You are on page 1of 6

O PACIENTE COMO SER HUMANO

Sumrio

RESENHA 3 CONCLUSO 4 REFERNCIA 5

RESENHA

A presente resenha refere-se ao livro O paciente como ser humano e tem como objetivo mostrar a influncia de uma doena na vida psquica do ser humano, bem como a forma em que os profissionais da rea da sade, especialmente psiclogos, devem acolher esses pacientes. Torna-se cada vez mais presente e amplo, o reconhecimento da influncia dos sentimentos e pensamentos sobre a doena e a sade. Grande parte das pessoas busca os profissionais da rea da sade apenas para eliminar doenas j instaladas e solucionar a crise decorrente dessas. No muito casual o ser humano se prevenir de doenas atravs de consultas, no mnimo anualmente, seja ao clnico geral, ao psiclogo ou aos demais profissionais da sade. A preocupao com corpo/mente surge muitas vezes, quando no h mais como adiar uma consulta. A autora salienta que uma vida saudvel parece incluir a capacidade de enfrentar os problemas de maneira a se aprender algo valioso e que h uma necessidade de se conscientizar da importncia de uma boa qualidade de vida para se evitar uma doena. A reviso dos padres habituais de valores e qualidade das experincias do passado pode ajudar a identificar os princpios que deram significado vida. A habilidade de se aprender algo valioso atravs da experincia, parece ser uma capacidade humana natural e inata. Os perodos de crise, bem como os de uma doena, parecem particularmente ricos nesse potencial e o ganho de compreenso, sabedoria e compaixo, que talvez resultem dessa experincia, podem se integrar em nossa vida diria e nos enriquecer. Algumas vezes, ficar doente uma forma de descobrir que estamos inesperadamente ss no meio da uma vida agitada e voltada a um objetivo, podendo este momento se tornar um dos poucos meios socialmente aceitos de nos reservarmos um perodo de retiro e reflexo.

Quando surge uma doena, essa pode despertar em algumas pessoas a necessidade de compreender mais profundamente quem elas so e o que importante para elas; pode levar outras pessoas a viverem mais conscientemente, valorizando mais as coisas habituais. Pode at significar a dolorosa tomada de conscincia de que, se tal fato pode acontecer no presente, ento algum dia elas iro morrer. Raramente pensamos em nos perguntar o que lucramos com a experincia de uma doena, mas apenas o que perdemos. O perodo da descoberta de uma doena caracterizado pela interrupo de hbitos e padres comuns vida pessoa. um perodo de medo e ansiedade, em que estratgias anteriormente bem sucedidas para lidar com o mundo e defesas antes eficazes, nesse momento se tornam ineficientes e at mesmo inteis. Dependendo da gravidade da doena, o profissional desempenha um papel bastante ativo, receptivo, levando o paciente a perceber as causas de sua doena e o que poderiam aprender com elas, efetuando uma explorao pessoal. Essa possibilita aos pacientes se tornarem capazes de realizar as mudanas necessrias. Olhar pra o futuro talvez seja uma forma de evitar sofrimentos desnecessrios e adquirir coragem para realizar as mudanas indispensveis melhora da qualidade de vida. Mesmo quando os cuidados mdicos so bem sucedidos na cura de uma doena fsica, ocasionalmente as pessoas podem se sentir abatidas pela experincia, depreciadas em eu senso de fora pessoal e auto-estima. Nesse momento, o psiclogo deve buscar atender as necessidades psicolgicas do paciente, fazendo com que ele busque a restaurao de sua auto estima e confiana, e assim, uma vida psquica mais saudvel. Atravs das experincias, o ser humano se torna mais consciente de suas habilidades e assim, poder usa-las para o enriquecimento interior, bem como para direcionar sua vida. Torna-se de suma importncia o trabalho multi e interdisciplinar, tornando menos doloroso para o paciente e sua famlia esse perodo de enfermidade e administrar as mudanas necessrias. Por ser um momento de angstia e preocupao e s vezes frustrante para o paciente, o apoio psicolgico se torna um alicerce para a discusso desse assunto com a equipe mdica, a famlia e amigos. benfico encorajar o paciente a falar sobre suas experincias, o que o torna menos vulnervel sentimentos negativos que surgem em decorrer do perodo de crise.

CONCLUSO

O livro nos remete a buscar o lado positivo do paciente. Apresenta-se como um apelo aos mdicos e doentes para que tomem conscincia de suas foras interiores e de suas capacidades: a coragem, a sabedoria, o humor, a criatividade e, acima de tudo, a imaginao. Estas foras serviro de apoio para a recuperao do bem-estar fsico e mental, e mdicos e pacientes nelas encontraro fontes de auto-alimentao, motivao renovada e uma forma de combate ao estresse emocional. A comunicao apresenta-se como fator importante na reconstruo do relacionamento entre profissionais da sade e paciente, no sentido de uma prtica mdica humanizada. Reflete sob a perspectiva da comunicao interpessoal como um aspecto que repercute na qualidade do servio prestado pelas organizaes de sade, no modo como este percebido pelo usurio. A boa comunicao com paciente e familiares mostra-se como dimenso do processo de humanizao da prtica em sade que se consigna na observncia da conduta tica, no respeito aos direitos dos pacientes e no tratamento destinados s pessoas e no s doenas. A discusso permeada, primeiramente, pela questo da formao do profissional, considerando a necessidade de desenvolver habilidades comunicacionais, alm do conhecimento tcnico e, tambm, na preparao do profissional para uma atuao tica.

REFERNCIA

REMEN, Rachel Naomi. O Paciente como ser humano. So Paulo: Sumus, 1993. 5

You might also like