You are on page 1of 8

ARQUIVO DO AGRNOMO - N 16

INFORMAES AGRONMICAS N 109 MARO/2005

SEJA O DOUTOR DO SEU ALGODOEIRO1


ntender como os desequilbrios de vrios nutrientes, os riscos de doenas e outros fatores ameaam a sade da planta de algodo, sua produo e a qualidade de sua fibra pode ser muito valioso para diagnosticar e prevenir problemas no campo. Em algumas situaes, as deficincias nutricionais e os problemas de doenas esto relacionados. Tambm, nveis excessivos de alguns nutrientes podem resultar em toxicidade, complicando o crescimento e o desenvolvimento da planta. claro que ferramentas confiveis, tais como anlise de tecido de plantas, anlises de solo e outras tcnicas laboratoriais, podem ser necessrias para diagnosticar completa e corretamente um problema com a cultura ou com o solo. Os testes diagnsticos devem sempre incluir anlises da camada superficial do solo, do subsolo e do tecido da planta. A anlise do tecido foliar til para o diagnstico de todos os nutrientes. A anlise do pecolo tambm pode ser usada para nitrognio ntrico (N-NO3-), fsforo (P), potssio (K) e enxofre (S). Com o aumento do potencial produtivo de cultivares de algodo com frutificao precoce, especialmente sob irrigao ou com regime de chuvas abundantes, a manuteno de maior fertilidade do solo e do suprimento de nutrientes pode ser requerida de modo a acompanhar e a suprir a necessidade de absoro dos nutrientes. Vamos caminhar pelo campo de algodo e olhar alguns males que podem estar ocorrendo.

Os sintomas de deficincia de micronutrientes, como boro (B), cobre (Cu), ferro (Fe), mangans (Mn), zinco (Zn) e alguns nutrientes secundrios, como magnsio (Mg) e S, so mais comuns nos tecidos foliares mais jovens, localizados mais no topo da planta.

A incidncia de doenas de folhas, tais como Alternaria e Stemphyllium, aumenta quando h deficincia de K. Sinais iniciais de murcha causada por Verticillium e Fusarium podem ser confundidos com deficincia de K.

Sintomas de deficincia dos nutrientes primrios, N, P e K, so mais comumente encontrados nos tecidos mais velhos, do baixeiro das plantas. Contudo, os sintomas de deficincia de K tambm podem ocorrer do meio para cima do dossel do algodoeiro.

Problemas como carim (hardlock) podem interferir no sucesso da colheita e reduzir a produtividade.

Danos causados por herbicidas ou por sais tambm podem causar sintomas que podem ser confundidos com limitaes nutricionais.

Os sintomas definitivos de deficincia de Mg so mais comuns em algodo do que os sintomas de deficincia de P, mas esses dois podem ser confundidos.

Problemas de razes em algodo variam desde doenas e murchas fngicas at compactao, danos causados por nematides ou baixas temperaturas, entre outros.

Nas prximas pginas vamos dar uma boa olhada nesses e em outros problemas que merecem ateno na lavoura.
1

Traduzido do original Be Your Own Cotton Doctor, 2005, publicado pelo Potash & Phosphate Institute (PPI), 655 Engineering Drive, Suite 110, Norcross GA 30092-2837, EUA. Website: www.ppi-ppic.org

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 109 MARO/2005

Folhas, caules e razes saudveis do algodoeiro maximizaro a atividade fotossinttica e propiciaro planta a melhor chance de atingir a mxima produtividade, com fibra de qualidade quando ela amadurecer.

