You are on page 1of 8

Monitoramento de barreira capilar dupla sobre rejeitos de minerao de carvo

Beatriz Pereira Triane


COPPE-UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, beatriz_triane@yahoo.com.br

Anderson Borghetti Soares


CETEM, Rio de Janeiro, Brasil, aborghetti@cetem.gov.br

Maria Claudia Barbosa


COPPE-UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, mclaudia@coc.ufrj.br

Resumo: A principal finalidade de um sistema de cobertura em rejeitos de minerao reduzir a entrada de


gua e oxignio para o interior do rejeito e, assim, minimizar a gerao de drenagem cida de minas. O presente artigo apresenta os resultados de campo de uma cobertura do tipo barreira capilar dupla, que cobre rejeito de minerao de carvo, em um experimento em escala piloto que foi projetado e atualmente est sendo operado pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), no municpio de Forquilhinha (SC). Sobre o rejeito foram aplicadas trs camadas compactadas, de 30 cm cada, de cinza de fundo (da Termoeltrica TractbelCapivari de Baixo/SC), argila e cinza de fundo, respectivamente, constituindo a barreira capilar dupla. Esta configurao havia sido anteriormente estudada por UBALDO (2005). Acima da barreira capilar foi depositada uma camada de 30 cm de solo vegetal. A instrumentao instalada em campo fornece dados dirios de suco, umidade e temperatura em cada camada, conforme descrito em BORGHETTI et al (2009). Para uma compreenso sobre o desempenho da barreira capilar dupla foram selecionados dados do ano de 2008, separados por perodos, um seco e outro mido (TRIANE, 2010). Verificou-se, para as diferentes condies climticas, que a cobertura de barreira capilar dupla diminuiu o fluxo de gua e oxignio para dentro do rejeito, e, conseqentemente, est mitigando os efeitos da drenagem cida de minas.

Abstract: The main purpose of a cover system in mine wastes is to reduce the flux of water and oxygen into
the waste and thus minimize the generation of acid mine drainage. This article presents the field results of a double capillary barrier dry cover, covering a coal waste in a pilot scale experiment that was designed and is currently being operated by the Center for Mineral Technology (CETEM), Forquilhinha city (SC). On top of the waste were applied 30 cm thick compacted layers of, bottom ash (from Thermoelectric Tractbel Capivari de Baixo, SC), clay and bottom ash, respectively, forming a double capillary barrier. This configuration was previously studied by UBALDO (2005). Above the capillary barrier was deposited a 30 cm thick layer of topsoil. The instrumentation installed in the field provides daily data of suction, moisture and temperature in each layer, as described in BORGHETTI et al (2009). To understanding the performance of the double capillary barrier, some data from year 2008 were selected, separated in dry and wet periods (TRIANE, 2010. It was observed that, for different climatic conditions, the double barrier cover decreased the flux of water and oxygen into the waste, and consequently is mitigating the effects of acid mine drainage. Palavras-chave: rejeitos de carvo, drenagem cida de minas, barreira capilar dupla Keywords: coal waste, acid mine drainage, double capillary barrier.

