You are on page 1of 23

Aula 01

Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda APONTAMENTOS BSICOS DE DIREITO TRIBUTRIO

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

Well, we all shine on; like the moon and the stars and the sun. J. Lennon

CAPTULO 01
_______________________________________________________________________________________________ _ Introduo Definio de Tributo Princpios Constitucionais Tributrios Imunidades

INTRODUO O que direito tributrio? Hugo de Brito Machado responde: Ramo do Direito que se ocupa das relaes entre o fisco e as pessoas sujeitas a imposies tributrias de qualquer espcie, limitando o poder de tributar e protegendo o cidado contra os abusos deste poder.
1

DEFINIO DE TRIBUTO O artigo 3, do Cdigo Tributrio Nacional define tributo:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------Art.3. Tributo toda a prestao pecuniria compulsria, em moeda ou em cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------Vejamos os elementos dessa definio: 1) Prestao pecuniria: ou seja, prestao em dinheiro; 2) Compulsria: trata-se de obrigao jurdica que deriva da LEI e no da vontade das partes envolvidas na relao (ou seja, no possui carter contratual); 3) Em moeda, ou em cujo valor nela se possa exprimir: o tributo deve ser solvido em moeda. O direito brasileiro no admite a instituio de tributo in natura (pago em bens) ou in labore (pago em servios);

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de direito tributrio. 19 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2001. p.45.

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

4) Que no constitua sano de ato ilcito: a prestao pecuniria que decorre diretamente da prtica de um ato ilcito denomina-se multa. Tributo no multa! 5) Instituda em lei: princpio da legalidade; 6) Cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada: a autoridade administrativa tem o dever de cobrar o tributo. Ou seja, no se trata de ato administrativo discricionrio, mas vinculado, sujeitando o agente responsabilidade funcional (art.142, pargrafo nico, do CTN).

importante salientar que, nos termos do que determina o artigo 4, do CTN, a natureza jurdica especfica do TRIBUTO determinada pelo fato gerador da respectiva obrigao, sendo irrelevante para qualific-lo: a) a denominao e demais caractersticas formais adotadas pela lei, e; b) a destinao legal do produto da sua arrecadao.

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTRIOS

O ttulo VI da Constituio Federal trata da tributao e do oramento. O captulo I versa sobre o sistema tributrio nacional. A seo II, deste mesmo captulo, estabelece as limitaes do poder de tributar. Mas, o que so essas limitaes constitucionais ao poder de tributar? So limitaes estabelecidas pelo texto constitucional ao poder que detm o Estado de tributar os cidados, ou seja, de avanar sobre o patrimnio dos mesmos. So veiculadas, geralmente, na forma de princpios e imunidades.
2

Mas, afinal, o que so princpios jurdicos? Roque Antonio Carrazza ensina: Princpio jurdico um enunciado lgico, implcito ou explcito, que, por sua grande generalidade, ocupa posio de preeminncia nos vastos quadrantes do Direito e, por isso mesmo, vincula, de modo inexorvel, o entendimento e a aplicao nas normas jurdicas que com ele se conectam.
3

Simplificando: princpios so diretrizes do ordenamento jurdico, previstos ou no em Lei e que servem para orientar a produo e aplicao do direito. Nesse sentido, h princpios constitucionais (explcitos ou implcitos na Constituio), legais e, at, infralegais. Dentre todos, os princpios constitucionais so os mais importantes, porque relacionam com a lei mxima de cada ordenamento jurdico: a Constituio. Para os propsitos do nosso estudo, importa tratar dos princpios constitucionais que limitam o poder de tributar do Estado, ou seja: princpios constitucionais tributrios. So eles: 1) Legalidade; 2) Igualdade (ou isonomia); 3) Capacidade contributiva; 4) Interpretao objetiva do fato gerador (princpio da clusula non olet). 5) Irretroatividade; 6) Anterioridade;
2 importante considerar com bastante ateno o disposto no artigo 146, inciso II, da Constituio Federal, pelo qual cabe Lei Complementar regular as limitaes constitucionais ao poder de tributar. Esta ressalva particularmente importante quando do estudo das imunidades tributrias. 3 CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de direito constitucional tributrio. 20 ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2004. p.35.

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda 7) Vedao do confisco; 8) Liberdade de trfego 9) Uniformidade geogrfica; 10) No-discriminao tributria em razo da origem e destino;

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

Princpio da legalidade tributria (CF, 150, inc. I e CTN, art. 97)

O artigo 150, inciso I, da Constituio Federal, estabelece:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios :
4

I exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea; -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Constituio Federal cria tributo? No! O tributo deve ser criado ou aumentado por LEI. O que Lei? Ato normativo cuja elaborao de competncia exclusiva do poder legislativo . No Brasil, o rigor da Constituio tal que se pode falar em princpio da reserva absoluta da lei formal . O princpio da (estrita) legalidade tributria se aplica a TODOS os tributos. Criar tributo significa que a Lei deve descrever todos os elementos necessrios ao surgimento da obrigao tributria (aspecto material = fato gerador; aspecto pessoal = sujeito passivo; aspecto quantificativo = alquota e base de clculo). O artigo 97 , do CTN, estabelece quais so os elementos que esto sob reserva legal. Por isso, pode-se falar tambm em princpio da tipicidade tributria (ou tipicidade cerrada). Que Lei apta a instituir tributo? Em regra, LEI ORDINRIA. Entretanto, h hipteses em que a Constituio exige a edio de LEI COMPLEMENTAR, a saber: 1) Imposto sobre grandes fortunas art. 153, inc. VII, da CF; 2) Emprstimos compulsrios art. 148, da CF; 3) Impostos previamente indeterminados art. 154, da CF;
7 6 5

Por que a Constituio, no caput do artigo 150, refere-se justamente Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios? Porque so os nicos entes dotados de competncia tributria, ou seja, da aptido para criar tributos. Jos Afonso da Silva ensina: No sentido material a lei consiste em um ato normativo de carter geral, abstrato e obrigatrio tendo como finalidade o ordenamento da vida coletiva, no sentido de trazer certeza, preciso e garantia s relaes jurdicas. No importa quem o produza. J, no sentido formal, lei o ato jurdico emanado do Poder Legislativo, composto dos representantes do povo, elaborado e aprovado de acordo com o processo legislativo estabelecido na Constituio, abstrao feita de seu contedo. SILVA, Jos Afonso da. Comentrio contextual constituio. So Paulo: Malheiros Editores, 2006. p.443/444. Note que na informao ao leitor, Jos Afonso da Silva consigna seus agradecimentos ao Prof. Jos Manoel Aguiar Barros pela minuciosa leitura deste volume e pelas correes e sugestes apresentadas. 6 CARRAZZA. Roque Antonio. Op. cit. p.235. 7 Confira e memorize o artigo 97, inclusive seus pargrafos!
4 5

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda 4) Contribuies sociais residuais art. 195, 4, CF.

