You are on page 1of 6

Tipos de Amor segundo a Bblia

Deus

te

abenoe

com

amor

Vamos entender melhor o significado da palavra amor na Bblia, e compar-la com seu uso habitual. Temos basicamente quatro palavras gregas para se traduzir como amor. So elas: Eros (fsico, sexual), Storge (familiar), Philos (amizade) e gape (amor incondicional). 1. EROS (fsico, sexual): Chamaremos eros de amor bolo de morangos. Eu quero o bolo. Eu o quero tanto, que se o conseguir irei consumi-lo sem ao menos pensar em como o bolo se sente. exatamente assim que algumas pessoas tratam seus semelhantes. Eros um amor que toma. Expresses que caracterizam o amor eros: Voc me faz bem; Voc meu/minha; Voc lindo(a); Voc me pertence; Teu corpo perfeito; Eu amo voc porque voc me faz feliz. O amor cego Por exemplo, eros est representado no livro de Cantares (onde Salomo deleitava-se com a beleza de sua amada) e na traduo de Provrbios 7:18, onde uma prostituta faz o seguinte apelo: Vem, embriaguemo-nos com as delcias do amor, at pela manh. Nesse versculo, amor uma representao para eros. A primeira palavra grega eros. Aparece com freqncia na literatura grega secular, mas no na Bblia. Eros o amor totalmente humano, carnal, voltado para o sexo. Da a palavra: ERTICO. Esse tipo de amor pode at incluir algum sentimento verdadeiro, mas , basicamente, atrao fsica, desejo sexual e expectativa de satisfao pessoal. O eros apresenta-se como amor pelo outro mas amor por si prprio.

Sua melhor declarao Eu amo voc porque voc me faz feliz. Ou Eu me sinto fortemente atrado por sua amabilidade (voc me amar), por seu temperamento alegre (voc me diverte), por

sua beleza e sensualidade (voc me dar prazer), por seu talento (eu me orgulho de voc)! Porm, quando uma ou mais destas caractersticas desaparecem, o amor morre. Esse tipo de amor s quer receber. O pouco que ele d, com o intuito de receber algo em troca. Infelizmente, muitos jovens escolhem o namorado ou a namorada, que poder ser o companheiro ou companheira para toda a vida, com base apenas no eros. As relaes fsicas so antecipadas; a intensidade do eros prejudica o amor genuno. Os namorados, mesmo no sabendo quase nada um do outro, pensam que esse tipo de amor os manter juntos. Mas isto geralmente no acontece. Seu amor no o verdadeiro amor. A nfase exagerada no eros alimentada por uma filosofia playboy. Esta filosofia estimula em extremo a sensualidade, tanto da mulher como do homem; a mulher desnuda-se e exibe-se pelo prazer da seduo e do sexo; o homem cobia e apropria-se pelo prazer do machismo e do sexo; a mulher mero objeto sexual, um brinquedo (perigoso) para o homem (criana) egosta. Nessa filosofia, a relao sexual sinnimo de fazer amor. Casamentos construdos apenas sobre bases fsicas e erticas no duram muito... Antes do pleno envolvimento fsico, os pretendentes precisam se conhecer nas reas mais importantes da alma e do esprito. Para tanto, tm que namorar e noivar, por algum tempo, antes de se entregarem um ao outro, definitivamente, no casamento. O relacionamento sexual aps o casamento ser a coroao de um relacionamento consolidado, comprometido e crescente. Se voc cometeu o erro de se casar (formal ou informalmente) na base do eros, apenas, aqui est uma boa notcia para voc: O AMOR PODE CRESCER. No crescer automaticamente, mas na medida em que voc o cultivar. Portanto, a nica esperana para o seu casamento ascenso aos nveis mais altos do amor.

