You are on page 1of 33

Introduo

inda que este livro toque em diversas doutrinas maiores ( como Deidade, Batismo nas guas, etc.) encontradas em Apocalpse, captulos um ao trs, seu tema principal a promulgao de um estudo detalhado das Sete Eras da Igreja. Isto necessrio para estudar e entender o resto de Apocalpse, porque das Eras vm os Selos, e dos Selos vm as Trombetas, e das Trombetas as Taas. Como a primeira exploso de uma vela romana, as Eras da Igreja chegam com uma poderosa iluminao, inicial, sem a qual no poderia haver mais luz. Porm, uma vez que o brilho das Sete Eras da Igreja dado por Revelao Divina, segue luz sobre luz, at que a revelao completa se abra amplamente ante nossos olhos maravilhados; e ns, edificados e purificados por meio de Seu Esprito, somos aprontados para Sua gloriosa apario, mesmo nosso Senhor e Salvador, o nico Deus Verdadeiro, Jesus Cristo. Esta composio est na primeira pessoa, como uma Mensagem de meu corao aos coraes do povo. Se tem tido grandes cuidados em pr em maiscula todos os nomes, ttulos e pronomes, etc, que tm relao com a Deidade, e tambm as palavras Bblia, Escritura e Palavra, conforme achamos justo, por se falar da majestade e Pessoa de Deus e Sua Santa Palavra. Minha orao a bno de Deus sobre cada crente; e que a iluminao do Esprito Santo seja a poro especial de cada um.

William Marrion Branham

AS SETE ERAS DA IGREJA

A Revelao de Jesus Cristo

Revelao de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a Joo seu servo; O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. Bem-aventurado aquele que l, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela esto escritas; porque o tempo est prximo. Joo s sete igrejas que esto na sia: Graa e paz seja convosco da parte daquele que , e que era e que h de vir, e da dos sete espritos que esto diante do seu trono; E da parte de Jesus Cristo, que a fiel testemunha, o primognito dos mortos e o prncipe dos reis da terra. quele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glria e poder para todo sempre. Amm. Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o ver, at os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentaro sobre ele. Sim. Amm. Eu sou o Alfa e o mega, o princpio e o fim, diz o Senhor, que , e que era, e que h de vir, o Todo Poderoso. Eu, Joo, que tambm sou vosso irmo e companheiro na aflio e no reino, e pacincia de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da Palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo. Eu fui arrebatado em esprito no dia do Senhor, e ouvi detrs de mim uma grande voz, como de trombeta, Que dizia: O que vs, escreve-o num livro, e envia-o s sete igrejas que esto na sia: a feso, e a Smirna, e a Prgamo, e a Tiatira, e a Sardo, e a Filadlfia, e a Laodicia. E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiais de ouro.

A REVELAO DE JESUS CRISTO

E no meio dos sete castiais um semelhante ao Filho do homem, vestido at aos ps de um vestido comprido, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabea e cabelos eram brancos como a l branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; E os seus ps, semelhantes a lato reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha e a sua voz como a voz de muitas guas. E ele tinha na sua destra sete estrelas, e da sua boca saa uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua fora resplandece. E eu, quando o vi, ca a seus ps como morto; e ele ps sobre mim a sua destra, dizendo-me: No temas: Eu sou o primeiro e o ltimo. E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amm. E tenho as chaves da morte e do inferno. Escreve as coisas que tens visto, e as que so, e as que depois destas ho de acontecer: O mistrio das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiais de ouro. As sete estrelas so os anjos das sete igrejas, e os sete castiais, que viste so as sete igrejas. Apocalpse l: l - 20.

Introduo ao Captulo Um
Revelao de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a Joo seu servo; O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. Bem-aventurado aquele que l, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela esto escritas; porque o tempo est prximo. Apocalpse l: 1 - 3

4
2

AS SETE ERAS DA IGREJA

O escriba, no o autor, deste livro So Joo o divino. Historiadores concordam em que ele viveu a ltima parte de sua vida em feso, embora no tempo em que escreveu este livro, ele estava na Ilha de Patmos. Este livro no a histria da vida de Joo, mas a revelao de Jesus Cristo nas eras futuras da Igreja. No versculo trs chamado uma "profecia" e isso precisamente o que .
3

Quase sempre, este livro chamado a Revelao de So Joo, porm isso incorreto. a revelao de Jesus Cristo, dada a Joo para os cristos de todas as eras. o nico livro em toda a Bblia que escrito pelo prprio Jesus, atravs de um aparecimento pessoal a um escriba.
4

o ltimo livro da Bblia, no entanto, relata o princpio e o final das dispensaes do Evangelho.
5

Agora, a palavra grega para revelao "apocalpse" que quer dizer "tirando o vu ". Tirando o vu se ilustra perfeitamente no caso de um escultor mostrando sua obra esculpida, expondo-a ao expectador. um descobrimento, revelando o que previamente estava escondido. Agora, o descobrimento no somente a revelao da Pessoa de Cristo, mas a revelao de Suas Obras futuras nas sete eras vindouras da igreja.
6

A importncia da revelao pelo Esprito, a um verdadeiro crente, nunca poder ser super-enfatizada. A Revelao significa para voc mais do que talvez se d conta. Agora, eu no estou falando deste livro de Apocalpse e voc, estou falando de toda revelao. tremendamente importante para a Igreja. Recorda voc de Mateus 16: 13 - 18, onde Jesus fez esta pergunta a seus discpulos: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns Joo Batista, outros Elias, e outros Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vs, quem dizeis que eu sou? E Simo Pedro, respondendo, disse: Tu s o Cristo, o Filho de Deus vivo. E Jesus , respondendo, disse-lhe: Bem aventurado s tu, Simo Barjonas, porque to no revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que est nos cus. Pois tambm eu te digo que tu s Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra ela.
7

Os catlicos romanos dizem que a igreja est edificada sobre Pedro. Agora,

A REVELAO DE JESUS CRISTO

isso verdadeiramente carnal. Como poderia Deus edificar a Igreja sobre um homem to indeciso que negou ao Senhor Jesus e at praguejou ao faz-lo? Deus no pode edificar Sua igreja sobre nenhum homem nascido de pecado. E no foi sobre alguma pedra ali como se Deus houvesse santificado a terra naquele lugar. E no como dizem os protestantes, que a Igreja est edificada sobre Jesus. sobre a revelao. Leia-o como est escrito: "No to revelou a carne nem o sangue, mas meu Pai to revelou, e sobre esta pedra ( a revelao ) edificarei minha igreja". A Igreja est edificada sobre a revelao - sobre o Assim Diz o Senhor.
8

Como soube Abel que devia fazer para oferecer um sacrifcio perfeito a Deus? Por f ele recebeu a revelao do sangue. Caim no tinha tal revelao ( ainda que tivesse um mandamento ), assim sendo no podia oferecer um sacrifcio perfeito. Foi a revelao de Deus o que fez a diferena, e concedeu a Abel a Vida Eterna. Agora, voc pode receber o que diz o pastor, o que o seminrio ensina. E ainda que o ensinem com eloquncia, enquanto Deus no revela a voc que Jesus o Cristo, e que voc purificado pelo sangue, e que Deus Seu Salvador, voc nunca ter Vida Eterna. a revelao espiritual que o faz.
9

Agora, eu digo que este livro de Revelao a revelao de Jesus e o que Ele est fazendo atravs das Sete Eras da Igreja. uma revelao porque os prprios discpulos no conheciam estas verdades registradas. No lhes havia sido previamente revelado. Voc recorda que eles vieram a Jesus no livro dos Atos e lhe perguntaram: "Restituirs o reino a Israel neste tempo?" E Ele lhes disse: "No vos compete saber os tempos ou pocas". Aqueles homens ainda estavam pensando em Jesus com um reino terreno. Porm era um reino espiritual o que Ele ia edificar. Ele mesmo no lhes podia declarar Sua posio no reino, porque o Pai no o havia revelado. Porm logo, depois de Sua morte e ressurreio, e neste preciso tempo de seu ministrio intercessrio, Ele pde mostrar aqui nesta revelao de Si mesmo a Joo, o que faria e significaria Sua glria e presena na Igreja.
10

Nesta revelao Ele nos diz como ser o fim do diabo. Ele nos diz como que vai lidar com o diabo e lan-lo no lago de fogo. Ele revela o fim dos mpios, os quais seguem a Satans. Satans odeia isso.
11

Tem notado voc como Satans odeia dois dos livros da Bblia mais que todos os demais? Por meio dos telogos liberais e falsos cientistas, ele sempre est atacando o livro de Gnesis e o livro de Apocalpse. Em ambos os livros encontramos a origem de Satans, suas obras terrveis e sua destruio. Por isso que ele os ataca. Ele aborrece ser descoberto, e nestes livros ele tem sido descoberto exatamente como . Jesus disse de Satans: "Ele no tem parte comigo, e eu no tenho parte com ele". O diabo gostaria de provar que isto

AS SETE ERAS DA IGREJA

diferente; porm no pode, assim sendo ele faz tudo que pode para destruir nossa confiana na Palavra. Porm quando a igreja descr em Satans e cr na revelao do Esprito da palavra, as portas do inferno no podem prevalecer contra ela.
12

