You are on page 1of 24

Entrevista com Evandro Teixeira http://zarzuelo.blogspot.com/2010_06_01_archive.

html#140884027291652 4617
em 3 de maio de 2010 Eu, como eu mesmo, estava nervoso. Eu, como estudante de jornalismo, estava muito nervoso. Eu, como fotgrafo... bom, eu estava suando em bicas. Tuuu... tuuu... a quinta tentativa que eu fao do telefone da Rdio, e ele insiste em no completar a chamada. Falei com o entrevistado h uma hora atrs, ele disse para retornar em meia. Tuuu... tuuu... Al? Sotaque nordestino carregado, a voz era de um homem mais velho que meu pai. Com dificuldade para entend-lo, ouvi: - Espera a. Tudo bem, espero, o Evandro Teixeira, afinal. Leitor, raciocina. Um. Dois. Trs. EVANDRO TEIXEIRA, sim, senhor! Minha primeira entrevista importante com, nada mais, nada menos, que um dos maiores fotgrafos do Brasil e do Mundo, e de tabela, um dos meus maiores dolos. Como voc ficaria ao conversar com um de seus maiores dolos? Eu estava, como disse, suando em bicas. Pra quem no sabe, Evandro Teixeira um fotojornalista brasileiro, e dos mais importantes, que registrou muitas partes da histria deste pas com uma cmera na mo. Baiano de nascena, mudou-se para o Rio de Janeiro e comeou sua carreira em 1958, no Jornal da Noite. Em 1963 foi para o Jornal do Brasil, um dos maiores da poca, onde continua trabalhando at hoje. O Evandro j exps em diversos pases, publicou livros de fotografia e tem muitas fotos famosas que voc talvez conhea, mas nem sabe que so dele. E sabe, eu no gosto de ficar puxando o saco de ningum, mas que o currculo dele bom... Fazer o qu?

Enchente na rua Jardim Botnico, Rio de Janeiro, 1988

Chico Buarque, Tom Jobim e Vincius de Moraes, Rio de Janeiro, 1979

O Papa e mo misteriosa, Belm, Par, 1991

Ayrton Senna no GP Brasil, Rio de Janeiro, 1989 No faltam motivos para eu querer entrevistar esse cara, e o primeiro simples: eu gosto e, de certo modo, exero a fotografia. Sendo ele um dos melhores, nada mais normal que admirar. Depois que ele um fotgrafo que tirava fotos pra jornal um fotojornalista, uma referncia pra quem conhece um pouco sobre. E o motivo ltimo que semestre passado, na disciplina de Fotojornalismo I, minha turma teve de estudar a vida desse homem at mais do que se precisava, tornando-nos, de certo modo, sabedores profundos de Evandro Teixeira. A oportunidade de entrevist-lo, que nunca me passou pela cabea, esmurrou a minha cara quando as organizadoras do Floripa na Foto disseram Ah, sim, tudo bem, esse o telefone dele, aqui . Na cara, assim mesmo, tipo . A conversa que tive com o Evandro foi tima. Apesar da voz, conheci um gurizinho de 75 anos, simples, bem-humorado e apaixonado pela fotografia. Como bom baiano que , tem o sotaque forte (mesmo morando no Rio desde 1963) e parece nunca ter cortado os laos que tem com sua terra natal, Irajuba, a maior cidade do mundo, como ele mesmo diz. Religioso e menino, a primeira coisa que fez foi me interromper quando o tratei como senhor: - Primeiro que no tem nenhum senhor aqui - Senhor t l no cu! Sem mais delongas, a entrevista mais suada de minha vida (literalmente), com Evandro Teixeira: O que senhor faz hoje exatamente no JB? Continua saindo campo como antigamente ou resolveu ficar na parte da chefia? No fotografo mais para o jornal, sou editor agora. Tem uma turma nova muito boa, garotada de primeira linha. - Uma das fotos que mais me impressionam a da tomada do forte de Copacabana, em 64. Como foi a situao para conseguir aquela foto, em uma poca to turbulenta? Esse tipo de foto exige um pouco de coragem, de habilidade, sorte... um conjunto de coisas. Nessa foto especificamente, eu entrei com uma cmera escondida, graas a um amigo, capito, e que jogava vlei comigo na praia, ali, no Posto 6. No dia da revoluo a gente se encontrou e ele disse que estava indo pro forte: Eu vou com voc!. Ele disse que seria complicado, mas ns fomos juntos.

