You are on page 1of 33

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

A EXPRESSO DA ARTE
P OR O RNAM MM AIA

Como usar o grafite


Introduo

Para as pessoas que desejam aprender a fazer desenhos realistas, disponibilizo esse passo-a-passo detalhado. Mas o mesmo apenas um modelo, com a prtica cada um de vocs poder adaptar cada etapa do desenho da forma que melhor lhe convier. Gostaria de evidenciar que para ser um bom desenhista realista, alm da vontade de ser um, necessrio ter muita disposio e praticar bastante. No pense que ter um grande resultado j no primeiro desenho. Na verdade ele servir como uma experincia para comear a se acostumar com esse estilo. E alem de disposio, muita pacincia, considerando que para se ter um bom desenho realista em mdia gasta-se 15 hs de trabalho duro, dependendo da complexidade da imagem e claro, do tamanho do desenho. Ento fica ai o desafio, exercite a tcnica e se torne um desenhista realista.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 1

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Fazendo um desenho Realista


Primeiramente, para se fazer um bom desenho, no podemos errar na escolha da imagem. Escolha uma que tenha uma boa resoluo e que evidencie os pequenos detalhes. Geralmente nas propagandas de revistas existem fotos legais, tanto como na internet. Uma dica: Uma foto tem que ter um contraste marcante entre luz e sombra, para que o desenho fique mais valorizado. O prximo passo e fazer um esboo. O esboo, como voc pode conferir na imagem abaixo o contorno da imagem, os seus traos. Fazendo o esboo primeiro pode-se garantir uma proporcionalidade maior para o desenho, pois como os detalhes ainda no foram trabalhados, caso no esteja proporcional, voc pode ir apagando e refazendo quantas vezes for preciso e no perder muito trabalho com isso. Alguns desenhistas no fazem esboo, e em determinado momento percebem que o desenho no est proporcional, como por exemplo, um olho maior que o outro, boca muito pequena ou torta, enfim, e ter que apagar algumas partes, perdendo algumas horas de trabalho, o que no nada legal. Fazendo um esboo proporcional, voc fica livre na hora de fazer os detalhes, sombreamentos, pois seguir os riscos j prontos. Obs: na hora de fazer o esboo, faa riscos leves, para que fique mais fcil de cobri-los na hora do sombreamento. Caso voc ainda no consiga fazer um esboo e queira partir direto para o sombreamento, que o que vou ensinar aqui, vou deixar uma dica: Voc pode, nesse caso, copiar uma foto colocando o papel por cima. Mas claro que fazendo dessa forma voc no vai aprender a criar seu prprio esboo proporcional, mas como ainda no fiz nenhum material ensinando como fazer um bom esboo, fique vontade para escolher a forma de fazer. Mas existem algumas revistas que ensinam tcnicas de como retirar um desenho de uma foto, por exemplo atravs do quadriculado, que consiste em dividir a foto/imagem a ser desenhada em vrios quadros proporcionais e fazer a mesma diviso no papel onde vai desenhar, e depois, voc passar o desenho para o papel

observando quadro por quadro, tendo assim, uma superfcie menor para se preocupar, para cada quadrante. Depois de feito o esboo, sugiro comear o sombreamento pelos olhos. Dica: Mantenha os lpis sempre bem apontados, pois isso ajuda muito nos detalhes. Guarde num pequeno recipiente (frasco) o p da grafite que solta quando se aponta o lpis, pois ele ser til no final do desenho.

1 Passo
www.dessiner.wordpress.com Pgina 2

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Fazendo os olhos

Figura 1 Fazendo o olho Com o lpis na graduao conforme a cor do olho a ser desenhado (consultar materiais para desenho), pinte a ris do olho com o lpis, sem for-lo muito. Tente reproduzir ao mximo os tons que existem na ris do olho. Com o esfuminho, friccione por cima da grafite, dando a tonalidade mais aproximada do real. Observe o resultado na imagem acima.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 3

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Figura 2 Fazendo o olho O esfuminho ajuda a espalhar melhor a grafite e dar mais brilho. Importante: No esquea de deixar a bolinha branca que sempre tem refletindo no olho, pois ele importantssimo para dar um aspecto real no desenho.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 4