Folha saudvel

DEFICINCIAS E TOXICIDADES NUTRICIONAIS


O nitrognio requerido em quantidades bastante altas pelas plantas de algodo. Diferentemente de alguns nutrientes, o N pode ser inevitavelmente perdido do solo em grande variedade de condies. A deficincia de N no incio ou no meio da estao de crescimento geralmente aparece na forma de plantas enfezadas, com colorao amarelo-esverdeada nas folhas e tamanho reduzido. Como o N mvel na planta e translocado para as partes em desenvolvimento, as deficincias deste nutriente aparecem primeiro nas folhas velhas como amarelamento ou, em casos severos, como avermelhamento da lmina foliar. As plantas deficientes em N tendem a ficar estioladas, amadurecer prematuramente e apresentar baixa reteno de capulhos e produtividade. Quantidades excessivas ou aplicaes de N feitas em pocas inadequadas podem ser prejudiciais para a produo de algodo porque o crescimento vegetativo persiste por mais tempo na estao de crescimento, tornando a desfolha difcil. Quantidades excessivas de N atrasaro a maturidade, danificaro a qualidade da fibra, aumentaro a probabilidade de novo crescimento aps a desfolha e reduziro a produtividade. Folhas grandes, acamamento de plantas, maiores danos causados por pragas e maturidade atrasada da fibra e da abertura do capulho so sintomas observados quando so aplicadas quantidades excessivamente altas de N. Todas as fontes de N devem ser consideradas quando da recomendao de fertilizantes nitrogenados (tais como N residual no solo, matria orgnica e gua de irrigao). A anlise de nitrato no pecolo geralmente til no monitoramento do estado nutricional da planta. As aplicaes de N no meio ou no final da estao de crescimento so comumente feitas com uma variedade de fontes solveis de N por meio de aplicao no solo, pulverizaes foliares ou fertirrigao. O avermelhamento das folhas pode ser acelerado no final da estao de crescimento, com o incio das temperaturas mais baixas, e medida que a produo de antocianina aumenta.

Deficincia inicial de nitrognio

Deficincia avanada de nitrognio

Os sintomas de deficincia de fsforo em algodoeiro geralmente no so to claramente definidos como os da maioria dos outros nutrientes. Esses sintomas podem incluir folhas menores, com colorao verde bem escura e com avermelhamento arroxeado. Outros possveis sintomas so aparncia geral de enfezamento, baixa reteno de capulhos e atraso no florescimento. Independentemente do modo como os sintomas so expressos durante a estao de crescimento, a conseqncia fundamental da deficincia de P a reduo da produtividade. Nos Estados Unidos, respostas ocasionais ao P aplicado no plantio foram relatadas, especialmente em solos frios e midos que so fortemente cidos ou fortemente alcalinos e em sistema plantio direto.

Deficincia de fsforo

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 109 MARO/2005

Progresso dos sintomas de deficincia de potssio nas folhas.

O sintoma da deficincia de potssio, caso aparea no incio da estao de crescimento, comea primeiramente nas partes mais baixas do dossel e, ento, posteriormente se espalha por toda a planta. A deficincia que aparece antes do florescimento considerada a deficincia de K tradicional e semelhante aos sintomas de deficincia deste nutriente em outras espcies de plantas de folhas largas. Entretanto, algumas vezes a deficincia de K ocorre no final da estao de crescimento, aps o pico de florescimento. A deficincia de K no final do ciclo da planta geralmente ocorre quando a capacidade do solo em suprir K insuficiente para satisfazer as demandas aceleradas por este nutriente para o desenvolvimento do capulho. Os sintomas pr-florescimento afetam primeiramente as folhas mais velhas e incluem mosqueado indo de verde-claro a dourado entre as nervuras da folha, progredindo para amarelamento e, ento, aparecimento de colorao marrom e necrose das margens das folhas. Quando a deficincia ocorre no final do ciclo da planta, os sintomas aparecem primeiro nas folhas mais jovens no tero superior do dossel e podem, finalmente, resultar em queda prematura de folhas, cut-out1 precoce, capulhos mal-formados, qualidade inferior da fibra e reduo da produtividade. A expresso dos sintomas, especialmente o desenvolvimento de colorao vermelha e amarela, pode variar, dependendo do tipo de algodo, da localizao no cinturo do algodo nos Estados Unidos (Oeste, Plancies Altas, Centro-Sul, Sudeste) e do ambiente local.

