You are on page 1of 19

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria

2 SEM 2010

SketchUp
Representao Tcnica IV B Design de Ambientes 4 Perodo / 2010 Professora Paula Glria UEMG Escola de Design 1|Pgina

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria

2 SEM 2010

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
DATA AULA CONTEDO PROGRAMTICO Apresentao da Disciplina; Apresentao dos Trabalhos Prticos; ScketchUp: interface, ferramentas de visualizao e ferramentas de desenho. LANAMENTO TP1. 02 03 04 05 Modelando um ambiente: ferramentas de desenho e de edio. Modelando um ambiente: insero de blocos (biblioteca) e materiais. Modelando um ambiente: cortes, exportao de imagens e vdeo. Atendimento TP1. LANAMENTO TP2. ENTREGA TP1. Atendimento TP 2. Atendimento TP 2. Atendimento TP 2. ENTREGA TP2.

01

06 07 08

AVALIAO:
1 nota: Trabalho Prtico (100 pontos). 2 nota: Trabalho Prtico (100 pontos). 1 NOTA + 2 NOTA = MDIA SEMESTRAL 2 MEDIA SEMESTRAL + MDIA SEMESTRAL = MDIA FINAL 2

2|Pgina

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria

2 SEM 2010

ATENO
Os trabalhos devero ser entregues e/ou apresentados nas datas e horrios determinados no cronograma da disciplina. Caso isso no acontea, as regras so as seguintes: de 01 a 07 dias de atraso o trabalho passa a valer 80% do valor inicial; aps esse prazo os trabalhos no sero mais recebidos para nota, sendo considerado como desistncia do aluno.

FREQUNCIA
Nos termos do 3 do art. 47 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Leis de Diretrizes e Base da Educao LDB obrigatria, da parte dos alunos, a freqncia s aulas. Considerar-se- reprovado o aluno que no cumprir com a frequncia mnima de 75% das atividades programadas em cada disciplina. Atestado mdico justifica, mas no abona falta! Desse modo, em caso de necessidade de afastamento das aulas, o aluno dever encaminhar coordenao do curso, o mais rpido possvel, requerimento prprio e o documento legal ou atestado mdico/odontolgico para as devidas providncias.

ESCOPO DOS TRABALHOS PRTICOS

TP

ESCOPO Desenvolvimento de ambiente virtual: modelagem e tratamento de ambientes residenciais (sala, quarto, varanda e banheiro) conforme projetado em Prtica Projetual I-C. Definio de, no mnimo, 02 (duas) vistas expressivas de cada ambiente para entregar em formato A4, impresso, colorido, encadernado e devidamente identificado. A composio das pranchas livre. Desenvolvimento de ambiente virtual: modelagem e tratamento de ambiente empresarial. A partir da planta fornecida pelo professor escolher uma empresa (marca) forte no mercado (qualquer setor) para desenvolvimento da ambientao. Definio de, no mnimo, 05 (cinco) vistas expressivas do ambiente para entregar em formato A3, impresso, colorido, encadernado e devidamente identificado. A composio das pranchas livre. Tambm fazem parte da apresentao: uma prancha briefing e uma prancha conceito.

VALOR

TPI

100

TPII

100

3|Pgina

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria

2 SEM 2010

Introduo
O SketchUp um software desenvolvido para a concepo de projetos - no sendo nem CAD, nem um modelador tradicional e nem um renderizador. Criado para proporcionar um experincia prxima do desenho mo e de modelagem com objetos reais, o SketchUp se destaca pela rapidez e facilidade na criao, modificao e visualizao de objetos e estudos volumtricos. um software para explorao de idias e sintetizao de informaes! A premissa do SketchUp ser um ambiente de estudo 3D originado do 2D: linhas e faces. Pode formar um modelo extremamente preciso ou bruto e simplificado, permitindo flexibilidade na escolha dos detalhes e a abstrao que desejar. O SketchUp um software que permite tanto criaes totalmente flexveis e livres de parmetros fixos, quanto modelagens precisas. Permite integrao total com os principais programas de edio de imagens, modelos e vdeos. O programa permite a interao com o Google Earth e a disponibilizao de vrias bibliotecas gratuitamente, pelo site 3D Warehouse. um programa que atende tanto s necessidades mais bsicas em modelagem - como nas primeiras exploraes de construo volumtrica como tambm atende a demandas profissionais mais exigentes. Sites e outras publicaes para auxiliar na melhora contnua dos conhecimentos sobre o programa... - Para mais informaes sobre o uso do SketchUp: HTTP://sketchup.google.com/support. - Para download de bibliotecas para o SketchUp: HTTP://sketchup.google.com/bonuspacks.html e HTTP://sketchup.google.com/3dwarehouse. - Para ver tutoriais em vdeos, alm de trabalhos feitos com SketchUp: www.youtube.com e digite SketchUp no campo de busca.

