You are on page 1of 3

Guia do Professor Transformadores

Introduo Muitos alunos, mesmo no conhecendo o conceito de tenso, sabem que no Brasil, utilizamos tenses de 110V e 220V, e tm curiosidade em saber o que ocorrer se ligarmos um determinado aparelho na tenso errada. Estas questes potencialmente significativas podero ser utilizadas para introduo e problematizao do tpico sobre transformadores. O objeto virtual de aprendizagem Transformadores apresenta inicialmente um vdeo que demonstra o que poder ocorrer quando ligamos a CPU de um computador em uma tenso maior do que aquela especificada para seu funcionamento. Aps esta contextualizao, o objeto disponibiliza um transformador interativo para que o aluno possa perceber como estruturado um transformador elevador ou rebaixador de tenso eltrica, bem como perceber a relao existente entra o nmero de espiras dos enrolamentos primrio e secundrio com a tenso de entrada e de sada do transformador. Objetivos - Reconhecer um transformador e classific-lo segundo sua funo. - Provocar a discusso sobre fontes e formas de transmisso/produo de energia para compreender como o domnio dessas transformaes est associada trajetria histrica da humana e quais os problemas com que hoje se depara a humanidade a esse respeito. - Potencializar o reconhecimento dos significados dos cdigos presentes em manuais de utilizao de equipamentos eletro-eletrnicos, tais como os valores nominais de tenso. - Relacionar o valor das tenses de entrada e sada de um transformador com o nmero de espiras utilizadas em seus enrolamentos. Pr-requisitos Para que os alunos possam buscar uma profundidade maior nos conhecimentos sobre transformador, conveniente que eles tenham um conhecimento sobre os conceitos de corrente eltrica, tenso eltrica, potncia eltrica, resistncia eltrica, fluxo magntico e induo eletromagntica. Tempo previsto para a atividade Uma hora aula..

Na sala de aula Antes da utilizao dos objeto virtual de aprendizagem Transformadores, o professor poder provocar uma problematizao em sala de aula, para que o aluno tenha a possibilidade de relacionar os conceitos e conhecimentos que sero na atividade virtual, com as situaes reais que os alunos conhecem e vivenciam. Sugere-se ao professor que neste momento de problematizao inicial, no sejam dadas respostas definitivas para os alunos, mas que a atitude seja contrria, ou seja, devem ser instigadas dvidas para que os alunos estejam motivados para buscar novos conhecimentos. Questes para discusso - Qual a(s) tenso(es) eltrica disponvel(eis) em nossa cidade? E nas outras cidades, sempre a(s) mesma(s)? - O que acontece se ligarmos um aparelho, como computador, secador de cabelo ou outros, na tenso errada? - Que aparelho modifica a tenso eltrica para que nossos aparelhos eletrodomsticos possam ser utilizados? Como eles funcionam? Na sala de computadores: Preparao Sugere-se que a atividade em frente ao computador seja feita em duplas. Tambm aconselhvel que os objetos estejam previamente disponveis na tela do computador para evitar a utilizao do tempo da hora aula com downloads ou outras situaes adversas possveis na utilizao do objeto nos computadores. Material necessrio Para o professor, quadro e giz (ou caneta) para eventuais explicaes e para os alunos, papel e lpis para anotaes. Requerimentos tcnicos Os computadores devero ter plugins do Flash instalados previamente, pois a atividade proposta, somente funcionar com esse recurso. Durante a atividade Sugere-se ao professor que ao iniciar a atividade, faa uma breve retomada das questes problematizadoras feitas em sala de aula, com o objetivo de retomar a contextualizao dos conceitos envolvidos na atividade. O professor poder utilizar questes do seu prprio material didtico ou ento outras questes previamente selecionadas para serem resolvidas com o auxlio do aplicativo.

Depois da atividade Os alunos que tiverem a internet a disposio podero navegar por sites com outros aplicativos que envolvem os conceitos trabalhados no objeto virtual de aprendizagem Transformadores. Algumas sugestes: http://micro.magnet.fsu.edu/electromag/java/transformer/ http://www.ngsir.netfirms.com/englishhtm/Transformer.htm http://micro.magnet.fsu.edu/electromag/java/faraday/ http://www.cco.caltech.edu/~phys1/java/phys1/Inductance/Inductance.html http://micro.magnet.fsu.edu/electromag/java/faraday2/ Questes para discusso Aps a atividade o professor deve retomar as questes e dvidas levantadas durante a problematizao de sala de aula Avaliao Avaliao pode ser feita atravs das participaes e das demonstraes de aplicaes dos conhecimentos propostos no mdulo, sejam elas de exposio oral dos alunos ou de resoluo de problemas propostos. Tambm podero ser utilizadas as questes desenvolvidas durante a aplicao do objeto. Atividades complementares Sugesto: Pea para que os alunos pesquisem sobre as razes para que o ncleo do transformador seja dividido em lminas, para que eles tenham subsdios para a compreenso das correntes de Foucalt. Contedo Pedaggico: Antnio Vicente Lima Porto Luis Fernando Gastaldo Roseli Kunzel Solange Binotto Fagan Equipe de Apoio Tcnico Comunicao e Design Fernando Fernandes Mauricio Lavarda Paola Zago Sistemas de Informao e Cincia da Computao Ana Paula Canal Leandro Moreira Crescncio

You might also like