Permitam-me incluir aqui um exemplo de meu prprio ministrio. Todos sabem que este dom que se manifesta em minha vida, sobrenatural. um dom pelo qual o Esprito Santo pode discernir as enfermidades e os pensamentos dos coraes dos homens, e outras coisas escondidas que s Deus poderia saber e ento revel-las a mim. Gostaria que voc pudesse estar comigo e ver os rostos das pessoas quando Satans sabe que vai ser descoberto. Agora, no estou me referindo s pessoas. ao domnio que Satans exerce em suas vidas por meio do pecado, da indiferena e da enfermidade. Mas oxal pudesse voc ver seus rostos! Quando Satans sabe que vai ser descoberto, certas mudanas muito estranhas se manifestam nos rostos das pessoas. Satans tem mdo. Ele sabe que o Esprito de Deus est a ponto de mostrar suas obras ao povo. Por isso que ele odeia tanto estas reunies. Quando se mencionam nomes e se revelam enfermidades. Satans odeia isso. Agora, que isto? No adivinhao de pensamentos, no telepatia, nem to pouco bruxaria, uma revelao por meio do Esprito Santo. Essa a nica maneira pela qual eu o posso saber. Naturalmente a mente carnal o chamar de tudo, menos do Esprito Santo.
13

Permitam-me mostrar-lhes outra razo pela qual Satans odeia este livro da Revelao de Jesus Cristo na Igreja. Ele sabe que Jesus Cristo o mesmo ontem, hoje e eternamente, e que no muda. Ele sabe isso melhor que noventa por cento dos telogos. Ele sabe que como Deus imutvel em Sua natureza, ento ele igualmente imutvel em Seus modos. Assim sendo Satans verdadeiramente sabe que a igreja original ( de Pentecostes ) com o poder de Deus ( Marcos l6 em operao ) a Igreja Verdadeira que Jesus reclama como Sua. Tudo o mais falso. Tem que ser.
14

Agora, recordem isto: Cristo na Igreja verdadeira a continuao do livro dos Atos. Porm o livro de Apocalpse mostra como que o esprito do anticristo entraria na Igreja e a corromperia, convertendo-a assim numa igreja morna, formal e sem poder.
15

Isto descobre a Satans, revelando suas obras ( seu intento de destruir ao povo de Deus e desacreditar a Palavra de Deus ) at o momento em que ele for lanado no lago de fogo. Ele combate isso. No pode suport-lo. Ele sabe que se o povo recebe a revelao verdadeira da Igreja verdadeira e o que ela , o que ela representa e como ela pode operar as obras maiores, ela ser um exrcito invencvel. Se eles recebem uma revelao verdadeira dos dois espritos dentro da estrutura da Igreja Crist, e por meio do Esprito de Deus discernem e resistem aos espritos do anticristo, Satans estar sem poder ante ela. Ele

A REVELAO DE JESUS CRISTO

estar to frustrado como o esteve quando Cristo resistiu seus mltiplos esforos por obter poder sobre Ele no deserto. Sim, Satans odeia a revelao. Porm ns amamos. Com a verdadeira revelao em nossas vidas, as portas do inferno no podem prevalecer contra ns; porm ns prevaleceremos contra ela.
16

Recordaro que mencionei ao princpio desta mensagem que este livro que estamos estudando a revelao real de Jesus na Igreja e Sua obra nas eras futuras. Ento mencionei que somente por meio do Esprito Santo obteremos revelao, ou nos passar por alto. Unindo estes dois pensamentos, veremos que no ser somente estudo e pensamento natural o que far com que este livro seja real. Se necessitar da operao do Esprito Santo. Isso quer dizer que este livro no pode ser revelado a ningum mais que a um povo especial. Ser uma classe de gente com percepo proftica. Necessitar de habilidade para ouvir de Deus. Necessitar de instruo sobrenatural, no somente um estudante comparando versculo com versculo, embora isso seja bom. Porm um mistrio requer a revelao do Esprito ou nunca ser claro. Como necessitamos ouvir de Deus, e abrir nossos coraes e chegar a estar rendidos ao esprito para ouvir e entender!
17

Como j tenho dito, este livro ( Revelao ) a consumao das Escrituras. Est mesmo colocado exatamente no cnon das Escrituras - no final. Agora, voc pode entender porque que diz que todo aquele que o l ou mesmo o ouve, bem-aventurado. a revelao de Deus que dar a voc a autoridade sobre o diabo. E voc pode ver porque que aqueles que acrescentam ou tiram dela, sero condenados. Ter que ser assim porque quem pode acrescentar ou tirar da revelao perfeita de Deus e vencer ao inimigo? Isto simples. No h nenhum poder to prevalecedor como a revelao da Palavra. Vem? No versculo trs, uma bno prometida para aqueles que prestam ateno especial a este livro. Eu penso que isso se refere ao costume no Antigo Testamento dos sacerdotes que liam a Palavra para a congregao pela manh. Vem? Muitos no podiam ler, e os sacerdotes tinham que ler a Palavra para eles. Somente lendo a Palavra para eles, e a bno estava ali. No fazia diferena se fosse lida ou ouvida.
18

"Porque o tempo est prximo ". Realmente o tempo no estava prximo. Na sabedoria e previdncia de Deus, esta revelao to tremenda ( embora plenamente conhecida de Deus ) no podia ser manifesta at ento. Assim sendo, imediatamente aprendemos uma regra: A revelao de Deus para cada era pode vir somente naquela era, e num tempo especfico. Verifiquem a histria de Israel. A Revelao de Deus a Moiss, veio num determinado momento da histria; e ainda mais especificamente, veio quando o povo clamava a Deus. Jesus mesmo veio no cumprimento do tempo. Sendo Ele a Revelao completa da divindade. E nesta era ( de Laodicia ), a revelao de Deus vir no seu

AS SETE ERAS DA IGREJA

devido tempo. No se atrasar, nem to pouco se adiantar. Pense nisto e observe bem, porque hoje estamos no tempo do fim.

A Saudao
Joo, s sete igrejas que esto na sia: Graa e paz seja convosco da parte daquele que , e que era, e que h de vir, e da dos sete espritos que esto diante de seu trono. E da parte de Jesus Cristo, que a fiel testemunha, o primognito dos mortos e o prncipe dos reis da terra. quele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados. E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele a glria e poder para todo sempre. Amm.
19

A palavra "sia", realmente sia menor. uma terra pequena mais ou menos do tamanho de Indiana. As sete igrejas ali foram escolhidas especialmente dentre as demais igrejas por suas caractersticas, as quais seriam manifestas nas eras sucessivas, sculos depois.
20

Os sete Espritos ante o trono o Esprito que estava em cada um dos sete mensageiros, dando-lhes seu ministrio para a era em que cada um viveu.
21

Agora, todas estas expresses: "Aquele que ", "Aquele que era", "Aquele que h de vir", "A fiel Testemunha", "O Primognito dos mortos", "Prncipe dos reis da terra", "O Alfa e o mega", e "O Todo Poderoso ", so ttulos e descries de uma nica e mesma pessoa, que o Senhor Jesus Cristo, que nos lavou de nossos pecados em seu prprio sangue.
22

O Esprito de Deus, em Joo, se expressa assim para mostrar a Suprema Deidade de Jesus Cristo, e para revelar a deidade como um Deus. Hoje em dia h um tremendo erro, o qual ensina que h trs deuses em vez de um. Esta revelao como foi dada a Joo por Jesus mesmo, corrige esse erro. No que h trs deuses, mas um Deus com trs ofcios. H um Deus com trs ttulos: Pai, Filho e Esprito Santo. Esta poderosa revelao a que teve a igreja primitiva, e tem que ser restaurada neste ltimo dia juntamente com a frmula correta para o batismo em guas.
23

Agora, os telogos modernos no concordam comigo, segundo o que saiu publicado numa grande revista crist, a qual diz: "Esse ensino (sobre a Trindade)

A REVELAO DE JESUS CRISTO

se encontra no prprio centro e corao do Antigo Testamento. Est igualmente centralizado no corao do Novo Testamento. Tanto o Antigo como o Novo Testamento se opem idia de que h mais de um Deus; no obstante o Novo Testamento ensina com semelhante clareza que o Pai Deus, e o Filho Deus, e o Esprito Santo Deus, e que estes trs no so trs aspectos da mesma pessoa, mas trs pessoas numa verdadeira relao pessoal entre si mesmas. Ali temos a grande doutrina de Trs Pessoas, porm um Deus".
24

Tambm dizem: "Deus, segundo a Bblia, no somente uma pessoa, mas trs pessoas num Deus. Esse o grande mistrio da Trindade".
25

Certamente o ! Como podem trs pessoas serem um Deus? No somente no h lugar na Bblia para provar isto, mas esta doutrina mostra ainda uma falta de raciocnio inteligente. Trs pessoas distintas, embora de idntica substncia, so trs deuses, ou o idioma tem perdido o seu sentido completamente.
26

Escutem estas palavras outra vez: "Eu sou o Alfa e o mega, o princpio e o fim, diz o Senhor, que , que era e que h de vir, o Todo Poderoso". Isto Deidade. Isto no simplesmente um profeta, um homem, isto Deus. E no uma revelao de trs deuses, mas um Deus, o Todo Poderoso.
27

Ali no princpio da igreja no creram em trs deuses. Voc no pode encontrar essa classe de doutrina entre os apstolos. Foi depois da era apostlica que esta doutrina entrou e verdadeiramente chegou a ser uma doutrina fundamental no Conclio de Nicia. A doutrina da Deidade causou em Nicia uma separao em dois sentidos. E dessa separao sairam dois extremos. Um simplesmente foi ao politesmo, crendo em trs deuses; e o outro foi ao unitarismo. Naturalmente isto tomou um tempo para se desenvolver, porm sucedeu, e o temos hoje em dia. Porm a revelao atravs de Joo dada pelo Esprito s igrejas foi: "Eu sou o Senhor Jesus Cristo, e Eu sou a plenitude. No h nenhum outro Deus". E Ele ps Seu selo sobre esta revelao.
28