4|Pgina

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria

2 SEM 2010

Aula 1
1.1 INTERFACE A interface do SketchUp foi projetada para ser simples e fcil de usar!

A rea de desenho (Drawing Window) um espao de trabalho em 3 dimenses, no qual pode-se movimentar o cursor do mouse livremente. Como normalmente no pensado em termos de x, y ou z enquanto se faz um croqui, o programa refere-se aos eixos pela sua cor, assim os eixos vermelho, verde a azul correspondem aos eixos x, y, z respectivamente. O ponto onde os eixos se cruzam chamado origem. A linha contnua refere-se direo positiva e a linha tracejada direo negativa. O sistema de coordenadas do SketchUp permite perceber melhor o espao 3D. possvel mover o ponto de origem e os sentidos dos eixos conforme a necessidade do usurio. Assim, o ponto de referncia pode ser transferido facilmente para um novo plano de trabalho. Clicando com o boto da direita no ponto de origem possvel resetar a posio dos eixos, esconder, realinhar. possvel modificar com preciso a posio dos eixos. As barras de ferramentas podem ficar flutuando sobre o desenho ou agrupadas em volta da janela de desenho. Estas barras podem ser ativadas e desativadas a qualquer momento de acordo com a necessidade ou a preferncia do usurio.

5|Pgina

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria

2 SEM 2010

1.2

CONFIGURAES INICIAIS

O sistema de unidades padro do SketchUp o britnico. Para trabalhar com outro sistema de unidade acesse o Menu Windows > Model Info > Units e configure as unidades na caixa de dilogo conforme sua necessidade.

1.3

ALGUMAS BARRAS DE FERRAMENTAS...

Barra default de instalao do SketchUp, combinando diversas outras barras.

Barra combinando a maioria das outras barras.

Atalhos para as operaes bsicas

Ferramentas de gerenciamento das funes relacionadas com o Google SketchUp e Google Earth, como buscar um componente no 3D Warehouse e capturar o terreno

6|Pgina

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria

2 SEM 2010

1.4

FERRAMENTAS DE VISUALIZAO: Barra Camera

A ferramenta mais verstil para rodar o modelo no espao o comando orbit. Para o uso, selecioneo, pressione e arraste o cursor na rea de desenho. O comando orbit gira o ponto de vista entorno de um ponto central. O comando Orbit tambm pode ser ativado mantendo o scroll do mouse pressionado. Para aproximar ou afastar o ponto de vista use a ferramenta zoom. Clique sobre o cone e leve o cursor para a rea de desenho. Clicando com o boto esquerdo e arrastando o mouse para cima o ponto de vista aproxima-se do desenho, e para baixo afasta-se. O zoom tambm pode ser ativado girando o scroll do mouse. Isto muito til para aproximar ouafastar o ponto de vista durante a execuo de outro comando. Para visualizar todo o desenho, clique em zoom extents. O comando zoom window permite selecionar um trecho especfico do desenho. O zoom previous volta o ponto de vista para a visualizao imediatamente anterior O zoom next retorna o ponto de vista para a visualizao seguinte. Para fazer um pan (deslocamento lateral do observador) com o mouse, clique e arraste o scroll e, sem solta-lo, clique e arraste com o boto esquerdo do mouse.

