You are on page 1of 29

Universidade Federal do Rio Grande Escola de Engenharia

Apresentao e Generalidades da Refrigerao

Apresentao
Apresentao do Professor; Apresentao dos alunos; Objetivo e Plano de Disciplina; Agendamento de Provas; Regras Gerais: Presena em sala de aula; Uso do celular; Uso da Plataforma Moodle.

Ementa
Refrigerao: conceituao, histrico, importncia e aplicaes: definies e modelos matemticos do processo de troca trmica; mtodos e agentes; princpios, ciclos, instalaes e caractersticas tcnicas de sistemas de refrigerao; compressores. CLIMATIZAO E CONFORTO TRMICO: fatores influentes na atmosfera ambiente, histrico e definies; composio caracterstica do ar, saturao adiabtica, misturas de correntes de ar, balanos de massa e de energia; modelo matemtico para saturao do vapor d'gua; aquecimento, umidificao e desumidificao do ar, ponto de orvalho, transferncia de calor em uma parede mida; resfriadores e condensadores a ar, equipamentos de controle de fluxo de ar; sistemas de absoro. SISTEMAS DE REFRIGERAO: simulaes grficas, estivagem, resfriamento de produtos, transporte frigorfico, isolamento trmico, linhas de refrigerao, elementos de sistemas frigorficos, clculo de resfriadores e condensadores, fabricao de gelo, elementos de controle em sistemas frigorficos.

Refrigerao
Definio: o processo de retirar calor de um espao ou de um corpo, para reduzir sua temperatura e transferir este calor, para um outro espao ou um outro corpo. Embora a retirada de calor de um corpo seja designada, de uma maneira geral, de refrigerao, podemos fazer as seguintes distines: Arrefecimento; Resfriamento; Congelamento.

Conceitos
Arrefecimento Reduo da temperatura temperatura ambiente. Resfriamento Reduo da temperatura de um corpo temperatura de incio de congelamento (~ 0C). Congelamento Reduo da temperatura de um corpo aqum da sua temperatura de incio de congelamento. at a de um corpo at a

Conceitos

reservado o termo Refrigerao para os processos de retirada de calor com dispndio de energia, criado por um gradiente trmico artificial. A rea da refrigerao para conforto trmico e climatizao de ambientes envolve especificidades que diferem das

exigncias e de tratamento a produtos.

Histrico
O emprego do frio iniciou-se empiricamente h milhares de anos observao da maior durabilidade dos alimentos e bebidas quando armazenadas a temperaturas mais baixas processo natural gelo e neve. Sculo XVI descoberta de que a mistura de gelo e sal produzia-se temperaturas mais baixas que o gelo isoladamente avano na tcnica da refrigerao. Sculo passado desenvolvimento da Fsica, Qumica, Microbiologia e outras cincias encontradas explicaes cientficas para a ao do frio na preservao dos alimentos.

Histrico
A Era do Gelo Natural Sec. XVII necessidade crescente de refrigerao fez surgir um grande setor industrial baseado na explorao do gelo natural. Utilizao do gelo transportado de regies mais frias; Armazenamento de gelo do inverno para uso no vero; Obteno de gelo durante noites frias para uso durante o dia.

Histrico
A Era do Gelo Natural : Ice houses Ice houses eram largamente usadas no armazenamento de gelo natural. Construo: madeira/alvenaria, semi/totalmente enterradas, paredes de 1 metro de espessura, usando serragem como isolante.

Histrico
A Era do Gelo Natural : Ice boxes O gelo natural alterou a vida das pessoas e as relaes comerciais crescimento das grandes cidades.

Ice boxes residenciais Feitas a mo, de carvalho e revestidas com zinco, porcelana, ou madeira. Como isolante trmico (entre as paredes) usavam cortia, carvo ou serragem.

Histrico
Necessidade de um processo artificial experincias de laboratrios ocorreram a partir do final do sculo XVIII testes com fluidos permitiram a criao de processos frigorficos contnua utilizao de extrao de calor. A partir de ento, ocorreu uma busca pelo conhecimento e a utilizao do frio em processos industriais de alimentos surgimento de sistemas de produo e utilizao do frio. Investimentos crescentes na produo, utilizao e comercializao de produtos desenvolvimento de equipamentos e instalaes frigorficas aumento do tempo de vida de prateleira dos alimentos.

Aplicaes
Seu aproveitamento ocorre praticamente em todos os ramos da atividade humana. Processos industriais: indstrias alimentcias, qumicas, da construo, na metalurgia e outros. Conforto humano: em ambientes de trabalho e lazer. Aplicaes diversas: medicina, em laboratrios,

conservao, transporte e outros.

Importncia da Refrigerao
A IMPORTNCIA DA REFRIGERAO NO MUNDO ATUAL AUMENTA VISTO QUE: O aumento populacional, gera a necessidade de preservar cada vez mais os gneros alimentcios. numerosa e crescente a dependncia do uso da refrigerao em processamento de produtos, tanto na obteno de uma produo maior, como em utilidades novas. Cada vez so maiores as exigncias de qualidade e reduo de custos, fazendo que com isto sejam desenvolvidos novos mtodos e equipamentos mais eficientes.