Eu tive que bater continncia tambm pra no ser notado e entrei. Logo em seguida chegou o Castelo Branco e eu comecei a fotografar, mas pouco depois me mandei, porque era capaz de eles me notarem, j que eles estavam achando que eu era fotgrafo do Forte. Fotografei e me mandei, pra no ser notado.

Tomada do Forte de Copacabana, Golpe Militar, Rio de Janeiro, 1964 - Considerando o novo meio das cmeras digitais, o que mudou no modo de fotografar da sua poca para hoje em dia? Muitas coisas mudaram, a fotografia teve um avano muito grande. Tem a questo dessas facilidades de motor, da continuidade, da sequncia de disparos. Hoje voc fotografa em ASA (ISO) 100 e de repente muda pra 1600 tudo isso no mesmo carto. Antes voc tinha que trocar de filme. Hoje, com um notebook l no meio do serto do Brasil voc transmite uma foto rapidamente. Antes, quando se viajava, a gente revelava os filmes no banheiro, tinha que carregar todo o laboratrio... um trambolho. Agora isso acabou, facilitou e ajudou muito o jornalismo moderno. Claro que com essa modernidade, esse avano tecnolgico, a fotografia se perdeu muito tambm, ficou um pouco massificada. A turma hoje t muito mal acostumada no disparo, na hora de escolher aquilo que vai fotografar, no selecionando nada. Eu diria que hoje se faz mais quantidade do que qualidade. - Tem alguma foto que o senhor fez que merecia ter tido mais destaque, mas por algum motivo no teve? Alguma foto que ficou escondida, no apareceu como o senhor gostaria... No, acho que o que pde ser feito foi mostrado e est a. Claro que, lamentavelmente, por questes de segurana, eu deixei de fazer algumas fotos. No Chile, por exemplo, ou era voc, ou a foto. Ou voc fotografa, ou voc morre. Acho que, o que foi possvel fotografar, eu fotografei. Tem muita coisa que eu gostaria de ter registrado, mostrado, mas... a vida! As esperanas continuam! (risos) - Alm desta situao no Chile, que outra situao o senhor passou, no fotografou, mas gostaria muito de ter fotografado? Muitas coisas aconteceram, muitas coisas acontecem, que eu gostaria de documentar e no foi possvel ou no possvel. No Golpe Militar do Chile houveram momentos dramticos, em que alguns jornalistas morreram l do meu lado at. Ainda no Chile, no

necrotrio, tiveram fatos que eu presenciei e lamento no ter podido fotografar, por exemplo. Porm, se voc v uma coisa, mas no fotografa, isso nada. Na fotografia o importante a cena, o momento inusitado. Eu acho que voc tem que mostrar aquilo que voc quer contar, e no contar aquilo que voc viu isso pra quem escreve, e no pra quem fotografa.

Estdio Nacional, Golpe Militar no Chile, Santiago, 1973 (uma das poucas fotos que ele conseguiu fazer) - No livro 68 Destinos, o senhor identifica pessoas da foto da Passeata dos Cem Mil e conta a histria delas 40 anos depois do ocorrido. Como o senhor fez para identificar as pessoas da foto? Tudo comeou quando eu fiz meu primeiro livro de fotojornalismo, em 1983. Aquela foto foi selecionada para entrar nele e a designer que estava trabalhando comigo se achou na foto da Passeata. Por coincidncia, acabou achando tambm o marido dela, que na poca no eram casados nem se conheciam. Ela est na parte de baixo e ele no topo da foto; ela estudante de design e ele de arquitetura. E a comeou a histria. Eles foram encontrando os ex-colegas de faculdade, a notcia foi se espalhando e surgiu a ideia de construir um projeto de achar as pessoas daquela foto. Pus no meu site, buscamos essas pessoas e eu fotografei elas 40 anos depois daquele dia, na Cinelndia, mesmo lugar que a foto original foi tirada.

A Passeata dos Cem mil, em 1968 - E o processo de encontrar estas pessoas levou quanto tempo? No foi um processo rpido assim. Desde aquela poca at o lanamento do livro, praticamente. No final eu j estava quase desistindo, mas no penltimo e ltimo ano, com a propaganda mais pesada, comeou a surgir mais e mais gente, e hoje temos 170 pessoas catalogadas. A o pessoal t me cobrando agora, mas chega, no quero mais encontrar ningum, no! (risos). - Dentro dos tipos de fotografia que existem, porque fotojornalismo e no outro tipo? Eu j fotografei muito por a, no s fotojornalismo. J fiz muita moda, viajando pela Europa e Estados Unidos, por exemplo. Mas chegou um momento que eu cansei. No das mulheres - da moda! Me enjoou muito, enchi o saco, aquela futilidade... por isso fiz uma seleo e decidi por isso fotojornalismo. A entra esporte e tal, que uma coisa mais prazerosa. plasticamente mais bonito, uma coisa que me encanta fotografar. Uma Copa do Mundo de futebol, por exemplo, uma Olimpadas. No significa que eu no ache importante a fotografia de moda, tem grandes nomes por a, pelo Brasil e pelo mundo, mas cada um na sua. - A questo do diploma de jornalismo para fotojornalistas faz diferena ou a questo continua como antigamente, sem a exigncia do canudo?

