You are on page 1of 14

Abandono de Funo Art.

323 - Abandonar cargo pblico, fora dos casos permitidos em lei: Pena - deteno, de 15 (quinze) dias a 1 (um) ms, ou multa. 1 - Se do fato resulta prejuzo pblico: Pena - deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, e multa. 2 - Se o fato ocorre em lugar compreendido na faixa de fronteira: Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa. Exerccio Funcional Ilegalmente Antecipado ou Prolongado Art. 324 - Entrar no exerccio de funo pblica antes de satisfeitas as exigncias legais, ou continuar a exerc-la, sem autorizao, depois de saber oficialmente que foi exonerado, removido, substitudo ou suspenso: Pena - deteno, de 15 (quinze) dias a 1 (um) ms, ou multa. Violao de Sigilo Funcional Art. 325 - Revelar fato de que tem cincia em razo do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelao: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa, se o fato no constitui crime mais grave. 1 Nas mesmas penas deste artigo incorre quem: I - permite ou facilita, mediante atribuio, fornecimento e emprstimo de senha ou qualquer outra forma, o acesso de pessoas no autorizadas a sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica; II - se utiliza, indevidamente, do acesso restrito. 2 Se da ao ou omisso resulta dano Administrao Pblica ou a outrem: Pena - recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Art. 326 - Devassar o sigilo de proposta de concorrncia pblica, ou proporcionar a terceiro o ensejo de devass-lo: Pena - Deteno, de 3 (trs) meses a 1 (um) ano, e multa. Funcionrio Pblico Art. 327 - Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. 1 Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. 2 - A pena ser aumentada da tera parte quando os autores dos crimes previstos neste Captulo forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico. (Acrescentado pela L-006.799-1980)

323 -------A razo de ser deste tipo penal foram as greves. Na verdade, trata-se de abandono de CARGO, e no de funo. um crime de mo prpria, portanto, no admite co-autoria. Cada um comete o seu crime. No entanto, admite participao. O Estado. CARGO: Um local na administrao, que tem funo, ou, normalmente, funes. CASOS PERMITIDOS EM LEI: Existem casos em que a lei permite o afastamento, como as frias, doena, desastre, fora maior. TODO CARGO TEM FUNO, MAS NEM TODA FUNO CORRESPONDE A UM CARGO, COMO OCORRE, POR EXEMPLO, NA FUNO DE JURADO. ABRANGNCIA: Este artigo abrange os cargos na administrao direta, autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes. GREVE: As normas tm eficcia: - contida na verdade, contvel; o caso desta lei; - plena; limitada. A participao em greve um direito reconhecido constitucionalmente ao servidor pblico civil, nos termos e limites definidos em lei especfica, conforme assegurado no artigo 37, VII, da Constituio Federal. Enquanto no editada a legislao prpria, em princpio, a greve poder ser considerada exerccio regular de direito. A greve um movimento coletivo. No existe greve de uma s pessoa. PREJUZO PBLICO: O prejuzo pblico no elementar ao caput. Havendo o prejuzo pblico, tratar-se- do caso do 1. FAIXA DE FRONTEIRA: a faixa de 150 quilmetros na fronteira do pas. DOLO GENRICO: No exige finalidade especfica. ABANDONAR: A maioria dos autores sempre considerou o cometimento do crime na modalidade omissiva. Mas parte significativa entende que pode haver uma ao. ABANDONAR: Ir embora: compreende uma ao. Deixar ao abandono: envolve uma omisso. TRINTA DIAS DE AUSNCIA: O desligamento previsto para o funcionrio pblico no se confunde com este crime. O abandono refere-se ao desamparo do cargo, que pode ocorrer em tempo bem mais curto.