INTRODUO

A disposio de rejeitos e estreis de carvo de forma inadequada considerada um dos grandes problemas ambientais enfrentados pela indstria da minerao, visto que estes materiais possuem um elevado potencial de gerao de acidez. Este problema tem se tornado bastante srio, uma vez que a poluio oriunda da drenagem cida de minas (DAM) no se restringe rea mineirada, podendo atingir corpos hdricos superficiais e subterrneos distantes do empreendimento. Na regio sul do pas, principalmente no estado de Santa Catarina, os rejeitos gerados foram muitas vezes depositados prximos a fontes de gua. Esta prtica mineira sem maiores cuidados com o meio ambiente foi a principal causa da poluio dos recursos hdricos da regio (Alexandre & Krebs, 1995). A minimizao da gerao de drenagem cida nas pilhas de resduos pode ser feita com a utilizao de coberturas secas, que tem por objetivo minimizar a entrada de oxignio e gua, principais agentes na gerao da DAM. No intuito de promover a recuperao ambiental na regio afetada pela minerao em Santa Catarina, foram desenvolvidos estudos e trabalhos de recuperao ambiental, como o Projeto Conceitual para Recuperao Ambiental da Bacia Carbonfera Catarinense (2001), coordenado pelo Centro de Tecnologia Mineral (CETEM). A proposta elaborada foi estudar a minimizao dos efeitos associados DAM em depsitos de rejeitos atravs do uso de coberturas secas. Uma estao experimental foi construda para avaliar diferentes sistemas de cobertura seca. Detalhes deste projeto podem ser vistos em Borghetti Soares et al. (2009). A estao experimental localiza-se na Unidade Mineira II - Verdinho / Carbonfera Cricima, inserida na bacia Carbonfera de Santa Catarina no Sudoeste do Estado. Do processo de beneficiamento do carvo desta unidade surgem dois tipos de rejeito: rejeito grosso, com granulometria mais grosseira na ordem de 37 a 25 mm; e rejeito fino, inferior a 1 mm (Borghetti Soares e Souza, 2007). Estes rejeitos so dispostos separadamente e de forma distinta: em um primeiro momento os rejeitos finos so depositados em bacias de decantao (Mdulo A) e posteriormente retirados e colocados em depsitos / pilhas juntamente com os rejeitos grossos (Mdulo B), conforme figura 1.

Figura 1:Viso geral da rea em estudo. Uma das coberturas projetadas do tipo barreira capilar dupla, projetada por Ubaldo (2005), utilizando cinzas de fundo como material drenante. O funcionamento da barreira capilar baseado no contraste de condutividade hidrulica no saturada das camadas de solos ou materiais alternativos superpostos (Shackelford, 1997). Uma camada de material fino (ex.: argila compactada) disposta sobre uma camada de material drenante formam uma barreira capilar simples. No caso de uma barreira capilar dupla, h uma camada de material granular sobrejacente camada argilosa, cuja funo em pocas de seca dificultar que a gua armazenada na camada argilosa migre para as camadas de topo, minimizando os efeitos de perda de umidade por evaporao. Em pocas de chuva a camada granular acima da camada argilosa serve como um dreno para a gua que se infiltra pela cobertura (Borma et al, 2003). Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar resultados de campo de uma cobertura do tipo barreira capilar dupla projetada pelo CETEM para rejeitos de minerao de carvo. Esta cobertura utilizou como material drenante cinzas de fundo da Usina Termoeltrica Tractebel (Capivari de Baixo/SC), cujo uso foi estudado anteriormente em laboratrio por Ubaldo, 2005.

DESCRIO DA REA DE ESTUDO

Segundo Caruso Jnior (1997) o clima da regio controlado pelas massas de ar tropical martima e polar martima. Desta forma, possivel classificar o clima como sendo subtropical mido sem estao seca e com vero quente (pelo critrio de Koppen, 1948). As temperaturas mdias variam entre 23,5C nos meses de janeiro e fevereiro e em torno de 14C no ms de julho. O ndice pluviomtrico anual mdio de 1479,9 mm/ano, compreendendo as maiores mdias mensais nos meses de setembro a maro e as menores de abril a agosto. A estao experimental constituda por um aterro contendo as coberturas projetadas, um laboratrio para anlises fisico-qumicas e uma

estao meteorolgica, conforme a figura 2. Decidiuse executar um aterro de 3 metros de altura pelo fato de haver no local um lenol de gua raso. No aterro foram preparadas quatro cavas (de mesma dimenso aproximadamente 110 m) preenchidas com rejeito grosso oriundo do processo de beneficiamento do carvo.

