You are on page 1of 13

Guia de Instalao e Configurao do Ubuntu 12.

04
Autor:
Acio Pires <aeciopires@gmail.com>

Joo Pessoa-PB FLISOL Patos - UFCG 2012

Guia de instalao e configurao do Ubuntu 12.04 LTS

Sumrio
SUMRIO .......................................................................................................................................... 2 PROCEDIMENTO DE INSTALAO ...................................................................................................... 3 INSTALANDO O UBUNTU A PARTIR DO CD ............................................................................................ 3 PREPARANDO A INSTALAO DO UBUNTU ..............................................................................................3 A INSTALAO ...................................................................................................................................4 VERIFICANDO OS REQUISITOS MNIMOS ..................................................................................................4 PARTICIONAMENTO DE DISCOS .............................................................................................................5 FUSO HORRIO ..................................................................................................................................9 TECLADO ........................................................................................................................................ 10 DEFINIO DO USURIO ................................................................................................................... 11 CPIA DOS ARQUIVOS DO SISTEMA ..................................................................................................... 11 CONFIGURAO INICIAL DO UBUNTU .............................................................................................. 13

Guia de instalao e configurao do Ubuntu 12.04 LTS

Procedimento de Instalao
A instalao do Ubuntu pode ser realizada atravs da utilizao da ISO, que pode ser obtida em http://releases.ubuntu.com/12.04/ubuntu-12.04-desktop-i386.iso (verso 32 bits) ou em http://releases.ubuntu.com/12.04/ubuntu-12.04-desktop-amd64.iso (verso 64 bits).

Instalando o Ubuntu a partir do CD


Antes de comear, acesse um dos links acima, baixe a ISO do Ubuntu e grave-a em um CD.

ATENO: Neste tutorial assumido que o computador j est conectado a Internet. Neste tutorial assumido que voc sabe particionar o HD e que j criou as parties que recebero o Ubuntu para ficar em dual boot com o Windows, se tiver instalado.

Preparando a Instalao do Ubuntu


Para instalar o Ubuntu:
Ligue o computador, entre no Setup da BIOS do computador e configure o DVD-R/CD-ROM para ser o

primeiro dispositivo de boot (inicializao).


Insira o CD do Ubuntu no driver de CD e reinicie o computador. Quando o Ubuntu for inicializado a partir do CD, pressione ENTER. Em seguida, ser exibido um menu

semelhante ao da Figura 1.

Guia de instalao e configurao do Ubuntu 12.04 LTS

Figura 1 Tela inicial do instalador do Ubuntu 12.04.


Escolha o idioma Portugus do Brasil e clique em Instalar o Ubuntu para iniciar a instalao.

A Instalao
O restante da instalao consiste nos seguintes passos:
Verificao dos requisitos mnimos de instalao; Particionamento de Discos; Definio do fuso horrio; Definio do tipo de teclado (layout); Definio do usurio; Cpia dos arquivos do sistema;

As sees seguintes daro as diretrizes para cada passo.

Verificando os requisitos mnimos


Para instalar o Ubuntu necessrio ter pelo menos 4,4 GB de espao livre em disco, 1 GB de memria RAM e estar conectado a Internet. Estes requisitos sero verificados e se estiverem ok, clique em Continuar.

Guia de instalao e configurao do Ubuntu 12.04 LTS

Figura 2 - Verificando os requisitos da instalao.

Particionamento de Discos
Muita calma nessa hora!!! A Figura 3 mostra os tipos de particionamento disponveis. Escolha Opo Avanada e clique em Continuar.

Guia de instalao e configurao do Ubuntu 12.04 LTS

Figura 3 - Preparando para particionar o HD. Para esta instalao necessrio criar as seguintes parties:
/, com o sistema de arquivos Journaling EXT4 e, pelo menos, 20 GB de tamanho. Swap, com o sistema de arquivos rea de troca (Swap) e 2 GB de tamanho. /home, com o sistema de arquivos Journaling EXT4 ocupando o espao livre que tiver disponvel.

Neste tutorial ser mostrado um exemplo de particionamento de um HD que j possui parties destinadas a serem usadas pelo Windows e GNU/Linux em dual boot, conforme mostrado numa tela semelhante a da Figura 4.

Guia de instalao e configurao do Ubuntu 12.04 LTS

Figura 4 - Neste tutorial sero usadas as parties /dev/sda5, /dev/sda6 e /dev/sda7 nos exemplos de particionamento do HD. Selecione a partio que receber a raiz do sistema (/) e, em seguida, clique no boto Alterar (como foi mostrado na Figura 4). Em seguida, ser mostrada uma tela semelhante a da Figura 5.

