You are on page 1of 4

1. Introduo A padronizao do formato a ser utilizado nos artigos essencial para a correta edio dos anais do evento.

. Este documento descreve os aspectos da formatao do modelo de artigos, portanto serve como referncia. Utilizando os estilos pr-definidos que constam deste documento, ele facilitar o seu trabalho. Para isso observe as instrues e formate seu artigo de acordo com o padro definido ou copie e cole os textos do original diretamente numa cpia deste documento. Na avaliao do seu artigo esta formatao ser de fundamental importncia. Ateno, os artigos devero ter no mximo 5 (cinco) autores, podendo haver participao como autor/co-autor em no mximo 7 (sete) artigos do total enviado para o evento (independente de quem enviar). Para a publicao sero aceitos somente 4 (quatro) desses artigos, com uma mesma participao como autor/co-autor, sendo automaticamente publicado os 4 (quatro) artigos de pontuao mais alta. 2. Formatao a ser utilizada 2.1 Consideraes gerais O corpo do artigo NO deve conter: Ttulo, Title, Resumo, Abstract, Palavraschave, Keyword e Nome(s) do(s) autor(es). Todos esses dados so obrigatrios, e devem ser preenchidos somente no site durante o envio dos artigos, NO devendo constar no arquivo que ir anexo. O nome completo dos Autores, Instituio e e-mail so retirados do CADASTRO do site, portanto mantenha seu cadastro atualizado, pois esses dados sero utilizados no seu artigo no momento da gerao do artigo final formatado. O artigo deve conter, no mximo, 12 (doze) pginas e o arquivo correspondente dever ter tamanho mximo de 2048 Kb (2 mb) e estar no formato .DOC (NO ser aceito o envio do formato .DOCX Office 2007). Deve-se utilizar tamanho A4 (210x297 mm) e as margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm. Solicitamos muita ateno com relao a esse aspecto, pois os artigos enviados com formato diferente prejudicam a composio final dos anais. 2.2 Detalhes do Envio Na formatao do artigo dever ser utilizada fonte tipo Times New Roman, tamanho 12 (doze), justificado, com espaamento entre linhas Simples, com um espaamento de 6 (seis) pontos abaixo, de acordo com o tpicos descritos a seguir: a) Os dados: Nome(s) do(s) Autor(es), Ttulo, Title, Resumo, Abstract, Palavras-Chave, Keyword, no devero constar no corpo do artigo. Esses dados devero ser obrigatoriamente cadastrados no site durante o envio dos artigos. b) Ttulo e Title: O Title deve ser correspondente ao Ttulo, obrigatoriamente em Ingls, ambos limitados a 200 caracteres. c) Resumo e Abstract: O resumo elemento obrigatrio constitudo de uma seqncia de

frases objetivas e no uma enumerao de tpicos, no mesmo idioma do trabalho, no ultrapassando 1400 caracteres (COM ESPAO). Deve apresentar o problema estudado, os mtodos utilizados, os resultados mais importantes e as concluses obtidas. O Abstract deve ser igual ao Resumo, porm na verso em Ingls. d) Palavras-chave e Keyword: Recomendamos de 3 (trs) a 5 (cinco) palavras-chave separadas por ponto-e-vrgula, e finalizadas por ponto, limitado a 250 caracteres. A Keyword deve ser idntica as Palavras-chave, porm na verso em Ingls. Ex: Palavras-chave: MODELO; FORMATAO; XVIII SIMPEP. e) Ttulos das sees: os ttulos das sees do trabalho devem ser posicionados esquerda, em negrito, numerados com algarismos arbicos (1, 2, 3, etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze), em negrito. No coloque ponto final nos ttulos. O ttulo da primeira seo deve ser posicionado com espaamento em 24 (vinte e quatro pontos) acima e 6 (seis) pontos abaixo. As demais sees devem possuir um espaamento de 6 (seis) pontos abaixo. f) Corpo do texto: o corpo do texto deve iniciar logo abaixo dos ttulos das sees. O corpo de texto utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho 12 (doze), justificado, com espaamento entre linhas simples. O corpo do texto tambm deve utilizar um espaamento de 6 (seis) pontos abaixo. 2.3 Formatao de figuras e tabelas Todas as figuras e tabelas devem ter legendas e seguir a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (2001). Assim, no caso de figuras (quadros, grficos, desenhos,...) as respectivas legendas devem ser posicionadas abaixo delas, justificadas esquerda, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Nas tabelas, as legendas devem ser posicionadas acima delas, devem estar centralizadas e tambm terem fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). Deve ser mantido um espaamento de 6 (seis) pontos entre o corpo do texto e as Figuras ou Tabelas. Entre as legendas e o corpo do texto tambm deve haver um espaamento de 6 (seis) pontos. Se houver uma fonte bibliogrfica, esta dever ser descrita na seqncia do ttulo da figura, com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). No caso de tabelas, as fontes citadas ou notas eventuais aparecem no rodap aps o fio de fechamento, tambm com fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez). A Figura 1 e a Tabela 1 a seguir ilustram essas exigncias. Deve ser utilizada fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), para letras e nmeros nas tabelas.
Valor da Imagem Custo Psquico Valor do Pessoal Custo de energia Valor dos Servios Custo de tempo Valor do Produto Custo monetrio Valor total para o cliente Custo total para o cliente

