You are on page 1of 8

11 PROVA ESPECFICA Cargo 78

QUESTO 26 As normas ISO 9000(2000) e ISO 9004(2000) apresentam os oito princpios de gesto da qualidade. De acordo com a ABNT/CB-25,0 (2000), os oito princpios da gesto da qualidade so: a) Foco no cliente, Liderana, Envolvimento de pessoas, Abordagem de processo, Abordagem sistmica para gesto, Melhoria contnua, PDCA, Benefcios mtuos nas relaes com os fornecedores. b) Foco no cliente, Liderana, Envolvimento de pessoas, Abordagem de processo, Abordagem sistmica para gesto, Melhoria contnua, Abordagem factual para tomada de deciso, Analise Sowt. c) Foco no cliente, Liderana, Envolvimento de pessoas, Abordagem de processo, Abordagem sistmica para gesto, Melhoria contnua, Abordagem factual para tomada de deciso, (BSC) Balanced Score card. d) Foco no cliente, Liderana, Envolvimento de pessoas, Abordagem de processo, Abordagem sistmica para gesto, Melhoria contnua, Abordagem factual para tomada de deciso, Benefcios mtuos nas relaes com os fornecedores.

QUESTO 27 A Resoluo da Diretoria Colegiada - RDC n 302, de 13 de outubro de 2005 diretrizes gerais para os laboratrios de analises clnicas, prope as aes dos programas de Controle Interno da Qualidade (CIQ) que devem ser documentadas, contemplando, EXCETO: a) Liberao ou rejeio das anlises aps avaliao dos resultados das amostras controle. b) No h necessidade de as amostras-controle serem analisadas da mesma forma que as amostras dos pacientes. c) Definio dos critrios de aceitao dos resultados por tipo de analito e de acordo com a metodologia utilizada. d) Laboratrio clnico deve utilizar amostras-controle comerciais, regularizadas junto ANVISA/MS, de acordo com a legislao vigente.

12

QUESTO 28 Quanto Srie de Normas ISO 9000, podemos afirmar: a) No Brasil, as normas ISO so disponibilizadas pela ANVISA. b) um conjunto de normas e diretrizes brasileiras para o sistema de gesto da qualidade. c) A maioria das normas ISO altamente especifica para um produto, material ou processo particular. d) As normas ISO 9000 e a ISO 14000 so conhecidas como normas genricas do sistema de gesto da sade.

QUESTO 29 A ferramenta da qualidade conhecida como 5 W e 1H mais comumente utilizada para: a) b) c) d) anlise de anomalias. soluo de problemas. construo do plano de ao. melhoria contnua dos processos.

QUESTO 30 So considerados tipos de estudos epidemiolgicos, EXCETO: a) b) c) d) Odds-ratio. Ensaio Clnico. Estudo de Coorte. Estudo Ecolgico.

QUESTO 31 A elevao brusca, inesperada e temporria do nmero de casos de uma doena infectocontagiosa em uma determinada regio constitui: a) b) c) d) endemia. epidemia. sazonalidade. Aumento de incidncia.

13 QUESTO 32 Um cirurgio, 40 anos de idade, sofre um ferimento perfurante no dedo da mo direita, ao realizar uma sutura no pronto-socorro. O paciente envolvido no acidente um renal crnico, portador do vrus da hepatite B (VHB). Considerando que o cirurgio no foi ainda vacinado contra hepatite B, a conduta profiltica que deve ser adotada : a) Caso seu perfil sorolgico para a infeco pelo VHB seja desconhecido, prescrever imunoglobulina humana hiperimune (HBIG) e a primeira dose da vacina hepatite B. b) Caso seu perfil sorolgico para a infeco pelo VHB seja desconhecido, colher amostra de sangue logo aps o acidente, para determinao do perfil sorolgico e, no tendo anticorpos que indiquem infeco pelo VHB, prescrever apenas a 1 dose da vacina hepatite. c) Caso seu perfil sorolgico para a infeco pelo VHB seja desconhecido, colher amostra de sangue logo aps o acidente, para determinao do perfil sorolgico, e, no tendo anticorpos que indiquem infeco pelo VHB, prescrever apenas imunoglobulina humana hiperimune. d) Caso seu perfil sorolgico para a infeco pelo VHB seja conhecido, apresentando ausncia de anticorpos contra os antgenos de superfcie do VHB, no prescrever nem a vacina nem a imunoglobulina hiperimune. QUESTO 33 Sobre as gestantes portadoras do vrus da hepatite C (HCV), CORRETO afirmar: a) b) c) d) Deve-se tratar a gestante com interferon e ribavirina. A transmisso vertical se d principalmente durante o parto. A amamentao no deve ser suspensa perante a rachadura do bico do seio. Em gestante Anti-HCV reagente, no h necessidade do PCR-RNA.

