiu por a Chegou em casa, na Rua das Marrecas, soltando marimbondos contra o carnaval. E enquanto tirava o
10

colarinho de goma: - Pas desgraado! Tudo feriado! Um funcionrio de responsabilidade, com encargo de chefe de seo na pode trabalhar. Ningum despacha coisa alguma. s pulo de macaco e fantasia de baiana. At o Desembargador Jupiau Feij vai sair de Marqus de Pomba. o fim do mundo, Dona Escolstica! E colocando os colarinhos na cadeira: - No agento mais. Vou para os capuchinhos fazer meu retiro espiritual. J falei com Dom Alvorado. Dona Escolstica, avassaladora senhora de prendas domsticas, fina como um machucador de cozinha, bateu palmas. E nas palmas dos cem quilos de Dona Escolstica embarcou Torquato Saquarema para a paz dos capuchinhos. Na porta de casa, orgulhosa do marido, a terrvel senhora deu a ltima mo de tinta no seu consentimento: - Vai, Saquarema. Vai com Deus, meu filho. Foi. Mas deu azar. O Bloco Vai Que Eu Fico Em Casa, da moa do estandarte ao ltimo tamborim, entrou numa grade de no caber na delegacia, pelo que transbordou pelas pginas dos jornais. E l veio, em quatro colunas, encadernado de baiana, o marido de Dona Escolstica. Na quarta-feira, ao deixar a priso. Torquato Saquarema tomou uma providncia enrgica. Pediu asilo na Embaixada do Peru. (Jos Cndido de Carvalho). ATIVIDADES 01. Leia o perodo: "Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, porta do Ateneu." Considerando a possibilidade de vrias organizaes sintticas para os perodos compostos, assinale a alternativa em que no h alterao de sentido em relao ao perodo acima indicado: a) Meu pai disse-me, porta do Ateneu, que l eu encontraria o mundo. b) porta do Ateneu, meu pai disse-me que l eu teria de encontrar o mundo. c) Disse-me meu pai, porta do Ateneu, que somente l eu encontraria o mundo. d) Quando chegamos porta do Ateneu, meu pai disse-me que l eu precisaria encontrar o mundo. e) Ao chegarmos porta do Ateneu, meu pai orientou-me para que l eu encontrasse o mundo. 02. "Ela insistiu: - Me d esse papel a." Na transposio da fala da personagem para o discurso indireto, a alternativa correta : a) Ela insistiu que desse aquele papel a. b) Ela insistiu em que me desse aquele papel ali. c) Ela insistiu em que me desse aquele papel a. d) Ela insistiu por que lhe desse este papel a. e) Ela insistiu em que lhe desse aquele papel ali. 03. A narrao dos acontecimentos com que o leitor se defronta no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, se faz em primeira pessoa, portanto, do ponto de vista da personagem Bentinho. Seria, pois, correto dizer que ela se apresenta: a) fiel aos fatos e perfeitamente adequada realidade; b) viciada pela perspectiva unilateral assumida pelo narrador; c) perturbada pela interferncia de Capitu que acaba por guiar o narrador; d) isenta de quaisquer formas de interferncia, pois visa verdade; e) indecisa entre o relato dos fatos e a impossibilidade de orden-los.
11

04. Assinale a alternativa que melhor complete o seguinte trecho: No plano expressivo, a fora da ____________ em _____________ provm essencialmente de sua capacidade de _____________ o episdio, fazendo ______________ da situao a personagem, tornando-a viva para o ouvinte, maneira de uma cena de teatro __________ o narrador desempenha a mera funo de indicador de falas. a) narrao - discurso indireto - enfatizar - ressurgir - onde; b) narrao - discurso onisciente - vivificar - demonstrar-se - donde; c) narrao - discurso direto - atualizar - emergir - em que; d) narrao - discurso indireto livre - humanizar - imergir - na qual; e) dissertao - discurso direto e indireto - dinamizar - protagonizar - em que.

05."Palmeiras perde o jogo e cabea na Argentina." (O Estado de So Paulo, 31/03/94) A alternativa em que o efeito expressivo decorre do mesmo expediente sinttico e semntico observado acima : a) Foste a pela estrada da vida, manquejando da perna e do amor. b) Maria Lusa disse que era nervosa e mulher. c) "(...) como quem se retira tarde do espetculo. Tarde e aborrecido." d) "O rato! o rato!" exclamou a moa afastando-se. e) Peo-lhe desculpar-me e que no mencione mais esse fato.