A concorrncia hoje em dia faz uma seleo muito grande e acaba gerando uma demanda de cursos, equipamentos e de competncia, principalmente. O diploma fica um pouco de lado por conta da competncia do fotgrafo. - Com a popularizao de cmeras compactas digitais e celulares com cmera, coisas que muitos tm a disposio hoje em dia, os jornais e outros meios acabam comprando material dos leitores. O fotojornalista perde espao? Hoje em dia, as empresas esto pouco ligando para a qualidade, elas querem saber do custo quanto mais elas puderem cortar, melhor. Essa questo da foto dos leitores massificou a fotografia, que perdeu muito em qualidade. Quem vive disso perdeu mercado e foi muito ruim, sim. Nesse sentido, isso que o profissional deve buscar, a qualidade do seu trabalho. - Por que PB? evidente que eu gosto muito do preto e branco. No se pode desprezar o colorido, claro; agora, por exemplo, eu estou fazendo um livro s com fotos coloridas. Hoje isso no mais problema tambm com fotografia digital e a facilidade com que se transforma uma foto colorida em preto e branco. Porm, se eu tivesse que escolher entre cor e preto e branco, eu vou partir pro preto e branco. uma fotografia mais dramtica, mais consistente, mais realista. - Fotografia ou jornalismo? FOTOGRAFIA, com todas as letras maisculas. E o jornalismo junto, claro, porque se a gente fala de fotografia, est falando de tudo, de todos os horizontes, inclusive fotojornalismo. - Nacionalmente, que nomes-referncia o que o senhor cita? No Brasil temos muitos nomes bons que hoje em dia no devem nada pra ningum. Sebastio Salgado, Orlando Brito, Pedro Martinelli; e da gerao mais nova temos bons nomes aqui no JB, no Globo... A fotografia do Brasil, hoje, uma das mais importantes do mundo e no fica atrs de Frana e Estados Unidos. O que nos falta aquela questo do intercmbio, do equipamento caro, das condies mesmo. Querendo ou no a gente pobre. Os fotgrafos na Europa esto toda hora mudando de equipamento, e no Brasil no h condies para isso. Mas vale ressaltar, a fotografia brasileira no fica devendo nada a ningum, respeitadssima. - O senhor tem alguma mania com o trabalho? Mania? - Mania. - ... fotografar. Fotografar, fotografar e fotografar! (risos) - Qual sua lente/objetiva preferida?

Eu gosto muito da grande-angular, que proporciona mais mobilidade, mais profundidade de campo. Mas eu uso todas; a 70-200mm, 300mm... cada momento um momento, cada situao, uma situao. - O que h de projetos para o futuro? O futuro s Deus dir! (risos). Estou viajando pra Sua e pra Itlia agora em junho para expor, e estou com dois livros projetados que devo comear agora, mas por enquanto isso. - E os planos de algum dia se aposentar, existem? Como diriam os franceses: Jam! (risos) - Que dica o senhor d para um jovem jornalista? Eu no dou conselho nenhum, porque quem d conselho Deus! (risos). Eu acho que voc tem que ter esperana, insistir, continuar e acreditar em voc. Eu sempre acreditei em mim e nunca acreditei que no daria certo. Tem que acreditar que o mundo pequeno pra voc, que voc maior que o mundo!

Fotos retiradas do site do prprio (http://www.evandroteixeira.net) Como disse, consegui o contato com as organizadoras do Floripa na Foto (http://www.floripanafoto.com)

EVANDRO TEIXEIRA: Mestre do Fotojornalismo


"O Papa deve ter recebido alguma mensagem para no contrari-lo no exerccio da profisso".

