You are on page 1of 2

ANTROPOLOGIA Resumo do captulo 1: O que faz o brasil, Brasil?

A questo da identidade
O autor inicia o primeiro captulo estabelecendo uma radical distino entre brasil (com b minsculo) e Brasil (com b maisculo ). Segundo ele, Brasil designa um povo, uma nao, um conjunto de valores, escolhas e ideias de vida, enquanto que brasil o nome de um tipo de madeira de lei ou de uma feitoria interessada em explorar uma terra como outra qualquer, ou seja, um pedao de coisa que morre e no tem a menor condio de se reproduzir como sistema; como alis queriam alguns tericos sociais do sculo XIX, que viam na terra um conjunto doentio e condenado de raas que, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas degenerao e morte biolgica, psicolgica e social. O autor continua tratando dessa distino e faz uma comparao entre o Brasil e um Deus, ao afirmar que o Brasil parte conhecido e parte misterioso e que o povo encara e certamente ama a sociedade brasileira como uma divindade ( no se trata mais de algo inerte, mas de uma entidade viva, cheia de autorreflexo e conscincia). O autor segue o captulo afirmando que o Brasil est em toda parte e sugere uma viso mais ampla desse Brasil. Ele diz no se tratar mais da viso exclusivamente oficial e bemcomportada dos manuais de histria social e sim da leitura do Brasil que deseja ser maisculo por inteiro: o BRASIL do povo e das suas coisas. nesse ponto que o autor traz a discusso a cerca da pergunta chave do captulo: o que faz o brasil, BRASIL? Nesse momento do captulo, o autor destaca a natureza relacional dessa pergunta e, portanto, a importncia de se descobrir a relao, a convergncia, a ligao, a dependncia entre os diversos brasis:
No queremos ver um Brasil pequeno e outro grande j feito. No! Queremos, isto sim, descobrir como que eles se ligam entre si; como que cada um depende do outro, e como os dois formam uma realidade nica que existe concretamente naquilo que chamamos de ptria .

O autor acrescenta ainda que essa relao define um estilo, um modo de ser, um jeito de existir que, no obstante estar fundado em coisas universais (comer, dormir, reproduzir-se, trabalhar etc.), exclusivamente brasileiro. Defende, ento que esse relacionamento trata-se, sempre, da questo de identidade. A construo de uma identidade social, assim como a construo de uma sociedade feita de afirmativas e negativas diante de certas questes: leis, ideias relativas a famlia, casamento e sexualidade, dinheiro, poder poltico, religio e moralidade, artes, comida e prazer em geral. Sendo assim o autor define o brasileiro como sendo amante do futebol, da msica popular, do carnaval, da comida misturada, dos amigos e parentes, dos santos e orixs etc. alegando que essa frmula lhe foi fornecida pela prpria sociedade brasileira. Partindo para o fim do primeiro captulo o autor revela a existncia de dois modos bsicos de construir a identidade brasileira. Num deles, o Brasil definido por meio de critrio objetivos, quantitativos e claros ( as estatsticas demogrficas e econmicas, os dados do PIB, PNB e os nmeros da renda per capita), onde somos sempre uma coletividade que deixa a

desejar. Ou, por outro modo, no qual o Brasil definido por meio de dados sensveis e qualitativos, onde, segundo o autor, ns podemos ver a ns mesmos como algo que vale a pena. O autor conclui o captulo, com a sua opinio pessoal de que o Brasil deve ser discutido levando em conta esses dois eixos classificatrios, atravs dos dois modos de construo da identidade brasileira que so dados de maneira simultnea e complexa.

You might also like