Figura 2:Estao Experimental (Souza et al., 2009) Em trs cavas foram executadas camadas de cobertura e uma foi projetada sem cobertura, que serviu como referncia para as demais (Borghetti Soares et. al, 2009). Dentro de cada cava foi instalado um lismetro para coleta da parcela do efluente percolado no rejeito grosso. Na superfcie das cavas e no fundo foi instalada uma manta impermevel com o objetivo de permitir fazer o balano hdrico de cada cava separadamente e tambm impedir a contaminao do subsolo pela gua percolada atravs do rejeito grosso O laboratrio de apoio tcnico foi construdo ao lado do aterro para as anlises imediatas dos parmetros fsico-qumicos dos efluentes dos lismetros tais como pH, condutividade eltrica, potencial de oxi-reduo e oxignio dissolvido. Foram instalados instrumentos no meio de todas as camadas de solo/rejeito para medir dados de suco, temperatura, umidade, alm da estao meteorolgica ao lado do aterro, conectados a um sistema de aquisio de dados (Borghetti Soares et. al, 2009). Para se alcanar o objetivo proposto, o presente trabalho analisou os resultados de campo na clula 1 (rejeito sem cobertura) e na clula 4 (rejeito com cobertura de barreira capilar dupla), cujas configuraes encontram-se na figura 3.

Figura 3. Clulas 1 e 4 com dimenses em metro (Borghetti Soares et al., 2009). A Clula 1 possui 3 metros de altura preenchidos com rejeito grosso (material com granulometria de 25 a 37 mm) descoberto. vista como referencial s demais situaes. A Clula 4 possui rejeito grosso coberto por uma camada de rejeito misturado idntico prtica local da mineradora, com uma cobertura de barreira capilar dupla composta de camadas compactadas com 30 cm de espessura cada de cinza grossa, de argila cinzaamarela e cinza grossa, e uma camada superficial de proteo de solo orgnico no compactado. 3 METODOLOGIA

As anlises dos dados foram feitas a partir de comparaes entre dados, do ano de 2008, de suco, umidade e carga total lidos pelos sensores instalados na clula 1 e na clula 4. Para isso escolheu-se dois periodos, um seco e um mido. Desta forma, os dois meses com menor precipitao em 2008, meses de julho e agosto, foram definidos como periodo seco. J o periodo mido compreendeu os meses de outubro e novembro, correspondendo aos meses com maior precipitao naquele ano. A definio de periodos seco e mido foi importante para analisar o desempenho da cobertura do tipo barreira capilar dupla em diferentes condies climticas, visto que a barreira capilar deve, em condies secas, minimizar a perda de gua por evaporao, e em condies midas, minimizar que a gua chegue at o rejeito grosso. Os valores de suco medidos foram utilizados para calcular a carga total em cada camada., e assim analisar o sentido dos fluxos entre as camadas componentes da cobertura e o rejeito.

ANLISE DOS DADOS DE CAMPO

No ano de 2008, a precipitao total foi de 1418,4 mm, distribudos ao longo dos meses conforme a figura 4. possivel observar a existncia de um perodo mais seco entre os meses de maro a agosto, e um perodo mais mido entre os meses de setembro a fevereiro.

Figura 4: Precipitao total no ano de 2008 Para um melhor entendimento do fluxo de gua nas camadas sero plotados os dados de suco e umidade juntamente com os dados de precipitao a cada 5 dias de cada clula (1 e 4). Os resultados tambm esto separados por perodos seco e mido. Ao longo dos 62 dias do perodo seco a precipitao total foi de 82 mm. Os dias do perodo que tiveram as maiores precipitaes foram 30 e 31 de Julho, com 9,6 e 5,2 mm, respectivamente, e os dias 7 (10 mm), 12 (8,6 mm) e 19 de agosto (8,2 mm). A figura 5 apresenta os dados de precipitao com os dados de umidade volumtrica nas clulas 1 e 4 para esse perodo.