SUBSTITUTO AUTOMTICO: Se faltar ao servio e houver um substituto legal, no resta configurado o crime. Se o substituto faltar, mas existir outro que o substitua, tambm no o caracteriza. Quando existir este sistema de substituio automtica, no se configura o tipo penal. PEDIDO DE DEMISSO: Quem pede demisso no pode abandonar imediatamente o cargo. Deve aguardar por um tempo razovel. CDIGO PENAL MILITAR: O abandono de funo no Cdigo Penal Militar chamado DESERO. Entende que sem o deferimento est configurado o crime. CARACTERSTICAS: Tempo relevante para justificar o RISCO DE DANO. TENTATIVA: Na forma omissiva, impossvel. 1 - PREJUZO PBLICO 2 - FAIXA DE FRONTEIRA Se ocorrer o prejuzo pblico E a faixa de fronteira? Ser resolvido pelo que mais eleva a pena e o outro refletir nas circunstncias para a fixao da pena do artigo 59 do Cdigo Penal. Art. 59 - O juiz, atendendo CULPABILIDADE, aos ANTECEDENTES, CONDUTA SOCIAL, PERSONALIDADE do agente, aos MOTIVOS, s CIRCUNSTNCIAS e CONSEQNCIAS do crime, bem como ao COMPORTAMENTO DA VTIMA, estabelecer, conforme seja necessrio e suficiente para reprovao e preveno do crime: I - as penas aplicveis dentre as cominadas; II - a quantidade de pena aplicvel, dentro dos limites previstos; III - o regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade; IV - a substituio da pena privativa da liberdade aplicada, por outra espcie de pena, se cabvel. O jurado que abandona a sesso no comete este crime, porque no tem cargo, somente exerce uma funo.

324 O jurista Puccioni, no sculo XIX, dizia que este crime no se comete com omisses, mas com aes. No crime habitual. cometido por ato de ofcio, basta um s. CRIME DE MO PRPRIA, s pode ser cometido por aquele que foi nomeado, convocado, mas no tomou posse; ou foi removido, suspenso, e continua exercendo suas funes. Admite PARTICIPAO, na forma: - particular, por induzimento e auxlio;

- de funcionrio pblico que tenha outra funo. EXIGNCIAS LEGAIS: o caso da norma penal em branco. Esto estabelecidas no estatuto do funcionrio pblico. - o ato de posse; - a declarao de bens; - o exame mdico. SEM AUTORIZAO: Se for dada, antes da posse, no ter cometido o crime. Por exemplo, no caso de necessidade. DEPOIS DE SAB-LO OFICIALMENTE No basta a publicidade no Dirio Oficial. preciso a INTIMAO. Mas no sempre. preciso a prova inequvoca de que o interessado teve conhecimento dela. No caso da COMPULSRIA, no preciso. EXONERAO: A exonerao d-se a pedido ou em razo de um evento que no seja falta disciplinar. Por exemplo, quando o funcionrio no passa no estgio probatrio, ou nos casos de cargo em comisso. No se confunde com a DEMISSO, que a dispensa do cargo ou das funes por penalidade. No h a demisso por iniciativa do funcionrio. O tipo penal no se refere aos casos de demisso. Mas entende-se que esto includos na frmula tpica como uma modalidade mais grave de suspenso (Noronha, Direito; Rgis Prado, Curso; Nucci, Cdigo) REMOO: o ato pelo qual, dentro do mesmo quadro de funcionrios ou dentro da mesma repartio, se desloca ou se afasta o funcionrio ou empregado de um servio para outro ou de uma repartio para outra, desde que subordinada ao mesmo regime ou compondo o mesmo departamento pblico. O funcionrio pblico no excludo do quadro, nem muda de carreira, havendo apenas uma modificao de posto. Pode ser voluntria ou em razo de sano. SUBSTITUIO: a troca de um funcionrio por outro. Os cargos de ambos so mantidos. SUSPENSO: a sano que retira temporariamente o funcionrio do exerccio do cargo. No compreende as frias nem as licenas. ELEMENTO SUBJETIVO: Dolo genrico. No se exige uma finalidade especfica. ENTRAR NO EXERCCIO: Significa executar ato de ofcio. CONSUMAO: Consuma-se com a execuo do PRIMEIRO ato de ofcio. TENTATIVA: Sim, admissvel. Quando esse ato de ofcio tiver um iter. AGUARDANDO SUBSTITUTO: Havendo perigo grave e atual com a falta de titular, no comete crime o funcionrio que se mantm no exerccio do cargo enquanto aguarda a chegada do substituto. AO X OMISSO: Os ncleos sugerem ao, mas perfeitamente possvel a modalidade comissiva por omisso (art. 13, 2). Relevncia da omisso 2 - A

omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem: a) tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado. CAUSA GENRICA DE AUMENTO DE PENA (327, 2): 2 - A pena ser aumentada da tera parte quando os autores dos crimes previstos NESTE CAPTULO forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico. A pena ser aumentada da tera parte quando os autores forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da Administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo Poder Pblico.