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

Lei Delegada (art.68, da CF) poder criar ou aumentar tributo? Em princpio, sim. Entretanto, note-se que a Constituio VEDA a delegao de matria reservada Lei Complementar. Medidas Provisrias podem criar ou aumentar tributos? Em princpio, sim. Contudo, como ocorre com a Lei Delegada, a Constituio veda a edio de Medida Provisria sobre matria reservada Lei Complementar .
8

O princpio da legalidade tributria comporta algumas APARENTES EXCEES: 1) Imposto de Importao (II), Imposto de Exportao (IE), IPI e IOF art.153, 3, CF; 2) Contribuio de interveno no domnio econmico (CIDE) relativa aos combustveis art. 177, 4, I, b, da CF; 3) ICMS unifsico 155, 4, IV, c, CF.

Por que se trata de exceo aparente? Vejamos o disposto no 1, do artigo 153 da CF:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------Art. 153. (...) 1. facultado ao Poder Executivo, atendidas as condies e os limites estabelecidos em lei, alterar as alquotas dos impostos enumerados nos incisos I, II, IV e V. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Note que o Poder Executivo pode, atravs de DECRETO, alterar as alquotas dos impostos de importao, exportao, IPI e IOF. Entretanto, tais tributos tm que ser CRIADOS POR LEI. Nesse sentido, a exceo meramente aparente porque, na verdade, tais impostos so estabelecidos por lei. Alm disso, a lei estabelece os limites dentro dos quais pode se mover o Poder Executivo, no que refere alterao de alquotas.

Princpios da igualdade (isonomia) tributria, capacidade contributiva e interpretao objetiva do fato gerador (150, inc.II, c.c. 145, 1, CF e CTN, 118)

O artigo 150, inciso II, da Constituio Federal, estabelece a seguinte vedao:

Da a importncia da memorizao dos tributos cuja criao est reservada Lei Complementar. A instituio destes tributos no pode se dar por meio de Lei Delegada ou Medida Provisria, em vista das vedaes estabelecidas pelo texto constitucional. 9 Veja que a Constituio de 1988 autorizou o Poder Executivo a alterar apenas as alquotas dos tributos acima mencionados atravs de Decreto. Nesse sentido, os artigos 21, 26 e 65, do Cdigo Tributrio Nacional, foram recepcionados apenas em parte, uma vez que autorizam o aumento da base de clculo tambm. No que tange base de clculo, tais dispositivos no foram, obviamente, recepcionados.
8

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------II instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situao equivalente, proibida qualquer distino em razo de ocupao profissional ou funo por eles exercida, independentemente da denominao jurdica dos rendimentos, ttulos ou direitos; -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

A regra tem como objetivo evitar que haja tratamento discriminatrio de contribuintes que se encontrem em situao econmica equivalente. A doutrina relata que o dispositivo foi introduzido pelo Poder Constituinte Originrio com o objetivo de evitar que magistrados, militares ou polticos deixassem de pagar imposto de renda. Contudo, o princpio acima citado no basta implantao dos objetivos fundamentais da repblica, elencados no artigo 3, da Constituio: erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais, para construir uma sociedade livre, justa e solidria . Por isso, como assevera Roque Antonio Carrazza, nas dobras do princpio da isonomia, reside o princpio da capacidade contributiva, positivado no 1, do artigo 145, da CF:
10

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------Art. 145 (...) 1. Sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte (...) -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O princpio da capacidade contributiva determina que as pessoas devem contribuir para as despesas pblicas na medida de suas possibilidades. Assim, quem ganha mais deve pagar mais. A implementao prtica deste princpio se d atravs da utilizao das denominadas alquotas progressivas. A progressividade das alquotas
11

significa a elevao das alquotas simultaneamente elevao da base de clculo. Por exemplo: para

Conferir o artigo 3, da Constituio Federal. Jos Afonso da Silva ressalta a observao de Crmen Lcia Antunes Rocha, de que todos os verbos utilizados na expresso normativa construir, erradicar, reduzir, promover so de ao, vale dizer, designam um comportamento ativo. O que se tem, pois, que os objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil so definidos em termos de obrigaes transformadoras do quadro social e poltico retratado pelo constituinte na elaborao do texto constitucional. SILVA, Jos Afonso da. Op. cit. p.46. 11 preciso no confundir o mecanismo de progressividade com o mecanismo de proporcionalidade. Ambos so mecanismos de tributao. Entretanto, no primeiro, como j assinalado, imprime-se alquotas variveis, que aumentam conforme aumenta a base de clculo. No segundo, por outro lado, utiliza-se alquotas fixas, de modo que o valor final do tributo ser proporcional riqueza do indivduo. Por exemplo: para uma base de clculo de R$ 1.000,00, uma alquota de 10%; para uma base de clculo de R$ 100,000.00, uma alquota de 10%. Cada um pagar proporcionalmente mais, mas no progressivamente mais.
10

