You are on page 1of 4

Drenagem Torcica A drenagem torcica a tcnica utilizada para remoo de contedo lquido ou gasoso do espao pleural ou mediastino, que

e podem ser resultantes de processos infecciosos, trauma, procedimentos cirrgicos entre outros. A drenagem torcica tem como objetivo a manuteno ou restabelecimento da presso negativa no espao pleural.Indicado em casos de pneumotrax, hemotrax, empiema entre outros. A presena de ar, sangue, pus ou qualquer outra substncia na cavidade pleural, dependente do volume, pode despertar um quadro clnico varivel que vai do paciente assintomtico a situaes crticas com insuficincia respiratria e circulatria, podendo ter como desfecho o bito. Os sinais e sintomas variam de acordo com o tipo de extenso do pneumotrax, mas de uma forma geral so: dispnia, dor torcica, atelectasia (expanso incompleta dos pulmes), sudorese, acessos de tosse, cianose, distrbios cardiovasculares nos casos mais graves: pulso fino, hipotenso arterial, presso venosa central alta (devido a retorno venoso inadequado ao corao, provocado pelo desvio do mediastino).

O diagnstico feito atravs de anamnese, exame fsico e radiografia. O hemotrax, definido como o acmulo de sangue na cavidade pleural, um problema relativamente comum e, na maioria dos casos, est relacionado a traumas torcicos. O quadro clnico varia de acordo com volume e velocidade da perda de sangue, a hemorragia no tratada pode provocar desenvolvimento do choque. Sinal: alterao que pode ser verificvel ao exame fsico. Sintoma: sensao que o paciente informa sentir. Contra-indicaes No h contra-indicaes absolutas para a colocao de uma drenagem torcica, mas algumas contra-indicaes relativas e algumas situaes em que devem ter-se alguns cuidados: *Em doentes com enfisema, pode, no RX de trax, confundir-se uma grande bolha de enfisema com pneumotrax. A colocao de um dreno no tem qualquer indicao nesta situao e uma agresso desnecessria para o doente. *Se h alteraes importantes da coagulao, estas devem ser corrigidas antes do procedimento.

Cuidados de Enfermagem na Assistncia Drenagem Torcica Explicar ao doente em que consiste o procedimento a que vai ser sujeito, preparar o sistema de drenagem torcica e colaborar na insero do tubo, verificar se o tubo mais longo est submerso 2 cm no lquido. Se estiver menos de 2 cm mergulhado, pode haver entrada acidental de ar, se estiver mais mergulhado h uma maior dificuldade em expelir o ar devido diferena de presses. Observar o funcionamento do sistema de drenagem atravs da oscilao do lquido no tubo. Quando no h oscilao do lquido no tubo deve-se verificar: o tubo dobrado o Mungir suavemente o tubo e mudar o doente de posio o pedir ao doente que inspire profundamente ou tussa e verificar as conexes para nos assegurar-mos que o sistema est hermtico. Marcar o nvel inicial do lquido no frasco para avaliao posterior da quantidade drenada manter sempre 2 clampes na cabeceira da cama do doente, para clampagem em caso de necessidade, clampar os tubos de drenagem apenas em situaes de emergncia. Nunca levantar o frasco de drenagem acima do nvel do trax do doente, manter o frasco de drenagem fixo num suporte da cama do doente Ao fazer a mudana do frasco de drenagem deve-se: explicar ao doente o que

lhe vai ser feito e preparar o novo sistema de drenagem , clampar o dreno torcico aps a expirao, colocando os dois clampes perto do local de insero e em posies opostas e substituir o sistema de drenagem e desclampar o dreno torcico. Verificar se o sistema de drenagem est funcionante e marcar o nvel do selo dgua e realizar penso do local de insero dos tubos.

You might also like