Considere isto: "Quem foi o Pai de Jesus? Mateus l: l8 diz: "Achou-se ter concebido do Esprito Santo". Porm Jesus mesmo disse que Deus era Seu Pai. Deus o Pai e Deus o Esprito Santo, como frequentemente expressamos, estes termos, fazem ao Pai e ao Esprito Um, e em verdade so Um, de outra maneira Jesus teve dois pais. Porm note que Jesus disse que Ele e Seu Pai eram Um no dois. Isso produz Um Deus.
29

Desde que isto seja histrica e escrituristicamente verdade, o povo pergunta de onde vieram os trs. Foi uma doutrina fundamental no Conclio de Nicia no ano 325 A.D. Esta trindade ( uma palavra absolutamente inescriturstica ) foi baseada sobre os muitos deuses de Roma. Os romanos tinham muitos deuses

10

AS SETE ERAS DA IGREJA

aos quais oravam. Tambm oravam a seus antepassados por consider-los como mediadores. Foi somente um passo para dar nomes novos a deuses antigos, e agora temos santos para torn-lo mais bblico. Assim sendo, em vez de Jpiter, Vnus, Marte, etc., temos a Paulo, Pedro, Ftima, Cristvo, etc., etc. Eles no podiam fazer com que sua religio pag funcionasse com um s Deus, portanto o dividiram em trs, e fizeram intercessores dos santos, tal como o haviam feito de seus antepassados.
30

Desde ento, o mundo no tem podido compreender que h somente um Deus com trs ofcios ou manifestaes. Sabem que h um Deus, segundo as Escrituras, mas eles procuram fazer a doutrina fantstica de que Deus como um cacho de uvas: Trs pessoas com a mesma Divindade distribuda igualmente entre todos. Porm aqui em Apocalpse diz plenamente que Jesus "O que ", "O que era", e "O que h de vir". Ele o Alfa e mega, o que significa que Ele o "A at o Z", ou melhor, o tudo. Ele o Todo Poderoso. Ele a Rosa de Saron, o Lrio dos Vales, a Estrela Resplandecente da Manh, a Videira Verdadeira, o Pai, o Filho e o Esprito Santo. Ele Deus, Deus Todo Poderoso. O nico Deus.
31

I Timteo 3: 16 diz:

E sem dvida alguma grande o mistrio da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em esprito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, e recebido acima na glria.
32

Isto o que diz a Bblia. Aqui no diz nada de uma primeira, segunda ou terceira pessoa. Diz que Deus foi manifesto em carne. Um Deus. Aquele "Deus" foi manifesto em carne. Isso deveria pr fim ao assunto. Deus veio em forma humana. Isso no lhe fez outro Deus, Ele era Deus, o mesmo Deus. Foi uma revelao ento, e uma revelao agora: um Deus.
33

Voltemos Bblia para ver o que Ele era no princpio, segundo a revelao que Ele deu de Si mesmo. O grande Jeov apareceu a Israel numa Coluna de Fogo, como o Anjo do pacto, Ele viveu nessa Coluna de Fogo e guiou a Israel diariamente. No Templo, Ele anunciou Sua vinda com uma grande nuvem. Ento um dia, Ele foi manifestado num corpo nascido de uma virgem, o qual foi preparado para Ele. O Deus que morou numa tenda de carne, e viveu como um homem entre os homens; porm Ele era o mesmo Deus.
34

A Bblia ensina que Deus estava em Cristo. O corpo era Jesus. Nele habitou a plenitude da divindade corporalmente. Nada pode ser mais claro que isso. Mistrio? Sim, porm plena verdade. No pode ser mais claro. Assim sendo se Ele no foi trs pessoas ontem, to pouco pode ser trs pessoas hoje. Um Deus, e este mesmo Deus foi feito carne.

A REVELAO DE JESUS CRISTO


35

11

Jesus disse, "Vim de Deus e volto para Deus". ( Joo 16:27 e 28 ). Isso exatamente o que sucedeu. Ele foi tirado da terra por meio de Sua morte, sepultura, ressurreio e ascenso. Ento Paulo se encontrou com Ele no caminho de Damasco, e Ele falou a Paulo, e lhe disse: "Saulo, Saulo, por que me persegues? Paulo disse: "Quem s Senhor? "Ele disse: "Eu sou Jesus". Ele era a Coluna de Fogo, uma luz cegante. Ele havia voltado exatamente como disse que faria. Voltou forma que era antes de vir morar num tabernculo de carne. Assim exatamente como o viu Joo. Joo l: 18. Deus nunca foi visto por algum. O Filho unignito, que est no seio do Pai, esse o fez conhecer. ( Note onde diz Joo que Jesus est. Ele est no seio do Pai). Lucas 2:11 diz: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que Cristo, o Senhor.
36

Ele nasceu o Cristo, e oito dias depois quando foi circuncidado, foi chamado Jesus, como o anjo lhes havia dito. Eu nasci Branham. Quando nasci me puseram o nome de William. Ele era o Cristo, porm lhe foi dado um nome aqui entre os homens. O tabernculo de fora que os homens podiam ver, foi chamado Jesus. Ele era o Senhor da Glria, o Todo Poderoso manifesto em carne. Ele Deus o Pai, Filho e Esprito Santo. Ele tudo isso.
37

Pai, Filho e Esprito Santo, so somente ttulos. No so nomes. Por isso que batizamos no Nome do Senhor Jesus Cristo, porque esse um Nome, no um ttulo. o nome desses ttulos, tal como quando voc toma um menino recm-nascido e lhe d um nome. Menino o que ele , filho um ttulo, ento voc lhe pe o nome, Joo Henry Brown. No se batize somente no "Nome de Jesus". H milhares de Jesuses no mundo, e tambm os houve antes de Jesus, nosso Salvador, porm somente h um nascido o Cristo: "O Senhor Jesus Cristo".
38

H gente que diz que Jesus o Filho Eterno de Deus. Agora, no isso uma contradio? Quem tem ouvido de um filho sendo eterno? Os filhos tm princpio, porm o que eterno, nunca teve princpio. Ele o Deus Eterno ( Jeov ) manifesto em carne. No Evangelho de So Joo diz: No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre ns...
39

Ele foi a Testemunha Fiel e Verdadeira da Palavra Eterna do Pai. Ele era

12

AS SETE ERAS DA IGREJA

um Profeta, e somente podia dizer o que o Pai lhe revelava. Ele disse: "Meu Pai est em mim". Isso o que Jesus o Tabernculo disse: "Meu Pai est em mim".
40

Deus tem muitos ttulos: "Nossa Justia", "Nossa Paz", "Ser Eterno", "Pai", "Filho", e "Esprito Santo", porm tem somente um Nome humano, e esse Nome Jesus.
41

No esteja voc confundido porque Ele tem trs ofcios ou trs manifestaes. Na terra Ele era um Profeta; no Cu Ele o Sacerdote; e regressando terra, Ele Rei dos Reis. "O que era"- esse Jesus, o Profeta. "O que "- esse o Sumo Sacerdote fazendo intercesso. Um que pode compadecerse de nossas fraquezas. "O que h de vir"- esse o Rei que est vindo. Na terra Ele era a Palavra, o Profeta, Moiss disse Dele: "O Senhor vosso Deus vos levantar profeta como eu; e ser, que se no ouvirem as palavras daquele Profeta, sero desarraigados do povo".
42

Note estes dados acerca de Jesus: Na terra foi Profeta, Ovelha e Filho. Isto no quer dizer que eram trs. Foram apenas manifestaes ou ofcios da Mesma Pessoa: Jesus.
43

Agora, h uma Escritura favorita dos trinitarianos que, segundo eles, sustenta seu pensamento de que h mais de uma Pessoa na Divindade. Apocalpse 5: 6 - 8. E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os ancios um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que so os sete Espritos de Deus enviados a toda a terra. E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono. E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro ancios prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas, e salvas de ouro cheias de incenso, que so as oraes dos santos. ( Em verdade estes versculos, se os separssemos, pareceriam provar seu ponto. Voc observe que eu disse: estes versculos separados. Porm leia Apocalpse 4: 2 - 3 e 9 - 11). E logo fui arrebatado em esprito, e eis que um trono estava posto no cu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era, na aparncia, semelhante pedra jaspe e sardnica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante esmeralda.

A REVELAO DE JESUS CRISTO

13

E quando os animais davam glria, e honra e aes de graas ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre, Os vinte e quatro ancios prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lanavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Dgno s, Senhor, de receber glria, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade so e foram criadas.
44

Note cuidadosamente que no versculo dois diz: Um ( no dois ou trs, mas Um ) estava assentado no trono. No versculo trs diz: Ele ( no Eles ) era, na aparncia semelhante a uma pedra de jaspe. No versculo nove diz que os animais davam honra a Ele ( no a Eles ). No versculo dez diz que os ancios se prostravam diante Dele ( No Deles ). No versculo onze diziam: "Senhor, dgno s", ( no senhores). Tambm no versculo onze diz que Este que estava no trono era o Criador, que Jesus ( Joo l: 3), o Qual Jeov - Esprito - Deus do Antigo Testamento ( Gnesis l: l ). Porm no vamos nos deter aqui. Leia agora em Apocalpse 3:21. Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. Tambm leia Hebreus 12: 2: Olhando para Jesus , autor e consumador da f, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta e assentou-se destra do trono de Deus.
45

Note, que segundo Jesus mesmo, Quem escreveu o Apocalpse, Ele est assentado com o Pai. O Esprito em Paulo ( o qual o Esprito de Cristo, porque esse o Esprito da Profecia pelo qual vem a Palavra, diz que Ele est assentado destra de Deus. Porm, quando Joo olhou, viu somente um sobre o trono. E no foi at Apocalpse 5: 6 - 8 ( o qual segue a Apocalpse 4: 2- 3 em sucesso de tempo) que vemos ao Cordeiro tomando o livro Daquele que estava assentado no trono, como indica Apocalipse 4: 2 - 3 e 9 - 10. Que ? o mistrio de um Deus. Ele ( Jesus ) saiu de Deus, foi manifesto em carne, morreu, ressuscitou e voltou ao seio do Pai. Como disse Joo no captulo l, versculo 18: ... O Filho unignito que est no seio do Pai, esse o fez conhecer.
46

Era tempo para que Deus ( o Messias ) voltasse a reclamar Sua Noiva, e ento apresentar-se ( se fazer conhecer ) a Israel. Assim sendo vemos a Deus vindo novamente para tomar uma relao humana com o homem como o Filho de Davi, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, e como o Noivo da Noiva gentia.