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

uma base de clculo de R$ 1.000,00, uma alquota de 10%; para uma base de clculo de R$ 100.000,00, uma alquota de 25%. A variao de alquotas conforme varia a base de clculo deve se situar dentro de dois limites: a preservao de um mnimo necessrio sobrevivncia do indivduo, o que autoriza, por exemplo, a utilizao de isenes; e a vedao do confisco, ou seja, uma alquota que no seja to alta a ponto de impedir a manuteno de uma propriedade ou o exerccio de uma atividade econmica. A doutrina mais ou menos acorde no sentido de que o princpio da capacidade contributiva aplicase apenas aos impostos. E no a todos, mas apenas aos impostos pessoais. Aplica-se aos impostos reais , tosomente quando houver autorizao constitucional. Assim, tal princpio aplica-se expressamente aos seguintes tributos: 1) Imposto de renda art. 153, 2, inc. I; 2) IPTU art. 156, 1, inc. I, c.c. art.182, 4o, inc. II; 3) ITR art. 153, 4, inc. I; 4) Contribuies previdencirias 195, 9; 5) IPVA art.155, 6. Inc. II.
13 12

Uma ltima ressalva: do princpio da igualdade (isonomia) tributria decorre, tambm, o princpio da interpretao objetiva do fato gerador (princpio da clusula non olet ), como bem ressalva Eduardo de Moraes Sabbag: Tal postulado preconiza que se deve interpretar o fato gerador pelo aspecto objetivo, sendo irrelevantes os aspectos atinentes s pessoas destinatrias da cobrana do tributo (aspectos subjetivos) .
15 14

Princpio da irretroatividade tributria (art. 150, inc. III, a, CF)

O artigo 150, inciso III, letra a, da Constituio veda Unio, Estados, DF e Municpios, a cobrana de tributos:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------a) em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado; -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Imposto pessoal: aquele que recai sobre uma revelao de riqueza dinmica do contribuinte, demonstrando sua situao de riqueza pessoal (imposto de renda). Imposto real: recai sobre uma revelao de riqueza esttica do indivduo, no demonstrando diretamente sua riqueza pessoal (ITBI). 13 Cuidado! Antes da Emenda Constitucional n. 29/2000, a progressividade do IPTU (que um imposto real) era inconstitucional, uma vez que no havia expressa autorizao constitucional para sua implementao. Confira a Smula n. 668, do STF: inconstitucional a lei municipal que tenha estabelecido, antes da Emenda Constitucional n. 29/2000, alquotas progressivas para o IPTU, salvo se destinada a assegurar o cumprimento da funo social da propriedade urbana. 14 Conferir o artigo 118 e 126, do CTN. 15 SABBAG. Eduardo de Moraes. Elementos do direito tributrio. 7 ed. So Paulo: Prima cursos preparatrios, 2005. p.33
12

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

Tal princpio determina que a lei instituidora do tributo colha apenas fatos geradores que ocorram posteriormente sua edio. Trata-se de repercusso do princpio da segurana jurdica, que perpassa todo o ordenamento jurdico. O artigo 106 , do Cdigo Tributrio Nacional ameniza tal irretroatividade, possibilitando que a lei seja aplicada a ato ou fato pretrito.
16

Princpio da anterioridade tributria (art. 150, inc. III, letras b e c, CF)

O artigo 150, inciso III, letras b e c, dispe:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------III cobrar tributos: (...) b) no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou; c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alnea b; -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O princpio da anterioridade tributria tambm uma traduo do princpio da segurana jurdica. Seu objetivo maior proteger o contribuinte, evitando que seja pego de surpresa, com a criao ou aumento de tributos sem sua prvia cincia. Como se percebe, tal princpio de desdobra em duas alienas, b e c. Para fins didticos, trataremos dos dois separadamente. Entretanto, deve-se ter em mente que so dois dispositivos veiculando um s princpio, apenas detendo, cada um, espectros de atuao sensivelmente distintos.

Anterioridade Comum (ou genrica) art. 150, inc. III, letra b, CF

17

Como vimos, o tributo, para ser criado ou aumentado, exige lei. O princpio da anterioridade comum determina que a lei que cria ou aumenta o tributo apenas ter eficcia no exerccio financeiro seguinte ao de sua publicao. Exerccio financeiro significa ano fiscal que, no Brasil, coincide com o ano civil (1 de janeiro a 31 de dezembro). Portanto, por este princpio, uma lei publicada em 29 de agosto de 2007, instituindo ou aumentando

16 17

Confira e memorize as hipteses elencadas pelo artigo 106, do CTN! O exame 126 da OAB/SP denominou esse princpio como: anterioridade relativa ao exerccio social.

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda
18

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

tributo, permanecer com sua eficcia paralisada , ou seja, incidir em um determinado fato, apenas em 1 de janeiro de 2008. O princpio da anterioridade comum, ou genrica, comporta algumas EXCEES, previstas no 1, do artigo 150 e em outros dispositivos, da CF. Vejamos: 1) Imposto de Importao 153, inc. I; 2) Imposto de Exportao 153, inc. II; 3) IPI 153, inc. IV; 4) IOF 153, inc. V; 5) Emprstimo Compulsrio de guerra ou calamidade 148, inc. I; 6) Imposto Extraordinrio de Guerra 154, inc. II; 7) Contribuies Especiais Sociais para a Seguridade Social 195, 6; 8) ICMS combustveis 155, 4, inc. IV, letra c; 9) CIDE combustveis 177, 4, inc. I, letra b;

Anterioridade Nonagesimal (ou especial) art. 150, III, letra c, CF

19

A Emenda Constitucional n. 42/2003, acrescentou uma alnea c, ao inciso III, do artigo 150, da Constituio, por meio da qual introduziu a anterioridade nonagesimal na seo relativa s limitaes ao poder de tributar. Com isso, tal princpio, que antes apenas se aplicava s contribuies especiais sociais destinadas ao custeio da seguridade social, passou a ser aplicado a todas as espcies de tributos, com ressalva das excees previstas pela prpria Constituio. Qual seu significado? Uma lei que cria ou aumenta um tributo, uma vez publicada, permanece com a eficcia paralisada pelo perodo de 90 (noventa) dias para, a partir de ento, produzir efeitos. A Constituio estabelece algumas excees, no 1, do artigo 150 e em outros dispositivos. Vejamos: 1) Imposto de Importao 153, inc. I; 2) Imposto de Exportao 153, inc. II; 3) Imposto de Renda 153, inc. III; 4) IOF 153, inc. V; 5) Emprstimo Compulsrio de guerra ou calamidade 148, inc. I; 6) Imposto Extraordinrio de Guerra 154, inc. II; 7) Fixao da Base de Clculo do IPVA 155, inc.III; 8) Fixao da Base de Clculo do IPTU 156, inc. I;
20