Estdios iniciais da deficincia de magnsio

Sintomas avanados da deficincia de magnsio

O magnsio um componente da clorofila e requerido para a fotossntese. As deficincias deste nutriente podem aparecer na forma de folhas roxo-avermelhadas com nervuras verdes e as folhas afetadas podem envelhecer prematuramente. Quantidades inadequadas de Mg so relativamente comuns em solos arenosos do Sudeste dos Estados Unidos e nos solos escuros do Mississipi, Alabama e Texas. O Mg pode ser aplicado como calcrio dolomtico quando o pH do solo baixo, ou em misturas de fertilizantes, tais como sulfato de magnsio, xido de magnsio ou sulfato de potssio e magnsio. As fontes que so mais solveis em gua so preferidas para correo de deficincias durante a estao de crescimento. Os sintomas de deficincia de enxofre manifestam-se inicialmente nas folhas superiores e nas nervuras das folhas na forma de aparncia amarelada, clortica, pois este elemento no muito mvel na planta. s vezes, a deficincia de N confundida com a deficincia de S, posto que ambas levam ao amarelecimento de folhas. Porm, as deficincias de S aparecem primeiro nas folhas jovens, ao passo que os sintomas de deficincia de N so primeiramente observados na vegetao mais velha. As deficincias de S ocorrem mais comumente em solos arenosos e profundos, especialmente em locais nos quais h ausncia de subsolo rico em argilas. Recentemente, as deficincias de S tornaram-se gradualmente mais comuns, em decorrncia do aumento do uso de fertilizantes contendo baixos teores deste nutriente e de menores deposies de S atmosfrico. As aplicaes foliares de fontes solveis de S so benficas para a correo das deficincias que ocorrem no final do ciclo da planta. Quando os solos tornam-se encharcados, podem ocorrer sintomas temporrios que imitam a deficincia de S, mas estes geralmente desaparecem medida que os solos se tornam mais aerados.

Deficincia de enxofre

NOTA: cut-out significa a fase na qual a planta pra o seu crescimento vegetativo.

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 109 MARO/2005

Os sintomas de deficincia de zinco incluem folhas com aparncia coricea e com os bordos virados. Do mesmo modo que ocorre com outros micronutrientes, os sinais de deficincia de Zn geralmente aparecem nas folhas mais jovens na parte superior do dossel, porque este nutriente no prontamente translocado das folhas mais velhas para as mais jovens. Aps o N e o P, o Zn o nutriente com maior probabilidade de ser deficiente em solos com pH alto. Outros sintomas de deficincia de Zn podem incluir interndios curtos (roseta), folhas pequenas e enfezadas com clorose internerval e aparncia de bronzeamento.

Deficincia de zinco

A deficincia de boro pode causar crescimento distorcido das folhas, que ficam com aparncia enfezada e anormal na parte superior da planta, e aborto de flores. Outros sintomas de baixo suprimento de B podem ser anis escuros nos pecolos foliares ou pecolos mais curtos e espessos, comparados aos das plantas saudveis. Nos Estados Unidos, o B o micronutriente com maior probabilidade de limitar a produo de algodo. O abortamento de flores e a queda de capulhos podem ocorrer sob algumas condies, contribuindo para o crescimento excessivo do caule. Os danos causados por insetos (Lygus) podem ser semelhantes aos sintomas de deficincia de B.

Crescimento distorcido em decorrncia da deficincia de boro

A deficincia de ferro pode aparecer na forma de nervuras que permanecem um tanto verdes enquanto as folhas da parte superior da planta tornam-se clorticas e esbranquiadas, porque o Fe no prontamente transferido dos tecidos mais velhos para os mais jovens. No Sudoeste dos Estados Unidos, a deficincia de Fe foi observada em alguns solos nos quais as camadas calcrias esto perto da superfcie do solo e a umidade do solo era limitada. As deficincias de clcio (Ca) no campo so raras quando o pH do solo adequado. As deficincias de cobre (Cu), molibdnio (Mo) e cloro (Cl) tambm so raras em algodoeiro nos Estados Unidos.