2. PHILOS (amizade): Chamaremos esse tipo de amor de amor time de boliche. Ele usa essa designao porque h uma troca mtua, um compartilhar. Em geral, baseia-se numa apreciao recproca que pode ser destruda se um ou outro no for recproco. Por exemplo: digamos que voc um bom jogador de boliche, eu sou um bom jogador de boliche e ns dois somos timos jogadores. Gostamos de estar no mesmo time de boliche. Mas voc comea a beber demais e s lana bolas na canaleta. Resultado: voc tirado do time de boliche. Por mais caloroso que seja o amor philos, ele tem suas deficincias.

Relaciona-se com a alma, mais do que com o corpo. Lida com a personalidade humana o intelecto, as emoes e a vontade. Envolve compartilhamento mtuo. Em portugus, a palavra mais prxima amizade. A forma nominal usada apenas uma vez no Novo Testamento (Tg 4.4), mas o verbo amar, no sentido de gostar, e o adjetivo amvel so usados muitas vezes. Este o grau

de afeio que Pedro disse ter por Jesus quando este lhe perguntou, Simo, filho de Joo, tu me amas?. O pescador respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. No original grego, o sentido : Sim, Senhor, tu sabes que gosto de ti, que sou teu amigo (Jo 21. 15,16). Neste nvel, o amor menos egosta, mas ainda contempla o prazer, a realizao e os interesses pessoais. No deveramos, mas normalmente, desenvolvemos amizades com pessoas cujas caractersticas nos agradam, cujos interesses intelectuais e gostos compartilhamos. Desejamos e esperamos que estes relacionamentos sejam agradveis e nos beneficiem de algum modo. Damos, sim, amizade, ateno e ajuda, mas com alguma motivao egosta. Mesmo assim, philos um nvel de amor mais elevado do que eros. Nesse nvel, nossa felicidade mais importante do que minha felicidade. Muitos casamentos comparativamente felizes so construdos nesse nvel. muito bom quando marido e mulher so amigos. Alguns maridos e esposas dizem que se amam, mas, no dia a dia, nem amigos eles so. Prova disto que no tm sequer prazer e empolgao com a companhia, os interesses e assuntos um do outro. Um casamento no pode sobreviver a menos que cresa pelo menos at ao nvel do philos. Se voc jovem e est pensando em se casar, voc deve tomar tempo para verificar se gosta realmente da pessoa com quem voc pretende se unir para o resto da vida. Seguramente, essa pessoa tem defeitos, caractersticas e hbitos que podero irrit-lo ou mesmo exasper-lo no dia a dia da vida conjugal. Voc v mais virtudes do que defeitos e gosta dessa pessoa o bastante para perdo-la, ajud-la e faz-la feliz? Provavelmente voc j ouviu esta frase romntica: O amor cego! Cuidado! O nico amor cego o eros. Esse tipo de amor realmente fecha os olhos para as faltas, ri dos defeitos e racionaliza os problemas potenciais (a menos que a pessoa amada no seja interessante em seu aspecto fsico). Philos, por outro lado, honestamente encara os defeitos e decide se eles podem ser superados pelas virtudes. Philos o meio caminho do amor verdadeiro d um pouco para receber um pouco, numa proporo de 50% a 50%. Um casal pode viver razoavelmente bem com esse tipo de amor, enquanto cada um fizer a sua parte e as circunstncias forem favorveis. Porm, se um deles deixa de fazer a sua parte, ou se ocorrem circunstncias adversas (crise financeira, enfermidade grave, tenses com parentes, problemas sexuais, problemas com os filhos etc.), a amizade sofre. Philos no agenta muita presso. No fim, torna-se egosta e exigente. Vm os conflitos. A amizade vira inimizade. A nica esperana para um casamento estvel, bem-sucedido e feliz o crescimento para o nvel mais alto do amor.

Philos um amor que troca. Entenda a seguinte comparao: Voc tem um amigo, aqui chamado Manoel. Voc, Manoel e outros amigos em comum sempre saem juntos. Vo a uma lancheria, por exemplo. Vocs sempre dividem a conta. Mas Manoel nunca participa desta diviso. No colabora nem com um real. Exemplo do amor 50% dado 50% recebido. Voc divide a conta porque isto te beneficia tambm. Porm, voc se sente incomodado com o fato de Manoel nunca participar da diviso. Voc comea a no convid-lo mais para sair.