INSTRUO: A avaliao da validade de um teste diagnstico apresentada na tabela a seguir. Responda s questes 34 e 35 , baseando-se nela. Teste Positivo Negativo Total QUESTO 34 A sensibilidade do teste : a) b) c) d) 24%. 67%. 80%. 90%. Doentes 80 20 100 Sadios 40 360 400 Total 120 380 500

14

QUESTO 35 A especificidade do teste : a) b) c) d) 20% 24% 90% 95%

QUESTO 36 Com relao ao risco de aquisio de patgenos veiculados pelo sangue por meio de um acidente perfurocortante, assinale a alternativa CORRETA: a) b) c) d) HIV > Hepatite B > Hepatite C. HIV > Hepatite C > Hepatite B. Hepatite C > Hepatite B > HIV. Hepatite B > Hepatite C > HIV.

QUESTO 37 Segundo o Consenso Brasileiro de AIDS de 2004, o tratamento de pacientes HIV Positivo indicado em pacientes: a) b) c) d) Assintomticos com CD4 > 500 cels/mm. Sintomticos independente da contagem de CD4. Assintomticos com CD4 entre 200- 350 cels/mm. Com carga viral Elevada > 100 000 copias, independente do CD.

QUESTO 38 No teste Bsico do Pezinho, podemos afirmar, EXCETO: a) b) c) d) Faz-se a pesquisa HIV. Dosa-se a tripsina neonatal. Dosa-se TSH e T4 neonatal. Faz-se a triagem hemoglobinopatias neonatal.

15 QUESTO 39 Resoluo - RDC n 306, de 7 de dezembro de 2004, DOU, de 10/12/2004 - Dispe sobre o Regulamento Tcnico para o gerenciamento de resduos de servios de sade (RSS). O gerenciamento dos RSS constitui-se em um conjunto de procedimentos de gesto, planejados e implementados a partir de bases cientficas e tcnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produo de resduos e proporcionar aos resduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando proteo dos trabalhadores, a preservao da sade pblica, dos recursos naturais e do meio ambiente. O gerenciamento deve abranger todas as etapas de planejamento dos recursos fsicos, dos recursos materiais e da capacitao dos recursos humanos envolvidos no manejo dos RSS. A seqncia mais lgica dessas aes : a) Manejo, Segregao, Acondicionamento, Identificao, Transporte interno, Armazenamento temporrio, Tratamento, Armazenamento externo, Coleta. b) Manejo, Acondicionamento, Identificao, Transporte interno, Armazenamento temporrio, Tratamento, Armazenamento externo, Coleta e Transporte externo. c) Manejo, Segregao, Acondicionamento, Identificao, Transporte interno, Armazenamento temporrio, Armazenamento externo, Coleta e Transporte externo. d) Manejo, Segregao, Acondicionamento, Identificao, Transporte interno, Armazenamento temporrio, Tratamento, Armazenamento externo, Coleta e Transporte externo. QUESTO 40 Quanto ao teste do Peptdeo C, CORRETO afirmar: a) b) c) d) Glucagon e insulina NPH no interferem no teste. O nvel de peptdeo C no influenciado pelo uso hipoglicemiante oral. A dosagem do peptdeo C afetada pela presena de anticorpos anti-insulina. A secreo endgena da insulina melhor avaliada pela dosagem do peptdeo C, que co-secretado pelas clulas beta pancreticas, em concentraes equimolares, com a insulina.

QUESTO 41 Com relao peritonite bacteriana espontnea (PBE), CORRETO afirmar: a) b) c) d) Febre, dor abdominal e sinais de peritonismo so fundamentais para o diagnstico de PBE. A PBE ocorre, principalmente, em ascites com baixo teor de protena, como verificado nos cirrticos e nefrticos. A cultura do lquido asctico revela, com freqncia, mais de um tipo de agente infeccioso, em geral bactrias gram positivas e gram negativas. A contagem de clulas do lquido asctico em torno 150 clulas/mm com 60% de polimorfonucleares e 40% de outras clulas indicativa do diagnstico.

16

QUESTO 42 Para realizarmos a cultura de escarro, visando ao isolamento do bacilo de Koch, devemos tratar a amostra com: a) b) c) d) Soda a 4%. Fenol a 5%. Formol 10%. lcool a 40%.