1.5

FERRAMENTAS DE DESENHO: Barra Drawing

AUXLIO CONSTRUO No SketchUp existe um sistema que auxilia a construo de modelos, localizando ou deduzindo pontos estratgicos, funcionando como a ferramenta OSNAP do AutoCAD. A opo aparece automaticamente conforme a necessidade de identificar pontos significativos da geometria, identificados por cores diferentes. A busca de pontos est relacionada com a forma: ponto, linha e plano, ou combinaes. LINE O comando line desenha segmentos de reta em qualquer direo. Ao ser ativado, o cursor do mouse toma a forma de um lpis. Leve o cursor para a rea de desenho, de um clique para definir o ponto inicial e outro para o ponto final. Procedendo desta maneira, o ponto final automaticamente transformado no ponto inicial da linha seguinte. Para formar uma nova linha no-adjacente, tecle Esc e inicie a nova linha a partir de outro ponto inicial. A cor provisria da linha vermelha, quando ela paralela ao eixo vermelho (x). Verde quando paralela ao eixo verde (y), e azul quando paralela ao eixo azul (z). Movendo o mouse antes de clicar no ponto final, a linha provisria se torna magenta quando esta fizer referncia (paralela ou perpendicular) a alguma linha existente. CIRCLE Para desenhar um circulo, selecione o comando circle e clique em algum ponto para definir o centro. Arraste e clique em outro ponto para determinar o raio. Pode-se inserir valor numrico do raio atravs do VCB. 7|Pgina

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria

2 SEM 2010

A direo padro do circulo sobre o plano x, y. Porm ao se aproximar de alguma face o circulo automaticamente toma a direo da mesma. Para desenhar um circulo na direo de uma face, mas em outro lugar, aproxime o mouse da face at que o circulo teme sua direo, segure Shift e afaste o mouse para a posio desejada. O crculo uma seqncia de seguimentos de reta. A quantidade de seguimentos aparece no VCB logo que o comando arco ativado. O padro do programa so crculos formados por 24 seguimentos. Para alterar a quantidade de seguimentos, digite o valor no VCB antes de clicar no ponto inicial. As geometrias regulares, tais como o tringulo issceles, o quadrado, o pentgono e o hexgono so facilmente desenhados com a ferramenta crculo. Basta que seja digitado no VCB o nmero de lados da figura antes de determinar o centro do crculo.

ARC Para desenhar um arco, clique no cone arc, marque os pontos limtrofes do mesmo e, mexendo o mouse, determine o tamanho e a direo do arco. Para colocar arcos com medidas, clique no ponto inicial, mova o mouse na direo desejada, digite o comprimento com o teclado numrico no VCB, tecle Enter. Ento arraste o mouse na direo desejada e digite o tamanho do arco no VCB e tecle Enter. O arco uma seqncia de seguimentos de reta. A quantidade de seguimentos aparece no VCB logo que o comando arco ativado. O padro do programa so arcos formados por 12 seguimentos. Para alterar a quantidade de seguimentos, digite o valor no VCB antes de clicar no ponto inicial.

RECTANGLE Para desenhar um retngulo ative a ferramenta rectangle, clique na rea de desenho para determinar o ponto inicial e mova o cursor diagonalmente para criar o retngulo, clicando no canto oposto. Ou voc pode pressionar o boto do mouse, arrastar diagonalmente na tela, e depois soltar o boto do mouse para completar o retngulo. Para desenhar um retngulo com medidas clique no ponto inicial e digite o a dimenso dos lados, separados por ponto-e-vrgula (;) no VCB e tecle Enter. As dimenses do retngulo podem ser alteradas mesmo depois dele j desenhado, basta re-digitar as dimenses dos lados do retngulo no VCB e em seguida Enter. Mas isso s pode ser feito antes que outro comando tenha sido ativado. Os retngulos so sempre desenhados no plano x,y com os lados paralelos aos mesmos. Para desenhar retngulos em outras dimenses necessrio um plano de referncia.