06. "Impossvel dar cabo daquela praga. Estirou os olhos pela campina, achou-se isolado. Sozinho num mundo coberto de penas, de aves que iam com-lo. Pensou na mulher e suspirou. Coitada de Sinh Vitria, novamente nos descampados, transportando o ba de folha." O narrador desse texto mistura-se de tal forma personagem que d a impresso de que h diferena entre eles. A personagem fala misturada narrao. Esse discurso chamado: a) discurso indireto livre b) discurso direto c) discurso indireto d) discurso implcito e) discurso explcito

07. Considere o texto: "O incidente que se vai narrar, e de que Antares foi teatro na sexta-feira 13 de dezembro do ano de 1963, tornou essa localidade conhecida e de certo modo famosa da noite para o dia. (...) Bem, mas no convm antecipar fatos nem ditos. Melhor ser contar primeiro, de maneira to sucinta e imparcial quanto possvel, a histria de Antares e de seus habitantes, para que se possa ter uma idia mais clara do palco, do cenrio e principalmente da personagens principais, bem como da comparsaria, desse drama talvez indito nos anais da espcie humana." (rico Verssimo) Assinale a alternativa que evidencia o papel do narrador no fragmento acima: a) O narrador tem senso prtico, utilitrio e quer transmitir uma experincia pessoal.
12

b) um narrador introspectivo, que relata experincias que aconteceram no passado, em 1963. c) Em atitude semelhante de um jornalista ou de um espectador, escreve para narrar o que aconteceu com x ou y em tal lugar ou tal hora. d) Fala de maneira exemplar ao leitor, porque considera sua viso a mais correta. e) um narrador neutro, que no deixa o leitor perceber sua presena.

08. Leia o trecho abaixo: "Bem, verdade que tambm eu no tenho piedade do meu personagem principal, a nordestina: um relato que desejo frio. (...) No se trata apenas da narrativa, antes de tudo vida primria que respira, respira, respira. (...) Como a nordestina, ha milhares de moas espalhadas por cortios, vagas de cama num quarto, atrs de balces trabalhando at a estafa. No notam sequer que so facilmente substituveis e que tanto existiriam como no existiriam." (Clarice Lispector) Em uma das alternativas abaixo, h um aspecto do livro de Clarice Lispector, A Hora da Estrela, presente no fragmento acima, que o aproxima do chamado "romance de 30", realizado por escritores como Graciliano Ramos e Rachel de Queiroz: a) A preocupao excessiva com o prprio ato de narrar. b) O intimismo da narrativa, que ignora os problemas sociais de seus personagens. c) A construo de personagens que tm sua condio humana degradada por culpa do meio e da opresso. d) A necessidade de provar que as aes humanas resultam do meio, da raa e do momento. e) A busca de traos peculiares da Regio Nordeste.

09. A forma verbal que no alteraria o aspecto de durabilidade no passado expresso pela locuo grifada neste enunciado do texto - "To comodamente que eu estava lendo..." Est indicada na opo: a) lera b) lia c) leio d) leria e) li

10. Com base no texto abaixo, indique a alternativa cujo elemento estruturador da narrativa no foi interposto no episdio: "Porque no quis pagar uma garrafa de cerveja, Pedro da Silva, pedreiro, de trinta anos, residente na rua Xavier, 25, Penha, matou ontem em Vigrio Geral, o seu colega Joaquim de Oliveira." a) o lugar b) a poca c) as personagens d) o fato e) o modo

13

EXERCCIOS GERAIS DE NARRAO I- Leia atentamente o texto abaixo : A SINA DE ALFO Alfo era um ratinho muito prestativo que trabalhava para o Rei Leo. Era alegre, brincalho , amigo com o qual o rei podia contar vinte e quatro horas por dia. Mas com o passar do tempo, Alfo foi ficando triste, pois vivia praticamente preso s suas obrigaes de ajudante-de-ordens, conselheiro, ombudsman, mo direita, mensageiro, e no tinha tempo para mais nada. Por causa de sua ndole alegre e expansiva, o ratinho gostava de viver livremente. Por isso, ultimamente, o seu emprego o desgostava muito; sentia-se escravo do dever. O ratinho Alfo tornava-se cada vez mais srio, mais taciturno; nem as mais engraadas piadas do papagaio o faziam rir. Os bichos viviam fazendo-lhe graa para tentar descontra-lo e sugeriam com preocupao: - Alfo, ria ! Rir faz bem ! - Alfo, ria ! Voc est envelhecendo . Mas qu ! Alfo foi ficando cada vez mais calado, at que um dia resolveu falar com o Rei. - Senhor , no agento mais o peso das obrigaes. Sou um ratinho sagitariano, quero viajar, ser livre e o excesso de dever est me matando. Nem rir mais eu rio ! Todos vivem me pedindo : - Alfo, ria ! Voc est muito triste ! - porque percebem que estou ficando cada vez mais descontente ! - E o que voc sugere, meu fiel amigo ? - Que o senhor me libere de serv-lo . Continuarei sendo seu melhor amigo, se quiser, seu conselheiro, mas quero ser livre. Quero dormir de madrugada, acordar com o sol no meu focinho, quero visitar novas florestas , mas trabalhando assim como trabalho, no posso fazer nada disso ! - , meu caro ratinho, voc tem razo. - Sabe, majestade, se eu continuar trabalhando tanto, sem ter tempo para mim , vou me tornar amargo . Por favor, liberte-me de minhas obrigaes. - Quem sou eu para ir contra a personalidade de algum ? Prefiro-o como um amigo alegre a um fiel servidor triste. De hoje em diante, voc est livre, Alfo. Alfo ria sem parar. Estava realmente feliz e poderia fazer tudo aquilo que quisesse. E foi a partir dessa histria, a histria do ratinho Alfo que queria a libertao do pesado jugo do trabalho, que nasceu a palavra alforria. No seu caderno, identifique: 1abcd2345o enredo : introduo - de ...................... a ........................ a complicao - de .................... a ........................... o clmax - de ............................ a ........................... o desfecho - de......................... a ............................ o tempo o espao os personagens o tipo de narrador e foco narrativo