Figura 5 - Configurando a partio /dev/sda7 para ser a partio /. Defina o tamanho da partio e no campo Usar como escolha a opo Sistema de Arquivos com Journaling EXT4 (o sistema de arquivos padro usado pelo Ubuntu). No campo Ponto de montagem escolha a opo / (o ponto de montagem / onde ficaro os diretrios e arquivos do sistema). Para finalizar marque a caixa Formatar a Partio e clique no boto OK. Agora selecione a partio que servir como rea de troca (swap) e clique no boto Alterar. Como mostra a Figura 6, defina o tamanho da partio e no campo Usar como escolha a opo rea de troca (swap). Para finalizar clique no boto OK.

Guia de instalao e configurao do Ubuntu 12.04 LTS

Figura 6 - Configurando a partio /dev/sda5 como a partio swap.

ATENO: O tamanho da partio swap dever ser de pelo menos 2 GB ou tamanho da memria fsica dividido por 4, o que for maior. Exemplo, se a memria fsica for 12GB, o tamanho da partio swap dever ser max{12/4 , 2} = 3 GB.

Agora selecione a partio que receber os arquivos dos usurios e clique no boto Alterar. Como mostra a Figura 7, no campo Usar como escolha a opo Sistema de Arquivos com Journaling EXT4, no campo Ponto de montagem escolha a opo /home (o ponto de montagem /home onde ficaro os diretrios e arquivos dos usurios). Para finalizar marque a caixa Formatar a Partio e clique no boto OK.

Figura 7 - Configurando a partio /dev/sda6 como a partio /home.

ATENO: O tamanho da partio /home dever ocupar todo o espao restante do HD.

Guia de instalao e configurao do Ubuntu 12.04 LTS

Verifique se est tudo certo e clique no boto Instalar Agora.

Figura 8 - Checando o particionamento do HD.

Fuso Horrio
O passo seguinte configurar o fuso horrio do sistema. Escolha no mapa a cidade de So Paulo e clique no boto Continuar, como mostra a Figura 9.

Guia de instalao e configurao do Ubuntu 12.04 LTS

Figura 9 - Configurando o fuso horrio.

Teclado
O terceiro passo definir o layout ou modelo do teclado.

Guia de instalao e configurao do Ubuntu 12.04 LTS

10

Figura 10 - Configurando o teclado. Na coluna esquerda da tela, escolha portuguese (Brazil) e na coluna direita escolha portuguese (Brazil). Use o espao reservado na tela para testar o funcionamento da teclas. Se estiverem funcionando corretamente, clique no boto Continuar, caso contrrio continue testando os modelos disponveis.

Definio do usurio
Na tela que pede as informaes do usurio, preencha os dados da mquina, usurio e senha. Este usurio ser o administrador do computador, portanto escolha uma senha forte, composta por letras maisculas, minsculas, nmeros e caracteres especiais. =)

Cpia dos arquivos do sistema


A esta altura, o sistema j est sendo instalado. O processo de instalao ir demorar alguns minutos.

11

Guia de instalao e configurao do Ubuntu 12.04 LTS

Figura 11 - Instalando o sistema. Ao fim da instalao, reinicie o computador e retire o CD de instalao do Ubuntu. Tecle ENTER para reiniciar o computador. Quando o computador for reiniciado aparecer a tela mostrada na Figura 12.

Figura 12 - Tela de login do Ubuntu.

Guia de instalao e configurao do Ubuntu 12.04 LTS

12

Configurao inicial do Ubuntu


Agora que o Ubuntu, voc pode instalar os aplicativos abaixo que podem ser lteis no seu dia a dia. K3B Gravador de CD/DVD. Emesene Cliente de MSN. VLC Player de vdeo que toca uma grande variedade de formatos de vdeo e udio. Plugin do Flash um plugin para ver animaes e aplicativos que usam Flash. Plugin Java - um plugin para ver animaes e aplicativos que usam Java. Gimp semelhante ao Photoshop e usado para edio de imagens. Para instalar estes aplicativos, clique no smbolo do Ubuntu que fica no topo da barra esquerda e digite terminal. Depois clique no cone do terminal. No terminal digite os comandos abaixo. sudo apt-get update sudo add-apt-repository -y ppa:flexiondotorg/java sudo apt-get update sudo apt-get -y install k3b emesene gimp vlc vlc-plugin-pulse mozilla-plugin-vlc flashplugin-installer sun-java6-plugin Para abrir um dos programas acima, basta clicar no smbolo do Ubuntu que fica no topo da barra esquerda e digitar o nome do programa. Depois clique no cone do programa. Bom uso! :-)

13

Guia de instalao e configurao do Ubuntu 12.04 LTS

You might also like