325 - - - um crime expressamente SUBSIDIRIO: se o fato no constituir crime mais grave. Se servir para o cometimento de estelionato, ser absorvido pelo crime de estelionato. Se prestar-se para o crime de homicdio, ser absorvido pelo crime de homicdio. CRIME PRPRIO Somente o funcionrio pblico QUE TEM CINCIA EM RAZO DO CARGO. Essa cincia tem que ser a oficial, tem que ser uma informao que passou por ele e que ele divulgou. No se presta a este tipo a informao obtida pelo funcionrio que ouviu atrs da porta. Tambm pode ser cometido pelo funcionrio pblico APOSENTADO ou EM DISPONIBILIDADE. O tipo no alcana a pessoa que apenas teve acesso ao sistema ou banco de dados, sem estar ajustada com o agente. Admite participao e co-autoria, de intraneus e extraneus. SP: O Estado e o eventual prejudicado com a revelao.

SENHA: o sinal ou expresso secreta que possibilita restringir e personalizar o acesso a determinadas informaes ou operaes. SISTEMA DE INFORMAES: Diz respeito ao conjunto de elementos fsicos ou virtuais correlacionados organicamente, alocados em computadores e seus perifricos (sistema informatizado) ou em qualquer outro meio, para o armazenamento e processamento de informaes.

BANCO DE DADOS: o arquivo de informaes que pode estar em um sistema informatizado, em um sistema mecnico (como exemplo, a ficha trplice) ou manual (por exemplo, um arquivo de fichas). Um sistema pode conter um banco de dados. Um banco de dados no pode conter um sistema. REVERSO: Ocorre quando, por convenincia do servio pblico, o aposentado chamado a trabalhar, novamente. O aposentado tem ligao, ainda, com a administrao. E tanto o aposentado como o funcionrio em disponibilidade retornar. Podem. Porm, se for ele EXONERADO, DEMITIDO, NO PODE COMETER ESTE CRIME. QUE TEM CINCIA EM RAZO DO CARGO: Refere-se necessidade de que o conhecimento do fato derive diretamente das atribuies especficas do cargo ocupado pelo agente (ratione officii). Caso contrario, a conduta no se enquadra neste tipo. QUE DEVA PERMANECER EM SEGREDO: O que ou quem determina o que deve permanecer em segredo? - a lei - o regulamento - uma ordem - a natureza do fato - a natureza da atividade A PUBLICIDADE DOS ATOS DA ADMINISTRAO PBLICA: A Administrao Pblica informada pelo princpio da publicidade. Se houver dvida quanto tipicidade do ato praticado, deve-se entender que pblico. Por conseguinte, no haver crime. EM CASO ALGUM, PODE O DIREITO, A QUALQUER PRETEXTO, PROTEGER DIREITOS LEGTIMOS. (Humgria) REVELAR FATO: Entende-se o fato JURIDICAMENTE RELEVANTE. REVELAR: Basta o contar a uma s pessoa. OS DOIS PARGRAFOS: So subsidirios:

1o Nas MESMAS PENAS deste artigo incorre quem: I PERMITE ou FACILITA, mediante atribuio, fornecimento e emprstimo de SENHA ou qualquer outra forma, o acesso de PESSOAS NO AUTORIZADAS a sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica; PERMITE: Se, por exemplo, empresta uma senha. FACILITA: Quando o agente d o nmero da senha. FACILITAR A REVELAO: retirar as barreiras ou propiciar que terceiro no autorizado tenha acesso informao sigilosa. Este o MODO INDIRETO de cometer este crime.