As fotos de Evandro Teixeira, 37 anos como fotgrafo do Jornal do Brasil, so aulas de


fotojornalismo para qualquer pessoa interessada ou no em fotografia. Evandro consegue mostrar sua sensibilidade desde um "Clvis" fotografado no meio da rua at as fotos feitas por ocasio da primeira visita do Papa ao Brasil. At hoje ningum sabe se Evandro tem algum acordo com Deus para demonstrar tanta sensibilidade numa atividade to difcil que o fotojornalismo. Evandro consegue, e o Papa deve ter recebido alguma mensagem para no contrari-lo no exerccio da profisso. Alis, falando em Papa, Evandro talvez seja o nico fotgrafo no mundo para quem Sua Santidade toma a beno e se curva, atendendo aos seus pedidos, para deixar que sua arte seja exercida em toda plenitude. Isso pode parecer exagero, mas no . Era do conhecimento apenas do meio jornalstico o que aconteceu com o Evandro por ocasio da visita do Papa Joo Paulo II ao Brasil, em 1980. Quando o Papa se ajoelha para beijar o cho, na chegada ao Galeo, ainda na pista, Evandro perde a foto e no se faz de rogado e grita: "Repete a, Seu Papa". O que pior, ou melhor, o Papa espantado repete. Evandro ento faz a foto e com um sorriso malicioso, sorriso daquelas pessoas que tm cumplicidade com Deus, diz; "A gente tem que tentar sempre a melhor foto. At o Papa sabe disso". At a algum tempo, se algum comentasse isso fora do meio, iam dizer que mentira. No . Tudo foi confirmado e se tornou pblico com a matria do Caderno B do Jornal do Brasil de 09 de abril de 2000. Dessa maneira, expor o sagrado ficou fcil. Percebemos isso quando vemos a foto do Papa olhando a mo que surge do nada, querendo mostrar que aquele que ela est procurando o fotgrafo escolhido e parece que o Papa pergunta: "Quem ele e o que ele tem que eu no tenho?". Deus responde: "Ele tem mquina fotogrfica e o Evandro Teixeira. Precisa mais?".

"Evandro talvez seja o nico fotgrafo no mundo para quem Sua Santidade toma a beno e se curva, atendendo aos seus pedidos"

- Quem ele? - Pergunta o Papa.


Ao fotografar a visita do rei Olavo da Noruega ao presidente Costa e Silva, no Rio, 1967, Evandro captou a demonstrao das intenes do ditador de planto queles que se opusessem ao seu governo, pois foi na gesto de Costa e Silva que o famigerado Ato Institucional n. 5 seria decretado em 14 de dezembro de 1968. Seu olhar tomou ares premonitrios porque o AI-5 foi o ponto de partida para os piores anos da ditadura militar. Era a orientao para eliminar qualquer divergncia sobre qualquer aspecto que pudesse surgir, fosse ele econmico, poltico, ideolgico, cultural, educacional, etc. Generalizou-se, sem trocadilho, a violncia, prises arbitrrias, espancamentos, tortura, atentados e assassinatos.

"Seu olhar tomou ares premonitrios porque o AI-5 foi o ponto de partida para os piores anos da ditadura militar"

Rei Olavo e Costa e Silva - 1967


As fotos do livro "CANUDOS 100 ANOS" expostas no Instituto Cultural Villa Maurina, mostra um sertanejo resistente, sofrido e um local onde as desigualdades, as injustias, as diferenas culturais, sociais e econmicas permanecem quase intocadas pela superexplorao de latifundirios.

"Evandro, com seu olhar, nos brinda com os grandes temas da vida"

"Canudos - 100 Anos"

Canudos, a cidade de Antnio Conselheiro, smbolo de uma resistncia que os poderosos quiseram destruir de todas as maneiras, inclusive tentando afogar o aude de Cocorob, resiste e insiste em mostrar com suas runas o arbtrio existente no pas. Isso possibilitou ao Evandro fazer uma releitura de um fragmento da Histria do Brasil e reescrever com imagens fortes, porm belas, pequena, mas significativa parte da histria do autoritarismo brasileiro. No se trata de uma simples exposio; nessa retrospectiva, Evandro, com seu olhar, nos brinda com os grandes temas da vida que so o homem, a natureza, a poltica, a liberdade, a histria, a sociologia, a psicologia, o amor e a morte, a poesia na foto das liblulas desafiando a ponta de baionetas, numa exposio de armas de guerra do Paraguai, no Rio de Janeiro, 1966, em pleno regime militar.

"Em pleno regime militar, a poesia, na foto das liblulas desafiando a ponta de baionetas ".

Liblulas - 1966 Com a experincia de um profissional que cobriu os mais importantes acontecimentos sociais, polticos e esportivos do Brasil e do mundo, ns recebemos uma verdadeira aula de Fotojornalismo e Histria dada por "Evandro Teixeira, um fotgrafo brasileiro".