Figura 5: Dados de precipitao e umidade das camadas das clulas 1 e 4 no perodo seco. possvel observar que os sensores de umidade apresentaram boa correlao com a precipitao, tanto na clula 1 quanto na 4. Nos dias com precipitao observa-se que a umidade volumtrica nas camadas mais superficiais da clula 4 variam adequadamente, aumentando quando h precipitao. Nota-se que a umidade volumtrica no rejeito grosso (clula 1) no apresenta grande variao com as baixas precipitaes ocorridas no perodo, permanecendo constante ao longo dos dias com 30% aproximadamente. Na clula 4 (Figura 5), percebe-se que mesmo em condies com baixa precipitao a camada de argila se manteve saturada com cerca de 40% de umidade volumtrica. A variao de umidade est diretamente relacionada ao tipo de material de cobertura. A camada que mais sofreu variaes no teor de umidade foi a de cinza superior, onde se percebeu a diminuio da umidade com a falta de precipitao e aumento com as precipitaes, ainda que baixas (cerca de 10 mm). A cinza um material de granulometria homognea, promovendo uma estrutura mais porosa se comparada a materiais heterogneos. Materiais com estas caractersticas apresentam, em geral,

baixa capacidade de reteno de umidade (BORMA et al, 2003), variando assim, com baixas precipitaes em perodos secos. Mesmo com pouca chuva, nota-se que esta camada apresentou umidade entre 45 a 50 % (o teor de umidade saturado cerca de 60%), mostrando a eficincia do sistema de barreira capilar dupla, pois a camada argilosa fica protegida e a perda de gua ocorre na camada de cinza superior. A umidade nas camadas da clula 4 de rejeito grosso e rejeito misturado apresenta pouca variao com as precipitaes do perodo, com valores em torno de 25% para o rejeito misturado e de 15% para o rejeito grosso. Comparando o rejeito grosso dos dois casos percebe-se que a umidade na clula 4 diminuiu cerca de 15%. Demonstrando a eficincia da barreira capilar dupla em minimizar a passagem de gua para o rejeito. Inversamente proporcional umidade, a suco foi maior nos dias em que no houve precipitao, conforme apresenta a figura 6.

kPa. Analisando a curva de reteno de gua do rejeito grosso possvel notar que com teor de umidade em cerca de 30%, este material possui suces de 16 kPa, aproximadamente. Desta forma, as elevadas suces observadas no rejeito grosso podem indicar um erro sistemtico de leitura do sensor, e por isso estes dados foram desconsiderados. Na clula 4, os sensores de suco apresentaram leituras dispersas entre os dias 12 a 31 de julho, porm nos outros dias apresentaram boa correlao com a umidade e precipitao. possvel notar que a camada de solo orgnico apresenta grande disperso no perodo entre os dias 12 a 29 de agosto, mas tambm se verifica uma boa correlao com as precipitaes. Este perodo foi marcado pela ausncia de chuva ou por sua baixa incidncia, onde em cerca de 15 dias choveu um total de 4,2 mm, gerando suces maiores. Nas outras camadas de cobertura (exceto a camada de rejeito misturado) e no rejeito grosso, apesar da baixa precipitao, as suces foram inferiores a 10 kPa. A camada de rejeito misturado, apesar do teor de umidade variar levemente, apresentou suces variadas relacionadas com a precipitao do perodo. Analisando os resultados de campo com as curvas de reteno dos materiais utilizados no sistema rejeito/cobertura possvel perceber uma boa leitura nas camadas de solo orgnico, argila e cinza. No entanto, o mesmo no visto quanto ao rejeito misturado e rejeito grosso, justificando a hiptese de problemas nos sensores de suco nestas camadas. Esses erros podem ser relacionados condutividade eltrica (forma de leitura do sensor) que maior nos rejeitos em funo da drenagem cida (pH baixo, CE elevada, Eh elevado, etc.) (THOMPSON e ARMSTRONG, 1987). O teor de umidade permite conhecer a quantidade de gua que fica armazenada nas camadas no decorrer do tempo, j a suco refere-se ao estado de energia livre da gua no solo. Deste modo, o conhecimento do valor de suco permite determinar a carga hidrulica total. A diferena de carga hidrulica entre dois pontos indica a direo do fluxo (cujo sentido da maior para a menor carga hidrulica). Como este parmetro hidrulico obtido atravs do valor de suco, optou-se no apresentar os resultados de carga total na clula 1 devido ao erro encontrado. A figura 7 apresenta a carga total para a clula 4 no perodo seco.