Sintomas de deficincia de boro no pecolo

A deficincia de mangans pode ocorrer em alguns solos das Plancies Costeiras dos Estados Unidos. Os sintomas de clorose internerval ocorrem nas folhas mais jovens na parte superior do dossel, porque o Mn no prontamente translocado dos tecidos mais velhos para os mais jovens.

Deficincia de mangans

A toxicidade de mangans pode ocorrer em solos que so fortemente cidos, com pH abaixo de 5,2. As folhas podem parecer enrugadas e com dobramento do limbo foliar, causando crescimento atrofiado, s vezes denominado folha enrugada. Isto pode facilmente ser confundido com danos causados por Trips e deve ser confirmado tanto por anlise de solo como de plantas. A calagem para aumento do pH em torno de 5,8 a 6,5 diminui a disponibilidade de Mn e aumenta a de P, o que pode ajudar a reduzir os efeitos txicos do Mn.

Toxicidade de mangans

Os danos causados por sais (salinidade) podem propiciar o aparecimento de plantas enfezadas. As folhas podem ficar verde-escuras, com algum amarelamento ou colorao marrom nas margens das folhas, iniciando nas pontas e progredindo em direo base da folha. O excesso de sais na zona radicular pode migrar para a superfcie do solo, causando uma aparncia untuosa na fileira de plantas; ou precipitados calcrios podem se acumular, dependendo do tipo de sal.

Danos causados por sais podem causar enfezamento

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 109 MARO/2005

DOENAS FOLIARES, DO CAULE E VASCULARES


Sabe-se que as doenas que causam o aparecimento de manchas foliares aumentam quando h deficincia de K. Sintomas semelhantes aparecem com Alternaria, Stemphyllium e Cercospora. Esses sintomas podem, s vezes, ser confundidos com sintomas de danos causados por fertilizantes foliares (sais).

Doenas causadoras de manchas foliares

Dano causado por fertilizante foliar

Os danos causados por fertilizantes foliares podem tambm ser confundidos com outros problemas no campo, incluindo doenas que causam o aparecimento de manchas nas folhas e deriva de herbicidas. As manchas podem ocorrer quando sais solveis se acumulam e os tecidos das folhas so danificados. O potencial para ocorrncia de manchas maior quando os fertilizantes foliares so aplicados com altas concentraes de nutrientes sobre plantas que esto estressadas.

Murcha de Fusarium

A murcha de Fusarium pode ocorrer em qualquer estdio de desenvolvimento da planta e freqentemente est associada com danos provocados por nematides de galhas. A descolorao do caule (vascular) mais escura do que aquela causada na murcha de Verticillium. Um anel contnuo de tecido descolorido pode ficar aparente em uma seo em corte vertical.

Tecido do caule descolorido

Murcha de Verticillium

Os sintomas foliares da murcha de Verticillium variam bastante e podem ser confundidos com os da murcha de Fusarium. Pode ser necessria a confirmao da doena por um fitopatologista utilizando microscpio e tcnicas de cultura.

Murcha de Verticillium danifica o caule da planta

Os sintomas no caule da murcha de Verticillium incluem pintas marrons na parte inferior do caule e estrias marrom-escuras nos vasos do xilema. A descolorao causada pela murcha de Fusarium nos caules geralmente mais escura do que a causada por Verticillium e restrita ao tecido vascular. A descolorao vascular da murcha de Verticillium mais bem distribuda por todo o caule.

Sintomas da murcha com bronzeamento

Os sintomas da murcha com bronzeamento podem aparecer como folhas avermelhadas, murchas ou bronzeadas e avermelhamento da parte superior do caule da planta e dos ramos que sustentam as folhas. Estes no devem ser confundidos com deficincias de P ou de K. No h descolorao vascular evidente e pode ocorrer a queda dos primeiros botes florais.