14

AS SETE ERAS DA IGREJA

No so dois deuses, mas simplesmente um s Deus manifestando Seus poderosos ofcios e ttulos trplices.
47

O povo sabia que Ele era Profeta. Eles conheciam o sinal do Messias, o qual somente podia manifestar-se atravs de um profeta. Joo l: 44-51: E Filipe era de Betsaida, cidade de Andr e de Pedro. Filipe achou Natanael e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moiss escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazar, filho de Jos. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazar? Disse-lhe Filipe: Vem e v. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita em quem no h dolo. Disse-lhe Natanael: Donde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rab, tu s o Filho de Deus, tu s o Rei de Israel. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crs? Coisas maiores do que estas vers. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o cu aberto, e os anjos de Deus subirem e descerem sobre o Filho do homem. ( A habilidade para discernir os pensamentos dos coraes dos homens, fez com que os escolhidos de Deus entendessem que Ele era o Messias - a Palavra ungida de Deus. Hebreus 4: 12 ): Porque a palavra de Deus viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra at a diviso da alma e do esprito , e das juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e intenes do corao. ( Quando a mulher junto ao poo experimentou que Ele discernia os pensamentos de seu corao, ela lhe reconheceu como profeta, declarando que o Messias seria conhecido por meio desse sinal. Joo 4:7-25 ). Veio uma mulher de Samaria tirar gua; disse-lhe Jesus: D-me de beber.

A REVELAO DE JESUS CRISTO

15

Porque os seus discpulos tinham ido cidade comprar comida. Disse-lhe pois a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? ( Porque os judeus no se comunicam com os samaritanos). Jesus respondeu, e disse-lhes: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem o que te diz: D-me de beber, tu lhe pedirias e ele te daria gua viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu no tens com que a tirar e o poo fundo; onde pois tens a gua viva? s tu maior do que o nosso pai Jac, que nos deu o poo, bebendo ele prprio dele e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu e disse-lhe: Qualquer que beber da gua que eu lhe der nunca ter sde, porque a gua que eu lhe der se far nele uma fonte d'agua que salta para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, d-me dessa gua, para que no mais tenha sde, e no venha aqui tir-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem c. A mulher respondeu, e disse: No tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: No tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens no teu marido; isto disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que s profeta. Nossos pais adoraram nesse monte, e vs dizeis que em Jerusalm o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, cr-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalm adorareis o Pai. Vs adorais o que no sabeis; ns adoramos o que sabemos porque a salvao vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora , em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus Esprito e importa que os que o adorem o adorem em esprito e em verdade. A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias ( que se chama o Cristo ) vem; quando ele vier, nos anunciar tudo.

16

AS SETE ERAS DA IGREJA

Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. ( Em Apocalpse 15:3 diz: ) E cantavam o cntico de Moiss, servo de Deus, e o cntico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas so as tuas obras, Senhor Deus Todo Poderoso ! Justos e verdadeiros so os teus caminhos, Rei dos santos.
48

O Vem? O Cordeiro, o Pontfice retendo Seu sangue como expiao no propiciatrio por nossos pecados o Senhor Deus Todo Poderoso. Esse Seu ofcio presente. Isso o que est fazendo agora; Seu sangue clamando por nossos pecados. Porm algum dia aquele Cordeiro ser o Leo da Tribo de Jud. Ele vir com poder e glria e tomar Sua autoridade para reinar como Rei. Ele o futuro Rei desta terra. Agora, isso no quer dizer que Ele no Rei hoje. Porque Ele nosso Rei, Rei dos santos. Hoje em dia um reino espiritual. No deste sistema mundano, assim como ns to pouco somos deste mundo. Por isso que ns nos conduzimos diferentes aos do mundo. Nossa cidadania est nos cus. Ns refletimos o Esprito do reino onde nascemos, onde Jesus o Rei. Por isso que nossas mulheres no se vestem com roupas de homens, nem cortam o cabelo, nem usam todos esses cosmticos e outras coisas que o mundo ama tanto. Por isso que nossos homens no bebem nem fumam, nem andam no pecado. Nosso domnio o domnio sobre o pecado, e se fortalece por meio do poder que est no Esprito de Cristo que mora em ns. Todo reino da terra ser desmoronado, porm o nosso permanecer.
49

Agora, ns temos estado falando acerca dos ofcios e manifestaes do nico Deus verdadeiro, e contemplando Sua glria num estudo bblico. Porm Deus no conhecido intelectualmente. Ele conhecido espiritualmente, por revelao espiritual. Este mesmo Ser que foi conhecido como Jesus, segundo a carne, voltou Coluna de Fogo; porm Ele prometeu voltar outra vez e morar entre Seu povo por meio do Esprito. E no dia do Pentecostes, aquela Coluna de Fogo desceu e se repartiu em lnguas de fogo sobre cada um deles. Que estava fazendo Deus? Estava se repartindo a Si mesmo entre a Igreja, dando a todos aqueles homens e mulheres uma parte de Si mesmo. Ele se repartiu entre a igreja tal como disse que o faria. Joo 14: 16 - 23. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dar outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Esprito de verdade, que o mundo no pode receber, porque no o v nem o conhece; mas vs o conheceis, porque habita convosco, e estar em vs. No vos deixarei rfos; voltarei para vs.

A REVELAO DE JESUS CRISTO

17

Ainda um pouco e o mundo no me ver mais, mas vs me vereis; porque eu vivo e vs vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vs em mim, e eu em vs. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse o que me ama; e aquele que me ama ser amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas ( no o Iscariotes ): Senhor, donde vem que te hs de manifestar a ns, e no ao mundo? Jesus respondeu, e disse-lhe: Se algum me ama, guardar a minha palavra, e meu Pai o amar, e viremos, e faremos nele morada.
50

Ele disse que rogaria ao Pai, que mandaria outro Consolador, que j estava com eles ( os discpulos ), porm no estava neles. Esse era Cristo. Ento no versculo vinte e trs, falando de Si mesmo e do Pai, Ele disse ( ns): Viremos. Ali est: "O Esprito est vindo, o mesmo Esprito de Deus que foi manifesto como Pai, e como Filho e tambm se manifestar em muitos". Um Deus que Esprito.
51

Por isso que ningum pode dizer que o homem santo o papa ou o bispo ou o sacerdote. O homem santo Cristo - o Esprito Santo em ns. Como se atreve a dizer a hierarquia que o laico no tem nada que dizer. Cada um tem algo que dizer. Cada um tem uma obra; cada um tem um ministrio. O Esprito Santo veio em Pentecostes e se repartiu em cada um para que se pudesse cumprir o que disse Jesus: "Naquele dia vs conhecereis que eu estou em meu Pai e vs em mim e eu em vs". Joo 14:20
52

O Grande "Eu Sou", o Deus Todo Poderoso, tem vindo como Esprito para encher Sua verdadeira igreja. Ele tem o direito de mover-se onde Ele quer e sobre quem Ele quer. Ns no fazemos "homens santos" em nosso meio, mas a verdadeira congregao do Senhor santa, por causa da presena do Esprito Santo. Ele, o Esprito Santo, quem santo, no a congregao em si mesma.
53

Agora, essa a revelao: Cristo Jesus Deus. O Jeov do Antigo Testamento o Jesus do Novo. No importa quanto se esforce, voc no pode provar que h trs deuses. Mas tambm se necessita de uma revelao por meio do Esprito Santo para que voc possa entender a verdade de que Ele Um. Se necessita de uma revelao para ver que o Jeov do Antigo Testamento o Jesus do Novo. Satans entrou na Igreja e cegou as pessoas acerca desta verdade. E quando eles foram cegados, no foi muito tempo depois que a igreja de Roma cessou de batizar no Nome do Senhor Jesus Cristo.