Figura 6: Dados de precipitao e suco das camadas das clulas 1 e 4 no perodo seco. As suces na clula 1 apresentam um pico a partir do dia 27 de Julho devido pouca precipitao, alcanando valores superiores a 100

que o somatrio da chuva foi superior a 150 mm, conforme apresenta a figura 8.

Figura 7: Carga total da clula 4 no perodo seco de 2008. O fluxo de gua governado pelas diferenas de carga hidrulica entre as camadas. Ao analisarmos a figura 7, pode-se notar que existem duas fases distintas dentro do perodo: uma correspondendo a um longo perodo sem chuva significativa (entre 6/7 e 26/7), e outra correspondendo s respostas a pequenas precipitaes (primeiros dez dias e aps 26/7). O fluxo no incio do perodo (dez primeiros dias), ocorreu do solo orgnico para as camadas inferiores; e no h fluxo da camada de argila para a cinza superior. O mesmo comportamento observado depois das chuvas de 30 e 31/8. Na fase intermediria, mais seca, com a diminuio do teor de umidade devido evaporao, a camada de solo orgnico apresenta uma perda de carga hidrulica significativa, e o fluxo passa a ser ascendente, ou seja, da camada de argila para a cinza superior, e desta para o solo orgnico (predominncia da evaporao) interessante observar que na fase mais seca a camada de argila passa a apresentar um comportamento drenante nas duas faces, mas os resultados de campo mostram que essa drenagem no foi suficiente para reduzir o grau de saturao da argila a valores menores do que 85%, considerado como valor crtico para a passagem do oxignio (Yanful, 1993; Ubaldo, 2005; Mendona et al, 2006). Regies com o clima mido igual ao de Santa Catarina apresentam perodos bem definidos com invernos secos e vero com ocorrncia de elevada precipitao. Para que a barreira capilar dupla apresente um bom desempenho nestas condies, necessrio controlar, simultaneamente, a secagem excessiva e a saturao excessiva da camada argilosa. Para tanto, primordial analisar tambm o desempenho da barreira capilar em condies climticas com ocorrncia de elevada precipitao. Considerando o perodo mido de 2008, como os meses de Outubro e Novembro, a precipitao acumulada alcanou 404,2 mm no total. A precipitao deste perodo apresenta quatro dias em

Figura 8: Dados de precipitao e umidade das camadas das clulas 1 e 4 no perodo mido. A umidade volumtrica do rejeito grosso na clula 1 apresentou-se incoerente em relao curva de reteno de gua do rejeito (Triane, 2010). Desta forma, estes dados no foram considerados na anlise, tal como no perodo seco. A clula 4 em relao umidade apresentou um comportamento parecido com o perodo seco. As maiores variaes na umidade volumtrica foram observadas nas camadas mais superficiais, variando entre 35 e 45% na camada de solo orgnico e entre 45 e 55% na cinza superior. Porm, os valores de umidade nas camadas de cinza e solo orgnico permaneceram mais elevados ao longo do perodo mido em comparao com o perodo seco. A camada de argila permaneceu saturada, e a camada de cinza inferior apresentou umidade de 35%, com pequenos aumentos na umidade indicando fluxo na camada. As camadas de rejeito misturado e rejeito grosso, apesar da quantidade de chuva, no apresentaram aumento da umidade em relao ao perodo seco. A figura 9 apresenta os dados de precipitao e de suco do perodo mido para as clulas 1 e 4.