FREEHAND Clique sobre o cone da ferramenta freehand (mo livre), clique para determinar o ponto inicial e, mantendo o boto do mouse pressionado, mexa com o mouse livremente para formar a poligonal. Para criar planos com a mo livre inicie e finalize o desenho no mesmo ponto ao aparecer o grip indicando o ponto final. Os desenhos formados pelo comando freehand so compostos por uma nica poligonal. Para dividir este poligonal em seguimentos de reta, selecione a poligonal, clique com o boto direito do mouse sobre ela e escolha Explode curve. 8|Pgina

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria

2 SEM 2010

Aula 2
2.1 OUTRAS FERRAMENTAS DE VISUALIZAO Ativa as vistas padro do modelo: superior, frontal, posterior, laterais e isomtrica Estilo de visualizao: raio-x, aramado, monocromtico, superfcies coloridas e texturizadas 2.2 FERRAMENTAS PARA ORGANIZAO DO ARQUIVO

A Barra Layers administra os layers (camadas) do arquivo. A mudana de layer de um objeto feita atravs do entity info. Cada layer tem nome, cor e permite ser ocultado. Vale salientar que, no SketchUp, os layers tem limitaes de uso e ao ser combinado com a ferramenta outliner permite uma organizao bem mais prtica. A funo outliner permite organizar todos os objetos do arquivo a partir do princpio bsico do agrupamento de objetos, criando uma rvore de hierarquia e grupo e componentes, de acordo com a organizao desejada. Assim, um objeto pode possuir o nome que se desejar, ser agrupado conforme similaridade, ser ocultado e localizado rapidamente atravs do filtro.

2.3

IMPORTANTO UM DESENHO CAD

possvel inserir um desenho CAD atravs do File > Import ... O SketchUp pode importar e exportar geometria nos formatos DWG do AutoCAD e DXF, 3DS, JPG, entre outros. Para importar um arquivo DWG, use o Menu File > Import > 3D Graphic... . Selecione o arquivo do tipo ACAD DWG Files (*.dwg, *.dxf) e clique no boto Options. Na caixa Import AutoCAD DWG/DXF Options escolha os parmetros de importao: Clique em Ok para voltar para a janela de importao e clique em Open

9|Pgina

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria O SketchUp ir importar o arquivo. No final, o SketchUp ir mostrar um resumo da importao, mostrando quantas entidades de qual tipo foram importadas com sucesso. Clique Close para concluir. A importao trs os blocos e os layers do arquivo original. Em alguns casos, voc poder estar com um Zoom muito prximo ou muito distante. Quando isso ocorrer, clique em Zoom Extents para ver o desenho todo. Use o Orbit para mudar para um ngulo de viso 3D. A partir de ento o desenho pode ser editado, movido, rotacionado... como qualquer outro objeto do SketchUp. Use a ferramenta Line para transformar as poligonais em faces. Tambm possvel transformar poligonais fechadas planas em faces selecionando todas as linhas que formam uma poligonal fechada e em seguida clicando em Tools>Utilities>Create face... Se o comando no funcionar porque a poligonal no fechada ou as linhas que a formam no so coplanares. Importar arquivos grandes do CAD pode ser demorado. Um arquivo complexo do CAD pode se tornar lento no SketchUp por causa dos recursos existentes nas faces do SketchUp. Por essas razes, recomendvel limpar os desenhos CAD e importar apenas o absolutamente necessrio. Pode ser interessante separar em arquivos isolados, um contendo a locao, outro a planta baixa, outro contendo detalhes. Assim, quando importados no SketchUp sero entendidos como grupos diferentes, que podem ser escondidos para que se trabalhe com cada um individualmente.