II se UTILIZA, INDEVIDAMENTE, do ACESSO RESTRITO. AO X OMISSO: Os ncleos sugerem ao, mas o crime pode ser cometido na forma passiva por omisso. CONSUMAO: O crime DO CAPUT (ncleo REVELAR) se aperfeioa com a CINCIA indevida de UM NICO TERCEIRO, independentemente de qualquer outro resultado concreto. Portanto, trata-se de crime formal, embora seja necessria a demonstrao de DANO POTENCIAL PARA A ADMINISTRAO ou o PARTICULAR. INCISO I: A consumao d-se com o ato de PERMISSO ou FACILITAO, independentemente do acesso efetivo. INCISO II: A conduta UTILIZAR consiste em empregar, usar, indevidamente (elemento normativo do tipo), o acesso restrito (entrada permitida apenas para pessoas autorizadas) a sistema ou banco de dados. H dissenso sobre o SUJEITO ATIVO deste crime. A CONSUMAO se d com a UTILIZAO INDEVIDA das informaes. Por exemplo, aproveitar as informaes sigilosas sobre as futuras medidas econmicas do Governo, para jogar na Bolsa de Valores). O acesso restrito referido no texto aquele no franqueado ao agente, que entra indevidamente e faz uso das informaes (Monteiro, Crimes; Nucci, Cdigo). Parece que somente pode cometer este crime o funcionrio que tem o acesso restrito franqueado mas que faz mal uso das informaes que tinha autorizao para colher. Ele pode usar o sistema, mas o faz de maneira indevida (tambm Mirabete, Manual; Rgis Prado, Curso). O tipo no alcana a pessoa que apenas teve acesso informao sigilosa, em razo da conduta criminosa, e a divulga, sem estar ajustada com o agente. TENTATIVA: Admite-se, exceto se a revelao for oral e pessoal. Admite co-autoria. Admite participao. OBJETO MATERIAL: o fato sigiloso OBJETO JURDICO: o bom andamento da Administrao Pblica, em especial os princpios da probidade e da moralidade administrativa. CAUSA GENRICA DE AUMENTO DE PENA (artigo 327, 2): 2 - A pena ser AUMENTADA DA TERA PARTE quando os AUTORES dos crimes previstos neste CAPTULO forem ocupantes de CARGOS EM COMISSO ou de FUNO DE DIREO ou ASSESSORAMENTO de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico. ELEMENTO SUBJETIVO: o dolo genrico, direto ou eventual. No se exige elemento subjetivo do injusto especfico e no h previso para a forma culposa. QUESTES DE EXAME: Comete violao de sigilo funcional o professor que fornece antecipadamente a alguns alunos cpias das questes que seriam aplicadas na prova.

OBSERVAO: O agente tem que ter a FUNO de proteger a informao, de uma forma ou de outra. PESSOAS NO AUTORIZADAS: O vigilante tem a obrigao de proteger, mas no tem acesso. II SE UTILIZA, INDEVIDAMENTE, DO ACESSO RESTRITO: QUEM? O que no tem o acesso, segundo a doutrina. Ou, quem tem e o utiliza indevidamente. AS: CRIME DE MO PRPRIA

327 - Conceito de Funcionrio Pblico a prpria lei penal fornece o conceito de funcionrio pblico (art. 327) de forma ampliada. Os crimes funcionais esto constates no Capitulo I do Titulo XI do Cdigo Penal e dividem-se: Concurso de Pessoas Art. 30 do Cdigo Penal: No se comunicam as circunstncias e as condies de carter pessoal, salvo quando elementares do crime. necessrio para aplicao do art. que agente atue com dolo e que tenha conhecimento da qualidade de funcionrio pblico do parceiro criminoso. Funcionrio pblico Art. 327 - Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. Todas as espcies de agentes pblicos.

No exercem funo pblica: os tutores, curadores, os inventariantes judiciais, os os sndicos falimentares. Nessas hiptese o mnus pblico 1 - Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. Interpretao ampliativa: Interpretao restritiva: Damsio Interpretao extensiva: Paraestatal: sociedade de economia mista, empresa pblica e fundaes. Prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. Delegao estatal: concesso, permisso e autorizao. 2 - A pena ser aumentada da tera parte quando os autores dos crimes previstos neste Captulo forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico. (Includo pela Lei n 6.799, de 1980) Ateno ao art. 84 da Lei 8.666/93. Equiparao de funcionrio pblico restrita ao sujeito? Grande parte da doutrina entende que sim. Observar jurisprudncia. Abrangncia do conceito para STJ Processo HC 51054 / RS ; HABEAS CORPUS 2005/0205911-4 Relator(a) Ministro GILSON DIPP (1111) rgo Julgador T5 - QUINTA TURMA Data do Julgamento 09/05/2006 Data da Publicao/Fonte DJ 05.06.2006 p. 303 Ementa CRIMINAL. HC. CONCUSSO. MDICO CADASTRADO NO SUS. ATIPICIDADE DA CONDUTA. LEI N. 9.983/00. VIGNCIA POSTERIOR AOS FATOS. IRRELEVNCIA. ART. 327, CAPUT, CP. FUNO DELEGADA. AMPLIAO DO CONCEITO DE FUNCIONRIO PBLICO.