Everaldo d'Alverga Jornalista, Fotgrafo e Coordenador de cursos regulares de Fotografia.

http://www.evirt.com.br/news/evandro.htm

Evandro Teixeira e JB | 47 anos de histria

Foto: Evandro Teixeira. Serto de Canudos Com o fim da edio impressa do Jornal do Brasil (JB), na virada do ms de agosto para o ms de setembro, um grande nome do fotojornalismo brasileiro viu-se diante do dilema de continuar fotografando para a verso online do JB ou encerrar uma histria de 47 anos de dedicao e fidelidade ao jornal. Evandro Teixeira, atualmente com 73 anos, presenciou muitas crises enfrentadas pelo peridico, mas ver decretado o fechamento do jornal fundado em 1891, que tanto representou para a histria do pas, foi a maior angstia. A histria de Evandro Teixeira, do JB e do Brasil se misturam. Das viagens que realizou pelo jornal, o fotgrafo guarda algumas recordaes impressas. Nas caixas de fotos e livros removidas da redao para o apartamento na Gvea (RJ), algumas surpresas. Como a imagem que acreditava perdida, da viagem que fez de trem com o presidente Juscelino Kubitschek, em 1959, partindo do Rio para o Planalto Central.

Foto: Evandro Teixeira. Tomada do Forte de Copacabana, Golpe Militar, 1964

Foto: Evandro Teixeira. Passeata dos 100 mil, 1968 Na sala do apartamento, mais captulos da histria do pas: a Passeata dos Cem Mil, no Centro do Rio de Janeiro, um marco da resistncia contra a ditadura em 1968; e um ensaio sobre os 100 anos de Canudos. Fora do Brasil, o fotgrafo tambm documentou importantes fatos, como o massacre do pastor fantico Jim Jones, quando 952 pessoas se suicidaram na Guiana em 1978; o enterro de Pablo Neruda em Santiago (Chile); e o golpe militar chileno que derrubou Salvador Allende.

Foto: Evandro Teixeira. Enterro do poeta Pablo Neruda, 1973 Mas o tema predileto de Teixeira o prprio povo brasileiro e sua cultura. Baiano de Irajuba e filho de fazendeiros, estudou com o fotgrafo Nestor Rocha, tio do cineasta Glauber Rocha, em Jequi, na Bahia. Em Salvador, aprendeu com o grande fotojornalista Jos Medeiros, que trabalhou durante 15 anos para a revista O Cruzeiro. Aos 18 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, e, seis anos depois, passou a integrar a equipe do Jornal do Brasil, onde trabalharam grandes jornalistas e intelectuais, como Rui Barbosa, Joaquim Nabuco, Joo Saldanha e Carlos Drummond de Andrade. Foi fotgrafo e editor de fotografia do jornal marcado pela credibilidade e inovao, um dos primeiros a dar destaque para a fotografia, inaugurando uma tendncia que foi seguida pelos outros peridicos da poca.

Foto: Evandro Teixeira. Jogos Pan-Americanos de Indianpolis, EUA, 1987 No JB, Teixeira vivenciou e teve que se adaptar s mudanas trazidas pela era digital. Enquanto que, em 1963, cobria os Jogos Pan-americanos em So Paulo e enviava os rolos de filmes por um comandante da Ponte-Area para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro; em 2007, transmitia as imagens dos Jogos Pan-americanos do Rio segundos depois de serem registradas, de dentro do prprio estdio, com um laptop e rede wireless.

Foto: Evandro Teixeira. Procisso dos Mortos nas runas da Igreja Velha de Canudos

Fora do Jornal do Brasil, a rotina do fotojornalista d sinais de que continuar agitada, com o desenrolar de diversos projetos, pessoais e profissionais. Para o fim do ms de setembro, est previsto o lanamento de um livro do autor, encomendado pela ONG Viso Mundial, com fotos do Norte e Nordeste. E Evandro Teixeira j tem vasto material para outro, sobre moradias brasileiras. Em outubro, o fotgrafo d incio a um workshop de fotografia em Canudos. Veja outras imagens de Evandro Teixeira aqui. Tags: 100 anos de Canudos., Carlos Drummond de Andrade, enterro de Pablo Neruda, Evandro Teixeira, fotojornalismo brasileiro, Glauber Rocha, JB, Joo Saldanha, Joaquim Nabuco, Jogos Pan-americanos, Jornal do Brasil, Nestor Rocha, O Cruzeiro, Passeata dos Cem Mil, Rui Barbosa