II- Mudana de foco narrativo: a- Passar os textos abaixo para a terceira pessoa.
14

1- Eu morava numa casa pequena, com um grande quintal e um enorme pomar. Apanhava laranja no p, vivia em cima da goiabeira, comia fruta-do-conde apanhada na hora, saboreava pitanga, amora, jambo, caju e brincava, brincava muito sombra das rvores. Um de meus passatempos preferidos era brincar de casinha. Pegava as bonecas, panelinhas, roupinhas e at uma pequena moblia feita na Industrial e ficava horas trocando minhas "filhinhas" e fazendo comidinha num fogo improvisado , feito com dois tijolos. De vez em quando , eu pegava todas as minhas bonecas , colocava-as sentadas em frente a uma lousa e ensinava a elas o beab; acho que foi nesse tempo que eu escolhi minha profisso. 2- Nos fundos da minha casa havia um riozinho. Meu pai costumava improvisar um barco feito com uma bia de cmara de ar com uma bacia de alumnio dentro , no qual me colocava junto com meus amigos para passear pelas guas mansas do riacho. De vez em quando, fazamos piquenique no areio e ficvamos horas nos divertindo beira do Ja, ouvindo o barulho das guas limpas correndo na cachoeira. 3- Duas pocas do ano eram ansiosamente esperadas por mim: o ms de junho e o de dezembro. Em junho, havia uma grande festa junina na chcara do Seu Ferrari, um bondoso professor da Industrial, amigo de minha famlia. Fazia muito frio e eu com minha famlia e meus amigos ficvamos em volta de uma grande fogueira, bebendo quento, comendo churrasco , doces tpicos e soltando balo. Quantos bales ! Como eu gostava de bales ! O cu ficava iluminado tantos eles eram. s vezes demoravam a subir, ficavam balanando ; de repente tomavam flego e subiam devagarinho . E sumiam na noite estrelada. Lembro-me que vrias vezes, a festa coincidiu com o aniversrio da Industrial ; meu pai e seus colegas saam no comeo da noite para fazer a tradicional serenata que terminava ali, em volta da fogueira. 4- Em dezembro, havia o Natal. O to esperado Natal, o Natal do vestido novo, do sapato debaixo da rvore, dos pedidos, muitas vezes no atendidos, e do Papai-Noel. Meses antes, minha me plantava um pinheirinho que depois era todo enfeitado com bolas coloridas e um pisca-pisca. Eu acreditava em Papai-Noel ( e em cegonha tambm ) e essa uma das melhores lembranas que guardo da minha infncia. Algumas vezes ele mesmo veio trazer o meu presente. Eu me lembro que na noite do dia 24, eu no queria ir dormir. Queria esperar o velhinho. Mas o sono vinha e eu acabava dormindo sentada no sof. Acorde, o Papai-Noel chegou ! - Voc pediu uma boneca com cabelo para pentear, no ? Est aqui! (Anos mais tarde fiquei sabendo que ele era um funcionrio da Loja Renascena) . 5- Muitas vezes no recebi pessoalmente do Papai-Noel o que havia pedido e ao acordar, na manh do Natal, era a maior alegria ao ver o meu presente e o do meu irmo colocados ao lado de nosso melhor par de sapatos, sob a rvore. 6- Essas so apenas algumas das muitas recordaes alegres que guardo da minha infncia. Infncia de pureza e ingenuidade, de bastante msica, de inmeras brincadeiras e de muitos amigos sinceros que me acompanham at hoje, cujos filhos so amigos dos meus filhos. Eram tempos difceis aqueles, tudo era conseguido com muito sacrifcio, mas todos tnhamos um grande tesouro que jamais ser esquecido: tnhamos a felicidade !

b- Passar os textos abaixo para a primeira pessoa: 1- Era sua primeira viagem internacional. Tirou o passaporte, juntou dlar por dlar, estudou roteiros , pesquisou agncias e decidiu : Bariloche . No parava de pensar como seria bom viajar num grande Boeing bebericando um whiskinho e desembarcar em outro pas, com algum lhe esperando com seu nome numa tabuleta. Era demais para um simples mortal como ele. Mas... e a lngua ? Ele conhecia meia dzia de palavras em castelhano, como iria se virar ? Segundo j ouvira diversas vezes, no haveria problema, pois afinal portugus e castelhano so to parecidos... Ele era muito esperto e com um pouco de pacincia seria fcil se fazer entender.
15

