You are on page 1of 1

LECIONRIO DOMINICAL ANO B 11 DOMINGO TEMPO COMUM TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F.

DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html)

DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

A FORA DO REINO DE DEUS


1 Leitura: Deus reconhecido como tal por seus atos de libertao 24 ... Eu, o SENHOR, ...elevei a [rvore] baixa Leitura da Profecia de Ezequiel (Ez 17,22-24)
22 Assim diz o SENHOR Deus: Tambm eu tomarei a ponta de um cedro e a plantarei; do principal dos seus ramos cortarei o renovo mais tenro e o plantarei sobre um monte alto e sublime. 23 No monte alto de Israel, o plantarei, e produzir ramos, dar frutos e se far cedro excelente. Debaixo dele, habitaro animais de toda sorte, e sombra dos seus ramos se aninharo aves de toda espcie. 24 Sabero todas as rvores do campo que eu, o SENHOR, abati a rvore alta, elevei a baixa, sequei a rvore verde e fiz reverdecer a seca; eu, o SENHOR, o disse e o fiz.

Evangelho: A fora do Reino de Deus

Salmos responsorial: 92,1-2,12-13,14-15; (R/1a) R. 1a Bom render graas ao SENHOR


1 Bom

render graas ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, Altssimo, 2 anunciar de manh a tua misericrdia e, durante as noites, a tua fidelidade, [...] R.
32 ... 12 O

31 ... a menor de todas as sementes... e se torna maior do que todas as hortalias ...

justo florescer como a palmeira, crescer como o cedro no Lbano. 13 Plantados na Casa do SENHOR, florescero nos trios do nosso Deus. R.
14 Na

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 4,26-34) [Naqueles dias Jesus] ainda: O reino de Deus assim como se um homem lanasse a semente terra; 27 depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, no sabendo ele como. 28 A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o gro cheio na espiga. 29 E, quando o fruto j est maduro, logo se lhe mete a foice, porque chegada a ceifa. 30 Disse mais: A que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parbola o apresentaremos? 31 como um gro de mostarda, que, quando semeado, a menor de todas as sementes sobre a terra; 32 mas, uma vez semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortalias e deita grandes ramos, a ponto de as aves do cu poderem aninhar-se sua sombra. 33 E com muitas parbolas semelhantes lhes expunha a palavra, conforme o permitia a capacidade dos ouvintes. 34 E sem parbolas no lhes falava; tudo, porm, explicava em particular aos seus prprios discpulos.
26 Disse

velhice daro ainda frutos, sero cheios de seiva e de verdor, 15 para anunciar que o SENHOR reto. Ele a minha rocha, e nele no h injustia. R. 2 Leitura: Conseqncias da f 9 ... Nos esforamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradveis Leitura da Segunda Carta de Paulo aos Corntios (2Cor 5,6-10) [Irmos:] 6 Temos, portanto, sempre bom nimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; 7 visto que andamos por f e no pelo que vemos. 8 Entretanto, estamos em plena confiana, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor. 9 por isso que tambm nos esforamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradveis. 10 Porque importa que todos ns compareamos perante o tribunal de Cristo,
para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

Orao do dia - Prprio 6 (Livro de Orao Comum LOC, pg. 128) Guardai, Senhor, tua famlia, a Igreja, firme na f, para que, pela tua graa, proclame a tua verdade com ousadia e ministre a tua justia com amor. Mediante nosso Salvador Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Esprito Santo, um s Deus, agora e sempre. Amm. Beno (Livro de Orao Comum LOC, pg. 67): E a Bno de Deus Onipotente, Pai, Filho e Esprito Santo, seja convosco, e convosco habite eternamente. Amm

Aclamao ao Evangelho: (Lc 8,11*) ... A semente a palavra de Deus O semeador da boa semente Jesus (cf. MT 13,27). Todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.

You might also like