Figura 10: Carga total da clula 4 no perodo mido de 2008. Para esse perodo, o fluxo mostra-se descendente em toda a cobertura, porm com fluxo praticamente nulo entre as camadas de cinza superior e argila, embora com variaes da carga hidrulica na camada de cinza respondendo rapidamente s precipitaes. Apesar da indicao de que est ocorrendo drenagem da argila em direo camada de cinza inferior, o grau de saturao da camada de argila permanece em torno de 100% durante todo o perodo. A relevncia da manuteno de um grau de saturao elevado na camada de argila est relacionada minimizao do fluxo de oxignio, e no do fluxo hidrulico. Outros resultados de monitoramento do percolado da clula (volumes e parmetros fsico-qumicos), no apresentados no presente trabalho, confirmam que houve um controle efetivo da passagem de oxignio e at mesmo uma reduo do fluxo de gua atravs da cobertura, e que o controle da DAM foi efetivo (Triane, 2010) tanto no perodo seco como no mido. As maiores limitaes encontradas na interpretao dos resultados do monitoramento esto relacionadas ao comportamento dos instrumentos em um ambiente agressivo como o que ocorre nas pilhas de rejeito e na representatividade das curvas de reteno de gua dos diversos materiais componentes da cobertura (Triane, 2010; Barbosa et al, 2010). Estas questes esto sendo abordadas na fase atual da pesquisa.

Figura 9: Dados de precipitao e suco das camadas das clulas 1 e 4 no perodo mido. Quanto suco possvel observar que a camada de solo orgnico no apresentou disperso como no perodo seco e apresentou baixos valores, exceto entre os dias 6 a 10 de outubro, visto que neste pequeno perodo no houve precipitao significativa e por isso a umidade diminuiu e a suco aumentou. As camadas de rejeito misturado e rejeito grosso apresentaram valores de umidade coerentes. No entanto, os dados de suco no apresentaram coerncia, demonstrando algum problema com os instrumentos no campo. Estes e outros problemas encontrados nas medies de campo so discutidos em Triane (2010) e em Barbosa et al (2010). A carga hidrulica total de cada camada, calculada a partir dos dados de suco obtidos neste perodo, apresentada na figura 10 para a clula 4. No sero apresentados os dados de carga total para a clula 1 devido aos problemas no sensor de suco.

5 CONCLUSES Com os resultados apresentados possivel avaliar, preliminamente, o desempenho da cobertura projetada na minimizao das reaes associadas DAM. O sistema de cobertura seca do tipo barreira capilar dupla apresentou um bom desempenho, pois conseguiu inibir a passagem de oxignio, j que a saturao da camada argilosa, se manteve acima de

84% tanto no perodo seco quanto no mido, como observado nos dados experimentais de campo. De acordo com Yanful (1993) a saturao ideal da camada argilosa acima de 80%. O sistema de cobertura do tipo barreira capilar dupla tambm apresentou bom desempenho com relao minimizao de fluxo de gua para dentro do rejeito. O monitoramento de campo com os dados experimentais de grande importncia, pois contm as informaes necessrias para a compreenso do mecanismo do fluxo no sistema rejeito/cobertura. No entanto, alguns pontos de medio apresentaram problemas com o sensor de leitura dificultando as anlises (principalmente no rejeito grosso). Supe-se que o ambiente agressivo das pilhas de rejeito seja o principal responsvel pelos problemas encontrados, tendo sido iniciada a investigao dos vrios aspectos envolvidos (calibrao, degradao dos sensores e outros). A utilizao da cinza como material granular em sistemas de cobertura boa alternativa, pois alm da reutilizao de um material que existe em grande quantidade, a camada de cinza desempenha favoravelmente o seu papel no sistema de barreira capilar dupla de impedir em pocas secas a perda de umidade da camada argilosa por secagem e evaporao e em pocas midas funcionar como um dreno. Este bom desempenho j havia sido constando em laboratrio por Ubaldo (2005), e est sendo confirmado no ensaio piloto de campo.

