You are on page 1of 2

Sistemas Operacionais antigos

Hoje em dia existe muitos sistemas operacionais prticos, seguros, eficientes, e com um bom desempenho. Antigamente os sistemas operacionais eram muito complexos, to complexos que ainda no eram usados em casa s programadores usavam eles. Cada sistema foi evoluindo at os dias de hoje. Aqui vai uma boa lista dos sistemas operacionais criados nos anos 60, onde ter um computador era s tarefa de programadores e grandes empresas que precisavam. CTSS (Compatible Time-Sharing System, sistema compatvel de tempo compartilhado) era um dos primeiros sistemas, foi desenvolvido no centro de computao da MIT, ele foi demonstrado primeiramente em 1961, e foi at 1972 operado na MIT. Foi Fernando J. Corbat lder do projeto. TSS (Time Sharing System, sistema de tempo compartilhado) refere-se a utilizar um recurso entre muitos usuarios de multitasking. Desenvolvido pela IBM Multics (Multiplexed Information and Computing Service, servio multiplexed de informao e computao) era um sistema modular, montado em uma bancada de processadores, mas tarde iria se tornar o Unix, deselvolvido pela MIT, GE e Bell Laboratories, que seria o Sucessor do CTSS. CP/CMS( Control Program/Conversational Monitor System, programa de controle/sistema monitor conversacional) era um sistema de tempo compartilhado, tenha um excelente desempenho e caractersticas avanadas, eventualmente evoluiu para o sistema operacional VM (Virtual Machine, mquina virtual) da IBM, desenvolvido pelo Cambridge Scientific Center da IBM. Alguns outros que passaram na historia, foi o Unix, ele era o sucessor do Multics. O Unix foi desenvolvido pela MIT, a GE e o Bell Laboratories usando o sistema CTSS para desenvolver um sucessor do prprio Multics. Ele foi um programa notvel por ter sido o primeiro grande sistema operacional escrito primariamente em uma linguagem de alto nvel(EPL estruturada segundo o modelo PL/1 da IBM) e no uma linguagem de montagem (Assembly, j que a maioria dos sistemas eram escrito nessa linguagem naquela poca). Os projetistas do Unix aprenderam com essa experincia, criaram a linguagem de alto nvel C, especificamente para Unix(as linguagens C de hoje podem ser usado em todos os sistemas operacionais, mas mais especificamente para Linux/BSD etc). Uma grande famlia de sistemas operacionais baseados no Unix foi criada, entre elas est, Linux, BSD (Berkeley Software Distribuition), Solaris da Sun, UX da HP, AIX da IBM, entre outros. Os criadores do Unix foram Dennis Ritchie e Ken Thompson.

Interface grfica.
Antigamente os sistemas operacionais no tinham grficos, ento a maioria era por comandos. No centro de pesquisa do Xerox em Palo Alto (Califrnia USA), cria a primeira interface grfica com cones. Mais tarde essas idias foram aproveitadas no Xerox-Alto e Xerox-Star. Alguns anos depois, o sistema da Xerox apresentado a Steve Jobs, que tinha ido visitar os Laboratrio da Xerox. Ele fez os engenheiros da Apple Computer Inc (empresa fundada por ele) melhorar aquela interface com o computador Lisa. Mas tarde os engenheiros da Apple criaram o Macintosh que tinha uma interface grfica e um mouse. Outras interfaces grficas foram criadas como a do Windows 3.0 que fez a Microsoft Competir com a Apple, assim surgiram tambm os Ambientes para Unix. O KDE(K Desktop Environment) software com origem da Alemanha. Foi o primeiro GUI (Grafical User Interface, interface grfica do usurio) para Linux/BSD e ensiguida foi criado o projeto GNOME que era uma alternativa para que queria uma outra interface diferente do KDE. Hoje em dia existe varias e varias interface grficas para o Unix, como foi mencionado o KDE, Gnome, FluxBox, OpenBox, BlackBox, IceWM, XFCE e at a interface brasileira criada pelo Alfredo Kojima o WindowMaker. No MacOSX (sistema operacional criado para os Macs desenvolvido pela

Apple) o nome da interface padro o Aqua, o nome da interface grfica do OS/2 (antigo sistema operacional da IBM para rodar em PS/2 e depois em PCs comuns) era o Workplace Shell, e do Windows o Windows, que era a interface grfica (Windows) sobre o sistema operacional (MS-DOS).

Sistemas Operacionais nos dias de Hoje.

Tem uma boa e variante de sistemas operacionais hoje em dia e cada dia est mais completo, hoje a maioria de tudo computador. O OS/2 e o Windows, foram rivais 1990, tendo assim dois sistemas operacionais para rodar em PC. Por varias falhas da IBM em marketing para o investimento do OS/2, o Windows 95 ganhou muito o mercado, praticamente o Windows 95 ganhou 80% de sistemas operacionais. Mas comprar um computador PC com um OS/2 era pouco vivel, que tinha poucos suportes e poucos programas para uso domestico, e sem muito marketing o OS/2 estava perdendo cada dia o mercado. Ainda mais com a nova chegada do Linux. Em julho de 2005 a IBM tinha anunciado a descontinuidade do OS/2. O Linux um sistema do tipo Unix, ele foi baseado no Minix que era o cdigo-fonte do Unix aberto. O desenvolvido do Linux era o Linus Torvalds. A histria do muito interessante, ele surgiu de uma forma despretensiosa, foi um projeto de um estudante finlands (Linus Torvalds). As maiorias dos sistemas so desenvolvidas como projeto de concluso de algum curso ou apenas um hobby. O Linux dado com o Kernel um ncleo de sistema operacional, quando falamos Linux s o kernel (ou o ncleo), quando falamos GNU/Linux a distribuio ou um Sistema Operacional do tipo Linux. Em 1991 a Free Software Fundation ainda estava dando os primeiros passos no desnvolvimento do Hurd ( um ncleo diferente do Linux, existe uma distribuio em teste ainda do GNU/Hurd, o Debian/Hurd), enquanto o Linux era utilizvel desde suas primeiras verses. O grande fato do cdigo-fonte estar disponvel e poder ser utilizado de grande forma liberal permitiu que muitos desenvolvedores passassem a trabalhar com ele, ainda em fase embrionria, adicionando vrios e vrios recursos novos, num ritmo muito rpido. Hoje em dia o GNU/Linux usado em computadores pessoas, a maior parte dos servidores de internet usado em Linux. O MacOSX pouco usado hoje em dia j que ele so roda em computadores criado pela Apple. Mas ele muito usado em gravadoras, estdios de filmagem. Antigamente o Mac OS tinha uma denominao como System 4, System 7, a partir da verso 7.6 que teve o nome de Mac OS, na sua verso X(10) que teve um marco no sistema operacional, o seu ncleo foi baseado em Unix, e teve o nome de Darwin, e passou a ser baseado no Unix BSD.

You might also like