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Figura 3 Fazendo o olho Com um lpis 4B por exemplo ( consulte Materiais para desenho), faa os ltimos acabamentos. Tenha pacincia, os olhos so uma das partes mais complicadas de se fazer, mas vale a pena delongar um pouco mais para se ter um bom resultado. Finalizando a iris, falta terminar o restante do olho. Se o contorno dos olhos estiver com um risco muito forte, passe a borracha e apague at ele quase sumir, e com o lpis faa novamente mais suave e com cuidado para no passar do tom, e depois novamente com o esfuminho, espalhe o risco, formando a sombra dos clios nos olhos. A parte branca do olho tambm tem sombras, leves, que devem ser feitas com muito cuidado, e para isso, e s passar o esfuminho com delicadeza nas extremidades dos olhos onde tiver sombras. Obs: uma das vantagens de se usar esfuminho que o mesmo, ao ser friccionado na grafite, fica sujo , e pode ser usado para fazer sombras nos mais variados tons, usando apenas a sujeira da grafite que fica aps ser friccionado na grafite. Faa os clios, com riscos de lpis bem finos e de leve, de forma que no aparea muito. Faa o mesmo procedimento no outro olho, e partiremos para o sombreamento nos contornos dos olhos. Observe a imagem a baixo.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 5

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

2 Passo Contorno dos olhos


O sombreamento da pele parte fundamental para um desenho realista. Aconselho a nunca ter pressa de terminar cada etapa e sempre tentando fazer o mais parecido possvel com a foto, respeitando os tons para que a sombra d um aspecto real ao desenho. Esse jogo de luz e sombra que da a noo de profundidade no desenho, uma impresso 3D. Olhando na figura a baixo poders ver que ao comear o sombreamento ao redor dos olhos, j se pode notar ondulaes na pele, dando noo tridimensional no desenho.

Figura 5 Iniciando o sombreamento

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 6

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite


Enfim, para se fazer as sombras usamos o esfuminho, caso ele j esteja sujo de grafite, comeamos a friccion-lo diretamente no papel com cuidado at atingir a graduao certa. Mas caso precise de mais grafite, com um lpis de graduao clara (caso a pele seja clara) por exemplo o lpis 3B, faa o sombreamento com ngulo de mais ou menos 30 graus com o lpis em relao ao papel e com muita suavidade. Na parte superior ao olho temos uma dobra na sobrancelha, faa um risco nela com o lpis. Depois passe o esfuminho (o esfuminho geralmente escurece um pouco mais o tom que foi posto anteriormente com o lpis, ento no exagere com o lpis) espalhando melhor a grafite deixado pelo lpis, tomando sempre o cuidado para que se alcance a graduao correta. Caso fique mais escuro, poders tirar o excesso de grafite utilizando a borracha limpatipos (consultar materiais para desenhos). Aps ter sombreado, deve fazer uma anlise da rea sombreada comparando com a foto, para isso deve afastar o desenho um pouco da sua viso de forma que possa enxergar melhor os detalhes. Caso constate que ficou muito forte a sombra, j sabes que pode usar a limpa-tipos, e caso achar que ficou fraco, passe mais uma camada de lpis, e depois espalhe com o esfuminho novamente.

3 Passo Sobrancelha

Figura 6 Contorno dos olhos Quando a foto bem ntida, a sobrancelha fica bastante rica em detalhes. Geralmente e possvel ver o sentido do crescimento dos fios, e isso que temos que reproduzir no desenho. Com um

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 7

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite


lpis bem apontado, faa os fios, da mesma forma que esto na foto e com a mesma intensidade, no tenha pressa, faa a sobrancelha com muito cuidado que dar um bom aspecto para o desenho. E essa parte no ser difcil, uma vez que o seu esboo j foi feito, agora voc s precisar preencher o seu interior com os riscos dos pelinhos. Importante: deve tomar cuidado com as margens da sobrancelha, pois nela os pelos so bem fraquinhos e fininhos, deve ser feito da mesma forma para no ficar muito forte e rstico. Depois de pronto, passe com fora moderada o esfuminho em cima s para dar uma melhoradinha (para escurecer as frestas entre os riscos).