AGRADECIMENTOS Agradecemos ao CNPq, COPPE/UFRJ e ao CETEM pela viabilidade do projeto e apoio financeiro na presente pesquisa. Agradecemos tambm Carbonfera Cricima S.A. pela permisso e apoio operacional para a instalao da rea piloto experimental.

REFERNCIAS Alexandre, N.Z., Krebs, A.S.J., (1995), Qualidade das guas Superficiais do Municpio de Cricima, SC. In: Programa de Informaes Bsicas para Gesto Territorial de Santa Catarina PROGESC, v. 1, CPRM, Porto Alegre, RS. Barbosa, M.C., Triane, B.P., Borghetti Soares, A. (2010), Hydrological field performance of a double capillary barrier cover at a pilot coal mining waste lysimeter at South Brazil; Eos Transactions, AGU, 91 (26), Meeting of the Americas Suppl., Abstract H41C-05 (apresentao oral); Foz do Iguau, PR, Brazil, 8-12 de agosto de 2010.

Borghetti Soares, A., Ubaldo, M. O., Barbosa, M. C., et al., (2009), Design of a Dry Cover Pilot Test for Acid Mine Drainage Abatement in Southern Brazil. I: Materials Characterization and Numerical Modeling, Mine Water and the Environment, v.28 (Jun), pp. 219-231. Borghetti Soares, A.; Souza, V. P., (2007), Uso de Coberturas Secas Sobre Rejeitos de Carvo da Regio de Santa Catarina. In: Anais da I Jornada do Programa de Capacitao Institucional, pp 20-34, CETEM, Rio de Janeiro. Borma, L.D.S., Mendona, R. G., Souza, V. P., Soares, P. S., (2003), Utilizao de Cinza no Contexto da Reabilitao de reas de Minerao de Carvo. In: V Congresso Brasileiro de Geotecnia Ambiental (Mai), Porto Alegre, RS. Caruso Jr., F. (1997) Mapa Geolgico da Regio Sul de Santa Catarina. [Itaja]: UNIVALLI / OSNLER / CECO / UFRJ. Mapa color. 90 x 90 cm. Escala 1:100.000. Mendona, R.M.G., Barbosa, M.C., Borma, L.S. (2006), Discussion on theoretical and practical aspects of gas fluxes in mining waste deposits; Anais do 5th International Congress on Environmental Geotechnics (5ICEG), Cardiff, UK, v.2, p.942-949, Balkema. Shackelford, C.D., (1997), Modeling and Analysis in environmental geotechnics: Am overview of practical applications. Second International Congress on Enviromental Geotechnics, v.3, pp. 1375-1404, Osaka, Japan, Nov. Thompson, S.J., Armstrong, C.F., (1987), Calibration of the Watermark Model 200 Sensor potencial mtrico do solo, Engenharia Aplicada na Agricultura, vol. 200 Soil matric potential Sensor, Applied Engineering in Agriculture, Vol.3, No. 2, pp. 186-189, 3, No. 2, pp. 186-189. Triane, B. P. (2010) Avaliao Geotcnica do Desempenho de Cobertura Seca em Barreira Capilar Dupla em Rejeito de Minerao, Dissertao M.Sc., Programa de Engenharia Civil, COPPE/UFRJ, RJ, 117 p. Ubaldo, M. O. (2005). Uso de Cinza de Carvo na Composio de uma Cobertura de Rejeitos de Minerao, Dissertao M.Sc., Programa de Engenharia Civil, COPPE/UFRJ, RJ. Yanful, E.K., (1993). Oxygen diffusion through soil covers on sulphidic mine tailings. Journal of Geotechnical Engineering, ASCE, 119: 12071228.

You might also like