Afinal, ele no d retorno algum para ti. Resumindo... Um amor um tanto quanto egosta. O amor do tipo Philos no um amor que doa; sempre espera algo em troca. Expresses que caracterizam o amor philos: metade da laranja; ele/ela me completa; ele/ela pensa como eu; ele/ela me ajuda em casa; ele/ela me d presentes; Gostamos das mesmas coisas; Fazemos muitas coisas juntos;

3. STORGE (familiar): Chamaremos esse amor de amor da tia Maria. Amamos tia Maria e tentamos ajud-la, no com base na atrao fsica (eros) dela, mas porque ela a nossa tia Maria. Ela pode ficar velha, surda e meio-cega, mas ainda a nossa tia Maria. Um excelente exemplo desse tipo de lealdade encontra-se em 2 Samuel 21.10 e 11, onde Rispa montou guarda ao lado dos corpos de seus dois filhos e outros parentes, espantando dali aves de dia e animais do campo noite. o amor mais relacionado famlia Rm 12.10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. O desaparecimento desse amor mencionado em Rm 1.31 insensatos, prfidos, sem afeio natural e sem misericrdia e 2 Tm 3.3 sem afeto natural, irreconciliveis, caluniadores, incontinentes, cruis, sem amor para com os bons. O AMOR FAMILIAR num certo sentido todos somos filhos de Ado, porm nem todos somos filhos de DEUS, somente os nascidos de novo, regenerados pelo poder da Palavra de DEUS, assim, a famlia de DEUS s formada por salvos em CRISTO. A famlia moderna estrutura-se basicamente em torno do casamento, e nesse sentido, uma famlia conjugal sei que h a famlia ps-moderna e seus novos arranjos sociais, aos quais no vou tecer consideraes nesse momento (pais separados, casais homo afetivos, adoo pelos avs e outros). A relao familiar algo extremamente COMPLEXA e DINMICA. Da o amor se constituir em um desafio de escolha a cada dia: escolher amar o outro apesar das diferenas e do desgaste que muitas vezes a relao apresenta diante do fator tempo. Voc pode estar pensando que isso no fcil, mas com a sua escolha adicionada graa de Deus torna-se possvel. Porque famlia projeto de Deus em primeiro lugar; Ele o maior interessado.

Mas famlia tambm tem que ser projeto de homens e mulheres; ou seja, PRECISO IMPLICAO DE CADA MEMBRO FAMILIAR.

