You are on page 1of 5

Todo brasileiro apaixonado por carros. Eu conheo pessoas que so solteiras, no tm filhos e possuem trs ou quatro carros na garagem.

. Conheo tambm pessoas que acordam e antes mesmo de servirem-se de um desjejum, esto lavando e cuidando do possante, mesmo que no v utiliz-lo. a velha paixo que aprendemos a ter por estes mimos que nos servem de facilitador; que nos faz deslocar de um lado para o outro, nos fazendo sentir importantes (muitas vezes).

Na minha infncia eu vivi vendo meu pai cuidar de seus carros; numa outra etapa de vida meu pai cuidava tambm de alguns caminhes e foi assim que eu tambm fui tendo a minha parcela de paixo pelos automveis. Meu primeiro carro foi um Ford Belina 1.6 motor CHT a gasolina. Minha Belina era bem velhinha, mas eu curtia como se fosse uma Ferrari. Depois disso, em matria de carro, tive sempre aquilo que meu dinheiro podia pagar; e no reclamo, pois cheguei a possuir veculos de marcas tradicionais como BMW, Mercedes Benz e Nissan, esta ltima a marca que j virou a minha preferida, porque chega numa etapa da vida em que temos que deixar a vaidade de lado, para que este tipo de objeto combine custo X benefcio.

Eu no sou contrrio s pessoas que possuem muito dinheiro e passam a usar carros de alto luxo, mas em geral este tipo de conforto e rtulo custa muito alm daquilo que de fato vale. Se o sujeito tem muita grana e est sobrando, que mal h em adquirir um carro esportivo apenas para os passeios dominicais? O grande problema que uma parcela de quem adquire estes belos carres, nem sempre podem mant-los; ou ainda, compram-nos, porque o dinheiro no lhes pertence, caso flagrante dos carros oficiais de alto luxo.

O mais famoso carro oficial do mundo sem dvida, o Cadillac One que pertence ao Presidente dos Estados Unidos da Amrica. Uma fortaleza sobre rodas que produzida em exclusividade pela General Motors. O modelo em uso foi fabricado em 2009 e segundo o jornal The Guardian ele custou cerca de 600 mil Reais. Dentre outras faanhas e equipamentos, o Cadillac DTS com motor 6.0 pode e deve ser carregado pelo avio presidencial para cada visita fora e dentro dos Estados Unidos.

Nem bem parou de comemorar a eleio histrica francesa e o futuro Presidente Franois Hollande tambm j escolheu o seu mimo sobre rodas. A autoridade mxima da Frana se deslocar por Paris em um Citron DS5 Hbrido; uma verso que funciona com gasolina e diesel e lanamento da montadora francesa. O custo deste presente ao Chefe francs ser de 140 mil Reais e ser nele que Hollande far seu primeiro desfile aps empossado.

No Brasil a Presidenta Dilma Rousseff utiliza um modelo Fusion da Ford com motor 2.4 e completamente modificado para o conforto e segurana de nossa Chefa de Estado. O modelo atual uma verso 2011 e segundo fontes oficiais custou pouco mais de 100 mil depois de modificado. O Fusion que serve a Dilma Rousseff importado do Mxico.

D pra se notar que os Chefes de Estado se preocupam com suas seguranas, mas em matria de carro, poucos so como os Presidentes americanos, que prefere uma casa fortificada sobre rodas; mas se observarmos o que dizem que o Cadillac One pode resistir, como um ataque com mssil curto, at que esta joia no custa tanto.

Voltando ao Brasil, pas cuja economia d saltos impressionantes, nossos polticos tambm gostam de esnobar quando o tema carro oficial. Quase todo mundo que eleito neste pas tem direito a um carrinho para uso oficial. Vereadores de muitas cidades compraram com dinheiro pblico suas verses automobilsticas; deputados, senadores, prefeitos e governadores tambm tm os seus; tudo com o dinheiro pblico, que insiste em jamais esgotar.