Evandro Teixeira, fotgrafo h 50 anos, fala sobre seu novo livro e as curiosidades de sua carreira Por Eduardo Neco/Redao Portal IMPRENSA De desfiles de escolas de samba aos velrios dos generais da ditadura. De casamentos histria dos sobreviventes de Canudos. Tanto os momentos histricos, quanto as banalidades do cotidiano j foram registradas pelas lentes de Evandro Teixeira, um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro. Arquivo Pessoal Em 50 anos de carreira, Evandro, como gosta de ser chamado, testemunhou as transformaes da fotografia, a perda do glamour do jornalismo e os acontecimentos mais importantes no Brasil e no mundo. Baiano de Jequi, desde criana a arte esteve presente em sua vida. Quando menino, improvisava um cinema com uma caixa de papelo e exibia filmes trazidos de Salvador. Na adolescncia, considerou a idia de ser escultor, mas ao ver uma srie de fotografias em uma edio do jornal O Cruzeiro, Evandro descobriu que seria fotgrafo. "Aquilo [o ensaio de O Cruzeiro] mudou a minha vida!". O incio de tudo foi na cidade do Rio de Janeiro, em 1958, no jornal Dirio da Noite. Teixeira ironiza sobre seus primeiros trabalhos: "Mal cheguei j me disseram que eu seria fotgrafo de casamentos. A, ficava correndo o dia inteiro atrs de cerimnias". Com muito bom humor, relata a vez em que, com a ajuda do laboratorista, mudou a cor de um homem na fotografia. "O editor no queria fotos de pessoas negras, mas sa e encontrei o casamento de uma loura com um homem negro. Fiz a foto e dei um jeito de mudar a cor do noivo". Quando a fotografia chegou s mos do editor-chefe, Evandro quase foi demitido. "Tive que sumir por uns tempos. Depois tudo ficou calmo", diz. Fotgrafo Evandro Teixeira

Evandro Teixeira

Guerra dos Txicos, Favela Vila do Joo, no Rio de Janeiro (1998) Em 1962, Evandro foi convidado a trabalhar no Jornal do Brasil, segundo ele, a elite do jornalismo na poca. At hoje est no jornal e concilia o dia-a-dia da redao com a publicao de documentrios e livros. Evandro Teixeira

Joo de Rgis Entre os casos que marcaram sua carreira, est o registro exclusivo da morte do poeta chileno Pablo Neruda. Por conhecer Matilde, mulher de Neruda, Teixeira foi o nico a fotografar o corpo do poeta. Evandro Teixeira

Cathy Freman segura a Trocha Olmpica, nas Olimpadas de Sidney Evandro presenciou o drama do transporte do corpo para o local escolhido por Matilde para o velrio. O comboio, composto por amigos, familiares e Teixeira, seguiu para a propriedade. Evandro contou ao Portal IMPRENSA que tiveram de improvisar uma ponte sobre um rio para que chegassem casa do poeta. "Chegamos e vimos que o riacho tinha se tornado um rio. No tinha como atravessar. Ento, improvisamos uma ponte com portas e pedaos de madeira encontrados no local". "68 destinos" Outro momento marcante de sua carreira foi a cobertura da Passeata dos Cem Mil, que deu origem ao seu mais recente trabalho, o livro "68 Destinos", que rene entrevistas com 100 pessoas identificadas na antolgica fotografia tirada em 1968, no Rio. O livro consiste em relatar a histria dos personagens registrados por sua cmera. Segundo Teixeira, a procura foi tanta, que 170 pessoas foram catalogadas. Destas, 70 ficaram fora da primeira edio, e por este motivo, o fotgrafo cogita o lanamento de mais um volume."Eu penso em fazer mais um [livro] para colocar estas 70 personalidades". O lanamento do livro est previsto para maro, no aniversrio de 40 anos da passeata. Evandro Teixeira

Passeata dos 100 mil, Movimento Estudantil, no Rio de Janeiro (1968) Quando interpelado sobre seus prximos trabalhos, Evandro categrico: "Ainda fiz pouco. Tenho muita coisa pra fazer". O fotgrafo se prepara para a cobertura das Olimpadas de Pequim e para o lanamento de mais um livro, sem data prevista, que mostrar as belezas da feira de So Cristvo, registradas por ele ao longo de 30 anos.