18
54

AS SETE ERAS DA IGREJA

Eu sei que se necessita de uma verdadeira revelao do Esprito Santo para ver a verdade da Deidade nestes dias em que temos tanta perverso, quando tm pervertido a Escritura. Porm a Igreja Vencedora e triunfante est edificada sobre a revelao; assim sendo, ns podemos esperar que Deus nos revele Sua Verdade. Porm, em realidade voc no necessita de uma revelao sobre o batismo na gua. Ali est frente a voc. Seria possvel, mesmo por um minuto, os apstolos se desviarem do mandamento direto do Senhor para batizarem no Nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, ento encontr-los em desobedincia voluntria? Eles conheciam o Nome e no h nenhum lugar nas Escrituras onde batizaram de algum outro modo, mas no Nome do Senhor Jesus Cristo. O senso comum lhe dir que o livro dos Atos a Igreja em ao; e se assim batizaram, ento assim como se deve batizar. Agora, se pensam que isso forte, que pensam disto? Qualquer um que no havia sido batizado no Nome do Senhor Jesus, tinha que ser batizado de novo. Atos l9: l - 6. E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regies superiores, chegou a feso; e achando ali alguns discpulos, Disse-lhes: Recebestes vs j o Esprito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Ns nem ainda ouvimos que haja Esprito Santo. Perguntou-lhes ento: Em que sois batizados ento? E eles disseram: No batismo de Joo. Mas Paulo disse: Certamente Joo batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que aps ele havia de vir, isto , em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhe Paulo as mos, veio sobre eles o Esprito Santo; e falavam lnguas e profetizavam.
55

Ali est. Esta boa gente de feso, havia ouvido de um Messias que viria. Joo havia pregado acerca Dele. Eles foram batizados no batismo do arrependimento para remisso de pecados, olhando para diante, para a crena em Jesus. Porm agora era tempo de olhar para trs para Jesus, e ser batizado para perdo dos pecados. Era tempo de receber o Esprito Santo. E quando foram batizados no Nome do Senhor Jesus Cristo, Paulo imps suas mos sobre eles, e o Esprito Santo caiu sobre eles.
56

Agora, estas pessoas de feso eram umas pessoas muito agradveis; e se alguns tinham o direito de se sentirem tranquilos, eram eles. Vejam como haviam progredido. Eles haviam vindo todo aquele caminho aceitando a vinda

A REVELAO DE JESUS CRISTO

19

do Messias. Eles O estavam esperando. Porm no pode ver voc que, no obstante a tudo isto, se lhes escapou? Ele havia vindo e se tinha ido. Eles tinham necessidade de serem batizados no Nome do Senhor Jesus Cristo. Eles tinham necessidade de serem cheios do Esprito Santo.
57

Se voc tem sido batizado no Nome do Senhor Jesus Cristo, Deus lhe encher com Seu Esprito. Essa a Palavra. Atos 19: 6 foi o cumprimento de Atos 2:38: ...arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado no nome de Jesus Cristo, para perdo dos pecados; e recebereis o dom do Esprito Santo.
58

Vem? Paulo, por meio do Esprito Santo, disse exatamente o que disse Pedro por meio do Esprito Santo. E o que foi dito no se pode mudar. Tem que ser o mesmo desde Pentecostes at que o ltimo escolhido haja sido batizado. Glatas l: 8: Mas ainda que ns mesmos ou um anjo do cu vos anuncie outro evangelho alm do que j vos tenho anunciado, seja antema.
59

Alguns de vocs da Unidade, batizaram equivocadamente. Vocs batizam para a regenerao como se o fato de ser imerso na gua, o salvasse. Regenerao no vem por meio da gua; uma obra do Esprito. O homem que inspirado pelo Esprito Santo deu o mandamento "Arrependei-vos e cada um de vs seja batizado no nome do Senhor Jesus", no disse que a gua regenerava. Ele disse somente que era uma evidncia de uma "Boa conscincia para com Deus". Isso era tudo. I Pedro 3: 21. Que tambm, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, no do despojamento da imundcie da carne, mas da indagao de uma boa conscincia para com Deus, pela ressurreio de Jesus Cristo.
60

Eu o creio. Se algum tem alguma idia falsa de que a histria pode provar o batismo na gua de qualquer outro modo que no seja no Nome do Senhor Jesus Cristo, eu lhe aconselho a ler os registros histricos e veja por si mesmo. O seguinte um registro verdadeiro de um batismo que teve lugar em Roma no ano l00 A.D., e foi publicado na revista "Time", em 5 de dezembro de 1955. "O dicono levantou sua mo, e Pblius Decius entrou pela porta do batistrio. Parado no batistrio, com a gua at a cintura, estava Marcus Vascas, o vendedor de madeira. Ele tinha um sorriso enquanto Pblius chegava a seu lado no batistrio. "Credis?" Lhe perguntou. "Credo", respondeu Pblius. "Eu creio que minha salvao vem de Jesus Cristo, que foi crucificado sob Poncio Pilatos. Com Ele tenho morrido para que com Ele possa ter Vida Eterna". Ento ele sentiu os braos que lhe sustinham enquanto ele se deixava cair para trs no

20

AS SETE ERAS DA IGREJA

batistrio, e ouviu a voz de Marcus em seu ouvido: "Eu te batizo no Nome do Senhor Jesus", enquanto a gua fria se fechou sobre ele'.
61

At o tempo em que se extraviou a Verdade ( e no voltou seno nesta ltima era - desde Nicia at o comeo deste sculo ), batizaram no Nome do Senhor Jesus Cristo; porm tem sido restaurada. Satans no pode impedir a revelao quando o Esprito a quer dar.
62

Sim, se houvessem trs deuses, voc bem poderia batizar pelo Pai, e pelo Filho e pelo Esprito Santo; porm a revelao dada a Joo foi que h um Deus e Seu Nome o Senhor Jesus Cristo, e voc batiza por um Deus e somente um. Por isso que Pedro batizou daquela maneira em Pentecostes. Ele teve que ficar fiel revelao, a qual foi assim: "Esteja absolutamente certa pois toda a casa de Israel de que a este Jesus que vs crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo". Eis a: "O Senhor Jesus Cristo".
63

Se Jesus Senhor e Cristo, ento Ele ( Jesus ) e no pode ser outra coisa menos que, "Pai, Filho e Esprito Santo" em uma Pessoa manifesta em carne. No "Deus em trs pessoas, bendita trindade", mas um Deus, uma pessoa com trs ttulos maiores, com trs ofcios manifestando aqueles ttulos. Escutemno uma vez mais. Este mesmo Jesus "Senhor e Cristo ". Senhor ( Pai ) e Cristo ( Esprito Santo ) so Jesus, porque Ele ( Jesus ) ambos ( Senhor e Cristo).
64

Se isto no nos mostra a verdadeira revelao da deidade, ento nada o far. Senhor no outro; Cristo no outro. Este Jesus o Senhor Jesus Cristo, um s Deus.
65

Um dia Filipe disse a Jesus: "Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta". Jesus lhe disse: "Tanto tempo h que estou convosco, e no me tens conhecido? Aquele que me tem visto, tem visto ao Pai; como pois, dizes tu: Mostra-nos o Pai? Eu e meu Pai, somos Um" Eu citei isto uma vez, e uma senhora disse: "Um momento irmo Branham, voc e sua esposa so um ".
66 67 68 69 70 71

Disse: "Porm no dessa maneira" Ela disse: "Perdoe-me voc". Assim sendo lhe disse: "Voc v a mim?" Ela disse: "Sim" Lhe perguntei: "V voc a minha esposa?" Ela disse: "No".

A REVELAO DE JESUS CRISTO


72

21

Disse: "Ento essa unidade de outra classe, porque Ele disse: "Quando vocs me vem, vocs vem ao Pai".
73

O profeta disse que haveria luz no tempo da tarde. Num hino est escrito. Haver luz nas ltimas horas do dia, O caminho glria seguramente encontrars. A luz de hoje se encontra por meio da gua:

Sepultado no precioso Nome de Jesus Jovens e velhos arrependam-se todos de seus pecados. O Esprito Santo certamente entrar. As luzes da tarde tm chegado: uma verdade que Deus e Cristo so um.
74

No faz muito eu estava falando com um Rab Judeu. Ele me disse: "Vocs, gentios no podem dividir a Deus em trs partes e d-Lo a um Judeu. Ns temos melhor conhecimento que isso.
75

Lhe disse: "Rabi, essa a coisa, ns no dividimos a Deus em trs partes. Cr voc nos profetas, no verdade?"
76 77 78 79 80 81 82 83 84

Ele disse: "Seguro que sim". "Cr voc em Isaias 9: 6 ?" "Sim". "De quem estava falando o profeta?" "Do Messias". Eu disse: "Que relao ter o Messias com Deus?" Ele disse: "Ser Deus mesmo". Eu disse: "Isso correto". Amm.

Voc no pode pr a Deus em trs pessoas ou trs partes. Voc no pode dizer a um judeu que h um Pai, um Filho e um Esprito Santo. Ele dir a voc imediatamente de onde veio essa idia. Os judeus sabem que esta doutrina foi estabelecida no Conclio de Nicia. Com razo nos censuram como pagos.
85

Ns falamos de um Deus que no muda. Os judeus crem nisto tambm.