Na dcada de 90 eu conheci um prefeito de uma cidade baiana que tinha menos de 15 mil habitantes; esta cidade sobrevivia praticamente do repasse do Governo, o famoso FPM. No havia agncia bancria (no h at hoje); a delegacia era comandada por um delegado cala curta; havia apenas uma ambulncia do tipo Besta que ficava mais quebrada do que rodando; no h hospital e comrcio sempre esteve em completo desespero; mas em contrapartida, o veculo oficial era um GM Diplomata 4.1 completao, na poca, o carro mais caro do Brasil e aquele que mais consumia combustvel tambm. O nico posto de combustvel desta cidade pertence famlia do prefeito...

Na mesma poca tomava posse em Feira de Santana, maior cidade da Bahia e uma das 35 maiores do Brasil; o saudoso Colbert Martins da Silva. Paraplgico e tendo encontrado a prefeitura falida, tratou de pr a leilo toda a frota de veculos que servia ao seu gabinete, inclusive os carros dos secretrios. No lugar do carro oficial do prefeito, Colbert Martins usava

seu prprio carro, j adaptado a sua deficincia fsica e mandou que o seu vice e secretrios fizessem o mesmo. Uma lio de civismo, honestidade e respeito com o dinheiro pblico!

Casos como o da primeira cidade baiana citada no so to raros como se imagina; alem deste h outros inmeros exemplos do que alguns servidores pblicos fazem para detonarem o dinheiro do povo.

No ultimo feriado do dia 1 de maio o Prefeito de Bertpolis em Minas Gerais foi flagrado com seu carro oficial numa praia prxima de Porto Seguro na Bahia. O prefeito Lauro Alves Jardim (DEM), que estava em companhia da famlia, disse a um jornalista que havia ido a Porto Seguro, acreditem, para observar de perto os conflitos indgenas. De Bertpolis a Porto Seguro so quase 400 km de distncia e mais de duas dzias de cidades entre as duas. Sobre a viagem da esposa, o prefeito Pinquio disse que ela viajou, porque (acreditem) assistente social...

Em Boa Vista, Mato Grosso, o ex-prefeito Alcides Milhomem (DEM), cassado pelo TER, acusado de ter dado sumio no carro oficial, uma camionete Hilux avaliada em 95 mil Reais. Segundo a polcia do Estado, Milhomem alm de ter levado a camionete, levou tambm o carro oficial da Primeira-Dama, um FIAT Plio!

L no Nordeste, na pacata Santa Cruz no Rio Grande do Norte, o prefeito Pricles Rocha (PSDB), logo que assumiu o cargo comprou uma camionete Mitsubishi Pajero Sport; com menos de dois anos de uso ele j leiloou o carro para comprar outra Pajero mais nova e mais luxuosa. Santa Cruz tem menos de 40 mil habitantes; sua populao vive com a mdia de 1 salrio mnimo mensal.

Situao bem parecida com o antes humilde e agora esnobe prefeito de Laranjeiras do Sul no Paran. O radialista de pouca modstia Jonatas Felisberto da Silva, o Berto Silva, o mandatrio da cidade que tem pouco mais de 30 mil habitantes. Um lugar sem indstrias e que vive da renda provida da pecuria e agricultura.

Durante a campanha do primeiro mandato Berto Silva criticava o seu antecessor por ter comprado um GM Vectra. O ento candidato afirmava ser desperdcio do dinheiro pblico a aquisio, mas foi s ele se eleger e tomar posse que de prontamente comprou um Nissan Sentra 2.0 Automtico. Nos anos seguintes o prefeito comprou um VW Jetta importado e atualmente est usando um magnfico e luxuoso GM Malibu LTZ 2011 avaliado em 100 mil Reais. Enquanto isso, na garagem da famlia do prefeito, outros trs carros de luxo se amontoam; ele prprio tem uma camionete Hyundai Santa F, Top de Linha; a esposa tem um

Kia Soul e a filha estudante, um Hyundai i-30. Haja carro de luxo pra pouca gente e pelo visto o radialista que virou prefeito adora somente os importados!