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 109 MARO/2005

DOENAS RADICULARES E OUTROS DANOS RELACIONADOS S RAZES


Os danos causados por baixas temperaturas s vezes ocorrem em plntulas de algodo assim que elas emergem. Esses sintomas podem ser confundidos com doenas, danos causados por herbicidas aplicados ao solo ou salinidade do solo.
Dano causado por baixas temperaturas

As podrides de razes, causadas por vrios patgenos, geralmente so caracterizadas por descolorao e necrose das razes de plntulas. Algumas das doenas radiculares mais comuns so a causada por Rhizoctonia, a podrido negra da raiz e a podrido comum da raiz. Maiores detalhes sobre sintomas e descries de problemas nas razes podem ser encontrados na publicao da Cotton Incorporated intitulada Cotton Root Disorders. Ela est disponvel on-line em: http://cipm.ncsu.edu/cottonpickin/disorders/

Podrido de raiz

Podrido negra da raiz

Os danos causados por nematides podem resultar em diminuio do volume de razes, menor absoro de nutrientes e reduo da produtividade. Os sintomas causados por nematides de galhas incluem inchao e formao de galhas. A primeira indicao da presena de nematides pode ser o aparecimento de plantas clorticas ou enfezadas em reboleiras. O diagnstico adequado da presena de nematides de galhas e de outros nematides que causam danos s razes requer coleta, em poca adequada, de amostras representativas de solo e de razes e anlises em laboratrio. Razes principais bem desenvolvidas raramente so observadas em reas infestadas por nematides.

Efeitos dos nematides de galhas

Os sintomas de danos causados por compactao do solo podem depender da profundidade na qual as razes tornam-se restritas. Quando a compactao est diretamente abaixo da semente, no plantio, a raiz jovem ou morre ou cresce horizontalmente antes de virar para baixo. A compactao na zona radicular pode restringir o crescimento das razes e levar a problemas tais como estresse pela seca, camadas do solo saturadas na superfcie durante perodos midos e deficincias nutricionais.

A compactao restringe as razes

pH 6,5

pH 5,5

pH 4,8

O nvel de pH do solo pode ter efeitos significativos sobre o crescimento radicular relativo. Em pH abaixo de 5,0, as razes podem parecer eriadas e amareladas, com algumas pontas enegrecidas. Com nvel de pH mais desejvel at o patamar de 6,5, as razes sero mais longas e exibiro mais ramificaes. A ilustrao mostra os efeitos do pH do solo mais baixo (maior acidez do solo) sobre o comprimento e o crescimento radicular.

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 109 MARO/2005

Estresse causado por seca

O algodo afetado pela seca freqentemente ter folhas pendentes e murchas, com colorao cinza-esverdeada fosca e aparncia geral flcida. O sistema radicular pobremente desenvolvido, em associao com doenas, nematides e nutrio inadequada (especialmente em P e K), podem fazer com que as plantas tornem-se mais suscetveis seca. Os sintomas de estresse pela seca sero mais evidentes no meio do dia. Se isto for observado, a produtividade ser reduzida.

DANOS CAUSADOS POR HERBICIDAS


Sob condies de campo, possvel confundir algumas deficincias nutricionais com os efeitos de danos causados por certos herbicidas. Sero necessrias informaes adicionais sobre o histrico da rea e das prticas de manejo para ajudar a identificar o problema.
Dano causado por 2,4-D

O 2,4-D e outros herbicidas hormonais do gnero (por exemplo, quinclorac e triclopir) podem causar elongao foliar, nervuras irregulares e pontas das folhas enrugadas ou encurvadas e voltadas para baixo. A cor das folhas pode permanecer como um verde bastante normal, mas haver um inchao anormal na parte do caule bem na linha do solo.