Figura 7 Testa e sombrancelhas

4 Passo Fazendo as sombras da Testa (Imagem cima)


Na testa podemos encontrar um bom jogo de luz e sombra, e tome cuidado para no deixar passar esses detalhes. Dica: pinte primeiro a testa inteira na graduao mais fraca, depois voc s precisara escurecer as demais regies que necessitar. E caso escurea demasiadamente em algum ponto, lembre-se que poders usar o limpa-tipos para clarear. A forma de usar o esfuminho para fazer sombras sempre igual, s muda a fora empregada nele.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 8

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Figura 8 Testa e sobrancelhas Dica: s para lembrar, caso ele j esteja com a ponta suja de grafite, pode-se friccionar diretamente no papel sem precisar passar o lpis antes dando a graduao com a grafite. Mas pode acontecer muitas vezes de voc usar o esfuminho diretamente e perceber que s ele no foi suficiente para dar o tom certo, a nesse caso, s passar o lpis aumentando a graduao, e depois novamente passar o esfuminho.

5 Passo Fazendo o sombreamento do rosto no geral


No h necessidade de me delongar explicando como fazer o sombreamento de todas as partes do rosto, pois isso vai depender mais do seu golpe de viso para detectar o detalhe na foto e reproduzir no desenho. Isso mesmo, eu disse REPRODUZIR TODOS OS DETALHES POSSVEIS DA FOTO NO DESENHO.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 9

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Figura 9 Sombreando o rosto Dica: para que voc saiba localizar onde colocar os detalhes da foto no desenho, sempre procure pontos de referncia. Exemplo: uma pinta em cima do olho, mais ou menos entre o olho e a sobrancelha . Como os riscos do desenho j esto prontos, voc s precisar ter um pouco de noo de espao para localizar proporcionalmente onde colocar, e o tamanho do detalhe a ser colocado, mas isso mais complicado somente quando est se fazendo uma ampliao de uma foto.

6 Passo Fazendo o Nariz


Repare que nos contornos do nariz a sombra mais forte, ms repare que eu disse sombra, e no risco. Jamais deve aparecer riscos no desenho realista, apenas sombras. Tome muito cuidado quanto a isso. E claro, no orifcio do nariz, existe uma sombra bem escura, que dever ser feita com um lpis de graduao maior, por exemplo o lpis 6B.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 10

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Figura 10 Fazendo o nariz Continue todo o processo de sombreamento j descrito.

7 Passo Fazendo a Boca


A boca outra parte que exige um pouco mais de ateno. Principalmente se a pessoa estiver sorrindo, pois os dentes so outro desafio, que apanhei muito para aprender a faz-los, mas vou poup-los da dor de cabea e ensinar como se pode ter um bom resultado. A boca, principalmente das mulheres, reflete mais brilho do que o restante do rosto, e ao mesmo tempo mais escura. Esses brilhos devem ser feitos. Eles so evidenciados deixando partes claras nos lbios igualmente, esto nas fotos. Tenha bastante ateno para fazer os detalhes. Os pequenos sulcos que existem nos lbios podem ser evidenciados com pequenas luzes, que podem ser feitas com a limpa-tipos, moldando sua ponta como uma lmina e pass-la no desenho, criando os sulcos.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 11

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Figura 11 Fazendo a boca

Figura 12 Fazendo a boca Nos dentes as sombras devem ser bem sutis, e jamais cometa o erro de deixar riscos na diviso dos dentes aparecendo. Isso acaba com o desenho. A diviso dos dentes deve ser feita com o esfuminho, de forma bem suave, repare bem na imagem. As sombras dos dentes deve evidenciar a sua forma meio arredondada (ver desenho). E faa as sombras e reflexos que aparecem nas

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 12

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite


pontas da gengiva que aparece quando a foto tem sorriso. Os dentes dos cantos da boca devem ter uma sombra um pouco mais escura, demonstrando que esto mais atrs.