22

AS SETE ERAS DA IGREJA

Mas a igreja mudou seu Deus invarivel de um Deus para trs. Porm a luz est voltando no entardecer. Quo extraordinrio que esta luz esteja vindo no tempo em que os judeus esto regressando Palestina. Deus e Cristo so um. Este Jesus Senhor e Cristo.
86

Joo teve a revelao, e Jesus era a Revelao; e Ele se projetou a Si mesmo aqui na Escritura: "Eu sou o que era, o que , e o que h de vir, o Todo Poderoso. Amm".
87

Se a Revelao est fora de seu alcance, ento olhe para cima e pea-a a Deus. Essa a nica maneira pela qual voc chegar a receb-la. Uma revelao tem que vir de Deus. Nunca vem pela via humana, ou por dons humanos, mas por ddiva espiritual. Voc pode memorizar as Escrituras, e, ainda que isso seja maravilhoso, isso no a resposta. Tem que ser uma revelao de Deus. A Palavra diz que nenhum homem pode dizer que Jesus o Cristo, seno pelo Esprito Santo. Voc tem que receber o Esprito Santo, e s ento o Esprito pode dar-lhe a revelao que Jesus o Cristo: Deus, o Ser Ungido.
88

Nenhum homem conhece as coisas de Deus, somente o Esprito de Deus e aquele a quem o Esprito de Deus o revela. Ns necessitamos de orar a Deus em busca de revelao mais que qualquer outra coisa no mundo. Temos aceitado a Bblia, temos aceitado as maravilhosas verdades ali contidas, mas para a maioria das pessoas, ainda no genuinamente efetiva porque no h revelao do Esprito. A Palavra no tem sido vivificada. A Bblia diz em II Corntios 5: 21 que ns temos sido feitos a justia de Deus por meio de nossa unio com Jesus Cristo. O entendeu voc? Diz que ns somos a prpria justia de Deus, porque estamos em Cristo. Diz que Ele ( Jesus ) foi feito pecado por ns. No diz que Ele se tornou pecador, mas que foi feito pecado por ns para que ns por meio de nossa unio com Ele, pudssemos ser feitos a justia de Deus. Se ns aceitamos o fato ( e temos que faz-lo ) que Ele literalmente chegou a ser pecado por ns por meio de Sua substituio por ns, ento tambm temos que aceitar o fato de que ns por meio de nossa unio com Ele, temos chegado a ser a prpria justia de Deus. Ao rejeitar um, temos que rejeitar o outro tambm. Mas ao aceitar um, tambm temos que aceitar o outro. Agora, sabemos que a Bblia diz isso. No pode ser negado. Porm a revelao disto est desaparecida. Para a maioria dos filhos de Deus, no genuinamente efetivo. somente um bom versculo na Bblia. Porm necessitamos que nos seja feito vivo. Isto exigir revelao.
89

Permitam-me dizer-lhes algo que lhes assombrar e tambm lhes ajudar. Quase no h estudante que no creia que o Novo Testamento foi escrito originalmente no grego. Todos nossos ilustres estudantes bblicos tm dito que Deus deu ao mundo trs grandes naes com trs grandes contribuies para o bem do Evangelho. Ele nos deu os Gregos, que nos deram uma lngua

A REVELAO DE JESUS CRISTO

23

universal. Ele nos deu os Judeus, que nos deram uma religio verdadeira e o verdadeiro conhecimento de Deus por meio do Salvador. Ele nos deu os Romanos que nos deram um imprio unido com leis e um sistema de estradas. Assim sendo temos a religio verdadeira, a lngua para express-la a muita gente o governo e estradas para difundi-la. E falando historicamente, isto parece enquadrar perfeitamente bem. E hoje em dia nossos estudantes gregos dizem que a lngua grega dos dias bblicos to perfeita e to exata que se o estudante grego um gramtico pontual e refinado, pode verdadeiramente saber exatamente o que ensina a Palavra do Novo Testamento. Porm, no isso somente uma teoria? certo isto? No certo que todo estudante grego de renome numa denominao faz controvrsia com o estudante de outra denominao, e no certo que suas contendas esto baseadas em palavras idnticas do grego e idnticas regras de gramtica? Certamente assim . Mesmo ali na Era de Prgamo, um pouco antes do Conclio de Nicia celebrado no ano 325 A.D., haviam dois estudantes ilustres, Arius e Atansio, os quais chegaram a combater doutrinariamente sobre uma palavra grega. Sua controvrsia chegou a ser to ardente e to difundida por todo o mundo que os historiadores disseram que o mundo estava dividido sobre ditongo ( o som de duas vogais numa slaba).
90

Agora, se o grego to perfeito e to ordenado por Deus, por que que h tanta controvrsia? Seguramente que no era a inteno de Deus que todos soubssemos grego. Hoje mesmo temos argumentos sobre o grego. Tomo por exemplo o livro "A Paralizada Igreja de Cristo, Sujeita a Raios X", pelo Dr.McCrosssan. Neste livro ele mostra numerosas referncias de clebres gramticos, e prova para sua prpria satisfao que as regras invariveis da gramtica grega provam, sem dvida alguma, que a Bblia ensina que um homem batizado com o Esprito Santo no imediato momento de seu renascimento. Ele tambm diz que uma mulher pode tomar posse do plpito porque a palavra profecia quer dizer pregar. Tem convencido a outros estudantes do grego que so to capazes quanto ele? Nunca. Tudo que vocs tm que fazer ler estes estudantes que mantm a opinio contrria e escutar suas doutas citaes.
91

Agora, o que tenho dito, no somente verdade, mas avancemos um pouco mais. Hoje em dia temos estudantes que expressam que os manuscritos originais foram escritos em aramaico, o idioma de Jesus e da gente de Seu dia. Eles manifestam que as pessoas no falavam nem escreviam o grego como to comumente crido. E o fato que nossos historiadores esto divididos sobre isso. Por exemplo, o Dr.Schonfield, um estudante muito sobressaliente, por meio de uma investigao sistemtica e cientfica tem provado, para sua prpria satisfao, que o Novo Testamento foi escrito no vernculo da gente que falava grego naquele dia. Ele construiu um magnfico caso para fortalecer sua crena, baseado em documentos sua disposio. Porm, por outra parte temos outro

24

AS SETE ERAS DA IGREJA

estudante clebre, o Dr.Lamsa, que est convencido que o Novo Testamento foi escrito em aramaico e ele tem um historiador sobressaliente, Toymbee, que o sustenta provando que o idioma do povo era o aramaico e no o grego. Assim sendo, pode ser possvel que o Novo Testamento foi escrito originalmente no aramaico.
92

Entretanto, antes que nos interessemos demasiadamente nisto, leiamos a verso King James e a traduo do Dr.Lamsa. Para nossa satisfao encontramos que as concluses de ambos so quase iguais, assim sendo no h diferena no contedo ou na doutrina. Ainda poderamos admitir que Deus tem permitido que saiam luz estes manuscritos recentemente descobertos e estas publicaes recentes de escrituras j conhecidas para provar a autenticidade do que j tnhamos. E encontramos que mesmo quando tradutores podem diferir um do outro, os manuscritos no so assim.
93

Agora, voc pode ver que no se pode basear a interpretao no profundo conhecimento que o estudante tenha do idioma em que foi escrito a Bblia. Porm, se voc ainda no o pode ver por ter sua mente encoberta pela tradio, aqui est uma ilustrao final. Ningum pode duvidar que os escribas, fariseus e estudantes ilustres do ano 33 A.D, conheciam perfeitamente as regras de gramtica, e exatamente o que queriam dizer as palavras com as quais foi escrito o Antigo Testamento; porm, no obstante a toda sua excelente sabedoria, lhes passou por alto a revelao da Palavra prometida de Deus, a qual foi manifesta no Filho. Ele foi anunciado desde Gnesis at Malaquias, com captulos inteiramente dedicados a Ele e a Seu ministrio, porm no entanto, lhes escapou completamente, com a exceo de uns poucos que foram iluminados pelo Esprito.
94

Agora chegamos a uma concluso, a qual tem base na Palavra. Por mais que tratemos de encontrar os mais antigos e acreditados manuscritos para obter o melhor registro possvel da Palavra, nunca encontraremos o significado verdadeiro por meio do estudo e comparao das Escrituras. No importa quo sinceros sejamos. Se necessita de uma revelao de Deus para obt-lo. Isso exatamente o que disse Paulo em I Corntios 2 :15: As quais tambm falamos, no com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Esprito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
95

A revelao genuna Deus interpretando Sua prpria Palavra pela vindicao do que est prometido.
96

Agora, que ningum fique confundido pelo que tenho dito, e pense que eu no creio na exatido da Palavra como a temos hoje. Eu creio que esta Bblia

A REVELAO DE JESUS CRISTO

25

exata. Jesus autenticou completamente o Antigo Testamento quando andou na terra, e aquilo foi recompilado tal como foi o Novo Testamento. No se enganem quanto a isto, hoje em dia ns temos a infalvel Palavra de Deus, e nenhum homem se atreve a tirar ou acrescentar a ela. Porm ns necessitamos do mesmo Esprito que a inspirou, para que no-la ensine.
97

Oh, quanto necessitamos da revelao pelo Esprito! No necessitamos de uma Bblia nova, no necessitamos de uma traduo nova, ainda que algumas delas sejam muito boas, e eu no estou contra elas; mas necessitamos da revelao do Esprito Santo. E graas a Deus, podemos ter o que necessitamos porque Deus quer revelar Sua Palavra a ns por meio de Seu Esprito.
98

Que Deus comece a dar-nos, por meio de Seu Esprito, uma revelao prevalecente e continuamente vivificante. Oh, se a igreja to somente pudesse obter uma revelao fresca, e por meio dela, chegar a ser a Palavra Viva manifesta; faramos as obras maiores e glorificaramos a Deus nosso Pai que est no Cu!

