You are on page 1of 5

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2 VARA CVEL DA COMARCA DE ARAX(MG).

Processo n040.04.027023-9

UERMESON JOS DE OLIVEIRA, j qualificado nos autos da AO DE BUSCA E APREENSO, que lhe move BV FINANCEIRA S.A CRDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO, tambm qualificada, vem, respeitosamente presena de Vossa Excelncia apresentar sua CONTESTAO, pelo que passa a expor e no final requer: PRELIMINAR cedio que a inicial deve ser elaborada dentro de um silogismo lgico, de maneira a possibilitar a ampla defesa e a apreciao da lide pelo Judicirio. A pea inaugural da financeira no traz questes fundamentais, tais como, valores j pagos pelo requerido, forma de apurao, critrio de cobrana de juros e de atualizao monetria. A Requerente no demonstra a evoluo da dvida, no traz um demonstrativo discriminado e atualizado do seu suposto crdito, e no deduz e nem devolve ao requerido as parcelas que j foram pagas, como bem lhe fazia caber. Diante do acima exposto, pela falta de indicao clara do valor atual do suposto crdito do autor, parcelas j pagas, parcelas vincendas, forma de apurao, taxa de juros, restituio das parcelas pagas, tudo de molde a possibilitar a ampla defesa do requerido, requer a extino do processo, sem julgamento do mrito, na forma do contido no artigo 267, IV, do Cdigo de Processo Civil. MRITO Embora intransponveis os bices apontados ao andamento do processo, que dever ser extinto de imediato pela demonstrada falta de condies e requisitos da ao proposta, por fora do principio da eventualidade e com o elevado propsito de colaborar na busca da verdade na feitura da justia apresenta o requerido sua defesa de mrito, aduzindo o seguinte:

O requerido j pagou 09 parcelas do contrato, no valor total de R$ 2.221,74 ou seja 60% do valor que financiou. Assim a financeira, somente poderia proceder a Busca e Apreenso e posterior Depsito do Veculo, se tivesse restitudo ao requerido, o valor das parcelas acima, que j esto inteiramente quitadas, conforme a prpria inicial. Desta forma, no h que se falar em direito de apreender, remover ou depositar o bem alienado fiduciariamente ao requerido, em funo de sua inadimplncia, consoante determinao contida no artigo 53, do Cdigo de Defesa do Consumidor, que assim, prescreve, in verbis: Nos contratos de compra e venda de mveis ou imveis, mediante pagamento em prestaes, bem como nas alienaes fiducirias em garantia, consideram-se nulas de pleno direito as clusulas que estabeleam a perda total das prestaes pagas em benefcio do credor que, em razo do inadimplemento, pleitear a resoluo do contrato e a retomada do produto alienado. Por estas razes e em conseqncia das parcelas j pagas, diante da ausncia da restituio das parcelas j quitadas ao requerido, este requer a Vossa Excelncia seja extinto o processo, com julgamento de mrito, com base no contido no artigo 169, I, Segunda parte do CPC, pela rejeio do pedido do requerente. Todavia, caso, Vossa Excelncia entenda de forma diversa, para acolher o pedido do requerente, o que se admite apenas por argumento, que sejam restitudas ao requerido, todas as parcelas que foram pagas ao requerente, com juros e correo monetria. DA NULIDADE DO CONTRATO E SUAS CLUSULAS. No caso presente, ilustre Juiz, o visvel cerceamento de defesa imposto pelo ranoso Decreto 911/69, paira sobre o sossego e sobre o patrimnio do requerido, podendo ele vir a sofrer injustificvel e extremada violncia em razo do que o pacto de garantia corporificada na alienao fiduciria dever ser declarado nulo, assim como as clusulas contratuais, nos moldes dos pedidos ora formulados, especialmente quando sabe que essa alienao na verdade, apenas mascara mtuo usurrio. Ademais, tais clausulas, so leoninas, abusivas, nulas de pleno direito. Sua admisso constitui-se em afronta literal disposio constitucional e