ORDEM DENEGADA. Denncia que imputou ao paciente, mdico cadastrado no SUS, a suposta prtica do crime de concusso. O mdico de hospital credenciado pelo SUS que presta atendimento a segurado, por ser considerado funcionrio pblico para efeitos penais, pode ser sujeito ativo do delito de concusso. Precedentes. Inserem-se no conceito de funcionrio pblico todos aqueles que, embora transitoriamente e sem remunerao, venham a exercer cargo, emprego ou funo pblica, ou seja, todos aqueles que, de alguma forma, exeram-na, tendo em vista a ampliao do conceito de funcionrio pblico para fins penais. Descabido o argumento de ocorrncia de retroao da Lei Penal para prejudicar o ru, com base no Princpio da Reserva Legal, pois a equiparao do acusado a funcionrio pblico ocorre com fundamento no caput do artigo e, no, no pargrafo do dispositivo. V. Ordem denegada. Processo REsp 277045 / PR ; RECURSO ESPECIAL 2000/0092305-2 Relator(a) Ministro HAMILTON CARVALHIDO (1112) rgo Julgador T6 - SEXTA TURMA Data do Julgamento 25/08/2004 Data da Publicao/Fonte DJ 13.12.2004 p. 463 Ementa RECURSO ESPECIAL. PENAL. MDICOS E ADMINISTRADORES DE ENTIDADE HOSPITALAR PRIVADA. INSTITUIO CREDENCIADA AO SISTEMA NICO DE SADE - SUS. AGENTES PBLICOS POR EQUIPARAO. RECURSO PROVIDO. 1. Esta Corte Federal Superior firmou j entendimento no sentido de que o conceito de agente pblico se estende aos mdicos e administradores de entidade hospitalar privada que administram recursos pblicos provindos do Sistema nico de Sade, em razo da amplitude conferida ao conceito de funcionrio pblico, ao que se extrai da letra mesma do artigo 327, pargrafo 1, do Cdigo Penal. Precedentes. 2. Em no afastadas, de plano, a autoria dos fatos, a sua tipicidade e materialidade, deve a questo, por induvidoso, ser decidida em momento prprio, qual seja, o da sentena penal, luz de todos os elementos de convico produzidos no desenrolar da instruo criminal, sendo, pois, de todo incabvel a precipitao do desfecho do feito, moda de absolvio sumria do acusado. 3. Recurso especial provido.

Acrdo

RESP 331055 / RS ; RECURSO ESPECIAL 2001/0091863-7 Fonte DJ DATA:25/08/2003 PG:00377 Relator Min. PAULO MEDINA (1121) Data da Deciso 26/06/2003 Orgo Julgador T6 SEXTA TURMA Ementa Recurso Especial. Direito Constitucional e Penal. Conceito de funcionrio pblico e equiparao. Art. 327, "caput" e 1, Cdigo Penal. Mdicos e administradores de hospitais particulares participantes do sistema nico de sade. Enquadramento. Nos termos da nova redao atribuda ao 1 do art. 327 do Cdigo Penal, "equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica." Os mdicos e administradores de hospitais particulares participantes do sistema nico de sade exercem atividades tpicas da Administrao Pblica, mediante contrato de direito pblico ou convnio, nos termos do 1 do art. 199 da Constituio da Repblica, equiparando-se, pois, a funcionrio pblico para fins penais, nos termos do 1 do art. 327 do Cdigo Penal. Recurso especial provido.

FUNCIONRIO PBLICO E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA Acrdo HC 19902 / RS ; HABEAS CORPUS 2001/0194647-3 Fonte DJ DATA:10/03/2003 PG:00256 Relator Min. GILSON DIPP (1111) Data da Deciso 17/12/2002 Orgo Julgador T5 - QUINTA TURMA Ementa CRIMINAL. HC. PECULATO. LAVAGEM DE DINHEIRO. EVASO DE DIVISAS.NULIDADES. FUNCIONRIO PBLICO. SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. EQUIPARAO. ENTENDIMENTO ANTERIOR LEI 9.983/2000. DOSIMETRIA. PENA-BASE. MOTIVAO SUFICIENTE.