4. GAPE (amor incondicional): Chamaremos, portanto, o amor gape de amor chuva-sobre-justos-e-injustos. Deus no isola pequenas reas onde esto as pessoas boas e faz chover somente ali. Ele deixa a chuva cair sobre os maus tambm. A ilustrao clssica desse tipo de amor encontra-se na histria do bom samaritano (Lucas 10.29-37), que contada para ilustrar o amor (agape) ao prximo (v. 27). Quando o samaritano olhou para o homem ferido e sangrando, no houve atrao fsica (eros). O homem que havia sido aoitado no era um ente ou conhecido querido; os judeus e os samaritanos se odiavam(no tinham amor storge). O homem deixado beira da estrada no era um amigo; ele no tinha nada para oferecer; no havia possibilidade de ao recproca (philos). Qual seria a nica motivao possvel para o viajante ajud-lo? Ele era um semelhante, um ser humano e o bom samaritano disse, em outras palavras: Por isso eu vou ajud-lo. Isto amor agape. Esse tipo de amor no alimentado pelo mrito ou valor da pessoa amada, mas por Deus. gape ama at mesmo quando a pessoa amada no amvel, no tem muito valor, no corresponde. Esse amor no egosta, no busca a prpria felicidade, mas a do outro, a qualquer preo (1 Cor. 13). No d 50% para receber 50%; d 100% e no espera nada em troca. H quem diga: Mas isto no possvel, no humano! Tem razo. Ningum pode amar desse jeito... A menos que Deus lhe d esse tipo de amor. gape amor divino! Jesus e os apstolos usaram este substantivo (e o verbo correspondente) quando se referiram ao amor de Deus. Veja estas passagens: Jo 3.13; Rm 5.8; I Jo 4.8-10. O Novo Testamento nos ensina tambm que quando ns nos arrependemos dos nossos pecados e cremos em Cristo, recebendo-o como nosso Salvador e Senhor, Deus derrama seu amor em nosso corao (Rm 5.5). A partir da, espera-se que o amor de Deus se manifeste atravs de ns, nos nossos relacionamentos, principalmente com o cnjuge. Veja Ef 5.25 e Tt 2.3-4. Isto no fcil... Todos querem ser amados... Fazemos de tudo para conseguir um pouco de amor... E o que acontece? Nossos esforos neste sentido acabam dificultando ainda mais as coisas; talvez at afastem de ns a pessoa cujo amor tanto almejamos. s duras provas; Descobrimos que preciso amar primeiro... Com amor gape! Em I Jo 4, h vrias referncias ao amor de Deus por ns e recomendaes para nos amarmos tambm uns aos outros. Nesse contexto, o apstolo explica porque ou como isto possvel: Ns amamos porque Deus nos amou primeiro (I Jo 4.19). O amor de Deus por ns ensina-nos a amar ou gera amor em nosso corao. Deus nos ama como somos, a despeito da nossa pecaminosidade, das nossas atitudes e atos egostas. Refletindo sobre isto, observando e agradecendo as manifestaes dirias do seu amor, aprenderemos a amar de verdade. Alm disso, o Esprito Santo faz alguma coisa sobrenatural em nosso corao... O fruto do Esprito o amor... (Gl 5.22). Somente assim, seremos capazes de amar, no sentido mais elevado e nobre do termo. Note que esse amor no um esforo que fazemos porque a nica maneira de conseguirmos que certa pessoa nos ame. Esse amor, o amor de verdade:

ordenado por Deus... Para nos induzir. exemplificado por Deus... Para nos ensinar. produzido por Deus... Para nos capacitar. O marido ou esposa que ama assim no tenta mudar o cnjuge, no cobra dele o amor desejado. Simplesmente ama, sem cobrar nada em troca. Entretanto, assim como ns amamos porque Deus nos amou primeiro, o cnjuge amado, mais cedo ou mais tarde, responder com amor. O princpio simples: amor gera amor! Outras passagens ensinam esta mesma verdade. Lc 6.38; Gl 6.7. gape o amor que d, de graa; D 100% e no espera nada em troca. Frases tpicas: Eu te amo (sem um por que). Voc precisa ficar internado algum tempo, porque eu te amo (numa clnica de drogas, ou at mesmo preso) chamados por uns de amor firme; Eu te amo e por isso voc precisa de correo (lembra de Hb 12:6?); Vai doer mais em mim do que em voc sem o sentido pejorativo.

Concluso No amamos porque somos naturalmente bons, mas porque nascemos da graa. No cumpriremos a lei para fazer-nos justos, mas porque ele nos justificou com sua justia. No brilharemos porque temos luz prpria, mas porque refletimos o sol da justia. Ora, o mandamento este: 1 que creiamos em o nome de seu Filho Jesus Cristo 2 e que amemo-nos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou. E aquele que guarda os Seus mandamentos, permanece nEle e Ele naquele. O AMOR CRISTO precisa ser demonstrado no dia-a-dia por todos os crentes, para que possamos alcanar os perdidos para Deus. Sem amor, no se evangeliza, no se discipula. O amor leva-nos a realizar a obra missionria e a evangelizar. Atravs dele, podemos louvar e adorar a Deus em esprito e em verdade.

31 de Maro de 2009 (tera-feira) Acesse: http://euescolhoviver.blogspot.com/

You might also like