Libertado do Pecado
quele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.
99

A Palavra "lavou" em realidade "libertou". "Nos tem libertado de nossos pecados por Seu sangue". No maravilhoso? Porm, tem voc mente espiritual? Voc compreendeu isto? Foi Seu prprio sangue que nos libertou completamente de nossos pecados. No foi sangue humano, foi o sangue de Deus. Pedro o chamou o sangue de Cristo. Paulo o chamou o sangue do Senhor e o sangue de Jesus. No so trs pessoas, mas uma Pessoa. Ali est essa revelao de novo, um Deus. Aquele Jeov Deus onipotente desceu e se fez um corpo por meio do nascimento virginal, e morou nele, para que pudesse ser o sangue de Deus o que nos libertasse ( liberta-nos completamente ) de nossos pecados e nos apresentasse sem mancha diante de Si mesmo com grande alegria.
100

Quer voc um tipo no Antigo Testamento? Voltemos ao Jardim do den. Quando a primeira notcia chegou Glria de que o filho, Ado, se havia perdido, mandou Deus a um anjo? Mandou a um filho? Mandou a outro igual a ns? No, Ele mesmo veio para redimir aquele filho perdido. Aleluia! Deus no confiou Seu plano de salvao a outro. Ele somente confiava em Si mesmo. Deus se fez carne e habitou entre ns, e nos redimiu a Si mesmo. Ns somos salvos pelo "sangue de Deus". O Deus Eterno habitou num corpo mortal para

26

AS SETE ERAS DA IGREJA

tirar o pecado. Ele chegou a ser o Cordeiro para derramar Seu sangue e entrar com ele detrs do vu.
101

Considere isto: Sendo que o sangue de Deus, sangue perfeito; e se o sangue perfeito nos tem libertado do poder da servido do pecado, ento uma liberdade completa e perfeita. Agora pois, no h condenao. Quem intentar acusao contra os escolhidos de Deus? Deus quem os justifica ( declara-nos justos). Quem os condenar? Pois Cristo quem morreu... Romanos 8: 33 - 34.
102

Ali est. Sua morte nos deu o sangue. O sangue nos tem libertado. Agora j no h condenao. Como pode haver? No h nada pelo que possamos ser condenados, porque o sangue nos tem libertado do pecado. Somos livres, sem culpas. No escutem ao homem, escutem Palavra. Sois libertos pelo sangue.
103

Agora, no se amarrem de novo s tradies, as organizaes e os credos. No se desviem escutando aqueles que negam o poder da Palavra e negam que Jesus salva, cura e enche do Esprito Santo e de poder. Vocs so homens livres por Deus, libertos por Seu prprio Sangue. Se voc ainda tem f em credos e denominaes, certo, por esta evidncia, que voc tem perdido sua f na Palavra.

Reis e Sacerdotes
E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glria e poder para todo o sempre. Amm. Apoc. 1: 6
104

"E nos fez". Oh, h certas verdades que devemos acentuar! Esta uma delas. Ele, Ele nos fez. Salvao obra Dele. A salvao pertence ao Senhor. Completamente por graa. Ele nos redimiu com um propsito. Ele nos comprou com um propsito. Somos reis espirituais. Oh, ns seremos reis sobre a terra com Ele quando Ele se assentar em Seu trono; porm agora somos reis espirituais e reinaremos sobre um reino espiritual. Diz em Romanos 5: 17: Porque se pela ofensa de um s, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundncia da graa, e do dom da justia, reinaro em vida por um s, Jesus Cristo. Em Colossenses 1: 13: O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.

A REVELAO DE JESUS CRISTO

27

105 Agora mesmo reinamos com Cristo, tendo domnio sobre o pecado, o mundo,

a carne, e o diabo. Mostrando Seu louvor e glria; mostrando a Ele mesmo, porque Cristo em ns efetuando o querer e o efetuar por sua boa vontade. Sim, certamente, agora mesmo estamos assentados em lugares celestiais em Cristo Jesus. "E nos tem feito sacerdotes". Sim, sacerdotes a Ele, oferecendo o louvor espiritual que procede de lbios santificados. Rendendo a Ele nossas vidas como uma oferta doce. Adorando-lhe em Esprito e em Verdade. Intercedendo e suplicando. Sacerdotes e reis de nosso Deus. Com razo no desejamos o mundo. E alm do mais, somos um povo peculiar, zeloso de boas obras. Temos sido recriados Nele para sermos filhos semelhana de nosso Pai.
106

O Deus que est vindo


Eis que vem com as nuvens, e todo olho o ver, at os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentaro sobre ele. Sim. Amm. Apoc. 1: 7 "Ele vem". Jesus vem. Deus vem. O profeta vem. Vem o Sacerdote e Rei. O Todo Poderoso vem. Assim seja, Senhor Jesus, vem brevemente. Amm.
108 "Ele vem". Ele vem com as nuvens, nuvens de glria como foi visto no Monte da Transfigurao, e Seus vestidos estavam brilhando com o poder de Deus que lhe cobria. E todo olho o ver. Isso quer dizer que isto no o Rapto. Isto quando Ele vier tomar Seu devido lugar como Governador do Mundo. Ento quando aqueles que lhe tm traspassado com seus credos e doutrinas denominacionais se lamentaro e toda a gente chorar atemorizada por causa daquele que a Palavra. 109

Este o relato da revelao de Zacarias 12: 9 - 14. Zacarias profetizou isto h 2.500 anos. Est quase a ponto de suceder. Escute: E acontecer, naquele dia, que procurarei destruir todas as naes que vierem contra Jerusalm; E sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalm, derramarei o esprito de graa e splica; e olharo a mim, a quem traspassaram... Zacarias 12: 9 - 10.
110

Agora, quando voltar o Evangelho aos judeus? Quando se houver terminado a dispensao dos gentios. O Evangelho est pronto para voltar aos

28

AS SETE ERAS DA IGREJA

judeus. Oh, se to somente lhes pudesse dizer algo que est a ponto de suceder hoje, neste nosso dia. Esta grande coisa que vai suceder recorrer at Apocalpse 11; e aquelas duas testemunhas, aqueles dois profetas, Moiss e Elias, trazendo o Evangelho de novo aos judeus. Estamos prontos. Tudo est em ordem. Tal como os judeus trouxeram o Evangelho aos gentios, assim tambm os gentios o levaro de regresso aos judeus e o Rapto suceder.
111

Agora, recordem o que temos lido em Apocalpse e em Zacarias. Ambas coisas vm diretamente depois da tribulao. A Igreja do Primognito no passa pela tribulao. Ns sabemos. A Bblia ensina isto.
112

Naquele tempo, diz que Deus vai derramar Seu Esprito sobre a casa de Israel. o mesmo Esprito que foi derramado sobre os gentios em seu dia. ...e olharo para mim, a quem traspassaram; e o prantearo como quem pranteia por um unignito; e choraro amargamente por Ele, como se chora amargamente pelo primognito. Naquele dia ser grande o pranto em Jerusalm, como o pranto de Hadadrimom no Vale de Megidon. E a terra prantear, cada linhagem parte: a linhagem da casa de Davi parte, e suas mulheres parte; e a linhagem da casa de Nat parte, e suas mulheres parte. Zacarias 12: 10 - 12. Cada uma das casas por si, quando Ele vier nas nuvens de glria em Sua Segunda Vinda, aqueles judeus que O traspassaram, O vero como diz em outra Escritura: E se algum lhe disser: Que feridas so essas nas tuas mos? Dir ele: So as feridas com que fui ferido na casa de meus amigos. Zacarias 13: 6
113

No ser um tempo de tristeza somente para os judeus que Lhe rejeitaram como Messias, mas tambm para os gentios que lhe rejeitaram como Salvador neste dia.
114

Haver pranto e lamentao. As vrgens nscias estaro se lamentando. Elas representam a igreja que rejeitou o azeite ( smbolo do Esprito Santo ) para suas lamparinas ( smbolo do corpo ou o que retm o azeite ) at que foi demasiadamente tarde. Eles eram gente boa, eram vrgens; e isso significa uma categoria moral muito alta. Porm no tinham azeite em suas lamparinas, assim sendo foram lanadas nas trevas exteriores onde h choro e ranger de dentes.

A REVELAO DE JESUS CRISTO


115

29

No livro de Gnesis, captulo 45, podemos tipificar isto com Jos, quando ele se encontrou com seus irmos no Egito e se deu a conhecer a eles. Gnesis 45: 1 - 7. Ento Jos no se podia conter diante de todos os que estavam com ele, e clamou: Fazei sair daqui todo o varo; e ningum ficou com ele, quando Jos se deu a conhecer a seus irmos. E levantou a sua voz com choro, de maneira que os egpcios o ouviam, e a casa de Fara o ouviu. E disse Jos a seus irmos: Eu sou Jos; vive ainda meu Pai? E seus irmos no puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face. E disse Jos a seus irmos: Peo-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Ento disse ele: Eu sou Jos, vosso irmo, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, no vos entristeais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para c; porque para conservao da vida Deus me enviou diante da vossa face. Porque j houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que no haver lavoura nem sega. Pelo que Deus me enviou diante da vossa face para conservar vossa sucesso na terra e para guardar-vos em vida por um grande livramento.
116

Agora, no enquadra isso perfeitamente com Zacarias 12 ? Unindo estas duas pores, sem dvida, obteremos exatamente a verdade.
117

Quando Jos era ainda muito jovem, foi odiado por seus irmos. Por que foi odiado por seus irmos? Porque ele era espiritual. No foi culpa dele que visse aquelas vises, nem que sonhasse aqueles sonhos e interpretasse. Isso estava dentro dele. Ele no podia manifestar nenhuma outra coisa mais do que estava dentro dele. Portanto, o dio de seus irmos foi sem causa. Porm ele foi amado por seu pai. Seu pai era profeta e entendia. Ali est um tipo perfeito de Cristo. Deus o Pai amava ao Filho, mas os irmos ( escribas e fariseus ) lhe odiavam porque podia curar aos enfermos, operar milagres, predizer o futuro, ver vises e interpret-las. Essa no foi causa para odiar-lhe, porm o fizeram, tal como os irmos de Jos.
118

Agora, recorde como foi que aqueles filhos de Jac trataram a Jos: Lhe lanaram numa cisterna, tomaram a roupa de cores que seu pai lhe havia dado e a tingiram com sangue para fazer crer a seu pai que o moo havia sido devorado por algum animal, o venderam a uns negociantes de escravos que o levaram ao