legal, permitindo o enriquecimento ilcito, o que vedado por nosso direito. E, nesse sentido nos esclarece o renomado Jurista Caio Mrio da Silva Pereira, in verbis: ... vinculadas as partes aos termos da avena, so muitas vezes levadas, pelas foras incoercveis das circunstncias extremas, a situaes de extrema injustias, conduzindo o rigoroso cumprimento obrigado ao enriquecimento de um e ao sacrifcio do outro. Todo contrato previso, e em todo contrato h margens de oscilao do ganho e da perda... Mas, quando ultrapassado o grau de razoabilidade, que o jogo da livre concorrncia tolera, e atingido o plano de desequilbrio, no pode omitir-se o homem do direito, e deixar que, em nome da ordem jurdica e por amor ao princpio da obrigatoriedade de um contrato, um dos contratantes leve o outro a runa completa, e extraia para si o mximo de benefcio... (Instituies de Direito Civil, vol. III, 9 ed., Forense, pg 108/109) A ningum dado escusar do cumprimento da lei, especialmente quando se trata de norma constitucional, como demonstrado, o que patente, no comportando qualquer dvida a nulidade de clusula contratual ora atacada especialmente a da famigerada alienao fiduciria, em que procura o requerente utilizar-se da justia como meio de saciar sua sede de enriquecer-se ilicitamente, custa do mais fraco. Nossa Lei Civil Substantiva introduziu o conceito de FUNO SOCIAL DO CONTRATO (Arts. 157, 421, 422 e 423), que permite o cancelamento de acordos e contratos com prestaes excessivamente onerosa para uma das partes como ocorre no caso em analise em que, evidencia, ocorreu acontecimento imprevisvel que veio impedir que o ora contestante pagasse a prestao reclamada, apesar de evidentemente onerosa, em que a taxa de juros e multa foram cobradas em valor superior ao permitido por lei. No se concebe agora, em s conscincia, queira o autor se valer do Decreto 911/69, forcejando os fatos, como convm ao seu interesse, exigir o recebimento do dbito restante, do qual j recebeu boa parte, e traz, como conseqncia, em ltima anlise , o aniquilamento, moral e financeiro, do contestante.

Desta forma, tem-se que levar em conta, na analise de um negcio jurdico, o seu desenvolvimento til e justo. Na atual conjuntura econmica do Pas, funcionrias e as pessoas que se vem na contingncia de procurar Instituies Financeiras e empresas de Consrcios, ficam, depois de algum tempo normalmente exguo merc destas. Este fato resultado de uma poltica absurda, que prejudica aqueles que querem produzir e favorece aos especuladores, e, principalmente, de uma viso tradicional da autonomia da vontade, que esquece o lado dinmico do vnculo obrigacional e prende os contratantes ao momento da formao, ou declarao, sem cuidar da sua evoluo. Desta forma em que o contestante esta sendo obrigado a cumprir com os absurdos existentes no contrato, impe-se a interveno do Poder Judicirio para que, com a autoridade que, merecidamente, detentor, impea que a pretenso inicial seja resolvida mediante presso insuportvel. CONCLUSO Logo, conclui-se com clareza, que os pedidos formulados na inicial desmerecem acolhimento, pelas relevantes razes acima expendidas, pois revestidos de gritantes irregularidades, a influenciar, decisivamente, no s na formao da avena, como sensvel repercusso no prprio valor da dvida contratada, importando, pois seja apurada a real e justa importncia da obrigao a ser efetivamente suportada pelo ora contestaste. DIANTE DO EXPOSTO, requer o contestante se digne Vossa Excelncia de: a) Acolher a preliminar descrita, que conduzir inexoravelmente extino do processo, sem julgamento de mrito, na forma do contido no inciso IV do artigo 267 do CPC, julgando, via de conseqncia, integralmente improcedentes os pedidos aduzidos na pea de ingresso, reconhecendo-se a nulidade das clusulas contratuais com encargos ilegais, condenando-se o autor, em qualquer das hipteses, ao pagamento das custas, despesas processuais e honorrios advocatcios que forem arbitrados ( 3, artigo 20, do CPC). b) Declarar a nulidade do contrato de alienao fiduciria do veculo, caracterizado na inicial, bem como das clusulas que imputam encargos ilegais e abusivos, tendo em vista que o autor no restituiu o requerido das parcelas que j foram integralmente quitadas. c) Caso Vossa Excelncia entenda de forma diversa, o que se admite apenas ad argumentandum, que sejam integralmente restitudas ao requerido, todas as parcelas por ele pagas. d)Seja determinado por Vossa Excelncia percia contbil financeira visando a exata apurao de todos os valores do contrato, a ser efetivada por Perito nomeado por esse nclito Juzo.

Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente pericial, contbil e financeira, oitiva de testemunhas, depoimento pessoal do representante da requerente, sob pena de confisso, juntada de documentos (CPC art. 397), bem como outras provas em direito admitidas e que sejam pertinentes e relevantes instruo da causa. Termos em que, Pede Deferimento. Arax(MG), 07 de junho de 2.012

BRUNA CRISTINA CARDOSO OAB/MG 111.263

You might also like