Refrigerao no Brasil Eficincia Energtica A energia um insumo fundamental para assegurar o desenvolvimento econmico e social de um pas. Racionalizao de energia alternativa de baixo custo e de curto prazo de implantao contribuio ao meio ambiente. Mercado orientado a dar preferncia a produtos de empresas comprometidas com aes de proteo ao meio ambiente. Empresa que deseja alcanar racionalizao de custos no pode admitir o desperdcio ou usar a energia de forma ineficiente e irresponsvel.

Refrigerao no Brasil Eficincia Energtica Brasil grande exportador de carnes busca de

desenvolvimento e atualizao tecnologia frente s severas exigncias dos mercados externos. Atualizao investimentos em modernizao e/ou

ampliao de suas instalaes industriais. Os pases do Mercosul forneceram 82% da carne bovina e 64% da carne avcola importada pela UE em 2009.
Fonte: http://br.finance.yahoo.com/noticias/Brasil-lidera-exportaes-de-car-efebr-1330086331.html?x=0

Refrigerao no Brasil Eficincia Energtica

De acordo com dados da Aneel, Agncia Nacional de Energia Eltrica, as indstrias so responsveis por

aproximadamente 30% do consumo energtico do pas. No caso especfico de grandes empresas frigorficas, a conta de energia eltrica varia entre 800 mil a 1,5 milhes de reais, dos quais a refrigerao responde entre 60% e 75% deste valor.

Refrigerao no Brasil Eficincia Energtica

A grande maioria das indstrias do segmento alimentcio com reas frigorificadas, sufocadas pelo aumento da demanda, buscam o mximo de performance de seus sistemas trmicos a um custo mnimo, o que implica na necessidade da otimizao no funcionamento trmico dos sistemas, associada s altas confiabilidade e disponibilidade de seus componentes para a produo.

Conservao de Alimentos x Decomposio

A conservao de produtos perecveis, em especial gneros alimentcios, um dos assuntos de maior importncia na histria da humanidade. Muito tempo antes do conhecimento das causas da decomposio, j se havia desenvolvido mtodos de preservao tais como: secagem, defumao, lavagem e a salga. Estes procedimentos embora primitivos, ainda ocorrem apesar das mudanas rigorosas na aparncia e sabor, bem como a limitao do tempo de conservao.

Conservao de Alimentos x Decomposio

Descoberta dos microorganismos como a maior causa da deteriorao dos alimentos desenvolvimento do enlatamento de conservas (esterilizao por cozimento) vantagens de ser quase inteiramente imperecveis, porm diferem muito dos produtos frescos originais. A refrigerao o nico processo capaz de manter conservados os produtos praticamente inalterados, atravs de um tratamento correto de temperatura, umidade e circulao de ar.

Conservao de Alimentos x Decomposio Temperaturas crticas para microorganismos

Conservao de Alimentos
Uso de baixas temperaturas qumicas molculas. Congelamento reaes modificaes diferentes alimentos baixa taxa de com nos dos a controle da taxa de reaes

determinao da velocidade de reao entre as

qumicas estruturais

componentes diminuio

qualidade do produto final.

Conservao de Alimentos

Durante o processo de congelamento, parte da gua presente nos alimentos passa do estado lquido para o slido conservao dos alimentos durante longos perodos.

Formao de cristais de gelo principais causas de

uma das

modificaes

indesejveis nos alimentos durante seu congelamento.

Fenmenos Putrefativos
Interrupo das funes vitais de animais ou vegetais incio de transformaes que adquirem caractersticas de fenmenos putrefativos e sucedem-se rapidamente temperatura ambiente inutilizao do produto. Reduo da temperatura dos produtos retardamento de fenmenos promovidos pela a ao dos agentes deteriorantes como microorganismos, enzimas e reaes qumicas. Com exceo de determinados alimentos processados, onde a temperatura empregada deve obedecer s particularidades de cada produto o congelamento permite alcanar o maior perodo para consumo.

Conservao de Alimentos
Curva tpica de resfriamento e congelamento de alimentos

Alimentos Resfriados e Congelados


O estado da matria prima, manuseio e o mtodo de aplicao do frio adotado iro influir na qualidade do produto final, soma de diferentes itens como o nvel microbiolgico, sabor, aroma, cor e textura, alm do valor nutritivo. Com a utilizao de boas prticas nas etapas de processamento, resfriamento e congelamento, a maior parte da alterao da qualidade ir ocorrer durante a fase de estocagem, transporte e distribuio.

Controle de Segurana na Cadeia Produtiva

Alimentos Resfriados e Congelados


No resfriamento de produtos alimentcios inclumos: Os in natura como carnes, frangos, pescados, frutas e verduras entre outros. Os processados como lacticnios, embutidos curados ou fatiados prontos para consumo, massas e doces. Os minimamente processados, processo no qual o produto embalado sob vcuo, cozido, resfriado e estocado sob refrigerao. O frescor e qualidade so mantidos por refrigerao e no Tempo de estocagem menor que o de por congelamento congelamento.

Exemplos

Referncias

DOSSAT, R.J. - Manual de Refrigerao - Ed. Hemus - So Paulo, 1980. PHOLMANN, W. - Manual de Tcnica Frigorfica - Ediciones mega, S.A. - Barcelona, 1964. COSTA, Ennio Cruz da. Fsica Industrial Refrigerao. Ed. PUC Porto alegre, 1976. ELETROBRS. Eficincia Energtica em Sistemas de Refrigerao Industrial e Comercial. Rio de Janeiro: Eletrobrs, 2005.

You might also like