2- A viagem foi maravilhosa, tudo saiu como ele havia sonhado. O vo valeu mais que vrias aulas de Geografia e ele achou Bariloche era muito mais bonito do que as fotos das revistas; as paisagens, a cidade, as confeitarias... A noite se arrumou, colocou o seu blaser de l, suas luvas de antlope e foi exatamente a que aconteceu o inesperado. 3- Como ele no estava com muita fome, resolveu entrar numa das confeitarias que achou simptica e pediu um lanche. O garon, solcito lhe deu o cardpio. Ele , sem olh-lo - afinal no ia entender nada mesmo - disse pausadamente : - Amigo, eu s quero um lanche ! Quero apenas um " perro caliente " . - Como, seor ? - Eu quero um " perro caliente " . 4- O garon balanou a cabea negativamente: no entendera nada do que ele tentava dizer. Mas ele insistiu: - Um " perro caliente" ! E encolhendo seus braos, dobrou suas mos para baixo em posio de cachorrinho equilibrista e comeou a latir: - Au, au ! " Um perro caliente "! Au, au! Perro, perro ! 5Um brasileiro da mesa ao lado, observando-o e rindo de sua frase e de seus gestos, disse: - Garon, ele quer um "pancho", um"pancho". E ele, meio sem graa , tentando esconder a sua vergonha, falou: - Como que eu ia adivinhar que cachorro-quente em castelhano "pancho"? No tem nada a

6ver...

III - Crie um fato e narre-o como se ele houvesse ocorrido. IV- Leia a notcia abaixo e transforme-a em um relato em que a sua imaginao vai interferir. Use elementos descritivos para caracterizar os personagens. Ontem, por volta das 23 horas, num bar defronte Rodoviria, Janete de Tal, 25 anos, atacou Joo Trabuco, 29 anos, desferindo-lhe sombrinhadas na cabea. V- Invente uma histria , utilizando os elementos seguintes: um homem/ uma mulher/ barulho de pancadas/ sala sem luz / noite chuvosa. Use tambm elementos descritivos. VI- Amplie a seguinte idia, criando um pequeno texto . Voc poder colocar elementos descritivos, nomes para os personagens, especificar o local e data. Fique vontade. Um homem foi a sua fazenda e dando comida para as galinhas, perdeu a sua aliana. Com medo da mulher, dirigiu-se cidade e pediu para um joalheiro amigo fazer-lhe uma nova aliana. Ao chegar em casa, disse mulher que a sua aliana havia entortado por causa de uma pancada na porteira da fazenda e que e havia mandado arrumar. Passada uma semana, a mulher mandou-lhe trazer um frango da fazenda e qual no foi sua surpresa ao abrir sua moela, encontrou a aliana l dentro. VII Voc vai modificar o seu texto escrito no exerccio anterior, alterando a ordem da narrativa. Primeiro, comece a escrev-lo pelo meio; depois, pelo fim. Se quiser, acrescente elementos.

16

VIII - Voc conhece a histria do Chapeuzinho Vermelho. Faa de conta que voc o lobo. Conte como a histria ocorreu, do seu ponto de vista. No se esquea de usar a descrio. Foco narrativo de primeira pessoa. IX- Invente um pequeno texto, com elementos da narrativa, que termine com a frase seguinte: - Este no o seu carro, meu senhor. Este o meu carro. E ponha-se para fora ! X- Em grupo de 4 ou 5- Cada pessoa do grupo toma uma folha de papel escreve o seguinte pargrafo: Peguei os meus cadernos e fui para a biblioteca fazer a pesquisa de Histria. Selecionei alguns livros, dentre eles um muito velho, amarelado. Qual no foi minha surpresa ao abri-lo, pois encontrei dentro um mapa que deveria ser de um tesouro escondido. Resolvi .... Cada um escreve mais um trecho, continuando a narrativa. Ao sinal do professor, as pessoas trocam a folha entre si no sentido horrio, lem o que o colega escreveu e continuam a narrativa por mais um pargrafo. Ao sinal do professor, trocam-se novamente as folhas e assim por diante at que a folha chegue a quem escreveu o primeiro pargrafo. A narrativa tem que ter seqncia. Dar um final. XI- Observe a seguinte sequncia: auma viagem bnaufrgio ca vida na ilha da lmpada mgica eo atendimento aos desejos Crie um texto baseado na sequncia acima, com os elementos da narrativa. O texto pode ser narrado em 1a ou 3a pessoa e deve ter elementos descritivos.

XII - Mundo dos Objetos 1- Reunir em grupos de 3 ou 4 participantes. 2- Por escolha particular ou por sorteio, cada aluno do grupo escolher um objeto. 3- Cada aluno, em seu caderno, desenhar o seu objeto. 4- Numa folha de papel sulfite, o aluno desenhar o seu objeto, transformando-o em personagem, dando-lhe caractersticas humanas. Se desejar, poder dar-lhe alguma caracterstica "maluca" . 5- Depois de todos os desenhos do grupo j prontos, os alunos os colocaro sobre as suas carteiras, para que o restante do grupo analise-os e observe bem as caractersticas. 6- Baseando-se nas caractersticas dos personagens, os elementos do grupo juntaro todos numa aventura. O texto dever iniciar-se por uma descrio dos personagens e depois passar para a narrativa de uma aventura envolvendo todos. Durante a narrativa, os personagens devero usar alguma de suas caractersticas, talvez para resolver algum problema na aventura. 7- Desenhar uma capa para o trabalho, de acordo com as caractersticas dos personagens e se possvel, ilustr-la com alguma cena da aventura. 8- Se algum aluno faltar durante a elaborao do texto, ou no participar ativamente disso, ele dever fazer um texto sozinho. XIII - TAPETE MGICO SUGESTES - Esta atividade pode ser aplicada aproveitando contedos desenvolvidos nas aulas de Geografia. Se, por exemplo, a classe estiver estudando a regio Sul, o texto produzido abranger essa regio . Se o professor desejar, poder aplicar a atividade desvinculada dos contedos desenvolvidos nas aulas de
17

Geografia, dando ampla liberdade ao aluno de escolher por onde ele vai voar com seu tapete mgico. Se quiser, fazer um livrinho com o texto e as ilustraes.

