You are on page 1of 3

[Contribuies da Arte no processo de aprendizagem ]

Pgina 1 de 3

O reconhecimento destas diferenas no ambiente escolar aponta para uma nova concepo de escola: uma escola cidad. A Arte, pela especificidade e essncia do seu contedo, cumpre um papel de assegurar espaos para as manifestaes tanto das questes sociais e culturais, quanto das subjetividades dos estudantes, possibilitando-lhes a vivncia e a compreenso dos diversos modos de viver e dos sentimentos e emoes que povoam o cotidiano das pessoas com quem convivem. Constitui-se, portanto, em espao vivo, mltiplo, para a expresso das diversidades atravs das inmeras experincias com linguagens artsticas. Entre os profissionais da educao uma questo recorrente: como a Arte pode contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento do estudante no atendimento educacional especializado? Considera-se que enquanto a pessoa estiver viva, com as funes cerebrais vitais respondendo, enquanto tiver conscincia de estar no mundo, a sua condio humana e, portanto, tem possibilidade de se comunicar, emitindo e recebendo mensagens atravs dos diferentes cdigos e linguagens da Arte. Mesmo o sujeito apresentando profundas limitaes fsicas, visuais, auditivas, intelectuais, ao ser compreendido, ao estabelecer elos de comunicao com o seu mundo interior e com o outro, enfim, ao manifestar-se atravs da Arte, estar realizando avanos cognitivos, perceptivos, configurando novas aprendizagens, promovendo o seu desenvolvimento global como pessoa humana. No ambiente escolar, a Arte permite que o sujeito manifeste o seu modo de viver, seu entendimento de mundo, suas alegrias, seus tormentos e suas inquietaes, construindo,

Consideraes sobre a Arte na Educao Especial

Wiltom Dourado1

Arte-educador, Artista Plstico. Bacharel em Artes Plsticas pela UFMS, Especialista em Aprendizagens Psicolgicas na Universidade e Mestrando em Epistemologia e Histria da Cincia pela UNTREF/Unntese.

UNNTESE

As mobilizaes para a construo de uma escola inclusiva e o compromisso desta escola com a valorizao das diversidades dos grupos de estudantes, familiares, e professores que a compem, esto entre os mais significativos avanos da educao brasileira nas ltimas dcadas. O princpio da diversidade traz consigo a valorizao e o respeito s diferenas socioeconmicas, tnicas, raciais, de gnero e s diferenas fsicas e mentais. Para o nosso estudo, por tratar-se de um curso voltado para o Atendimento Educacional Especializado, toda a abordagem com as diversidades so significativas, porm, salientamos a referncia s diferenas fsicas e mentais como fator de abertura para um novo marco da educao no Brasil.

[Contribuies da Arte no processo de aprendizagem ] assim, a sua identidade subjetiva e social na convivncia com o outro. O documento do MEC (2006) Educao Inclusiva Atendimento Educacional Especializado para a Deficincia Mental (p.61) faz uma referncia especial ao papel da Arte no processo de aprendizagem das pessoas com deficincia intelectual, confirmando que a Arte assume um papel essencial, visto que a pessoa com deficincia intelectual, com muita freqncia, enfrenta mltiplas dificuldades para expressar suas ideias. Desta forma, atravs de uma gama de exerccios criativos, a Arte possibilita que esse estudante possa observar, levantar hipteses, refletir, projetar, se comunicar, expressar seus sentimentos e emoes, contribuindo para a organizao e formao de estruturas intelectuais cada vez mais complexas. No mesmo documento (MEC 2006) so apresentadas sugestes para o trabalho com Arte, na perspectiva de que o estudante seja desafiado a contextualizar a histria e a cultura local e regional com seus personagens, ampliando seus conhecimentos e estabelecendo relaes com a realidade social. Incentivar o estudante a produzir, criar, expressar, atravs do desenho, da pintura, da modelagem, da pesquisa para a utilizao de materiais grficos diferenciados, bem como para o exerccio de apreciao das suas prprias produes e dos colegas atravs da organizao de exposies, catlogos e outros recursos. Essas atividades contribuem para que o estudante realize projees, partindo de situaes prticas para as aes simblicas, estabelea relaes e contextualize, reconhecendo linguagens de diferentes expresses artsticas. As referncias s contribuies da Arte no atendimento educacional especializado para os estudantes com deficincia intelectual, tambm se aplicam aos outros tipos de deficincias a deficincia visual, fsica, intelectual, a surdez, aos transtornos