QUESTO 43 A seqncia compatvel com o tempo de vida das clulas sangneas e compartimentos : a) Hematias (120 dias), Plaquetas (10 dias), Granulcitos (horas), Linfcitos B (horas), Linfcitos T (anos). b) Hematias (120 dias), Plaquetas (10 dias), Granulcitos (dias), Linfcitos B (horas), Linfcitos T (dias). c) Hematias (10 dias), Plaquetas (10 dias), Granulcitos (10 horas), Linfcitos B (horas), Linfcitos T (anos). d) Hematias (10 dias), Plaquetas (10 dias), Granulcitos (10horas), Linfcitos B (10 horas), Linfcitos T (10 anos). QUESTO 44 Segundo o Ministrio da Sade, na Portaria n 59, de janeiro de 2003, para triagem sorolgica da infeco pelo HIV, recomendada, na etapa I, a realizao, EXCETO: a) O imunoensaio no poder ser de avaliao rpida. b) Imunoensaio em soro ou plasma que dever ser capaz de detectar anticorpos anti-HIV 1 e 2. c) O segundo imunoensaio no necessita ter princpio metodolgico e/ou antgeno diferente do primeiro imunoensaio. d) As amostras reagentes ou inconclusivas devem ser submetidas ao segundo imunoensaio, em paralelo ao teste de Imunofluorescncia indireta para o HIV ou ao teste imunoblot para o HIV. QUESTO 45 No diagnstico da febre tifide, depois da segunda semana da doena, realiza-se: a) b) c) d) Coprocultura. Hemocultura. Reao de Widal. Reao de Widal e Hemocultura.

17

QUESTO 46 Para o diagnstico da Esquistossomose Mansnica, a maneira mais segura : a) b) c) d) Fezes + Sorologia. Sorologia e cultura. Exame de fezes e bipsia retal. Exame de fezes + intradermorreao.

QUESTO 47 Na doena de Chagas, os hospedeiros intermedirios e definitivos do parasita so, respectivamente: a) b) c) d) O homem e o inseto vetor. O inseto vetor e o homem. Alguns vertebrados (macacos e tatus) e o inseto vetor. O inseto vetor e alguns vertebrados (macacos e tatus).

QUESTO 48 A reao sorolgica FTA-ABS-IGM utilizada para: a) b) c) d) Diagnstico do cancro duro. Diagnstico do cancro misto. Diagnstico de sfilis terciria. Diagnstico de sfilis congnita.

QUESTO 49 Considerando-se os valores de normalidade dos marcadores bioqumicos de leso miocrdica: - Troponina (0,5 a 1,0 ng/ml) - CPK massa (at 3,0 ng/ml) - Mioglobina (at 70 ng/ml) qual dos perfis enzimticos abaixo seria o esperado em um paciente atendido em PA , e cuja coleta de sangue se realizou 1 hora e 30 minutos aps o episdio de dor precordial e cujo eletrocardiograma mostra supra-desnivelamenmto do Segmento ST de 4 mm de V1 a V6 e D1 e AVL? a) b) c) d) Troponina: 100; CPK massa: 7,0; Mioglobina: 500. Troponina: 0,5; CPK massa: 3,5; Mioglobina: 500. Troponina: 0,5; CPK massa: 2,0; Mioglobina: 50. Troponina: 0,5; CPK massa: 3,0; Mioglobina: 70.

18

QUESTO 50 Analise as seguintes afirmativas sobre a hansenase e identifique-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas: (1) A hansenase altamente contagiosa por contatos domiciliares. (2) O mycobacterium leaprae facilmente cultivvel em meio laboratorial. (3) Lepra lepromatosa pode resultar da ausncia de resposta seletiva dos linfcitos T ao antgeno de mycobacterium leprae. (4) Nervos perifricos palpveis so usualmente encontrados nos pacientes com lepra lepromatosa. (5) Numerosos microrganismos so caractersticos das leses. A opo CORRETA : a) b) c) d) Todas so falsas. Todas so verdadeiras. Somente (3) e (4) so verdadeiras. Somente (1), (3) e (4) so verdadeiras.

ATENO
COM SUA ESCRITA HABITUAL, TRANSCREVA, PARA O ESPAO RESERVADO PELA COMISSO, NA FOLHA DE RESPOSTAS, A SEGUINTE FRASE: Responsabilidade social: prioritrio que todas as empresas sejam responsveis pelo bem-estar de sua comunidade.

You might also like