30

AS SETE ERAS DA IGREJA

Egito, e ali foi vendido a um general. A esposa do general o acusou falsamente, mas dentro de pouco tempo sua habilidade como profeta lhe trouxe presena de Fara, e foi exaltado a sua destra com tanta autoridade que ningum podia chegar a Fara sem que primeiramente se entrevistasse com Jos.
119

Agora, examinemos a vida de Jos enquanto ele estava no Egito, porque aqui onde veremos o tipo perfeito de Cristo. Quando ele estava na casa do general foi acusado falsamente, castigado e aprisionado sem causa, tal como fizeram com Jesus. Ali na priso ele interpretou os sonhos do copeiro e do padeiro que tambm eram prisioneiros juntamente com ele. O copeiro foi perdoado e restaurado vida, mas o outro foi condenado morte. Cristo foi aprisionado na cruz, abandonado por Deus e o homem. De ambos os lados tinha um ladro - um morreu espiritualmente, mas ao outro foi concedida a vida. E note, quando Jesus foi tirado da cruz, Ele foi exaltado ao cu, e agora est assentado destra do grande Esprito de Jeov; e nenhum homem pode chegar a Deus, seno por Ele. H um mediador entre Deus e os homens, e Ele tudo que voc necessita. No h Marias e nem santos como mediadores; somente Jesus.
120

Seguindo com este tipo encontramos em Jos, veja que tudo que ele fez no Egito prosperou. Seu primeiro trabalho com o general, prosperou; mesmo a priso prosperou. Quando Jesus voltar, o deserto florescer como a rosa. Ele o "Filho da Prosperidade". Assim como nunca houve uma era to prspera como a de Jos, assim tambm h um tempo de bno que vem a esta terra como o mundo jamais tem conhecido. Cada um de ns poder se assentar sob nossa prpria figueira, e rirmos e regozijarmos e vivermos para sempre em Sua presena. Em Sua presena h gozo completo e em Sua mo direita h bnos para sempre. Glria a Deus!
121

Agora, note que onde quer que Jos fosse, soava a trombeta para anunciar sua chegada. O povo gritava: "Dobrem o joelho diante de Jos!" Sem importar o que estivessem fazendo as pessoas, quando a trombeta soava, todos dobravam seus joelhos. Algum poderia haver estado vendendo algo na rua, e era o momento de receber o dinheiro, porm ele tinha que suspender a venda e dobrar o joelho quando soava aquela trombeta. Se ele fosse um ator, ele tinha que suspender o seu ato e dobrar o joelho a Jos quando sua presena fosse anunciada com essa chamada de trombeta. E num destes dias, tudo cessar quando a trombeta de Deus soar, e os mortos em Cristo ressuscitaro, e a alva eterna romper em claridade. Ento todo joelho se dobrar, porque est escrito: Pelo que tambm Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que esto nos cus, e na terra, e debaixo da terra.

A REVELAO DE JESUS CRISTO

31

E toda lngua confesse que Jesus Cristo o Senhor, para glria de Deus Pai. Filipenses 2: 9 - 11..
122

Porm note outra revelao gloriosa nesta tipificao de Jos. Enquanto estava no Egito, lhe foi dado uma noiva gentia, e na unio com ela teve dois filhos Manasss e Efraim. Jos pediu a seu pai que abenoasse aos dois moos. Ele os colocou na frente de Jac para que Manasss, o primognito, estivesse destra de Jac, e Efraim esquerda. Quando Jac estava a ponto de abenolos, cruzou suas mos colocando a mo direita sobre o menor. Jos clamou: "Assim no, meu pai, este o primognito, tua direita!" Porm Jac disse: "Deus cruzou minhas mos".
123

Aqui em tipo, vemos que a bno que pertencia ao primognito (o judeu) foi dada ao menor ( o gentio ) por meio da cruz (mos cruzadas) do Senhor Jesus Cristo. A bno vem por meio da cruz. Cristo nos resgatou da maldio da lei, fazendo-se maldio por ns; porque est escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro. Para que a bno de Abrao chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela f ns recebamos a promessa do Esprito. Glatas 3: 13 - 14.
124

A bno de Abrao veio por meio da cruz aos gentios. Os judeus rejeitaram a cruz; portanto, Jesus recebeu a Noiva gentia.
125

Agora, voltando histria de Jos encontrando-se com seus irmos. Voc recordar que nem todos os irmos vieram. Jos sabia isso e insistiu para que todos os irmos aparecessem ante ele, ou ele no podia fazer-se conhecer ante eles. Finalmente trouxeram ao que havia faltado, Benjamin. Foi o pequeno Benjamin, o irmo de sangue puro, que fez arder sua alma. E quando nosso Jos, Jesus, vier ao povo que tem guardado os mandamentos de Deus, os quais tm regressado Palestina, Sua alma arder. O pequeno Benjamin tipificava os 144.000 israelitas de toda a terra que tm voltado Palestina para sua redeno. Eles estaro ali prontos para receber-Lhe, de Quem o verdadeiro conhecimento Vida Eterna. Eles diro: "Este nosso Deus a Quem temos esperado". Ento vero ao que traspassaram. E eles lhe perguntaro: "De onde vm estas feridas to terrveis? Como sucedeu?" E choraro e se lamentaro cada famlia por si, todos por si na angstia de sua tristeza.
126

Agora, onde estar a Noiva gentia enquanto Jesus est se dando a conhecer a seus irmos? Recordem que a Noiva de Jos, juntamente com os dois meninos, estava no palcio, porque Jos havia ordenado: "Fazei sair todos de minha presena". Assim sendo, a noiva estava escondida no palcio de Jos. Para onde vai a Noiva gentia no rapto? Ao palcio. A Noiva ser tirada da terra. Ela

32

AS SETE ERAS DA IGREJA

ser levantada antes da grande tribulao para encontrar a seu Senhor nos ares. Por trs anos e meio, enquanto a ira de Deus derramada sobre a terra, ela estar na grande Ceia das Bodas do Cordeiro. Ento Ele voltar, deixando Sua Noiva na "Casa de Seu Pai", para dar-se a conhecer a Seus irmos. Neste tempo, o pacto do anticristo que os judeus tm feito com Roma, ser quebrado. Ento Roma e seus aliados mandaro suas tropas para destruir todos os judeus que temem a Deus e que se mantm com a Palavra. Mas ao chegar Cidade para destru-la, aparecer nos Cus o sinal da vinda do Filho do homem com Seus exrcitos poderosos para destruir queles que tm estado destruindo a terra. Com o inimigo derrotado, Jesus vem e se apresenta aos 144.000. Havendo visto Suas obras poderosas de salvao, tm chegado a conhecer Seu poder. Mas tambm vendo Suas feridas e sabendo que eles lhe haviam rejeitado at neste prprio momento, lhes causa pranto e agonia de terror e temor assim como fizeram os irmos de Jos quando se viram ante ele: Se atemorizaram, pensando que ele lhes mataria. Porm como Jos disse: "No vos pese o fato de me haverdes vendido para c. Est bem, Deus estava em tudo isso. Ele o fez para preservao de vida". Assim tambm Jesus lhes falar palavras de paz e amor.
127

Por que rejeitaram os judeus a Jesus? Deus estava em tudo isso. Foi a nica maneira Dele poder tirar a Noiva gentia. Ele morreu na cruz para preservar a vida da Noiva gentia.
128

Agora, estes 144.000 no formam parte da Noiva. Em Apocalpse 14: 4 so chamadas vrgens e seguem ao Cordeiro onde quer que for. O fato de que no se hajam contaminado com mulheres prova que so eunucos ( Mateus 19 :12 ). Os eunucos eram os que guardavam as cmaras nupciais. Eram servos. Note que eles no se assentam no trono, mas esto diante do trono. No, eles no formam parte da Noiva, mas estaro no glorioso reino Milenial.
129

Ento vemos que quando este remanescente de Israel houver sido unido em amor ao Senhor, e o inimigo houver sido destrudo, Deus preparar Seu monte santo, Seu novo Jardim do den para a Noiva e os servos Dele e Dela, para a lua de mel de mil anos sobre a terra. Como Ado e Eva que estiveram no jardim e no terminaram os mil anos, agora Jesus, nosso ltimo Ado, e Sua Eva ( a Igreja Verdadeira ) cumpriro todo o plano de Deus.
130

Oh, como se repete a Bblia! A cena de Jos e seus irmos est a ponto de cumprir-se, porque Jesus vem logo.
131

E ao terminar o tipo de Jos, h uma coisa mais que quero trazer a sua ateno acerca deste tempo do fim. Recordem quando Jos falou com seus irmos, e Benjamin no estava com eles, ele lhes falou por meio de um intrprete, ainda que sabendo o hebraico perfeitamente bem. Ele falou a seus

A REVELAO DE JESUS CRISTO

33

irmos em outro idioma. Sabia voc que a primeira era gentia ( a cabea de ouro, a Era de Babilnia ) terminou com uma mensagem em lnguas escrita numa parede? Esta era terminar da mesma maneira. A abundncia de lnguas neste dia mais uma prova que os tempos dos Gentios se tm acabado, e Deus est voltando a Israel.
132

Ele vem logo. O Alfa e o mega, o Profeta, Sacerdote e Rei, o Todo em Tudo, Senhor Deus dos Exrcitos, vem logo. Assim seja, Senhor Jesus, o nico Deus verdadeiro, vem depressa!

A REVELAO DE JESUS CRISTO

Esta traduo ao portugus foi publicada em 1973 e reimpressa em 1998 pela "A Palavra Original"
A PALAVRA ORIGINAL Caixa Postal 15020 74501 - 970 - Goinia - Go

You might also like