... a lei que cria ou aumenta um tributo, ao entrar em vigor, fica com sua eficcia paralisada, at o incio do prximo exerccio financeiro, quando a sim incidir, ou seja, passar a produzir todos os efeitos, na ordem jurdica. CARRAZZA, Roque Antonio. Op. cit. p. 177. Por isso, alguns autores denominam esse princpio de: princpio da eficcia diferida. 19 Fique atento, ainda, para as seguintes denominaes: anterioridade mitigada ou carncia trimestral. 20 Muito cuidado! Note que o IR exceo anterioridade nonagesimal, mas no anterioridade comum. J o IPI exceo anterioridade comum, mas no nonagesimal.
18

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

Muito cuidado! O princpio da anterioridade tributria um s e resulta da compreenso conjunta de todos esses dispositivos constitucionais analisados. A diviso foi elaborada apenas para fins didticos. Pois, como afirma o Professor Roque Carrazza: da conjugao de todos esses dispositivos, e no de cada um, isoladamente considerado, que se extrai o verdadeiro perfil constitucional do princpio da anterioridade . Muito bem. Mas como ficamos com relao aos tributos que forem, eventualmente, institudos por meio de medida provisria? Vejamos o que dispe o 2, do artigo 62, da Constituio, que estabelece o regime jurdico-constitucional deste ato normativo:
21

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------Art. 62. (...) 2. Medida provisria que implique instituio ou majorao de impostos, exceto os previstos nos arts. 153, I, II, IV, V e 154, II, s produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte se houver sido convertida em lei at o ltimo dia daquele em que foi editada. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Portanto, a anlise das medidas provisrias que instituem tributos, luz do princpio da anterioridade, deve ser precedida de uma simples pergunta: que tributo foi criado pela medida provisria? Caso se trate de imposto, aplica-se o pargrafo segundo acima citado. Caso se trate de outra espcie de tributo, no. De acordo com o dispositivo acima mencionado, a medida provisria que instituir imposto
22

deve ser, primeiro,

convertida em lei. Depois, tal lei ficar com a eficcia suspensa, aplicando-se apenas no exerccio financeiro seguinte. Desnecessrio mencionar que, entre a data de publicao da lei (resultante da converso) e o incio de sua eficcia, necessrio que se transcorra 90 (noventa) dias. E quando se trata de medida provisria versando sobre outra espcie de tributo? Leandro Paulsen assim se manifesta: O STF sempre entendeu que o termo a quo , para a verificao da observncia da anterioridade, era a data de edio da medida provisria (...) Com a edio de EC n. 32/2001, que alterou o regime das medidas provisrias, acresceu-se o 2, ao art. 62 da CF (...) Note-se que a restrio d-se apenas para a espcie tributria impostos, de maneira que, para as demais espcies tributrias, continua aplicvel a orientao do STF.
24 23

Ou seja, nesse caso especfico, a anterioridade comum e nonagesimal devem ser contadas a partir da publicao da medida provisria. Finalmente, no se deve confundir o princpio da anterioridade com o princpio da ANUALIDADE. Este ltimo estabelece a necessidade de uma renovao anual, na lei oramentria, do consentimento para a

CARRAZZA. Roque Antonio. Op. cit. p.175. Nota de rodap n. 01. Exceto II, IE, IPI, IOF e Imposto Extraordinrio de Guerra. Termo a quo significa: termo inicial. Termo ad quem: termo final. 24 PAULSEN, Leandro. Direito tributrio: Constituio e Cdigo Tributrio luz da doutrina e jurisprudncia. Porto Alegre (RS): Livraria do advogado editora/ESMAFE, 2003. p.211.
21 22 23

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

cobrana do tributo em face das despesas que o Estado ter de suportar em cada exerccio. Entretanto, tal princpio no se encontra positivado na atual Constituio.

Princpio da vedao do confisco art. 150, inc. IV, CF

O artigo 150, inciso IV, veda Unio, Estados, DF e Municpios:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------IV utilizar tributos com efeito de confisco. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O princpio deve ser interpretado luz da livre iniciativa (fundamento da repblica e da ordem econmica), do direito de propriedade (direito individual) e do j citado princpio da capacidade contributiva, significando que a tributao deve ser exercida dentro de limites que preservem a manuteno de determinada propriedade ou o exerccio de determinada atividade econmica. Confisco significa, genericamente, tomada compulsria da propriedade privada sem indenizao. O que a Constituio pretende evitar o confisco velado, que pode ocorrer por meio dos tributos. Trs questes importantes: 1) o STF entende que a anlise do carter confiscatrio de determinado tributo deve ser feita luz da carga tributria como um todo e no de um tributo em particular; 2) o princpio em tela tambm deve ser aplicado s multas (lembre-se que multa no tributo), vedando-se, portanto, as multas confiscatrias; 3) finalmente, a apreenso de mercadorias como forma de forar o pagamento de tributos viola o princpio da vedao do confisco.

