You are on page 1of 4

Uso de drogas licitas e Ilcitas na amamentao

muito frequente o uso de medicamentos e outras substncias por mulheres que esto amamentando. A maioria compatvel com a amamentao; poucos so os frmacos formalmente contraindicados e alguns requerem cautela ao serem prescritos durante a amamentao, devido aos riscos de efeitos adversos nos lactentes e/ou na lactao. No entanto, com frequncia os profissionais de sade recomendam a interrupo do aleitamento materno quando as mes so medicadas, muitas vezes porque desconhecem o grau de segurana do uso das diversas drogas (tambm referidas como medicamentos ou frmacos) durante o perodo de lactao. Por isso, cabe ao profissional de sade, antes de tomar qualquer deciso, buscar informaes atualizadas para avaliar adequadamente os riscos e os benefcios do uso de uma determinada droga em uma mulher que est amamentando.

O aleitamento materno uma prtica de fundamental importncia para a me, a criana e a sociedade em geral, que deve ser sempre incentivada e protegida, salvo em algumas situaes excepcionais. Assim, no se justifica, na maioria das vezes, a interrupo da amamentao quando a nutriz necessitar algum tipo de tratamento farmacolgico impedindo desnecessariamente que me e criana usufruam dos benefcios do aleitamento materno.

O leite materno fundamental para a sade da criana pela sua disponibilidade de nutrientes

e substncias imunoativas. A amamentao favorece a relao afetiva me-filho e o desenvolvimento da criana, do ponto de vista cognitivo e psicomotor. Apresenta, tambm, a propriedade de promover o espaamento das gestaes e de diminuir a incidncia de algumas doenas na mulher. INIBIDORES DA LACTAO Algumas drogas so bem conhecidas por reduzirem a produo de leite. Como o crescimento do lactente est diretamente relacionado sntese e ingesto do leite materno, o uso de qualquer uma dessas drogas pode representar risco de dficit ponderal, principalmente durante o perodo ps-parto imediato, poca mais sensvel para a supresso da lactao. Caso o uso de alguma dessas drogas seja inevitvel, o profissional de sade deve retardar ao mximo sua introduo (semanas ou meses) e prescrev-la pelo menor tempo possvel, alm de monitorar o ganho ponderal do lactente. As drogas com risco de reduo da produo lctea so: lcool Bromocriptina Bupropiona Cabergolina Ergometrina Ergotamina Estrognios, como o etinilestradiol Levodopa Lisurida Modafinila Nicotina

Pseudoefedrina Testosterona

Consumo de drogas de abuso: recomenda-se interrupo temporria do aleitamento materno, com ordenha do leite, que deve ser desprezado. O tempo recomendado de interrupo da amamentao varia dependendo da droga. Consumo de lcool: assim como para o fumo, deve-se desestimular as mulheres que esto amamentando a ingerirem lcool. No entanto, consumo eventual moderado de lcool (0,5g de lcool por quilo de peso da me por dia, o que corresponde a aproximadamente um clice de vinho ou duas latas de cerveja) considerado compatvel com a amamentao. Reduo significativa do reflexo de ejeo Reduo da resposta suco O lcool pode modificar o odor e sabor do leite materno levando a recusa do mesmo do mesmo pelo lactente. Tabagismo materno est associado ao desmame precoce. A suspenso do fumo durante a gravidez e diminuio do nmero de cigarros fumados no ps parto pode elevar a durao do aleitamento materno A incidncia de doenas respiratrias agudas menor em filhos de tabagistas que amamentam em comparao aos filhos de tabagistas que no so amamentados. Consumo de cigarros: acredita-se que os benefcios do leite materno para a criana superem os possveis malefcios da exposio nicotina via leite materno. Por isso, o cigarro no uma contra-indicao amamentao. O profi ssional de sade deve realizar abordagem cognitiva comportamental bsica, que dura em mdia de trs a cinco minutos e que consiste em perguntar, avaliar, aconselhar, preparar e acompanhar a me fumante No aconselhamento, o profi ssional deve alertar sobre os possveis efeitos deletrios do cigarro para o desenvolvimento da criana, e a eventual diminuio da produo e da ejeo do leite. Para minimizar os efeitos do cigarro para a criana, as mulheres que no conseguirem parar de fumar devem ser orientadas a reduzirem o mximo possvel o nmero de cigarros (se no possvel a cessao do tabagismo, procurar fumar aps as mamadas) e a no fumarem no mesmo ambiente onde est a criana;

As drogas possuem um perodo recomendado para interrupo da amamentao sendo eles: Anfetamina, ecstasy: 2436 horas,Barbitrico 48 horas,Cocana, crack 24 horas,Etanol 1 hora por dose ou at estar sbria,Herona, morfina 24 horas,LSD 48 horas,Maconha 24 horas,Fenciclidina 12 semanas. Fonte: hale e hall (2005)

You might also like