Pgina 2 de 3

globais do desenvolvimento. Em todas essas reas a Arte se constitui em espao para a interao com as diversidades e a possibilidade de quebrar barreiras e superar limites, no reconhecendo nas deficincias empecilhos para a aprendizagem. Segundo De Olivier (2008), o professor poder adaptar, atendendo s necessidades dos estudantes, uma srie de atividades e jogos dramticos usados em Arteterapia, os quais estaro contribuindo para o desenvolvimento da percepo (corporal, visual, espacial, motora), memria, integrao no grupo, confiana em si e nos outros, capacidade de concentrao, equilbrio (p.52-55). Sugere atividades como o teatro de marionetes e teatro de fantoches, pintura, dana e expresso corporal. A linguagem musical, por sua importncia em todo o processo de ensino e aprendizagem, envolvendo reas da afetividade, da expresso, da comunicao, da cognio, uma das linguagens artsticas que traz resultados positivos para todos os estudantes, com especial relevncia para os estudantes com deficincia, a msica ouvida e at entendida sem necessariamente ser interpretada pelos mais altos centros do crebro, que envolvem a razo e o discernimento, sendo que, mesmo no prestando ateno msica, possvel reagir a ela (DE OLIVIER, 2008, p.71). Alm de a msica motivar para as situaes de aprendizagem despertando sentimentos de bem-estar e prazer, a msica tem o poder, atravs dos sons, ritmos e harmonia, atingir reas impensveis, contribuindo para inmeras situaes de aprendizagem e tambm de incluso. Ao trazermos algumas das inmeras possibilidades para as prticas envolvendo a Arte no atendimento educacional especializado, no ambiente escolar, seja atravs do teatro, da msica, da pintura, da msica, da dana, lembramos que estas

UNNTESE

[Contribuies da Arte no processo de aprendizagem ] experincias devem ser significativas, partindo da realidade e do interesse dos estudantes, dando significao aos contedos, a exemplo da abordagem apresentada anteriormente no trabalho por projetos. Ao concluirmos esta reflexo, reportamo-nos afirmativa feita no incio deste texto quanto construo de uma escola cidad, inclusiva, que responda tanto s necessidades dos estudantes com deficincia quanto dos demais estudantes: esta construo depende, acima de qualquer preceito legal, do compromisso dos seus professores para com a valorizao das diversidades e com o desenvolvimento do estudante. Os professores precisam compreender e acreditar no potencial transformador da Arte. A ausncia de formao especfica compromete o trabalho e tende a reduzir o espao da sala de aula a meras improvisaes. De Olivier (2008), assim se refere quanto necessidade de formao:

Pgina 3 de 3

Referncias Bibliogrficas

DE OLIVIER, Lou. Psicopedagogia e Arteterapia: Teoria e prtica na aplicao em clnicas e escolas. 2. Ed. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2008. BRASIL. Educao Inclusiva: Atendimento Educacional Especializado para a Deficincia Mental. Braslia: MEC, 2006.

O saber sem a prtica intil. A prtica sem a teoria tambm intil. preciso unir teoria e prtica para ser considerado Professor. Mas para ser um bom Professor, um verdadeiro Mestre, preciso tambm ter didtica. Saber explicar os conhecimentos e orientar a aprendizagem. (p.103)

UNNTESE

A autora reconhece o professor como um modelo ao longo da vida escolar do estudante, um modelo, um incentivador ou um destruidor, dependendo de como ir conduzir suas aulas e de como ir portar-se diante dos seus estudantes. Os professores so essenciais.

You might also like