Princpio da liberdade de trfego art. 150, inc. V, CF

Diz o artigo 150, inciso V, da Constituio que vedado aos entes federativos:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------V estabelecer limitaes ao trfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrana de pedgio pela utilizao de vias conservadas pelo Poder Pblico; -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

10

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

O princpio deve ser interpretado luz do que dispe o artigo 5, inciso XV, da Constituio: livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos de lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens. O princpio determina que a locomoo em territrio nacional, ou seja, a locomoo entre Municpios e entre Estados e, entre estes e o Distrito Federal, no pode ser objeto, ou melhor, fato gerador de qualquer tributo .
25

Princpio da liberdade geogrfica (ou tributria) art. 151, inc. I, CF

Vejamos o artigo 151, inciso I, da Constituio:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------Art. 151. vedado Unio: I instituir tributos que no sejam uniformes em todo o territrio nacional ou que implique distino ou preferncia em relao a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio, em detrimento de outro, admitida a concesso de incentivos fiscais destinados a promover o equilbrio do desenvolvimento scio-econmico entre as diferentes regies do Pas; -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O princpio est intimamente relacionado forma federativa de estado, adotada pela Constituio brasileira . Nesse sentido, o estabelecimento de tributo que no seja uniforme, acarreta a violao aos preceitos de isonomia e autonomia que caracterizam o Estado Federal. O texto constitucional admite a mitigao do princpio, desde que se cumpra os trs requisitos ali delineados: 1) concesso de incentivos fiscais; 2) que tenham como objetivo a promoo do equilbrio do desenvolvimento scio-econmico do pas; 3) e que sejam concedidos a toda uma REGIO e no a um Estado (ou alguns Estados), isoladamente.
26

Ressalvada a cobrana de pedgio, para a manuteno de vias pblicas. Discutiremos a natureza jurdica do pedgio quando tratarmos das taxas e da diferena entre estas e as tarifas. 26 Confira o artigo 1, da CF, bem como o artigo 18. O modo de exerccio do poder poltico em funo do territrio d origem ao conceito de forma de Estado. (...) Se o poder se reparte no espao territorial (diviso espacial de poderes), gerando uma multiplicidade organizaes governamentais autnomas, distribudas regionalmente, tem-se Estado Federal ou Federao de Estados. A repartio regional de poderes autnomos constitui o cerne do conceito de Estado Federal. SILVA, Jos Afonso da. Op. cit. p.33.
25

11

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda Princpio da no-discriminao tributria em razo da origem ou destino art. 152, CF

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

O artigo 152 da Constituio determina:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------Art. 152. vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios estabelecer diferena tributria entre bens e servios, de qualquer natureza, em razo de sua procedncia ou destino. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Como ensina Roque Carrazza: O dispositivo visa, em ltima anlise, a assegurar, no mercado nacional, tratamento tributrio isonmico a todas as pessoas fsicas ou jurdicas que desenvolvam suas atividades econmicas no mbito interestadual ou intermunicipal . Em suma, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, reciprocamente, no podem estabelecer alquotas que variem positiva ou negativamente, em razo da origem ou destino dos produtos ou servios comercializados.
27

IMUNIDADES TRIBUTRIAS

Antes de tratarmos das imunidades, h uma lio fundamental que voc deve compreender:

As imunidades so normas contidas no TEXTO DA CONSTITUIO!

28

Agora sim, passemos ao conceito de imunidade: so normas previstas no texto da Constituio e que limitam o exerccio de competncia tributria por parte dos entes federativos, protegendo, assim, determinadas pessoas relacionadas com bens, fatos ou situaes especficas. Como assinala Carrazza: Sempre que a Constituio estabelece uma imunidade, est, em ltima anlise, indicando a incompetncia das pessoas polticas para legislarem acerca daquele fato determinado.
29

Caso uma lei tenha como objetivo tributar uma pessoa, situao ou bem

protegido por uma imunidade, tal lei ser inconstitucional. O artigo 150, inciso VI, da Constituio estabelece uma srie de imunidades que sero objeto de nosso estudo. Vejamos: 1) Imunidade recproca; 2) Imunidade do templos de qualquer culto;

CARRAZZA. Roque Antonio. Op. cit. p.800. As imunidades so normas previstas no texto da Constituio! Logo, no se pode pensar em imunidades veiculadas por Lei (ordinria, delegada ou complementar), muito menos por medidas provisrias, resolues, decretos, etc. 29 CARRAZZA. Roque Antonio. Op. cit. p.662.
27 28

12

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

3) Imunidades dos partidos polticos e suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores e das entidades de educao e assistncia social sem fins lucrativos; 4) Imunidade dos livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso.

Entretanto, h imunidades ditas especficas, espalhadas por todo o texto constitucional e que se referem aos mais diversos tributos. Sero estudadas a seu tempo. Agora, tratemos do artigo 150, inciso VI, da Constituio e seus incisos:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------Art. 150. (...) vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios:

(...)

VI instituir impostos sobre: -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As imunidades previstas no artigo 150, inciso VI, da Constituio, dirigem-se apenas aos IMPOSTOS. Ou seja, no se aplicam a outras espcies de tributos.

Imunidades recprocas art. 150, inc. VI, letra a, c.c. 2 e 3

As imunidades recprocas esto previstas no artigo 150, inc. VI, letra a, c.c. 2 e 3, da Constituio Federal. Vejamos:

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------a) patrimnio, renda ou servios uns dos outros;

(...)

2. A vedao do inciso VI, a, extensiva s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou delas decorrentes.

13

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

3. 3 - As vedaes do inciso VI, "a", e do pargrafo anterior no se aplicam ao patrimnio, renda e aos servios, relacionados com explorao de atividades econmicas regidas pelas normas aplicveis a empreendimentos privados, ou em que haja contraprestao ou pagamento de preos ou tarifas pelo usurio, nem exonera o promitente comprador da obrigao de pagar imposto relativamente ao bem imvel. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Constituio Federal veda que os entes federativos, Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, instituam impostos cujo fato gerador seja o patrimnio, a renda ou os servios, uns dos outros. Trata-se de uma imunidade recproca porque cada uma dessas pessoas polticas est impedida de exercitar sua competncia tributria, no que tange a impostos, relativamente propriedade da outra. Tal imunidade tambm conseqncia do federalismo de equilbrio adotado pela Constituio, como forma de Estado. Como se vincula diretamente ao princpio federativo, tal imunidade clusula ptrea (art. 60, 4, inc. I, da CF). De acordo com o 2, acima citado, as imunidades se estendem s autarquias e fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, uma vez que so pessoas jurdicas de direitos pblico e tm como objetivo a prestao de servios pblicos. De acordo com o 3, a imunidade no se estende: 1) s empresas cujo objetivo o exerccio de atividade econmica regida pelas normas aplicveis a empreendimentos privados: o dispositivo se refere s empresas pblicas e sociedades de economia mista, pessoas jurdicas de direito privado, cujo objetivo predominante o exerccio de atividade econmica ;
30

2) s atividades que envolvam contraprestao ou pagamento de preo ou tarifa pelo usurio: ou seja, a prestao de servio pblico, quando remunerada a ttulo de tarifa ou preo, no enseja a imunidade;

3) No exonera o promitente comprador da obrigao de pagar imposto relativamente ao bem imvel: ou seja, o particular titular de promessa de compra e venda de imvel pertencente pessoa poltica sujeita-se ao recolhimento do ITBI.