Figura 13 Fazendo os dentes Entre os dentes de cima e de baixo geralmente tem uma sombra escura, que deve ser feita tambm. E como pode-se notar nitidamente nesse desenho, geralmente em volta da boca, tem um tom mais claro, dando enfoque a seu volume. Caso no fique assim, use o limpa-tipos para clarear. Um detalhe que no pode passar sem ser comentado tambm a covinha que temos entre o nariz e a boca, que mistura um efeito de luz e sombra bem contrastante. Mas uma vez reforo, faa os detalhes com ateno para que fiquem no lugar certo e na proporo certa e principalmente na graduao certa. Para conferir, afaste-se do desenho at ter uma viso panormica e compare o desenho com a foto.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 13

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Figura 14 Dentes: acabamento Dica: caso esteja cansado, pare um pouco, descanse. O cansao nos desanima a ser caprichosos.

8 Passo Fazendo as orelhas


A orelha outra parte rica em detalhes, cheia de ondas e curvas. Nela podemos ver como a luz e a sombra d essa idia de profundidade, e essa ondulao deve ser feita no desenho.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 14

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Figura 15 Fazendo a orelha Voc pode comeas a sombra com um lpis escurecendo o suficiente nas ondulaes, no deixando riscos, mas sombras fortes, e depois com o esfuminho espalhar a sombra para o restante da orelha respeitando a graduao da foto. Nos pontos onde a luz mais intensa, pode-se passar a limpatipos caso tenha escurecido com o esfuminho. Na orelha exitem pontos escuros, medianos e iluminados, e essa mistura de tons que da um toque real no desenho.

9 Passo Fazendo o Pescoo

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 15

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Figura 16 Quase acabando Faa o pescoo com as tcnicas de sombreamento que voc j aprendeu, e com ateno pois nessa regio as sombras so mais intensas do que na maior parte do desenho. Sempre em volta do colarinho da roupa tem uma sombra bem escura, que some gradativamente conforme se afasta da gola da roupa. E embaixo do queixo tambm existe uma sombra forte.

10 Passo Fazendo a roupa


A roupa uma parte fcil de desenhar, pois se voc no quiser, no precisa fazer exatamente como est na foto. O mesmo se aplica as dobras, no precisando fazer exatamente igual. No que no merea capricho, mas no precisa se prender tanto aos detalhes como no rosto, pois ao contrrio da roupa, no rosto se no estiver exatamente igual na foto, corre o risco de o desenho no parecer com a pessoa no final. Voc pode fazer as sombras com o lpis e depois passar o esfuminho para espalhar melhor. Para que as dobras da roupa fiquem evidentes importante fazer todo o jogo de luz e sombra que j aprendemos. Pode-se clarear algumas partes da roupa para dar um aspecto mais real usando o limpa-tipos.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 16

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Figura 17 Roupa Para fazer texturas imitando camura, ou pelcia, o tratamento diferente para que os pelos/fios fiquem mais reais, e irei demonstrar no prximo passo usando a outra parte desse desenho.

11 Passo Fazendo superfcies com pelcia


Voc vai precisar de uma lixa de unha e um basto de grafite. Caso no tenha o basto, pode usar um lpis mesmo.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 17

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite


Voc ter que lixar o basto ou a ponta do lpis para produzir grafite em p. Ou caso tenha seguido minha dica no incio desse artigo, voc ter o p de grafite guardado das sobras resultantes do apontar os lpis podendo us-las agora.

Figura 18 P de grafite Com o dedo espalhar o p de grafite em cima da superfcie que ser trabalhada, com cuidado para no deixar muito escuro. Passe em toda a superfcie a ser trabalhada. Depois, lave bem os dedos, e com sua borracha Plastica (consultar Materiais recomendados) faa os fios.

Figura 19 Sombreando

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 18

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite


A borracha deve ter as arestas bem finas, caso j estejam arredondadas pelo uso, pegue um estilete e conte-as acertando-as. Com as pontas da borracha, friccione no papel em cima da grafite j espalhado, fazendo movimentos curtos como se estivesse fazendo pequenos risquinhos. Observe o sentido dos pelos na foto e faa igualmente.Nas partes mais escuras, voc pode escurecer mais passando mais grafite ou at mesmo com o lpis, mas com o grafite fica melhor, e depois de escurecido, passar a borracha novamente fazendo os pelinhos. No faa riscos muito grandes com a borracha, pois perder a aparncia de pelcia. E faa sempre com as pontas de baixo para cima em relao ao sentido dos pelos.