2 SEM 2010

2.4

FERRAMENTAS DE MODIFICAO: Barra Edit

PUSH/PULL Mesmo podendo desenhar prismas com a ferramenta line, h outro modo mais rpido de transformar faces 2D em objetos 3D. A ferramenta push/pull permite gerar prismas retos a partir de uma face plana, qualquer que seja sua forma ou direo. A ferramenta extrudar gera prismas no sentido normal (90) a face selecionada. Para desenhar uma caixa, por exemplo, desenhe um retngulo, clique na ferramenta pull/push, aproxime o cursor do retngulo at que ele fique selecionado, clique sobre ele com o boto direito do mouse e mova o mouse para um dos lados e clique ao atingir o tamanho desejado. Este valor pode ser digitado no VCB durante a execuo do comando, seguido de Enter, ou aps seu termino, desde que outra funo no tenha sido ativada. O comando pull/push possui memria. Para que uma face tenha a mesma altura de um prisma criado anteriormente, basta dar dois clique sucessivos sobre a face. Para criar um novo prisma adjunto a um j existente pressione Shift antes de clicar com o extrude sobre a face do prisma j existente. Isto faz com que a face que dar origem ao novo prisma seja mantida.

10 | P g i n a

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria FOLLOW ME O comando follow me permite fazer com que uma face forme volumes ao percorrer uma trajetria previamente definida. Selecione as linhas que formaro a trajetria a ser percorrida, acione o comando follow me (o cursor tomar a forma do comando e a trajetria deixa de ficar selecionada) e clique sobre a face para que ela percorra a linha.

2 SEM 2010

MOVE/COPY Selecione o objeto a ser movido ou copiado, clique sobre o cone da ferramenta move/copy, clique na rea de desenho para determinar o ponto base e em outro lugar para ser o ponto de destino. Caso nenhuma geometria tenha sido selecionada previamente, os objetos ficaro sendo secionados medida que se aproxima o cursor de cada um deles. Para que o objeto seja mantido na sua posio inicial, mantenha pressionado a tecla Ctrl durante a execuo do comando. Ao se mover a aresta de uma face, o(s) plano(s) que a compe se deformam acompanhando a direo do movimento executado. Mantendo a tecla Ctrl pressionada, apenas a aresta copiada e a face permanece inalterada. A distncia do movimento pode ser digitada no VCB durante a execuo do comando, seguido de Enter. Algumas vezes o SketchUp no consegue saber qual alinhamento voc deseja. Se isto acontecer, arraste a linha mais para cima at voc ver a linha tracejada azul de referncia, pressione a tecla Shift para travar a referncia vertical e depois volte para a posio desejada. Enquanto voc segura a tecla Shift, a direo do movimento permanecer travado. AUXLIO CONSTRUO Para selecionar mais de um objeto, ative a ferramenta select, clique sobre o primeiro objeto e pressione Shift para selecionar os demais. Caso seja selecionado um objeto indesejado, clique novamente sobre ele para exclu-lo da seleo.

ROTATE Voc pode mudar a orientao mais dinamicamente com a ferramenta rotate. Selecione o objeto a ser rotacionado. Ative o comando rotate e selecione o ponto de rotao, escolha o sentido de rotao atravs da cor do transferidor e rode-o mexendo o mouse ou digite ngulo de rotao. O pano base de rotao o plano x,y. Para rotacionar em outras direes necessrio um plano de referencia. Pressionando a tecla Ctrl durante o comando, o objeto base permanece na mesma posio e feita uma cpia rotacionada dele. A tecla Esc cancela a operao de rotao.