Imunidade dos templos de qualquer culto art. 150, inc. VI, letra b

Como conseqncia da liberdade de crena e prtica religiosa, estabelecidas pela Constituio Federal no artigo 5, inc. VI ( inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio
30

Confira, por favor, o artigo 173, da Constituio Federal, especialmente seu 1, inciso II, que estipula: II a sujeio ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais, trabalhistas e tributrios.

14

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgia), bem como a vedao constitucional de natureza federativa, estabelecida no art. 19 , inciso I, o artigo 150, inciso VI, letra b, garante imunidade aos templos de qualquer culto:
31

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------b) templos de qualquer culto;

(...)

4. As vedaes expressas nos incisos VI, alneas b e c, compreendem somente o patrimnio, a renda e os servios, relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A imunidade protege o patrimnio, renda e os servios relacionados s atividades essenciais da igreja ou culto religioso. A imunidade estende-se a todas as religies. Atingir o templo e seus anexos, como a casa paroquial, por exemplo. Uma gleba rural utilizada para cultos religiosos estar protegida tambm, nos termos do que preceitua o 4, supracitado. Uma questo pode ser levantada: as igrejas geralmente exercem algum tipo de atividade econmica. Nesse caso, permanece a imunidade? O STF exige o cumprimento de dois requisitos: 1) prova de que as rendas oriundas desta atividade econmica, revertam para as finalidades essenciais da igreja, e; 2) que no haja ofensa livre concorrncia.

Imunidade dos partidos polticos, entidades dos trabalhadores e entidades educacionais e de assistncia social art. 150, inc. VI, letra c

Como conseqncia de uma srie de valores tutelados pela Constituio, como os direitos polticos (art. 17), a liberdade de associao sindical (art. 8) e o interesse pblico que permeia a prestao de servios pblicos, o artigo 150, inciso VI, letra c, estabelece a seguinte imunidade, relativa ao:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

31

Art. 19. vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: I estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencion-los, embaraar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou com seus representantes relaes de dependncia ou aliana, ressalvada, na forma da lei, a colaborao de interesse pblico.

15

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda c) patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

(...)

4. As vedaes expressas nos incisos VI, alneas b e c, compreendem somente o patrimnio, a renda e os servios, relacionados com as finalidades essenciais das entidades nelas mencionadas. -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vamos dissecar o dispositivo, para melhor compreenso:

1) Partidos polticos, inclusive suas fundaes: ou seja, as fundaes institudas para auxiliar o partido na sua atividade tambm fazem jus;

2) Entidades sindicais dos trabalhadores: apenas dos trabalhadores;

3) Entidades educacionais e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos estabelecidos em lei;

Duas perguntas: a) requisitos estabelecidos em que lei, ordinria ou complementar? b) o que significa sem fins lucrativos? Os requisitos devem constar de lei complementar, em virtude do disposto no artigo 146, inciso II, da Constituio Federal . Sem fins lucrativos, significa que tais instituies devem atender ao disposto no artigo 14, do Cdigo Tributrio Nacional . possvel que exeram algum tipo de atividade econmica, vista do disposto no 4, acima citado? Sim, desde que cumpram os requisitos exigidos pelo STF quanto ao exerccio de atividade econmica por parte das igrejas: a) que o lucro seja revertido s finalidades essenciais; b) que no haja violao livre concorrncia. Alis, nesse sentido a smula n.724, do STF: Ainda quando alugado a terceiros,
32 CF Art. 146. Cabe lei complementar: (...) II - regular as limitaes constitucionais ao poder de tributar; Ora, as imunidades tributrias so limitaes constitucionais ao poder de tributar, por isso, sua regulamentao deve assumir a forma de lei complementar. 33 CTN Art. 14. O disposto na alnea c do inciso IV do artigo 9 subordinado observncia dos seguintes requisitos pelas entidades nele referidas:

32

33

I no distriburem qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas, a qualquer ttulo; (Redao dada pela Lcp n 104, de 10.1.2001) II - aplicarem integralmente, no Pas, os seus recursos na manuteno dos seus objetivos institucionais; III - manterem escriturao de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatido.

16

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

permanece imune ao IPTU o imvel pertencente a qualquer das entidades referidas pelo art. 150, VI, c, da Constituio, desde que o valor dos aluguis seja aplicado nas atividades essenciais de tais entidades. Finalmente, uma observao de suma importncia. Acompanhemos o disposto no artigo 195, 7, da Constituio Federal:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 7 - So isentas de contribuio para a seguridade social as entidades beneficentes de assistncia social que atendam s exigncias

estabelecidas em lei. ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pergunta-se: as entidades beneficentes de assistncia social fazem jus, de acordo com esse dispositivo, a isenes ou imunidades? Imunidades! Lembre-se: imunidade a regra prevista no texto constitucional, ainda que venha com outra denominao. Mas, o mais importante no isso. O relevante no esquecer que: as instituies educacionais fazem jus apenas a imunidades relativas a IMPOSTOS. Enquanto as entidades de assistncia social fazem jus a imunidades relativas a IMPOSTOS e CONTRIBUIES ESPECIAIS SOCIAIS PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL .
34

Imunidade dos livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso art. 150, inc. VI, letra d

O artigo 5, inciso IV, tutela a livre manifestao de idias, nos seguintes termos: livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato. Como conseqncia, o artigo 150, inciso VI, letra d veda Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, a instituio de impostos sobre:

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------d) livros, jornais, peridicos e o papel destinado a sua impresso; -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Trata-se de imunidade objetiva, ou seja, no importa a quem pertena o livro, papel ou peridico. A venda ou distribuio, a qualquer ttulo, do livro, jornal, etc, no pode ser tributada. Confira a smula 657, do STF: A imunidade prevista no artigo 150, VI, d, da CF, abrange os filmes e papeis fotogrficos necessrios publicao de jornais e peridicos.