Figura 20 Texturas: pelcias

12 Passo Fazendo o cabelo


O cabelo uma das partes mais difceis de se fazer um efeito realista. Se voc simplesmente pegar um lpis de ponta fina e ir riscando os fios, dificilmente conseguira um resultado bom, a menos que j esteja bastante familiarizado com essa tcnica e esteja disposto a passar vrias horas nessa etapa do desenho. Eu fao de uma forma mais rpida, mas que tambm da um bom resultado. S que em uns desenhos fica melhore do que em outros devido a forma do cabelo. Para comear voc deve passar a grafite em toda a regio a ser trabalhada, conforme j tinha mencionado no 10 Passo.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 19

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Figura 21 Cabelos Passe a grafite no papel escurecendo onde, na foto, est mais escuro e deixando mais claro onde estiver mais claro, mais nunca muito claro ( se no a borracha no consegue fazer o efeito depois e voc pode clarear com a borracha depois). Ver imagem. Depois de espalhado a grafite, com a borracha plstica j com as arestas finas, dever riscar o papel imitando o penteado da pessoa igual na foto. Voc deve comear a trabalhar pelas pontas do cabelo primeiro e ir subindo at chegar a raiz, que deve ser a ltima parte, e o sentido do risco feito com a borracha fica melhor quando feito de cima para baixo.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 20

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Figura 22 Cabelos Onde, na foto, estiver clara a mecha de cabelo, voc pode passar varias vezes a borracha at chegar no tom desejado, esse movimento com a borracha da um efeito de luz muito bonito no cabelo. Perceba que sempre tem uma mexa que est por cima de outras. Nesses casos, deve-se usar a lgica, trabalhando sempre nas mechas que esto por baixo e depois nas que passam por cima. Faa corretamente as curvas dos cabelos. Essa ondulao do cabelo bem complexa, examine bem a foto e veja qual o comportamento dos fios, e depois de verificado, faa com a borracha tentando deixar o mais parecido possvel. Alguns fios se sobressaem dos demais, e eles podem ser feitos com um lpis com ponta bem fina, inclusive aqueles fios que ficam fora as mexas, como se estivesse arrepiados. Quando fizer a raiz, tem que ter cuidado para a borracha no borrar o rosto, e aconselhvel fazer um retoque com o lpis. Faa os fios mas com risco leves, e ficar muito bom.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 21

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite


13 Passo Fazendo os acabamento
Esse passo muito importante, pois agora voc j tem um desenho quase pronto, e poder avalilo como um todo. Veja se alguma coisa no ficou como deveria, e corrija o melhor que puder. Nessas horas a borracha limpa-tipos muito til. Se tiver manchado nas margens do papel, passando uma borracha limpar-se- boa parte das manchas.

Figura 23 Desenho pronto Qualquer dvidas, favor escrever um recado logo abaixo, e responderei o mais breve possvel!

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 22

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Dicas rpidas

Dicas rpidas e simplificada, evidenciando os pequenos detalhes que fazem a diferena ao se fazer um desenho. No meu objetivo dar uma aula de desenho completa nesse captulo, mas evidenciar os principais pontos que no podem ser ignorados.
www.dessiner.wordpress.com Pgina 23

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite


O primeiro passo a ser feito em um desenho deve ser um esboo dos traos da pessoa. Eles tm que estar proporcionais, pois so o esqueleto do desenho. Com o esboo, fica mais fcil o sombreamento, pois no precisar se preocupar tanto com propores

Esboo: traos iniciais

Os olhos, ao meu ver, so a parte mais importante no desenho, pois neles so revelados uma expresso muito forte. Deve-se tomar muito cuidado para no se perder no desenho. Vale lembrar que o reflexo e os slios devem ser reproduzidos, pois eles do um aspecto ainda mais real.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 24