11 | P g i n a

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria

2 SEM 2010

ARRAY Usando array, voc pode repetir uma cpia linear ou uma cpia com rotao em qualquer direo. O primeiro passo, para arrays lineares, usar a ferramenta move/copy para fazer uma cpia. Depois de fazer a cpia inicial, voc pode fazer mltiplas cpias: digite 3x e Enter para trs cpias. Isto chamado de uma array externo, porque ele se estende para alm da sua distncia inicial do copy. Voc pode alterar o nmero de cpias digitando novos valores de array. O SketchUp ir atualizar o array at que outro comando seja ativado. Um detalhe interessante sobre o array que a distancia entre as cpias pode se alterada, basta digitar a nova distncia no VCB, seguida de Enter, para que as cpias se ajustem a ela. Para um array interno, primeiro faa uma copia do objeto at a posio que ser ocupada pela ultima cpia. Depois digite no VCB a quantidade de cpias seguido de / e tecle Enter. Esse processo conhecido por array interno porque ele interpola divises iguais entre o original e as cpias. Voc pode continuar a digitar novas distncias e/ou valores de multiplicador/divisor quantas vezes quiser at que voc ative outra ferramenta ou faa nova operao. Para criar arrays circulares, use a ferramenta rotate de forma similar ao descrito acima: selecione o objeto a ser rotacionado com o comando select, e ative a ferramenta rotate. Clique sobre o ponto base da rotao, pressionando a tecla Ctrl. Note que um sinal de mais (+) adicionado ao cursor para indicar que voc far uma cpia. Permanea pressionando a tecla Ctrl e clique para selecionar o ponto de destino. O ngulo de rotao pode ser inserido visualmente, atravs do mouse, ou digitando o valor numrico no VCB. Aps fazer a primeira cpia rotacionada, proceda da mesma maneira do array linear para gerar cpias rotacionas. Da mesma forma de antes, voc pode digitar valores de ngulos de rotao, multiplicadores de array externos, e divisores de arrays internos quantas vezes quiser, at iniciar uma nova operao.

SCALE Qualquer objeto pode ser re-escalado dinamicamente com a ferramenta scale. Como em outras ferramentas, voc pode trabalhar livremente ou com preciso. O comando scale permite alterar as dimenses do objeto em qualquer direo, ou fazer operaes de espelhamento (mirror). Selecione o objeto e acione o comando scale: uma caixa de grips ir aparecer em torno dele. Cada cubinho verde um grip de mudana de tamanho. Ao aproximar o cursor de um grip, este e o grip oposto ficam ativos e uma linha traceja se forma entre eles. O grip oposto indica o ponto que permanecer imvel durante o escalonamento. E a linha tracejada indica a direo do escalonamento. Clicando ento sobre o grip a operao de escalonamento tem inicio e pode ser controlada pelo mouse ou atravs do VCB. Para mudar a posio da ancora do grip oposto para o ponto central do objeto, mantenha a tecla Ctrl pressionada durante a execuo do comando. A tecla Shift libera a direo do escalonamento. Para desenhar um cone ou um tronco de cone desenhe um cilindro e em seguida, selecione a superfcie superior do cilindro com a ferramenta select e ative o comando scale. Como voc est mudando o tamanho de uma face 2D, os grips de escala estaro dentro de um retngulo em vez de 12 | P g i n a

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria uma caixa de contorno. Escolha os grips das quinas e segure a tecla Ctrl para que a deformao ocorra em ambos os sentidos. Digitando um valor negativo faz a ferramenta scale tem-se a geometria espelhada naquela direo. Semelhante ao comando mirror do AutoCAD, com a diferena que o objeto original no mantido. Uma outra maneira de espelhar os objetos selecion-los, clicar sobre a seleo com o boto da direita e no menu de contexto escolher a opo Flip Along > Red Direction (ou Green Direction ou Blue Direction), conforme a direo do espelhamento desejada.

2 SEM 2010

OFFSET Para criar arestas paralelas (comando offset) selecione as arestas ou plano com select e ative o comando offset. Clique o cursor de offset prximo ao objeto selecionado e mova o cursor para indicar a direo do offset. Clique com o mouse para indicar o ponto de destino ou digite o valor do offset no VCB.

13 | P g i n a

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria

2 SEM 2010

Aula 3
3.1 FERRAMENTAS PRINCIPAIS: Barra Principal SELECT Todos os objetos do SketchUp so construdos com linhas e faces. Uma face s existe quando estiver envolvida completamente por linhas que esto em um mesmo plano. Voc pode selecionar uma srie de linhas e faces, e ento transformar esse conjunto em um Grupo ou Componente. Para selecionar uma linha ou face, ative o comando select e clique uma vez diretamente sobre a linha ou face que deseja. Para selecionar um objeto clique trs vezes sobre qualquer elemento do objeto que o SketchUp selecionar todas a linhas e faces conectadas a ele. Para selecionar mais de uma linha, face ou objeto, mantenha a tecla shift pressionada. Para retirar a linha, face ou objeto da seleo, utilize tambm a tecla shift pressionada. Se clicar duas vezes sobre uma linha, o SketchUp far a seleo da linha e todas as faces conectadas a ela. Se clicar duas vezes em uma face, todas as faces e linhas conectadas a ela sero selecionadas.