CIRCUNSTNCIAS JUDICIAIS NEGATIVAMENTE VALORADAS. BIS IN IDEM. INOCORRNCIA. MAJORANTE DA "HABITUALIDADE" APLICADA AO DELITO DE LAVAGEM DE CAPITAIS. REITERAO DE CONDUTAS CONFIGURADA. AUSNCIA DE CONSTRANGIMENTO ILEGAL. ORDEM DENEGADA. So considerados funcionrios pblicos para efeitos penais os empregados de sociedade de economia mista, entendimento esposado pela jurisprudncia pretoriana mesmo antes do advento da Lei n. 9.983/2000, que inseriu no Cdigo Penal a referida equiparao. Precedentes. No h ilegalidade na dosimetria da pena, no que se refere majorao da pena-base, se esta se deu de maneira devidamente fundamentada e com base em relevantes circunstncias judiciais negativamente valoradas. imprpria a alegao de deficincia na fixao da reprimenda, se a mesma foi correta e fundamentadamente dosada, atendendo aos moldes do sistema trifsico de aplicao da pena e da jurisprudncia dominante. O posicionamento desta Corte no sentido de que descabida qualquer anlise mais acurada da dosimetria da reprimenda imposta nas instncias inferiores, assim como a verificao da sua justia, se no evidenciada flagrante ilegalidade, tendo em vista a impropriedade do meio eleito. No h que se falar em bis in idem na aplicao da pena-base se, para a sua majorao, o Julgador monocrtico procedeu ao correto exame das circunstncias judiciais, destacando as que foram reputadas favorveis ao paciente, e considerando as peculiaridades concretas dos delitos pelos quais foi condenado em questo, tais como o objetivo de lucro fcil e enriquecimento ilcito, aspectos caracterizadores das referidas prticas criminosas e que no so inerentes ao tipo penal. Evidenciado que o paciente investia na prtica delituosa de lavagem de capitais de forma reiterada e freqente, no h que se falar em constrangimento ilegal decorrente do aumento da reprimenda em razo da majorante da habitualidade. Ordem denegada. Deciso

Acrdo CC 27074 / PR ; CONFLITO DE COMPETENCIA 1999/0071250-1 Fonte DJ DATA:14/08/2000 PG:00135 RJADCOAS VOL.:00015 PG:00521 RT VOL.:00783 PG:00602 Relator Min. FELIX FISCHER (1109) Data da Deciso 14/06/2000 Orgo Julgador S3 - TERCEIRA SEO Ementa PROCESSUAL PENAL. CONFLITO DE COMPETNCIA. EMPREGADO DE AGNCIA

FRANQUEADA PELA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELGRAFOS. EQUIPARAO. FUNCIONRIO PBLICO. IMPOSSIBILIDADE. ESTELIONATO. CONSUMAO. I- O empregado de agncia franqueada pela Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos no comete o crime de peculato, pois no se equipara a funcionrio pblico nos termos do art. 327 do CP. II- No delito de estelionato, a consumao se d no momento em que o agente efetivamente obteve a vantagem ilcita, em detrimento alheio (Precedentes). Conflito conhecido, declarando-se competente o Juzo Federal da 1 Vara de Curitiba, Seo Judiciria do Paran, Suscitante. Deciso Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da Terceira Seo do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas a seguir, por unanimidade, conhecer do conflito e declarar competente o Suscitante, Juzo Federal da 1 Vara Criminal da Seo Judiciria do Estado do Paran, nos termos do voto do Ministro Relator. Votaram de acordo os Ministros GILSON DIPP, HAMILTON CARVALHIDO, JORGE SCARTEZZINI, FONTES DE ALENCAR e FERNANDO GONALVES. Ausentes, justificadamente, o Ministro EDSON VIDIGAL e, ocasionalmente, o Ministro JOS ARNALDO DA FONSECA. Ausente, por motivo de licena, o Ministro WILLIAM PATTERSON.

A ampliao do conceito de funcionrio pblico no 1 restrita ao sujeito ativo? Diviso doutrinaria. 1 - Hungria, Nucci, Capez, Magalhes, Delmanto, Damsio, Paulo Jos da Costa Junior entendem que sim. 2 Mirabete e Fragoso entendem que no, ou seja, cabe a ampliao tanto no plo ativo quanto passivo. Observar jurisprudncia do STF. HC 79823 / RJ - RIO DE JANEIRO HABEAS CORPUS Relator(a): Min. MOREIRA ALVES Julgamento: 28/03/2000 rgo Julgador: Primeira Turma Publicao: DJ DATA-02-02-01 PP-00074 EMENT VOL-02017-03 PP-00450

Ementa

EMENTA: - "Habeas Corpus". Interpretao do artigo 327 do Cdigo Penal. - O artigo 327 do Cdigo Penal equipara a funcionrio Pblico servidor de sociedade de economia mista. - Essa equiparao no tem em vista os efeitos penais somente com relao ao sujeito ativo do crime, mas abarca tambm o sujeito passivo. - O crime previsto no artigo 332 do Cdigo Penal pode ser praticado por particular para obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionrio pblico por equiparao no exerccio da funo. "Habeas corpus" indeferido.

You might also like