Dano causado por Glifosato

Os danos causados por Glifosato resultam em aparncia geral amarelada das plantas, com tendncia das nervuras das folhas de permanecer verdes e do caule ficar avermelhado. Sintomas passageiros de clorose tambm podem ocorrer em cultivares transgnicas glifosato-resistentes.

Os danos provocados por Dinitroanalina (por exemplo, pendimethalin) resultam em plantas baixas e enfezadas com colorao normal, mas com ramos e folhas parecendo mais densos por causa dos interndios encurtados. As razes podem parecer podadas, com poucas ramificaes laterais.

Dano causado por Dinitroanalina

Efeitos do herbicida Prometryne

Os danos provocados por Prometryne tendem a causar descolorao nos espaos internervais, ao passo que as nervuras das folhas propriamente ditas permanecem verdes. Um histrico completo da rea freqentemente necessrio para diagnosticar precisamente os sintomas, os quais podem facilmente ser confundidos com desordens nutricionais.

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 109 MARO/2005

PODRIDES DO CAPULHO E OUTRAS DESORDENS


Carim (hardlock) em algodo resulta em boto floral no aberto e uma aparncia compactada, quase mumificada, dos tufos individuais de algodo. Enquanto um boto floral normal de algodo se abre e o algodo desenvolve uma aparncia fofa, o carim impede que o boto floral se abra e que o algodo fique normalmente fofo. Carim pode estar associado, ou ser confundido, com danos causados por Fusarium, Phytophthora, Nigrospora e outros fungos e bactrias patognicos. Os danos nos capulhos causados por hempteros e outros insetos de plantas tambm podem ser fatores causadores de podrides do capulho e de desordens que provocam carim. A pesquisa continua adquirindo maiores conhecimentos sobre esses problemas e sua relao com a nutrio da cultura, danos causados por insetos, doenas da planta e condies ambientais.

RESUMINDO
A observao do campo uma parte importante do processo de manejo como um todo para a obteno de altas produtividades de algodo com alta qualidade. O reconhecimento de certos sintomas no contexto de histrico da rea, condies climticas, presso exercida por insetos e doenas, fertilidade do solo, tratamentos para manejo de pragas e outros fatores, pode levar, com sucesso, ao diagnstico de muitos problemas de crescimento e sade do algodo. O diagnstico na poca adequada crtico para minimizar os danos cultura, desenvolver a ao corretiva e prevenir ou reduzir as limitaes produo para as culturas sucessivas.

Autores:
Dr. C.S. Snyder, Diretor do Potash & Phosphate Institute para a Regio Sudeste, Conway, Arkansas (EUA); Dr. W.M. (Mike) Stewart, Diretor do Potash & Phosphate Institute para as Regies Sul e Central (EUA); Dr. R.L. Mikkelsen, Diretor do Potash & Phosphate Institute para a Regio Oeste (EUA). Ilustraes feitas por Craig Adams.

Fontes e referncias adicionais:


American Phytopathological Society: www.apsnet.org/ COTMAN: www.uark.edu/depts/cotman/index.html Cotton Incorporated: www.cottoninc.com Cotton Root Disorders: http://cipm.ncsu.edu/cottonpickin/disorders/

O website do Potash & Phosphate Institute traz informaes adicionais, incluindo uma tabela contendo variaes de nveis de nutrientes considerados suficientes atualmente para algodo e links com outros websites. Disponvel em: www.ppi-ppic.org/cottondoc

Potash & Phosphate Institute Suite 110 655 Engineering Drive Norcross, Georgia, USA 30092-2837 Phone: (770) 447-0335

Potash & Phosphate Institute of Canada Suite 704 - CN Tower Midtown Plaza Saskatoon, Saskatchewan S7K 1J5 Canada Phone: (306) 652-3535

Foundation for Agronomic Research Suite 110 655 Engineering Drive Norcross, Georgia, USA 30092-2837 Phone: (770) 447-0335

ENCARTE DO INFORMAES AGRONMICAS N 109 MARO/2005

You might also like