DESENVOLVIMENTO TAPETE MGICO Caetano Veloso Mas nada mais lindo Que o sonho dos homens fazer um tapete voar Sobre um tapete mgico eu vou cantando Sempre um cho sob os ps, mas longe do cho Maravilha sem medo, eu vou onde e quando Me conduz meu desejo e minha paixo Sobrevo a Baa da Guanabara Roo as mangueiras de Belm do Par Paro sobre a Paulista de madrugada Volto pra casa quando quero voltar Vejo o todo da festa dos navegantes Pairo sobre a cidade do Salvador Quero de novo estar onde estava antes Passo pela janela do meu amor Costa Brava, Saara, todo o planeta Luzes, cometas, mil estrelas no cu Pontos de luz vibrando na noite preta Tudo quanto bonito, o tapete e eu A bordo do tapete voc tambm pode viajar, amor Basta cantar comigo e vir como eu vou

Fazer um texto, seguindo os seguintes passos: 1Voc dever escolher um lugar ou vrios por onde queira passear com seu tapete mgico. Se quiser pode usar os contedos aprendidos nas aulas de Geografia. 2No caderno, faa um levantamento do que h no lugar por onde vai passear: estradas, cidades, praias, vegetao, comidas tpicas, folclore, divertimentos e tudo o mais que achar interessante. 3Imagine-se voando no tapete e sobrevoando o local escolhido. Ento, comece a escrever o texto em primeira pessoa. 4No primeiro pargrafo, a introduo, voc dever contar como conseguiu o tapete mgico: por obra de algum gnio que encontrou, por presente de alguma fada, ou outro meio qualquer. O pargrafo dever terminar contando o destino que escolheu para viajar. 5Do segundo pargrafo em diante, voc dever narrar a sua viagem passando por todos os lugares que escolheu, utilizando trechos descritivos. 6Voc poder descer do tapete, visitar atraes tursticas, conversar com pessoas do local e participar de situaes cotidianas do lugar.
18

7-

No ltimo pargrafo, dever concluir o seu texto, colocando um fecho interessante.

8No caso de se fazer um livrinho com o texto, o professor dever corrigi-lo para que o aluno passe-o a limpo; 9Em tantas folhas de sulfite, quantos forem os pargrafos do texto, fazer uma margem de 2 cm e desenhar uma figura referente ao texto que ser colocado na pgina, observando a distribuio; 101112Passar cada pargrafo do texto a limpo na folha de sulfite, junto a figura correspondente; Fazer uma capa em que haja uma cena do texto; Criar uma dedicatria, fazer um breve resumo e uma rpida biografia do autor.

Elementos da Comunicao Emissor o que emite a mensagem. Receptor o que recebe a mensagem. Mensagem o conjunto de informaes transmitidas. Cdigo a combinao de signos utilizados na transmisso de uma mensagem. A comunicao s se concretizar, se o receptor souber decodificar a mensagem. Canal de Comunicao por onde a mensagem transmitida: TV, rdio, jornal, revista, cordas vocais, ar... Contexto a situao a que a mensagem se refere, tambm chamado de referente. Rudo qualquer perturbao na comunicao. Funes da linguagem Quando um poeta descreve a Lua, suas impresses se dispem de maneira especial, conforme a subjetividade de suas sensaes. Quando um cientista descreve o mesmo objeto, submete-o interpretao informativa, impessoal e cientfica. Assim, a Lua, que para o poeta seria uma inspirao romntica, para o cientista o satlite natural da Terra. Dessa forma, temos as funes da linguagem que apontam o direcionamento da mensagem para um ou mais elementos do circuito da comunicao. Qualquer produo discursiva, lingustica (oral ou escrita) ou extralingstica (pintura, msica, fotografia, propaganda, cinema, teatro etc.) apresenta funes da linguagem. A nfase num elemento do circuito de comunicao determina a funo de linguagem que lhe corresponde: ELEMENTO FUNO contexto referencial emissor emotiva receptor conativa canal ftica mensagem potica cdigo metalingustica