MAKE COMPONENT Components so desenhos j prontos do SketchUp que so colocados no modelo como os blocos do AutoCAD. Voc pode criar seu prprio objeto dentro do SketchUp, ou voc pode inseri-los de outro arquivo ou biblioteca. Dependendo da maneira como foram criados, os componentes podem ser movidos livremente ou ficar grudados a uma face. Uma vez inserido no desenho, o componente pode ser editado, copiado, rotacionado, pintado, etc. como qualquer outro objeto do desenho. Para editar um componente, clique duas vezes sobre ele. Os componentes so equivalentes aos grupos, porm quando um componente editado dentro de um arquivo, todas as suas cpias tambm sofrem as mesmas alteraes.

14 | P g i n a

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria

2 SEM 2010

3.2

FERRAMENTAS DE MEDIO E TEXTO: Barra Construction

LINHA AUXILIAR Para marcar uma linha auxiliar, ative o comando tape measure e clique em Ctrl para que aparea o sinal de mais (+) sobre o cursor, clique sobre a aresta que servir de referencia linha auxiliar e arraste o mouse para a posio desejada.

TAPE MEASURE Ative a ferramenta tape measure e clique sobre os pontos iniciais e finais. O valor aparecer no VCB na parte inferior esquerda da tela.

DIMENSION Ative a funo dimension, clique sobre os pontos inicial e final a serem cotados e posicione a cota no local desejado. Na janela Model info > dimensions possvel alterar a fonte (text) e as setas das cotas (leaders lines). Ao apertar shift a cota ir seguir as orientaes dos eixos x, y ou z.

TEXT As configuraes de estilo das dimenses e dos textos so feitas na caixa de dilogo de informaes do desenho.

AXES Permite mover e reorientar os eixos do desenho. O ponto de origem oferece opes de edio.

3D TEXT Cria textos extrudados,de forma 3D

15 | P g i n a

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria

2 SEM 2010

Aula 4
4.1 APLICANDO MATERIAIS

O SketchUp vem com um grande nmero de materiais, que voc pode aplicar nas superfcies do seu modelo. Estes materiais podem ser simples cores slidas ou imagens (texturas) que podem ser aplicadas superfcie dos objetos. O SketchUp tambm permite utilizar materiais com transparncia. V ao menu Window > Material ou selecione o cone Paint Bucket e aparecer o quadro de materiais. Aps aplicar o material, este aparecer na aba In Model, e o boto edit estar habilitado, permitindo que voc modifique as caractersticas deste material aplicado. O desenho pode ser visualizado de diferentes maneiras: Transparente (X-ray), aramado (Wireframe), somente faces (Hidden line), Preenchido (Shaded) e texturizado (Shaded with textures). Para uma melhor agilidade no desenho prefervel manipular o desenho no modo preenchido (Shaded).

16 | P g i n a

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria

2 SEM 2010

Aula 5
5.1 CRIANDO CORTES Outro recurso interessante do SketchUp a capacidade de criar sees de seu modelo 3D. Para isso basta clicar no cone Section Plane, e aparecer um retngulo verde com quatro setas nas extremidades. Posicione este retngulo exatamente onde voc deseja passar o plano de corte (para mover o plano utilize o comando move). Aps o posicionamento correto do plano de corte, voc deve oculta-lo, acionando o comando Display Section Planes ou o comando Display Section Cuts para ligar ou desligar a ao do plano de corte. Ainda existe o recurso de mudar o lado do plano de corte. Para isto, leve o boto do mouse sobre as setas amarelas de controle do plano de corte e clique com o boto direito do mouse: opo reverse.