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Sombras

Para se dar um efeito mais real ao se fazer o sombreamento, gosto de usar o esfuminho, passando primeiramente o lpis na graduao correta, friccionando o grafite com cuidado, sempre prestando ateno graduao. Vale lembrar que uma borracha limpa-tipos* ajuda muito caso o desenho tenha ficado com uma graduao mais forte do que o esperado! O segredo no deixar os traos do esboo aparecerem, eles dever ficar ocultos nas curvas que o efeito luz/sobra faz no desenho. Os riscos tiram grande parte do realismo dos desenhos.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 25

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Sombreamento: cuidados com a graduao

O reflexo da luz nos lbios pode ser feito usando a borracha limpa-tipos*. Para isso, molde uma ponta da borracha no tamanho desejado para se fazer os reflexos, mas muito cuidado para no exagerar. As partes do desenho onde a sombra mais forte, como exemplo a linha que divide os lbios, requer um lpis de graduao maior. Recomendo o 4b ou 6b. Os cabelos costumo sempre deixar por ltimo, pois, por ser onde concentra muito grafite, no decorrer do desenho, pode comear a borrar (o grafite tem esse problema). Para fazer os efeitos do cabelo, como luz, ondas dos fios, uso uma borracha plstica com uma ponta. Primeiramente, fao a os riscos com o lpis, ou, ainda, espalho p de grafite com um algodo (tomando cuidado para manter uma graduao semelhante a imagem), e em seguida, com a ponta da borracha, ir riscando. geralmente de baixo para cima, formando as ondas do cabelo. Deve-se formar o penteado da pessoa no desenho, com isso, cada movimento do cabelo, deve ser feito com a borracha no desenho.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 26

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Desenho concludo

Como vocs podem ver, todos esses detalhes fazem toda a diferena quanto se v a obra como um todo. Se tudo estiver em harmonia (talvez no seja ainda o caso desse desenho!!), a viso fica bem mais chocante. Bom, sei que tudo que foi dito aqui foi bem superficial. Por isso, caso tenha alguma dvida, algum questionamento sobre as tcnicas utilizadas, exponha-a o no campo de comentrios; deixe o email que respondo, inclusive no prprio campo de comentrios. Por ora, isso. Logo, teremos outro trabalho detalhado. *Limpa-tipos: borracha para apagar erros datilogrficos. (Maiores informaes na seo Materiais Recomendados.)

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 27

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Materiais para desenho


Por Ornam MMaia

Aqui esto sugeridos alguns dos melhores materiais para se trabalhar no desenho grafite. Importante lembrar que no tenho objetivo de fazer merchandising, at porque se paga muito pouco atualmente por isso, mas sim mostrar opes para quem desejar conhecer um bom material, o que essencial para o desenho realista. Ornam MMaia

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 28

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Lpis
Os lpis so fundamentais. Dependendo da tcnica utilizada, eles faro muita diferena no resultado final, principalmente para quem no gosta de trabalhar com esfuminho (citado logo abaixo). Quando comecei a desenhar, s trabalhava com os lpis Faber Castell, que para mim eram os melhores (pelo menos era o melhor dos que eu conhecia). Sei que o Faber Castell o xod de muitos desenhistas, pois a maioria de ns aprendeu empunhando um destes. Mas, fiquem tranqilos e no se aborream, concordo que este material bom, mas vou dar nfase em outros que considero superiores. As marcas que mais se destacam so a Koh-i-Noor e Staedtler. As duas so muito boas, mas gosto mais da primeira. A grande diferena de um bom lpis para um comum est na sua consistncia. Geralmente lpis comum, tem uma ponta mais rija, tornando mais difcil o sombreado.

Estojo da Koh-i-Noor

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 29

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite


Os lpis so divididos em graduaes:

dura

mdia

macia

8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, HB, F, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B Por H entende-se Hard uma mina dura. Por B entende-se Brand ou Black uma mina macia ou preta. Por HB entende-se Hard/Brand- uma mina de dureza mdia
A diferena entre eles est na graduao e rigidez. Analisando os tipos citados, so mais macios e tem uma graduao mais forte (mais escuro o risco) da esquerda para direita. Ento, para cada sombra, existe um lpis proporcional sua intensidade. claro que voc no precisa ter todos, mas uns 4 ou 5 tons seriam essenciais.