19

Cada um desses seis elementos determina uma funo de linguagem. Raramente se encontram mensagens em que haja apenas uma; na maioria das vezes o que ocorre uma hierarquia de funes em que predomina ora uma, ora outra. Observe este trecho: Escrever triste. Impede a conjugao de tantos outros verbos. Os dedos sobre o teclado, as letras se reunindo com maior ou menor velocidade, mas com igual indiferena pelo que vo dizendo, enquanto l fora a vida estoura no s em bombas como tambm em ddivas de toda natureza, inclusive a simples claridade da hora, vedada a voc, que est de olho na maquininha. O mundo deixa de ser realidade quente para se reduzir a marginlia, pur de palavras, reflexos no espelho (infiel) do dicionrio. (Carlos Drummond de Andrade) No exemplo acima, predomina a funo metalingustica (volta-se para a prpria produo discursiva) e a potica (produz efeito esttico atravs da linguagem metafrica); porm, menos evidentes, aparecem as funes referencial (evidencia o assunto) e emotiva (revela emoes do emissor). A classificao das funes da linguagem depende das relaes estabelecidas entre elas e os elementos do circuito da comunicao. Esquematicamente, temos:

O linguista russo chamado Roman Jakobson caracterizou seis funes de linguagem, ligadas ao ato da comunicao

Funo referencial ou denotativa


Certamente a mais comum e mais usada no dia-a-dia, a funo referencial ou informativa, tambm chamada denotativa ou cognitiva, privilegia o contexto. Ela evidencia o assunto, o objeto, os fatos, os juzos. a linguagem da comunicao. Faz referncia a um contexto, ou seja, a uma informao sem qualquer envolvimento de quem a produz ou de quem a recebe. No h preocupao com estilo; sua inteno unicamente informar. E a linguagem das redaes escolares, principalmente das dissertaes, das narraes no fictcias e das descries objetivas. Caracteriza tambm o discurso cientfico, o jornalstico e a correspondncia comercial. Exemplo: Todo brasileiro tem direito aposentadoria. Mas nem todos tm direitos iguais. Um milho e meio de funcionrios pblicos, aposentados por regimes especiais, consomem mais recursos do que os quinze milhes de trabalhadores aposentados pelo INSS. Enquanto a mdia dos benefcios aos aposentados do INSS de 2,1 salrios mnimos, nos regimes especiais tem gente que ganha mais de 100 salrios mnimos. (Programa Nacional de Desestatizao)

Funo emotiva ou expressiva


Quando h nfase no emissor ( 1 pessoa ) e na expresso direta de suas emoes e atitudes, temos a funo emotiva, tambm chamada expressiva ou de exteriorizao psquica. Ela linguisticamente
20

representada por interjeies, adjetivos, signos de pontuao (tais como exclamaes, reticncias) e agresso verbal (insultos, termos de baixo calo), que representam a marca subjetiva de quem fala. Exemplo: Oh? como s linda, mulher que passas Que me sacias e suplicias Dentro das noites, dentro dos dias? (Vincius de Moraes) Observe que em Lus, voc mesmo um burro!, a frase perde seu carter informativo (j que Lus no uma pessoa transformada em animal) e enfatiza o emotivo, pois revela o estado emocional do emissor.. As canes populares amorosas, as novelas e qualquer expresso artstica que deixe transparecer o estado emocional do emissor tambm pertencem funo emotiva. Exemplos: E a me d uma inveja dessa gente... (Chico Buarque) No adianta nem tentar Me esquecer Durante muito tempo em sua vida Eu vou viver (Roberto Carlos & Erasmo Carlos) Sinto que viver inevitvel. Posso na primavera ficar horas sentada fl1mando, apenas sendo. Ser s vezes sangra. Mas no h como no sangrar pois no sangue que sinto a primavera. Di. A primavera me d coisas. D do que viver E sinto que um dia na primavera que vou morrer De amor pungente e corao enfraquecido. (Clarice Lispector)

Funo conativa ou de apelo


A funo conativa aquela que busca mobilizar a ateno do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem. Pode ser volitiva, revelando assim uma vontade (Por favor, eu gostaria que voc se retirasse.), ou imperativa, que a caracterstica fundamental da propaganda. Encontra no vocativo e no imperativo sua expresso gramatical mais autntica. Exemplos: Antnio, venha c! Compre um e leve trs. Beba Coca-Cola. Se o terreno difcil, use uma soluo inteligente: Mercedes-Benz.

Funo ftica
Se a nfase est no canal, para checar sua recepo ou para manter a conexo entre os falantes, temos a funo ftica. Nas frmulas ritualizadas da comunicao, os recursos fticos so comuns. Exemplos: Bom dia! Oi, tudo bem? Ah, !
21

Hum... hum... Al, quem fala? H, o qu? Observe os recursos fticos que, embora caractersticos da linguagem oral, ganham expressividade na msica: Al, al marciano Aqui quem fala da Terra. (Rita Lee & Roberto de Carvalho) Bl, Bl, Bl, Bl, Bl Bl, Bl, Bl, Bl Ti, Ti, Ti, Ti, Ti, Ti, Ti, Ti, Ti T tudo muito bom, bom! T tudo muito bem, bem! (Evandro Mesquita) Atente para o fato de que o uso excessivo dos recursos fticos denota carncia vocabular, j que destitui a mensagem de carga semntica, mantendo apenas a comunicao, sem traduzir informao. Exemplo: Voc gostou dos contos de Machado? S, meu. Valeu.