34

Exigncias que devem ser estabelecidas, tambm, em lei complementar.

17

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

TESTE SEUS CONHECIMENTOS


01 (OAB/SP 132) Com relao ao exato significado (inclusive em funo do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal) do termo iseno, constante do art. 195, 7.o, da Constituio Federal, que dispe: So isentas de contribuio para a seguridade social as entidades beneficentes de assistncia social que atendam as exigncias estabelecidas em lei, pode-se afirmar que: a) se trata efetivamente do instituto da Iseno.

b) se refere hiptese de no incidncia. c) se trata de Imunidade Constitucional.

d) se refere iseno condicionada.

02 (OAB/SP 132) No que tange definio de tributo, correto afirmar que toda prestao pecuniria compulsria, em moeda, ou cujo valor nela se possa exprimir, a) que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade plenamente vinculada.

b) que constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade plenamente vinculada. c) que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei complementar e cobrada mediante atividade plenamente vinculada. d) que no constitua sano de ato ilcito, institudo em lei e cobrada mediante atividade legislativa.

03 (OAB/SP 132) Assinale a alternativa correta: a) Mesmo que a nova lei comine penalidade menos severa a uma determinada infrao do que a lei existente ao tempo de sua prtica, pelo princpio constitucional da irretroatividade, a nova lei no poder ser aplicada. b) A lei aplica-se a ato ou fato pretrito, quando lhe comine penalidade menos severa que a prevista na lei vigente ao tempo da sua prtica. c) A nova lei que cominar penalidade menos severa a uma determinada infrao do que a lei existente ao tempo de sua prtica, s pode ser aplicada 90 (noventa dias) aps sua promulgao. d) Somente entrar em vigor no exerccio financeiro seguinte ao da publicao, a lei que cominar penalidade menos severa a uma determinada infrao, comparada com a lei vigente ao tempo de sua prtica.

04 (OAB/SP 131) O chamado princpio da capacidade contributiva, previsto na Constituio Federal, estabelece que: a) somente a pessoa capaz de direitos e deveres na ordem civil pode revestir-se da condio de contribuinte.

b) os tributos s podem ser cobrados sobre fatos lcitos, pois os fatos ilcitos no revelam a capacidade contributiva do sujeito passivo da obrigao tributria. c) todos os brasileiros maiores de 18 (dezoito) anos devem apresentar declarao de imposto de renda.

d) sempre que possvel, os impostos sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte.

18

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

05 (OAB/SP 131) Sobre as limitaes do poder de tributar, assinale a alternativa INCORRETA. a) O princpio da legalidade estabelece que vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea. b) A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios no podem cobrar tributos em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado. c) O princpio da igualdade estabelece que vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situao equivalente, proibida qualquer distino em razo de ocupao profissional ou funo por eles exercida, independentemente da denominao jurdica dos rendimentos, ttulos ou direitos. d) A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios no podem instituir impostos sobre patrimnio, renda ou servios, uns dos outros, sendo certo que tal imunidade no se estende s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico.

06 (OAB/SP 131) O Cdigo Tributrio Nacional CTN estabelece que a natureza jurdica especfica do tributo determinada: a) pela destinao legal do produto da sua arrecadao.

b) pela denominao e demais caractersticas formais adotadas pela lei. c) pelo fato gerador da respectiva obrigao.

d) pelo rgo fiscalizador.

07 (OAB/SP 130) Sobre a imunidade recproca prevista no artigo 150, VI, a, da Constituio Federal, incorreto afirmar que: a) consiste na vedao Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios de instituir impostos sobre o patrimnio, renda ou servios, uns dos outros. b) extensiva s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes. c) no se aplica ao patrimnio, renda e aos servios, relacionados com explorao de atividades econmicas regidas pelas normas aplicveis a empreendimentos privados, ou em que haja contraprestao ou pagamento de preos ou tarifas pelo usurio, nem exonera o promitente comprador da obrigao de pagar imposto relativamente ao bem imvel. d) estabelece que as empresas pblicas no devem pagar imposto de renda sobre os lucros que apurarem, mas que tal disposio no se aplica s sociedades de economia mista.

19

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

08 (OAB/SP 130) Assinale a alternativa que no apresenta uma das caractersticas da definio de tributo prevista no Cdigo Tributrio Nacional - CTN. a) Tributo no constitui sano de ato ilcito.

b) Tributo pode ser institudo por decreto. c) Tributo cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

d) Tributo uma prestao pecuniria compulsria, em moeda, ou cujo valor nela se possa exprimir.

09 (OAB/SP 129) Em relao edio de medidas provisrias sobre matria tributria, correto afirmar que: a) o aumento da alquota do imposto sobre a renda por meio de medida provisria produz efeitos no prprio exerccio em que for editada a medida provisria. b) medida provisria que implique instituio ou majorao de impostos s produz efeitos, em qualquer hiptese, no exerccio financeiro seguinte se houver sido convertida em lei at o ltimo dia daquele em que foi editada. c) em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica pode adotar medida provisria para instituir ou aumentar impostos. d) vedado tratar de matria tributria por meio de medida provisria.