Escala de graduao dos lpis Staedtler

A grafite do lpis composta por uma mistura de carvo e argila. O que determina a sua graduao e maciez a proporo dessa mistura. Quanto mais carvo e menos argila, mais macio e negro fica a grafite, e quanto menos grafite e mais carvo, ela fica mais rija e clara.

Borracha
No desenho artstico, temos uma gama de borrachas bastante variada para diversos tipos de uso. A mais utilizada a famosa limpa-tipos, borracha que foi criada para limpar erros de datilografia (em mquina de escrever).

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 30

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Tipos de borracha para desenho O nome limpa-tipos vem do termo tipos, que o nome dado a letra da mquina de escrever. Est borracha totalmente malevel, semelhante a uma massa de modelar. A sua textura extra

suave permite absorver as partculas mais pequenas sem danificar o papel. Com isso,
pode-se moldar a borracha na forma desejada, ajustando a necessidade do momento. A sua outra vantagem, que ela uma borracha que no borra, e sua finalidade bsica de retirar o excesso de grafite do desenho. Considero-a indispensvel. A borracha plstica tambm muito importante, pois permite apagar traos mais fortes e principalmente na hora de dar forma ao cabelo (ela a grande responsvel pelos efeitos de brilho e ondulao). Por ser uma borracha dura, que permite um acabamento muito bom, nos cabelos como em vrias outras partes que se necessite. A caneta borracha til para apagar lugares com muitos detalhes, como os olhos, a boca, enfim, lugares que necessite de mais preciso. Mas, tenho usado a limpa-tipos e ela me tem sido de grande valia at o momento. Existem outros tipos de borracha, mas as principais so estas. Acredito que seja o suficiente para se trabalhar. claro que isso vai depender da caracterstica de cada artista.

Papel
O papel mais utilizado pelos desenhistas Papel Dessin O tradicional Papel Canson (papel com uma gramatura maior). Canson, na verdade, a marca que produz o papel, mas pelo seu monoplio, o papel passou a ser conhecido por esse nome. Mas existem outros como: vegetal, sulfite, jornal, manteiga e isomtrico. Vale a pena fazer testes para, assim, descobrir qual papel mais apropriado ao seu estilo. Na minha opinio, o papel canson leva a vantagem, quando o interesse desenhar rostos, pois ele tem uma porosidade que no desenho da uma idia da porosidade da prpria pele da pessoa desenhada.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 31

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite

Esfuminho

Tcnica de esfuminho Como mostra a imagem, o esfuminho serve para espalhar uniformemente a grafite, dando um aspecto real ao desenho. Ele feito de papel jornal compacto enrolado. Para o esfuminho no existe marca melhor que a outra, pelo menos nunca vi diferena nos que j usei. Mas, anote a. Para voc que quer melhorar seus desenhos e ainda no usa essa ferramenta, vale a pena conferir. H pessoas que preferem fazer esse trabalho com o dedo. Com o dedo tambm d para fazer, mas o problema que com o dedo mais fcil de borrar, principalmente se a pessoa transpira pelos dedos. A grafite se junta com o suor fazendo uma tinta que borrar seu desenho que dificilmente se conseguir corrigir.

Tcnica de esfuminho com o dedo

Iluminao
No poderia deixar de falar da importncia da iluminao do ambiente. Deve-se escolher um local bem iluminado ou, ainda, com uma luminria. Existem vrios detalhes na imagem que s podem ser vistos com uma boa iluminao. E, alm do mais, ela preserva sua sade, pois o ambiente pouco iluminado far com que force mais os olhos, o que pode lhe trazer problemas oftalmolgicos pelo fato de se passar muitas horas no exerccio do desenho.

Por ltimo, deve-se ter muita pacincia. s vezes, queremos terminar um desenho logo e acabamos pecando no acabamento. O meu conselho : est cansado, de saco cheio? Ento, pare e relaxe um pouco. Tenho certeza que isso contribuir para uma maior valorizao da sua obra.

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 32

Tcnicas de Desenho Artstico a grafite Autor:Ornam MMaia Web site: www.dessiner.wordpress.com E-mail: nito_adv@hotmail.com

www.dessiner.wordpress.com

Pgina 33

You might also like