Funo metalingustica
A funo metalingstica visa traduo do cdigo ou elaborao do discurso, seja ele lingustico (a escrita ou a oralidade), seja extralingstico (msica, cinema, pintura, gestualidade etc. chamados cdigos complexos). Assim, a mensagem que fala de sua prpria produo discursiva. Um livro convertido em filme apresenta um processo de metalinguagem, uma pintura que mostra o prprio artista executando a tela, um poema que fala do ato de escrever, um conto ou romance que discorre sobre a prpria linguagem etc. so igualmente metalingusticos. O dicionrio metalingustico por excelncia. Exemplos: Foi assim que sempre se fez. A literatura a literatura, Seu Paulo. A gente discute, briga, trata de negcios naturalmente, mas arranjar palavras com tinta outra coisa. Se eu fosse escrever como falo, ningum me lia. (Graciliano Ramos) Lutar com palavras a luta mais v. Entanto lutamos mal rompe a manh. (Carlos Drummond de Andrade) A palavra o homem mesmo, Estamos feitos de palavras. Elas so a nica realidade ou, ao menos, o nico testemunho de nossa realidade. (Octvio Paz) Anuncie seu produto: a propaganda a arma do negcio. Nesse exemplo, temos a funo metalingustica (a propaganda fala do ato de anunciar), a conativa (a expresso aliciante do verbo anunciar no imperativo) e a potica (na renovao de um clich, conferindo-lhe um efeito especial).

22

Funo potica
Quando a mensagem se volta para seu processo de estruturao, para os seus prprios constituintes, tendo em vista produzir um efeito esttico, atravs de desvios da norma ou de combinatrias inovadoras da linguagem, temos a funo potica, que pode ocorrer num texto em prosa ou em verso, ou ainda na fotografia, na msica, no teatro, no cinema, na pintura, enfim, em qualquer modalidade discursiva que apresente uma maneira especial de elaborar o cdigo, de trabalhar a palavra. Exemplos: Que no h forma de pensar ou crer De imaginar sonhar ou de sentir Nem rasgo de loucura Que ouse pr a alma humana frente a frente Com isso que uma vez visto e sentido Me mudou, qual ao universo o sol Falhasse sbito, sem durao No acabar.. (Fernando Pessoa) Observe, entretanto, que o discurso desviatrio necessita de um contexto para produzir sensao esttica, como no poema abaixo, cujo nonsense altamente potico no contexto de Alice no Pas das Maravilhas: Pois ento tu mataste o Jaguadarte! Vem aos meus braos, homenino meu! Oh dia fremular! Bravooh! Bravarte! Ele se ria jubileu. Era briluz. As lesmolisas touvas Roldavam e relvian nos gramilvos. Estavam mimsicais as pintalouvas E os momirratos davam grilvos. (Lewis Carrol, traduzido por Augusto de Campos.) Obs.: Em um mesmo texto podem aparecer vrias funes da linguagem. O importante saber qual a funo predominante no texto, para ento defini-lo.

Exerccios sobre funes de linguagem Questes: 01. Reconhea nos textos a seguir, as funes da linguagem: a) "O risco maior que as instituies republicanas hoje correm no o de se romperem, ou serem rompidas, mas o de no funcionarem e de desmoralizarem de vez, paralisadas pela sem-vergonhice, pelo hbito covarde de acomodao e da complacncia. Diante do povo, diante do mundo e diante de ns mesmos, o que preciso agora fazer funcionar corajosamente as instituies para lhes devolver a credibilidade desgastada. O que preciso (e j no h como voltar atrs sem avacalhar e emporcalhar ainda mais o conceito que o Brasil faz de si mesmo) apurar tudo o que houver a ser apurado, doa a quem doer." (O Estado de So Paulo)

23

b) O verbo infinitivo Ser criado, gerar-se, transformar O amor em carne e a carne em amor; nascer Respirar, e chorar, e adormecer E se nutrir para poder chorar Para poder nutrir-se; e despertar Um dia luz e ver, ao mundo e ouvir E comear a amar e ento ouvir E ento sorrir para poder chorar. E crescer, e saber, e ser, e haver E perder, e sofrer, e ter horror De ser e amar, e se sentir maldito E esquecer tudo ao vir um novo amor E viver esse amor at morrer E ir conjugar o verbo no infinito... (Vincius de Morais) c) "Para fins de linguagem a humanidade se serve, desde os tempos pr-histricos, de sons a que se d o nome genrico de voz, determinados pela corrente de ar expelida dos pulmes no fenmeno vital da respirao, quando, de uma ou outra maneira, modificada no seu trajeto at a parte exterior da boca." (Matoso Cmara Jr.) d) " - Que coisa, n? - . Puxa vida! - Ora, droga! - Bolas! - Que troo! - Coisa de louco! - !" e) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights." f) "Sentia um medo horrvel e ao mesmo tempo desejava que um grito me anunciasse qualquer acontecimento extraordinrio. Aquele silncio, aqueles rumores comuns, espantavam-me. Seria tudo iluso? Findei a tarefa, ergui-me, desci os degraus e fui espalhar no quintal os fios da gravata. Seria tudo iluso?... Estava doente, ia piorar, e isto me alegrava. Deitar-me, dormir, o pensamento embaralhar-se longe daquelas porcarias. Senti uma sede horrvel... Quis ver-me no espelho. Tive preguia, fiquei pregado janela, olhando as pernas dos transeuntes." (Graciliano Ramos) g) " - Que quer dizer pitosga? - Pitosga significa mope. - E o que mope? - Mope o que v pouco."