5.2

DEFININDO VISTAS

Pode-se modificar o ngulo da perspectiva, para isso, clique em Camera> Field of View e digitar o ngulo da perspectiva no VCB. interessante modificar o ngulo da perspectiva em vistas internas para uma melhor visualizao. Esconder uma geometria, temporariamente ou permanentemente, permite promover melhor visualizao do modelo. H vrias maneiras de fazer isto! A maneira mais fcil pelo menu de contexto (Context Menu) que aparece ao clicar com o boto direito do mouse quando a ferramenta seleo est ativa. Ative o Select, e clique o boto da direita do mouse na face do objeto. Selecione Hide do menu. Esta operao apenas esconde a face, sem apag-la. Para visualizar os objetos escondidos, selecione View>hidden geometry. Todos os objetos escondidos surgem em linhas tracejadas ou faces quadriculadas e, para torn-los visveis novamente, clique sobre eles com o boto direito do mouse e em seguida em Unhide. Escondendo arestas e linhas: usando a ferramenta Borracha (Eraser) e segurando a tecla Shift, selecione as arestas a serem escondidas. Elas sero escondidas e no apagadas! Use este mtodo

17 | P g i n a

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria para esconder todas as arestas das faces que escondemos anteriormente. Deste modo possvel trabalhar dentro do modelo, desenhando elementos dentro dele.

2 SEM 2010

5.3

CONFIGURAES PESSOAIS

As configuraes pessoais envolvem dois aspectos: a criao do template e dos atalhos. O template o arquivo base a partir do qual se inicia um desenho. Para configurar o seu template abra um arquivo em branco e inicie as configuraes em Window >Model Info. Na janela do Model Info clique em Units para configurar unidade mtrica. Depois de ajustar a unidade para o formato desejado, clique em Location para configurar o lugar. Na caixa Country selecione Brazil e depois clique em Custom location... para configurar as coordenadas de Belo Horizonte. Agora salve este arquivo em branco na pasta de templates de programa: C:\Program Files\Google\Google SketchUp 6\Templates (se seu Window for em ingls); C:\Arquivos de Programas\Google\Google SketchUp 6\Templates (se seu Window for em portugus) Para tornar este arquivo o seu template, clique Window > Preferences. Na janela de System Preferences, clique em Templates e em Browse... Na janela de Browse for Template selecione o template feito e clique em Open. Ao voltar para a janela de System preferences clique em ok. Feche o Sketch up e abra-o novamente. Para acessar os comandos via teclado preciso configurar os atalhos em Window > Preferences. Na guia Shortcuts clique sobre o comando que deseja adicionar um atalho na caixa Function. Em seguida, tecle a letra que ser o atalho deste comando na caixa Add Shortcut e confirme no icone de + ao lado. Repita a operao para todos os comandos que achar necessrio. Os atalhos s podem ser compostos por uma nica tecla (letra) ou pela combinao de uma letra adicionada de Ctrl e/ ou Shift. Para acionar o comando durante o desenho, basta teclar sobre o atalho escolhido que o comando ativado. No necessrio usar Enter aps o comando, como ocorre no AutoCAD. Caso seja escolhida uma letra que j atalho de outro comando, ao clicar sobre o + surge um janela avisado que o atalho j est em uso e qual comando ele ativa. Clicando em Yes o atalho passa a ativar o comando escolhido Clicando em No o atalho continua ativando o comando anterior.

18 | P g i n a

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS ESCOLA DE DESIGN Representao Tcnica IV B Professora Paula Glria

2 SEM 2010

Referncia Bibliogrfica
Apostilas Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Arquitetura Laboratrio de Conforto Ambiental Programa de Apoio Melhoria da Qualidade do Ensino de Graduao da UFRN Natal/RN - Agosto, 2007 Universidade Federal de Viosa Mini-curso SketchUp 6, 1 edio Giacomini, G.; Barros, J. M. de; Trindade, M.; Leite, T. Viosa / MG Outubro, 2007 Centro Universitrio Metodista Izabela Hendrix Curso de Arquitetura e Urbanismo Disciplina de Informtica Tutorial de SketchUp 5.0 Avanado: materiais, sombras, cortes e exportao de imagens e vdeos. Rezende, E. M. Belo Horizonte / MG - Janeiro, 2006

19 | P g i n a

You might also like