You are on page 1of 12

3

A ARTE DE CONTAR HISTRIAS


Introduo
Devemos proporcionar s crianas momentos constantes de conforto prazeroso com a literatura, diante de leitura de histrias, contos de fada, gibis e livros infantis. Esses momentos fazem com que as crianas desenvolvam a cognio, a imaginao e a produo de escrita. As crianas apreciam enormemente ouvir, reproduzir ou inventar histrias. Esta atividade enriquece suas experincias, desenvolve a linguagem e a organizao lgica do seu pensamento. As histrias e poesias oferecem inmeras oportunidades para a criana viver alegre e intensamente. Os pais que desejam ver seus filhos interessados em histrias devem ser, eles prprios em primeiro lugar, interessados em to importante assunto. Deve, pois, compartilhar com seus filhos a boa literatura, lendo histrias e poesias, proporcionando um ambiente que favorea e convide as crianas literatura. Os contos infantis, com suas luzes puras e suaves, fazem nascer e crescer os primeiros pensamentos, os primeiros impulsos do corao. So tambm contos do lar, porque neles pode-se apreciar a poesia simples e enriquecer-se com sua verdade. E tambm porque eles duram no lar como herana que se transmite. (Jakob e Wilhelm Grimm, 1812).

O educador tambm deve preparar-se para buscar desenvolver essa prtica desde cedo aos alunos. O objetivo desta pesquisa est em torno desse questionamento: Por que muitos perderam o hbito da leitura? O mtodo tradicional de ensino, adotado por muitos educadores, muitas vezes foi utilizado de forma errnea, permitindo os castigos; com isso muitos foram castigados, sendo obrigados a praticar leitura em voz alta como punio. Situaes como essa causam um afastamento do indivduo aos livros. Essa no apenas uma resposta: o mundo atual globalizado, permite o acesso fcil a qualquer tipo de informao, de forma sinttica e pronta, com isso, a leitura fica entrelaada ao sentimento de obrigao, uma

4
necessidade de ser algum informado: o nico motivo da busca pela leitura. Certamente, o conceito acerca do ato de ler est mencionado aqui de forma generalizada, sob a perspectiva popular. Sabe-se que existem milhares de apreciadores da literatura; de um modo geral, aqueles que buscam informaes, conhecimento, entretenimento, e todo o valor que os livros trazem consigo. As informaes contidas nesse trabalho foram conseguidas atravs de pesquisas bibliogrficas e visitas a locais especializados em materiais voltados para a literatura infantil. O foco principal chamar a ateno dos futuros educadores ao incentivo leitura desde a primeira infncia, e grande contribuio que a leitura traz para o desenvolvimento infantil.

Desenvolvimento
A pesquisa realizada contm algumas estratgias de iniciao leitura, para crianas na primeira infncia. O assunto relevante, principalmente aos docentes e pais, que podem colocar em prtica esse conceito, para desenvolver nas crianas, desde cedo o prazer pela leitura. Atualmente um grande desafio para pais e educadores. A seguir, demonstram-se algumas tcnicas que podem ser usadas para buscar tornar fcil a aprendizagem da leitura: Teatro educativo: Fotos 1 e 2:

Uma forma divertida de aprender: Fotos 3,4,5 e 6

Materiais artesanais que despertam o interesse da criana: Fotos 7 e 8

Aprendendo lateralidade: o lado esquerdo e o lado direito: Fotos 9 e 10

Aprendendo a fechar e a abrir o zper, a famlia; aprendendo a fazer lao e a abrir botes: Fotos 11, 12, 13 e 14

10

Contos infantis e livros didticos: Fotos 15 e 16

11

As crianas vivendo o personagem: Fotos 17 e 18

12

Formando Crianas Leitoras


Como tornar fcil a aprendizagem da leitura? O que ler? Ler atribuir diretamente o sentido a algo escrito. Ler tambm questionar algo escrito como o tal, a partir de uma expectativa real (necessidade de prazer) numa verdadeira situao de vida. Escritos reais, que vo desde um nome de rua numa placa at um livro, passando a um cartaz, uma embalagem, um jornal, um panfleto, etc. no momento em que realmente cada um precisa deles numa determinada situao da vida para valer como dizem as crianas. Lendo de verdade, desde o incio, que algum se torna leitor e no aprendendo primeiro como se deve ler. Ler... *Para responder necessidade de viver com os outros, na sala de aula e na escola; *Para se comunicar com o exterior; *Para descobrir as informaes das quais se necessita; *Para fazer (brincar, construir, levar a termo um projeto-empreendimento);

13
*Para alimentar e estimular o imaginrio; *Para documentar-se no quadro de uma pesquisa em andamento; *Para ajudar a responder a pergunta; Assim, o hbito da leitura se d mediante um impulso inicial que pode ser de acordo com a vontade prpria ou por intermdio de algum incentivo ou um despertar para esta atividade. Conseguir xito no incentivo leitura, no algo simples, porm est muito prximo da realidade. Na primeira infncia, deve ser desenvolvida a familiaridade com os livros, como foi demonstrado neste trabalho nas figuras de 1 a 8. O teatro de fantoches tambm um timo recurso para desenvolver o imaginrio e o interesse pelas histrias. Nas figuras 9 a 14, demonstra-se como ocorre a assimilao do conceito de aprender pelos livros, pois so utilizadas para ensinar lateralidade, lidar com as vestimentas, etc. As crianas desde cedo devem ter seus prprios livros para que tenham possibilidade de manuse-los e cuid-los. Em alguns momentos a criana pode viver as histrias e se possvel caracterizar-se como os personagens. As crianas maiores podem ser incentivadas na escola durante e aps a alfabetizao, sendo que depois desse perodo efetiva a prtica da leitura. O educador pode iniciar pesquisando os assuntos de maior interesse de seus alunos, uma sugesto trazer textos pequenos, livretos, gibis, contendo os assuntos mais solicitados e de preferncia com ilustraes, para chamar mais a ateno. O trabalho de leitura pode ser de incio voltado para as ilustraes e em seguida pode-se desenvolver um debate para checar a compreenso e logo aps, um convite para a leitura integral dos textos. O educador pode incentivar a prtica da leitura tambm fora do ambiente escolar, sugerindo aos pais e aos alunos a freqncia a locais voltados para a prtica da leitura como: bibliotecas pblicas, parques com praas da leitura , etc. O resultados que podero ser obtidos atravs desses conceitos apresentados e as possveis prticas so inmeras, como: a criatividade, a melhor escrita, o

desenvolvimento intelectual das crianas, etc. Enfim, haver uma contribuio muito grande para o pas, pois os pequenos leitores, podero tornar-se excelentes escritores, cientistas, filsofos, socilogos, comunicadores, etc. A transformao das prticas atuais de ensino certamente contribuiro para o futuro.

14

Bibliografia
JOLIBERT, Josette. Formando Crianas Leitoras. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994. SANDRONI, Laura; MACHADO, Raul Luiz. A Criana e o Livro. So Paulo: tica, 1998.

A ARTE DE CONTAR HISTRIA 2 A

Lliam Cabral de Carvalho Maria Pedrina Daniel Mrcia Souza Lima

RGM: 48398 RGM: 48204 RGM: 47054

You might also like