02. No texto abaixo, identifique as funes da linguagem: "Gastei trinta dias para ir do Rossio Grande ao corao de Marcela, no j cavalgando o corcel do cego desejo, mas o asno da pacincia, a um tempo manhoso e teimoso. Que, em verdade, h dois meios de granjear a vontade das mulheres: o violento, como o touro da Europa, e o insinuativo, como o cisne de Leda e a chuva
24

de ouro de Dnae, trs inventos do padre Zeus, que, por estarem fora de moda, a ficam trocados no cavalo e no asno." (Machado de Assis)

03. Descubra, nos textos a seguir, as funes de linguagem: a) "O homem letrado e a criana eletrnica no mais tm linguagem comum." (Rose-Marie Muraro)

b) "O discurso comporta duas partes, pois necessariamente importa indicar o assunto de que se trata, e em seguida a demonstrao. (...) A primeira destas operaes a exposio; a segunda, a prova." (Aristteles) c) "Amigo Americano um filme que conta a histria de um casal que vive feliz com o seu filho at o dia em que o marido suspeita estar sofrendo de cncer." d) "Se um dia voc for embora Ria se teu corao pedir Chore se teu corao mandar."

(Danilo Caymmi & Ana Terra)

e) "Ol, como vai? Eu vou indo e voc, tudo bem? Tudo bem, eu vou indo em pegar um lugar no futuro e voc? Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono tranquilo..." Texto para as questes 04 e 05 Potica Que poesia? uma ilha cercada de palavras por todos os lados Que um poeta? um homem que trabalha um poema com o suor do seu rosto Um homem que tem fome como qualquer outro homem. (Cassiano Ricardo) 04. Quais as funes da linguagem predominantes no poema anterior?

(Paulinho da Viola)

05. Aponte os elementos que integram o processo de comunicao em Potica, de Cassiano Ricardo.

25

06. Historinha I

Historinha II

Qual a funo da linguagem comum s duas historinhas? 07. Segundo o linguista Roman Jakobson, "dificilmente lograramos (...) encontrar mensagens verbais que preenchem uma nica funo... A estrutura verbal de uma mensagem depende basicamente da funo predominante". "Meu canto de morte Guerreiros, ouvi. Sou filho das selvas Nas selvas cresci. Guerreiros, descendo Da tribo tupi. Da tribo pujante, Que agora anda errante Por fado inconstante. Guerreiros, nasci: Sou bravo, forte, Sou filho do Norte Meu canto de morte, Guerreiros, ouvi." (Gonalves Dias) Indique a funo predominante no fragmento acima transcrito, justificando a indicao. 08. "Com esta histria eu vou me sensibilizar, e bem sei que cada dia um dia roubado da morte. Eu no sou um intelectual, escrevo com o corpo. E o que escrevo uma nvoa mida. As palavras so sons transfundidos de sombras que se entrecruzam desiguais, estalactites, renda, msica transfigurada de rgo. Mal ouso clamar palavras a essa rede vibrante e rica, mrbida e obscura tendo como contratom o baixo grosso da dor. Alegro com brio. Tentarei tirar ouro do carvo. Sei que estou adiando a histria e que brinco de bola sem bola. O fato um ato? Juro que este livro feito sem palavras. uma fotografia muda. Este livro um silncio. Este livro uma pergunta." (Clarice Lispector)
26

A obra de Clarice Lispector, alm de se apresentar introspectiva, marcada pela sondagem de fluxo de conscincia (monlogo interior), reflete, tambm, uma preocupao com a escritura do texto literrio. Observe o trecho em questo e aponte os elementos que comprovam tal preocupao.

09. O seno do livro COMEO a arrepender-me deste livro. No que ele me canse; eu no tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros captulos para esse mundo sempre tarefa que distrai um pouco da eternidade. mas o livro enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contrao cadavrica, vcio grave, e alis nfimo, porque o maior defeito deste livro s tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narrao direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo so como os brios, guinam direita e esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaam o cu, escorregam e caem... Este trecho revela o estilo de: a) MANUEL ANTONIO DE ALMEIDA, ao usar uma linguagem apelativa, direcionada reflexo crtica da obra romntica. b) GRACILIANO RAMOS, ao revelar a quebra da ordem cronolgica da narrativa de suas obras, como reflexo coerente da instabilidade psicolgica e espacial de suas personagens. c) MACHADO DE ASSIS, ao questionar o leitor quanto linha lgica e impositiva do tempo velho da obra literria e, ao mesmo tempo, conscientiz-lo de um novo modo de ler. d) LIMA BARRETO, ao retratar o estilo incoerente de suas personagens em seus atos de loucura. e) CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, ao especular o tempo e a qualidade de vida do homem (leitor) em interao com o tempo da narrativa.

27

You might also like