Valor entregue ao cliente

FIGURA 1 Valor entregue ao cliente. Fonte: Kotler (2000). TABELA 1 - Flutuaes dos nveis de produo ao longo da cadeia de suprimentos.

Fonte: Slack et al. (1999).

3. Consideraes Finais As citaes devem ser feitas conforme a NBR 10520 (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2000a). As referncias bibliogrficas devem estar relacionadas no final do texto seguindo o padro ABNT, estabelecido pela norma NBR 6023 (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, 2000b). Somente devem ser includas na seo relativa s referncias as obras citadas no texto, elas devem estar em ordem alfabtica e no devem ser numeradas. Deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), para as referncias, com um espaamento igual ao do corpo do texto. As referncias apresentadas na seqncia devero servir de exemplo de como formatar alguns tipos comuns de referncias bibliogrficas. Contudo, os artigos enviados devem mencionar em suas referncias apenas os artigos citados no texto.
Referncias ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: Informao e Documentao Trabalhos acadmicos - Apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2001. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: Citaes em Documentos - Apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, 2002a. Informao e Documentao -

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: Informao e Documentao Referncias - Elaborao. Rio de Janeiro: ABNT, 2002b. BARBIERI, J.C. Gesto ambiental empresarial. So Paulo: Saraiva, 2004. FREDERICO, G.F. Proposta de aplicao do Balanced Scorecard para o operador de transporte logstico. 196 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) Faculdade de Engenharia de Bauru, Universidade Estadual Paulista UNESP, Bauru, 2008. KOTLER, P. Administrao de marketing: a edio do novo milnio. 10. ed. So Paulo: Prentice Hall, 2000. PIRES, S.R.I. Integrao do planejamento e controle da produo a uma estratgia de manufatura. 223 f. Tese (Doutorado) Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo, So Carlos, 1994. RICHARDS, D.J.; FROSCH, R.A. The industrial green game: overview as perspectives. In: RICHARDS, D.J. (org.). The industrial green game: implications for environmental design and management. Washington: National Academy Press, 1997. SANTOS, F. C. A. Integration of human resource management and competitive priorities of manufacturing strategy. International Journalof Operations & Production Management, n.5, p.612-628, 2000. SLACK, N.; CHAMBER, S.; HARDLAND, C.; HARRISON, A. e JOHNSTON, R. Administrao da Produo. So Paulo: Atlas, 1999.

ANEXO A Instrues Complementares Os anexos ou apndices devem estar localizados no final do artigo e identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos seus ttulos correspondentes. Eles devem ser citados no corpo do texto. Novamente advertindo que o artigo completo no deve exceder 12 (doze) pginas, e no dever passar de 2048Kb. Sero aceitos para avaliao apenas artigos submetidos em Portugus.

You might also like