O documentarista da imprensa brasileira

Jos Reinaldo Marques 23/09/2005 O trabalho de Evandro Teixeira materializa a modernidade, a urbanizao do Brasil. No h nada mais brasileiro que sua fotografia." As palavras so do tambm fotgrafo Sebastio Salgado, que sempre se entusiasma ao falar do colega, nico outro brasileiro a figurar com ele na Enciclopdia Sua de Fotografia. Em quase 50 anos de atividade profissional, e com preferncia pelo fotojornalismo, Evandro j exps em vrios pases e documentou de tudo, de Copas do Mundo e desfiles de moda a golpes militares no Brasil, em 64, e no Chile, 73. Nascido em Jequi, no interior da Bahia, quando criana ele sonhava ser escultor, mas tambm gostava de brincar de cinema e, inspirado num primo que foi convocado para a Segunda Guerra, pensou na carreira de aviador militar. Passou a apreciar o fotojornalismo em 1954, atravs da revista O Cruzeiro, que considera a grande escola da reportagem fotogrfica brasileira: Ainda morava no interior da Bahia e ficava impressionado com o trabalho dos

grandes fotgrafos da revista, principalmente o Jean Manzon e o Jos Medeiros. Foi inclusive um ensaio sobre mes feito pelo Medeiros, que depois veio a ser meu professor, que me transformou definitivamente num apaixonado pela fotografia. Com o fotgrafo Nestor Rocha, tio do cineasta Glauber Rocha, Evandro aprendeu os primeiros segredos da profisso, fazendo fotos que chama de acadmicas. Em seguida, foi estudar em Salvador, onde logo arranjou uma vaga como estagirio no Dirio de Notcias. Em 1957, desembarcou no Rio com a indicao de um amigo para procurar estgio no Dirio da Noite, onde foi designado para registrar casamentos: O chefe de redao me chamou e disse: Voc vai ser nosso santo casamenteiro. Vai ter um carro, uma lista das igrejas, e sair para cobrir casamentos. S no me traga fotos de pretos. No primeiro dia, consultando a listagem, percorri vrias igrejas da cidade. Cheguei a uma onde um negro ia se casar com uma loura. Peguei a Rolleiflex e fiz a foto. Evandro conta que voltou para a redao preocupado e revelou seu dilema para o laboratorista, que o consolou, dizendo: No tem problema, pode deixar que ele vai ficar branco. Mais tarde, o chefe da redao descobriu a falseta e, esbravejando, chamou-o sua sala juntamente com o editor de Fotografia, ngelo Regato: O que houve? Eu no te disse que no queria preto? Demite! A sorte, para Evandro e para o fotojornalismo, que Regato apostou no talento do estagirio e o mandou para casa at que ele amansasse a fera. Do Dirio da Noite, Evandro foi para O Jornal, a revista Mundo Ilustrado e o Jornal do Brasil, onde est at hoje. Chegou ao JB em 72 num momento em que o dirio carioca se destacava Luiz Pinto dos demais, especialmente pela valorizao da fotografia no seu noticirio e transformou-se num dos grandes documentaristas da imprensa brasileira. Sua foto da Passeata dos 100 mil, por exemplo, virou smbolo dos movimentos populares contra a ditadura militar. Era junho de 68 e Evandro devia acompanhar o lder estudantil Wladimir Palmeira, ento ameaado de priso, do incio ao fim do ato que se realizaria na Cinelndia, no Centro do Rio. Para fazer o registro histrico, ele subiu no palanque e, apesar da represso policial, posicionou-se atrs de Wladimir e conseguiu o clique. Publicada em livro em 82, a foto virou novo projeto, 68: destinos, que pretende servir de resgate da histria poltica do Pas nos ltimos 40 anos e contar, a partir de um minucioso trabalho de pesquisa e identificao, como vivem atualmente 68 pessoas que participaram da passeata 55 j foram contatados. O produto final desse trabalho ser exibido em exposio e tambm publicado ao lado de textos dos jornalistas Fernando Gabeira, Marcos S Corra, Augusto Nunes e Fritz Utzeri.

Eny Miranda Apesar de ter sido muitas vezes premiado, Evandro prefere evitar o assunto. Em contrapartida, os olhos do fotgrafo brilham ao falar de seus livros: alm do atual projeto, Canudos: 100 anos depois, Fotojornalismo (editado em 1982 e 1988) e Feira de So Cristvo: o Nordeste aqui, que dever ser lanado pelo Senac.

Ele tambm no se furta a comentar que seus trabalhos esto sendo exibidos em trs mostras simultneas na Frana, na Sua e em Braslia e no esconde que considera a fotografia brasileira uma das melhores do mundo: Ela no perde o encanto, apesar das nossas dificuldades para realizar um bom intercmbio cultural e de todos os outros tipos de sacrifcio impostos aos nossos profissionais.