10 (OAB/SP 129) No que se refere aos princpios gerais de tributao e s chamadas limitaes do poder de tributar previstas na Constituio Federal, correto afirmar que: a) a Unio, dentro de sua competncia tributria residual, pode instituir impostos no previstos na Constituio Federal e utiliz-los com efeito de confisco. b) o princpio da irretroatividade veda Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios cobrar tributos em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado, mas tal vedao no se aplica ao emprstimo compulsrio para atender a despesas extraordinrias, decorrentes de calamidade pblica, de guerra externa ou sua iminncia; imposto de importao; imposto de exportao; imposto sobre produtos industrializados - IPI; imposto sobre operaes de crdito, cmbio e seguro, ou relativas a ttulos ou valores mobilirios - IOF; e imposto extraordinrio na iminncia ou no caso de guerra externa. c) pelo princpio da capacidade contributiva vedada a adoo de alquotas progressivas nos impostos de competncia da Unio. d) o chamado princpio da igualdade ou da isonomia veda Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situao equivalente, proibida qualquer distino em razo de ocupao profissional ou funo por eles exercida, independentemente da denominao jurdica dos rendimentos, ttulos ou direitos.

20

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

11 (OAB/SP 128) A lei delegada, prevista na Constituio Federal e elaborada pelo Presidente da Repblica, mediante solicitao ao Congresso Nacional, no poder criar ou aumentar os impostos de competncia residual da Unio, pois:

a)

a criao ou aumento de impostos compete lei ordinria.

b) o Presidente da Repblica dever, havendo urgncia e relevncia, criar ou aumentar imposto de competncia residual da Unio por meio de Medida Provisria. c) no h que se falar em criao de impostos de competncia residual uma vez que a Constituio Federal, de maneira exaustiva, discriminou a competncia da Unio, Distrito Federal, Estados e Municpios. d) a Constituio Federal veda a delegao em matria reservada lei complementar.

12 (OAB/SP 126) vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: a) instituir imposto sobre a renda das entidades sindicais de trabalhadores e empresariais que atendam os requisitos da lei complementar. b) instituir impostos no mesmo exerccio financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, ressalvada a incidncia dos impostos aduaneiros, do IPI, do IOF e PIS/COFINS-importao. c) cobrar tributos em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado. d) instituir tributos sobre templos de qualquer culto.

13 (OAB/SP 125) Para todos os tributos, correto afirmar que: a) sua alquota deve ser fixada por lei.

b) no podem ser cobrados em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado. c) no podem incidir sobre templos de qualquer culto.

d) no podem ser cobrados no mesmo exerccio em que tenha sido publicada a lei que os tenha institudo ou aumentado.

14 (OAB/SP 123) vedado: a) Unio, cobrar o Imposto sobre Produtos Industrializados antes de decorridos 90 dias da data em que haja sido publicada a lei que o instituiu ou aumentou. b) aos Estados, cobrar o Imposto sobre a Propriedade de Veculos Automotores antes de decorridos 90 dias da data em que haja sido publicada a lei que modificar sua base de clculo. c) Unio, cobrar o Imposto sobre a Renda e Proventos de qualquer natureza antes de decorridos 90 dias da data em que haja sido publicada a lei que o instituiu ou aumentou. d) aos Municpios, cobrar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial ou Urbana antes de decorridos 90 dias da data em que haja sido publicada a lei que modificar sua base de clculo.

21

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda 15 (OAB/SP 122) Imunidade: a)

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

abrange o patrimnio, renda ou servios das organizaes das sociedades civis de interesse Pblico (OSCIP).

b) abrange as empresas pblicas exploradoras de atividade econmica nos termos do 1, do artigo 173 da Magna Carta. c) pode ser alterada por lei complementar.

d) impede a incidncia de impostos sobre o patrimnio, a renda ou servios das instituies de assistncia social, atendidos os requisitos da lei.

16 (OAB/SP 122) O aumento, por Medida Provisria, de alquota de contribuio social: a) inconstitucional porque a matria reservada a lei complementar.

b) produz efeitos imediatamente. c) produz efeitos no exerccio seguinte, independentemente da sua converso em lei.

d) est sujeito anterioridade nonagesimal.

17 (OAB/SP 121) A lei tributria aplicada a fato anterior sua vigncia quando: a) extingue tributo.

b) reduz a alquota de tributo. c) deixa de definir como infrao ato no definitivamente julgado.

d) institui substituio tributria.

18 (OAB/SP 121) Empresa sujeita a imunidade tributria est desobrigada de adimplir ou cumprir: a) as obrigaes acessrias, nos termos do inciso III, art. 14, do CTN.

b) as obrigaes principais, nos termos da Constituio Federal. c) tanto as obrigaes principais quanto as acessrias, nos termos da Constituio Federal.

d) a imunidade no desobriga o contribuinte nem das obrigaes principais e nem das obrigaes acessrias.

19 (OAB/SP 120) Lei nova que extinga determinada infrao tributria: a) poder retroagir, quando os atos no tenham sido definitivamente julgados.

b) produzir efeitos apenas para o futuro. c) em hiptese alguma retroagir.

d) retroagir a todos os casos ocorridos na vigncia da lei revogada.

22

Aula 01
Curso: Reta Final Para Assistente Tcnico do Ministrio da Fazenda

Direito Tributrio Prof Vincius Casalino www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.com.br

20 (OAB/SP 120) Medida Provisria editada em 10.04.2003 aumentou as alquotas do Imposto de Renda, mantendo inalteradas as faixas de rendimento sobre as quais se d a incidncia do imposto. A majorao de alquotas promovida pela Medida Provisria: a) produzir efeitos em 90 dias a contar de sua publicao, em obedincia ao princpio da anterioridade mitigada.

b) inconstitucional, por tratar-se de matria reservada a lei complementar. c) inconstitucional, por ser a matria tributria vedada s Medidas Provisrias.

d) produzir efeitos a partir de 2004 se for convertida em lei at o trmino de 2003.

Gabarito:
1- C 2- A 3- B 4- D 5- D 6- C 7- D 8- B 9- C 10- D 11- D 12- C 13- B 14- A 15- D 16- D 17- C 18- B 19- A 20- D

23

You might also like