Em Braslia o Deputado Distrital Chico Vigilante do PT, em um debate sobre o tema carros oficiais, disse a jornalistas do DF que nunca pleiteou um carro oficial e que jamais aceitaria por considerar desnecessrio. O carro do deputado, um Santana, ano 2003, ainda o atende muito bem. Quando eu estiver insatisfeito como meu carro, farei o que todo cidado trabalhador faz: comprarei outro com os meus recursos. Salvo por aleivosia do deputado Vigilante, este sim um belo exemplo de como lidar com o dinheiro pblico.

Quem tambm usurpa do dinheiro pblico, alm dos citados e de tantos outros no citados, so os vereadores do Rio de Janeiro. No ano passado a Cmara dos Vereadores da capital fluminense elaborou edital para a compra de VW Jetta com teto solar e dotado do mais alto luxo; cada vereador receberia um carro destes, mas aps a batida firme da mdia, o Presidente da casa afirmou ter desfeito do negcio. Ele ainda disse que parte do pagamento havia sido feito e que a montadora VW, que no fabrica o modelo no Brasil, mas o importa; em nota disse que no poderia devolver o dinheiro j pago.

Cara de pau tambm dos vereadores de Novo Horizonte, interior de So Paulo; cidade do mesmo porte de Laranjeiras do Sul no Paran, com 36 mil habitantes. Um edital para aquisio de patrimnio, no caso, veculos, legitimou a compra de 11 Ford Fusion, aquele igual ao da Presidente Dilma. Um detalhe importante no edital foi a exigncia do veculo licitado ter CD PLAYER COM MP3 INTEGRADO E CONTROLES NO VOLANTE. Cada carro custou aos cofres pblicos R$ 81,5 mil e o Presidente da cmara, vereador NELSON LUIZ BENEVENUTO, disse a reportagem, na maior cara de pau, que os veculos antigos davam muita despesa nas oficinas mecnicas.

Sabemos que um dentre tantos itens que levam o dinheiro pblico para o ralo; algumas vezes estes ralos esto nos bolsos dos prprios compradores. Temos a certeza de que 99% destas aquisies absurdas e nefastas, infelizmente, so legais, por nossa medocre Constituio Federal acaba reiterando o absolutismo de alguns poderes concentrados nas mos de muitos malfeitores.

Felizmente o Poder Judicirio tem minimizado esta questo, a de carro oficial para juzes. H mais de uma dcada que a maioria dos magistrados se quiser se deslocar dentro da prpria cidade, salvo em misses oficiais, tm que faz-lo com seus prprios veculos. Nos fruns de maior porte, seja Estadual ou Federal, apenas a direo deles possuem carros oficiais e

raramente se v carres de luxo. O mapa completo dos fruns que utilizam carros oficiais no Brasil, de luxo ou no, estar em breve disponvel aqui mesmo!

No bastassem as velhas e irregulares placas de bronze que em tese no valem nada, mas permitem que seus usurios cometam at crimes sem serem punidos, mandatrios dos poderes executivo e legislativo fazem uma verdadeira farra com o dinheiro do povo. Usam estes carros para irem a festas, motis, orgias; alguns os mandam at para comprar drogas. Enquanto isso, nas prefeituras, principalmente as que esto em municpios menores, no tm nibus escolares ou ambulncias suficientes para servir nem a metade da populao que precisa.

Se o Ministrio Pblico e os colegiados de Tribunais de Contas fossem mais empenhados com a elucidao da verdade e punio real desta escria de polticos, com certeza j teramos muitos destes facnoras atrs das grades; tendo antes, claro, que devolverem aquilo que usurparam dos cofres pblicos.

Deve ser vergonhoso um prefeito ou um vereador passar por ruas imundas e esburacadas, cheias de pessoas famintas e desempregadas, num carro de luxo ouvindo no CD Player com MP3 integrado o Michel Tell: Ai! Assim voc me mata!

Carlos Henrique Mascarenhas Pires

Na foto, a procuradora-geral de Justia do Estado do Maranho, Ftima Travassos (de blusa branca), foi s compras no So Lus Shopping usando o carrinho oficial, uma camionete Hilux SW4 de luxo, com tudo pago com a grana do povo miservel!

You might also like