Em mais de 45 anos captando flagrantes, registrando personalidades e extraindo do cotidiano momentos de beleza, alegria, violncia e dor, o fotgrafo Evandro Teixeira reservou destaque especial em sua carreira para a Guerra de Canudos (1896 1897), que ocorreu no perodo da transio entre o Regime Imperialista e o Republicano. Natural da Bahia, o fotgrafo cresceu ouvindo histrias de Canudos e delas extraiu a vontade de recontar, em imagens e texto, essa mesma histria. Um fascnio que cresceu ao ler o clssico Os Sertes, de Euclides da Cunha, que cobriu a guerra como correspondente do jornal O Estado de So Paulo.

a histria do pas, vivida e contada por gente simples, cuja fora parece vir da agrura da terra, da beleza rude do serto. Por meio das fotos apresentadas nessa mostra possvel encontrar trs Canudos: "os vestgios da primeira Canudos, destruda pela guerra; as runas da segunda Canudos, submersa pelo aude de Cocorob, e a Canudos atual.

Em imagens comoventes, captadas pelo apurado olhar de um baiano, elas revelam a realidade em preto e branco dos sertanejos nordestinos. Os horizontes infinitos, a terra seca, o cinza da vegetao, o silncio, e tambm a desolao e o abandono dos que vivem O resgate sonhado, desde adolescente, nesse outro Brasil, parado no tempo, foi concretizado em 1997, no centenrio escravizado, despossudo. Para o do episdio, com o lanamento do livro fotgrafo, essas imagens levam a Canudos 100 Anos. O desenvolvimento pensar em uma guerra bem atual, em do projeto durou cerca de quatro anos. que a terra disputada palmo a palmo, Nele, Evandro resgatou sobreviventes e em uma luta pela mera sobrivncia. A herdeiros da comunidade criada por partir delas, a memria de outra Antnio Conselheiro, lder messinico guerra, surge na paisagem, na medida que comandou milhares de seguidores na em que surgem as paragens histricas Guerra de Canudos. A exposio de Canudos: o Local da Degola, a Lagoa Evandro Teixeira Canudos apresenta do Sangue e o famoso Vale da Morte. cerca de 50 imagens selecionadas entre as 100 fotos includas no livro. "O resultado uma crnica feita de Refiz a trajetria de Conselheiro, imagens e texto que vai do serto conversei com seus herdeiros, registrei clssico, dos cactos, da terra rachada e lado a lado a antiga e a nova Canudos da seca, ao serto pop, onde a pobreza (...) Canudos sinnimo de luta, de convive com antenas parablicas. resistncia, de mudana, de esperana. Canudos chegou a ter mais de 5 mil casas, tornando-se a maior cidade da Bahia poca, com cerca de 25 mil habitantes.

O fotgrafo Evandro Teixeira


Evandro Teixeira iniciou a carreira de fotgrafo em 1958, no jornal Dirio da Noite, no Rio de Janeiro. Em 1963, foi para o Jornal do Brasil, onde permanece at hoje. Entre outras premiaes importantes que recebeu ao longo da carreira, destacamse o Prmio Especial da Unesco, o Concurso Internacional A Famlia, em Tquio,no Japo (1993), e os Prmios do Concurso Internacional da Nikon, Japo (1975 e 1991) e da Sociedade Interamericana de Imprensa, em Miami, nos Estados Unidos. Editou em 1983 o livro Fotojornalismo, registrando acontecimentos nacionais e internacionais marcantes desde a dcada de 60, com prefcio e textos do poeta Carlos Drummond de Andrade e dos escritores Otto Lara Resende e Antonio Callado. J em 1988, lanou a edio ampliada do livro, no Rio de Janeiro, So Paulo e Basel (Sua), com novas fotos e texto do jornalista Marcos S Correa. Em 1922, o livro Fotojornalismo foi includo no acervo da Bibliotexa do Centro de Artes Georges Pompidou, de Paris. Dois anos depois, em 94, tem o currculo includo na Enciclopdia Sua de Fotografia, onde esto registrados os maiores fotgrafos do mundo. As fotos de Evandro Teixeira fazem parte dos acervos do Museu de Belas Artes, Zurique, Sua; Museu de Arte Moderna La Tertulia, Cali, Colmbia; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Masp e Museu de Arte Contempornea de So Paulo. A exposio sobre Canudos j foi apresentada em Paris, no ano Brasil na Frana, somando-se a dezenas de outras mostras individuais e coletivas realizadas no Brasil e no exterior.

You might also like